-DEPUTADOS APROVAM REFORMA TRIBUTÁRIA E PROPOSTA AVANÇA PARA O SENADO
-FIESC APONTA CONFIANÇA DO INDUSTRIAL CATARINENSE ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL
-COOPER A1 RETOMA REUNIÕES PRESENCIAIS COM OS ASSOCIADOS
-SÃO JOÃO DO OESTE PREPARA HOMENAGEM AOS PROFESSORES PIONEIROS
-EPAGRI LANÇA PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DO MELADO BATIDO
-PREFEITURA VAI LEILOAR QUATRO TERRENOS
-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM E MULHER EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
17 pessoas morreram em um assentamento informal a leste de Joanesburgo, na África do Sul, após uma suspeita de vazamento de gás, segundo as autoridades locais. Entre as vítimas estão duas crianças e um jovem de um, seis e 15 anos, respectivamente. O primeiro-ministro da província de Gauteng disse a repórteres enquanto visitava o local que as investigações estavam em andamento para determinar que tipo de gás estava vazando. Segundo ele, investigações iniciais indicaram que o gás no cilindro estava sendo usado por garimpeiros ilegais para processar ouro dentro de um barraco.
A empresa OceanGate, dona do submarino que implodiu durante uma expedição aos restos do Titanic, no fundo do Oceano Atlântico, anunciou nesta quinta-feira que vai suspender todas as suas atividades. Em comunicado, a empresa disse que cancelará tanto as expedições para fins de pesquisa científica quanto as operações comerciais - como a viagem com turistas no submarino que implodiu a caminho do Titanic em junho, matando os cinco passageiros a bordo. Desde o episódio, a empresa ainda não havia esclarecido se seguiria com suas operações. No comunicado desta quinta, a OceanGate também não diz se retomará as atividades em algum momento.
Autoridades dos Estados Unidos concederam nesta quinta-feira a aprovação completa para um medicamento contra o Alzheimer, abrindo caminho para que o Medicare, programa de saúde para idosos promovido pelo governo do país e outros planos de seguro comecem a cobrir o tratamento contra a doença. A Administração de Alimentos e Medicamentos endossou o medicamento intravenoso Leqembi para pacientes com demência leve e outros sintomas causados pelo início da doença. É o primeiro medicamento que mostrou de forma convincente diminuir modestamente o declínio cognitivo do Alzheimer.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos para manter a liberação de empréstimos consignados para beneficiários de programas sociais. No entanto, apesar da maioria formada a favor do consignado, o ministro ALEXANDRE DE MORAES pediu vista do processo e suspendeu o julgamento. Não há data para sua retomada. Em julgamento virtual, os ministros decidem se mantém a liminar do relator, ministro NUNES MARQUES, proferida no ano passado, para rejeitar ação do PDT para barrar a liberação de empréstimo pessoal para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e do Auxílio Brasil, atual Bolsa Família. A legenda alegou que o consignado com desconto em folha pode levar ao superendividamento de pessoas vulneráveis, que podem comprometer o valor do benefício antes mesmo do dia de pagamento.
O presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social, GLAUCO FONSECA WAMBURG foi exonerado do cargo pelo governo LULA. Assume o comando da autarquia federal ALESSANDRO ANTONIO STEFANUTTO, então diretor de Orçamento, Finanças e Logística do órgão. A troca foi publicada no Diário Oficial da União. WAMBURG ficou cinco meses à frente do INSS, após ser nomeado pelo ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, em fevereiro deste ano. Servidor de carreira, ele é suspeito de promover uma "farra de passagens" na chefia do INSS. Na semana passada, o site Metrópoles mostrou que WAMBURG viajava para compromissos particulares, principalmente para o Rio de Janeiro, onde tem residência fixa, com passagens e diárias custeadas com dinheiro público. Entre as atividades na capital fluminense, o então presidente interino do INSS atuava como professor em uma faculdade particular.
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira o texto-base da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária. A discussão sobre um novo sistema tributário brasileiro se arrasta há quase 30 anos no Brasil. Em segundo turno, foram 375 votos a 113 a favor da PEC e três abstenções. Em linhas gerais, a proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. Esses tributos deixariam de existir e seriam criados dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios. A última versão também prevê zerar imposto sobre a cesta básica e criar o 'imposto do pecado' sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu, neste primeiro semestre, a 102 mil e 75 ocorrências. O destaque dos registros entre janeiro e junho foi o atendimento pré-hospitalar em que foram 75 mil 636, além de operações de salvamento, busca e resgate com seis mil 398 ocorrências. O total de incêndios do primeiro semestre teve quatro mil 239 registros. Neste primeiro semestre foram cadastrados 227 mil 810 processos para regularização de edificações, enquanto no último ano, no mesmo período eram 170 mil 236. Neste ano, o governo do estado.
O deputado FABIANO DA LUZ protocolou um projeto que determina a utilização de 30 por cento da parte que cabe ao governo do Estado na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para a recuperação das vias. De acordo com ele, todos os anos os catarinenses contribuem, por meio do IPVA, com cerca de três bilhões de reais, com metade do montante sendo destinado aos municípios e a parte restante ficando com governo do Estado que não tem a obrigação de aplicar os recursos na recuperação e conservação das vias. O deputado está propondo é que pelo menos 30 por cento da parte do governo, que daria hoje algo próximo de 500 milhões de reais por ano, sejam investidos na manutenção das rodovias. O projeto está em tramitação nas comissões da Alesc.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou queda de zero vírgula quatro ponto. Isso significa que o industrial catarinense continua demonstrando falta de confiança na economia. De acordo com análise do Observatório FIESC, a queda foi de menor magnitude em relação a maio, indicando uma redução no ritmo do recuo. Na média brasileira, o ICEI registrou 50 vírgula quatro pontos, passando a demonstrar confiança entre os industriais, após três meses abaixo do limite.Desde o início do ano, o indicador brasileiro oscila entre o cenário otimista e pessimista de confiança do industrial. O índice varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Em SC, o índice está em 49 vírgula cinco.
A Cooper A1 está passando por um ciclo de eventos democráticos e transparentes, alinhados com os valores do cooperativismo. As Reuniões de avaliação 2023 iniciaram no dia 14 de junho e irão até a próxima quinta-feira, dia 13 de julho. Ao todo, serão 20 reuniões e, até agora, já foram realizados 14 encontros, reunindo mais de duas mil e 600 pessoas, entre cooperados e familiares. As próximas seis reuniões acontecem em Tenente Portela, Mondaí, Belmonte, Bela União, Novo Tiradentes, Frederico Westphalen e Itapiranga. Este é o ano de retorno das reuniões de avaliação, que não eram realizadas desde 2020 em virtude da pandemia.
Conduzidas pelo presidente ELIO CASARIN, as reuniões proporcionam um momento de aproximação com o quadro social com apresentação da realidade da cooperativa, o andamento das atividades, resultados econômicos e sociais, projeções e investimentos. CASARIN destaca que, até agora, os eventos estão sendo muito proveitosos e mostrando também o comprometimento e interesse do quadro social. Segundo ele, além da transparência e equilíbrio dos trabalhos, as reuniões unem os cooperados e familiares, reforçando, inclusive, a responsabilidade de cada cooperado com sua cooperativa. Além da prestação de contas detalhada, os cooperados e familiares também estão sendo apresentados ao filme institucional de 90 anos da Cooper A1, e acompanhando palestras com o tema cooperativismo. A integração também incluiu um almoço servido aos presentes.
A AMEOSC promoveu, nesta quinta-feira uma capacitação no auditório da associação com o tema: O Processo Administrativo Disciplinar e a Sindicação na Prática. A atividade, que reuniu 45 servidores públicos, foi proposta pelo Colegiados de Controle Interno, Contadores e Recursos Humanos. O evento teve como objetivo proporcionar aos servidores das prefeituras abrangidas pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, o conhecimento necessário para a correta execução desses procedimentos, evitando atos que possam resultar em nulidades ou questionamentos desnecessários por parte dos interessados ou órgãos de controle, buscando maior eficiência e efetividade no exercício do poder disciplinar na Administração.
Os servidores presentes puderam interagir, discutir e esclarecer suas dúvidas, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor. O secretário Executivo da AMEOSC, AIRTON FONTANA, ressalta a importância da capacitação contínua para os servidores públicos, frente a um cenário de constantes transformações e desafios. A capacitação proporciona conhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o bom desempenho das funções. Incentivamos os servidores a aproveitarem as oportunidades de capacitação, investindo em si mesmos e buscando sempre atualização, visando à excelência na prestação dos serviços públicos em benefício da comunidade.
São João do Oeste prepara homenagem aos professores pioneiros. A Secretaria de Educação prepara homenagem aos professores pioneiros durante a décima terceira edição da Deutsche Woche. Será no dia 23 de julho a partir das 10 horas e 30 minutos no pavilhão do centro de pastoral. A intenção é fazer esta homenagem na presença dos professores aposentados que já lecionaram nas escolas do município, tanto da rede municipal e estadual que serão nominalmente citados no evento e as informações coletadas farão parte do acervo de memórias em nosso museu. É necessário os professores preencham o formulário disponível no site da prefeitura ou presencialmente, na Secretaria de Educação até o dia 17 de julho.
Epagri lança projeto para valorização do melado batido como patrimônio do Extremo Oeste. Região é considerada referência na produção deste derivado da cana de açúcar. A valorização do melado batido do Extremo Oeste será debatido em evento na cidade de Itapiranga. Objetivo é destacar este produto típico da região e que não é produzido em outros locais de Santa Catarina. Conforme a extensionista da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, é preciso registrar o saber fazer como património do Extremo Oeste devido a significativa diferença que existe na produção. A programação será desenvolvida no dia 20 julho, no Complexo Oktober, no restaurante do café colonial. ALÉSIA informa que as inscrições podem ser feitas nas unidades da Epagri da região. Os resultados farão parte de uma publicação das receitas.
ALÉSIA LAUSCHNER relata que terá palestra pela manhã sobre produção da cana de açúcar e apresentação do projeto de valorização do melado batido com envolvimento das regionais da Epagri de São Miguel do Oeste e Palmitos. Ainda será servido almoço e a tarde ocorre um momento para o resgate das receitas. ALÉSIA cita que as pessoas poderão apresentar receitas com história, como puxa-puxa, rapadura e outros produtos que usam o melado batido como ingrediente. O evento é aberto para pessoas da região, pois a ideia é dar oportunidade para produtores de diversos municípios. Segundo ALÉSIA LAUSCHNER, existem as agroindústrias que produzem o melado batido, porém ainda é muito presente a produção familiar. ALÉSIA reforça que existe um saber fazer bem específico da região e qualquer outro lugar de Santa Catarina ocorre a produção do melado escorrido.
São João do Oeste vai leiloar quatro terrenos que pertencem a prefeitura. Município projeta arrecadação mínima de um milhão e 400 mil reais. Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, ANDRÉ KLUNK, informa que o edital foi lançado nesta semana e visa a venda de quatro terrenos na cidade e interior. Ele explica que são lotes que já passaram por amplo debate, avaliações e geraram inclusive algumas polêmicas. O Secretário ressalta que a câmara de vereadores aprovou a venda ainda em 2021 e foram seguidos todos os tramites burocráticos para proporcionar legalidade e transparência. De acordo com KLUNK, os interessados já podem fazer cadastro seguindo as regras estabelecidas no edital. A venda será online, com abertura de proposta no dia 27 de julho, a partir das oito horas.
O Secretário de Administração de São João do Oeste informa que serão colocados à venda dois terrenos no centro comunitário de Cristo Rei, com valores de 55 e 60 mil reais, um na cidade de São João do Oeste, na Ria Adolfo Grasel, avaliado em 87 mil e 500 reais. O principal imóvel e único com edificação, sendo a antiga Feira Permanente na comunidade de Beato Roque, com valor mínimo de um milhão 169 mil reais. KLUNK comenta que a valorização mínima é de aproximadamente um milhão e 400 mil reais. Cita ainda que a legislação estabelece obrigatoriedade do leilão ser eletrônico e online em plataforma específica para a venda de bens públicos. Conforme o Secretário qualquer pessoas física ou jurídica pode participar do leilão e ainda possui o direito de visitar os terrenos, seguindo agendamento com equipe da prefeitura.
ANDRÉ KLUNK chama atenção que a prefeitura já estabeleceu como prioridade para os recursos arrecadados, aplicação em sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, chama atenção que a comunidade de Beato Roque terá atenção especial nos investimentos, por ter tido participação no principal bem que a prefeitura colocou à venda. O Secretário relata leilões anteriores de máquinas e outros bens inservíveis da prefeitura, que resultaram em arrecadação significativa e aplicação em novas aquisições. ANDRÉ KLUNK salienta que estes lotes não estão sendo utilizados pela prefeitura e por isso a venda vai proporcionar benefícios para a população de forma geral.
Polícia Civil de Guaraciaba prende suspeito de tentativa de homicídio. Policiais prenderam o autor da facada que vitimou um homem, de 36 anos, no dia 24 de junho. Durante uma discussão num bar, devido ao jogo de sinuca, a vítima teria acertado um tapa no rosto do autor, iniciando uma confusão com mais pessoas envolvidas. Após a briga, o autor foi até o carro e retornou ao bar com uma faca, momento em que golpeou a vítima na altura do peito e fugiu do local. A vítima segue internada na UTI. Os policiais coletaram gravações do local, inquiriram testemunhas do fato e realizaram outras diligências para averiguar todas as circunstâncias do crime. Foi representado pela prisão preventiva do autor da grave agressão, pedido deferido pelo judiciário.
Tribunal julga improcedente ação de improbidade administrativa contra ex-vice-prefeito de São Miguel do Oeste. Em 2016, o Ministério Público de Santa Catarina propôs Ação Civil Pública com o objetivo de responsabilizar o ex-vice-prefeito e atual Secretário de Saúde ALFREDO SPIER pela prática de ato de improbidade administrativa por supostamente ter causado prejuízo ao erário municipal e violado princípios basilares da Administração Pública. O Ministério Público defendia que ALFREDO SPIER, enquanto ocupava o cargo comissionado de Diretor de Compras do Município de São Miguel do Oeste, em julho de 2009, teria dolosamente engavetado um documento apresentado por empresa licitante a fim de prejudicá-la em certame licitatório.
A segunda Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste, em sentença proferida em novembro de 2019, julgou procedente os pedidos formulados pelo Ministério Público condenando ALFREDO SPIER a ressarcir os prejuízos causados, bem como a perda da função pública, caso estivesse exercendo alguma. SPIER recorreu da decisão. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu provimento ao recurso no sentido de isentar ALFREDO SPIER de qualquer responsabilidade, julgando improcedente os pedidos formulados pelo Ministério Público.
Motorista é preso por embriaguez durante operação em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste em continuidade da operação Ruído Zero prendeu um homem na noite desta quinta-feira. A ação ocorreu na Rua Mem de Sá, no bairro São Sebastião e no local foi avistado um Fusion com motorista em atitude suspeita. Segundo a PM, o veículo estava em alta velocidade. Diante da situação, o automóvel foi abordado e o condutor foi encontrado com forte odor etílico, olhos vermelhos e alterado, sendo que foi oferecido o teste do bafômetro, porém, ele acabou recusando. No Fusion foi encontrada uma garrafa de cerveja consumida. O homem foi preso em flagrante e conduzido a delegacia de São Miguel do Oeste.
Polícia Militar prende homem e mulher em Itapiranga. A Guarnição da Rádio Patrulha da Polícia Militar prendeu duas pessoas por volta das 10 horas desta quinta-feira, na cidade de Itapiranga. Um homem de 26 anos foi preso pelo crime do artigo 289 do Código Penal, que se refere a circulação de moeda falsa. Já a mulher, de 65 anos, foi presa por cometer crime de constrangimento a alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter indevida vantagem econômica, conforme o artigo 158 do Código Penal. O homem e a mulher presos, foram encaminhados para a UPA de São Miguel do Oeste.