ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-07-2022 Quinta-feira

-DECRETO OBRIGA POSTOS A INFORMAREM PREÇOS ANTES E DEPOIS DO ICMS

-TJ DEVOLVE À POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL PODER DE MULTAR E EMBARGAR OBRAS

-MUNICÍPIO MODERNIZA SISTEMA DE VIGILÂNCIA EM LOCAIS PÚBLICOS

-VACINAÇÃO CONTRA COVID TERÁ NOVA ETAPA AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE

-BELMONTE POSSUI GRANDE DEMANDA POR SERVIÇOS DE MÁQUINAS NO INTERIOR

-AGRICULTURA DE SANTA HELENA INICIA PROGRAMA DE ATENDIMENTO VETERINÁRIO

-POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA NA REGIÃO

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE RESTAURANTE NO CENTRO DA CIDADE


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


Após dois anos com uma peregrinação em versão reduzida por conta da pandemia da Covid-19, Meca volta a receber seu grande evento anual de fé. Um milhão de muçulmanos vacinados estão autorizados a realizar o “Hajj”, que começa nesta quinta-feira. O principal destino da fé muçulmana, na Arábia Saudita, distribuiu por sorteio um milhão de permissões para entrada na cidade durante a Hajj. Das autorizações, 850 mil são para pessoas vindo do exterior para cumprir essa que é uma das cinco obrigações dos muçulmanos na vida.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, renunciou na manhã desta quinta-feira, após perder o apoio do Partido Conservador por uma série de escândalos. O premiê estava sob pressão intensa por conta do conhecimento de um escândalo sexual envolvendo um membro do governo e pela participação em festas no auge da pandemia da Covid-19. Em seu pronunciamento ao Reino Unido, JOHNSON disse que o processo para escolher um novo líder deve começar agora. O cronograma será anunciado na próxima semana. Ao longo dos últimos dias, mais de 50 integrantes do governo deixaram seus cargos, acentuando a crise e pedindo a renúncia do premiê que acabou se confirmando hoje.

A campanha eleitoral para aprovar ou rejeitar a nova Constituição proposta do Chile começou oficialmente nesta quarta-feira e figuras públicas e políticas importantes começaram a escolher lados em um momento em que o apoio público está hesitante. O presidente GABRIEL BORIC expressou seu apoio pessoal à nova Constituição, dizendo que ela irá auxiliar sua ambiciosa agenda social e ambiental. Quase 80 por cento dos chilenos votaram pela criação de uma nova Constituição em 2020, para substituir o texto que ainda é da ditadura de AUGUSTO PINOCHET, que acabou em 1990, mas o apoio à proposta tem caído há meses, em meio a polêmicas políticas em torno do processo.


O Brasil já tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados, segundo balanço do governo federal divulgado nesta quarta-feira. São Paulo é o Estado mais afetado, com 75 pacientes identificados. Santa Catarina não tem casos confirmados. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta está em articulação direta com os Estados para monitorar os casos confirmados e rastrear contatos. Também há 20 pacientes infectados no Rio de Janeiro e nos estados de Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo eou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, leu na noite desta quarta-feira os requerimentos de criação de três novas comissões parlamentares de inquérito, uma das quais para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação. Com a leitura dos requerimentos e a publicação no "Diário Oficial do Senado" desta quinta-feira, as comissões ficam oficialmente criadas, mas a instalação para funcionamento depende da indicação dos integrantes pelos líderes dos blocos partidários. Embora criadas, as comissões somente deverão funcionar após as eleições de outubro, conforme acordo firmado entre Pacheco e líderes partidários.

O presidente JAIR BOLSONARO editou decreto que obriga os postos a exibir os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17 por cento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a finalidade da medida é permitir que os consumidores possam comparar os valores cobrados antes e depois da imposição do teto. O texto também define que o posto deverá usar como parâmetro de comparação de preços a data de 22 de junho, um dia antes de o presidente sancionar a lei que fixa um teto para as alíquotas de ICMS sobre combustíveis. O decreto vale até o final de 2022, mas não prevê punição para o posto que não cumprir a determinação.


Santa Catarina tem 50 mil e 93 caminhoneiros autônomos que podem passar a receber o chamado auxílio-caminhoneiro que está em discussão na câmara dos deputados. Esse é o número de profissionais do Estado registrados como Transportadores Autônomos de Cargas na Agência Nacional de Transporte Terrestres, critério que será utilizado para a concessão do benefício. Em todo o Brasil, há 872 mil autônomos cadastrados. O presidente da Federação de Caminhoneiros Autônomos e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Santa Catarina, FRANCISCO BIAZOTTO, reconhece que o benefício não resolve, mas diz que como paliativo é um “bom ponto de partida".

Durante a reunião da Comissão de Transporte, o presidente da Fiesc, MÁRIO CEZAR DE AGUIAR, voltou a lamentar a falta de recursos federais para obras e serviços em Santa Catarina. No encontro, ele atualizou os dados, revelando que a arrecadação catarinense em 2021 foi de 97 bilhões e 200 milhões de reais, maior do que a do Paraná, com 91 bilhões, e do Rio Grande do Sul, que registrou receita federal menor do que 90 bilhões de reais no ano passado. AGUIAR disse que Santa Catarina é um dos estados que mais contribui com recursos de impostos para a União, mas, proporcionalmente, é um dos que menos recebe investimentos em obras de infra estrutura. Ele voltou mais recursos do governo federal em Santa Catarina.

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina devolveu à Polícia Militar Ambiental do estado o poder de multar infratores e embargar obras. Essa possibilidade havia sido retirada por causa das mudanças no novo Código Estadual do Meio Ambiente, sancionado em janeiro. A questão gerou polêmica e foi levada ao Poder Judiciário pelo Ministério Público de Santa Catarina. O novo Código Estadual do Meio Ambiente foi aprovado pela Alesc em dezembro de 2021 e sancionado pelo governo do estado em janeiro. No TJSC, a relatora, desembargadora CINTHIA SCHAEFER, colocou no voto que essa mudança no Código Estadual do Meio Ambiente relacionada à PMA poderia afetar o direito do catarinense a um meio ambiente equilibrado, já que a medida afeta a fiscalização ambiental.


SENAI descentraliza ações para proporcionar fácil acesso a capacitações em vários municípios da região. A Unidade do SENAI de Itapiranga está em processo de mudança de local. Instalada desde 2013 no Pavilhão D do Complexo Oktober, a sede já não atende à demanda atual. Conforme o Diretor Regional do SENAI de São Miguel do Oeste, IVANOR FINATO, o momento é de ajustes e novos desafios. Ele elogia o empenho do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA, para a nova sede do SENAI se estabelecer no Centro Universitário UCEFF. FINATO diz que o local é centralizado, de fácil acesso e dentro de um complexo educacional, que permite novas ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Ações desenvolvidas em todo o estado reforçam parcerias com os municípios. Além das unidades físicas, o SENAI realiza trabalho itinerante para atender necessidade especifica. O Diretor IVANOR FINATO cita como exemplos São João do Oeste e Mondaí. Nestes casos, os municípios buscam as indústrias com necessidade de formação e disponibilizam espaço para atividades práticas. Ressalta ainda que o SENAI é uma entidade certificadora com professores habilitados. Nas parcerias é possível unir a parte teórica com a prática. FINATO lembra que Mondaí e São João do Oeste utilizam este sistema, que também está disponível para outros municípios, incluindo Tunápolis e Iporã do Oeste. O SENAI agrega com equipamentos próprios e também dos parceiros, para atender à necessidade real do dia a dia visando suprir a demanda apresentada pelas indústrias.

Santa Helena inicia Programa de Atendimento Veterinário. Objetivo é de proporcionar suporte diferenciado aos produtores do município. De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Agricultura, ANDRÉ JAUREGUY, para acessar o programa o agricultor deverá se dirigir até a Secretaria munido da senha da CIDASC, o CPF e a Certidão Negativa de Débitos fornecida pelo setor de tributos do município, para retirar os cartões que dão direito aos atendimentos clínicos dos veterinários credenciados. Conforme ele, o programa prevê que os cartões só valem para exames em bovinos de corte e de leite, vedando cirurgias, auxílios a partos e outros que não se enquadrem como exames clínicos. No atendimento, o veterinário deve preencher uma ficha que deve ser assinada por ele e pelo produtor ou seu representante, ao mesmo tempo em que o produtor deverá entregar para o veterinário, o cartão que deu direito ao atendimento.

ANDRÉ JAUREGUY enfatiza que o Programa de Atendimento Veterinário prevê a entrega de cinco cartões para os produtores que têm até 30 bovinos na propriedade, dez cartões para os que têm de 31 a 60 bovinos e 15 cartões para aqueles que possuem mais de 60 bovinos declarados no inventário. De acordo com JAUREGUY, a validade dos cartões é até o dia 31 de dezembro e aqueles que não forem usados deverão ser devolvidos na Secretaria em janeiro, na atualização dos inventários. Até o momento, apenas o médico veterinário DANIEL MARAFON está credenciado para prestar os atendimentos por meio do programa. O telefone para contato com ele é o 9 9102-5134. ANDRÉ JAUREGUY enfatiza que em caso de dúvidas, os agricultores devem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Agricultura de Santa Helena.

Tunápolis tem resultado positivo na recuperação de estradas com período de pouca chuva. O Secretário de Transportes e Obras do município, ADRIANO GASSEN, relata avanços significativos em ações de manutenção de estradas no interior. Cita que está sendo possível atender demandas que estavam pendentes devido ao período de dois meses de excesso de chuva que geraram problemas significativos na manutenção de estradas. As últimas semanas com predomínio do sol geraram condições favoráveis para o trabalho com máquinas pesadas. O Secretário relata que foram recuperados trechos mais críticos e foi possível melhorar as condições de trânsito no interior do município. GASSEN destaca o empenho na recuperação de estradas gerais e também acessos a propriedades que necessitam de atenção especial devido à presença de caminhões de grande porte.

O Secretário de Transportes e Obras relata ainda ações que estão sendo desenvolvidas em praças esportivas. O município tem dado grande contribuição para as entidades com serviços de máquinas. ADRIANO GASSEN informa que foram concluídas as escavações e terraplenagem para o novo Centro Esportivo Municipal, incluindo plantio de grama para o campo de futebol. No momento, a equipe atua na construção do campo de futebol na comunidade de São Pedro. GASSEN enaltece que são ações que demandam bastante serviço, porém, com obras e resultados gratificantes. O Secretário aguarda a chegada de mais um caminhão caçamba com investimento superior a 600 mil reais para auxiliar nos trabalhos.

Comissão registra avanços no projeto Plantando Água na região da Ameosc. Equipe realiza contatos com empresas, entidades públicas e privadas para apresentar o Projeto Plantando Água, tanto à nível regional e Estadual. Conforme o Coordenador Regional do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da AMEOSC, ROGÉRIO RECH, o objetivo é viabilizar parcerias financeiras e de apoio à implementação do Projeto nos 19 municípios do Extremo Oeste. Ele chama atenção para a organização de um roteiro de apresentação e mobilização inicial. RECH avalia que os encaminhamentos estão sendo bem conduzidos e com grande aceitação nos municípios da região.

Projeto Plantando Água é apresentado em Florianópolis com meta de apoio estadual. O Coordenador Regional do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da AMEOSC, ROGÉRIO RECH, participou de diversas audiências em Florianópolis. A comitiva com o Coordenador, além do Presidente da Ameosc, Prefeito de Anchieta IVAN CANCI e o Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, retornou no final da tarde de ontem da capital do estado. Segundo RECH, a viagem resultou em significativos avanços e permite que as lideranças realizem ações de sensibilização apresentando o projeto com detalhes. A iniciativa da Ameosc conta com apoio da Epagri e Instituto Federal de Santa Catarina, além das Prefeituras que são as grandes parceiras deste projeto. A visita a diversas instituições estaduais visa conquistar apoio financeiro, técnico e institucional.

Coordenador acredita que é possível superar um milhão de árvores plantadas. A coordenação do projeto acompanha a implantação do Projeto Plantando Água nos 19 municípios da região. ROGÉRIO RECH lembra que a meta para os próximos seis anos é desenvolver várias ações, incluindo o plantio de um milhão de arvores como forma de recuperação de mata ciliar e cobertura de solo. Ele chama atenção para a necessidade de reforçar a estrutura de viveiros municipais, além de buscar apoio de viveiros particulares com espécies nativas para recompor matas. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste também menciona diversas iniciativas que serão implantadas visando sistema de decantação e infiltração de água para reduzir o volume de terra que acaba nos rios durante processos de erosão. A proteção do solo e conservação da água inclui ainda mudanças em sistemas de plantios de lavouras.

Vacinação contra Covid terá nova etapa nesta sexta-feira no município. De acordo com informações da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, serão aplicadas a segunda dose para crianças de cinco a 11 anos, a terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, terceira dose para pessoas acima de 18 anos e a quarta dose para pessoas acima de 40 anos, que tenham tomado a dose anterior há mais de quatro meses. As vacinas para os adultos serão aplicadas enquanto houver doses disponíveis no estoque. Pacientes que receberam a vacina da Janssen deverão aguardar para receber o reforço quando houver doses dessa fabricante disponíveis. Para receber o reforço da imunização, os pacientes deverão levar o cartão de vacinação, CPF e fazer uso de máscara ao adentrar no Posto de Saúde.

Iporã do Oeste investe na modernização de sistemas de monitoramento da cidade. Foram adquiridas novas câmeras de segurança em um processo de modernização e digitalização do monitoramento urbano. De acordo com o secretário de administração, ERVINO HENKEL, a prefeitura ainda possui vigias noturnos contratados por concurso público, no entanto, novos concursos não serão mais realizados para essa finalidade, passando a concentrar os investimentos na área tecnológica de segurança, com aquisição de equipamentos para captação e gravação de imagens. HENKEL enfatiza que as câmeras adquiridas pelo município foram instaladas em espaços públicos e linkadas com o sistema da Polícia Militar, que efetua o monitoramento das imagens em tempo real.

ERVINO HENKEL enfatiza que além da instalação do sistema de câmeras para o monitoramento dos espaços públicos de responsabilidade da prefeitura, também está em funcionamento o sistema bem-te-vi do Governo do Estado, por onde é feito o monitoramento e gravação das vias públicas pela Polícia Militar, com equipamentos e investimentos feitos pela Segurança Pública Estadual. Ele explica que são monitoramentos distintos e cada Poder é responsável pela manutenção de seus equipamentos com troca de câmeras e cabos, sempre que necessário. Na avaliação do secretário de administração, o investimento realizado pela prefeitura e a integração dos sistemas possibilitou a ampliação do monitoramento da cidade de Iporã do Oeste, proporcionando maior sensação de segurança aos munícipes, mantendo a ordem pública e possibilitando a apuração de eventuais casos de vandalismo.

Departamento de Obras de Belmonte possui grande demanda por serviços de máquinas. Servidores estão aproveitando os dias ensolarados para recuperar as estradas do interior após o longo período de chuvas. De acordo com o diretor, LENOIR KOSLOSKI, as principais atividades que estão sendo desenvolvidas são terraplanagens para calçamento de ruas, aberturas, cascalhamentos e compactação das estradas rurais, com destaque para a Linha Piaseski, nas proximidades da cidade. Em relação ao parque de máquinas, o diretor avalia que todas estão funcionando normalmente, apresentando poucos problemas de manutenção. KOSLOSKI observa que as estradas do município estão em boas condições e destaca que o cronograma de trabalhos prevê a colocação da base para calçamentos na cidade e sequência do cascalhamento das estradas do interior nos próximos dias.

O diretor do Departamento de Transportes e Obras de Belmonte também agradece a doação de cascalho feita por um morador do município, o que tem facilitado a recuperação total das estradas. LENOIR KOSLOSKI enfatiza que a administração também mudou a forma de construção das pontes, concretando as estruturas, para que as tubulações não sejam levadas pela correnteza. O diretor pede a compreensão dos munícipes que aguardam serviços de máquinas e melhorias nos acessos das propriedades, pois existe uma grande demanda por esses trabalhos, que aos poucos estão sendo atendidas pelo departamento, em parceria com a Secretaria da Agricultura. Ele também enaltece o empenho dos servidores, inclusive com trabalho aos sábados, para que todos os serviços pendentes avancem no município de Belmonte.


A Polícia Militar apreendeu na noite desta terça-feira, um veículo que estava sendo utilizado para a prática do crime de descaminho no interior de Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, dentro do automóvel, todos os bancos, exceto o do motorista, estavam carregados com diversas caixas de vinho. O veículo levantou suspeita após passar pelos policiais com a parte traseira rebaixada. Os militares tentaram fazer a abordagem, mas o condutor fugiu em direção ao interior. Após alguns quilômetros, o veículo parou e o motorista saiu correndo em meio à mata fechada, não sendo possível localizá-lo. Segundo a Polícia Militar, o veículo com placas de Pinhão-PR, estava com 466 garrafas de vinho provenientes da Argentina, sem os devidos despachos aduaneiros. O veículo e a mercadoria foram apreendidas e entregues na sede da Receita Federal.

A Polícia Militar foi acionada para atender um acidente de trânsito na Avenida Sul Brasil, no centro de Maravilha, nesta quarta-feira. A ocorrência envolveu um trator, que colidiu em três veículos e danificou uma lixeira público. Conforme relatos, o condutor estava em visível estado de embriaguez e foi conduzido à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis após o acidente.

Um homem morreu após ser atingido por uma árvore na linha Cadeado, no interior de São Miguel da Boa Vista. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fato aconteceu por volta das 15h desta quarta-feira. De acordo com o relato dos bombeiros, quando os socorristas chegaram ao local, encontraram a vítima deitada e sem os sinais vitais. A árvore não estava mais sobre o homem, pois colegas de trabalho da vítima a retiraram. Conforme os bombeiros, pelos indícios do acidente, durante o corte de uma árvore, ela caiu sobre a vítima, lhe causando lesões no crânio e abdômen. Após coleta de informações sobre os dados da vítima, a Polícia Militar ficou no local para demais procedimentos.

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem, uma ação para reprimir o comércio irregular de cigarros paraguaios, cuja entrada no país teria se dado de forma clandestina por meio de uma suposta associação criminosa sediada no extremo oeste catarinense. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Descanso, todos expedidos pela Justiça Federal em razão de investigação criminal. A ação da Policia Federal teve por objetivo apreender cigarros de importação e comercialização proibida, além de documentos e objetos de interesse da investigação. A ação também teve reflexos diversos, sobretudo, na defesa da saúde pública. Após o cumprimento das medidas, a investigação segue, podendo haver novos desdobramentos. Se forem confirmadas as condutas delitivas, os investigados podem responder pelos crimes de sonegação fiscal, descaminho e formação de quadrilha, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão.

Um princípio de incêndio atingiu um restaurante localizado nas proximidades da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h40 da manhã desta quinta-feira para combater as chamas que haviam iniciado no foro, próximo ao local onde está instalado o buffet. A reportagem da Peperi apurou que a suspeita é de que o incêndio tenha começado após uma pane na fiação elétrica. Os bombeiros combateram o foco inicial do fogo e em seguida uma equipe de eletricistas contratada pelo restaurante esteve no local para vistoriar a fiação da edificação. Não foram registrados grandes danos, devido a ação rápida do Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.