-DECRETO OBRIGA POSTOS A INFORMAREM PREÇOS ANTES E DEPOIS DO ICMS
-TJ DEVOLVE À POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL PODER DE MULTAR E EMBARGAR OBRAS
-PRAÇA DA IGREJA MATRIZ RECEBE R$ 15 MIL EM LÂMPADAS DE LED
-INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA AMEOSC OCORRE NESTE MÊS
-NOVA DIRETORIA DO SINTE SERÁ EMPOSSADA SÁBADO
-PREFEITURA É CONTEMPLADA COM DOAÇÃO DE SEIS VEÍCULOS
-ABERTURA DA FESTA DO VINHO E DO QUEIJO SERÁ AMANHÃ
-MAIS DE 90 PROJETOS PARTICIPAM DA FEIRA DO CONHECIMENTO
-CARGA DE 466 GARRAFAS DE VINHO É APREENDIDA PELA PM
-POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE CONTRABANDO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Após dois anos com uma peregrinação em versão reduzida por conta da pandemia da Covid-19, Meca volta a receber seu grande evento anual de fé. Um milhão de muçulmanos vacinados estão autorizados a realizar o “Hajj”, que começa na quinta-feira. O principal destino da fé muçulmana, na Arábia Saudita, distribuiu por sorteio um milhão de permissões para entrada na cidade durante a Haj. Das autorizações, 850 mil são para pessoas vindo do exterior para cumprir essa que é uma das cinco obrigações dos muçulmanos na vida.
O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, renunciou na manhã desta quinta-feira após perder o apoio do Partido Conservador por uma série de escândalos. O primiê estava sob pressão intensa por conta do conhecimento de um escândalo sexual envolvendo um membro do governo e pela participação em festas no auge da pandemia da Covid-19. Em seu pronunciamento ao Reino Unido, JOHNSON disse que o processo para escolher um novo líder deve começar agora. O cronograma será anunciado na próxima semana. Ao longo dos últimos dias, mais de 50 integrantes do governo deixaram seus cargos, acentuando a crise e pedindo a renúncia do premiê que acabou se confirmando hoje.
A campanha eleitoral para aprovar ou rejeitar a nova Constituição proposta do Chile começou oficialmente nesta quarta-feira e figuras públicas e políticas importantes começaram a escolher lados em um momento em que o apoio público está hesitante. O presidente GABRIEL BORIC expressou seu apoio pessoal à nova Constituição, dizendo que ela irá auxiliar sua ambiciosa agenda social e ambiental. Quase 80 por cento dos chilenos votaram pela criação de uma nova Constituição em 2020, para substituir o texto que ainda é da ditadura de AUGUSTO PINOCHET, que acabou em 1990, mas o apoio à proposta tem caído há meses, em meio a polêmicas políticas em torno do processo.
O Brasil já tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados, segundo balanço do governo federal divulgado nesta quarta-feira. São Paulo é o Estado mais afetado, com 75 pacientes identificados. Santa Catarina não tem casos confirmados. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta está em articulação direta com os Estados para monitorar os casos confirmados e rastrear contatos. Também há 20 pacientes infectados no Rio de Janeiro e nos estados de Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo eou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, leu na noite desta quarta-feira os requerimentos de criação de três novas comissões parlamentares de inquérito, uma das quais para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação. Com a leitura dos requerimentos e a publicação no "Diário Oficial do Senado" desta quinta-feira, as comissões ficam oficialmente criadas, mas a instalação para funcionamento depende da indicação dos integrantes pelos líderes dos blocos partidários. Embora criadas, as comissões somente deverão funcionar após as eleições de outubro, conforme acordo firmado entre Pacheco e líderes partidários.
O presidente JAIR BOLSONARO editou decreto que obriga os postos a exibir os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17 por cento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a finalidade da medida é permitir que os consumidores possam comparar os valores cobrados antes e depois da imposição do teto. O texto também define que o posto deverá usar como parâmetro de comparação de preços a data de 22 de junho, um dia antes de o presidente sancionar a lei que fixa um teto para as alíquotas de ICMS sobre combustíveis. O decreto vale até o final de 2022, mas não prevê punição para o posto que não cumprir a determinação.
Santa Catarina tem 50 mil e 93 caminhoneiros autônomos que podem passar a receber o chamado auxílio-caminhoneiro que está em discussão na câmara dos deputados. Esse é o número de profissionais do Estado registrados como Transportadores Autônomos de Cargas na Agência Nacional de Transporte Terrestres, critério que será utilizado para a concessão do benefício. Em todo o Brasil, há 872 mil autônomos cadastrados. O presidente da Federação de Caminhoneiros Autônomos e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Santa Catarina, FRANCISCO BIAZOTTO, reconhece que o benefício não resolve, mas diz que como paliativo é um “bom ponto de partida".
Durante a reunião da Comissão de Transporte, o presidente da Fiesc, MÁRIO CEZAR DE AGUIAR, voltou a lamentar a falta de recursos federais para obras e serviços em Santa Catarina. No encontro, ele atualizou os dados, revelando que a arrecadação catarinense em 2021 foi de 97 bilhões e 200 milhões de reais, maior do que a do Paraná, com 91 bilhões, e do Rio Grande do Sul, que registrou receita federal menor do que 90 bilhões de reais no ano passado. AGUIAR disse que Santa Catarina é um dos estados que mais contribui com recursos de impostos para a União, mas, proporcionalmente, é um dos que menos recebe investimentos em obras de infra estrutura. Ele voltou mais recursos do governo federal em Santa Catarina.
Uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina devolveu à Polícia Militar Ambiental do estado o poder de multar infratores e embargar obras. Essa possibilidade havia sido retirada por causa das mudanças no novo Código Estadual do Meio Ambiente, sancionado em janeiro. A questão gerou polêmica e foi levada ao Poder Judiciário pelo Ministério Público de Santa Catarina. O novo Código Estadual do Meio Ambiente foi aprovado pela Alesc em dezembro de 2021 e sancionado pelo governo do estado em janeiro. No TJSC, a relatora, desembargadora CINTHIA SCHAEFER, colocou no voto que essa mudança no Código Estadual do Meio Ambiente relacionada à PMA poderia afetar o direito do catarinense a um meio ambiente equilibrado, já que a medida afeta a fiscalização ambiental.
Nesta semana a empresa que realiza as obras do asfalto da Linha Olímpio esteve realizando a pintura em Guaraciaba. Somente não foi feito onde ainda é preciso fazer a sarjeta. Também é preciso colocar algumas sinalizações. O tráfego está liberado, porém o motorista deve tomar cuidado. A prefeitura de Guaraciaba também está promovendo levantamentos para elaboração de projetos. Um deles é para projeto de pavimentação asfáltica na Linha São Vicente. A empresa também está realizando levantamento para o projeto do Loteamento Industrial na BR-163. Neste loteamento serão feitos lotes mistos de 460 a dois mil metros quadrados para implantação de empresas.
A diretora da Casa Familiar Rural de São José do Cedro está participando de um intercâmbio na França. Segundo OLIVIA LUNKES, que chegou na França no dia 28 de junho e a partir desse dia esteve visitando algumas MFR como são chamadas, foram visitadas cinco instituições no total em território Sul Francês. Nos dias quatro a sete de julho, OLIVIA esteve participando do Encontro Internacional das Casas Familiares Rurais, onde foram discutidos vários assuntos como: a situação dos movimentos; preocupações e boas práticas. As casas familiares estão presentes nos cinco continentes, estão reunidos 17 países nesse encontro internacional e desses países representantes de cada região. Ela comentou sobre a importância de participar de eventos como esses. OLIVIA destacou que esse intercâmbio não tem intuito de turismo, mas sim agregar conhecimentos e trocar ideias para que as Casas Familiares possam buscar e receber melhorias continuamente.
Neste sábado vai acontecer em São Miguel do Oeste um encontro entre os integrantes do Sinte para a troca da diretoria. Conforme o atual coordenador Regional SÉRGIO PAGNO, na oportunidade estará entregando o cargo para a eleita GISELY DOS SANTOS, professora atuante em Barra Bonita. A eleita assume oficialmente a partir do dia 11 e permanecerá como coordenadora até 2025. Ele não buscou ser reeleito. Na avaliação do atual coordenador, foi bastante satisfatório coordenar os trabalhos durante os últimos três anos. O coordenador afirmou que a nova gestão assumirá com um sindicato bem estruturado e com sede própria de 280 mil. A regional de São Miguel abrange desde Itapiranga até Dionísio Cerqueira sendo 19 municípios atendidos pela sede. Segundo ele, são mais de três mil professores efetivos que fazem parte da equipe em Santa Catarina. O coordenador também comentou sobre o planejamento do Sinte para os próximos anos com objetivo de amenizar os impactos negativos em alunos devido às aulas remotas.
O colégio Cedrense de São José do Cedro promoveu ontem a feira do conhecimento com o tema “A Ciência à Serviço da Sustentabilidade". A feira acontece a cada dois anos em três etapas, sendo a primeira nas unidades escolares, a nível regional e também estadual. A informação é da professora MARLI ULIANA. Os melhores trabalhos são classificados para participarem da fase regional onde ocorre a escolha dos principais projetos para a etapa estadual. Nesta etapa, a secretaria de Estado da Educação promove um grande evento com os classificados de cada regional. O momento também possibilita a interação e troca de experiências entre os estudantes. Os professores avaliaram, entre vários critérios, o objetivo e o conceito científico de cada trabalho escolar. Segundo a professora, a ideia principal era incentivar as atividades de iniciação científica na educação básica a partir da pesquisa de forma integrada. Como também estimular a capacidade e criação dos alunos. Conforme MARLI, 93 trabalhos foi apresentada ontem.
A feira ocorreu durante o dia todo com os alunos do fundamental do colégio Cedrense. O ensino médio terá um momento separado para abordar assuntos mais complexos voltados à ciência. Conforme o aluno RAFAEL ECKERT, para o seu trabalho foi utilizado pneus reciclados. Para ele, isso pode ser uma prática adotada por demais pessoas. Já o aluno PEDRO BARBOZA, comentou que seu trabalho foi uma placa solar com luzes de LED. Ele relatou que a elaboração foi mais complexa do que era esperado, mesmo depois de várias semanas pesquisando sobre o projeto.
A Ameosc promove periodicamente reuniões com os 17 colegiados que formam a associação para integralizar ações nos municípios abrangidos. O secretário Executivo AIRTON FONTANA, comentou que estes colegiados vão desde Turismo e assistência Social até Educação e Saúde. As reuniões entre os colegiados podem acontecer a cada 30 dias conforme a necessidade do assunto tratado. Alguns colegiados podem levar maior tempo para se reunir. O intuito é garantir a qualidade na execução das decisões tomadas com objetivo de trazer o maior resultado positivo possível. Algumas reuniões podem ocorrer descentralizadas como foi o encontro do colegiado de Turismo que aconteceu em Palma Sola recentemente. Na semana passada houve a reunião da câmara Técnica da Vigilância Sanitária e também com o colegiado de Agropecuária, além do encontro que serviu para alinhamento da Conferência Regional de Defesa Civil marcado para o próximo dia 22. Para o secretário, estes momentos servem para qualificar os trabalhos desempenhados pelos colegiados.
A recolha de pneus inservíveis também é realizada pela Ameosc que ainda conta com um Ecoponto para armazená-los em São Miguel do Oeste. Este é um trabalho efetuado pela grande maioria dos municípios da entidade. De acordo com AIRTON FONTANA, as prefeituras participantes possuem uma organização dentro dos departamentos de Agropecuária e Meio Ambiente que visa recolher e destinar os pneus ao Ecoponto. Além deste material, também é possível destinar eletrônicos e móveis para encaminhamento correto. Ontem foi feita a recolha de pneus. Isso vem de encontro no combate a proliferação do mosquito da Dengue. O secretário salientou que através dessas ações foi possível aprimorar o desempenho da Associação com o projeto “Plantando Água” lançado no mês passado. A intenção disso é a recuperação e conservação dos recursos hídricos na região. FONTANA lembrou que o presidente da Ameosc esteve em Florianópolis discutindo assuntos voltados ao meio ambiente.
Palma Sola sediou o mais recente encontro entre os integrantes do colegiado de Turismo dos municípios da Ameosc durante esta terça-feira. Conforme o integrante ROSALINO SIQUEIRA, o encontro mensal foi bastante importante devido aos assuntos abordados como o Plano Municipal de Cultura e Turismo. Cerca de 30 pessoas participaram. Na oportunidade foi possível discutir sobre como está o andamento destes planejamentos dentro de cada área. O integrante afirmou que esta elaboração é bastante complexa por ser uma exigência do governo estadual. Poucos municípios já possuem este plano e muitos ainda estão em processo de levantamento. Os responsáveis pelo turismo puderam conhecer a mais recente inaugurada área coberta onde o prefeito explicou o porque foi escolhida uma estrutura ondulada. Também estiveram no museu da colonização, monumento das aves, portal de entrada da cidade com finalização no parque Augusta Crestani. Para ele, o turismo regional nunca esteve tão unido como está atualmente.
A prefeitura de São José do Cedro recebeu seis veículos destinados pela Receita Federal para uso dos setores ou até mesmo leilão de alguns para arrecadação de valores. A informação é da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. Os modelos são um Classic, Gol, Celta, Fiesta, Logan e um Picasso. A ideia é que dentro de alguns dias haja a regularização dos veículos para posterior uso. A previsão é de que três carros destes fiquem no centro administrativo para deslocamentos como propriamente a secretaria de Planejamento. Ela relatou que a Receita Federal tem prestado auxílio à municipalidade quando solicitado. Um pedido feito a ela era a destinação de um ônibus e uma van para o município, mas a alfândega não tinha estes veículos, porém a solicitação segue em aberto. Depois do período eleitoral, lá por novembro, a prefeitura voltará a discutir a busca por novos produtos apreendidos.
Vereador da Câmara de São José do Cedro fez dois encaminhamentos durante a sessão ordinária de segunda-feira. FERNANDO WILL, relatou sobre a indicação solicitando melhorias no campinho do Loteamento São Domingos quanto aos problemas na tela e também nas goleiras. Ele afirmou que essa é uma reivindicação que foi feita ainda no ano passado, mas até agora isso não foi atendido. Por isso, novamente foi realizado esse pedido para buscar atender o pedido daquela localidade. O vereador também apresentou um pedido de informação quanto ao uso dos veículos oficiais da secretaria da Educação e da Assistência Social. De acordo com ele, os veículos estão tendo outra finalidade, sendo que eles deveriam ser utilizados para fins das duas secretarias. WILL comentou que o carro da Assistência Social está sendo usado pelo vice-prefeito. Já o carro da Educação está sendo utilizado por demais secretarias do poder executivo. Caso sejam constatados, ele afirmou que esses erros podem ser corrigidos.
Durante à noite no Legislativo cedrense, o vereador FERNANDO WILL também colocou quanto a concessão adicional de periculosidade, o que não é muito comum de ser concedido em São José do Cedro. Contudo, ele ainda comentou que algumas pessoas passaram a receber e está havendo o questionamento de outros servidores. Estes pedidos fazem parte do trabalho do vereador quanto ao cuidado com o dinheiro público.
Por sua vez, a secretária de Saúde de São José do Cedro, CARLA SILVESTRE, afirmou que essa concessão de peculiaridade aos agentes de Endemias é uma lei federal que existe a muitos anos, homologada em 2014. Segundo ela, há uma norma que detalha sobre o funcionário que trabalha com uso de motocicleta possui o direito de receber este adicional. Diferente do profissional que recebe adicional de insalubridade. Ela ainda explicou que os agentes de Endemias, que presta o serviço com a moto, além de receberem o insalubre, tem o direito a peculiaridade. A secretária ainda explicou que, a funcionária que ganha esse auxílio, presta o seu serviço com a motocicleta visando atender as demandas da área. O veículo foi adquirido há muitos anos e isso surpreendeu a secretária quanto ao pedido do direito. CARLA salientou que os servidores do setor nunca haviam recebido este auxílio, mas a concessão ocorreu apenas para esta servidora. Devido ainda às orientações quanto ao direito.
Conhecida nacionalmente como a "Terra do Vinho e do Queijo", Salgado Filho, no Paraná, vai promover a vigésima sexta edição da Festa do Vinho e do Queijo, amanhã, sábado e domingo no Bosque Municipal Arnaldo Busato. A informação é do presidente do Evento ADAIR SUGARI. Serão três dias com shows, palestras técnicas, exposição da indústria e comércio. Além da culinária e da exposição dos produtos coloniais produzidos localmente. O evento iniciará na sexta à noite com a escolha da rainha e princesas da festa, e na sequência com baile da Banda Brilha Som; DAY & LARA no sábado à noite com show nacional. Mais tarde ocorre um baile gaúcho com CHIQUITO e BORDONEIO. No domingo pela manhã o padre EZEQUIEL DALPOZO celebra missa com show, e a tarde show italiano. Segundo o presidente, durante a tarde de domingo haverá um show italiano e com a dupla MARCOS PAULO & MARCELO, e para encerrar, às 17 horas, terá show com Banda Barbarella.
No pavilhão de indústria e comércio haverá mais de 50 expositores de diversas linhas de produtos, como também animais a exposição para os visitantes. Conforme o presidente do Evento ADAIR SUGARI, também haverá uma vasta gastronomia durante os três dias de feira. Entre elas, almoço e jantar italiano, almoço típico gaúcho com costelão feito no fogo de chão e o café colonial aberto durante toda a exposição com valores populares. O presidente salientou que os expositores também buscaram inovar para atrair os consumidores.
A inauguração da nova sede da Ameosc em São Miguel do Oeste vai acontecer ainda neste mês, conforme prevê o presidente IVAN CANCI, também prefeito de Anchieta. A inauguração foi marcada para o próximo dia 29 a partir das 14 horas, conforme discutido e definido no encontro entre os prefeitos dos municípios associados. Foram investidos cerca de dois milhões de reais provenientes dos associados. Além da Ameosc, a nova sede também vai comportar os escritórios do Conder e da Cis-Ameosc. Isso vai qualificar os serviços prestados pela Associação no âmbito regional. O presidente comentou que também está em discussão a instalação do Núcleo de Convênios do Estado na nova sede. Atualmente ele se encontra num espaço da Casan. Mas ele ainda explicou que o edifício atual não possui mais espaços, porém o térreo poderia ser utilizado para esta e demais finalidades. Essa será uma outra decisão a ser discutida com os prefeitos. CANCI informou que a inauguração contará com palestras e momentos culturais.
A busca pela construção da nova sede da Ameosc foi através dos diversos prefeitos que passaram pela presidência da Associação. O atual presidente IVAN CANCI, citou os mais recentes como o ex-prefeito de São José do Cedro PLÍNIO DE CASTRO, hoje em memória, também do prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS, que antecedeu a presidência do atual. O presidente lembrou que foram dois anos de construção da nova sede, mas com um processo anterior que levou anos para serem discutidos. Ele ainda citou o prefeito de São Miguel do Oeste que cedeu o terreno para a construção do novo edifício. IVAN salientou que a Ameosc completa 51 anos de história neste final de mês.
Na noite de ontem a equipe de governo esteve na praça José João Grando, mais conhecida como praça da Igreja Matriz, para testar a iluminação em LED instalada em São José do Cedro. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, comentou que esta é uma das praças mais antigas do município e não recebia uma atenção necessária quanto a iluminação. Por isso, foi investido cerca de 15 mil reais na instalação do novo modelo de luminárias. Ele garantiu que essa melhoria se estenderá para as demais praças. Na avaliação dele, o local ficou bem iluminado proporcionando maior sensação de segurança. O prefeito ainda garantiu que o intuito é substituir as lâmpadas ao redor da praça José João Grando. No entorno será instalada lâmpadas de 150 watts. Foram 45 novas luminárias e a ideia é colocar mais dez em pontos ainda sem iluminação. ANDRADE salientou que os trabalhos seguirão na melhoria do paisagismo da praça como pintura das escadas, além de iniciar um projeto de revitalização da praça. A ideia é construir a Casa da Cultura junto a praça da igreja.
A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira deflagrou na manhã de ontem ação para reprimir o comércio irregular de cigarros paraguaios. A PF suspeita que associação criminosa seja sediada no Extremo-Oeste. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Descanso, todos expedidos pela Justiça Federal em razão de investigação criminal. A ação da PF, nesta etapa da investigação, tem por objetivo apreender cigarros de importação e comercialização proibida, documentos e objetos de interesse da investigação. Para além do interesse criminal, a ação tem reflexos diversos, sobretudo na defesa da saúde pública. Após o cumprimento das medidas, a investigação seguirá podendo haver novos desdobramentos. Se confirmando as condutas delitivas, os investigados podem responder pelos crimes de sonegação fiscal, descaminho e formação de quadrilha, cujas penas podem chegar a oito anos de reclusão.
A Polícia Militar apreendeu na noite de terça-feira um veículo que estava sendo utilizado para a prática do crime de descaminho no interior de Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, dentro do automóvel, todos os bancos, exceto o do motorista, estavam carregados com diversas caixas de vinho. O veículo apresentou suspeita após passar pelos policiais com a parte traseira rebaixada. Os militares tentaram fazer a abordagem, mas o condutor fugiu em direção ao interior de Dionísio. Após alguns quilômetros, o veículo parou e o motorista saiu correndo em meio à mata fechada, não sendo possível localizá-lo. Segundo a Polícia Militar, o veículo com placas de Pinhão, Paraná, estava com 466 garrafas de vinho provenientes da Argentina, sem os devidos despachos aduaneiros. O veículo e a mercadoria foram apreendidas e entregues na sede da Receita Federal.