-GOVERNO FEDERAL DECIDE PRIVATIZAR CORREIOS EM LEILÃO ÚNICO
-REFORMA DA PREVIDÊNCIA AVANÇA EM COMISSÃO DA ALESC
-PADRE RELATA RETOMADA DE ATIVIDADES NA IGREJA CATÓLICA
-OFICINAS E ENSAIOS DE MÚSICA RECEBEM NOVO ESPAÇO EM IPORÃ DO OESTE
-PRODUTOR DE MEL ORIENTA SOBRE ATIVIDADE NO INVERNO
-TUNÁPOLIS ESTUDA PROJETO PARA AMPLIAR ATENDIMENTO NA SAÚDE
-HOMEM MORRE ATROPELADO ENQUANTO DORMIA EMBAIXO DE CAMINHÃO
-DESCANSENSE MORRE ATINGIDO POR ÁRVORE
O tempo na região Extremo Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que o sol continue predominando. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 23graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 20centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
A tempestade Elsa ganhou status de furacão na noite desta terça-feira no momento em que o fenômeno se move em direção à Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com o Centro Nacional de Furacões que monitora tempestades do tipo, o Elsa se move em direção ao norte com ventos de aproximadamente 120 quilômetros por hora. O fenômeno vinha perdendo força depois de sua passagem por Cuba, na segunda-feira, de onde partiu sem registrar maiores danos. O Elsa chegou a ter o status de furacão retirado, mas voltou a esse patamar após nova aceleração.
Ao menos 150 pessoas foram mortas no feriado de Independência dos Estados Unidos. Elas foram mortas a tiros em cerca de 450 atos de violência ocorridos em todo o país, durante o fim de semana do último 4 de julho. Em Chicago, Illinois, 92 pessoas foram baleadas no fim de semana do feriado e 16 morreram. Entre os feridos, estão um comandante da polícia da cidade e um sargento que foram atingidos enquanto dispersavam um grupo, na manhã de segunda-feira. Ambos os oficiais foram levados para o hospital e não correm risco de vida.
O presidente do Haiti, JOVENEL MOÏSE, foi assassinado dentro da própria casa na madrugada desta quarta-feira. A informação foi confirmada pelas agências internacionais Reuters, EFE e AFP. Segundo o premiêdo país, CLAUDE JOSEPH, o ataque foi feito por um grupo de indivíduos que ainda não foi identificado, mas alguns dos envolvidos estavam falando espanhol. A primeira-dama, MARTINE MOÏSE, também foi baleada, mas sobreviveu. JOSEPH repudiou o "ato odioso, inumano e bárbaro" e pediu calma. "Todas as medidas para garantir a continuidade do Estado e proteger a Nação foram tomadas. A democracia e a República vão vencer", afirmou.
Em reunião ministerial na manhã de ontem o presidente JAIR BOLSONARO afirmou aos seus assessores que indicará nos próximos dias o atual advogado-geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, para o Supremo Tribunal Federal. O nome de MENDONÇA ainda não foi oficialmente anunciado. A indicação deve ocorrer assim que o ministro MARCO AURELIO MELLO se aposentar, no dia 12 de julho. MENDONÇA vinha sendo o mais cotado para a indicação, uma vez que BOLSONARO afirma que quer um ministro “terrivelmente evangélico” para o STF.MENDONÇA é pastor presbiteriano e também considerado leal a BOLSONARO.
Entrou em vigor neste mês de julho a lei que altera o Código do Consumidor e estabelece uma série de medidas para evitar o chamado "superendividamento". A lei foi sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO na última sexta-feira. Ela aumenta a proteção de quem tem muitas dívidas e não consegue pagá-las, e cria alguns instrumentos para conter abusos na oferta de crédito. Entre as novas regras, consumidores terão direito a uma espécie de recuperação judicial para renegociarem as dívidas com todos os credores ao mesmo tempo. A lei também passa a proibir qualquer tipo de assédio ou pressão para seduzir os consumidores.
A privatização dos Correios planejada pelo governo federal deve envolver a venda de 100 por cento da estatal, que hoje detém o monopólio do setor postal no Brasil. Para o leilão ocorrer no primeiro trimestre de 2022, como planejado, o Congresso ainda precisa aprovar o projeto de lei que permite que a iniciativa privada atue em operações hoje exclusivas dos Correios. Em março, o Poder Executivo divulgou que a desestatização da empresa seria por venda total ou majoritária das ações. Após avanços nos estudos, o governo optou pela primeira opção, ao entender que não deve manter uma participação minoritária nos Correios.
A Universidade Federal de Santa Catarina abrirá um processo seletivo não presencial para preencher duas mil e 96 vagas em cursos de graduação para ingresso no segundo semestre de 2021. A seleção usará notas do Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares da UFSC dos anos anteriores. Do total de vagas, mil 493 serão preenchidas pelos resultados do Enem dos anos de 2017 a 2020, e 603 pelas notas dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC. O edital será publicado no dia 12 de julho, e as inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 6 de agosto de 2021.
A Reforma da Previdência de Santa Catarina deu o primeiro passo na tramitação na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. A Proposta de Emenda à Constituição que é um dos dois projetos que tratam das mudanças nas aposentadorias e pensões dos servidores, teve a admissibilidade aprovada em sessão da Comissão de Constituição e Justiça. Ao ser admitida pela comissão que avalia se o texto é constitucional, a PEC ganhou sinal verde para começar a tramitar na Assembleia, junto com o projeto de lei complementar que também estabelece mudanças na Previdência do Estado. A partir de agora, os dois projetos passarão por uma análise conjunta de três comissões da Alesc: CCJ, Finanças e Tributação e Serviço Público. Elas avaliam pontos como se o texto se adéqua ao orçamento do Estado e às normas de trabalho dos servidores.
Do lado de fora da Alesc, um grupo de manifestantes ligado a sindicatos de categorias como professores, servidores estaduais e à Central Única dos Trabalhadores protestou contra a Reforma da Previdência de Santa Catarina.Já os Policiais Civis que também têm se posicionado contra pontos da reforma da Previdência não participaram do protesto. Lideranças da segurança pública civil têm conversas com deputados e com o governo do Estado para discutir as reivindicações da categoria. Enquanto isso, os policiais não devem promover nenhuma manifestação ou protesto contra o projeto. Regras como a pensão por morte para policiais, a idade mínima, as regras de transição e a alíquota extraordinária são os pontos mais atacados pela segurança pública na Reforma da Previdência do Estado.
-LEI SECA NO TRÂNSITO JÁ TEM 13 ANOS
-PADRE RELATA RETOMADA DE ATIVIDADES NA IGREJA CATÓLICA
-OFICINAS E ENSAIOS DE MÚSICA RECEBEM NOVO ESPAÇO EM IPORÃ DO OESTE
-PRODUTOR DE MEL ORIENTA SOBRE ATIVIDADE NO INVERNO
-TUNÁPOLIS ESTUDA PROJETO PARA AMPLIAR ATENDIMENTO NA SAÚDE
O cavalariano e ilustre incentivador da cultura gaúcha em Iporã do Oeste, VALDIR POLIS, enaltece a paixão pela tradição desde criança. Hoje na terceira idade, POLIS vendeu o cavalo para se dedicar a outros trabalhos, mas ainda acompanha as cavalgadas, com animal cedido por amigos. Ele inclusive fazia cavalgadas com amigos da Rádio Oeste FM antes da pandemia. Há quase 30 anos morando em Iporã do Oeste, o ilustre cavalariano sai sempre pilchado na cidade, apesar da pandemia ter impossibilitado a realização de eventos. VALDIR POLIS tem suas raízes no RS, onde aprendeu a se virar desde guri, pois o pai dele morreu cedo, aos 36 anos, quando POLIS ainda tinha 12, entrando na adolescência. Ele sofreu com a ausência do pai, enquanto passou a ser criado apenas pela mãe, junto com cinco irmãos. Apesar das dificuldades, POLIS mantém um perfil animado e irreverente, e claro, sempre honrando a tradição.
Iporã do Oeste está adaptando a Casa da Música, no antigo posto de saúde e CRAS, para realização de oficinas e ensaios. Conforme a diretora de Cultura, MARGLEI TREVISAN, a Casa da Música é um espaço seguro, propício e que atende as demandas do setor. Há pouco tempo foram incluídos neste espaço os alunos da Fanfarra, que estavam alocados no ginásio. Segundo MARGLEI, o local foi revitalizado para em breve ainda disponibilizar um centro de lazer e cultural. A diretora também destaca a área coberta instalada aos fundos da praça Reinoldo Ruschel, próximo à nova Casa da Música, no centro da cidade. Era uma aspiração da comunidade, para que as apresentações culturais, que antes ocorriam a céu aberto, não sejam prejudicadas por intempéries. Num futuro próximo, segundo MARGLEI, haverá muitas melhorias, também na área da praça do centro.
Conforme a diretora de Cultura, o setor atende oficinas de instrumentos, que são teclado, violão, gaita, flauta e ukulele, além de técnica vocal. Há 160 inscritos nas oficinas. Além destes, existem os alunos mais avançados, que formam a orquestra e a banda municipal, que totalizam mais de cem. O município também conta com cinco corais adultos, no centro e interior, e ainda um coral infanto juvenil. Na avaliação de MARGLEI TREVISAN, as oficinas são um celeiro, pois os iniciantes de hoje vão entrar na orquestra e na fanfarra no futuro. A diretora cultural reitera que todos os alunos precisam respeitar normas sanitárias, manter distanciamento social e usar máscara. Por outro lado, mesmo na situação da pandemia, o setor trabalha para deixar esta área fortalecida, a partir de termo de fomento com a prefeitura.
Padre relata retomada de atividades na igreja católica. Programações estão voltando à normalidade, porém ainda com restrições e cuidados especiais na prevenção a Covid. Conforme o pároco da Paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis, ADEMIR SCHNEIDER, a retomada do cotidiano com missas na Igreja Matriz e comunidade do interior faz parte de um momento ainda com necessidade de cuidados. A paróquia está realizando encontros de catequese, pequenas reuniões com lideranças e celebrações com Primeira Eucaristia e Crisma. São turmas de 2020 que não tiveram estas celebrações no ano passado e agora estão concluindo esta caminhada. O padre ADEMIR SCHNEIDERlembra que algumas restrições são mantidas como os ensaios, aglomerações e até apresentações dos corais nas missas. Coralistas que integram grupos de idosos, já receberam duas doses de vacinas e estão em processo de imunização.
O padre é otimista em relação às ações sociais. Por ser uma comunidade pequena, são poucas famílias em vulnerabilidade. Ajuda ocorre de forma bem pontual contemplando famílias que possuem necessidades. A igreja como um todo realiza com frequência coletas de alimentos e agasalhos. O padre lembra ainda que o município realiza trabalho exemplar no assistencialismo. ADEMIR SCHNEIDER informa que foram retomados os cursos de batismo com encontros a cada 60 dias. A igreja tem registrado pouca procura para cursos de noivos devido as restrições de realização de festas. Casamentos marcados para este ano foram transferidos para o ano que vem.
Lei Seca no trânsito já tem 13 anos. Conforme o Major DEIBER HAEFLINGER, comandante do posto da Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, mesmo nesse tempo todo, ainda é alto o volume de acidentes, especialmente de natureza grave, com mortes, provocados por motoristas embriagados. A corporação cobre quase mil quilômetros de estradas de Dionísio Cerqueira a Joaçaba. Seguidamente a Polícia Rodoviária planeja mobilizações em parcerias com as polícias locais, para coibir bebida de álcool no trânsito. Na opinião do major DEIBER, trata-se de uma questão cultural.
Muitos motoristas flagrados dirigindo embriagados não tem nenhum registro na polícia. São gente do bem, analisa DEIBER HAEFLINGER, o problema é que bebeu e dirigiu. Em sua defesa, a maioria deles alega para o guarda de trânsito que a bebida não influencia a sua maneira de dirigir, mas a polícia não aceita esse argumento. Hoje uma multa para quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool é de quase 2 mil reais. Se for pego pela segunda vez, a multa aumenta. Motorista não pode beber nem mesmo um gole e pegar o volante. Quando a Polícia Rodoviária faz uma operação Lei Seca, todos os veículos são parados e os condutores tem que passar pelo bafômetro.
Em três segundos de bafômetro o agente de trânsito sabe se o motorista bebeu ou não. De acordo com o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, o motorista pode se negar a passar pelo aparelho, só que nesse caso o agente vai entender que ele bebeu. Diante disso, se aplica a multa da mesma forma. Independente da quantidade de bebida alcoólica que ingeriu, a pessoa vai pagar em torno de dois mil reais de multa e ainda pode responder a um inquérito.
A coordenadora dos idosos em SJO, ILA WELTER, pede cautela em relação à retomada das atividades com a terceira idade. Ela comenta que a ansiedade é grande por receber os idosos, para que possam jogar baralho e dançar. Eles mesmos solicitam o retorno das atividades presenciais, porém o momento não permite. Segundo ILA, mesmo com os idosos vacinados, eles não estão livres de se infectar com a Covid, e podem inclusive transmitir para outras pessoas. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, SJO contabilizava 71 casos ativos para o coronavírus, o que segundo a coordenadora dos idosos, representa uma situação grave para o tamanho do município, e requer cuidados. Ainda nesta semana um idoso do município morreu por complicações da Covid.
ILA WELTER solicita para as pessoas saírem de casa apenas quando houver necessidade. Além disso, orienta para quando a pessoa chegar em casa, que tome vários cuidados, como deixar o calçado no lado de fora, usar álcool em gel, trocar de roupa e tomar banho. De acordo com a coordenadora, ninguém está livre de se infectar e transmitir o vírus, mas todos têm responsabilidade para evitar consequências piores. Quando há necessidade, ILA salienta que as enfermeiras vão à casa do paciente para fazer o acompanhamento. Enquanto eventos e confraternizações seguem paralisados, a coordenadora dos idosos de SJO programa o retorno do grupo de ginástica, no poliesportivo. Esta iniciativa também depende da situação da pandemia. ILA WELTER reforça o pedido para todos se cuidarem e confiem que dias melhores virão.
VANDERLEI NEITZEL, da comunidade de Enganador, no interior de Iporã do Oeste, trabalha com 22 espécies de abelhas sem ferrão. Ele explica que neste sistema é importante verificar a estrutura da caixa, que deve ter madeira porosa. Segundo NEITZEL, cada espécie de abelha tem certa população e uma difere da outra quanto ao manejo. Em dias com temperaturas mais baixas, orienta para o produtor deixar o enxame no porão de casa. Uma alternativa é colocar manta ou fazer proteção com isopor. O produtor observa que quando a temperatura chega a 18 ou 20 graus, as abelhas voltam a produzir. Também é importante verificar se o enxame tem alimento em estoque. Conforme VANDERLEI NEITZEL, a temperatura dos últimos dias é ideal para abrir a caixa e colocar o alimento, pois se o enxame não conseguir pólen ou néctar, vai morrer de fome.
Alimentando de forma adequada, segundo NEITZEL, o enxame se fortalece na saída do inverno e produzirá bem mais mel. Detalha que é possível fornecer xarope feito com um quilo de açúcar e um litro de água, fervido. Na hora de ferver a água é acrescentado o açúcar e se mexe até dissolver bem, por uns dois a três minutos. NEITZEL alerta para não colocar em dias frios, pois o xarope pode azedar com o tempo. Na visão do produtor, existem cada vez mais pessoas que apostam no trabalho com abelhas sem ferrão, que também contribui para o meio ambiente. Além de polinizar a natureza, conforme VANDERLEI NEITZEL, também pode ser extraído própolis, que é um produto medicinal.
O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, estima que o município deverá contratar programa de atendimento após o horário de expediente da Secretaria de Saúde. A situação depende ainda de legislações e encaminhamentos ao Ministério da Saúde. Na visão do prefeito, de modo geral o poder público deve prestar serviço de melhor qualidade, ser mais ágil e trazer mais benefícios à população. FREY destaca que a administração já remeteu ofícios e emendas parlamentares aos deputados estaduais, também já foi a Brasília e confirmou uma série de valores para Tunápolis. O prefeito admite que os trâmites dessas ações sempre são demorados e aguarda liberação de mais recursos com o passar do tempo. Ainda no início do mandato, MARINO FREY lembra que Tunápolis adquiriu veículos, com emendas da gestão anterior, e foram colocados à disposição da população. Para a Saúde, nesta segunda-feira houve entrega de veículo Spin, com sete lugares. Já na semana que vem deverá vir mais um veículo, este para o Setor de Urbanismo. Existem ainda outros projetos em andamento, como aquisição de caçamba e tanque para puxar água.
O prefeito de Tunápolis também manifesta preocupação com o aumento de casos de Covid-19. Lembra que na última semana a equipe de Saúde reuniu-se com diversos setores e alertou para que a população tome os devidos cuidados. Na manhã de ontem o movimento foi grande no posto de saúde e agora o município contabiliza mais de 70 pessoas com o vírus ativo, um número que não havia sido atingido desde o início da pandemia. De acordo com a avaliação técnica da área médica e Secretaria de Saúde, a proliferação do vírus ocorre principalmente entre grupos familiares, por muitas pessoas não usarem álcool em gel ou máscara quando visitam parentes. MARINO FREY solicita para a população colaborar, de modo que não seja necessário tomar medidas mais rígidas. Desde segunda-feira, todas as pessoas que positivam para Covid ou tiveram contato com alguém que foi confirmado com o vírus são obrigadas a assinar termo de isolamento. A vigilância sanitária toma medidas para autuar quem descumprir as normas, como processo administrativo, com multa de 300 reais, ou até processo judicial.
-POLÍCIA FEDERAL DESARTICULA GRUPO QUE COMERCIALIZAVA VINHOS ILEGAIS PELA INTERNET
-CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA REGIÃO
-HOMEM MORRE ATROPELADO ENQUANTO DORMIA EMBAIXO DE CAMINHÃO
-DESCANSENSE MORRE ATINGIDO POR ÁRVORE
A Polícia Federal desarticulou grupo que comercializava vinhos ilegais pela internet. Operação ocorreu na manhã desta terça-feira, quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu, em duas residências, uma empresa e um galpão utilizado como depósito do grupo, todos localizados na cidade de Francisco Beltrão. A investigação iniciou em 2019, devido a apreensões de garrafas de vinho despachados pelos Correios. A polícia apurou que o grupo criou duas empresas distintas e por intermédio delas passou a vender os vinhos usando plataformas de comércio eletrônico, contas bancárias próprias e terceiros para receber os pagamentos. Os vinhos eram despachados para todo o Brasil. Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, que tem pena de até quatro anos de reclusão, praticado por meio de associação criminosa, com pena de até três anos.
Uma casa foi destruída por incêndio por volta da meia noite de ontem, na comunidade de São Roque, interior de Romelândia. O Corpo de Bombeiros ainda tentou controlar o incêndio, mas a residência foi completamente tomada pelo fogo. Segundo relato dos proprietários, o casal tinha acabado de ir dormir quando ouviram um estouro forte que vinha da rede elétrica até a caixa do contador da casa. O filho do casal, que mora ao lado, relata que ouviu um barulho forte, tipo estrondo, momento em que viu os fios da rede elétrica e o contador da casa dos pais pegando fogo. Quando foi até a residência, ela já estava praticamente tomada pelo fogo. Ele ajudou os pais a saírem da casa, que era de madeira e foi completamente destruída. Os proprietários não se feriram, mas foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, pois se encontravam em estado de choque. A Polícia Militar fez o isolamento do local, registrou o fato, orientou e liberou as partes após os procedimentos.
Um homem, que não teve a identidade revelada, morreu atropelado por um caminhão enquanto dormia embaixo do veículo, na tarde desta terça-feira. O atropelamento ocorreu na Rua Machado de Assis, no centro de Caibi. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o veículo se moveu e acabou atropelando o homem. Ele teve esmagamento de crânio e não resistiu aos ferimentos. Não há informação de como o caminhão se moveu. Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local, o homem já estava morto. A Polícia Militar esteve no local para os procedimentos cabíveis.
Outro homem, este morador de Descanso, morreu após ser atingido por árvore. DARI BASSO, 61 anos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira, por volta das 17h, na comunidade de Linha Matão, interior do município. Segundo informações, ele estava trabalhando no corte de árvores, quando foi sendo atingido por uma delas. Populares relataram que o homem encontrava-se caído em uma região de mata, tendo sido possivelmente, atingido por árvore que estava sendo cortada. Alguns indícios apontavam que o acidente havia ocorrido há algumas horas. A Polícia Civil foi acionada e uma equipe foi até o local para apurar o fato. DARI BASSO será sepultado hoje, na Linha Cachoeirinha, interior de Descanso. Atos fúnebres a partir das 14h.