ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-07-2020 Terça-Feira

-TESTES COM VACINA CHINESA CONTRA COVID-19 COMEÇAM DIA 20 NO BRASIL

-ESTADO CONTABILIZA PREJUÍZOS DE 277 MILHÕES DE REAIS COM CICLONE

-EVENTO DO DIA C DE COOPERAR ARRECADA MAIS DE 12 MIL EM DOAÇÕES PARA APAE E CRAS

-TRANSPORTADORES REIVINDICAM AUXÍLIO PARA COMPENSAR PERDAS COM A PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES

-DEVIDO À PANDEMIA, VISITANTES OPTAM POR ATRATIVOS LOCAIS E FORTALECEM TURISMO REGIONAL

-CONSUMIDOR MUDA HÁBITOS E INCREMENTA PRODUTOS MAIS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO

-MOTORISTA TENTA ATROPELAR POLICIAIS DURANTE A OPERAÇÃO HÓRUS

-POLÍCIA MILITAR FEZ MAIS DE 12 MIL ATENDIMENTOS NA ÁREA DE FRONTEIRA

-TAXISTA É ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que suspenderão vistos para estudantes estrangeiros cujas aulas sejam transferidas para um formato virtual devido à pandemia de Covid-19. O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos disse em comunicado que os estudantes com vistos cujas escolas operam apenas online "devem sair do país ou tomar outras medidas, como a transferência para uma escola com instrução presencial". Caso contrário, os estudantes correm o risco de serem expulsos.


O Congresso do Peru voltou atrás e aprovou uma reforma constitucional que elimina a imunidade para os parlamentares e o presidente depois que o governo anunciou um referendo sobre o tema para 2021. Em uma sessão virtual no sábado, o Congresso rejeitou a ideia: a proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções. No domingo, o presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, anunciou que em 2021 submeteria a um referendo a proposta de reforma para eliminar a imunidade parlamentar. Após o anúncio, o Congresso aprovou em uma nova sessão virtual a reforma constitucional com 110 votos a favor e 13 contra. Assim, foi eliminada a imunidade para os parlamentares e altos funcionários públicos, como presidente e ministros.


A Procuradoria Geral da Bolívia voltou a acusar nesta segunda-feira o ex-presidente EVO MORALES por supostos crimes de terrorismo e por financiar a prática. Desde dezembro, EVO está na Argentina como refugiado após deixar o poder em uma crise eleitoral. De acordo com a procuradoria, o ex-presidente teria coordenado por telefone com um líder plantador de coca o bloqueio alimentar e o cerco das capitais durante os conflitos que tomaram o país em 2019, ano de acusações de fraude nas eleições presidenciais.



O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a lei aprovada pelo Congresso que permite que empresas reduzam salários de seus empregados com redução proporcional da jornada e suspendam contratos de trabalho temporariamente durante a pandemia do novo coronavírus. As normas já estavam em vigor desde abril, quando foram editas pelo governo federal na Medida Provisória. Com isso, o governo deverá permitir, por mais dois meses, a suspensão de contratos e, por mais um mês, a redução de jornada. BOLSONARO vetou prorrogar a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2021 para setores considerados intensivos em mão de obra. A justificativa é de que a medida "acaba por acarretar renúncia de receita”.


O Ministério Público Federal pediu nesta segunda-feira o afastamento de RICARDO SALLES do posto de ministro do Meio Ambiente. Para os procuradores, SALLES age com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo no ato de improbidade administrativa. Na ação, o MPF relaciona várias ações de RICARDO SALLES à frente do Ministério do Meio Ambiente que favoreceriam a desestruturação da política ambiental no Brasil. Na ação, os procurados pedem ainda que SALLES perca os direitos políticos durante cinco anos, além de ter de ressarcir danos e pagar multa.


A potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil no próximo dia 20 de julho. Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com nove mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados, além de São Paulo, noRio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Na sexta-feira passada, a Anvisa autorizou a realização dos testes. Em relação ao status dos ensaios realizados com candidatas a vacina em todo o mundo, o documento mais recente da Organização Mundial da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, afirmou que a Sinovac estava agora na Fase Três.


As Prefeituras de Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriúanunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus. Em Itajaí a distribuição para a população começa nesta terça e em Biguaçu e Balneário Camboriú deve ocorrer também nesta semana. A intenção é tratar 100 mil pessoas só em Itajaí.Entidades de Santa Catarina e a Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a eficácia de antiparasitários para tratamento contra a Covid-19 não é comprovada em seres humanos e que ainda são necessários estudos científicos para apontar os benefícios e seguranças aos pacientes.


Uma semana após a passagem do ciclone bomba que atingiu o sul do país, o Governo de Santa Catarina ainda contabiliza os estragos, mas estima que o prejuízo seja de 277 milhões e 800 mil reais. O governo decretou ainda na semana passada estado de calamidade pública. O fenômeno resultou na morte de 13 pessoas, sendo 11 delas em Santa Catarina, uma no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Há ainda duas pessoas que morreram enquanto trabalhavam arrumando casas: uma em Garuva e outra em Piçarras, no Norte catarinense. Mais de um milhão e meio de imóveis ficaram sem energia elétrica na semana passada por causa do ciclone e centenas delas continuavam sem energia ainda na noite de segunda, principalmente no Norte catarinense e na Grande Florianópolis.


Mais dois depoimentos estão marcadas para a reunião desta terça-feira da CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os depoimentos começam a partir das cinco horas da tarde. O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, será um dos ouvidos pelos membros da comissão. Ele foi responsável por criar o grupo de Whatsapp com o objetivo de auxiliar o Estado na compra dos equipamentos e insumos necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Conforme os parlamentares, o secretário participava ativamente do grupo. A CPI também ouvirá VANDERLEI VANDERLINO VIDAL, ex-superintendente administrativo da Secretaria de Estado da Saúde.


-EVENTO DO DIA C DE COOPERAR ARRECADA MAIS DE 12 MIL EM DOAÇÕES PARA APAE E CRAS

-TRANSPORTADORES REIVINDICAM AUXÍLIO PARA COMPENSAR PERDAS COM A PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES

-DEVIDO À PANDEMIA, VISITANTES OPTAM POR ATRATIVOS LOCAIS E FORTALECEM TURISMO REGIONAL

-CONSUMIDOR MUDA HÁBITOS E INCREMENTA PRODUTOS MAIS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO


Central de recebimento de doações de Descanso é aberta para famílias do Cadastro Único. Conforme a secretária de Assistência Social, JOSEMARI LEAL, as doações recebidas foram entregues aos atingidos e o restante será destinado para as demais famílias. Ela explica que as doações recebidas supriram as necessidades das famílias atingidas pelo tornado, mas como ainda há bastante material como roupas, calçados, móveis e outros itens, foi decidido abrir para que famílias que recebem o Bolsa Família e são cadastradas no CadÚnico possam vir até a central e retirar o que precisarem. Até quarta-feira a central atenderá famílias que recebem o Bolsa Família e do CadÚnico. Já na quinta e sexta-feira a central estará aberta para a população em geral.A central está localizada no ginásio de esportes do Bairro Jaroseski. O horário de atendimento será das oito às 11 e 30 e das 13 às 16 horas.


Parlamentar é contra volta ás aulas presenciais em agosto. A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão de Educação, relata que uma nota publicada no início do mês deixa claro a posição da comissão de que não há condições para volta ás aulas presenciais em três de agosto. Como justificativa, cita o aumento no número de casos da Covid-19 nos municípios pequenos. Outro ponto é que Santa Catarina possui a taxa mais alta em ocupação de leitos de UTI’s destinados para casos de coronavírus. A deputada considera que a volta parcial das aulas presencias não é viável para o aluno. LUCIANE questiona qual será o resultado na aprendizagem se uma vez por semana cada turma for para a escola. Por outro lado, tem o risco que funcionários e alunos estarão correndo. LUCIANE considera que o retorno deve sim ocorrer, mas somente quando os casos de coronavírus estiverem estáveis em todo estado.


Produção no campo diminui, mas consumo e preço do leite registram alta. O conselheiro e membro do Conselho de Produtores e Indústrias do Leite, o Conseleite, JOSÉ ARAÚJO, ressalta que apesar das dificuldades que a pandemia trouxe para todos os setores, as indústrias não estão estocando produto e o consumo de leite continua em alta. O que registrou queda, segundo ARAÚJO, foi à produção no campo, principalmente por influencia da seca que prejudicou o desenvolvimento das pastagens. Conforme o conselheiro, este mês o produtor teve um reajuste no preço, mas em compensação, o custo de produção continua elevado devido ao preço da soja e do combustível. O litro do leite está sendo comercializado em média a um e 60 e um e 65, o que depende do volume e da qualidade do leite em cada propriedade.


Belmonte atende quase 300 alunos com atividades escolares a distancia. A secretária de Educação, DILVANE SCHIRMANN, comenta que sem a previsão concreta da retomada das aulas presenciais, estão sendo mantidas as atividades à distância. Ela cita que a rede municipal conta com 295 estudantes, entre educação infantil e ensino fundamental. DILVANE destaca que na educação infantil o trabalho é feito de forma mais lúdica, e com os alunos maiores é seguido o conteúdo previsto no currículo. A secretária diz que também está sendo mantido o quadro de profissionais, sendo que para alguns que tinham direito foram concedidas férias. Ela comenta que o município elaborou um plano de ação, prevendo o retorno das aulas presenciais para agosto ou setembro, documento que também irá orientar a melhor forma de conduzir os trabalhos. A projeção é retomar as aulas com turmas compostas somente pela metade dos alunos para evitar a aglomeração.


CAESP Renascer de São João do Oeste retoma atendimento presencial dos profissionais da saúde. A diretora da escola especial, VANESSA SCHWENGBER, destaca que as atividades presenciais estão suspensas desde o mês de março, e o conteúdo aos alunos está sendo repassado pelas redes sociais e canais online. VANESSA ressalta que a partir deste mês, a equipe de profissionais da saúde, como fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e psicóloga, retomaram os atendimentos presenciais. Também foram normalizadas as consultas com neurologista e psiquiatra. A diretora diz que até então os profissionais exerciam o trabalho de casa, também com a avaliação de novos alunos que vão ingressar na escola especial. Ela lembra que os atendimentos são feitos com a adoção de todas as medidas de prevenção, como a higienização da sala e o uso de álcool 70, máscaras, luvas e roupas de proteção.


Regional de Educação registra falta de alimentos em programa do governo estadual. Foram distribuídos mil 570 kits, o que representa 50 por cento da demanda. Mais de 300 famílias que já demonstraram interesse ainda não receberam os alimentos. Conforme a professora JANE DA ROSA, que coordena à distribuição nos cinco municípios de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga, nesta segunda etapa todos os estudantes possuem direito ao kit. Com base neste interesse a Regional de Educação solicitou mais 317 kits para atender escolas de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. 182 alunos estão recebendo pela segunda vez. Eles fazem parte do Programa Bolsa Família e tiveram prioridade na primeira etapa, realizada em maio. O kit de alimentação foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, usando compras que seriam destinadas para as escolas.


Entrega dos kits deve ser concluída esta semana. Esta etapa é extensiva a toda a rede estadual de ensino, com 540 mil estudantes matriculados. O governo está realizando compra de alimentos da agricultura familiar para atender a totalidade de alunos. De acordo com a professora JANE DA ROSA, o kit objetiva contribuir com a alimentação dos alunos que estão em casa em período de isolamento social. A professora ressalta que os kits são distribuídos conforme o número de estudantes e desta forma, uma família pode receber maior quantidade, dependendo do número de alunos matriculados. JANE DA ROSA considera que esta ação contribui na alimentação e economia das famílias. A professora ressalta que já ocorreu questionamento sobre a variedade de produtos do kit. Ela chama atenção que a secretaria de Estado da Educação entrega apenas alimentos não perecíveis e por isso o kit não conta com frutas e carne.


Evento do Dia C de Cooperar arrecada mais de 12 mil em doações para APAE e CRAS de Iporã do Oeste. O evento, uma live com os irmãos gêmeos Felipe e Fernando Borba, foi realizado no sábado, e todas as doações arrecadadas serão destinadas a APAE Caminho de Luz e ao CRAS. As entidades organizadoras do Dia C de Cooperar em Iporã do Oeste são o Sicredi, Sicoob, Cresol e Cooper Fronteira Sul. Segundo informações da agência local do Sicredi, foram arrecadados cerca de 12 mil e 700 reais, doados por 120 pessoas. Maior parte deste valor foi doação em dinheiro, e o restante depósito bancário ou de forma online. Nos pontos de coleta disponibilizados nas entidades organizadoras foram arrecadados ainda 108 quilos de alimentos, 72 peças de roupas e 25 calçados. Na tarde de hoje os organizadores se reúnem com representantes da APAE e CRAS para tratar sobre a divisão das doações. Parte do valor será revertido na compra de cobertores, que é uma das principais demandas apresentadas pelas famílias que serão atendidas. O evento de sábado também teve uma avaliação positiva, sendo que o vídeo da transmissão no YouTube já teve mais de 5 mil visualizações.


Transportadores reivindicam auxílio para compensar perdas com a paralisação das atividades. Em reunião na última sexta-feira, representantes do setor de transportes estiveram reunidos com o prefeito LUCIO MALLMANN para solicitar auxílio para a categoria, que está com as atividades paralisadas desde o início da pandemia, quando as aulas foram suspensas e o serviço de transporte foi interrompido. Conforme a sócia proprietária de uma empresa responsável por linhas de ônibus do transporte escolar, FABIANE WELTER, a categoria paralisou as atividades no dia 18 de março, e até o momento não há previsão de retorno aos trabalhos, o que traz vários prejuízos financeiros aos trabalhadores do setor, considerando que custos fixos foram mantidos. Ela lembra que o setor de transportes foi um dos primeiros a paralisar seus serviços, e provavelmente será o último a retomar as atividades.


O contrato dos transportadores com a prefeitura foi mantido, mas como não está ocorrendo o transporte escolar, não está sendo feito o pagamento. FABIANE WELTER lembra que o pagamento aos transportadores terceirizados da prefeitura é feito conforme a quilometragem que é percorrida. A sócia proprietária da empresa de transporte escolar enfatiza que a reunião da última semana teve como objetivo discutir alguma forma de auxílio aos transportadores, e na oportunidade foi entregue uma documentação do FNDE, para buscar ajuda financeira. FABIANE comenta que a resposta foi recebida já no final de semana pelos transportadores, de que não existe nenhum auxílio financeiro legal que possa ser repassado ao setor neste momento. Ela considera que a paralisação das atividades escolares ocorreu muito cedo, já que a pandemia ainda não estava presente nos pequenos municípios de nossa região.


Devido à pandemia, visitantes optam por atrativos locais e fortalecem turismo regional. Segundo a consultora do SEBRAE, TRAUTE LIMBERGER, em todo o país está sendo desenvolvido o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, e por um período o projeto esteve paralisado em função da pandemia. A consultora explica que o projeto seria executado até o mês de maio, mas como teve que ser interrompido, o prazo de execução foi estendido até dezembro. TRAUTE ressalta que devido às restrições da pandemia, o projeto não teve muitos avanços na região, e com os municípios está sendo trabalhada a parte documental através das exigências do Ministério do Turismo para inserir as cidades no Mapa Turístico Nacional. Ela lembra que mesmo com a situação do coronavírus este trabalho está tendo continuidade, já que pode ser realizado a distância.


A consultora do Sebrae cita que com o isolamento social, houve algumas mudanças de hábito no setor de turismo. Pessoas que tinham por costume viajar para destinos mais distantes, estão optando por lugares turísticos mais próximos. Ela comenta que isso se justifica pelas medidas de prevenção ao Covid, também porque muitos trabalhadores tiveram as férias fracionadas devido a paralisação de seus trabalhos na pandemia, e ainda, como medida de corte de despesas. TRAUTE LIMBERGER considera que isso favorece, valoriza e fortalece o turismo regional, com reserva de visitas feitas para o local de destino mesmo dia. A consultora lembra que aos interessados em trabalhar com turismo, é preciso ter ciência de que os resultados são gradativos, e é fundamental se preparar para receber visitantes próximos ou turistas que vem de regiões mais distantes, considerando a diferença que há entre este público, a exemplo de gostos e exigências.


Consumidor muda hábitos durante a pandemia e incrementa produtos mais saudáveis na alimentação. Conforme o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, a ACATs, PAULO CESAR LOPES, os primeiros dois meses do ano foram muito bons em vendas, com a recuperação da economia e boas expectativas para o ano. Ele afirma que participou da reunião em março com o governo quando da definição das restrições de atendimento devido a pandemia, e havia informações de que a doença poderia gerar 50 mil mortes no estado, o que assustou a todos e contribuiu para adoção das medidas imediatas de isolamento social. O presidente comenta que ainda antes do primeiro decreto do governo do estado no dia 17 de março, o comitê de crise da ACATs definiu um protocolo de segurança para o atendimento e a preservação de clientes e colaboradores.


Pelo período que os supermercados permanecem abertos e pela exposição dos colaboradores, o presidente da ACATs avalia que foram poucas as contaminações do vírus registradas em estabelecimentos de todo o estado. PAULO CESAR LOPES diz que o setor não registrou quedas nas vendas, pelo contrário, principalmente no mês de março, quando os consumidores aumentaram as compras estocando produtos em casa com medo do que pudesse acontecer com a situação da pandemia. Ele comenta que em parceria com os governos foi feita divulgação para garantir que não haveria problema com o abastecimento, o que se confirmou. Em comparação ao mesmo período do ano passado, de janeiro a maio deste ano houve um aumento de cerca de 5% nas vendas. Fatores como a suspensão das aulas, a permanência dos filhos em casa e as refeições sendo feitas mais em casa contribuíram para aumentar as vendas nos supermercados.


Historicamente, o presidente da ACATs afirma que o segundo semestre costuma ser melhor para o setor, mas ainda há indefinição quanto ao comportamento do consumidor. PAULO CESAR LOPES comenta que uma das principais mudanças no comportamento do consumidor foi que por questões de segurança ele está indo menos vezes ao mercado, mas está comprando mais de uma única vez. A opção também passou a ser mais por produtos saudáveis e frescos, como frutas e verduras, além de produtos de limpeza devido ao maior cuidado com a higiene. O presidente da ACATs acredita que estes são hábitos que o consumidor irá continuar adotando, em função dos benefícios que obtiveram para a saúde. Ele lembra que atividades da associação também foram adiadas, como a feira do segmento prevista para junho. Encontros regionais estão ocorrendo de forma online, e o ponto positivo é que a participação a distância tem sido maior do que a presencial.


-MOTORISTA TENTA ATROPELAR POLICIAIS DURANTE A OPERAÇÃO HÓRUS

-POLÍCIA MILITAR FEZ MAIS DE 12 MIL ATENDIMENTOS NA ÁREA DE FRONTEIRA

-TAXISTA É ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO


Polícia Militar Rodoviária apreende 40 mil em mercadorias contrabandeadas na SC 157. A ocorrência foi atendida por volta das 10 horas e 15 minutos desta segunda-feira, na SC 157 em São Lourenço do Oeste. Durante fiscalização de trânsito a guarnição PMR abordou um Palio Fire que era conduzido por um homem de 37 anos e tinha como ocupante outro homem de 57 anos. Durante entrevista os ocupantes mostraram nervosismo. Os policiais abordaram outros veículos com foco nas placas do Rio grande do Sul. Ao abordar um Golf conduzido por um homem de 52 anos tendo como passageiro um homem de 33 anos policiais localizaram grande quantidade de mercadorias oriundas do Paraguai sem os devidos desembaraços aduaneiros. Os celulares e acessórios de internet somam um valor aproximado de 40 mil reais.


Os envolvidos informaram que a mercadoria eram de propriedade deles e que o Palio abordado inicialmente pela polícia fazia a escolta da mercadoria, como batedor, e que se comunicavam através de do WhatsApp. Ainda nos veículos foram encontrados rádios comunicadores portáteis,sendo um em cada veículo, porém não estavam ligados no momento das abordagens. A mercadoria e os veículos foram apreendidos e encaminhados a delegacia da receita Federal e os envolvidos liberados. A ação contou com a presença da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste bem como a equipe do canil da Polícia Civil de Pato Branco, PR e da PRF.


Motorista tenta atropelar Policiais Militares durante a Operação Hórus. No início da tarde desta segunda-feira, a PM de Dionísio Cerqueira, realizava barreira da Operação Hórus no interior do município, onde ocorrem crimes de contrabando e descaminho. Durante as abordagens, uma Tucson se aproximou em alta velocidade. Ao ver a guarnição o condutor fez uma manobra brusca e fugiu. A guarnição iniciou buscas e localizou o veículo, e ao tentar abordar o condutor, ele arrancou bruscamente em direção aos policiais, que por pouco não foram atropelados. O veículo fugiu novamente em alta velocidade. Após perder o controle e colidir contra um barranco o motorista fugiu em direção a mata. Com apoio de guarnições da PM da região e do Canil e o autor foi localizado, preso e conduzido com o veículo até a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O veículo apreendido estava sem os bancos e preparado para contrabando ou descaminho e possuía ainda um rádio comunicador irregular.


Polícia Militar fez mais de 12 mil atendimentos na área de fronteira em 2020. A Polícia Militar realiza com regularidade operações policiais direcionadas para o enfrentamento ao tráfico de drogas e ações rotineiras. No primeiro semestre de 2020 foram realizados 12 mil 420 atendimentos nos 35 municípios que compõem a área de atuação da nona região de Polícia Militar de Fronteira. Os cinco atendimentos de maior acionamento foram de averiguação de pessoa em atitude suspeita, com dois mil e 70 atendimentos, perturbação do trabalho e sossego alheios, com mil 277 atendimentos, ameaça com 840 atendimentos, acidentes de trânsito com apenas danos materiais 824 acionamentos e o quinto maior índice de atendimentos foram de auxílios a comunidade, com 721 acionamentos.


No mesmo período, nos atendimentos de ocorrências e nas operações policiais, 42 armas de fogo foram apreendidas. No enfrentamento ao crime organizado os policiais militares apreenderam cerca de 128 quilos de maconha e mais de 750 comprimidos de drogas sintéticas, sendo atendidas 46 ocorrências relativas ao tráfico de drogas. O total de atendimentos também gerou o número de 634 pessoas qualificadas como autores em variados tipos de crimes e contravenções penais, além do cumprimento de 95 mandados de prisão. No campo da fiscalização de ordem pública em decorrência da pandemia no primeiro semestre deste ano sete mil 83 estabelecimentos foram vistoriados, onde 115 foram notificados, 11 estabelecimentos interditados, além de sete termos circunstanciados foram expedidos pelos policiais militares por descumprimento de normas sanitárias relativas a aglomerações de pessoas.


Taxista é atingido por disparos de arma de fogo. Por volta das 19 horas de ontem os bombeiros de Itapiranga socorreram um idoso de 71 anos atingido por disparos de arma de fogo. A ocorrência iniciou no Distrito do Basílio da Gama, Pinheirinho do Vale, RS. Conforme informações da Polícia Militar o taxista foi atingido por disparos de arma de fogo. Populares transportaram a vítima com barquinho pelo Rio Uruguai até o porto da barca em Itapiranga. Os bombeiros realizaram atendimento na margem do rio e conduziram a vítima para o Hospital Sagrada Família. O idoso apresentava hemorragia intensa em perfurações no ombro direito, braço direito e na face. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga prestou apoio na ocorrência. O taxista foi transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Na madrugada de hoje o paciente foi levado de ambulância para o Hospital Regional de Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.