ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/07/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... grau. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que suspenderão vistos para estudantes estrangeiros cujas aulas sejam transferidas para um formato virtual devido à pandemia de Covid-19. O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos disse em comunicado que os estudantes com vistos cujas escolas operam apenas online "devem sair do país ou tomar outras medidas, como a transferência para uma escola com instrução presencial". Caso contrário, os estudantes correm o risco de serem expulsos.

O Congresso do Peru voltou atrás e aprovou uma reforma constitucional que elimina a imunidade para os parlamentares e o presidente depois que o governo anunciou um referendo sobre o tema para 2021. Em uma sessão virtual no sábado, o Congresso rejeitou a ideia: a proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções. No domingo, o presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, anunciou que em 2021 submeteria a um referendo a proposta de reforma para eliminar a imunidade parlamentar. Após o anúncio, o Congresso aprovou em uma nova sessão virtual a reforma constitucional com 110 votos a favor e 13 contra. Assim, foi eliminada a imunidade para os parlamentares e altos funcionários públicos, como presidente e ministros.

A Procuradoria Geral da Bolívia voltou a acusar nesta segunda-feira o ex-presidente EVO MORALES por supostos crimes de terrorismo e por financiar a prática. Desde dezembro, EVO está na Argentina como refugiado após deixar o poder em uma crise eleitoral. De acordo com a procuradoria, o ex-presidente teria coordenado por telefone com um líder plantador de coca o bloqueio alimentar e o cerco das capitais durante os conflitos que tomaram o país em 2019, ano de acusações de fraude nas eleições presidenciais.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a lei aprovada pelo Congresso que permite que empresas reduzam salários de seus empregados com redução proporcional da jornada e suspendam contratos de trabalho temporariamente durante a pandemia do novo coronavírus. As normas já estavam em vigor desde abril, quando foram editas pelo governo federal na Medida Provisória. Com isso, o governo deverá permitir, por mais dois meses, a suspensão de contratos e, por mais um mês, a redução de jornada. BOLSONARO vetou prorrogar a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2021 para setores considerados intensivos em mão de obra. A justificativa é de que a medida "acaba por acarretar renúncia de receita”.

O Ministério Público Federal pediu nesta segunda-feira o afastamento de RICARDO SALLES do posto de ministro do Meio Ambiente. Para os procuradores, SALLES age com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo no ato de improbidade administrativa. Na ação, o MPF relaciona várias ações de RICARDO SALLES à frente do Ministério do Meio Ambiente que favoreceriam a desestruturação da política ambiental no Brasil. Na ação, os procurados pedem ainda que SALLES perca os direitos políticos durante cinco anos, além de ter de ressarcir danos e pagar multa.

A potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil no próximo dia 20 de julho. Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com nove mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados, além de São Paulo, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Na sexta-feira passada, a Anvisa autorizou a realização dos testes. Em relação ao status dos ensaios realizados com candidatas a vacina em todo o mundo, o documento mais recente da Organização Mundial da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, afirmou que a Sinovac estava agora na Fase Três.

As Prefeituras de Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus. Em Itajaí a distribuição para a população começa nesta terça e em Biguaçu e Balneário Camboriú deve ocorrer também nesta semana. A intenção é tratar 100 mil pessoas só em Itajaí. Entidades de Santa Catarina e a Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a eficácia de antiparasitários para tratamento contra a Covid-19 não é comprovada em seres humanos e que ainda são necessários estudos científicos para apontar os benefícios e seguranças aos pacientes.

Uma semana após a passagem do ciclone bomba que atingiu o sul do país, o Governo de Santa Catarina ainda contabiliza os estragos, mas estima que o prejuízo seja de 277 milhões e 800 mil reais. O governo decretou ainda na semana passada estado de calamidade pública. O fenômeno resultou na morte de 13 pessoas, sendo 11 delas em Santa Catarina, uma no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Há ainda duas pessoas que morreram enquanto trabalhavam arrumando casas: uma em Garuva e outra em Piçarras, no Norte catarinense. Mais de um milhão e meio de imóveis ficaram sem energia elétrica na semana passada por causa do ciclone e centenas delas continuavam sem energia ainda na noite de segunda, principalmente no Norte catarinense e na Grande Florianópolis.

Mais dois depoimentos estão marcadas para a reunião desta terça-feira da CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os depoimentos começam a partir das cinco horas da tarde. O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, será um dos ouvidos pelos membros da comissão. Ele foi responsável por criar o grupo de Whatsapp com o objetivo de auxiliar o Estado na compra dos equipamentos e insumos necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Conforme os parlamentares, o secretário participava ativamente do grupo. A CPI também ouvirá VANDERLEI VANDERLINO VIDAL, ex-superintendente administrativo da Secretaria de Estado da Saúde.

Ameosc entrega mais de quatro mil e 800 protetores faciais para municípios e entidades. A entrega dos materiais ocorreu por meio da parceria da Associação e a UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina. Conforme o secretário executivo, AIRTON FONTANA, a iniciativa de distribuir o material aos municípios surgiu após discussão do Comitê de Crise para o enfrentamento ao coronavírus. Ele explica que a entidade adquiriu parte do material para produção dos protetores, e o restante é disponibilizado pela UDESC. A universidade também é a responsável pela montagem dos protetores. FONTANA comenta que a destinação dos protetores é para profissionais da saúde dos 19 municípios, e também bombeiros. Cita que para associação cada protetor teve um custo de cerca de um real.

Administração de Marmeleiro trabalha no combate ao Coronavírus. A informação é de JAIMIR GOMES, prefeito do município. Através da Secretaria de Saúde, buscam barrar a disseminação do vírus. O método que vinha sendo utilizado é de repressão a grupos que se recusavam a respeitar o isolamento social. Ação foi feita numa parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar e Prefeitura.

Número de recuperados e de contaminados pelo coronavírus é quase o mesmo. Na visão do prefeito, a baixa registrada no número de contaminados é devido às ações da administração. Segundo o prefeito, elas que frearam a contaminação pelo vírus no município, evitando aglomerações e tomando as precauções necessárias. JAIMIR ressalta que até ontem o número de confirmados em Marmeleiro era de 85 pessoas. Porém, desses, somente dois seguem hospitalizados e seis se recuperam em casa.

Crescem casos de coronavírus. ELIZANDRA DA SILVA – Secretária de Saúde de Campo Erê, informa que em 24 horas subiu muito a contaminação na cidade, deixando o município em estado de alerta. Diante disso, ela precisou alterar o funcionamento das unidades de saúde. As duas que funcionam na cidade chegaram a receber duzentas pessoas num dia. Agora esses estabelecimentos só atendem situações de urgência e emergência. Pessoas suspeitas de gripe ou coronavírus agora são recebidas na unidade de apoio, aliviando as unidades do Mello e São Francisco.

Saúde Pública de Campo Erê aguarda resultados de exames de 13 suspeitos da Covid-19. ELIZANDRA informa que todos os exames que derem positivo para o corona, independente se for de laboratório público ou privado, a secretaria é informada. A secretária pede apoio aos comerciantes no sentido de ajudarem a cuidar. Todos devem controlar seus clientes orientando para o uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento necessário entre as pessoas, em pelo menos um metro e meio. Hoje os casos chegam a 25 em Campo Erê.

Plano Safra é muito importante para a agricultura familiar. A avaliação é de ALEXSANDRO BUSNELLO – técnico em agropecuária do Sintraf de Campo Erê. Explica que o incentivo custeia a maior parte dos investimentos na agricultura familiar. Ele frisa que a produção tem um custo muito elevado, fazendo com que a maior parte dos produtores não consiga investir por conta própria. Porém, afirma que há os que são autossuficientes, como aqueles que produzem suas próprias sementes.

Aumento no recurso do Plano Safra é principalmente para o grande produtor. ALEXSANDRO salienta que houve um crescimento no Plano, porém explica que foi muito maior para quem produz em grandes quantidades. Conforme ele, o incentivo abrange Pronaf e Pronamp. O Pronaf, destinado à agricultura familiar, teve um aumento de cinco vírgula sete por cento em 2020. Ao mesmo tempo, o Pronamp que abrange grandes produções, registrou um acréscimo por parte do governo de 25 por cento.

Taxa de juro também beneficia os maiores produtores. BUSNELLO frisa que foi registrado queda de cerca de um por cento nos juros cobrados dos pequenos produtores. No caso de quem tem grandes produções, a diminuição chegou a quase dois por cento. Conforme o técnico, o Plano Safra desse ano não é ruim, porém poderia ser melhorado mais, principalmente para a agricultura familiar. Ele frisa que quem tiver interesse em acessar o incentivo pode procurar o sindicato do seu município.

Produção no campo diminui, mas consumo e preço do leite registram alta. O conselheiro e membro do Conselho de Produtores e Indústrias do Leite, o Conseleite, JOSÉ ARAÚJO, ressalta que apesar das dificuldades que a pandemia trouxe para todos os setores, as indústrias não estão estocando produto e o consumo de leite continua em alta. O que registrou queda, segundo ARAÚJO, foi à produção no campo, principalmente por influência da seca que prejudicou o desenvolvimento das pastagens.

Produtor tem aumento no preço pago por litro de leite. Segundo ARAÚJO, nesse mês o produtor teve um reajuste no preço, mas em compensação, o custo de produção continua elevado devido ao preço da soja e do combustível. O litro do leite está sendo comercializado em média a um real e 60 centavos, e um e 65, o que depende do volume e da qualidade do leite em cada propriedade.

MPA implanta cerca de 90 hectares de milho em Santa Catarina. GEOVANO DALBELO – coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores para a região de Saltinho, pontua que essa área é toda de sementes crioulas e varietais. Ele conta que o MPA, cede as sementes, faz o acompanhamento técnico e adubação, mas deixa a comunidade com total autonomia para decidir o que será feito com a produção. Ele lamenta que muitos agricultores tenham migrado para o lado dos transgênicos. Comenta que, embora o transgênico baixe a mão de obra e aumente a produção, diminui consideravelmente a qualidade das sementes, principalmente destinadas à alimentação.

Rede chamada “Guardiões de Sementes” conserva genéticas crioulas. DALBELO conta que essa rede tem origem nas bases do movimento, onde no passado famílias adotaram alguma variedade, e a mantiveram ao longo dos anos. Segundo GEOVANO a rede funciona da seguinte maneira: Famílias do movimento plantam todos os anos uma área com a semente guardada. O processo consiste em conservar uma parte em baixas temperaturas, para, no caso de algum problema, a variedade não seja perdida. Frisa ainda que o MPA está sempre em busca de novas genéticas.

Parlamentar é contra volta ás aulas presenciais. A deputada estadual que também é presidente da Comissão de Educação, LUCIANE CARMINATTI relata que uma nota publicada no início do mês, deixa claro a posição da comissão, que não há condições para volta ás aulas presenciais em três de agosto. Como justificativa, cita o aumento no número de casos da Covid-19 em especial nos municípios pequenos. Outro ponto é que Santa Catarina possui a taxa mais alta em ocupação de leitos de UTI’s destinados para casos de coronavírus.

Volta parcial das aulas presencias não viável para o aluno. A observação é da deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. Ela explica que, se debate a possibilidade da volta de forma parcial, no entanto, adianta que isso não é possível. Se uma vez por semana cada turma for para a escola, que resultado terá essa aprendizagem?, questiona a parlamenta. Por outro lado, tem o risco que professores, funcionários e alunos estarão correndo. Reforça sua opinião, que esse não é o momento de voltar as aulas presenciais, pois não há nenhum estudo que garanta a saúde e aprendizagem desses alunos. O retorno deve sim acontecer, acrescenta LUCIANE, porém, somente quando os casos de coronavírus estiverem estáveis em todo estado.

PM cumpre mandado de prisão no centro de Campo Erê. Foi ontem, por volta 20 horas na Rua Coronel Bertaso. Os policiais abordaram um homem de 29 anos. Em consulta ao sistema foi constatado que tinha contra ele um mandando de prisão, expedido pela Comarca de Campo Erê, pelos crimes de ameaça e lesão corporal. Após os procedimentos, ele foi conduzido até São José do Cedro.

Incêndio atinge fábrica de maravalha. Equipes dos Bombeiros de Francisco Beltrão combateram um incêndio de grandes proporções ontem num depósito de uma fábrica de maravalha na área industrial, em Marmeleiro. O fogo se alastrou sem a formação de labaredas e o Corpo de Bombeiros trabalhou no combatecom três caminhões por quase duas horas.

Polícia Rodoviária apreende mercadoria contrabandeada. A Guarnição da Polícia Militar Rodoviária do Posto 17 de São Lourenço do Oeste, abordou um Palio, conduzido por um homem de 37 anos tendo como passageiro um homem de 57 anos. Durante entrevista, os ocupantes mostraram nervosismo. Diante da situação foram feitas novas abordagens a outros veículos com foco nas placas do Estado do Rio grande do Sul. Num Golf, dirigido por um homem de 52 anos com passageiro de 33 anos, foi localizado grande quantidade de mercadorias oriundas do Paraguai sem os devidos desembaraços aduaneiros. Entre as mercadorias os policiais localizaram, acessórios de internet com um valor aproximado de 40 mil reais.

Os envolvidos informaram que a mercadoria era de propriedade deles. Disseram ainda aos policiais que os dois ocupantes do Palio, faziam a escolta da mercadoria e que se comunicavam através de aplicativo de mensagens pelo celular. Ainda nos veículos foram encontrados rádios comunicadores portáteis. Foi feito contato com a receita federal de Joaçaba, que orientou a Polícia a fazer a apreensão da mercadoria juntamente com os veículos e liberar os envolvidos. A ação contou com a presença da Polícia militar de São Lourenço bem como a equipe do canil da polícia civil de Pato Branco e da PRF.

Motorista tenta atropelar Policiais Militares durante a Operação Hórus. Os Policiais da guarnição Reforçada de Fronteira de Dionísio Cerqueira, realizavam uma barreira no interior do município, onde ocorrem crimes de descaminho. Durante as abordagens, se aproximou da barreira policial, um Tucson em alta velocidade. Ao visualizar a guarnição, o condutor fez uma manobra brusca, e fugiu do local. Com isso a guarnição iniciou buscas e localizou o veículo, e ao tentar abordar o condutor arrancou bruscamente em direção aos policiais, que por pouco não foram atropelados.

Motorista empreende fuga em alta velocidade e condutor perde controle da direção e colide contra barranco. Após a colisão, ele fugiu em direção a uma mata. Foi realizado um cerco policial nas proximidades com apoio das guarnições do canil e policiais militares de municípios vizinhos. O autor foi localizado, identificado e preso em flagrante e conduzido juntamente com o veículo até a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O carro estava sem os bancos e preparado para a prática de contrabando ou descaminho e possuía um rádio comunicador.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.