-STF RETOMA HOJE JULGAMENTO DO MARCO TEMPORAL DAS TERRAS INDIGENAS
-GOVERNADOR AUTORIZA CONCURSO PARA DELEGADO E PSICÓLOGO DA POLÍCIA CIVIL
-IPORÃ DO OESTE SEGUE COM BAIXA PROCURA PELA VACINA CONTRA A INFLUENZA
-MUNICÍPIO VAI REALIZAR A DÉCIMA SEGUNDA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
-CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS É REALIZADA EM BELMONTE
-PRIMEIRA ETAPA DO ASFALTO DA FRONTEIRA DEVE SER CONCLUÍDA AINDA NESTE MÊS
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
-CORPO É ENCONTRADO EM MEIO A PLANTAÇÃO NA REGIÃO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com variação de nuvens. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Milhares de casas no Haiti foram inundadas após fortes chuvas no fim de semana, deixando ao menos 42 pessoas mortas e 85 feridas, de acordo com um comunicado divulgado pela Agência de Proteção Civil do país. As chuvas intensas causaram o transbordamento de vários rios em todo o Haiti, o que, por sua vez, provocou enchentes, inundações, deslizamentos de rochas e deslizamentos de terra, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Mais de 13 mil e 300 pessoas foram deslocadas e pelo menos 11 foram declaradas desaparecidas em cinco dos 10 departamentos do Haiti: Oeste, Nippes, Sudeste, Noroeste e Centro.
Sete pessoas estão desaparecidas depois da inundação provocada pela explosão da barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, na terça-feira. As informações são da agência de notícias russa Tass. A explosão aconteceu em uma barragem na região de Kherson, no sul da Ucrânia. O controle da área é alvo de disputa entre russos e ucranianos. A Rússia e a Ucrânia trocaram acusações sobre quem seria o responsável pelo rompimento da barragem. Enquanto isso, segundo a Organização das Nações Unidas, 42 mil pessoas estão em situação de risco por causa das inundações.
O PAPA FRANCISCO, de 86 anos, passará por uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira, no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em um comunicado. Segundo o Vaticano, a expectativa é que o pontífice fique internado por alguns dias. O comunicado do Vaticano informou que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Também pode ser causada por obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal. Na terça, FRANCISCO foi submetido a uma bateria de exames no mesmo hospital.
O Relator da proposta de arcabouço fiscal na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o senador OMAR AZIZ afirmou nesta terça-feira que pode apresentar o parecer já na próxima semana e com mudanças em relação ao que foi aprovado na Câmara. AZIZ afirmou que, inclusive, já tratou do tema com o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA no último domingo. Até esta terça, o projeto tinha recebido 19 emendas de senadores sugerindo alterações no texto. Se o Senado alterar o conteúdo do projeto, o texto tem que retornar à Câmara para uma nova votação, o que atrasaria a sanção do texto e a entrada em vigor das regras. As mudanças feitas em acordo com os deputados tentam, justamente, acelerar essa segunda votação.
Depois de ter a cassação confirmada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira, DELTAN DALLAGNOL do Podemos afirmou que "vai seguir lutando" para honrar os cerca de 345 mil votos que recebeu em outubro de 2022. Ele disse que “o sistema corrupto venceu uma batalha, mas vai seguir lutando com todas as forças para que não vença a guerra". Ele se diz vítima de injustiça e criticou a atuação legislativa do Judiciário. O TSE entendeu que DALLAGNOL deveria ser considerado inelegível porque, sabendo que era alvo de 15 procedimentos administrativos no Conselho Nacional do Ministério Público, adiantou sua exoneração do cargo de procurador para evitar que esses procedimentos se transformassem em processos administrativos disciplinares.
O Supremo Tribunal Federal irá retomar o julgamento do marco temporal de terras indígenas nesta quarta-feira. A análise da Corte foi iniciada em 2021, mas interrompida pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES após um pedido de mais tempo para análise. Na última semana, a câmara aprovou o PL do Marco Temporal e a proposta agora segue para análise do Senado. O Supremo irá analisar uma ação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina contra o povo indígena Xokleng, que, segundo a entidade, ocupou uma área indígena localizada na Reserva Biológica de Sassafrás, a cerca de 200 quilômetros de Florianópolis, após a data de promulgação da Constituição. A tese do marco temporal, entre outras determinações, delimita a demarcação de terras indígenas somente para comunidades que comprovadamente já habitavam o território quando a atual Constituição Federal brasileira foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
Santa Catarina atingiu a marca de 86 produtos com o Selo Arte, uma certificação de validade nacional criada há exatos quatro anos para reconhecer a produção alimentícia de origem animal feita de modo artesanal. O Estado já conta com o terceiro maior número de produtos certificados e ainda vê um "potencial gigantesco" entre as pequenas agroindústrias de origem colonial. O Selo Arte foi criado a partir de uma lei de 14 de junho de 2018 para atestar que o produto artesanal atende às boas práticas de fabricação e permitir que seja vendido em todo o país, e não apenas no estado em que é feito. Além de ampliar mercados, a certificação agrega valor à mercadoria. A região tem duas empresas, uma de Iraceminha e outra de Guaraciaba, que receberam o Selo Arte.
Santa Catarina precisa fazer mais de mil cirurgias eletivas por dia para cumprir o prazo de zerar as filas em até seis meses, uma das principais promessas de campanha do governador JORGINHO MELLO. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 67 mil 972 procedimentos ainda precisam ser feitos nos próximos 60 dias. Em 6 de fevereiro, o governo estadual lançou o programa de cirurgias eletivas com foco nos pacientes que aguardavam por um procedimento no Estado. Na época, havia 105 mil 340 pacientes na fila. Desde então, a fila diminuiu em 37 mil 368 procedimentos, uma redução de 35 por cento. A média é de 324 cirurgias por dia, bem abaixo do que seria necessário para cumprir a promessa nos próximos dois meses.
O concurso público da Polícia Civil de Santa Catarina que prevê a contratação de 60 servidores, igualmente divididos entre delegados e psicólogos, foi autorizado pelo governo estadual. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo governador JORGINHO MELLO. A previsão agora é contratar a banca de seleção e avançar com a elaboração do edital, também de acordo com o governador. O edital provavelmente não deverá ser lançado já em 2023, conforme a assessoria de imprensa do governo. Santa Catarina não tem concurso para psicólogo desde 2010. Já para delegado, o último ocorreu em 2014, o que gerou um "apagão" no efetivo. O estado tem, atualmente, 425 delegados, enquanto o ideal seria 510. Ao menos 48 unidades estão sem titular.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou no último sábado a capacitação para conselheiros tutelares e candidatos ao conselho. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Participaram da atividade aproximadamente 200 pessoas, entre gestores, conselheiros já atuantes e candidatos que concorrerão às eleições deste ano, de 13 municípios de abrangência da entidade. A capacitação foi conduzida pela assessora de políticas públicas da Fecam, JANICE MERIGO e pela advogada e professora universitária, EDENILZA GOBBO. A capacitação também serve de preparação para a prova do processo de seleção dos candidatos ao conselho tutelar, que está marcada para o dia dois de julho e que será aplicada pela Ameosc na região.
Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário do Meio Ambiente 2023 promovido pelo Conder. O evento ocorreu durante a tarde desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e contou com três palestras e duas mini palestras sobre os mais diversos assuntos. Entre os temas em discussão estiveram as ações do Ministério Público na proteção do Meio Ambiente, a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e meio ambiente e a experiência do município gaúcho de Santiago, que implantou o projeto “Pila verde e pila azul”, que consiste na entrega do lixo orgânico e reciclável na troca por pila verde e azul, que serve para compras na feira livre da cidade. O coordenador do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, fez uma avaliação positiva e disse que esse tipo de evento é necessário para avançar na conscientização ambiental. O tema central do dia do meio ambiente deste ano é o plástico, um dos principais problemas ambientais do país.
Deputado critica falta de estratégia do comando da Polícia Civil na distribuição de delegados. Região Extremo Oeste enfrenta carência há vários anos e segue sem perspectivas de receber maior atenção. Itapiranga está desde novembro de 2019 sem delegado titular na comarca, que ainda abrange os municípios de Tunápolis e São João do Oeste. Para o deputado MAURICIO ESKUDLARK, ocorre erro de gerenciamento na Polícia Civil de Santa Catarina. Ele considera inadmissível várias comarcas no estado não terem um delegado responsável em tempo integral. Na região, além de Itapiranga, o parlamentar menciona problemas com carência de atendimento policial em Mondaí e Palmitos. ESKUDLARK salienta que são 440 delegados em Santa Catarina, para 97 comarcas.
O deputado reconhece que existe necessidade de efetivo em delegacias especializadas e nas regionais de Divisão de Investigação Criminal, porém, cobra maior atenção aos pequenos municípios. O deputado relata uma conversa com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, ULISSES GABRIEL e demonstra confiança na proposta do governador, JORGINHO MELLO, para reforço policial em diferentes regiões do estado. Segundo o deputado MAURICIO ESKUDLARK, a região de fronteira de Itapiranga exige uma atenção especial das forças de segurança, porém, a região possui baixo índice de criminalidade em comparação a regiões de fronteira com o Paraguai e outras cidades que demandam de maior número de delegados e policiais.
Grupo de Voluntários Mirins registra crescimento em Mondaí. A informação é da coordenadora voluntária, DÂNIA FLACH. De acordo com ela, o grupo iniciou pequeno com apenas quatro integrantes. O objetivo principal é incentivar as crianças a praticarem atos de amor e solidariedade ao próximo. Atualmente o grupo superou a meta e alcançou a marca de 36 integrantes, o que demonstra a seriedade do trabalho, com grande apoio dos pais. DÂNIA ressalta que uma das primeiras atividades dos voluntários mirins foi a fabricação de bolachas caseiras, que foram vendidas na praça central da cidade. Com essa ação, as crianças tiveram um contato mais próximo com as pessoas e puderam ter mais noção sobre a solidariedade e o voluntariado. Outra atividade realizada foi uma recolha de lixo às margens da rodovia, no trecho entre a praça e a área de lazer do município.
DÂNIA FLACH destaca que no último final de semana, o Grupo de Voluntários Mirins de Mondaí realizou uma ação social, na qual cada criança doou um tipo de doce ou salgado para a montagem de duas cestas. Elas foram sorteadas por meio de uma rifa com 200 números, chamada de “Pix do Amor”. Cada número custou dez reais e todos foram vendidos em apenas quatro dias. O valor arrecadado foi utilizado para a compra de 125 pacotes de fraldas geriátricas, que foram entregues para a família de uma pessoa com paralisia cerebral. DÂNIA observa que a ação foi de extrema importância e proporcionou grande aprendizado para as crianças que integram o Grupo de Voluntários Mirins. A coordenadora salienta que novas ações devem continuar sendo realizadas nos próximos meses, com grande apoio de toda a comunidade mondaiense.
O Conselho Municipal de Assistência Social e o Departamento de Assistência Social de Iporã do Oeste vão realizar a décima segunda Conferência Municipal de Assistência Social. O tema deste ano é "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". A Conferência será realizada no dia 15 de junho, a partir das 13h, no Centro Público de Convivência do município. O evento é a instância máxima de participação da sociedade civil e governo, que tem por objetivo avaliar e definir as diretrizes para o aprimoramento do SUAS, na perspectiva de fortalecer a relação democrática entre Estado e sociedade civil. Outro objetivo é fortalecer os Conselhos de Assistência Social e o controle social do SUAS, envolvendo os usuários nas discussões sobre a Política Nacional de Assistência Social, além de eleger os delegados que vão representar Iporã do oeste na décima quarta Conferência Estadual de Assistência Social.
A Unidade de Saúde de Iporã do Oeste terá novas alterações no atendimento médico neste mês. De acordo com a Secretária de Saúde, ELISE WALKER, as mudanças ocorrem devido ao período de férias de um profissional. Ela explica que os pacientes da área dois estão sendo orientados a buscar atendimento somente em casos de urgência e emergência. Até o final do mês de junho, os pacientes da área dois passarão por avaliação prévia com uma enfermeira e em caso de necessidade, serão encaminhados para atendimento médico com um profissional de outra área ESF. Em relação aos demais programas, ELISE WALKER enaltece a ampliação da faixa etária do Programa Vida Ativa, que passou a atender pacientes hipertensos ou diabéticos, a partir dos 62 anos de idade.
As atividades do Programa Vida Ativa ocorrem na academia da saúde ao lado da Unidade Central ou no Ginásio Poliesportivo nos dias frios. A Secretária de Saúde de Iporã do Oeste, ELISE WALKER, ressalta que as pessoas interessadas em participar das atividades podem entrar em contato com os Agentes Comunitários de Saúde ou na própria Unidade de Saúde do município para fazer a sua inscrição. Ela chama atenção também para a prorrogação da campanha de vacinação contra a influenza até o final deste mês, para toda a população interessada. Conforme ELISE, até o momento o índice de vacinação atingiu 65 por cento do público prioritário, sendo que muitas pessoas ainda precisam procurar a sala de vacinas para receber o imunizante. Entre os públicos prioritários com menor procura pela vacina estão os professores, gestantes e crianças.
A Secretaria de Assistência Social de Belmonte aderiu a Campanha Junho Violeta de combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com a Secretária de Assistência Social, CLÁUDIA TEIXEIRA, o objetivo é trabalhar sobre as diversas formas de violência que permeiam o cotidiano das pessoas idosas. Ela destaca que está sendo trabalhado especialmente em ações de conscientização de toda a sociedade para que haja maior entendimento sobre o tema. Dentre os tipos de violência, estão sendo trabalhadas a física, psicológica e financeira, que precisam do entendimento dos idosos antes de qualquer procedimento.
CLÁUDIA TEIXEIRA observa que um dos fatores determinantes para a adesão à campanha é que geralmente não há um olhar específico para o público idoso, já que essas pessoas geralmente sofrem violência em seus próprios domicílios. A Secretária de Assistência Social de Belmonte salienta que na maioria dos casos são pessoas que possuem dificuldades para sair e pedir ajuda, o que contribui para que permaneçam no ciclo da violência por mais tempo. A ideia é fazer com que as orientações cheguem a toda população idosa, para que esse público saiba identificar as situações que caracterizam algum tipo de violência e busquem ajuda.
A primeira etapa do asfalto da fronteira deve ser concluída até o final deste mês em Tunápolis. De acordo com o prefeito, MARINO FREY, o trecho de mil e 700 metros a partir da saída da cidade está recebendo a última camada de brita graduada, para posteriormente ser feita a colocação da camada asfáltica. Ele ressalta que na primeira etapa do projeto está sendo empenhado o valor de três milhões e 500 mil reais, que já estava liberado desde o ano passado. Os trabalhos estão fluindo em ritmo acelerado com a predominância de dias ensolarados, que favorecem o trabalho das equipes da empresa contratada. O prefeito de Tunápolis pontua que já foram feitos contatos com o Governo do Estado para que seja liberada a segunda parcela dos recursos, assim que a primeira etapa do Projeto for concluída.
A concretização da obra do asfalto da fronteira é a realização de um sonho de toda a região. A afirmação é do prefeito de Tunápolis, MARINO FREY. Conforme ele, o Extremo Oeste passará a ter mais um corredor viário paralelo à SC-163 para o transporte da produção agrícola e industrial. FREY relembra que as discussões sobre o asfalto da fronteira iniciaram há mais de 30 anos e afirma que é uma honra ver as obras saindo do papel, após um importante trabalho de articulação com o Governo do Estado. Conforme ele, existem poucas dificuldades na preparação da base para o asfalto, sem necessidade de grandes detonações de rochas. O prefeito de Tunápolis ressalta que isso facilita e torna mais ágil o andamento dos trabalhos na rodovia.
A Polícia Rodoviária Federal iniciou à zero hora desta quarta-feira, a Operação Corpus Christi 2023, que se estenderá até as 23h59 do próximo domingo. Serão cinco dias com aumento relevante de fluxo de veículos nas rodovias, fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. A PRF vai intensificar a fiscalização nas rodovias federais com agentes convocados no período de folga e também com policiais que atuam em funções administrativas. O objetivo é prevenir condutas que aumentam o risco de acidentes graves ou pioram as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças. Conforme a PRF, não haverá nenhum tipo de restrição de tráfego em pista simples para veículos com dimensões excedentes, como bitrens ou cegonhas, ao longo do feriado e final de semana.
Um homem foi flagrado conduzindo uma motocicleta com adulteração de sinal identificador, em São Miguel do Oeste. Foi durante rondas da Policia Militar, pouco depois do meio-dia desta terça-feira. Durante o atendimento da ocorrência, os policiais constataram que a placa de identificação que estava na moto pertencia a outra motocicleta. Questionado, o condutor respondeu que perdeu a placa original e que para não transitar sem o item, retirou a placa de sua outra moto e colocou na moto que estava conduzindo. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um carro na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O acidente foi registrado por volta das 18h desta terça-feira. A colisão traseira aconteceu no entroncamento da Willy Barth com a Getúlio Vargas, no momento em que o condutor do carro reduziu a velocidade, fazendo com que a motociclista não conseguisse parar a tempo. Ela apresentava suspeita de fratura em um dos braços e ferimentos pelo corpo. Uma menina que estava de carona na moto sofreu algumas escoriações. Ambas foram atendidas e encaminhadas ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Um homem foi encontrado morto na tarde desta terça-feira em meio a uma plantação na comunidade de Jorge Lacerda, no interior de Dionísio Cerqueira. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo já estava em avançado estado de decomposição e a suspeita é de que estivesse no local a pelo menos oito dias. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil realizaram os procedimentos e isolaram o local. A Polícia Científica e o IML foram acionados para os trabalhos de perícia e remoção do corpo. Os indícios são de que o corpo é de um homem suspeito de praticar estupro de vulnerável contra a sua própria filha, que apresenta necessidades especiais. Essa informação deverá ser confirmada pela Polícia Civil através do teste de DNA e com base no resultado da necropsia.