ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 07 06 2022

-GOVERNO PROPÕE COMPENSAR ESTADOS PARA REDUZIR ICMS DO COMBUSTÍVEL

-UM EM CADA QUATRO MUNICÍPIOS ESTÁ EM ALERTA MÁXIMO PARA COVID EM SC

-CERCA DE NOVE MIL E 500 PESSOAS FORAM IMUNIZADAS CONTRA A GRIPE EM SMO

-EDITAL PARA INCUBAR STARTUPS NA ACISMO DEVE SER LANÇADO EM JULHO

-MUNICÍPIO ENCERRA MÊS DE ABRIL COM 32 POSTOS DE TRABALHO ABERTOS

-ACIDENTES COM MOTO DEIXAM TRÊS PESSOAS FERIDAS NA WILLY BARTH

-HOMEM É PRESO POR OFERECER DINHEIRO PARA FAZER SEXO COM ENTEADA DE 15 ANOS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 87. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

As famílias dos soldados da Guarda Nacional russa mortos nas Ucrânia e na Síria receberão uma indenização de cinco milhões de rublos, cerca de 390 mil reais, graças a um decreto assinado nesta segunda-feira pelo presidente VLADIMIR PUTIN. O presidente russo já assinou um decreto parecido com este em abril, destinado à polícia de fronteiras com a Ucrânia e aos "voluntários" mortos durante a ofensiva russa. A Guarda Nacional foi criada em 2016. Ocupa-se das tarefas que deveriam corresponder à polícia antidistúrbios e às unidades de elite das forças de segurança, e responde diretamente ao presidente russo.

O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, enfrentou nesta segunda-feira uma votação do parlamento que poderia ter retirado ele do cargo. O parlamento britânico votou a chamada moção de desconfiança. A moção é uma consulta se os deputados confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. Com 148 votos pedindo sua saída e 211 a favor dele, JOHNSON permanece como primeiro-ministro e não pode sofrer nova moção pelos próximos 12 meses. O primeiro-ministro britânico foi contestado no cargo após escândalo envolvendo festas em gabinetes do governo que quebraram regras de lockdown da pandemia da Covid-19 na Inglaterra.

O estado de Nova York proibiu a venda de armas semiautomáticas a menores de 21 anos, na tentativa de diminuir a violência após os recentes massacres de adolescentes em Buffalo e Uvalde, que deixaram 10 e 21 mortos, respectivamente, no últimas semanas. Até agora, a idade mínima para adquirir essas armas era de 18 anos.

A governadora do estado, democrata KATHY HOCHUL, assinou nesta segunda-feira um pacote de medidas aprovado em tempo recorde pelo parlamento estadual. O texto também proíbe a venda de coletes à prova de balas e capacetes de proteção para pessoas que não exercem profissões que requerem esses apetrechos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ANDRÉ MENDONÇA, pediu vista do julgamento que determinou o restabelecimento do mandato do deputado estadual pelo Paraná FERNANDO FRANCISCHINI do PSL. Ele foi cassado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral sob acusação de espalhar fake news sobre o sistema eleitoral. A perda do mandato foi suspensa por decisão monocrática do ministro NUNES MARQUES. O julgamento do caso ocorria no plenário virtual da corte após um pedido da ministra CÁRMEN LÚCIA, relatora de uma ação apresentada sobre o tema. Os magistrados teriam até a meia-noite desta terça-feira para inserir os votos no sistema, mas o caso foi interrompido até que volte ao plenário do STF para a votação.

A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou nesta segunda-feira os editais e contratos para a concessão de 15 aeroportos e marcou o leilão desses terminais para 18 de agosto. Será a sétima rodada de concessão de aeroportos. Entre os 15 terminais a serem leiloados está o de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país, pelo qual passam cerca de 22 milhões de passageiros por ano. Segundo a Anac, os 15 aeroportos da sétima rodada respondem por 15 vírgula oito por cento da movimentação des passageiros domésticos no mercado brasileiro de transporte aéreo. De acordo com os estudos de viabilidade das privatizações realizados em 2019, os novos investimentos nos 15 aeroportos devem totalizar cerca de sete bilhões e 300 milhões de reais.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira que o governo federal aceitará ressarcir os estados pelas perdas de arrecadação com o projeto de lei que estabelece uma alíquota máxima para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre os combustíveis. Como contrapartida, no entanto, o governo exigirá que os estados e o Distrito Federal derrubem a zero a alíquota do ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha. Segundo o ministro PAULO GUEDES, se os governos estaduais aceitarem a proposta, o acordo valerá até 31 de dezembro. Ele afirmou que a compensação custará ao governo federal entre 25 bilhões e 50 bilhões de reais. O anúncio foi feito em pronunciamento após reunião no Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara, ARTHUR LIRA e do Senado, RODRIGO PACHECO.

Santa Catarina soma 26 pacientes, entre adultos e crianças, na fila de espera por vagas em unidades de Terapia Intensiva nesta segunda-feira. Dos mil e 50 leitos que Estado possui, mil e 28 estavam ocupados no domingo, representando 97 vírgula nove por cento do total. Nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Grande Oeste, Meio Oeste e Serra catarinense, no entanto, a taxa de ocupação chegou a 100 por cento. A situação ocorre em UTIS do neonatal, pediátrico e adulto. Apesar da fila, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, que todos os pacientes que aguardam por transferência estão sendo assistidos. Por conta da pressão nos hospitais e o aumento das internações, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na saúde na sexta-feira.

Um em cada quatro municípios catarinenses está no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da Covid-19. Ao todo, são 78 cidades nesta situação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta segunda-feira. Em uma semana, houve aumento de 11 vírgula 42 por cento no número de municípios incluídos no pior índice da matriz. Nesta semana, segundo a pasta, 101 estão no baixo, 116 no médio e 78 no alto, o que representa 26 vírgula 44 por cento do território catarinense. A região com o maior número de cidades no alto é o Extremo Sul, com 12 municípios. Já o Alto Uruguai Catarinense não tem nenhum município no nível alto da Matriz.

Santa Catarina alcançou em abril saldo positivo de sete mil 238 postos de trabalho, o quarto resultado positivo no ano, em que já acumula 66 mil 922 novas vagas. Com esse resultado, Santa Catarina se mantém como terceiro estado maior gerador de novos empregos no ano, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, e foram divulgados na manhã desta segunda-feira. No Estado, em abril, a liderança na criação de vagas ficou com o setor de serviços, com acréscimo de seis mil 359, seguido pela construção com mil 887 e o comércio, com mil 105. A indústria teve retração de 884 vagas e a agropecuária, fechou mil 229.

Os municípios que tiveram saldos positivos maiores foram Florianópolis, Itajaí e Tubarão.

A Rede Peperi lançou, nesta semana, o projeto de cobertura das Eleições 2022. A exemplo de outros pleitos, as emissoras afilhadas a Rede Peperi vão realizar um amplo trabalho de acompanhamento da eleição deste ano. O projeto prevê cinco debates entre o final de agosto e o final de setembro com candidatos a deputado federal, estadual, senador, vice-governador e governador de Santa Catarina. Além disso, a cobertura contará com programas especiais na véspera da eleição e a transmissão especial com todas as informações no dia da votação com a apuração dos votos e definição dos eleitos.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste informou no final da manhã de hoje que a formatura do Proerd que estava marcada para amanhã foi adiada. A decisão ocorreu visto a ocupação dos leitos hospitalares, aliado ao aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias. Conforme a nota divulgada, as autoridades de Saúde, especialmente a Vigilância Sanitária recomendaram o adiamento por conta do público ser na grande maioria composto por crianças. Outro fator levado em conta, foi por não existirem condições de garantir a execução das normas sanitárias adequadas. A decisão foi tomada em conjunto entre a Polícia Militar e as secretarias de Saúde e Educação do município. Uma nova data será marcada e divulgada em breve.

A Unoesc e a Prefeitura de São Miguel do Oeste assinaram, na última semana, o termo de cooperação técnica para atendimento de pacientes na Clínica de Odontologia da Universidade. Segundo a coordenadora do curso, doutora MICHELE KELLERMANN, a parceria beneficia tanto a comunidade quanto a Unoesc.Ela explicou que os alunos passam a ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no cursos de modo prático. Além disso, a iniciativa tem um impacto social na medida em que permite o acesso da população aos serviços odontológicos. O termo de cooperação técnico prevê o atendimento dos moradores nas especialidades de dentística, como restaurações e clareamento, periodontia como tratamentos em gengiva, diagnósticos por imagem e cirurgias com extrações dentárias.

Os pacientes que serão atendidos na clínica odontológica da Unoesc serão encaminhados pela secretaria de saúde. Os agendamentos dos pacientes serão realizados de acordo com a agenda disponibilizada pela Clínica. O secretário de Saúde, ALFREDO SPIER, destacou a importância da assinatura do termo de cooperação técnica para o município e para o atendimento da população. A Clínica de Odontologia está localizada, no campus "A" da Unoesc, no bairro Agostini. A estrutura possui 21 consultórios, sala de espera, vestiários, sala de professores, escovódromo, central de esterilização, laboratório de prótese, centro radiológico com equipamentos digitais e laboratório de simuladores.

A secretaria de saúde liberou, desde ontem, a vacinação contra a gripe para a população em geral. A decisão de ampliar a aplicação do medicamento foi tomada em razão da baixa procura dos públicos alvos da campanha, como crianças de até cinco anos, idosos, portadores de doenças crônicas e outros. Ontem, foram aplicadas cerca de 550 doses da vacina contra a gripe. A projeção da secretaria é que o número se repita nesta terça-feira. Até agora, aproximadamente nove mil e 500 pessoas receberam a vacina contra a gripe.

O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, IVAN CANCI, se manifestou na última semana sobre o comentário do presidente dos feirantes de São Miguel do Oeste, MARCIO SANTIN, sobre um envolvimento da Ameosc no tema que envolve a Lei de Inspeção Animal. Na oportunidade, SANTIN, frisou que em outras regiões do estado, as associações se envolveram no tema e regionalizaram a legislação. Para os feirantes, a lei precisa ser discuta dessa forma, para buscar um meio termo, visando não excluir os pequenos agricultores da cadeia produtiva.

O tema é extremamente importante, porém, a Ameosc não discutiu o assunto nas últimas assembleias. A confirmação é do presidente da associação, IVAN CANCI. De acordo com ele, apesar disso, os prefeitos já se manifestaram no passado favorável a lei que foi votada e sancionada pela Assembleia Legislativa catarinense que permitiu que os produtos de origem animal pudessem com a Inspeção Municipal circular e também serem comercializados dentro da abrangência das associações, no caso da região, nos 19 municípios. Conforme CANCI, essa regra ainda é válida e a Ameosc, mantém o apoio a está iniciativa.

A Lei de Inspeção Animal é complexa e leva em conta vários fatores, entre eles, de segurança alimentar e da própria Vigilância Sanitária. A afirmação é do presidente da Ameosc, IVAN CANCI. Para ele, o tema foi pensando apenas em reservas de mercado, não permitindo e quase proibindo que os pequenos produtores tenham suas unidades de processamento de carne e demais de origem animal. CANCI frisou que a legislação privilegia grandes produções e empresas, promovendo um processo de exclusão das pequenas famílias.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina vai abordar nas próximas reuniões o tema sobre a Lei de Inspeção Animal. A garantia é do presidente, IVAN CANCI. Ele comentou que a temática é extremamente importante visto a relevância regional sobre o assunto.

O Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras realizou o encerramento da capacitação com as startups participantes, na manhã do último sábado. O encontro final aconteceu no espaço Coworking, da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. Nesse dia, aconteceram apresentações dos pitchs finais, ou seja, a apresentações de negócios. Quatro ideias de startups foram apresentadas, todas do municípios. Segundo o coordenador regional do Nascer, CRISTYANO VON DENTZ, as ideias e os projetos que nasceram aqui foram bem importantes e consolidaram esse programa para ter continuidade para os próximos meses. O programa não teve nenhum custo para os participantes e estimulou o desenvolvimento de negócios inovadores no município.

O Programa Nascer é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina em colaboração com o Sebrae e está sendo apoiado e fomentado na Acismo. As atividades do programa iniciaram no final de 2021 e, desde então, vem estimulando a criação de um ecossistema de inovação em São Miguel do Oeste e na região. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, a entidade tem o dever de movimentar e fortalecer a economia local, possibilitando que a inovação aconteça aqui. Ele reforçou que iniciativas como o Nascer são importantes para fortalecer ideias de negócios inovadores que podem trazer renda e desenvolvimento para a região extremo-oeste do estado.

São Miguel do Oeste terá uma nova etapa do Programa Nascer ainda neste ano. A informação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele explicou que o novo edital em parceria com a Fapesc será lançado em julho ou agosto. O objetivo, de acordo com ele, é a incubação de empresas dentro do Coworking para dar o suporte necessário a fim de tirar boas ideias do papel.

São Miguel do Oeste fechou o mês de abril com um saldo positivo no mercado de trabalho com carteira assinada. De acordo com os dados do Caged do Ministério do Trabalho, o município teve 627 contratações e 595 demissões. Dessa forma, foram abertos 32 postos de trabalho no mês de abril. O número é cerca de 10 por cento menor do que o mesmo mês do ano passado quando foram criadas 36 vagas de trabalho. O setor de serviços teve o melhor desempenho com 51 postos abertos. O comércio abriu 25 vagas. A indústria teve 34 demissões a mais do que admissões. A agropecuária também teve saldo negativo e fechou nove postos. Na construção civil, o saldo negativo foi de uma vaga de trabalho.

No acumulado do ano, São Miguel do Oeste teve 248 contratações a mais do que demissões. O resultado ainda está abaixo dos primeiros quatros meses de 2021. Entre janeiro e abril do ano passado, o município abriu 478 postos de trabalho. Neste ano, a redução do volume de vagas criadas foi de aproximadamente 50 por cento. Em 2022, a indústria tem o melhor saldo até agora com 107 postos de trabalho abertos. O setor de serviços teve 84 contratações a mais do que demissões, a construção civil abriu 31 vagas e o comércio, 29. A agropecuária tem saldo negativo neste ano e já fechou três postos de trabalho com carteira assinada.

A Polícia Rodoviária Estadual divulgou, nesta segunda-feira, o balanço da operação realizada na última semana na SC 161. O trabalho especial de fiscalização ocorreu entre 29 de maio e primeiro de junho no trecho conhecido como “curva da morte” em Romelândia. Durante as ações, foi empregado Drone com câmera de alta resolução e sensor térmico de captação noturna de imagens. A principal infração de trânsito constatada foi ultrapassagem proibida sob neblina. 26 condutores de veículos foram flagrados ultrapassando pela contramão em linha de divisão de fluxos opostos, entre eles um caminhão carregado com combustível, que desviou quebra molas e ultrapassou uma carreta. Durante o ano de 2021, nove acidentes de trânsito foram registrados no trecho fiscalizado, com envolvimento de 13 veículos resultando em sete feridos graves e uma vítima fatal.

Um homem foi detido por embriagues ao volante nesta segunda-feira na SC 386 em Iporã do Oeste. A Polícia Militar Rodoviária flagrou o condutor de um Siena, de 56 anos, transitando em zigue-zague na rodovia por volta das duas e meia da tarde. De acordo com a PMRv, a guarnição realizava patrulhamento no local, quando percebeu o veículo transitando de forma anormal. Os policiais iniciaram a abordagem, mas o condutor não acatou a ordem de parada e entrou em uma via secundária que dá acesso ao interior do município. O homem foi detido a cerca de três quilômetros do local da abordagem. O motorista informou que havia ingerido bebida alcoólica em um bar que fica às margens da SC 163 e por isso havia fugido. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia de polícia de Iporã do Oeste.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito no final da tarde desta segunda-feira. A ocorrência foi registrada por volta das cinco e 20 na Willy Barth em frente à entrada para o Hospital Regional no bairro São Gotardo. A colisão envolveu uma Tucson e uma moto CG, ambas com placas de São Miguel. O condutor da moto sofreu fratura na perna direita. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados e, após o atendimento no local, a vítima foi levada ao Hospital Regional.

Um outro acidente na avenida Willy Barth, envolvendo duas motos, deixou duas pessoas feridas nesta segunda-feira. A colisão aconteceu por volta das seis e 15 da tarde no bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. O acidente envolveu uma YBR e uma Biz. Um homem e uma mulher tiveram escoriações generalizadas e precisaram de atendimento. O Corpo de Bombeiros e o SAMU prestaram socorro aos dois feridos e os encaminharam para o Hospital Regional.

A Polícia Militar registrou, na noite desta segunda-feira, uma ocorrência de importunação sexual. O fato aconteceu no bairro Santa Rita. No local, uma adolescente de 15 anos relatou que seu padrasto chegou em casa embriagado e lhe ofereceu 200 reais para manter relações sexuais com ela. A adolescente negou e o homem aumentou a oferta para 300 reais, momento em que ela o empurrou. A mãe da menor estava trabalhando e foi informada dos fatos pelo irmão da vítima, momento em que retornou para casa. Diante dos fatos, a Polícia Militar prendeu o homem e o conduziu para a delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.