-GOVERNO PROPÕE COMPENSAR ESTADOS PARA REDUZIR ICMS DO COMBUSTÍVEL
-UM EM CADA QUATRO MUNICÍPIOS ESTÁ EM ALERTA MÁXIMO PARA COVID EM SC
-SECRETÁRIO RELATA IMPORTÂNCIA DE NOVAS VAGAS NA PREFEITURA
-CORAL ASCORITA POSSUI AMPLA PROGRAMA DE EVENTOS
-EDUCAÇÃO AMPLIA VAGAS PARA ATENDER DEMANDA EM CRECHE
-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ TRÊS CURSOS EM PARCERIA COM O SENAI
-MOTORISTA É PRESO APÓS FUGIR DE ABORDAGEM POLICIAL
-PADRASTO É PRESO APÓS PROPOR SEXO A ENTEADA EM TROCA DE DINHEIRO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 87. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
As famílias dos soldados da Guarda Nacional russa mortos nas Ucrânia e na Síria receberão uma indenização de cinco milhões de rublos, cerca de 390 mil reais, graças a um decreto assinado nesta segunda-feira pelo presidente VLADIMIR PUTIN. O presidente russo já assinou um decreto parecido com este em abril, destinado à polícia de fronteiras com a Ucrânia e aos "voluntários" mortos durante a ofensiva russa. A Guarda Nacional foi criada em 2016. Ocupa-se das tarefas que deveriam corresponder à polícia antidistúrbios e às unidades de elite das forças de segurança, e responde diretamente ao presidente russo.
O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, enfrentou nesta segunda-feira uma votação do parlamento que poderia ter retirado ele do cargo. O parlamento britânico votou a chamada moção de desconfiança. A moção é uma consulta se os deputados confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. Com 148 votos pedindo sua saída e 211 a favor dele, JOHNSON permanece como primeiro-ministro e não pode sofrer nova moção pelos próximos 12 meses. O primeiro-ministro britânico foi contestado no cargo após escândalo envolvendo festas em gabinetes do governo que quebraram regras de lockdown da pandemia da Covid-19 na Inglaterra.
O estado de Nova York proibiu a venda de armas semiautomáticas a menores de 21 anos, na tentativa de diminuir a violência após os recentes massacres de adolescentes em Buffalo e Uvalde, que deixaram 10 e 21 mortos, respectivamente, no últimas semanas. Até agora, a idade mínima para adquirir essas armas era de 18 anos. A governadora do estado, democrata KATHY HOCHUL, assinou nesta segunda-feira um pacote de medidas aprovado em tempo recorde pelo parlamento estadual. O texto também proíbe a venda de coletes à prova de balas e capacetes de proteção para pessoas que não exercem profissões que requerem esses apetrechos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, ANDRÉ MENDONÇA, pediu vista do julgamento que determinou o restabelecimento do mandato do deputado estadual pelo Paraná FERNANDO FRANCISCHINI do PSL. Ele foi cassado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral sob acusação de espalhar fake news sobre o sistema eleitoral. A perda do mandato foi suspensa por decisão monocrática do ministro NUNES MARQUES. O julgamento do caso ocorria no plenário virtual da corte após um pedido da ministra CÁRMEN LÚCIA, relatora de uma ação apresentada sobre o tema. Os magistrados teriam até a meia-noite desta terça-feira para inserir os votos no sistema, mas o caso foi interrompido até que volte ao plenário do STF para a votação.
A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou nesta segunda-feira os editais e contratos para a concessão de 15 aeroportos e marcou o leilão desses terminais para 18 de agosto. Será a sétima rodada de concessão de aeroportos. Entre os 15 terminais a serem leiloados está o de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país, pelo qual passam cerca de 22 milhões de passageiros por ano. Segundo a Anac, os 15 aeroportos da sétima rodada respondem por 15 vírgula oito por cento da movimentação des passageiros domésticos no mercado brasileiro de transporte aéreo. De acordo com os estudos de viabilidade das privatizações realizados em 2019, os novos investimentos nos 15 aeroportos devem totalizar cerca de sete bilhões e 300 milhões de reais.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira que o governo federal aceitará ressarcir os estados pelas perdas de arrecadação com o projeto de lei que estabelece uma alíquota máxima para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre os combustíveis. Como contrapartida, no entanto, o governo exigirá que os estados e o Distrito Federal derrubem a zero a alíquota do ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha. Segundo o ministro PAULO GUEDES, se os governos estaduais aceitarem a proposta, o acordo valerá até 31 de dezembro. Ele afirmou que a compensação custará ao governo federal entre 25 bilhões e 50 bilhões de reais. O anúncio foi feito em pronunciamento após reunião no Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara, ARTHUR LIRA e do Senado, RODRIGO PACHECO.
Santa Catarina soma 26 pacientes, entre adultos e crianças, na fila de espera por vagas em unidades de Terapia Intensiva nesta segunda-feira. Dos mil e 50 leitos que Estado possui, mil e 28 estavam ocupados no domingo, representando 97 vírgula nove por cento do total. Nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Grande Oeste, Meio Oeste e Serra catarinense, no entanto, a taxa de ocupação chegou a 100 por cento. A situação ocorre em UTIS do neonatal, pediátrico e adulto. Apesar da fila, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, que todos os pacientes que aguardam por transferência estão sendo assistidos. Por conta da pressão nos hospitais e o aumento das internações, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na saúde na sexta-feira.
Um em cada quatro municípios catarinenses está no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da Covid-19. Ao todo, são 78 cidades nesta situação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta segunda-feira. Em uma semana, houve aumento de 11 vírgula 42 por cento no número de municípios incluídos no pior índice da matriz. Nesta semana, segundo a pasta, 101 estão no baixo, 116 no médio e 78 no alto, o que representa 26 vírgula 44 por cento do território catarinense. A região com o maior número de cidades no alto é o Extremo Sul, com 12 municípios. Já o Alto Uruguai Catarinense não tem nenhum município no nível alto da Matriz. /
Santa Catarina alcançou em abril saldo positivo de sete mil 238 postos de trabalho, o quarto resultado positivo no ano, em que já acumula 66 mil 922 novas vagas. Com esse resultado, Santa Catarina se mantém como terceiro estado maior gerador de novos empregos no ano, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, e foram divulgados na manhã desta segunda-feira. No Estado, em abril, a liderança na criação de vagas ficou com o setor de serviços, com acréscimo de seis mil 359, seguido pela construção com mil 887 e o comércio, com mil 105. A indústria teve retração de 884 vagas e a agropecuária, fechou mil 229. Os municípios que tiveram saldos positivos maiores foram Florianópolis, Itajaí e Tubarão.
São João do Oeste abre inscrições para concurso público e emprego público. São 23 vagas disponíveis nas duas modalidades de contratação por parte da prefeitura. Conforme o Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, ANDRÉ KLUNK, algumas funções são para efetivação ao quando de servidores do município. Também terá contratação para vagas em programas na área da saúde. As inscrições para o emprego público e concurso público prosseguem até 23 de junho conforme estabelece o edital no site da prefeitura de São João do Oeste e da Ameosc, que coordenada o concurso. O secretário ressalta que a seleção visa o preenchimento de vagas para atender demandas do governo municipal.
ANDRÉ KLUNK explica que as vagas surgem pelanecessidade de contratações para substituir servidores que deixaram suas funções ou para novos cargos. Destaca ainda que o emprego público visa atender legislação do fundo municipal da saúde cinco cargos incluindo médico, agentes comunitários de saúde, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal. Já o concurso público conta com 17 cargos entre eles de arquiteto, enfermeiro, engenheiro sanitarista, fiscal de tributos, professor, agende administrativo, fiscal sanitário, motorista, fisioterapeuta e psicólogo. De acordo com ANDRÉ KLUNK, a maior parte é para cadastro de reserva, devido a expectativa de contratação ou substituir servidor que estiver afastado. Lembra que o concurso tem validade de dois anos e isso permite planejamento das ações. KLUNK destaca que alguns cargos são para contratação imediata como fiscal de tributos, profissionais para o setor de água e esgoto e na área da saúde.
A cultura do canto coral é mantida com muito empenho dos integrantes. Itapiranga possui forte tradição e segue com diversos corais em atividade. Conforme o Maestro do Coral Ascorita, LEONEI ROTHER, maio foi um mês especial com apresentações promovidas pela Liga Fronteira. Também já está definida a programação para o restante do ano que inclui participação em missas na igreja matriz, evento em Sarandi, no Rio Grande do Sul, dia 17 julho, encontro de corais em Sede Capela, além de apresentação no dia 12 de novembro no encontro municipal de coros. LEONEI ROTHER chama atenção para uma grande atração na Noite Cultural Ascorita, no dia 19 de novembro.
Ascorita conta com mais de 30 cantores entre jovens e adultos. Coral também está renovando o repertório com diferentes estilos incluindo músicas gaúchas e clássicos populares. Os ensaios ocorrem sempre nas quintas-feiras, às 19 horas. O maestro LEONEI ROTHER chama atenção para a importância de um método adotado em que os cantores realizam ensaio em casa e isso tem contribuído para evolução da qualidade nas apresentações. O maestro também relata como destaque as capacitações oferecidas aos maestros e cantores que possuem interesse em aprimorar a técnica vocal.
Hospital de Tunápolis assina contrato para instalação de placas de geração de energia solar. Contrato foi assinado na semana passada com a empresa vencedora da licitação para a execução da obra. De acordo com o presidente do Hospital, VANDUIR DETERS, essa era uma demanda antiga da diretoria e de toda a comunidade, com o objetivo de diminuir custos com as contas fixas mensais. O presidente destaca que o total de recursos disponíveis para a execução da obra é de 250 mil reais e a licitação das placas saiu por 22 mil 638 reais. DETERS agradece a colaboração da equipe de compras da prefeitura, que auxiliou em todo o processo de licitação. Ele avalia que as obras na parte elétrica demandam de vários investimentos secundários, pois para viabilizar o correto funcionamento das placas solares e a instalação de novos equipamentos como climatizadores, por exemplo, é preciso trocar toda a fiação elétrica na estrutura mais antiga do Hospital.
Troca da fiação conta com parceria da prefeitura de Santa Helena. Município destinou cerca de 50 mil reais, que deverão ser complementados pelo Hospital para pagar todos os custos da compra dos novos fios. Além disso, VANDUIR DETERS observa que é preciso fazer uma alteração no transformador de energia, passando a ter um equipamento específico para uso do Hospital, bem como no padrão e no gerador de energia, que não possuem capacidade suficiente para atender a demanda futura. DETERS observa que o Hospital não possui recursos suficientes em caixa para todas essas obras e por isso, será feita uma reunião com as lideranças de todas as comunidades de Tunápolis e Santa Helena no dia 22 de junho, para organizar uma ação beneficente em prol do Hospital, visando arrecadar fundos para o pagamento das obras estruturantes na edificação e deixá-la à altura da demanda atual de atendimentos realizados no dia a dia da Unidade de Saúde.
Associação Folclórica Alemã de Tunápolis recebe novos recursos da Prefeitura Municipal. Valores visam custear novas atividades culturais. De acordo com o presidente da Associação, GABRIEL THOMAS, a prefeitura de Tunápolis firma convênio todos os anos com a Associação, com o objetivo de garantir a manutenção de atividades como as danças folclóricas alemãs, invernadas artísticas, banda municipal e os grupos de teclado, gaita e violão. THOMAS explica que neste ano houve o repasse de um valor suplementar para custear também as aulas de violino e o fortalecimento da fanfarra municipal. Foram destinados cerca de 14 mil reais extras para a compra de instrumentos para o início dessas novas atividades, através da Associação Folclórica Alemã. O presidente, GABRIEL THOMAS, observa que o a associação trabalha com foco nas aulas semanais de música e dança, visando apresentações culturais dentro e fora do município.
São João do Oeste amplia vagas em creche para atender demanda. A informação é do Secretário da Educação, CLAUNEI WEBER. De acordo com ele, a abertura de uma nova turma ocorreu pela necessidade de atender a demanda apresentada pelas famílias. Cita ainda que o município oferece as opções de aula integral ou em diferentes turnos. O Secretário destaca que o governo municipal já providenciou novos servidores com chamada pública para contratação de duas professoras e auxiliar. A educação já promoveu várias chamadas públicas devido a licenças ou até desistências do cargo que o servidor ocupa. Segundo WEBER, a formação de mais uma turma vai oferecer vagas nas três opções para as crianças frequentarem a creche municipal.
O Secretário da Educação diz que o empenho compensa pela satisfação de atender a demanda na creche municipal. Atualmente são mais de 120 crianças nos diferentes turnos da creche de São João do Oeste. CLAUNEI WEBER também cita a presença de quase 300 crianças em outras fases da educação infantil, além de aproximadamente 300 estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. CLAUNEI WEBER chama atenção para adaptação no transporte escolar para crianças do maternal 2 devido a necessidade de acompanhamento nos coletivos do transporte público. Ressalta que o transporte coletivo é para apenas um turno, pois não é possível levar ao meio dia para casa e já retornar para o turno matutino.
Município terá três cursos em parceria com o SENAI. Objetivo é qualificar mão de obra em setores que apresentam aumento na oferta de emprego. Conforme o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, VANDERLEI PASOLINI, o município está investindo o auxílio na indústria. Ele afirma que existe uma carência na mão de obra qualificada e os trabalhadores precisam de capacitação para atender a demanda existente. A prefeitura de São João do Oeste já pleiteou um Polo SENAI, porém isso é inviável devido as unidades em Itapiranga e São Miguel do Oeste. Objetivo é reduzir custos de deslocamentos para os cursos técnicos fora do município e por isso foi estabelecido parceria com o SENAI e com as empresas, que sedem espaço para as aulas e o SENAI disponibiliza profissionais para as qualificações.
De acordo com VANDERLEI PASOLINE os cursos disponibilizados são de marcenaria de móveis sob medida, eletricidade residencial e curso básico de pedreiro em alvenaria. A ideia surgiu a partir de sugestões dos empresários. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, o setor da construção civil está aquecido e com isso surgem várias possibilidades para pedreiros e também eletricistas. VANDERLEI PASOLINE afirma que o modelo adotado em São João do Oeste facilita ao SENAI que desloca os profissionais para os cursos e também aos empresários que sedem a estrutura e já podem acompanhar a mão de obra disponível e também proporcionar maior qualificação aos seus funcionários.
A Polícia Militar Rodoviária flagrou o condutor de um veículo Fiat Siena, de 56 anos, transitando em zigue-zague na rodovia SC 386, em Iporã do Oeste. O flagrante foi por volta das 14 horas e 30 minutos desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a guarnição realizava patrulhamento no local, quando percebeu o veículo transitando de forma anormal. Os policiais iniciaram a abordagem, mas o condutor não acatou a ordem de parada e entrou em uma via secundária que dá acesso ao interior do município. O homem foi capturado somente a cerca de três quilômetros do local da abordagem. Aos policiais, o motorista informou que havia ingerido bebida alcoólica em um bar que fica às margens da SC 163 e por isso havia fugido. O homem foi preso e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Iporã do Oeste.
Acidente entre motos deixa feridos na Willy Barth. No final de tarde desta segunda-feira, por volta das 18 horas, uma colisão envolvendo duas motos, uma Honda Biz e uma YBR, deixou dois feridos na avenida Willy Barth, bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. Um homem e uma mulher tiveram escoriações generalizadas e precisaram de atendimento. O Corpo de Bombeiros, SAMU, PRF e PM estiveram no local e realizaram os devidos encaminhamentos. O trânsito não chegou a ser interrompido, porém, ficou lento durante os procedimentos.
Colisão deixa motociclista ferido na Willy Barth. A ocorrência foi registrada por volta das 17 horas e 20 minutos desta segunda-feira, na Willy Barth em São Miguel do Oeste, em frente à Bregomar, bairro São Gotardo. A colisão envolveu uma Tucson e uma CG, ambas com placas de São Miguel. Na moto havia um homem que teve suspeita de fratura na perna direita. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados e, após o atendimento no local, a vítima foi levada ao Hospital Regional. A PRF foi chamada e controlou o trânsito, que devido ao acidente ficou lento no local.
Padrasto é preso após oferecer dinheiro a enteada para manter relações sexuais. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na noite desta segunda-feira, uma ocorrência de importunação sexual. Foi registrada na Rua Afonso Arino, no bairro Santa Rita. No local, uma adolescente de 15 anos relatou que seu padrasto chegou em casa embriagado e lhe ofereceu 200 reais para manter relações sexuais com ela, sendo que a mesma negou e o homem aumentou a oferta para 300 reais, momento em que ela o empurrou. A mãe da menor estava trabalhando e foi informada dos fatos pelo irmão da vítima, momento em que retornou para casa. A Polícia Militar prendeu o homem e o conduziu para a delegacia, porém, o acusado não relatou nenhum fato para os policiais sobre o ocorrido.