-PESQUISA APONTA QUE UMA A CADA QUATRO MULHERES SOFREU VIOLÊNCIA NA PANDEMIA
-MUNICÍPIO CATARINENSE TERÁ ELEIÇÃO SUPLEMENTAR NO PRÓXIMO DOMINGO
-OBRAS NA AVENIDA URUGUAI CAUSAM NOVAS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
-DEPUTADO APRESENTA PROJETO PARA AGILIZAR LIBERAÇÃO DE RECURSOS
-AGRICULTURA DE ITAPIRANGA DEFINE NOVAS AÇÕES EM PROL DO MEIO AMBIENTE
-REGIONAL DA EDUCAÇÃO AMPLIA INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA
-PAI E FILHO SÃO ESFAQUEADOS DURANTE BRIGA EM ITAPIRANGA
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de Nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A colisão entre dois trens expressos no sul do Paquistão, na manhã desta segunda-feira, deixou pelo menos 35 passageiros mortos. Segundo o ministério de Ferrovias do país, neste momento ainda não se sabe o que causou a colisão, mas todos os cenários estão sendo analisados. As autoridades estão trabalhando para conseguir máquinas para ajudar no resgate das pessoas presas nos vagões. Funcionários da ferrovia afirmam que por volta de mil e 100 passageiros estavam a bordo.
A candidata de direita KEIKO FUJIMORI lidera a eleição presidencial no Peru na manhã desta segunda-feira, mas a vantagem para o candidato de esquerda PEDRO CASTILLO caiu nas últimas horas, com a apuração dos votos no interior do país. Com mais de 90 por cento das urnas apuradas, KEIKO tem 50 vírgula dois por cento dos votos, contra 49 vírgula 79 por cento de PEDRO CASTILLO, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais. Ambos os candidatos prometeram respeitar o resultado de uma das eleições presidenciais mais disputadas da história do Peru, um país devastado pela pandemia e por uma grave crise política.
A democrata KAMALA HARRIS faz na Guatemala e no México sua primeira viagem internacional como vice-presidente dos Estados Unidos nesta segunda e terça-feira. A visita faz parte dos esforços para tentar conter o fluxo migratório dos países do chamado Triângulo Norte da América Central que são Guatemala, El Salvador e Honduras pela fronteira dos Estados Unidos com o México. O principal objetivo não é debater os desafios na divisa, mas abordar as causas que levam milhares de pessoas a abandonar seus lares em busca de oportunidades nos Estados Unidos.
A Fundação Oswaldo Cruz, responsável por fabricar a vacina de Oxford no Brasil, vai ter que desligar temporariamente as máquinas a partir da próxima sexta-feira. A interrupção se deve à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo para produzir a vacina. Essa não é a primeira vez que isso vai acontecer. Em maio, as máquinas ficaram cinco dias paradas porque também não havia matéria-prima suficiente para o imunizante. A Fiocruz já entregou até agora pouco mais de 50 milhões de doses da vacina. A Fundação ainda espera quatro lotes de IFA relativos a junho e julho para retomar a produção.
Esta semana, quatro depoimentos estão agendados na CPI da Pandemia. O primeiro deles, acontece nesta terça-feira, com a reconvocação do atual ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA. O motivo principal pelo qual ele foi chamado novamente é a confirmação da Copa América no Brasil em meio à pandemia de Covid-19. Na quarta-feira, a CPI ouve o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, ELCIO FRANCO. Na quinta-feira, os senadores adiantaram o depoimento do governador do Amazonas WILSON LIMA após a Operação Sangria, da Polícia Federal, ter sido deflagrada no estado para investigar desvios na Saúde. Para encerrar a semana, na sexta-feira, a CPI da Pandemia convidou o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz, CLAUDIO MAIEROVITCH e a pesquisadora NATALIA PASTERNAK, da USP.
Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada nesta segunda-feira. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. A porcentagem representa estabilidade em relação à última pesquisa, de 2019, quando 27 virgula quatro por cento afirmaram ter sofrido alguma agressão. Na comparação com os dados da última pesquisa, se percebe que aumentaram o número de agressões dentro de casa, passando de 42 para 48 vírgula oito por cento e diminuíram as na rua, caindo de 29 para 19 por cento.
Santa Catarina tem 64 pessoas com coronavírus na fila de espera por um leito de unidade de terapia intensiva. Segundo boletim divulgado pelo governo estadual neste domingo, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto é de 97 vírgula 48 por cento no estado. Desde o início da pandemia são 984 mil 597 pessoas diagnosticadas com Covid-19 no estado, sendo que 15 mil 605 delas não resistiram e morreram por causa da doença. Nas últimas 24 horas foram 776 novos casos e 33 mortes. Todas as regiões estão com ocupação acima de 98% dos leitos adultos voltados para pessoas com Covid-19, com exceção da Grande Florianópolis que tem 86 por cento.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, a Matriz de Risco Potencial e indicou melhora da semana passada para esta. Além da região da Grande Florianópolis, que se manteve no patamar grave, a região Nordeste e a do Médio Vale do Itajaí também melhoraram índices e saíram da bandeira vermelha para a cor laranja. As demais 13 regiões de saúde permanecem no nível gravíssimo para transmissão da Covid-19, inclusive o extremo-oeste. A maior preocupação permanece sendo a capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTIs no Estado. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo. As maiores variações são notadas no índice de transmissibilidade. As regiões com maior risco de transmissão são Xanxerê e Oeste de Santa Catarina, onde inclusive foi registrada a pior nota de avaliação.
O município catarinense de Petrolândia, no Vale do Itajaí, terá novas eleições municipais no próximo domingo. Duas das urnas do pleito vão passar por auditoria. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, esta é a primeira vez que este procedimento será feito em eleição suplementar. Neste pleito fora de época, os cerca de cinco mil eleitores vão escolher novo prefeito e vice para administrar a cidade até o fim de 2024. Isso porque os eleitos em novembro do ano passado tiveram a candidatura indeferida. A eleição ficou sub judice e o novo pleito foi decidido em abril. Agora, três candidatos disputam a prefeitura nessa eleição suplementar.
Obras na Avenida Uruguai causam novas alterações no trânsito em Itapiranga. Teve início hoje o serviço de escavação da pista em frente à praça dos Pioneiros, entre a rotatória e a esquina com a rua São José, em frente ao Fórum. Por conta das obras de revitalização da Avenida Uruguai, serão realizadas alterações no trânsito. No da escavação, o trânsito estará liberado em pista única, com operadores controlando o fluxo de veículos e caminhões entre às sete horas e 18 horas. Os condutores de veículos leves devem o usar rotas alternativas para acessar o centro da cidade durante os próximos dias.
Campanha do agasalho continua em andamento em SJO. De acordo com a coordenadora DENISE WELCHEN, o motivo é que ainda hágrande quantidade de roupas para serem retiradas no Lar do Idoso, onde a campanha é realizada. Uma agente de saúde permanece no local para entregar as roupas, seguindoprotocolos relativos à Covid-19. DENISE salienta que até o momento a demanda foi grande, pois mais de 400 pessoas compareceram para retirar roupas e calçados. Ela destaca que ainda tem roupas de cama, banho, além de outras roupas e calçados que foram doados, aguardando pessoas que queiram retirar. O único requisito para ter direito às roupas, segundo DENISE WELCHEN, é ser morador do município e apresentar comprovante de endereço.
Conforme a coordenadora da campanha do agasalho de SJO, DENISE WELCHEN, todos os cuidados relativos à Covid-19 são tomados, evitando por exemplo, excessode pessoas ao mesmo tempo no local,apesar da estrutura do Lar do Idoso ser grande. As roupas estão separadas em femininas, masculinas, blusas, calças, camisetas, roupas infantis, calçados, roupas de inverno e casacos, de modo a facilitar a procura. DENISE WELCHEN ressalta que existe pretensão de fazer novas campanhas durante o ano, justamente por conta do acúmulo de roupas que as pessoas têm em casa.
O deputado estadual MARCOS VIEIRA, enviou proposta de emenda, PEC, ao governo, que busca tornar mais ágil a transferência de recursos para os municípios do Extremo Oeste, em decorrência da estiagem. VIEIRA explica que ao invés de fazer convênios por certo valor, a partir da aprovação da PEC haverá transferências especiais. A proposta de emenda à constituição já está na Assembleia Legislativa. Conforme o deputado, a bancada Oeste, composta por 15 deputados, esteve reunida em maio com o governador CARLOS MOISÉS, que se sensibilizou e atendeu os pedidos. Ele vai liberar ainda para este ano cerca de 100 milhões de reais, dos quais 70 servirão para combate à estiagem, com construção de cisternas e açudes, e 30 milhões para fazer a preservação das nascentes de rios em SC.
Segundo MARCOS VIEIRA, existem ainda outros projetos que modificam o Plano de Preservação Ambiental, com destinação de cerca de 200 milhões de reais, dos quais 100 milhões estão previstos para 2022 e outros 100 para o ano seguinte. O deputado estadual enfatiza que ogoverno vai implantar, de uma vez por todas, programa permanente de combate à estiagem no estado. Se o projeto for aprovado, o presidente da ALESC, MAURO DE NADAL, vai levar ao plenário. MARCOS VIEIRA vai propor ao governador que sejam feitas transferências diretamente aos municípios, para que haja rapidez na aplicação dos recursos. Caso contrário, segundo o deputado, será necessário que a Secretaria de Estado da Agricultura implante programa específico para fomentar a construção de cisternas e açudes.
Diretor de Cultura de São João do Oeste explica alteração do nome do museu. ELIAS SCHNEIDER destaca que o espaço era denominado apenas de Museu Municipal e com aprovação de lei que foi sancionada pelo prefeito GENÉSIO ANTON, passou a ser museu Pe. GUIDO ROQUE LAWISCH. A justificativa está nos relevantes trabalhos prestados pelo religioso no longo período que permaneceu como pároco em São João do Oeste. SCHNEIDER avalia que é justa a homenagem pela grande contribuição do padre no período de 1989 até 2002. Cita a participação expressiva do padre GUIDO em aspectos religiosos, culturais e questões sociais como o no Hospital Santa Casa Rural e pavilhão comunitário. Após a transferência o padre manteve vínculo com os m oradores de São João do Oeste e sempre é lembrado em momentos marcantes do município.
Os vereadores aprovaram em sessão do legislativo a homenagem ao Padre GUIDO ROQUE LAWISCH. A intenção é valorizar os trabalhos no município e gravar o nome dele em um espaço público. O diretor de Cultura, ELIAS SCHNEIDER lembra que quando foi transferido para São Leopoldo, convidava corais do município para participar de apresentações nas missas junto ao santuário do Padre Reus. O Padre GUIDO faleceu no ano de 2019 em decorrência de um problema de saúde. SCHNEIDER, enfatiza que esta denominação vem a somar para o aspecto cultural do município. Salienta ainda que o padre GUIDO tocava gaita nas celebrações religiosas das comunidades e desta forma já colaborava com a manutenção de atividades culturais do município além de mobilizar a comunidade para realizar atividades culturais no espaço hoje utilizado para o Museu.
A prefeitura de Itapiranga criou duas leis especificas de incentivo ao produtor e com impacto positivo ao meio ambiente. Já foram contemplados mais de 20 produtores rurais com 60 mil reais pagos pelo município. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, EUSEBIO TAVARES, explica que é feito o pagamento por metro quadrado construído e principalmente voltado a cisterna para armazenamento de água. O município paga cinco reais por metro cúbico de água em estruturas para armazenamento na propriedade rural. Objetivo é reduzir o impacto sobre o sistema público de abastecimento de água que muitas vezes não atende a grande demanda. O secretário cita outro benefício que é de atender a legislação que exige o balanço hídrico positivo nas propriedades.
EUSEBIO TAVARES lembra que Itapiranga e região apresentam aproximadamente dois mil milímetros de chuva por ano, no entanto grande parte das propriedades, com pequena estiagem, já enfrentam falta de água devido a não ter sistema eficiente de armazenamento. TAVARES também chama atenção para incentivo na geração de energia por meio de placas solares. O secretário da Agricultura de Itapiranga diz que a demanda é bastante grande. EUSEBIO TAVARES lembra que isso é proporcional ao grande número de licenciamento ambiental para investimentos nas atividades de avicultura, suinocultura e produção de leite.
O secretário da Agricultura lembra que Itapiranga possui o maior movimento econômico da Ameosc com valor superior a um bilhão de reais. Produção de leite, criação de suínos e aves são os destaques e recebem atenção especial do governo municipal. EUSEBIO TAVARES cita que os empreendimento que necessitam de licenciamento precisam estar atentos para cumprirem a legislação. Itapiranga possui estrutura em parceria com o Conder Ambiental para emissão de licenças e certidões. O secretário avalia que o produtor rural é bastante consciente e este ano já foram visitadas mais de 80 propriedades. Raramente são encontrados problemas graves. TAVARES observa que as empresas de integração fazem exigências para atender legislação até mesmo para exportações dos produtos.
Regional da Educação amplia ações de reformas de escola nos cinco municípios de atuação. Cinco escolas foram contempladas com reformas na Regional de Educação de Itapiranga. As melhorias ocorrem nos educandários Humbeto Machado e Porto Novo, ambas de Itapiranga, Padre Palduino Rambo de Tunápolis e São Lourenço, Iporã do Oeste. O investimento foi de aproximadamente 150 mil reais. Segundo o coordenador regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, uma empresa foi contratada para realizar manutenções. Ele avalia que desta forma os problemas serão solucionados de forma mais rápida. As demandas amis comuns são de infiltrações, pinturas e pequenas manutenções. O coordenador lembra que durante o período da SDR Itapiranga recebeu grandes investimentos nas escolas Porto Novo e São Vicente, com um total de oito milhões de reais.
Nesta semana deve ser definida a reforma do Ginásio de Esportes da escola Santo Antônio, no interior de Itapiranga com um total de 120 mil reais. VILSON VON BORSTEL cita ainda investimento significativo que vai ocorrer na escola Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste. Por ser uma intervenção mais ampla a equipe ainda trabalha no orçamento para realizar as obras. O coordenador avalia que o Governo do Estado possui orçamento suficiente para investimentos necessários, porém é necessário apresentar projeto de melhorias. A empresa habilitada para realizar manutenções vai possibilitar ações logo que os problemas forem constatados. VILSON VON BORSTEL também chama atenção aos investimentos significativos em móveis e equipamentos com foco na modernização com novas tecnologias. Kit para alunos e laboratórios para escolas, proporcionam condições adequadas para o trabalho dos professores e aprendizado dos alunos.
Coordenador Regional da Educação projeta retorno de aulas em tempo integral. VILSON VON BORSTEL comemora a vacinação dos profissionais da educação e acredita que será possível ampliar os projetos escolares. Destaca que vários educandários solicitaram o retorno das aulas presenciais no ensino médio integral. A Secretaria de Estado da Educação não aceitou o pedido alegando falta de vacinação dos professores. VON BORTEL observa que a escola Porto Novo de Itapiranga já possui atendimento em tempo integral, porém no ensino fundamental. As escolas São Vicente, Padre Balduoíno Rambo e São José de Sede Capela estão entre as que solicitaram retorno das aulas presenciais no ensino médio integral.
Homem que dirigia embriagado e tentou se passar por irmão é preso pela PM. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem na noite deste domingo, por dirigir embriagado e por se passar pelo próprio irmão em uma abordagem policial. Foi na Rua Oiapoc, no centro da cidade. A guarnição realizava rondas de rotina quando um veículo Corsa invadiu a preferencial dos policiais. O veículo foi parado e o condutor apresentava forte odor etílico, além de olhos vermelhos e com alteração na fala. Questionado sobre seu nome, ele repassou informação errada. Ele insistiu que havia repassado o nome certo, porém, em determinado momento confirmou que estava se passando pelo próprio irmão. O homem foi enquadrado no crime de falsidade ideológica. Ele recusou o teste do bafômetro, porém, no interior do automóvel havia cerveja, Vodca, energético e um saco de gelo. O veículo foi recolhido e o homem preso em flagrante.
PRF recupera veículo com registro de roubo na BR 163 em Guaraciaba. Na tarde de domingo, em trabalho de fiscalização, a PRF abordou um veículo na BR 163, no posto rodoviário em Guaraciaba. Segundo a PRF, durante abordagem ao Etios, que estava sendo conduzido por um homem, o mesmo disse aos policiais que havia alugado o veículo pela internet em Novo Hamburgo, porém não soube dizer em detalhes sobre a locação. Por isso, a PRF realizou consulta ao sistema e verificou que o veículo estava com registro de furto/roubo em Porto Alegre/RS no dia 03 de Junho. A equipe realizou os procedimentos cabíveis e encaminhou o motorista à Delegacia onde responderá pelo crime de receptação.
Polícia prede homem suspeito por duas tentativas de homicídios. Os crimes ocorreram na madrugada deste domingo, no Bairro Santa Tereza Baixo, em Itapiranga. O tumulto mobilizou guarnições da Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU. Conforme relatório da Polícia Militar trata-se de prisão em flagrante porlesão corporal grave ou gravíssima e tentativa de homicídio ocorrida no prolongamento da Rua do Comércio, por volta de uma hora e 15 minutos da madrugada deste domingo. A guarnição foi acionada para verificar uma briga em que homens teriam sido esfaqueados. Três homens foram conduzidos para a delegacia e dois socorridos ao Hospital Sagrada Família e na sequência transferidos ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste.
Delegado confirma prisão de apenas um homem suspeito de esfaquear pai e filho. Conforme o delegado LEORNADO ZAMBELLI, a confusão iniciou com briga entre um brasileiro e um venezuelano, na madrugada de domingo. O delegado confirma que todos bebiam juntos em uma residência. Em determinado momento, um homem de 37 anos desferiu facadas em seu irmão de 44 anos e no sobrinho de 19 anos. Pai e filho tiveram ferimentos graves. O homem de 44 anos apresentava ferimento de cinco centímetros no lado esquerdo do tórax e abaixo da axila, além de um ferimento no abdômen e no tornozelo. Seu filho de 19 anos, teve ferimentos no abdômen. O delegado LEORNADO ZAMBELLI, explica que três pessoas foram conduzidas a delegacia, incluindo dois venezuelanos, porém apenas um brasileiro de 37 anos foi responsabilizado pelas facadas e preso em flagrante. Os demais liberados após depoimento.