A colisão entre dois trens expressos no sul do Paquistão, na manhã desta segunda-feira, deixou pelo menos 35 passageiros mortos. Segundo o ministério de Ferrovias do país, neste momento ainda não se sabe o que causou a colisão, mas todos os cenários estão sendo analisados. As autoridades estão trabalhando para conseguir máquinas para ajudar no resgate das pessoas presas nos vagões. Funcionários da ferrovia afirmam que por volta de mil e 100 passageiros estavam a bordo.
A candidata de direita KEIKO FUJIMORI lidera a eleição presidencial no Peru na manhã desta segunda-feira, mas a vantagem para o candidato de esquerda PEDRO CASTILLO caiu nas últimas horas, com a apuração dos votos no interior do país. Com mais de 90 por cento das urnas apuradas, KEIKO tem 50 vírgula dois por cento dos votos, contra 49 vírgula 79 por cento de PEDRO CASTILLO, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais. Ambos os candidatos prometeram respeitar o resultado de uma das eleições presidenciais mais disputadas da história do Peru, um país devastado pela pandemia e por uma grave crise política.
A democrata KAMALA HARRIS faz na Guatemala e no México sua primeira viagem internacional como vice-presidente dos Estados Unidos nesta segunda e terça-feira. A visita faz parte dos esforços para tentar conter o fluxo migratório dos países do chamado Triângulo Norte da América Central que são Guatemala, El Salvador e Honduras pela fronteira dos Estados Unidos com o México. O principal objetivo não é debater os desafios na divisa, mas abordar as causas que levam milhares de pessoas a abandonar seus lares em busca de oportunidades nos Estados Unidos.
A Fundação Oswaldo Cruz, responsável por fabricar a vacina de Oxford no Brasil, vai ter que desligar temporariamente as máquinas a partir da próxima sexta-feira. A interrupção se deve à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo para produzir a vacina. Essa não é a primeira vez que isso vai acontecer. Em maio, as máquinas ficaram cinco dias paradas porque também não havia matéria-prima suficiente para o imunizante. A Fiocruz já entregou até agora pouco mais de 50 milhões de doses da vacina. A Fundação ainda espera quatro lotes de IFA relativos a junho e julho para retomar a produção.
Esta semana, quatro depoimentos estão agendados na CPI da Pandemia. O primeiro deles, acontece nesta terça-feira, com a reconvocação do atual ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA. O motivo principal pelo qual ele foi chamado novamente é a confirmação da Copa América no Brasil em meio à pandemia de Covid-19. Na quarta-feira, a CPI ouve o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, ELCIO FRANCO. Na quinta-feira, os senadores adiantaram o depoimento do governador do Amazonas WILSON LIMA após a Operação Sangria, da Polícia Federal, ter sido deflagrada no estado para investigar desvios na Saúde. Para encerrar a semana, na sexta-feira, a CPI da Pandemia convidou o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz, CLAUDIO MAIEROVITCH e a pesquisadora NATALIA PASTERNAK, da USP.
Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada nesta segunda-
feira. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. A porcentagem representa estabilidade em relação à última pesquisa, de 2019, quando 27 virgula quatro por cento afirmaram ter sofrido alguma agressão. Na comparação com os dados da última pesquisa, se percebe que aumentaram o número de agressões dentro de casa, passando de 42 para 48 vírgula oito por cento e diminuíram as na rua, caindo de 29 para 19 por cento.
Santa Catarina tem 64 pessoas com coronavírus na fila de espera por um leito de unidade de terapia intensiva. Segundo boletim divulgado pelo governo estadual neste domingo, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto é de 97 vírgula 48 por cento no estado. Desde o início da pandemia são 984 mil 597 pessoas diagnosticadas com Covid-19 no estado, sendo que 15 mil 605 delas não resistiram e morreram por causa da doença. Nas últimas 24 horas foram 776 novos casos e 33 mortes. Todas as regiões estão com ocupação acima de 98% dos leitos adultos voltados para pessoas com Covid-19, com exceção da Grande Florianópolis que tem 86 por cento.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, a Matriz de Risco Potencial e indicou melhora da semana passada para esta. Além da região da Grande Florianópolis, que se manteve no patamar grave, a região Nordeste e a do Médio Vale do Itajaí também melhoraram índices e saíram da bandeira vermelha para a cor laranja. As demais 13 regiões de saúde permanecem no nível gravíssimo para transmissão da Covid-19, inclusive o extremo-oeste. A maior preocupação permanece sendo a capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTIs no Estado. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo. As maiores variações são notadas no índice de transmissibilidade. As regiões com maior risco de transmissão são Xanxerê e Oeste de Santa Catarina, onde inclusive foi registrada a pior nota de avaliação.
O município catarinense de Petrolândia, no Vale do Itajaí, terá novas eleições municipais no próximo domingo. Duas das urnas do pleito vão passar por auditoria. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, esta é a primeira vez que este procedimento será feito em eleição suplementar. Neste pleito fora de época, os cerca de cinco mil eleitores vão escolher novo prefeito e vice para administrar a cidade até o fim de 2024. Isso porque os eleitos em novembro do ano passado tiveram a candidatura indeferida. A eleição ficou sub judice e o novo pleito foi decidido em abril. Agora, três candidatos disputam a prefeitura nessa eleição suplementar.
Fieis têm dificuldade em voltar a participar das missas. De acordo com LUIZINHO MARAFON - Frei da paróquia São Lourenço Mártir, de São Lourenço do Oeste, após o período sem atividades religiosas presenciais, percebeu que várias famílias não retornaram a igreja. Ele destaca a importância de cultivar a fé em casa, individualmente e entre familiares, mas em comunidade considera muito melhor. Para o religioso, é indispensável manter a fé em família, fazendo orações em casa, alimentando e mantendo a crença viva para receber a força divina.
Celebrações com presença de público estão voltando a acontecer em São Lourenço. O Frei LUIZINHO MARAFON comemora o retorno das missas tanto na matriz quanto em comunidades, destacando que quando se está reunido em comunidade, a força da fé e a conexão é ainda maior. Comenta que os batismo já estavam acontecendo individualmente, mas agora voltam a ser comunitários. Casamentos e catequese também já voltaram, sempre seguindo todas as normas em prevenção ao coronavírus. De acordo com o Frei, esse mês vai visitar as comunidades de São Lourenço, explicando o Plano Pastoral para esse ano.
Palma Sola realiza eleição suplementar para o Conselho Tutelar. A assistente social e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente do município - ALESSANDRA ARDENGHY, informa que foram abertas duas vagas. Palma Sola precisa de novos profissionais, um para trabalhar como titular, e outro como suplente. Conforme ela, duas pessoas se inscreveram para a escolha, que era para ter acontecido em abril do ano passado, mas devido ao coronavírus, foi adiada. Agora, passado mais de um ano, mesmo com a pandemia a eleição vai acontecer, seguindo todos os protocolos de segurança.
Voto para conselheiros tutelares não é obrigatório. Conforme ALESSANDRA ARDENGHY, a votação será na próxima quinta-feira, aberta a todos os eleitores de Palma Sola, das oito da manhã até sete da tarde. É necessário levar um documento com foto, e se possível o título de eleitor. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, a legislação define que o conselho precisa de cinco membros. No momento um deles está através do chamado “mandato tampão” que significa que assumiu o cargo sem eleição.
Prefeitura de Anchieta realiza durante este mês ações voltadas à agroecologia. Os trabalhos iniciaram na semana passada e serão realizados até o próximo dia 17. O objetivo é aprender e cultivar materiais orgânicos visando um futuro mais sustentável. Conforme o secretário da Agricultura, RAFAEL DA SILVA, a intenção era realizar palestras presenciais, mas devido a pandemia a prefeitura e entidades envolvidas optaram em realizar de forma virtual. As palestras iniciaram com uma ceia em Família, seguida de feira agroecológica e hoje encerra a primeira semana com uma palestra online. SILVA comentou que para a próxima semana será realizado um trabalho com o cardápio da escola municipal. O secretário destacou que as palestras servem para ser debatidos sobre ações sustentáveis no município.
O secretário da Agricultura de Anchieta, RAFAEL DA SILVA, comentou que nos dias 15 e 16 de junho os envolvidos estarão realizando a recolha de materiais recicláveis nas comunidades interioranas. Já no dia 17, entre as 8 e as 18 horas, o município estará promovendo a coleta de vidros na praça municipal. O secretário solicita para quem tenha vidros, se desloquem até a praça. Além disso, ele destacou outras ações que a secretaria está realizando no município. RAFAEL comentou que ações como troca de sementes entre os produtores. Esta ação visa trabalhar com outros tipos de sementes para cultivo nas propriedades.
Máquinas e equipamentos são deslocados de suas funções para puxar água em Santa Terezinha do Progresso. Como em qualquer município da nossa região, esse também sofre muito com a falta de chuva. Conforme o vice-prefeito ELIZEU ALVES DA SILVA, para piorar, o parque de máquinas está com problemas. Quando ele assumiu a pasta contava com um trator em pneus em condições de trabalhar. Praticamente todo parque precisava de reparos. Para deixar o trator em esteira em dia, a prefeitura precisa de mais de 100 mil reais. Uma escavadeira hidráulica fica direto no serviço. A outra deu problema.
Apesar de muitos transtornos, a Administração de Santa Terezinha do progresso conseguiu comprar um trator novo. O vice-prefeito ELIZEU ALVES DA SILVA diz que a máquina vai atender a agricultura. A outra vai para conserto, só que para isso a prefeitura terá que gastar em torno de 50 mil reais. Por outro lado, foi licitado o motor do caminhão prancha, que deverá ser liberado em 30 dias. O veículo é necessário para transportar as máquinas pesadas de uma comunidade para outra. ELIZEU confia no repasse de recursos dos deputados para que todos os setores da prefeitura de Santa Terezinha possam oferecer sempre um serviço de qualidade para a população.
Assinada ordem de serviço para revitalização do portal de Campo Erê. Conforme a prefeita - ROZANE MOREIRA, a entrada da cidade vai ficar de cara nova com a renovação. Segundo ela, já está tudo pronto para começar a reforma do portal, deixando a cidade mais bonita e ajudando a atrair investidores para o município. A prefeita anuncia com muita satisfação que a obra foi licitada. A empresa vencedora já esteve no município e logo a revitalização deve ser iniciada, colocando em prática mais uma ação que vai melhorar a opinião de quem passa por Campo Erê.
Município deve investir 150 mil reais na revitalização do portal. ROZANE MOREIRA – prefeita de Campo Erê, explica que primeiro a estrutura será lavada e consertado o que está danificado. A entrada vai receber um letreiro identificando a cidade, nova iluminação e também uma área de convívio, com bancos e calçadas. A chefe do executivo considera um investimento muito importante para o município, pois muda a visão de quem somente passa por Campo Erê. Para ela é uma grande alegria encaminhar mais uma promessa de governo, ainda no primeiro ano da administração.
Empresário atuante em Campo Erê morre vítima de câncer. SÉRGIO SCHWADE, 51 anos, morreu no final de semana, no Hospital Regional de Chapecó. A esposa LIGIA SCHWADE conta que desde que a família soube da doença, no dia dois de setembro, fizeram tudo que estava ao alcance para combate-la. Infelizmente, o câncer que o empresário tinha ainda não tem uma cura conhecida pela medicina, e por isso todo o foco foi em prolongar o tempo junto com SÉRGIO, que após a descoberta viveu por cerca de nove meses. A esposa do empresário acredita que hoje ele está num lugar melhor, olhando por todos que o ajudaram.
Câncer de SÉRGIO SCHWADE era incurável e muito agressivo. A esposa, LIGIA SCHWADE, comenta que quando o médico descobriu a doença, ainda não sabia que seria tão forte. O empresário de 51 anos era muito atuante na comunidade e igreja, passando isso para os filhos e familiares. LIGIA acrescenta que não vai ser fácil, mas vai conseguir força para continuar. Deseja que todos se lembrem dele como viveu, alegre e disposto a ajudar. Ela agradece a todos os médicos, enfermeiros e Secretaria de Saúde pela ajuda recebida.
Carro saí de pista e tomba na SC-160, em Campo Erê. A Guarnição da Policia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu um acidente de trânsito, ontem, por volta das duas da tarde.Segundo os policiais, um homem de 41 anos dirigia um Corsa Hatch Maxx, emplacado em Saltinho, quando perdeu o controle do carro, saiu da estrada e tombou. O homem saiu ileso, mas a passageira, de 31 anos, teve ferimentos leves.
PM registra aglomeração com cerca de 800 pessoas em Pinhalzinho. O caso foi por volta das 11 horas da noite de sábado, no loteamento Vila Verde. Várias pessoas estavam sem máscara, ouvindo som alto e bebendo em via pública. A multidão foi dispersada, mas devido a quantidade de pessoas, não foi possível fazer a identificação.
Homem é baleado pelo próprio irmão e fica em estado grave em Marmeleiro. Um homem deu entrada no hospital municipal de Marmeleiro, sábado, vítima de disparos de arma de fogo. A Polícia Militar foi informada por familiares que o autor dos disparos era o próprio irmão da vítima, que atirou duas vezes pelas suas costas. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi levado ao Hospital Regional de Francisco Beltrão, onde passou por cirurgias e aguarda uma vaga na UTI. Equipes da Polícia Militar e Polícia Ambiental foram até a casa onde ocorreu os fatos, a cerca de 12 km da cidade, porém o autor fugiu para o mato carregando uma espingarda. Durante a noite as equipes voltaram a casa, mas o autor novamente não foi localizado.