-CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE CRIA 18 NOVAS VAGAS DE DEPUTADO FEDERAL
-SC MANTÉM TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI ACIMA DOS 90 POR CENTO
-CRECI APONTA ESCASSEZ DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO NO EXTREMO-OESTE
-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE TEM QUEDA NA REGIÃO, MAS SITUAÇÃO AINDA PREOCUPA
-VEREADOR PEDE REAJUSTE DOS VALORES DO BÔNUS AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO É DETIDO DEPOIS DE SE ENVOLVER EM ACIDENTE
-MULHER SOFRE FRATURA EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E MOTOCICLETA
A previsão para as próximas horas é de céu nublado. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 73 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0048 centavos.
O primeiro-ministro do Canadá, MARK CARNEY, disse, em um encontro com o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, que o Canadá não está e nunca estará a venda. TRUMP rebateu afirmando "Nunca diga nunca". A conversa entre os dois ocorreu no Salão Oval. Esta é a primeira visita de CARNEY a Washington na condição de primeiro-ministro. Ele venceu a eleição de 28 de abril com a promessa de enfrentar TRUMP, que impôs tarifas sobre alguns produtos canadenses e frequentemente fala em anexar o país. Apesar disso, os dois líderes demonstraram pouca animosidade durante a sessão de abertura no Salão Oval, onde ambos se elogiaram mutuamente.
Os governos dos Estados Unidos e da China anunciaram nesta terça-feira que terão um encontro em Genebra, na Suíça, no fim desta semana. A previsão é que a reunião ocorra no sábado, segundo a agência de notícias Reuters. A conversa marca o início das negociações sobre a guerra comercial entre os dois países. Ao longo das últimas semanas, os Estados Unidos anunciaram taxas de até 145 por cento sobre produtos importados da China, em uma guerra tarifária promovida pelo presidente norte-americano, DONALD TRUMP. Pequim respondeu com alíquotas de até 125 por cento sobre a importação de itens norte-americanos, em uma escalada de taxas, até então, sem sinais de recuo.
Em homilia de missa que antecede as votações do primeiro dia de conclave, o Cardeal Decano GIOVANNI BATTISTA RE pediu luz para os cardeais vão votar para escolher o novo papa. A missa Pro Eligendo Pontifice teve início nesta quarta-feira cinco horas da manhã no horário de Brasília – 10 horas pelo horário local. Após o rito, já pela tarde, os religiosos seguem em procissão até a Capela Sistina, cantando o hino Veni Creator, para invocar o Espírito Santo. Lá, fazem um juramento de sigilo absoluto sobre todo o processo de votação. A expectativa é de que a escolha do novo pontífice dure de dois a três dias.
A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira a comissão especial que vai discutir a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda de dois mil 824 para cinco mil reais. O ex-presidente da Câmara, ARTHUR LIRA do Progressistas foi formalizado relator da proposta e o deputado RUBENS PEREIRA JÚNIOR do PT foi eleito presidente da comissão. A comissão especial foi criada porque o texto foi distribuído a mais de quatro comissões temáticas: Trabalho; Administração e Serviço Público; Desenvolvimento Econômico; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto, de autoria do governo LULA, prevê a isenção total do imposto para quem ganha até cinco mil por mês, ou 60 mil por ano. O texto estabelece ainda um desconto parcial para quem ganha entre cinco e sete mil reais mensais, o que reduzirá o valor a ser pago.
Os presidentes do MDB, BALEIA ROSSI, e do Republicanos, MARCOS PEREIRA, se reuniram nesta terça-feira para discutir a possível federação entre os dois partidos. A ideia é conseguir se contrapor à 'superfederação’ formada entre União Brasil e Progressistas na semana passada. Juntos, MDB e Republicanos somariam 88 deputados e formariam a terceira maior bancada da Câmara. A Federação União-PP soma 109 deputados e o PL tem 92 deputados. Esse não foi o primeiro encontro entre BALEIA e MARCOS PEREIRA, que enxergam na ideia da federação uma chance de conquistar peso e influência para os acordos, de olho também nas eleições de 2026. O cálculo não leva em conta apenas o pleito presidencial, mas o maior número de prefeitos e receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa. O texto ainda passará pelo Senado. O impacto orçamentário, segundo informações da Direção-Geral da Câmara, é de 64 milhões de reais por ano. A Constituição diz que a representação na Câmara deve ser proporcional à população de cada estado. Nas eleições de 1994, o número de deputados foi determinado com base na população de 1985. Desde aquele ano, no entanto, o número de deputados nunca foi atualizado, mesmo com novos censos populacionais que indicam o aumento da população de alguns estados. O Supremo Tribunal Federal determinou em 2023 que fosse feita essa atualização. O prazo acaba em 30 de junho. Por isso, o Congresso corre para definir a questão. Nesse nonvo cálculo nenhum estado perderia deputados e Santa Catarina ganharia quatro novos parlamentares.
O pacote de investimentos do Porto de Itajaí até o final de 2026 será apresentado oficialmente nesta quarta-feira. Em uma reunião híbrida na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, o superintendente do Porto, JOÃO PAULO TAVARES BASTOS, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, ANDERSON POMINI, vão detalhar a previsão do plano para a estrutura do Litoral Norte catarinense ao setor empresarial. De acordo com ANDERSON SILVA, colunista do Diário Catarinense, os valores anunciados superam os 600 milhões de reais que serão aplicados pelo governo federal para obras no local. A maior parte do valor, na casa dos 300 milhões, será aplicada na construção de um píer turístico para passageiros de cruzeiros.
Abril de 2025 foi o mês com o menor número de homicídios da série histórica de Santa Catarina, com 29 casos, uma queda de 31 por cento em comparação com 2008, primeiro ano de registro, quando foram 42 homicídios. O ano de maior registro foi em 2018, com 77 mortes violentas. Os números são do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. No acumulado dos três primeiros meses do ano, houve redução de 17 virgula nove por cento nos homicídios, queda de 50 por cento nos feminicídios e 62 por cento a menos em casos de lesão corporal seguida de morte, em relação ao mesmo período de 2024.
Santa Catarina continua em alerta em relação ao leitos de Unidade de Terapia Intensiva ocupados em pelo menos duas regiões. Nesta terça-feira, a média geral de taxa de ocupação chegou a 91 vírgula oito por cento, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. São 118 leitos de UTI disponíveis, sendo 36 adultos, 38 neonatais e 44 pediátricos. A macrorregião mais crítica é a da Foz do Rio Itajaí, com 99 por cento dos leitos ocupados. Os dados são do mapa do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina. A região Oeste, que inclui o Hospital Regional de São Miguel, possui 91 vírgula nove por cento de ocupação.
A BR 163 terá interdição total para as obras de revitalização entre hoje e sexta-feira em Guaraciaba. Hoje pela manhã, a via foi bloqueada entre nove e meia e dez e meia. Amanhã e sexta-feira, o DNIT confirmou novas interdições totais neste mesmo horário, ou seja, entre nove e meia e dez e meia. Além disso, haverá bloqueio total nos dois sentidos da BR amanhã e sexta entre duas e meia e três e meia da tarde. Estão previstos também cinco bloqueios em acessos locais próximos ao trevo de acesso à Guaraciaba. Durante as operações o tráfego será interrompido nos dois sentidos da rodovia. O DNUT alerta que os motoristas que utilizam o trecho devem estar atentos à sinalização de obras.
O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira realizou na tarde desta terça-feira, a solenidade alusiva ao aniversário de 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. O ato foi no pátio de formaturas do décimo primeiro Batalhão, em São Miguel do Oeste. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e convidados, e foi marcado pela entrega de honrarias e medalhas a policiais que se destacaram no exercício de suas funções. A cerimônia celebrou a longa trajetória da corporação, criada em 5 de maio de 1835 por FELICIANO NUNES PIRES, então presidente da Província de Santa Catarina. À época, foi denominada “Força Policial” e surgiu com o objetivo de substituir os Corpos de Guardas Municipais Voluntários, assumindo a missão de manter a ordem pública e atender às demandas das autoridades locais.
O comandante interino do nono Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel FÁBIO HOELSCHER, destacou em entrevista à Rádio Peperi que a Polícia Militar da região se sobressai pela qualidade do serviço prestado e que a população tem um papel fundamental nesse sentido. De acordo com ele, a estrutura disponível é adequada para atender à demanda de ocorrências e a região se consolida como uma das melhores do Brasil para viver. Já o comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel ALCIONES PULGA, também ressaltou a importância estratégica da região, que faz divisa com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da fronteira com a Argentina. Segundo ele, essa localização exige uma atenção redobrada por parte das forças de segurança, mas a PM tem garantido a tranquilidade e a proteção da população com eficiência e compromisso.
O prefeito de Paraíso, GILBERTO BELEGANTE, está em Brasília nesta semana para uma série de compromissos com ministérios e órgãos federais. A viagem, antecipada antes da Marcha dos Prefeitos, tem como objetivo agilizar demandas prioritárias para o município, que envolvem infraestrutura, saúde, habitação e desenvolvimento econômico. Entre os principais compromissos, BELEGANTE esteve no Ministério da Saúde para tratar da implantação de um centro de fisioterapia no município. No Ministério da Agricultura, levou diversas solicitações, entre elas o pedido de máquinas para auxiliar na construção e manutenção de estradas rurais. O prefeito afirmou ainda que há tratativas em andamento com o governo federal para a construção de casas populares no município.
Outro destaque da agenda do prefeito de Paraíso na capital federal foi a busca de aproximadamente 200 mil reais para a realização da primeira feira municipal. O evento está programado para acontecer durante as comemorações do aniversário da cidade em janeiro de 2026. GILBERTO BELEGANTE também participou de audiências na Receita Federal e Polícia Federal, com foco na instalação de uma nova estrutura aduaneira na região do rio Peperi-Guaçu, na fronteira com a Argentina. A proposta é ampliar o espaço físico e agilizar os trâmites para melhorar o atendimento a brasileiros e argentinos que utilizam a aduana. BELEGANTE destacou que, além do contato com o governo federal, o município tem projetos em parceria com o governo estadual que incluem asfaltamento da avenida principal da cidade e novas unidades habitacionais.
A segunda safra do ano, conhecida como "safrinha", está na reta final em Santa Catarina e trouxe resultados animadores para os apicultores no Extremo Oeste. De acordo com o responsável pela apicultura da Epagri na região, VILMAR MILANI, a colheita deste início de ano superou expectativas, com produtividade entre 30 a 40 quilos de mel por colmeia. Ele explicou que a região teve condições do tempo favorável, floradas intensas e as abelhas conseguiram aproveitar bem. A safra principal, normalmente colhida entre dezembro e janeiro, foi prejudicada pelas geadas tardias que afetaram a florada da uva do Japão, planta importante para a produção de mel. Já a safrinha, que se baseia nas floradas dos meses de fevereiro a abril, teve outro cenário bem mais positivo para a produção de mel.
A secretaria de Cultura confirmou, nesta quarta-feira, as datas da terceira edição do Festival de Música de São Miguel do Oeste. O Femusmo vai aconteceu nos dias oito, nove e dez de outubro na Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com a secretaria de Cultura, serão mais de 40 mil reais em premiações nas categorias municipais e estaduais, reunindo artistas de diferentes cidades. A pasta confirmou que as inscrições serão abertas em breve, mas ainda não divulgou as datas para confirmação dos participantes no festival.
A escassez de imóveis para locação tem se tornado uma dor de cabeça para quem mora ou pretende se mudar para o Extremo Oeste e Santa Catarina. A afirmação é do vice-presidente do CRECI-SC, GABRIEL CARRARA. De acordo com ele, a procura por imóveis na região aumentou nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento econômico e pela migração interna. CARRARA disse ainda que a demanda está muito alta e isso é bom porque aquece a construção civil, mas também é um sinal de alerta. O vice-presidente do CRECI comentou que muita gente está com dificuldade para encontrar imóveis para alugar na região. Ele participou de um evento do CRECI na noite de ontem no espaço Coworking da Acismo com os corretores de imóveis e lideranças do extremo-oeste.
O CRECI está percorre os municípios do estado para ouvir os profissionais do setor e avaliar quais políticas podem ser aplicadas. A informação é do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, GABRIEL CARRARA. Ele destacou que a entidade também tem dialogado com o poder público sobre a redução de taxas cartoriais, que encarecem o processo de compra, especialmente para a população de baixa renda. Outra frente de trabalho da nova gestão do CRECI é a educação. CARRARA explicou que um curso gratuito de avaliação de imóveis está sendo oferecido este mês para os profissionais da área. Ele citou que acredita que investir em qualificação é a melhor forma de fortalecer o mercado de imóveis em Santa Catarina.
A Vigilância Epidemiológica de Descanso está em alerta após a confirmação do primeiro caso de chikungunya no município no dia 30 abril. O caso, classificado como importado, foi registrado em um paciente que viajou para outro estado e, durante a estadia, teve contato com familiares diagnosticados com a doença. Ao retornar ao município, o paciente apresentou os sintomas e, após exames, o caso foi confirmado. Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI, além do caso confirmado, o município monitora outros dois casos suspeitos de Chikungunya. Além disso, a cidade tem 24 casos de dengue, com seis pacientes aguardando resultados para a doença.
A Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou os dados atualizados sobre os casos de dengue, chikungunya e zika em 2025. Até o dia três de maio foram registradas mil 895 notificações de dengue, das quais 839 foram consideradas casos prováveis e mil e 95 acabaram descartadas após análise. Do total de casos prováveis, 791 já foram confirmados no sistema Sinan Online do Governo do Estado. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o número de casos prováveis chegou a seis mil 388, houve uma redução de 87 por cento. Apesar da queda nos números, cinco municípios seguem em situação de epidemia, com incidência superior a 300 casos prováveis por 100 mil habitantes: São Miguel do Oeste, Palma Sola, São José do Cedro, Belmonte e Descanso.
A região extremo-oeste tem sete casos de dengue com sinais de alarme e dois graves da doença. A informação é da bióloga da Gerência Regional de saúde, MARCIELI BOGO. De acordo com ela, a região confirmou dois óbitos por dengue: um morador de Descanso e outro de São Miguel do Oeste. No mesmo período, também foram registrados 11 casos prováveis de chikungunya e um caso provável de zika vírus. A bióloga da gerencia de saúde, disse que a preocupação é com a ampliação dos casos para outras cidades da região.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, vai promover, neste mês, a segunda edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento está confirmado para o dia 20 de maio, a partir da uma hora da tarde na Câmara de Vereadores. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência tem como objetivo principal promover o debate sobre as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, considerando os desafios impostos pela diversidade cultural, social e econômica da população que envelhece. De acordo com o conselho, a participação popular é fundamental para garantir a efetivação dos interesses da população idosa.
Durante a conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, serão discutidos eixos temáticos que envolvem a garantia de direitos, a promoção da equidade, a valorização da participação social e o fortalecimento das políticas públicas intersetoriais voltadas ao envelhecimento digno. Durante o evento, durante a conferência, serão aprovadas propostas que deverão se efetivar como políticas públicas a serem implementadas nos próximos anos. Também serão eleitos os delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência, prevista para acontecer no mês de agosto, em Florianópolis. A conferencia é aberta para entidades, pessoas idosas, familiares, cuidadores, profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação e demais setores envolvidos com a pauta.
A vereador do Podemos, VIVI DE CARLI, solicitou à Administração Municipal que promova a correção do valor concedido ao bônus agrícola. Uma indicação, apresentada pelo vereador, foi aprovada na sessão desta terça-feira na câmara de vereadores de São Miguel. De acordo com ele, o bônus agrícola é um importante instrumento de apoio ao produtor rural, com o objetivo de incentivar a emissão de notas e, como consequência, fortalecer a economia local. Ele citou, o entanto, que o município precisa revisar e atualizar os valores pagos ao produtor. Atualmente, o bônus varia de 50 a dois mil e 500 reais, de acordo com o movimento econômico da propriedade. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Agricultura.
A câmara de vereadores também aprovou, na noite de ontem, uma indicação para que a prefeitura encaminhe ao Poder Legislativo, com urgência, o Estudo Socioambiental do Município. O pedido é do presidente da Câmara, RAVIER CENTENARO. O vereador justifica que a disponibilização do estudo atualizado é imprescindível para que o Legislativo possa exercer com responsabilidade sua função fiscalizadora e legislativa, além de promover o interesse coletivo, especialmente em temas que envolvem o uso do solo, recursos naturais, urbanismo, meio ambiente e qualidade de vida da população. Ele disse que o Estudo Socioambiental é peça-chave para a análise de projetos que envolvem expansão urbana, licenciamento ambiental, definição de zonas de interesse social e econômico, entre outras ações fundamentais para o futuro da cidade.
Um grave acidente entre um carro e uma moto foi registrado na noite desta terça-feira, em Descanso. A colisão frontal aconteceu por volta das seis e meia, na Rua da República e envolveu um Uno e uma moto Bross. O motociclista sofreu fratura exposta em uma das pernas e diversas escoriações. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional. O motorista do carro, um Fiat Uno, não se feriu.
Um homem de 20 anos foi preso na manhã desta terça-feira em São Miguel do Oeste, após se envolver em um acidente de trânsito. A prisão aconteceu por volta das oito e meia na Rua 7 de Setembro, no bairro Salete. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência de sinistro de trânsito. Durante a verificação dos documentos dos envolvidos, os policiais identificaram que havia um mandado de prisão ativo contra um dos condutores, expedido pela Comarca de Naviraí no Mato Grosso do Sul pelo crime de furto. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.