ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 07 05 2021

-ESTADOS RECEBEM HOJE QUASE UM MILHÃO DE DOSES DA CORONAVAC

-TRIBUNAL ESPECIAL JULGA HOJE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR MOISÉS

-SEGUNDA DOSE DA VACINA SERÁ APLICADA AMANHÃ EM IDOSOS DE 66 ANOS

-CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DECRETARAM EMERGENCIA POR CAUSA DA ESTIAGEM

-EX-COMANDANTE DOS BOMBEIROS FARÁ GESTÃO MILITAR DA ESCOLA JALDIR

-HOMEM FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 163

-DELEGADO VAI OUVIR AUTOR DE ATAQUE A CRECHE NOS PRÓXIMOS DIAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando no decorrer do dia. A temperatura está em queda e pode chegar a oito graus nas próximas horas. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Cerca de 230 milhões de indianos caíram na pobreza devido à pandemia do coronavírus, sendo os jovens e as mulheres os mais afetados, enquanto a segunda onda de infecções ameaça piorar a situação. De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira por uma universidade local, o confinamento rigoroso implementado por meses na Índia deixou cerca de 100 milhões de pessoas desempregadas e cerca de 15 por cento não conseguiram encontrar um novo emprego. As mulheres estão em pior situação, com uma taxa de desemprego que atingiu 47 por cento no país.

A União Europeia se disse pronta para discutir a proposta americana para suspender as patentes dos imunizantes contra Covid-19. De acordo com a presidente da entidade, URSULA VON DER LEYEN, o objetivo é acelerar a produção e a distribuição das vacinas. O governo americano anunciou nesta quarta-feira que apoiará a iniciativa e participará das negociações na OMC, Organização Mundial do Comércio, sobre o assunto. O diretor da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, chamou de "histórico" o anúncio americano de apoio à suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19.

Uma menina abriu fogo em uma escola de Rigby, em Idaho, Estados Unidos, e baleou três pessoas nesta quinta-feira. Segundo a polícia local, ela parou quando uma professora conseguiu desarmá-la. Os feridos foram atingidos nos braços e pernas não correm risco de morrer. De acordo com a polícia local, essa garota era uma aluna da sexta série da instituição. Isso quer dizer que ela tem 11 ou 12 anos de idade. Na escola, a menina sacou a arma de dentro da mochila e começou a disparar. Os investigadores ainda tentam entender o motivo do ataque e como a menina conseguiu acesso à arma.

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, revogou nesta quinta-feira a prisão domiciliar do ex-deputado EDUARDO CUNHA, decretada na Operação Sépsis. A prisão foi determinada em junho de 2017. A operação investiga um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O fundo é administrado pela Caixa Econômica Federal. Na semana passada, o TRF-4, com sede em Porto Alegre, já havia revogado uma outra prisão de Cunha, decretada na Operação Lava Jato. No entanto, o ex-presidente da Câmara seguiu em prisão domiciliar porque ainda não havia decisão no processo que tramita no tribunal em Brasília. Agora, segundo a defesa, CUNHA ficará em liberdade.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que todos os estados receberão nesta sexta um novo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. De acordo com o ministério, serão distribuídas quase um milhão de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. O novo lote da CoronaVac foi recebido pela pasta nesta quinta-feira. O lote é destinado somente para aplicação em segunda dose. O objetivo é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. Em várias cidades, a escassez de vacinas vem impedindo que pessoas que já receberam a primeira dose tomem a segunda.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta quinta-feira durante depoimento na CPI da Covid que o tratamento precoce não é decisivo no enfrentamento a pandemia, mas sim a vacinação e as medidas "não farmacológicas", como distanciamento e uso de máscara. Na CPI, QUEIROGA também disse que não poderia fazer 'juízo de valor' sobre a opinião de BOLSONARO acerca da cloroquina e não respondeu se é a favor do remédio. O ministro também não quis responder sobre o motivo de o país ter recusado contrato para doses da Pfizer em 2020 e anunciou que o governo deve fechar novo contrato para mais 100 milhões de doses desse laboratório. O depoimento do diretor-presidente da Anvisa, ANTONIO BARRA TORRES, previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira precisou ser remarcado para a próxima semana em razão da falta de tempo hábil para ouvir duas pessoas em um mesmo dia.

Santa Catarina deve receber mais 55 mil 800 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado. A previsão do Ministério da Saúde é de que o avião com as doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegue em Florianópolis por volta das dez horas. Após pousar na Capital, as vacinas serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, onde serão distribuídas para todo o território catarinense. Ainda não há definição de para qual grupo prioritário elas serão destinadas. Esta semana, uma outra remessa com 138 mil 900 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, chegaram em Santa Catarina. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de dois milhões 468 mil 990 doses recebidas.

O veto da governadora em exercício DANIELA REINEHR ao Projeto de Lei que autorizava o uso de 350 milhões de reais em recursos estaduais nas obras em rodovias federais mobilizou o Parlamento catarinense. Durante a reunião realizada na manhã desta quinta-feira, os deputados criticaram a decisão e pediram que o ato seja revisto. O primeiro vice-presidente da Alesc, NILSO BERLANDA disse ter estranhado a decisão e que o estado andou para trás. A deputada MARLENE FENGLER também lamentou o veto e frisou que a Bancada do Oeste fez todo um trabalho para incluir a continuação das obras na BR-163 no projeto. O deputado RODRIGO MINOTTO criticou o posição de DANIELA e afirmou que não dá para entender como a governadora veta um projeto que é do próprio governo.

O julgamento do governador afastado CARLOS MOISES DA SILVA começou por volta das nove horas da manhã de hoje. A sessão ocorre de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. A dinâmica do julgamento será semelhante à da última sessão do tribunal misto, que decidiu aceitar a denúncia contra MOISÉS e afastá-lo temporariamente do cargo em 27 de março. A votação começou com a leitura dos principais pontos do processo. São necessários ao menos sete votos para aprovar o impeachment do governador, o equivalente a dois terços do total. Caso o pedido seja aprovado, MOISÉS será afastado definitivamente, e a atual governadora interina DANIELA REINEHR seguirá no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2022.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir algumas alterações que podem ser implementadas para a eleição do ano que vem. Nesta semana, a câmara dos deputados instalou a comissão especial para discutir a reforma eleitoral que pode resultar na volta das doações privadas e na fixação de um percentual das vagas nos legislativos para as mulheres. O programa de amanhã vai discutir os principais pontos da PEC da Reforma Eleitoral com os presidentes do MDB, CARLINHO BURATTO, do PSOL, JEAN CARLESSO e do PSL, JOSÉ DRESCH. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber mais um pioneiro do município. O programa de amanhã vai entrevistar NADIR MORIGI. Natural de Soledade, ele chegou ao município há cerca de 60 anos. Durante muitos anos, o aposentado trabalhou como torneiro mecânico da antiga Chevrolet de São Miguel. O Retrato Falado deste sábado começa as dez horas da manhã.

Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem. De acordo com o documento, divulgado nesta quinta-feira, 15 municípios estão em estado crítico frente à seca, quatro a mais do que o boletim divulgado na semana anterior. Desse total, cinco estão no extremo-oeste: Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade, 97 em atenção e oito em alerta. Segundo o governo catarinense, o agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses.

Diante da alta intensidade da seca hidrológica sobre o Estado, o comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios tende a se elevar. A observação é do secretário executivo do meio ambiente, LEONARDO FERREIRA. Ele disse que as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. FERREIRA comentou que a estiagem prolongada em Santa Catarina aumenta os problemas de abastecimento. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, a Casan ainda mantém o sistema de rodizio no abastecimento dos moradores. Ele reforçou a necessidade do uso racional e consciente por parte da população de modo geral em Santa Catarina.

Ao menos cinco municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina refizeram nos últimos dias o decreto de situação de emergência em relação à estiagem. A informação é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. De acordo com ele, os municípios estão enfrentando esse problema da falta de água há pelo menos dois anos. Conforme ele, alguns deles, já estão no terceiro decreto em relação a falta de chuva significativa. Segundo DEZORDI, desde 2019 houveram volumes de chuva, porém, não capazes de amenizar de fato a questão da estiagem na região Extremo Oeste do estado.

O trabalho da Defesa Civil no momento é de levantamento de dados nos municípios mais atingidos. A afirmação é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. Ele destacou que o foco é no atendimento humano, porém, admitiu que a Agricultura é o setor mais atingido em relação a estiagem. Ele explicou que esse levantamento está sendo realizado nos 19 municípios da Ameosc. DEZORDI lembrou que a Defesa Civil já realizou a entrega de reservatórios de água para ao menos 13 municípios, além de kits moto bombas adaptados para que caminhões façam a condução de água. O profissional salientou que em alguns locais não é possível solucionar o problema, mas pelo menos, é conseguido amenizar a situação enfrentada.

Desde 2019, os 19 municípios da Ameosc já decretaram pelo menos uma vez, situação de emergência. O comentário é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. Ele disse que alguns tiveram homologação e reconhecimento federal, enquanto outros tiveram seus pedidos negados. Ele frisou que ao final de cada decreto, caso necessário, é feito um novo documento com validade de seis meses. DEZORDI citou que os cinco municípios que decretaram novamente situação de emergência foram, Barra Bonita, Mondaí, Paraíso, São José do Cedro e São João do Oeste. O profissional esclareceu que os demais municípios da região estão com decretos em andamento ou perto do final de vigência e também devem refazer essa questão, caso a situação não melhore.

As expectativas da Defesa Civil em relação ao volume de chuvas para as próximas semanas não são animadoras e devem ficar abaixo do esperado. A projeção é do coordenador regional do órgão, SIDINEI DEZORDI. Ele detalhou que os profissionais estão acompanhando diariamente as estimativas de chuvas, e até o momento o volume estimado deve ser abaixo da média até o mês de junho. Ele lembrou que 2020 foi um dos períodos mais críticos dos últimos anos e caso a previsão de pouca chuva se confirme, a tendência é que o cenário volte a ocorrer na região Extremo Oeste de Santa Catarina.

Dezessete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 16 pessoas entraram para a lista de recuperados. 91 moradores estão com o vírus ativo no município. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação de leitos da UTI Covid está em 88 por cento com 22 pessoas internadas. Três leitos estão desocupados. A enfermaria perdeu mais dois leitos ontem. As estruturas passaram a receber pacientes de outras doenças. Agora, o setor tem oito leitos específicos para pacientes do coronavírus e todos estavam ocupados no final da tarde desta quinta-feira.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste teve que dividir em grupos a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 para as pessoas que receberam a primeira dose no dia seis de abril. A maioria são idosos de 66 anos. A organização ocorre por ordem alfabética. As pessoas com iniciais entre as letras “A” e “M” receberam a segunda dose na última quarta-feira. Quem tiver a inicial do primeiro nome entre as letras “N” e “R” deve comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel neste sábado das 10 as 11 da manhã. A secretária, Geni Girelli, explica que a medida é necessária tendo em vista o número reduzido de doses da vacina Coronavac que foi enviado pelo Estado, não só para São Miguel do Oeste, mas para todos os municípios. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

A governadora DANIELA REINEHR assinou nesta quinta-feira os termos de posse de 24 profissionais militares que atuarão em três Escolas Cívico-Militares da rede estadual de Santa Catarina. A nomeação ocorreu em uma solenidade na sede da Secretaria de Estado da Educação, na Capital. Os militares nomeados nesta quinta-feira incluem quatro oficiais, que deverão prestar apoio na gestão escolar para que os profissionais da Educação dediquem-se às atividades didáticas e pedagógicas. Os profissionais empossados fazem parte do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública, sendo 14 da Polícia Militar e 10 do Corpo de Bombeiros Militar. Sete deles foram nomeados para atuar escola JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA no bairro São Gotardo.

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do extremo-oeste, tenente coronel MARCELO FIORIO, será o gestor escolar da parte dos militares na escola JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA no bairro São Gotardo. Ele vai atuar ao lado da diretora da escola e coordenar as atividades desenvolvidas pelos militares. FIORIO esteve no Peperi Entrevista de hoje e explicou que eles não vão interferir na parte pedagógica da unidade que permanece sob responsabilidade da secretaria estadual de Educação. FIORIO vai prestar apoio na gestão escolar para que os profissionais da Educação dediquem-se às atividades didáticas e pedagógicas. Os demais militares atuarão como monitores para orientar alunos sobre disciplina, desenvolver ações de educação cívica, auxiliar na conservação da estrutura das escolas e oferecer apoio socioemocional em situações de bullying, por exemplo.

Além do tenente coronel MARCELO FIORIO, outro oficial foi designado para trabalhar na escola do bairro São Gotardo. Enquanto FIORIO vai trabalhar diretamente com a direção da escola, o major NILSON RUBINI vai fazer a coordenação dos monitores. Além dos sete militares empossados ontem, outros três estão organizando a documentação e devem ser destinados para a escola nos próximos dias. Dessa forma, a escola cívico-militar terá dois oficias na coordenação do projeto e oito militares que vão atuar na monitoria e no contato direto com os alunos. Eles vão passar por um treinamento a partir da próxima segunda-feira. Os militares vão começar a atuar na escola a partir do dia 17 deste mês.

O tenente coronel MARCELO FIÓRIO explicou que os militares vão desenvolver projetos e atividades no contraturno escolar e inserir práticas que valorizem o civismo, o respeito e a disciplina durante o período em que os estudantes estiverem na escola. Ele disse que as atividades do contraturno não serão obrigatórias, mas a previsão é de que ocorra uma boa adesão dos alunos. FIORIO reforçou que não haverá interferência dos militares na parte pedagógica ou no currículo escolar, mas os valores que serão trabalhados a partir de agora terá consequências positivas para o processo de ensino e aprendizagem com melhoria da qualidade da educação.

600 garrafas de vinho argentino sem o desembaraço aduaneiro foram apreendidas na manhã desta quinta-feira na fronteira com a Argentina. Uma guarnição da Policia Militar realizava rondas preventivas na Operação Hórus, no interior do município de Dionísio Cerqueira, quando avistou dois veículos parados. Os ocupantes dos carros fugiram para um matagal antes da aproximação dos policiais. Foram apreendidas 53 caixas de vinho no Corsa e 69 caixas em um Palio, totalizando 122 caixas de vinho e 600 garrafas. Os dois veículos foram entregues na Receita Federal, juntamente com a carga apreendida.

Quatro homens indiciados por tráfico de drogas na cidade em investigação da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste foram condenados à penas que ultrapassam 47 anos de prisão. No segundo semestre de 2020, a DIC investigou uma associação de traficantes que operava na venda de drogas na comunidade Vila Basso, em São Miguel do Oeste. Após meses de investigação, a Polícia Civil identificou a participação de seis pessoas nesse esquema. Dos seis investigados, quatro foram condenados neste processo. Os outros 2 estavam foragidos e estão sendo processados em outras ações judiciais.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito no começo da tarde de ontem na SC 163. O condutor de um Corolla perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente foi registrado por volta das duas e 45 na linha Cordilheira, interior de Itapiranga. O motorista, de 20 anos, sofreu ferimentos nas pernas e foi atendido pela guarnição dos bombeiros de Itapiranga. A Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste também foi acionada para auxiliar na ocorrência.

A Polícia Civil ouviu mais de 10 testemunhas na investigação sobre o ataque a creche em Saudades até esta quinta-feira. O delegado JERÔNIMO MARÇAL FERREIRA afirmou que autor do crime, um rapaz de 18 anos, será ouvido assim que o estado de saúde ele permitir. O autor está internado em Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, a cerca de 60 quilômetros de Saudades. Segundo o boletim médico da noite de quinta, ele passou por duas cirurgias e está se recuperando. FABIANO KIPPER MAI deve ter alta da UTI nos próximos dias. A Polícia Civil quer descobrir a motivação por trás do ataque. Na quarta a Justiça negou o pedido de exame de sanidade mental do autor. O motivo da negativa foi o atual estado de saúde do agressor.

A Polícia Civil descobriu mais detalhes sobre como o autor do ataque à creche em Saudade agiu no dia quatro de maio. Testemunhas relataram ao delegado JERÔNIMO MARÇAL que, após cometer os crimes, o jovem de 18 anos teria dito que planejava o atentado há 10 meses. Ele também teria usado rojões para assustar as pessoas no local. Conforme o delegado, logo depois que o jovem cometeu os ataques, ele teria dito para pessoas que estavam no local que seu objetivo era invadir a escola Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, onde estudava até o ano passado. Disse ainda que planejava esse atentado há 10 meses. Após coletar depoimentos dos familiares e analisar informações do celular do autor nesta quinta-feira, MARÇAL disse que está "conseguindo montar o perfil dele" e a Polícia Civil está "caminhando para descobrir uma motivação". Os motivos que levaram o assassino a utilizar os rojões ainda estão sendo analisados pela polícia.

Os áudios das ligações que os bombeiros receberam durante o ataque a creche em Saudades, que deixou cinco mortos, mostram os momentos de desespero que os funcionários enfrentaram. O subtenente MULLER foi quem atendeu a todos os chamados. Ele conta que a primeira ligação estava ruim, por isso, pediu duas vezes para a mulher repetir o nome da cidade. Como a central que fica em Chapecó atende toda a região, era preciso ter certeza que enviaria as ambulâncias para o local certo. O Corpo de Bombeiros recebeu três ligações da Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, às dez e dois, as dez e seis e as dez horas e nove minutos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.