-ESTADOS RECEBEM HOJE QUASE UM MILHÃO DE DOSES DA CORONAVAC
-TRIBUNAL ESPECIAL JULGA HOJE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR MOISÉS
-ITAPIRANGA RETOMA AMANHÃ PROGRAMAÇÕES DO DIA D
-FAMÍLIA LANÇA CAMPANHA PARA TRATAMENTO DE FILHA COM DOENÇA RARA
-PRESIDENTE DA APAE LAMENTA FALTA DE RECURSOS PARA SALÁRIO
-EPAGRI COLETA SUGESTÕES PARA ATENDER A DEMANDA DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
-VEÍCULO SAI DA PISTA E CAPOTA NA SC 163 EM ITAPIRANGA
-COMANDANTE DA POLICIA AMBIENTAL DA REGIÃO DEIXA O CARGO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Cerca de 230 milhões de indianos caíram na pobreza devido à pandemia do coronavírus, sendo os jovens e as mulheres os mais afetados, enquanto a segunda onda de infecções ameaça piorar a situação. De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira por uma universidade local, o confinamento rigoroso implementado por meses na Índia deixou cerca de 100 milhões de pessoas desempregadas e cerca de 15 por cento não conseguiram encontrar um novo emprego. As mulheres estão em pior situação, com uma taxa de desemprego que atingiu 47 por cento no país.
A União Europeia se disse pronta para discutir a proposta americana para suspender as patentes dos imunizantes contra Covid-19. De acordo com a presidente da entidade, URSULA VON DER LEYEN, o objetivo é acelerar a produção e a distribuição das vacinas. O governo americano anunciou nesta quarta-feira que apoiará a iniciativa e participará das negociações na OMC, Organização Mundial do Comércio, sobre o assunto. O diretor da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, chamou de "histórico" o anúncio americano de apoio à suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19.
Uma menina abriu fogo em uma escola de Rigby, em Idaho, Estados Unidos, e baleou três pessoas nesta quinta-feira. Segundo a polícia local, ela parou quando uma professora conseguiu desarmá-la. Os feridos foram atingidos nos braços e pernas não correm risco de morrer. De acordo com a polícia local, essa garota era uma aluna da sexta série da instituição. Isso quer dizer que ela tem 11 ou 12 anos de idade. Na escola, a menina sacou a arma de dentro da mochila e começou a disparar. Os investigadores ainda tentam entender o motivo do ataque e como a menina conseguiu acesso à arma.
O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, revogou nesta quinta-feira a prisão domiciliar do ex-deputado EDUARDO CUNHA, decretada na Operação Sépsis. A prisão foi determinada em junho de 2017. A operação investiga um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O fundo é administrado pela Caixa Econômica Federal. Na semana passada, o TRF-4, com sede em Porto Alegre, já havia revogado uma outra prisão de Cunha, decretada na Operação Lava Jato. No entanto, o ex-presidente da Câmara seguiu em prisão domiciliar porque ainda não havia decisão no processo que tramita no tribunal em Brasília. Agora, segundo a defesa, CUNHA ficará em liberdade.
O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que todos os estados receberão nesta sexta um novo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. De acordo com o ministério, serão distribuídas quase um milhão de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. O novo lote da CoronaVac foi recebido pela pasta nesta quinta-feira. O lote é destinado somente para aplicação em segunda dose. O objetivo é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. Em várias cidades, a escassez de vacinas vem impedindo que pessoas que já receberam a primeira dose tomem a segunda.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta quinta-feira durante depoimento na CPI da Covid que o tratamento precoce não é decisivo no enfrentamento a pandemia, mas sim a vacinação e as medidas "não farmacológicas", como distanciamento e uso de máscara. Na CPI, QUEIROGA também disse que não poderia fazer 'juízo de valor' sobre a opinião de BOLSONARO acerca da cloroquina e não respondeu se é a favor do remédio. O ministro também não quis responder sobre o motivo de o país ter recusado contrato para doses da Pfizer em 2020 e anunciou que o governo deve fechar novo contrato para mais 100 milhões de doses desse laboratório. O depoimento do diretor-presidente da Anvisa, ANTONIO BARRA TORRES, previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira precisou ser remarcado para a próxima semana em razão da falta de tempo hábil para ouvir duas pessoas em um mesmo dia.
Santa Catarina deve receber mais 55 mil 800 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado. A previsão do Ministério da Saúde é de que o avião com as doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegue em Florianópolis por volta das dez horas. Após pousar na Capital, as vacinas serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, onde serão distribuídas para todo o território catarinense. Ainda não há definição de para qual grupo prioritário elas serão destinadas. Esta semana, uma outra remessa com 138 mil 900 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, chegaram em Santa Catarina. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de dois milhões 468 mil 990 doses recebidas.
O veto da governadora em exercício DANIELA REINEHR ao Projeto de Lei que autorizava o uso de 350 milhões de reais em recursos estaduais nas obras em rodovias federais mobilizou o Parlamento catarinense. Durante a reunião realizada na manhã desta quinta-feira, os deputados criticaram a decisão e pediram que o ato seja revisto. O primeiro vice-presidente da Alesc, NILSO BERLANDA disse ter estranhado a decisão e que o estado andou para trás. A deputada MARLENE FENGLER também lamentou o veto e frisou que a Bancada do Oeste fez todo um trabalho para incluir a continuação das obras na BR-163 no projeto. O deputado RODRIGO MINOTTO criticou o posição de DANIELA e afirmou que não dá para entender como a governadora veta um projeto que é do próprio governo.
O julgamento do governador afastado CARLOS MOISES DA SILVA começou por volta das nove horas da manhã de hoje. A sessão ocorre de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. A dinâmica do julgamento será semelhante à da última sessão do tribunal misto, que decidiu aceitar a denúncia contra MOISÉS e afastá-lo temporariamente do cargo em 27 de março. A votação começou com a leitura dos principais pontos do processo. São necessários ao menos sete votos para aprovar o impeachment do governador, o equivalente a dois terços do total. Caso o pedido seja aprovado, MOISÉS será afastado definitivamente, e a atual governadora interina DANIELA REINEHR seguirá no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2022.
Família lança campanhas em busca de recursos para tratamento de filha com doença rara. CAROLINA MARIA STUELP BOHNEN, de quatro anos e seis meses, foi diagnosticada em outubro com uma doença ultragrave, neurodegenerativa, chamada Lipofuscinose Ceroide Neural, a LCN2, também conhecida como Doença de Batten. A LCN é rara e ataca todas as funções do corpo da pessoa, de forma voraz e num curto espaço de tempo. CAROLINA, por exemplo, já não consegue mais caminhar, nem falar, e não reconhece familiares. Conforme os pais INÁCIO e SIRLEI BOHNEN, que moram em Tupandi, no Rio Grande do Sul, mas são naturais da região, a medicação para a filha tem custo estimado de 300 mil por mês e varia conforme a cotação do dólar, por ser importada.
O tratamento de CAROLINA ocorre em hospital de referência do Rio Grande do Sul e conforme o médico, o período mínimo seria de seis meses, o que demandaria investimento inicial de um milhão e 800 mil reais. Além disso, ainda existem os custos com atendimento médico. Por ser uma doença que avança rapidamente, a medicação é urgente para estancar os efeitos da LCN no organismo. A mãe SIRLEI, que é natural de Linha Beato Roque, São João do Oeste. Segundo INÁCIO, que é natural da Linha São Jorge, interior de Tunápolis, como se trata de uma criança, os médicos dão a esperança de que a medicação pode recuperar algumas funções previamente perdidas. Um exemplo é voltar a caminhar, com auxílio das fisioterapias e terapias paralelas que precisam ser feitas junto com o uso da medicação. A família esteve na Rádio Itapiranga na manhã de hoje para divulgar campanha de ajuda a pequena CAROLINA.
Ao menos cinco municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina refizeram nos últimos dias o decreto de situação de emergência em relação à estiagem. A informação é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. De acordo com ele, os municípios estão enfrentando esse problema da falta de água há pelo menos dois anos. Conforme ele, alguns deles, já estão no terceiro decreto em relação a falta de chuva significativa. Segundo DEZORDI, desde 2019 houveram volumes de chuva, porém, não capazes de amenizar de fato a questão da estiagem na região Extremo Oeste do estado.
O trabalho da Defesa Civil no momento é de levantamento de dados nos municípios mais atingidos. A afirmação é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. Ele destacou que o foco é no atendimento humano, porém, admitiu que a Agricultura é o setor mais atingido em relação a estiagem. Ele explicou que esse levantamento está sendo realizado nos 19 municípios da Ameosc. DEZORDI lembrou que a Defesa Civil já realizou a entrega de reservatórios de água para ao menos 13 municípios, além de kits moto bombas adaptados para que caminhões façam a condução de água. O profissional salientou que em alguns locais não é possível solucionar o problema, mas pelo menos, é conseguido amenizar a situação enfrentada.
Desde 2019, os 19 municípios da Ameosc já decretaram pelo menos uma vez, situação de emergência. O comentário é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DEZORDI. Ele disse que alguns tiveram homologação e reconhecimento federal, enquanto outros tiveram seus pedidos negados. Ele frisou que ao final de cada decreto, caso necessário, é feito um novo documento com validade de seis meses. DEZORDI citou que os cinco municípios que decretaram novamente situação de emergência foram, Barra Bonita, Mondaí, Paraíso, São José do Cedro e São João do Oeste. O profissional esclareceu que os demais municípios da região estão com decretos em andamento ou perto do final de vigência e também devem refazer essa questão, caso a situação não melhore.
As expectativas da Defesa Civil em relação ao volume de chuvas para as próximas semanas não são animadoras e devem ficar abaixo do esperado. A projeção é do coordenador regional do órgão, SIDINEI DEZORDI. Ele detalhou que os profissionais estão acompanhando diariamente as estimativas de chuvas, e até o momento o volume estimado deve ser abaixo da média até o mês de junho. Ele lembrou que 2020 foi um dos períodos mais críticos dos últimos anos e caso a previsão de pouca chuva se confirme, a tendência é que o cenário volte a ocorrer na região Extremo Oeste de Santa Catarina.
Itapiranga realiza amanhã mais um Dia D Deutschland. Já ocorreu a programação especial no feriado do Dia do Trabalhador, no primeiro sábado do mês. Amanhã, véspera do dia das mães, o Dia D Deutschland terá uma programação especial com promoções e atendimento até às 16 horas no comércio. O evento estava suspenso em razão decretos restritivos decorrentes da pandemia, que apresentou melhora, permitindo a reativação do dia D pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Conforme a diretora de Cultura e Turismo, FERNANDA STAHL, no dia D Deutschland também será lançado o concurso amador de fotografia, terá música típica pelas ruas da cidade com a Banda Municipal e a promoção da parada do turismo, divulgando os atrativos turísticos do município das nove horas às 11 horas. FERNANDA comenta que o objetivo é vivenciar uma experiência alemã e valorizar o comércio local.
Empresa conclui obras de pavimentação da Rua do Cometa. Pavimentação asfáltica ocorreu no bairro Jardim Bela Vista, defronte à APAE. Na via, com extensão de 115 metros, foram executados serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, passeio público acessível em um lado com largura de um metros e meio, além de sinalização viária. O investimento para a implantação da infraestrutura foi superior a 220 mil, recurso proveniente do gabinete da deputada estadual, MARLENE FENGLER e contrapartida do município. Conforme o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, a obra traz benefícios significativos aos moradores e melhora o acesso à Escola Especial Irene Schroeder, a APAE de Itapiranga.
Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste fará assembleia geral extraordinária neste sábado, às 18 horas, na modalidade digital. De acordo com o presidente da Associação, CANÍSIO MULLER, a assembleia será extraordinária porque está fora do período delimitado pelo estatuto. Em função da pandemia, não foi possível convocar os associados antes. O presidente explica que o período do mandato já expirou e como a entidade tem alguns encaminhamentos e assinaturas que deveriam ser registrados, a alternativa foi fazer uma assembleia virtual, para eleger e empossar a nova diretoria. Por questões estatutárias, CANÍSIO MULLER não vai concorrer à reeleição, mas pontua que tem chapas interessadas em assumir.
Assembleia ocorre por meio da plataforma Google Meet, na qual, além da nova diretoria que será empossada, serão tratados assuntos específicos e gerais, e prestação de contas. Também haverá participação do Cônsul EDSON DREHER, bem como da assessora da Associação e do consulado, a FLORENTINA, do município de Mondaí. O link para participar será disponibilizado momentos antes em um grupo chamado “Romenos”, para facilitar o acesso a todos. A associação faz campanha para as pessoas realmente acessarem e participarem da assembleia, inclusive para conhecer as iniciativas empreendidas pela associação. Hoje existem entre seis a sete mil descendentes romenos bessarabianos na região, embora nem todos estejam associados. Ainda assim, MULLER frisa que todos eles são considerados associados, por ter a mesma origem.
O maior centro de romenos bessarabianos da região fica em Itapiranga. Inclusive, a Associação foi fundada na Linha Santo Antônio, interior do município, em 1989, por 23 imigrantes. Também existem descendentes em SJO, Tunápolis, Mondaí, Iporã do Oeste e São Miguel do Oeste. Desde o ano de fundação, a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste promove encontro anual. Até agora, já houve em diversos locais da região, num total de 29 encontros até 2019, o último antes da pandemia. Além de reunir descendentes, a Associação tem objetivo de promover intercâmbios com a Romênia, proporcionar aprendizado da língua e encaminhar dupla cidadania. Segundo CANÍSIO MULLER, até o momento já foram encaminhados documentos de dupla nacionalização de em torno de 140 pessoas para o Ministério da Romênia. Desses, 40 já foram aprovados e os demais aguardam análise.
Secretário comemora avanços no aprendizado com aulas presenciais. A educação de São João do Oeste supera dificuldades da pandemia e apresenta resultados positivos. Foi o penúltimo município da Ameosc a retomar as aulas presenciais. O temor do contágio pelo Coronavírus motivou a ampliação do sistema de ensino remoto. O secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, diz que o resultado positivo é fruto do trabalho da equipe de profissionais e também do apoio da comunidade escolar. Ressalta que o sistema hibrido possibilita melhor rendimento no processo ensino aprendizagem devido a presença dos alunos em sala de aula, mesmo em revezamento dos estudantes. WEBER avalia que os professores também estão mais satisfeito por atingirem as metas nos avanços que os alunos apresentam nas diferentes disciplinas.
O secretário da Educação afirma que o município mantém investimento constante na infraestrutura. Adequações foram necessárias para atender a demanda dos alunos e dos profissionais que atuam no educandário. O secretário destaca ainda que o Centro Educacional de São João do Oeste recebe o primeiro investimento significativo em quase 10 anos. Foram destinados mais de 200 mil reais nas obras que o prédio foi adquirido. CLAUNEI WEBER diz que foi traçado m planejamento para permitir a continuidade das aulas e com a realização das reformas garantindo a segurança dos estudantes.
A rejeição do projeto de fomento para a APAE de Itapiranga segue repercutindo no município. A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ANDREA FOLLMANN cita que a Escola Especial Irene Schroeder atende 70 alunos e sobrevive de doações e convênios. Ressalta que o termo de fomento de 78 mil é estabelecido para o pagamento de merendeira, faxineira e motorista. O aditivo que foi rejeitado seria para pagamento da diretora, um cargo que deve ser ocupado por profissional concursado na rede estadual e indicado pelo presidente da APAE. Na sessão desta semana os vereadores, inclusive da situação, votaram contra o projeto por considerarem uma despesas que não é de responsabilidade do município e sim do governo do estado como acontecia até o fim do ano passado. O resultado da votação ficou em sete a três.
ANDREA FOLLMANN alega que o recurso era de suma importância para a continuidade dos trabalhos da Associação, em benefício dos alunos e seus familiares. A presidente reclama que os vereadores não conhecem a realidade da APAE de Itapiranga e convida dos representantes do legislativo para conhecerem a Escola Especial. A presidente da APAE, ANDREA FOLLMANN considera que a situação é preocupante para atender as necessidades. Ela aponta com alternativa o apoio da comunidade e o empenho da equipe de profissionais na realização de promoções para suprir a demanda por recursos.
Epagri desenvolve campanha para coleta de sugestões. Objetivo é identificar os problemas e as potencialidades do município, e o que será possível fazer nos próximos quatro anos. Esse levantamento é fundamental para desenvolvimento de políticas públicas adequadas para o trabalho da Epagri em hortas de subsistência, pecuária e grãos. O extensionista rural da Epagri de Itapiranga, MARCELO ROHDEN diz que é preciso fazer uma avaliação e o planejamento sobre a real necessidade dos produtores rurais. A velocidade das mudanças nos sistemas de produção exige constante ajuste nos programas disponibilizados pela Secretaria Estadual da Agricultura. O agrônomo considera que o levantamento de informações, opiniões e criticas contribuem de maneira decisiva para evolução das parcerias.
Contribuição dos produtores rurais para o plano de ações da Epagri gera benefício ao setor. Planejamento vai estabelecer metas para os próximos quatro anos. O principal desafio é evitar que o trabalho da Epagri fique defasado. O extensionista MARCELO ROHDEN informa que o questionário será enviado aos agricultores de forma online para possibilitar uma participação expressiva. O agrônomo observa que técnicas utilizadas em um ano, podem ser diferentes na safra seguinte e isso exige o máximo de atenção nos investimentos para o que realmente é importante. As políticas públicas precisam atender as necessidades do agronegócio e unidades produtivas. ROHDEN chama atenção que a dinâmica é muito forte com a intensidade da produção para viabilizar as atividades. Necessidade de mais produção força medidas ousadas nas atividades da avicultura, suinocultura e produção de leite.
Velocidade das mudanças causa preocupação e ao mesmo tempo gera desafio para decisões rápidas. O extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN alerta que os produtores que não se adaptarem as mudanças bruscas, não acompanham a demanda de investimentos e ficam pelo caminho sendo excluídos. Ele também chama atenção que a produção agropecuária depende do número de famílias na atividade para geração de riqueza global. Grandes propriedades geram produção de riqueza desigual. MARCELO ROHDEN ressalta que a Epagri presta amplo apoio com orientações e assistência técnica aos produtores rurais.
Veículo sai da pista e capota na SC 163 em Itapiranga. O acidente foi registrado por volta das 14 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na SC 163, em linha Cordilheira, interior de Itapiranga. O motorista, de 20 anos, transitava no sentido Itapiranga a Iporã do Oeste quando perdeu o controle do veículo Corola, saiu da pista e capotou. O condutor, único ocupante do carro, sofreu apenas lesão no joelho direito e foi atendido pela guarnição dos bombeiros de Itapiranga. Ele permaneceu no local acompanhado por familiares. O veículo com placas de Iporã do Oeste ficou parcialmente na pista e foi retirado por um caminhão guincho.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosasde Santa Catarina está cumprindo mandados de prisão em pelo menos quatro municípios do Extremo Oeste, nesta sexta-feira. Entre eles, estão Tunápolis, Belmonte, Descanso e São Miguel do Oeste. Os mandados são resultantes de operações de combate à organização criminosa em SC, PR, RS e Mato Grosso. Ao todo, estão sendo cumpridos 116 mandados de busca e apreensão, 48 de prisão temporária, além de ordem judicial de indisponibilidade de bens no valor de aproximadamente um milhão, seiscentos e vinte mil reais. As operações, denominadas "Conexão Alvorada" e "Ouro Negro", iniciaram na manhã de ontem e contam com a colaboração do GAECO, Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal de SC e do RS.
Comandante da Policia Militar Ambiental da região deixa o cargo. EVERTON RONCAGLIO foi promovido de capitão a major e com isso vai desempenhar outras funções na Polícia Militar. Ele relata que diante da estrutura organizacional da PM, deixa a função de Comandante do Pelotão da Polícia Militar Ambiental na região do extremo oeste. RONCAGLIO passa a exercer novas funções no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, com sede em São Miguel do Oeste. O major agradece o apoio da imprensa durante este período que esteve a frente do Pelotão PMA. Ressalta que neste tempo criou mais que uma relação profissional, mas acima de tudo, de confiança e camaradagem, que ele julga o mais importante.