ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/05/21

Cerca de 230 milhões de indianos caíram na pobreza devido à pandemia do coronavírus, sendo os jovens e as mulheres os mais afetados, enquanto a segunda onda de infecções ameaça piorar a situação. De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira por uma universidade local, o confinamento rigoroso implementado por meses na Índia deixou cerca de 100 milhões de pessoas desempregadas e cerca de 15 por cento não conseguiram encontrar um novo emprego. As mulheres estão em pior situação, com uma taxa de desemprego que atingiu 47 por cento no país.

A União Europeia se disse pronta para discutir a proposta americana para suspender as patentes dos imunizantes contra Covid-19. De acordo com a presidente da entidade, URSULA VON DER LEYEN, o objetivo é acelerar a produção e a distribuição das vacinas. O governo americano anunciou nesta quarta-feira que apoiará a iniciativa e participará das negociações na OMC, Organização Mundial do Comércio, sobre o assunto. O diretor da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, chamou de "histórico" o anúncio americano de apoio à suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19.

Uma menina abriu fogo em uma escola de Rigby, em Idaho, Estados Unidos, e baleou três pessoas nesta quinta-feira. Segundo a polícia local, ela parou quando uma professora conseguiu desarmá-la. Os feridos foram atingidos nos braços e pernas não correm risco de morrer. De acordo com a polícia local, essa garota era uma aluna da sexta série da instituição. Isso quer dizer que ela tem 11 ou 12 anos de idade. Na escola, a menina sacou a arma de dentro da mochila e começou a disparar. Os investigadores ainda tentam entender o motivo do ataque e como a menina conseguiu acesso à arma.

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, revogou nesta quinta-feira a prisão domiciliar do ex-deputado EDUARDO CUNHA, decretada na Operação Sépsis. A prisão foi determinada em junho de 2017. A operação investiga um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O fundo é administrado pela Caixa Econômica Federal. Na semana passada, o TRF-4, com sede em Porto Alegre, já havia revogado uma outra prisão de Cunha, decretada na Operação Lava Jato. No entanto, o ex-presidente da Câmara seguiu em prisão domiciliar porque ainda não havia decisão no processo que tramita no tribunal em Brasília. Agora, segundo a defesa, CUNHA ficará em liberdade.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que todos os estados receberão nesta sexta um novo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. De acordo com o ministério, serão distribuídas quase um milhão de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. O novo lote da CoronaVac foi recebido pela pasta nesta quinta-feira. O lote é destinado somente para aplicação em segunda dose. O objetivo é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. Em várias cidades, a escassez de vacinas vem impedindo que pessoas que já receberam a primeira dose tomem a segunda.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta quinta-feira durante depoimento na CPI da Covid que o tratamento precoce não é decisivo no enfrentamento a pandemia, mas sim a vacinação e as medidas "não farmacológicas", como distanciamento e uso de máscara. Na CPI, QUEIROGA também disse que não poderia fazer 'juízo de valor' sobre a opinião de BOLSONARO acerca da cloroquina e não respondeu se é a favor do remédio. O ministro também não quis responder sobre o motivo de o país ter recusado contrato para doses da Pfizer em 2020 e anunciou que o governo deve fechar novo contrato para mais 100 milhões de doses desse laboratório. O depoimento do diretor-presidente da Anvisa, ANTONIO BARRA TORRES, previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira precisou ser remarcado para a próxima semana em razão da falta de tempo hábil para ouvir duas pessoas em um mesmo dia.

Santa Catarina deve receber mais 55 mil 800 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado. A previsão do Ministério da Saúde é de que o avião com as doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegue em Florianópolis por volta das dez horas. Após pousar na Capital, as vacinas serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, onde serão distribuídas para todo o território catarinense. Ainda não há definição de para qual grupo prioritário elas serão destinadas. Esta semana, uma outra remessa com 138 mil 900 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, chegaram em Santa Catarina. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de dois milhões 468 mil 990 doses recebidas.

O veto da governadora em exercício DANIELA REINEHR ao Projeto de Lei que autorizava o uso de 350 milhões de reais em recursos estaduais nas obras em rodovias federais mobilizou o Parlamento catarinense. Durante a reunião realizada na manhã desta quinta-feira, os deputados criticaram a decisão e pediram que o ato seja revisto. O primeiro vice-presidente da Alesc, NILSO BERLANDA disse ter estranhado a decisão e que o estado andou para trás. A deputada MARLENE FENGLER também lamentou o veto e frisou que a Bancada do Oeste fez todo um trabalho para incluir a continuação das obras na BR-163 no projeto. O deputado RODRIGO MINOTTO criticou o posição de DANIELA e afirmou que não dá para entender como a governadora veta um projeto que é do próprio governo.

O julgamento do governador afastado CARLOS MOISES DA SILVA começou por volta das nove horas da manhã de hoje. A sessão ocorre de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. A dinâmica do julgamento será semelhante à da última sessão do tribunal misto, que decidiu aceitar a denúncia contra MOISÉS e afastá-lo temporariamente do cargo em 27 de março. A votação começou com a leitura dos principais pontos do processo. São necessários ao menos sete votos para aprovar o impeachment do governador, o equivalente a dois terços do total. Caso o pedido seja aprovado, MOISÉS será afastado definitivamente, e a atual governadora interina DANIELA REINEHR seguirá no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2022.

Secretaria de Assistência Social de Santa Terezinha do Progresso prepara ação para o dia das mães. Mesmo com a pandemia limitando o que pode ser feito, a data especial não será deixada em branco de acordo com a secretária de assistência social - CLEONICE COMPARIN. Diferente dos demais anos, devido ao Coronavírus, em 2021 a comemoração foi pensada garantindo a segurança da população. A equipe da Assistência Social de Santa Terezinha preparou um painel, que vai servir de cenário para fotografar as mães do município. A foto tirada será entregue junto com uma flor, homenageando as mães pelo seu dia.

Mães de Santa Terezinha já podem ir à Secretaria de Assistência Social para ser fotografadas. O espaço está aberto, e a única recomendação é que evitem aglomerações e busquem sempre usar máscara para diminuir a chance de contaminação pela Covid-19. A secretária de assistência social - CLEONICE COMPARIN, convida todas as mães do município para irem tirar a foto e aproveitar mais o seu dia com a homenagem. A secretária gostaria de fazer muito mais para as mães, mas impedida pela pandemia, se preocupou em pelo menos não deixar a data passar em branco.

Secretaria de Assistência Social fará ações para Campanha Faça Bonito. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado todos os anos em 18 de maio. Em São Lourenço do Oeste a data é lembrada através da campanha Faça Bonito, que tem por objetivo chamar a atenção da comunidade e mobilizá-la para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. Neste ano, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), fará algumas atividades com a comunidade e também produzirá um material educativo.

Campanha é importante para a conscientização da população. A opinião é de SIMONE BATTISTEL - gerente de Proteção Social do Creas de São Lourenço do Oeste, explica que o setor está conversando com a Secretaria de Educação e escolas para que os professores repassem estas informações aos alunos. SIMONE adianta que no dia 14 de maio, a equipe estará entregando material informativo durante a Feira do Produtor.

No dia 18, será a entrega de materiais e sacolas retornáveis para famílias que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além disso, será produzido um vídeo sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a importância da denúncia.

Com as crianças ficando mais em casa devido à pandemia, Conselho Tutelar atende principalmente casos escolares. Segundo a presidente do órgão em Santa Terezinha do Progresso - ANA CAROLINA, vários jovens tiveram dificuldade para estudar durante as aulas online. Aconteceram várias ocorrências de buscas ativas por alunos que não seguiam as aulas. Por isso, os pais são orientados a ficarem atentos às atividades escolares dos filhos. Com o retorno das atividades presenciais e as crianças ficando mais tempo na escola, observa que novos casos estão sendo denunciados ao conselho.

Casos atendidos pelo Conselho Tutelar de Santa Terezinha ficaram menos conhecidos durante a pandemia. Conforme ANA CAROLINA, os conselheiros tutelares atendem pais ou responsáveis com medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, da mesma forma que acolhem os jovens quando têm direitos violados. Em Santa Terezinha o Conselho atende todos os dias na sede em frente a rodoviária, das sete e meia até 11 e meia, e das 13 às 17 horas. Nos demais horários um conselheiro fica de plantão, ao telefone 9 8406-9822. A presidente explica que muitos problemas vem do excesso do uso de celular, por isso pede que os responsáveis cuidem o que seus filhos acessam e em caso de dúvidas ou denúncias, procurem um conselheiro tutelar.

Ações da saúde retornam como antes da pandemia em São Bernardino. Como conta o responsável pelo departamento no município – ALCEU NEGRI, alguns trabalhos que haviam sido desacelerados no pico da pandemia do coronavírus, estão voltando a intensidade normal. Ele cita os encaminhamentos de pacientes para serem atendidos em outras cidades que, com exceção dos casos graves, foi praticamente paralisado para evitar a disseminação do vírus. Conforme NEGRI, um avanço planejado e agora perto de ser colocado em prática em São Bernardino é a informatização e digitalização do sistema.

Modernização de um sistema leva tempo para ser ajustada. De acordo com ALCEU NEGRI – secretário de saúde de São Bernardino, no momento a informatização está sendo acertada e para a digitalização será necessário licitar. O plano do secretário é começar logo essa parte burocrática, para que o trabalho esteja pronto em cerca de cinco meses. Na visão dele, a ferramenta vai deixar os atendimentos mais eficientes, mostrando onde é necessário investir mais e onde está dando prejuízo. Com a informatização deseja ter também mais controle dos veículos, com dados mais organizados, dando mais clareza e transparência para a população.

Mudanças na educação para a volta às aulas presenciais também atingiu o transporte escolar. Para que o retorno ocorresse com segurança, os ônibus da Secretaria de Educação tiveram que ser adaptados, como conta o coordenador do transporte escolar para Campo Erê - RUDINEI DE LARA. Segundo ele, o setor segue todas as orientações em prevenção ao coronavírus, exigindo uso de máscara, álcool em gel, medindo temperatura e tapete sanificador. Salienta que as mudanças são necessárias para dar segurança aos estudantes, que inclusive ocupam somente 50 por cento da capacidade dos ônibus devido ao distanciamento social.

Maior preocupação é a segurança dos alunos. De acordo com RUDINEI DE LARA – coordenador do transporte escolar para Campo Erê, mudanças são difíceis. Porém, desde o início da organização para a volta às aulas, o principal é dar segurança aos alunos desde a casa até a escola, sempre procurando a melhor forma de garantir saúde. Ele conta que em Campo Erê foram investidos mais de 80 mil reais na manutenção e adequação dos ônibus para o retorno das aulas presenciais. Os veículos estão todos em dia com os documentos, revisões elétricas, mecânicas e vistorias, tudo certo para dar segurança no caminho para a escola.

Estiagem preocupa secretário de infraestrutura de Saltinho. Com a falta de água em toda a região, o responsável pelo setor do município - VALDI CHRISTMANN comemora a chuva que está caindo, e já observa uma melhora no trabalho para os próximos dias. Garante que a recuperação das estradas não para, com patrolas, rolo e principalmente uma boa equipe de trabalho. Segue o objetivo de deixar todo o município com as estradas de qualidade. Segundo o secretário, até o momento quase 90 por cento dos acessos de Saltinho já foram arrumados.

Saltinho tem mais de 800 quilômetros de estradas. Quem traz a informação é o secretário de infraestrutura - VALDI CHRISTMANN. Com a grande maioria já recuperada, prevê que em cerca de uma semana todos os caminhos sejam concluídos. Comenta que na sua equipe, uma parte dos operadores e máquinas estão trabalhando na recuperação de fontes de água, em parceria com a Secretaria de Agricultura. O secretário agradeceu aos produtores que tem limpado as beiras das estradas, utilizando veneno ou roçada, e pede a todos que façam o mesmo, facilitando o trabalho da Secretaria e deixando o município mais bonito.

Uma moto furtada no bairro Alto São Mateus foi encontrada em ação conjunta entre policias do Paraná e Santa Catarina. O furto de uma motocicleta YBR 125, foi registrado no bairro que faz divisa de Marmeleiro com Campo Erê. Quando foi informada, a PM de Marmeleiro comunicou a Polícia de Campo Erê, que iniciou as buscas até a chegada da equipe do Paraná. A motocicleta foi encontrada nos fundos de uma casa, e o possível autor do furto fugiu a pé, e não foi mais localizado. A moto foi encaminhada ao Pelotão da Polícia Militar de Marmeleiro, que entregou a Polícia Civil para ser devolvida ao proprietário.

A Polícia Militar de Francisco Beltrão prendeu um envolvido com tráfico de droga. Por volta das quatro horas da tarde de ontem, a PM recebeu denúncia de que estava ocorrendo tráfico de drogas na Rua Aracaju, bairro Pinheirão, em Francisco Beltrão. Chegando no local, a equipe percebeu que cinco suspeitos pularam a janela da casa e fugiram. Durante a fuga um dos envolvidos dispensou um pacote com 220 gramas de maconha e invadiu a casa de um casal de idosos, causando pânico nos moradores, mas foi detido. Os outros quatro conseguiram fugir, porém dois foram identificados como sendo um de 14 anos e outro de 20, que seria o dono da droga. Na casa foi localizado mais 45 gramas de maconha. O preso de 18 anos e a droga foram entregues na 19ª SDP.

Chacina em Saudades foi planejada há quase um ano. Passados três dias do ataque que chocou o país no município de Saudades, executado por um jovem de 18 anos a uma escola de educação infantil que vitimou cinco pessoas, entre elas três crianças, alguns detalhes do crime e possíveis motivos começam vir à tona. O Soldado ANDRÉ GALIAZZI foi um dos bombeiros que atenderam e levaram o rapaz até o hospital. Ele relatou que em certos momentos de lucidez, FABIANO KIPPER MAI fez algumas declarações sobre o atentado. Segundo o bombeiro, as declarações começaram ainda dentro da escola. “Quando ele ainda estava no chão antes de colocar ele sobre a maca, já algemado, ele olhava em direção a arma que utilizou e dizia cuida bem dela tá, ela é minha amiga”, descreveu o soldado, acrescentando que a frase foi dita mais de uma vez pelo agressor.

“Ele comentou alguma coisa no local, lá na ocorrência, ele fazia uma pergunta meio afirmando, foram cinco né, foram cinco que eu matei?!, dava a impressão de que ele tinha uma meta, algo nesse sentido”, conta o bombeiro. FABIANO utilizou uma arma branca – espécie de espada ninja tipo samurai comprada pela internet alguns dias antes. O agressor disse ainda que teria dito que sua intenção mesmo era a aquisição de uma arma de fogo. O bombeiro conta que “durante o deslocamento ele comentou em dado momento que planejava (o ataque) há algum tempo, que ele queria comprar uma arma de fogo, mas não havia conseguido e que ele queria ter ido na outra escola, mas como ele não conseguiu a arma de fogo, ele foi nessa outra escola.

A instituição de ensino citada por FABIANO seria a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, na qual havia estudado até o ano passado. O crime praticado por FABIANO MAI mostra premeditação. O bombeiro ouviu do autor que planejou o ataque por cerca de 10 meses. “Ele não relatou em nenhum momento o porquê ele fez isso ou se foi a mando de alguém. O que ele falou é que planejava em torno de 10 meses este ataque, que ele teria tentado a arma de fogo, mas como não conseguiu, ele acabou comprando essas facas”.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.