-SENADO APROVA PROJETO QUE PREVÊ AJUDA FINANCEIRA A ESTADOS E MUNICÍPIOS
-JUSTIÇA BLOQUEIA ATÉ 32,5 MILHÕES EM BENS DO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE
-IBGE VAI FAZER 350 ENTREVISTAS DA PNAD-COVID NA REGIÃO DE SÃO MIGUEL
-PORTARIA ORIENTA USO DE MÁSCARAS E MEDIDAS DE HIGIENE EM ESTABELECIMENTOS
-COMITÊ CONFIRMA MAIS TRÊS CASOS E MUNICÍPIO CHEGA A CINCO REGISTROS DE COVID-19
-HOMEM É DETIDO PELA PM DEPOIS DE QUEBRAR MÓVEIS E BATER NA FILHA
-FUNCIONÁRIO DE LAVA CAR RODA MAIS DE MIL QUILÔMETROS COM CARRO DE CLIENTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Comandos militares americanos admitiram nesta quarta-feira que 132 civis morreram em suas operações executadas em todo o mundo, uma cifra muito inferior às estimativas de organizações não governamentais. O Departamento de Defesa estima que outros 91 civis ficaram feridos em 2019 durante as operações militares americanas em Iraque, Síria, Afeganistão e Somália. A ONG Airwars, que conta as vítimas civis em ataques aéreos no mundo, estima que a coalizão liderada pelos Estados Unidos tenha matado entre 465 e mil 113 civis no ano passado só na Síria.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus é pior do que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e do que a ofensiva à base de Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial. Para o norte-americano, era possível evitar o impacto da pandemia nos Estados Unidos. TRUMP disse que isso poderia e deveria ter sido interrompido. Os Estados Unidos registravam mais de 70 mil mortes por Covid-19 nesta quarta, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Os ataques de 11 de setembro de 2011 deixaram cerca de três mil mortos.
O governo federal e os governos estaduais da Alemanha acertaram nesta quarta-feira, em reunião por telefone, novos relaxamentos nas medidas anticoronavírus, em vigor desde meados de março. O relaxamento inclui a reabertura total do comércio, desde que respeitadas regras de higiene e distanciamento social. Até agora, apenas estabelecimentos com menos de 800 metros quadrados podiam abrir. O número de clientes e funcionários deverá ser limitado de acordo com a área da loja. A entrada deverá ser controlada, de modo a evitar filas. Também treinos e competições esportivas a céu aberto são novamente permitidos, desde que a distância de segurança, seja cumprida – ou seja, não pode haver contato entre os esportistas.
Após o registro de filas e aglomerações em agências da Caixa Econômica Federal, o presidente do banco, PEDRO GUIMARÃES, afirmou nesta quarta-feira que os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 reais será mais eficiente. O banco estrutura um cronograma com datas espaçadas para os repasses. De acordo com o executivo, as filas diminuíram consideravelmente na maior parte das agências e a tendência é que sigam reduzindo. O primeiro mês de pagamentos teve coincidência de datas nos repasses feitos a mais de um grupo de pessoas, o que ampliou a demanda nos postos de atendimento. Houve, por exemplo, sobreposição de pagamentos a beneficiários do Bolsa Família e a outros cadastrados.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, tornar réus quatro desembargadores e três juízes do Tribunal de Justiça da Bahia e mais oito pessoas supostamente envolvidas em um esquema de compra e venda de decisões judiciais. Segundo os relatórios da operação Faroeste, deflagrada em 2019, as sentenças eram relacionadas a disputadas de terras na região oeste do estado. A decisão foi tomada na primeira sessão de julgamento por videoconferência da Corte. Os ministros se reuniram virtualmente em razão da pandemia da Covid-19. Relator do caso, o ministro OG FERNANDES afirmou no voto que há “justa causa” para o recebimento da denúncia. Entre os crimes apurados, estão organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O Senado aprovou nesta quarta-feira, em sessão remota, por 80 votos a zero, o projeto que prevê ajuda financeira da União a estados e municípios para tentar reduzir os impactos causados pela crise do coronavírus. Como o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o texto, a União vai transferir diretamente a estados e municípios 60 bilhões, divididos em quatro parcelas mensais. Os recursos, conforme a proposta, serão divididos da seguinte forma: 30 bilhões para compensação pela queda de arrecadação de estados, 20 bilhões paracompensação dos municípios, 10 bilhões para ações de saúde e assistência social, sendo sete bilhões para estados e três bilhões para as prefeituras.
Enquanto metade da população catarinense tem renda média mensal de mil e 200 reais, os membros do um por cento mais rico do Estado recebem cerca de 22 mil e cem reais por mês através do trabalho. A desigualdade nos salários é grande, mas ainda assim é a segunda menor do Brasil segundo o IBGE, em edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta quarta-feira. Em Santa Catarina a diferença do um por cento mais rico em relação aos 50 por cento mais pobres é de 18 vezes, enquanto no Brasil o número chega a 33 vezes. Por outro lado, o IBGE aponta que nos últimos dois anos a desigualdade salarial aumentou entre os homens e mulheres catarinenses. Em 2018 os homens recebiam, em média, 34 por cento a mais que as mulheres. A nova edição da pesquisa aponta que agora a diferença está em 36 por cento.
A vice-governadora de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, está pedindo o afastamento do cargo do secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, ela se diz "perplexa" com o caso da compra dos respiradores, afirma que solicitou investigação aos órgãos de controle e pediu "punição dos responsáveis". A vice-governadora destacou que a celeridade que o momento exige não pode ser responsável pela inobservância das normas vigente. DANIELA solicitou ao Governador do Estado o afastamento do cargo de Chefe da Casa Civil que foi citado pela servidora exonerada da secretaria de Saúde como responsável por autorizar o pagamento antecipado a empresa Veigamed. BORBA nega a acusação e disse que não tem relação com a compra.
A juíza ANA LUISA SCHMIDT RAMOS, da Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou nesta quarta-feira à noite a indisponibilidade de bens do ex-secretário de Estado da Saúde, HELTON ZEFERINO, até o limite de 32 milhões e meio de reais. A decisão foi tomada em resposta a uma ação movida pelo deputado estadual BRUNO SOUZA, e também prevê o sequestro de imóveis e veículos que estiverem em nome da Veigamed, empresa que vendeu – e ainda não entregou – 200 respiradores para o Estado. Na decisão, a juíza considera que já havia determinado o bloqueio de 33 milhões das contas da Veigamed. No entanto, só estavam disponíveis 483 mil. A magistrada afirma que já se pode falar em “sumiço” de 33 milhões no Estado, e relaciona uma série de suposta irregularidades que permearam a contratação da empresa. Entre elas, o pagamento antecipado sem garantias, e a escolha de uma microempresa, que não tem capital condizente com a venda que fez a Santa Catarina.
A agência do INSS de São Miguel do Oeste assim como as demais agências do país devem retornar ao atendimento presencial somente no dia 25 deste mês. A informação é do gerente local do órgão, FERNANDO GUSMÃO. Conforme ele, a retomada estava prevista para o começo desta semana, porém, foi adiada pelo governo até o dia 22. Segundo ele, não está descartado que a situação seja prorrogada ao final desse período e o atendimento presencial ao público permanece suspenso por um tempo ainda maior.
Todos os atendimentos seguem sendo realizados através dos canais remotos do INSS. A afirmação é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. De acordo com ele, as pessoas devem procurar tanto pela internet quanto pelo telefone, através do número 135. Ele destacou que antes mesmo da pandemia o atendimento já era executado pela internet, ficando somente as perícias sendo realizadas pessoalmente. GUSMÃO ressaltou que agora, todos os procedimentos são via internet.
As pessoas que precisarem do INSS devem acessar o site meu.inss.gov.br. O comentário é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele disse que acessando esse endereço o segurado terá que fazer o login e após esse procedimento, será direcionado a qualquer serviço do INSS, entre eles, perícias, pagamentos bloqueados, pagamentos não realizados, encaminhamentos de pedidos de aposentadorias e pensão por morte, além de auxílio doença. GUSMÃO reforçou que as pessoas devem fazer o acesso até conseguir realizar o procedimento desejado.
Mesmo após o retorno do atendimento presencial os serviços continuarão sendo prestados via internet. A declaração é do gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele esclareceu que diante disso, é fundamental as pessoas fazerem uso da internet para realizar qualquer ação. Ele sugeriu que aqueles que tenham dificuldade devem procurar uma pessoa de confiança para auxiliar no acesso ao site meu.inss.gov.br. GUSMÃO salientou ainda que devido ao acumulo de acessos o sistema do INSS poderá estar fora do ar em alguns períodos, porém, é preciso ter paciência e ir tentando até conseguir acessar o sistema.
Os municípios da região foram orientados pela Gerencia Regional da Saúde a não realizar dia D de vacinação contra a gripe. O dia D estava previsto para este sábado, nove de maio. De acordo com a enfermeira responsável pelas vacinas na regional de Saúde, DILA POSSAT, a recomendação tem o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e foi feita pelo Ministério da Saúde. A orientação é que as secretarias municipais de saúde não realizem o dia D no sábado. DILA POSSAT explicou que além de evitar aglomerações, a dificuldade na realização da ação neste sábado é que não haverá doses suficientes para a imunização. Ela explicou que o laboratório que produz as vacinas não dará conta de atender a quantidade de doses necessárias em todo o país. A enfermeira enfatiza que até o ano passado também eram recebidas doses importadas, mas a partir deste ano são somente as doses nacionais.
Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde reforçada pela gerencia regional de saúde, a secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou a vacinação contra a gripe para este sábado na praça Walnir Botaro Daniel. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde, sem intervalo ao meio-dia. A intenção conforme a enfermeira LEANDRA MORTARI, é aumentar as coberturas vacinais por grupo prioritário. Poderão receber a vacina no sábado, idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo que ainda não foram imunizados. Em razão da situação epidemiológica, a equipe dará prioridade às crianças na semana de 11 a 14 de maio.
A secretaria de Saúde definiu um calendário para a continuidade da campanha de vacinação contra a gripe a partir da semana que vem. Na segunda-feira, serão vacinadas crianças com idade entre seis meses a 1 ano 11 meses e 29 dias. Na terça e na quarta-feira, a imunização será liberada para crianças de dois a quatro anos 11 meses e 29 dias. Na quinta-feira, é a vez de crianças de cinco anos. Na próxima semana, o atendimento também será realizado na praça Walnir Bottaro Daniel, das sete e meia da manhã as cinco da tarde sem intervalo. Para os adultos com idade entre 55 e 59 anos e professores, a vacina da gripe estará disponível a partir do dia 18 de maio. Até agora, já foram aplicadas oito mil 349 doses da vacina.
A Vigilância Sanitária, divulgou na quarta-feira, a Portaria que dispõe sobre o uso de máscaras e adoção de condutas de higiene em estabelecimentos comerciais e repartições públicas diante da pandemia do Coronavírus. De acordo com a farmacêutica da Vigilância Sanitária, CAROLINE BELLÓ, desde ontem é obrigatório uso de máscaras, incluindo aquelas confeccionadas manualmente , exceto em estabelecimentos que necessitem de Equipamentos de Proteção Individual específicos. A Portaria estabelece ainda, que as empresas e repartições devem intensificar as medidas de limpeza, disponibilizar álcool gel nas entradas e saídas, informar sobre a forma de higienização, adotar medidas internas junto aos funcionários e fazer a limpeza dos locais no mínimo uma vez por turno e materiais pessoais a cada uso.
A portaria da vigilância sanitária também traz orientações para os procedimento que devem ser adotados em caso de testagem positiva em empresas e órgãos públicos. Em estabelecimentos e repartições que algum funcionárioservidor tiver a doença, deverá ser realizada a limpeza e a desinfecção imediata em superfícies e objetos, incluindo paredes, tetos, janelas e vidros. A empresa ou órgão público também deve monitorar o surgimento de sintomas nos demais colaboradores para adoção de encaminhamentos preconizados pelas autoridades de saúde. A farmacêutica reforça que os ambientes devem permanecer com o máximo de ventilação natural possível, não sendo recomendada a utilização de ar condicionado. Também fica proibido o compartilhamento de bebida como chimarrão e similares, assim como de copos, canecas e utensílios de uso individual.
O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste confirmou mais três casos de Covid-19 nesta quarta-feira. Os pacientes são uma mulher de 39 anos e dois homens de 58 e 30 anos. Todos apresentam sintomas leves da doença. Eles estão em isolamento domiciliar, acompanhados por um médico da Secretaria da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Os familiares estão em quarentena. Com as confirmações da tarde de ontem, foi a cinco o número de casos de coronavírus em São Miguel do Oeste. Na segunda-feira o Comitê divulgou o resultado positivo do exame de uma mulher de 36 anos e na terça-feira confirmou a contaminação de um homem de 42 anos.
O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste emitiu um comunicado nesta quarta-feira de que todas as informações relacionadas à doença, inclusive a confirmação de casos, serão divulgadas por meio do boletim epidemiológico enviado a todos os veículos de comunicação diariamente e, também, através de notas oficiais. Nesses comunicados, constam apenas as informações que podem ser divulgadas a respeito de pacientes com Covid-19 e que, realmente, são fundamentais para que a população saiba qual é a situação no município. Outros detalhes sobre essas pessoas, especialmente de cunho particular, são mantidos em sigilo por questões éticas, para resguardar os indivíduos e porque não são relevantes para as ações de combate ao avanço da doença.
A Polícia Militar montou uma guarnição específica para fiscalização dos estabelecimentos comerciais em relação as medidas de prevenção ao coronavírus. Desde o dia 14 de abril, mais de 300 empresas foram visitadas. A fiscalização também está ocorrendo em espaços públicos e em locais privados com aglomeração de pessoas. Neste final de semana, foi flagrada uma festa particular e feito o termo circunstanciado. O comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente-coronel JAILSON FRANZEN disse que a polícia tem recebido várias denúncias de festas particulares e que está é uma preocupação. Ele comentou que os almoços e jantares em famílias estão liberados desde que envolvam apenas as pessoas que moram na residência. A concentração de um número maior de pessoas permanece proibida.
A principal preocupação da Polícia Militar em relação as regras de distanciamento social e aglomeração de pessoas está nos bares. A afirmação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente coronel JAILSON FRANZEN. Só no último final de semana, dois bares com aglomeração de pessoas foram notificados. FRANZEN destacou que as pessoas não podem deixar de lado os cuidados com a prevenção, ainda mais agora que o município já tem casos confirmados de Covid-19.
Começou nesta semana a coleta por telefone da PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, para quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Cerca de dois mil agentes do IBGE já começaram a telefonar para 193 e 600 mil domicílios distribuídos em três 364 municípios de todos os estados do país. O trabalho também está ocorrendo na região de São Miguel do Oeste. De acordo com o coordenador de sub área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, a pesquisa será feita por telefone. Ele pediu que as pessoas atendam bem os recenseadores e repassem informações corretas para garantir a eficiência do levantamento.
A equipe local do IBGE vai fazer cerca de 350 entrevistas por mês durante o período da pandemia do coronavírus. A informação é do coordenador de sub área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele disse que nesta semana, por exemplo, serão realizadas 94 entrevistas nos 19 municípios da regional do IBGE. 40 delas serão com moradores de São Miguel do Oeste. CLAUDIO disse que a pesquisa terá dois núcleos centrais: um econômico e outro de saúde.
O questionário da pesquisa PNAD Covid será aplicado por telefone ou por outra forma de contato remoto. De acordo com o coordenador de sub área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, os recenseadores farão o primeiro contato com o morador por telefone e se a pessoa permitir, a entrevista pode ser feita por whatsapp, por exemplo. Os dados serão tabulados sem a identificação do moradores e organizados para posterior divulgação. Como a realidade pode mudar de uma semana para a outra, a intenção é divulgar os resultados nas sextas-feiras. Os dados serão publicados nacionalmente e por região do país. Os números do estado de Santa Catarina serão liberados uma vez por mês.
Um acidente do tipo engavetamento interditou parcialmente a SC 163 na tarde de ontem em Beato Roque, interior de São João do Oeste. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde e envolveu um Uno emplacado no município de Itapiranga, conduzido por um homem de 61 anos, um caminhão VOLVOVM 330 também de Itapiranga, conduzido por um homem de 23 anos, e o caminhão IVECOTECTOR 240 emplacado no município de Chapecó, conduzido por um homem de 32 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste, ninguém ficou ferido. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.
Um homem foi preso na noite desta terça-feira por violência doméstica no bairro Santa Rita. O fato ocorreu por volta das dez horas da noite na Rua Celso Ramos no bairro. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito derrubou o fogão a lenha, quebrou móveis e desferiu um soco na filha. Ao chegar no local, a guarnição encontrou o homem que proferiu palavras de baixo calão. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência inusitada na terça-feira na rua Waldemar Rangrab. Os policiais foram foram acionados por uma empresa que relatou ter deixado um veículo em um Lava Car da cidade no último dia 30 para lavação. Quando o responsável foi buscar o carro, não localizou o veículo. Segundo a PM, o carro foi encontrado nas proximidades do Lava Car, sem os adesivos da empresa, sujo e com o tanque vazio. Além disso, havia garrafas de bebidas em seu interior. A empresa responsável pelo veículo constatou ainda que o automóvel rodou mais de mil e 300 quilômetros desde que foi deixado no Lava Car na última semana. Segundo a PM, câmeras de segurança flagraram o funcionário do Lava Car estacionando o veículo no local pela manhã. O caso será investigado pela Polícia Civil.