-PRODUÇÃO INDUSTRIAL RECUA ZERO VÍRGULA DOIS POR CENTO EM JANEIRO NO PAÍS
-ANÁLISE DE CELULAR NÃO SUGERE MOTIVAÇÃO IDEOLÓGICA EM ATAQUE DE BLUMENAU
-PARÓQUIAS POSSUEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NESTA SEXTA-FEIRA SANTA
-TUNÁPOLIS REGISTRA AUMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
-SECRETÁRIO APONTA REDUÇÃO NA DEMANDA DE ATENDIMENTOS DO SAMU
-PRESIDENTE DA ACISJO DIZ QUE REFORMA TRIBUTÁRIA NÃO AGRADA EMPRESÁRIOS
-MULHER FICA FERIDA AO CAIR DE CAMINHÃO DE RECOLHA DE LIXO NA REGIÃO
-HOMEM SOFRE FERIMENTO NA CABEÇA AO CAIR DE ESCADA DURANTE TRABALHO
O tempo apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável na região. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula quatro centavos.
Os ministros das Relações Exteriores do Irã e da Arábia Saudita se reuniram em Pequim, nesta quinta-feira, para a primeira reunião formal de seus principais diplomatas em mais de sete anos, depois que a China negociou um acordo para restaurar as relações entre as potências regionais. Após anos de hostilidade que alimentaram conflitos no Oriente Médio, o Irã e a Arábia Saudita concordaram em encerrar sua rixa diplomática e reabrir missões em um acordo significativo facilitado pela China no mês passado. Arábia Saudita e Irã disseram, em um comunicado conjunto, que lançariam acordos para reabrir embaixadas e consulados dentro do período de dois meses estipulado no acordo.
Os franceses voltaram às ruas em mais um dia de protestos contra a reforma da Previdência. Esse é o décimo dia dos atos na França desde que o governo apresentou o plano de aumentar a idade de aposentadoria em dois anos. O Ministério do Interior da França, o equivalente ao Ministério da Justiça, informou que mais de 11 mil policiais estão mobilizados. O movimento popular de ontem aconteceu depois que uma reunião entre o primeiro-ministro e os sindicatos não conseguir quebrar o impasse político. Os protestos contra a reforma, que aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, atraíram centenas de milhares de pessoas em manifestações organizadas por sindicatos desde janeiro.
Um tribunal dos Estados Unidos rejeitou um recurso do ex-presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO para suspender sua extradição por acusações de corrupção, tornando provável que ele seja o terceiro ex-líder a ser mantido em uma prisão construída para esse fim em Lima. O ministro da Justiça do Peru, JOSÉ TELLO, disse que um juiz do tribunal da Califórnia ordenou que TOLEDO se entregasse na sexta-feira e aguardasse a extradição depois que seu pedido de fiança foi revogado. TOLEDO, que foi presidente de 2001 a 2006, é procurado por acusações de ter recebido mais de 25 milhões de dólars da construtora brasileira Odebrecht em troca de ajuda na obtenção de contratos de obras públicas.
O Brasil registrou 173 mortes por dengue em 2023, ou seja, aproximadamente duas mortes por dia, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde. Os dados atualizados na quarta-feira apontam que quatro mil 231 municípios notificaram casos de dengue, o que representa 75 por cento, o que significa que apenas mil 339 municípios brasileiros não registraram de pacientes infectados pelo Aedes aegypti. O boletim epidemiológico ainda aponta outras 234 estão em investigação, segundo o boletim da décima terceira semana epidemiológica de 2023. O número corresponde a um aumento de 41 por cento em relação ao número de casos no mesmo período do ano passado.
O governo retirou os Correios e outras estatais de programas voltados para a privatização, nesta quinta-feira. A medida foi anunciada por meio de edição extra do Diário Oficial da União. No total, o governo excluiu sete empresas do Programa Nacional de Desestatização e três do Programa de Parcerias de Investimentos. Além dos Correios, foram retiradas da lista de privatização a Empresa Brasil de Comunicação, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A., Serviço Federal de Processamento de Dados, Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. O Ministério das Comunicações informou que o governo tem como objetivo "reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos".
A Pesquisa Industrial Mensal Regional, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, registrou queda de zero vírgula dois por cento da indústria nacional no acumulado em 12 meses, até janeiro. Houve recuo na produção industrial de zero vírgula três em oito estados em janeiro, com os maiores resultados negativos no Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Em Santa Catarina, a queda na produção industrial foi de um por cento. Em movimento contrário, Espírito Santo e Pernambuco apresentaram expansões de 18 e 17 por cento respectivamente, as mais elevadas no mês. Apesar da queda de geral da indústria no acumulado em 12 meses, nove estados pesquisados apresentaram melhores desempenhos frente aos índices de dezembro de 2022.
O número de casos confirmados de dengue mais que dobraram em duas semanas em Santa Catarina. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela Dive. Os infectados passaram de três mil para oito mil e 400. O aumento no número de casos foi de 176 por cento em duas semanas. Ao todo, cinco municípios decretaram epidemia e sete mortes foram confirmadas. De acordo com o informe, são 145 cidades infestadas com focos do mosquito Aedes aegypti. Palhoça, Saudades, Joinville e União do Oeste decretaram epidemia da doença. As sete mortes estão distribuídas em cinco municípios: Araquari, Coronel Freitas, Florianópolis, Joinville e Palhoça. 15 óbitos ainda estão sendo investigadas como suspeitas de dengue.
As escolas da rede estadual de Santa Catarina aguardam, há quase dois anos, o reforço de segurança prometido pelo Estado logo após o ataque a creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, quando cinco pessoas foram assassinadas. À época, o governo anunciou que colocaria vigilantes em mais de mil unidades e chegou a abrir licitação. A iniciativa nunca foi discutida com a categoria, que defende o retorno da figura do zelador ao invés de vigias, e não saiu do papel. O processo de contratação dos profissionais chegou a ser aberto em agosto de 2021, mas por ausência de uma audiência pública, foi suspenso. Segundo a legislação federal, é necessário a realização de audiências públicas para tratar licitações acima de R$ 150 milhões. Conforme a página do Portal de Compras do Estado, o valor do serviço seria de 18 milhões por mês durante dois anos.
A análise preliminar do aparelho celular do autor do ataque a creche de Blumenau não indica, na avaliação da Polícia Civil catarinense, motivação ideológica ou participação em grupos extremistas. A primeira impressão dos delegados se sustenta também nas falas do homem de 25 anos, tanto em conversas informais com policiais quanto nos interrogatório. Os dados do celular do autor dos crimes já foram extraídos pela polícia científica catarinense, em Joinville. Os mais de 40GB de conteúdo foram repassados ao setor especializado em crimes cibernéticos, para análise minuciosa. Com a varredura deste conteúdo, a Polícia Civil pretende esclarecer se ele agiu sozinho, se integrava algum grupo de ódio e quais as motivações do ato. Na quarta-feira, ele invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças com uma machadinha.
O décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste, conta com um novo comandante desde o começo do mês passado. ANDERSON SARTE é tenente-coronel e assumiu a função, que até então era ocupada pelo também tenente-coronel, MARCO ANTÔNIO EIDT. EIDT ficou no comando por cerca de oito meses e agora foi transferido para Curitibanos. Em entrevista para a Rede Peperi, ANDERSON SARTE admitiu que a responsabilidade é grande na região, porém, está ciente que possui missões expressivas para serem cumpridas. Ele é natural do Rio de Janeiro e veio para Santa Catarina em 2006, sendo que trabalhou em Florianópolis e arredores e por último em Chapecó. Ele já atua na corporação há mais de 17 anos e agora assume o comando do batalhão de São Miguel do Oeste, que é responsável por 28 municípios da região Extremo Oeste catarinense.
ANDERSON SARTE comentou que está no município há menos de 30 dias e nesse período já realizou algumas visitas, conhecendo a realidade da região e as estruturas físicas de cada localidade, verificando ainda as necessidades existentes em cada ponto. Conforme ele, esse momento de visita foi fundamental para a construção do plano de comando para os próximos meses e anos, sendo que o trabalho deve ser sempre alinhado com o comando geral e por onde os pedidos deverão ser direcionados. Segundo ele, apesar da região de atuação ser extensa, a resposta atual para com a comunidade é boa e bem distribuída. SARTE lembrou ainda que o décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, com sede em São Miguel do Oeste, está em obras de ampliação e em breve a estrutura deve ser melhorada tanto para o efetivo quanto para a comunidade, podendo atender melhor a população com capacitações diversas.
ANDERSON SARTE citou ainda a necessidade de construção de uma garagem para abrigar as viaturas, sendo que já existe a confirmação de apoio da prefeitura de São Miguel do Oeste. Ele não descartou a possibilidade de entregar em outubro desse ano as obras de ampliação e também da nova garagem no décimo segundo batalhão. Já em relação a proximidade com o efetivo, ele destacou que pela sua atuação em cursos diversos, já conhece boa parte dos profissionais e isso naturalmente deve se intensificar ainda mais com o passar dos meses. O novo comandante também abordou na entrevista concedida para a Rede Peperi sobre as metas que deverão ser implantadas na sua gestão e afirmou que a Operação Veraneio deve receber um destaque maior nas próximas edições, bem como a garantia de manutenção e ampliação dos projetos sociais na área de abrangência do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste.
A Secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, é a nova coordenadora do Colegiado de Educação da Ameosc. Ela destaca que o órgão desempenha um papel importante no fortalecimento da educação nos municípios da região, criando estratégias para que todos trabalhem de forma similar no cumprimento da legislação. LAÍS salienta que a partir de agora será desenvolvida uma resolução em conjunto focada na educação especial, através de leis municipais que amparem e deem segurança jurídica para a presença de segundos professores e profissionais de apoio nas salas de aula. A coordenadora pontua que foi designada uma Comissão dentro do colegiado para criar uma resolução em forma de minuta, que será entregue para cada município decidir se ela será trabalhada através de resolução com o Conselho de Educação ou se irá em forma de Projeto de Lei para aprovação na Câmara de Vereadores.
Outro objetivo da nova coordenadora do Colegiado de Educação da Ameosc é criar um seminário regional para mostrar que a região Extremo Oeste tem capacidade de pensar e desenvolver grandes projetos na área educacional. LAÍS TELOEKEN avalia que assumir o Colegiado de Educação é um grande desafio e também uma forma de retribuir tudo o que aprendeu com os demais secretários da região, desde que assumiu a Secretaria de Educação de Santa Helena. Ela garante que vai se dedicar para que o trabalho ocorra da melhor forma, buscando ações em conjunto para melhorar a educação em todos os municípios que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste catarinense.
O núcleo jovem da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis vai realizar capacitações sobre oratória e mídias digitais no decorrer deste ano. Conforme a agente comercial da entidade, SIRIANE DRESCHLER, as inscrições já estão abertas e a primeira capacitação sobre mídias digitais vai ocorrer nos dias 21 e 22 de julho, com o objetivo de abordar sobre as melhores práticas de divulgação online. Já o curso de oratória será realizado nos dias 20 e 21 de outubro e terá foco em melhorar a comunicação de liderança, abordando técnicas para superar o medo de falar em público, técnicas de roteiro para organizar as falas, expressões vocais e linguagem corporal. SIRIANE salienta que o curso de oratória será destinado para empreendedores, pois é voltado para a área de vendas. As inscrições para as capacitações da AEST podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 13 de março.
O Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí realizou uma confraternização de Páscoa na última terça-feira. A programação foi realizada no clube do Grêmio Cultural Ipanema e contou com a participação de um grande número de usuários do CAPS dos municípios de Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste. O evento contou com apresentação da dupla Felipe e Fernando, juntamente com o Grupo de Violões e Teclados do INDACI. Na ocasião também foram realizadas algumas atividades integrativas, foi servido um lanche e feita a entrega de uma cestinha de Páscoa para todos os presentes. Conforme a Enfermeira e Coordenadora do CAPS, NATÁLIA CRISTINA DA SILVA, a comemoração teve o objetivo de alavancar uma maior reinserção social, além de oferecer uma maior integração entre os grupos, promovendo o fortalecimento de vínculos e melhorando a qualidade de vida dos usuários.
A Reforma tributária não agrada empresários. Cobranças de impostos geram dificuldades aos empreendedores. Para o Presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, a reforma tributária não apresenta vantagens para o setor produtivo. JOEL FOLLMANN considera que os empresários serão ainda mais penalizados com as propostas do governo federal para a cobrança de impostos e tributos. Ressalta que o início dos novos governos estadual e federal não é empolgante. Ele reconhece que existe a necessidade de mudança no sistema tributário do país, que é complexo e onera demasiadamente o setor produtivo. O presidente da ACISJO lamenta que as cobranças de impostos sustentam mordomias de classes políticas e não revertem vantagens para quem mais trabalha.
JOEL FOLLMANN avalia que o sistema público brasileiro é ineficiente e muito caro para a população. Reforça ainda que a produção da máquina política brasileira é lenta e acaba dificultando ações que poderiam proporcionar desenvolvimento do setor privado. A sugestão do Presidente da Associação Comercial é de um olhar mais atencioso com os empresários, que já possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. FOLLMANN cita que a ACISJO trabalha em parceria com a Facisc e defende o ponto de apoio definido no Programa Voz Única para ações que o poder público deveria fazer para contribuir com o desenvolvimento empresarial e comercial.
Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste presta apoio aos núcleos setoriais. JOEL FOLLMANN destaca que a ACISJO procura fazer sua parte em contribuição aos cinco núcleos em atividade no município. Ele destaca as ações dos Núcleo da Mulher Empresária e Jovem Empreendedor. Lembra que recentemente foi reativado o Núcleo do Turismo, que passa a desenvolver projetos para o setor. A Associação ainda possui os núcleos do Vestuário e das Padarias. De acordo com FOLLMANN, foram definidos os novos coordenadores dos grupos e várias atividades estão programadas para serem realizadas durante o ano de 2023.
Paróquias possuem programação especial no Feriadão de Páscoa. A Paróquia São João Berchmans de São João do Oeste está fazendo a coleta para os lugares santos em todas as comunidades nesta sexta-feira Santa. Às 15 horas, na Matriz, terá celebração da paixão do Senhor e oportunidade para confissões. No sábado de aleluia vai ocorrer missa nas Linhas Palmeiras, Medianeira, Macuco, Chapéu, Itacuruçu, Ervalzinho e na Matriz, com celebração da Vigília Pascal. No domingo de Páscoa, terá missa da ressurreição em Fortaleza e Cristo Rei. Já na paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis, nesta sexta-feira Santa, às 15 horas, terá celebração da Paixão na igreja matriz. No sábado terá vigília Pascal na igreja matriz e em Santa Helena. No domingo de Páscoa, a missa será às oito horas na igreja matriz.
Os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo nesta sexta-feira Santa, em momento de silêncio, jejum e oração. O pároco da paróquia católica Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, padre ILTON JOSÉ GOETTEMS, lembra que a sexta-feira Santa não deve ser vivida em clima de luto, mas sim de respeito diante da morte de Jesus, que trouxe a salvação para todos. Na manhã de hoje teve celebração da via sacra na matriz e às 15h será celebrada a paixão e morte de Cristo. Amanhã, no sábado de aleluia, vai ocorrer a celebração da vigília Pascal, às 19h. Conforme GOETTEMS, essa celebração é a principal entre todas as vigílias, pois faz memória a noite Santa da ressureição de Cristo. No domingo, a celebração da missa de Páscoa vai iniciar às 08h30 da manhã e será transmitida pela Rádio Oeste. A festa da Páscoa vai se estender até o dia de Pentecostes.
Com a chegada do outono e o período de mudança das temperaturas, aumentaram os casos de doenças respiratórias na Unidade de Saúde e no Hospital de Tunápolis nas últimas semanas. Conforme a Secretária de Saúde do município, ROSELI BONAVIGO, estão sendo atendidos pacientes com resfriados, gripes e Covid-19. Ela observa que as doenças respiratórias estão acometendo principalmente as crianças e por isso é importante redobrar os cuidados nessa época do ano. ROSELI chama atenção das pessoas para que evitem buscar a Unidade de Saúde próximo do horário de fechamento, pois isso prejudica as atividades e a organização dos profissionais.
Na próxima segunda-feira será iniciada mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que é uma das formas de prevenção da gripe. Conforme a Secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, neste ano as doses serão fracionadas e todos os públicos serão contemplados desde o início da campanha. Ela cita que as doses serão aplicadas em idosos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, crianças de até cinco anos, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros e pessoas com doenças crônicas. Outras formas de prevenção são manter os ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não registra mais uma grande demanda de trabalho nos municípios da região. A observação é do Secretário de Saúde de Mondaí, GUINTER OTTO DREHER. Ele relembra que quando o Serviço foi criado pelo Ministério da Saúde há cerca de 20 anos, os municípios disputaram a instalação de bases para o atendimento da população. Na época, as instalações ocorreram em algumas cidades da região, que também atendiam os municípios vizinhos, através de convênios. Porém, no decorrer dos anos, o SAMU foi usado para o transporte de pacientes no dia a dia pelas cidades mantenedoras das bases, o que desestimulou a renovação dos convênios por parte dos outros municípios atendidos.
GUINTER DREHER explica que o SAMU só pode ser acionado pelo médico plantonista do Hospital quando há necessidade de transportar algum paciente de alto risco em uma ambulância equipada com UTI. Após o contato, o pedido é analisado pelo médico regulador do serviço e caso for indeferido, o transporte precisa ser feito com ambulâncias das Secretarias Municipais de Saúde. Mondaí não possui base do SAMU e é atendido pelas bases de Palmitos e São Miguel do Oeste, dependendo da disponibilidade. GUINTER DREHER destaca que a Secretaria de Saúde de Mondaí dispõe de duas ambulâncias para o transporte de pacientes e mantém parceria com os municípios vizinhos para os casos de maior necessidade. O Secretário avalia de forma positiva o serviço prestado para a população na Unidade de Saúde e também no transporte diário de pacientes para atendimentos especializados em todas as regiões do Estado.
A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal de Maravilha realizaram uma ação conjunta contra o tráfico de drogas na noite desta quinta-feira. A ação ocorreu após troca de informações com a Polícia do Paraná e a suspeita de que um carro Gol estava realizando o transporte de drogas. O suspeito foi avistado já no período noturno na BR 282 e foi perseguido pelas equipes da Divisão de Investigação Criminal e por agentes da Polícia Rodoviária Federal, que fizeram a abordagem. Não houve resistência por parte do condutor e no carro foram encontrados diversos fardos contendo dezenas de tabletes de maconha, cujo peso somado totalizou aproximadamente 70 quilos. O transportador foi preso em flagrante por tráfico interestadual, que é um crime hediondo e sem direito à fiança. O homem, de 28 anos, foi conduzido à unidade prisional de Maravilha.
Mulher sofre ferimento ao cair de caminhão em Itapiranga. Foi por volta das 13 horas e 40 minutos de ontem, no bairro São Cristóvão, em Santa Fé Alta, interior do município. Uma mulher, de 37 anos, sofreu queda ao subir em um caminhão de recolha de lixo. Chovia no momento do acidente. Ela foi atendida pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga com suspeita de lesão na coluna. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e na sequência foi transferida ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste.
Homem sofre ferimento na cabeça ao cair de escada. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 14 horas e 25 minutos de ontem em uma empresa na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Um homem, de 38 anos, realizava um trabalho de manutenção, quando sofreu queda de uma escada de uma altura de aproximadamente três metros. Ele sofreu ferimento cortante e apresentava forte hemorragia na cabeça. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga e conduzida ao Hospital de São João do Oeste, de onde posteriormente foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A família informou que ele já recebeu alta e está se recuperando em casa.