ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 07 04 2021

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUTORIZA EMPRESAS A COMPRAR VACINAS

-SANTA CATARINA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO POR COVID

-CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DO BALCÃO DE EMPREGOS NO MUNICÍPIOS

-PROJETO PREVÊ AUXILIO DA PREFEITURA PARA CONSTRUÇÃO DE PASSEIOS PÚBLICOS

-APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA VACINA PARA IDOSOS DE 72 A 76 ANOS EM DOIS DIAS

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA MORTE DE CRIANÇA VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO

-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO DE VEÍCULOS NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Instituto Serum da Índia, maior fabricante de vacinas contra a Covid-19 do mundo, pediu ajuda financeira ao governo indiano por causa das restrições à exportação de imunizantes. O diretor geral do instituto disse que o instituto precisa de um financiamento adicional de 30 bilhões de rupias, o equivalente a dois bilhões e 200 milhões de reais para aumentar sua capacidade de produção. O governo indiano freou as exportações das vacinas da AstraZeneca fabricadas pelo Instituto Serum porque o segundo país mais populoso do mundo enfrenta uma nova onda de contágios e tenta acelerar a sua vacinação.

A Agência Europeia de Medicamentos se pronunciará nesta quarta-feira sobre as possíveis relações entre a vacina anticovid da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos. A EMA explicará "a conclusão do estudo dos sinais de alerta" emitidos sobre a vacina após vários "casos de trombose" registrados, informa um comunicado divulgado pela agência, que tem sede em Amsterdã. Vários países europeus suspenderam a vacina devido ao temor de que poderia provocar coágulos sanguíneos em algumas pessoas. A EMA estudou a possibilidade ao examinar casos registrados em vários países.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, assinou nesta terça-feira a lei que adia por cinco semanas as eleições de prefeitos, governadores e constituintes originalmente programadas para 10 e 11 de abril, em decorrência do forte aumento das infecções de coronavírus no país. A assinatura era uma formalidade esperada. Os assessores do governo para a pandemia, o Colégio Médico e líderes da oposição já tinham pedido o adiamento da eleição. Pesquisas apontam que a população também é favorável à medida.

O governo federal retoma nesta quarta-feira sua agenda de privatizações com a realização da sexta Rodada de Concessão de aeroportos. Serão oferecidos 22 aeroportos, divididos em três blocos. Chamada pelo governo de "Infra Week", a semana terá ainda o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na quinta-feira e de cinco terminais portuários no Maranhão e no Rio Grande do Sul, na sexta-feira. O governo espera garantir mais de 10 bilhões em investimentos privados no Brasil com a semana de leilões. Somente com o novo lote de 22 aeroportos, são esperados investimentos da ordem de seis bilhões de reais durante os 30 anos da concessão.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prorroga até 31 de julho deste ano o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020. Atualmente, o prazo se encerra no próximo dia 30 de abril. O texto, de autoria do deputado RUBENS BUENO foi aprovado na Câmara na semana passada. Como o texto aprovado pelo Senado alterou um trecho do projeto que veio da câmara, o projeto volta para nova análise dos deputados federais. Para a prorrogação do prazo da declaração do imposto de renda valer, a proposta precisa ser novamente aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários. Após a aprovação do texto-base, os deputados analisaram alguns destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A sessão foi encerrada, no entanto, sem que essa etapa fosse concluída. Com isso, os deputados devem retomar a votação do projeto nesta quarta à tarde. Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação própria após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde. O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, mesmo que não tenham registro ou autorização da Anvisa.

A deputada estadual ANA CAMPAGNOLO, que se posiciona como antifeminista, protocolou um projeto de lei para criar a ‘Procuradoria do Homem’ no Legislativo catarinense. A proposição é uma resposta à aprovação da Procuradoria da Mulher na Comissão de Constituição e Justiça, um projeto da bancada feminina da Alesc, da qual CAMPAGNOLO não participa. O texto diz que a finalidade da proposta é “a defesa e a promoção da igualdade, da autonomia, do empoderamento e da representação dos homens, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra o homem”. Também constam como objetivos “atuar pela participação mais efetiva dos deputados nos órgãos e nas atividades da Alesc” e fomentar a participação e a representação dos homens na política”. O projeto, agora, vai tramitar pelas comissões da Alesc.

O primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina foi confirmado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. O paciente tem 30 anos, mora em Lages, na Serra Catarinense, e não tem histórico de viagens. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, o homem foi infectado pela primeira vez em setembro do ano passado e reinfectado em fevereiro deste ano. As duas contaminações foram atestadas pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, através de exame laboratorial. Até o momento, foram notificados 35 casos de reinfecção em Santa Catarina. Desses, 21 foram descartados, um está confirmado e outros 13 aguardam resultado.

Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2021 com queda em todos os indicadores de criminalidade frente ao mesmo período de 2020. Além disso, o mês de março registrou os números mais baixos da série histórica para ocorrências de roubos e furtos no Estado, com queda de 23 por cento, conforme boletim da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira.

Durante o primeiro trimestre de 2021, os números de homicídios mantiveram a queda, apresentando redução de 22 vírgula nove por cento em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O feminicídio caiu 33 vírgula três por cento e a violência doméstica caiu quatro vírgula sete por cento.

A Administração Municipal de Guaraciaba realizou o processo licitatório para o seguimento da obra de asfalto em Linha Índio. A informação é do prefeito VANDECIR DORIGON. De acordo com ele, serão executados mais um quilômetro e meio de asfalto. O recurso para a obra vem de uma emenda do Deputado Federal CELSO MALDENER. Com a contrapartida do município, a obra foi licitada em cerca de um milhão e meio de reais. Na manhã desta terça-feira, o prefeito DORIGON assinou a documentação de homologação do processo. Agora, a prefeitura vai resolver as outras questões burocráticas para dar início à obra de asfaltamento. O prazo de conclusão do asfalto para a Linha Índio é de nove meses.

A construção de mais um trecho de asfalto em direção a Linha Índio vai trazer melhorias para os moradores, principalmente no escoamento da produção agrícola. A observação é do prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. Além disso, com o asfalto, a prefeitura vai reduzir o custo de manutenção do trecho. O prefeito explicou que a obra de extensão do asfalto inicia na frente da Igreja Católica em Linha Índio e segue até as proximidades da propriedade da Família de NOÊMIO KINZEL. Ao mesmo tempo, a Administração já trabalha no ajuste dos valores para licitar novamente a obra de asfaltamento de três quilômetros da nova etapa do asfalto que vai até a Linha Sede Flores, na frente da Escola Nereu de Oliveira Ramos.

Terminou agora a pouco uma audiência pública virtual para discutir a concorrência para a construção e operação de um novo Porto Seco em Dionísio Cerqueira. A audiência contou comparticipação de entidades e empresários da região que se manifestaram sobre o empreendimento. O projeto de construção de um porto seco na região prevê um investimento inicial de cerca de 40 milhões nos primeiros 15 anos de concessão. Segundo a Receita Federal, o valor estimado para os dez anos seguintes são de 11 milhões e meio de reais. O vencedor da concorrência será aquele que, atendidos todos os requisitos do edital, ofertar as menores tarifas para os serviços de armazenagem e de movimentação. Segundo o diretor de Comércio Exterior da Facisc, VOLMIR VOLTOLINI, a ampliação da estrutura é uma necessidade que já deveria ter sido resolvida.

A secretaria de Saúde de Paraíso retomou no começo deste mês os atendimentos do plantão médico 24 horas. A informação é do secretário, VALDECIR MENEGAIS. De acordo com ele, esse tipo de atendimento já existia na gestão do ex-prefeito, ERNI GIACOMINI, porém, acabou sendo deixado de lado na gestão do ex-prefeito, VALDECIR CASAGRANDE. Conforme MENEGAIS, o atendimento 24 horas era umas das principais promessas de campanha da atual prefeita, MARLENE GIACOMINI, que conseguiu colocar o atendimento em prática em apenas quatro meses de gestão.

O plantão médico no município de Paraíso será realizado na Unidade de Saúde central diariamente no período da noite e aos finais de semana e também feriados. A afirmação é do secretário, VALDECIR MENEGAIS. Ele destacou que de segunda a sexta-feira o plantão será das sete horas da noite até às sete horas da manhã. Já nos finais de semana e feriados o atendimento será 24 horas. Ele lembrou que até o mês passado, os moradores que precisassem de atendimento fora dos horários tradicionais tinham que se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento de São Miguel do Oeste ou até o Hospital São Lucas de Guaraciaba.

A secretaria de Saúde de Paraíso deve investir cerca de 100 mil reais por mês para manter o plantão médico no município. O comentário é do secretário, VALDECIR MENEGAIS. Ele disse que a equipe será composta por médico, enfermeira e técnica em enfermagem. Ele salientou que qualquer pessoa poderá procurar o atendimento nos horários de plantão. MENEGAIS frisou que além do plantão médico, o atendimento segue normal no período da manhã e da tarde no Posto de Saúde. Ele lembrou que os atendimentos no Centro de Triagem para Covid-19 também continuam sendo realizados na parte da manhã. VALDECIR MENEGAIS citou que dúvidas podem ser sanadas na secretaria de Saúde de Paraíso ou pelo telefone 3627-0074, repetindo, 3627-0074.

A prefeitura vai selecionar estudantes dos cursos de Administração e Pedagogia para estágios no município. O edital de Processo Seletivo para Seleção de Estagiários foi publicado nesta terça-feira pela Administração de São Miguel do Oeste. O seletivo tem por objetivo a seleção na modalidade de estágio não obrigatório para os cursos de graduação em Administração e em Pedagogia. A carga horária é de quatro a seis horas diárias, conforme a necessidade do setor de atuação. As inscrições serão realizadas no departamento de Expediente, junto ao Centro Administrativo entre os dias oito e 15 de abril. Além da ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar cópias da Identidade, CPF, Histórico Escolar, comprovante de matrícula atualizado e comprovante de residência atualizado. O resultado final deve ser divulgado no dia 23 de abril.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do "Balcão Municipal de Empregos". De acordo com a autora da propostas, vereadora MARLI DA ROSA a finalidade é informar e auxiliar a população a respeito da existência de vagas de emprego na cidade. O projeto foi aprovado com sete votos favoráveis e seis contrários.

O projeto estabelece que a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável criar um cadastro de informações sobre as ofertas de emprego disponíveis no mercado de trabalho e o cadastro de interessados. Também prevê que todas as pessoas físicas e jurídicas com endereço no Município de São Miguel do Oeste poderão se cadastrar, de forma eletrônica.

A lei que cria o "Balcão Municipal de Empregos” em São Miguel do Oeste deve ser regulamentada em 30 dias. O texto aprovado pelos vereadores ontem que as informações sobre vagas de emprego e o perfil dos candidatos devem estar disponíveis para todos os interessados. A vereadora MARLI DA ROSA disse que teve a ideia da criação do banco de empregos quando encontrou cartazes com anúncios de vaga de trabalho pendurados em postes e árvores pela cidade. Ela disse que organizar esses dados via internet vai ajudar a todos e aproximar empresas e trabalhadores desempregados. Os seis vereadores que votaram contra o projeto afirma que ele tem vício de origem na medida em que cria uma despesa permanente para o poder público municipal.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno nesta terça-feira aprovou a instituição do projeto "Minha Rua Mais Bonita". O projeto de lei foi apreciado durante a sessão ordinária desta terça-feira, realizada por videoconferência. O objetivo da proposta é estabelecer normas para implementação e execução do programa denominado Passeio Popular, bem como de programas sob a modalidade de colaboração e cooperação entre a prefeitura e a comunidade para a execução de obras de infraestrutura, paisagismo e urbanização. O projeto prevê ações em parceria para a pavimentação de ruas, construção de calçadas e de embelezamento da cidade. A proposta que passou pelo plenário ontem revoga os programas Viver Melhor e Minha Rua Mais Bonita.

O projeto de lei “Minha Rua Mais Bonita” amplia a possibilidade de ajuda do município para a construção dos passeios públicos na cidade. A afirmação é do vereador líder do governo, PAULO DRUMM. Ele explicou que o Código de Posturas de 2011 prevê que a responsabilidade pela calçada é do morador. Conforme prevê o TAC firmado entre prefeitura e Ministério Público, prazo para adequação dos passeios públicos as normas de acessibilidade termina no final deste ano. DRUMM disse que o projeto aprovado ontem prevê os critérios para enquadramento de contribuintes no Programa Passeio Popular com a prefeitura fornecendo todos os materiais, serviços e mão de obra necessários para a construção das calçadas.

O projeto Minha Rua Mais Bonita foi aprovado com uma emenda apresentada pela Comissão de Obras e Serviços Públicos. A emenda acrescenta um parágrafo no artigo que trata do Programa de Colaboração e Cooperação para Paisagismo e Ajardinamento. A alteração feita pelos vereadores prevê que o município poderá fazer convênio com ONGs socioambientais existentes no município para execução desse projeto. A emenda estabelece que as ONGs poderão fazer o plantio em passeios públicos, canteiros, ruas ou avenidas do município. O projeto foi aprovado por sete votos a favor, quatro contrários e uma abstenção, a do vereador NINI SCHARNOSKI. A segunda votação da matéria será na sessão desta quinta-feira.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou uma transferência de um paciente de Covid-19 de Tunápolis para Chapecó. Pelo segundo dia consecutivo, nenhum óbito relacionado a doença foi registrado. A ocupação ainda é de cem por cento, com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 14 confirmados. Dois pacientes aguardam leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 43 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Outras 24 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 137 ainda estão com o vírus ativo.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste optou por dividir em dois dias a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 para os idosos com idade entre 72 e 76 anos. Essas pessoas receberam a primeira dose no dia 19 de março e vão receber a segunda aplicação amanhã e sexta-feira. O município resolver fazer a vacinação em dois dias para evitar aglomerações. Na manhã de quinta-feira, devem comparecer na praça Walnir Botaro Daniel os idosos de 75 e 76 anos. O horário é das oito ao meio-dia. Na sexta-feira, é a vez dos idosos de 73 e 74 anos, também entre oito e meio-dia. Na parte da tarde de sexta, será aplicada a segunda dose para idosos acima de 72 anos, entre uma e quatro horas. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

Uma colisão lateral entre dois carros deixou uma mulher ferida na avenida Willy Barth nesta terça-feira. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde e envolveu um Fiesta e um Prisma. Um vídeo de uma câmera de monitoramento flagrou o momento da colisão. O Prisma entra na Willy Barth e é atingido lateralmente pelo Fiesta. Com o impacto, ambos os carros tiveram danos elevados e uma pessoa ficou ferida. Uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional.

A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu um homem com mandado de prisão em aberto na tarde de ontem. A guarnição recebeu uma denúncia sobre o paradeiro do homem. Ele estaria escondido na casa de familiares no interior do município. O fugitivo havia deixado o local indicado e foi localizado no interior de Princesa. O homem de 35 anos foi preso e levado para a unidade prisional avançada de São José do Cedro. Ele foi condenado pelo crime de homicídio.

A Dpcami de São Miguel do Oeste identificou e indiciou um homem pela prática do crime de extorsão contra uma mulher moradora do município. A vítima procurou a delegacia da mulher e relatou estar sendo vítima de ameaças de morte, incluindo sérias ameaças a familiares, acompanhadas de exigência de dinheiro. As ameaças foram feitas através da internet por um homem que se identifica como “BRUXO”. O suspeito oferece, em suas redes sociais, rituais que prometem cura, riqueza, amor e vingança. O investigado havia sido contratado pela vítima e, após feito o pagamento acertado, ele passou a exigir mais dinheiro, mediante graves ameaças. A Polícia Civil identificou o suspeito, que agora responderá pela prática do crime de extorsão, que prevê pena de quatro a dez anos de reclusão.

A Delegada, LISIANE JUNGES, responsável pela Dpcami fez um alerta para que as pessoas tomem cuidado com os contatos e com os serviços que adquirem por meio da internet. De acordo com ela, é preciso um cuidado ainda maior para evitar os golpes. Ela citou que o risco de estelionatos é ainda maior nessa época de isolamento social em que o uso das redes sociais e dos aplicativos de conversa aumentou muito. LISIANE disse que muitas pessoas se aproveitam para, de alguma forma, obter vantagens, muito frequentemente de forma ilícita e inclusive violenta. Ela ressaltou que essas situações podem ser evitadas com a tomada de cuidados como não fornecer dados e considerar sempre a hipótese de que por trás do perfil da rede social pode estar um golpista.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte de uma criança de um ano e 11 meses vítima de choque elétrico. O caso aconteceu no interior do município de Descanso. A menina chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o delegado CLÉVERSON MÜLLER, o objetivo da investigação é apontar as circunstâncias da morte da menina. Ele explicou que foram feitas perícias e exames para elucidar o caso. O delegado comentou que será necessário aguardar os laudos da causa da morte e do local do acidente para dar andamento às investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.