O Instituto Serum da Índia, maior fabricante de vacinas contra a Covid-19 do mundo, pediu ajuda financeira ao governo indiano por causa das restrições à exportação de imunizantes. O diretor geral do instituto disse que o instituto precisa de um financiamento adicional de 30 bilhões de rupias, o equivalente a dois bilhões e 200 milhões de reais para aumentar sua capacidade de produção. O governo indiano freou as exportações das vacinas da AstraZeneca fabricadas pelo Instituto Serum porque o segundo país mais populoso do mundo enfrenta uma nova onda de contágios e tenta acelerar a sua vacinação.
A Agência Europeia de Medicamentos se pronunciará nesta quarta-feira sobre as possíveis relações entre a vacina anticovid da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos. A EMA explicará "a conclusão do estudo dos sinais de alerta" emitidos sobre a vacina após vários "casos de trombose" registrados, informa um comunicado divulgado pela agência, que tem sede em Amsterdã. Vários países europeus suspenderam a vacina devido ao temor de que poderia provocar coágulos sanguíneos em algumas pessoas. A EMA estudou a possibilidade ao examinar casos registrados em vários países.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, assinou nesta terça-feira a lei que adia por cinco semanas as eleições de prefeitos, governadores e constituintes originalmente programadas para 10 e 11 de abril, em decorrência do forte aumento das infecções de coronavírus no país. A assinatura era uma formalidade esperada. Os assessores do governo para a pandemia, o Colégio Médico e líderes da oposição já tinham pedido o adiamento da eleição. Pesquisas apontam que a população também é favorável à medida.
O governo federal retoma nesta quarta-feira sua agenda de privatizações com a realização da sexta Rodada de Concessão de aeroportos. Serão oferecidos 22 aeroportos, divididos em três blocos. Chamada pelo governo de "Infra Week", a semana terá ainda o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na quinta-feira e de cinco terminais portuários no Maranhão e no Rio Grande do Sul, na sexta-feira. O governo espera garantir mais de 10 bilhões em investimentos privados no Brasil com a semana de leilões. Somente com o novo lote de 22 aeroportos, são esperados investimentos da ordem de seis bilhões de reais durante os 30 anos da concessão.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prorroga até 31 de julho deste ano o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020. Atualmente, o prazo se encerra no próximo dia 30 de abril. O texto, de autoria do deputado RUBENS BUENO foi aprovado na Câmara na semana passada. Como o texto aprovado pelo Senado alterou um trecho do projeto que veio da câmara, o projeto volta para nova análise dos deputados federais. Para a prorrogação do prazo da declaração do imposto de renda valer, a proposta precisa ser novamente aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários. Após a aprovação do texto-base, os deputados analisaram alguns destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A sessão foi encerrada, no entanto, sem que essa etapa fosse concluída. Com isso, os deputados devem retomar a votação do projeto nesta quarta à tarde. Na prática, a principal mudança do texto é retirar a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação própria após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde. O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, mesmo que não tenham registro ou autorização da Anvisa.
A deputada estadual ANA CAMPAGNOLO, que se posiciona como antifeminista, protocolou um projeto de lei para criar a ‘Procuradoria do Homem’ no Legislativo catarinense. A proposição é uma resposta à aprovação da Procuradoria da Mulher na Comissão de Constituição e Justiça, um projeto da bancada feminina da Alesc, da qual CAMPAGNOLO não participa. O texto diz que a finalidade da proposta é “a defesa e a promoção da igualdade, da autonomia, do empoderamento e da representação dos homens, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra o homem”. Também constam como objetivos “atuar pela participação mais efetiva dos deputados nos órgãos e nas atividades da Alesc” e fomentar a participação e a representação dos homens na política”. O projeto, agora, vai tramitar pelas comissões da Alesc.
O primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina foi confirmado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. O paciente tem 30 anos, mora em Lages, na Serra Catarinense, e não tem histórico de viagens. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, o homem foi infectado pela primeira vez em setembro do ano passado e reinfectado em fevereiro deste ano. As duas contaminações foram atestadas pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, através de exame laboratorial. Até o momento, foram notificados 35 casos de reinfecção em Santa Catarina. Desses, 21 foram descartados, um está confirmado e outros 13 aguardam resultado.
Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2021 com queda em todos os indicadores de criminalidade frente ao mesmo período de 2020. Além disso, o mês de março registrou os números mais baixos da série histórica para ocorrências de roubos e furtos no Estado, com queda de 23 por cento, conforme boletim da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira.
Durante o primeiro trimestre de 2021, os números de homicídios mantiveram a queda, apresentando redução de 22 vírgula nove por cento em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O feminicídio caiu 33 vírgula três por cento e a violência doméstica caiu quatro vírgula sete por cento.
A Hora Luterana, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil completa 74 anos. LEANDRO KONFLANZ, pastor da paróquia de Campo Erê, que engloba São Lourenço do Oeste, São Bernardino e parte de Santa Terezinha do Progresso, explica que se trata de uma organização auxiliar da IELB, que tem a missão de utilizar todos os meios de comunicação para apresentar a mensagem de salvação, as pessoas que ainda não creem em JESUS como seu salvador. O objetivo é estimular essas pessoas a conhecer e participar das atividades da uma igreja luterana ou mesmo outra denominação cristã.
A Hora Luterana nasceu no Rio de Janeiro com o fundador enviando mensagens inicialmente para 10 rádios. Tudo começou no dia 6 de abril de l.947, um domingo de páscoa.Anos mais tarde a IELB começou a transmitir as mensagens diárias através de outro programa, o Cinco Minutos Com JESUS. O material é produzido por pastores usando as emissoras de rádio e mídias sociais todos os dias, levando mensagem de esperança. Pastor LEANDRO KONFLANZ informa também que o projeto Capelania Com JESUS, atende a mais de 160 locais, principalmente hospitais.
A Hora Luterana transmite pelas mídias sociais O Caminho pelo qual pastores da IELB realizam estudos bíblicos online, todas as quartas-feiras as 19 horas. O Cinco Minutos com JESUS também é impresso em livros. O maestro e pastor ARI GRUTZMAN é o idealizador do Programa A Hora Luterana na Rádio Atalaia. Ele existe na emissora a 19 anos e nunca deixou de ser apresentado. Vai ao ar aos domingos, 8 e meia da manhã e foi o primeiro programa religioso da emissora. Hoje ARI é responsável pela paróquia de Salgado Filho que atende Palma Sola. Ele já apresentou o programa nos três estados do sul.
Retorno das aulas presenciais é essencial para a qualidade do ensino no Cedup. O Centro de Ensino Profissionalizante Agropecuário de Campo Erê tem uma avaliação muito positiva dessa volta dos estudantes a escola. Segundo a diretora - CLECI FINARDI, especialmente em relação ao curso técnico, as aulas práticas são muito importantes para a qualidade da formação do profissional técnico em agropecuária. Quanto ao ensino médio dos alunos do Cedup, o planejamento está sendo para que as matérias ofereçam conteúdo a mais, buscando recuperar um pouco dos conhecimentos que ficaram faltando ou não foram bem estudados no ano passado.
Cedup Campo Erê precisou fazer cortes em vários setores. Mesmo essenciais para o ensino agrícola, sem a presença de alunos ou funcionários na escola, várias áreas de produção do centro de ensino tiveram que ser reduzidas. A diretora CLECI FINARDI comenta que esses cortes causam dificuldades na adaptação a volta às aulas, não só dos estudantes, mas de toda a organização da escola. Mesmo assim, com a adoção do modelo 50 por cento na escola e a outra metade em casa, observa muita satisfação nos alunos em voltar após quase um ano somente com o ensino remoto.
Somente quatro dos 154 matriculados no Cedup optaram pelo ensino totalmente remoto. A diretora da escola agrícola de Campo Erê frisa que os alunos entendem a importância das aulas práticas na formação como técnico em agropecuária. Em relação à adaptação as regras de prevenção ao coronavírus, CLECI FINARDI conta que estão sendo bem aceitas, faltando conscientização somente em alguns pontos, que aos poucos estão sendo resolvidos. Explica que os estudantes foram conscientizados de que manter as aulas presenciais depende diretamente da colaboração de todos no cumprimento às regras.
Campo Erê recebe doses para imunizar pessoas de 67 anos. SAMARA RONCHI – enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde informa que a aplicação será da mesma maneira das etapas passadas, na rodoviária, em local aberto, das oito às 13 horas. Nessa faixa-etária são cerca de 80 pessoas no município, mas a enfermeira comenta que vieram algumas doses a mais, caso existam idosos no município que não estão no cadastro da Secretaria de Saúde. Comunica que as doses recebidas são da Corona Vac, produzidas no Brasil pelo laboratório do Instituto Butantan, com aplicação de segunda dose em 28 dias.
Novas doses estão chegando toda semana. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, as vacinas para demais faixa-etárias e para segunda dose vem em lotes separados. Comunica que as doses para segunda aplicação, agendada para a próxima semana, já estão no município, porém é necessário aplicar no dia recomendado pelo laboratório. SAMARA RONCHI tem ouvido reclamações da população de que municípios estão vacinando faixas-etárias mais baixas que Campo Erê. Esclarece que nessas cidades a participação é mais baixa, por isso disponibilizam a imunização para mais idades. Destaca que Campo Erê tem uma ótima aceitação, e cerca de 100 por cento das pessoas que podem, vão ser imunizadas.
Conselho Municipal de Defesa Civil é restituído em Campo Erê. Com o objetivo de agir em auxílio à comunidade em casos de desastres e sinistros como vendavais e granizos com danos, o grupo foi formado com representantes de várias entidades do município. Como conta o Coordenador do Conselho - ANDRE RYCHIK, a Defesa Civil traz resposta imediata caso algo aconteça, mas também tem várias ações de prevenção. Ele lembra que a comissão deixou de existir em dezembro do ano passado, mas foi restituída essa semana, buscando auxiliar a população de Campo Erê.
Sessão da Câmara de Vereadores de São Bernardino teve três projetos para aprovação. Entre eles, a presidente do legislativo - ALINE RIFFEL cita uma resolução para mudar o horário das sessões. O projeto foi aprovado, e a partir de segunda-feira, as reuniões da Câmara passam a iniciar às 19 horas. Outra aprovação dos vereadores é uma adequação no orçamento do município, viabilizando a segunda etapa de construção da garagem da Secretaria de Educação. Conforme ALINE, esse projeto é muito importante para a conservação dos ônibus e outros veículos da Secretaria, que vão ficar mais protegidos do tempo.
Terceiro projeto para votação na Câmara não foi aprovado. A lei para que São Bernardino possa emprestar equipamentos à população do município teve um pedido de vista, mas deve voltar na próxima sessão para ser votado pelos vereadores. ALINE RIFFEL explica que o empréstimo do maquinário está na lei municipal e já foi feito em outros anos. No artigo 18 da lei orgânica de São Bernardino, segundo a presidente, diz que as ferramentas podem ser emprestadas, desde que exista uma lei que regulamente isso. Ela torce para que o projeto seja aprovado, pois há casos em que o município tem o equipamento, mas não tem trator disponível para trabalhar, e o produtor pode usar uma máquina própria.
Vereadores pedem instalação de lombadas no centro de São Bernardino. Argumentando um aumento na segurança dos estudantes, a presidente da Câmara ALINE RIFFEL e o vereador ALCIONE TALIAN fizeram uma indicação na sessão passada. O pedido foi que redutores de velocidade sejam colocados na Rua São Bernardino, devido ao cruzamento com a via que passa em frente ao núcleo escolar, e tem grande movimento de estudantes e ônibus.. A próxima sessão da Câmara de vereadores de São Bernardino será segunda-feira já no novo horário, 19 horas, mas ainda sem presença de público devido aos decretos em prevenção ao coronavírus.
CLEOMAR JOSE MANTELLI, prefeito de Palma Sola retoma o cargo. De volta no comando do executivo, KIKO voltou ontem após 30 dias de férias. Durante o período que esteve fora, o vice-prefeito, MARCIO SANSIGOLO ficou à frente dos trabalhos no município. Comenta que, como vice, sempre acompanhou o trabalho do prefeito, buscando ajudar e conseguir recursos para o município. Ele considera positivo o tempo em que esteve como prefeito em exercício, pois pode além de ajudar a população, conhecer mais o que é desenvolvido pela administração, e ouvir os desejos dos munícipes.
Várias ações foram concretizadas durante o tempo de MARCIO SANSIGOLO no comando da prefeitura de Palma Sola. Eleito como vice-prefeito, conta que mesmo respondendo pelo executivo durante um curto período de tempo, conseguiu fazer várias mudanças que eram pedidas pela população. Nos últimos 30 dias, foi feita a pavimentação asfáltica em algumas ruas, e também a reforma na pavimentação de outras. Além disso, a cidade recebeu novos quebra-molas, e reforma em outros, e troca de lâmpadas convencionais por Led, que é mais eficiente, iluminando mais com menos gasto de energia.
Palma Sola cai de 71 casos ativos de coronavírus para 14. MARCIO SANSIGOLO informa que foi esse o setor que mais deu destaque em seu mês como prefeito em exercício. Salienta que visitou a unidade básica de saúde e solicitou a compra de mais suplementos alimentares, para fortalecer o sistema imunológico dos pacientes. Além disso, o posto de saúde tem praticamente todos os medicamentos usados para tratar a população com o coronavírus. Porém, o decreto do Governo de Santa Catarina liberou a presença de pessoas nas igrejas e tirou a proibição de funcionamento dos bares, o que fez aumentar o número de pacientes com Covid em Palma Sola.
Um caminhão tombou na SC-157 em Quilombo. Por volta das cinco e meia da madrugada de hoje, o veículo de carga saiu da pista e tombou no trecho entre Quilombo e Formosa do Sul. Quando os bombeiros chegaram para atender a ocorrência o motorista do caminhão, um homem de 58 anos, recusou encaminhamento ao hospital. Os bombeiros lavaram a pista para tirar o óleo diesel e deixaram o local aos cuidados da Polícia Militar Rodoviária.
A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu um homem por homicídio. Contra ele tinha mandado de prisão expedido. Após ser informada pela Comarca de São José do Cedro que o criminoso estava escondido na casa de parentes no interior do município, a PM de São Lourenço iniciou a buscas. Porém, não conseguiu encontrar o homem, que é condenado a 12 anos de prisão. Ele já havia ido para outro município a região.
Mais tarde a Polícia foi informada por populares que ele havia fugido para a cidade de Princesa na segunda-feira, e que estaria escondido na casa do seu sogro. A localização do criminoso foi então repassada para a guarnição de Princesa, que prendeu o homem de 35 anos na tarde de ontem. Ele foi levado para a unidade prisional de São José do Cedro.