MANDETTA DIZ QUE CONTINUA E QUE GOVERNO 'SE REPOSICIONA' PARA ENFRENTAR CORONAVÍRUS
-GOVERNADOR DÁ SINAIS DE QUE COMÉRCIO VAI PERMANECER DE PORTAS FECHADAS
-ENTIDADES LANÇAM CAMPANHA PARA COMPRA DE RESPIRADORES PARA O HOSPITAL REGIONAL
-MUNICÍPIO QUER AMPLIAR TESTAGEM DO CORONAVÍRUS PARA PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS
-EMPRESA VOLTA ATRÁS E COBRANÇA DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO SEGUE SUSPENSA
-MOTORISTA FICA FERIDO EM UM ACIDENTE NA CURVA DA MORTE DA SC 161
-PM PRENDE SUSPEITO E RECUPERA OBJETOS FURTADOS EM ESCOLA DO MORADA DO SOL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A China não registrou morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, algo inédito desde o início da publicação de estatísticas sobre a epidemia do coronavírus em janeiro. O país asiático, onde o novo vírus surgiu no fim de 2019, informou sua primeira morte por Covid-19 no dia 11 de janeiro. Desde então, registrou três mil 331 óbitos. Porém, o número diário de mortes está caindo há semanas e na segunda-feira ocorreu apenas uma morte. Os novos casos de contágio na China continental também têm caído desde março, mas o país enfrenta uma segunda onda de infecções provocada por viajantes que chegam do exterior.
O primeiro-ministro do Japão, SHINZO ABE, declarou nesta terça-feira estado de emergência com duração inicial de um mês para Tóquio e outras seis regiões do país, como forma de combater a aceleração do número de casos de Covid-19. O estado de emergência não permite às autoridades japonesas impor um confinamento estrito como em outros países, mas oferece aos governadores regionais a possibilidade de insistir para que a população permaneça em casa e determinar o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais não essenciais. O governo japonês também anunciou um pacote financeiro que prevê o investimento de 108 trilhões de ienes, cerca de cinco trilhões. O pacote é um dos maiores do mundo para aplacar a crise econômica deflagrada pela pandemia.
A Espanha registrou 743 mortes em 24 horas por Covid-19, uma alta após quatro dias de redução do número, o que elevou a cifra global de vítimas fatais no país desde o início da pandemia a 13 mil 798, de acordo com o balanço divulgado pelo ministério da Saúde nesta terça-feira. O número de casos notificados também registrou uma leve alta e alcançou 140 mil e 500. O país é o segundo mais afetado no planeta pela Covid-19 em número de mortos. Desde a entrada em vigor do estado de emergência, os quase 47 milhões de espanhóis vivem confinados em suas casas. As medidas obrigatórias de confinamento foram prorrogadas até o dia 25 de abril.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de 600 reais. O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais, trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente. Para receber o benefício, a pessoa também deve ter mais de 18 anos de idade; ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e renda mensal até três salários mínimos por família.
O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no ministério, após reunião com o presidente JAIR BOLSONARO e ministros no Palácio do Planalto, que permanecerá no cargo. BOLSONARO havia decidido demitir o ministro, mas voltou atrás depois da reação de ministros do governo, dos presidentes de Senado e Câmara e de parlamentares. O motivo que levou o presidente a cogitar a demissão de MANDETTA foram as divergências públicas de ambos a respeito das estratégias para conter a velocidade do contágio pelo novo coronavírus. O presidente defende o que chama de "isolamento vertical", ou seja, isolar somente idosos e pessoas com doenças graves, que estão no grupo de risco, a fim de não paralisar a economia. O ministro é a favor do isolamento amplo, adotado por governadores, pelo qual a recomendação é que as pessoas se mantenham em casa. MANDETA disse que vai continuar para enfrentar o inimigo comum que tem nome e sobrenome: Covid-19.
O Ministério da Saúde propõe reduzir parcialmente o isolamento em cidades e estados com metade dos leitos e estrutura de saúde vagos. A medida, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira, passaria a valer na segunda-feira. A partir da próxima semana, portanto, cidades com mais de 50 por cento da capacidade de atendimento médico disponível poderiam passar do Distanciamento Social Ampliado para uma transição ao Distanciamento Social Seletivo. O distanciamento seletivo é feito apenas para algumas pessoas, idosos e pessoas do grupo de risco, com doenças preexistentes. Pessoas mais jovens e sem sintomas de coronavírus podem circular sem problemas. Atualmente, o país pratica o distanciamento ampliado que restringe ao máximo o contato entre as pessoas de qualquer grupo.
A secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira linhas de crédito sem juros ou com juros subsidiados, além da prorrogação do pagamento de parcelas de financiamento rural. O objetivo é amenizar os efeitos da estiagem no Estado. De acordo com o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, a expectativa é de injetar 60 milhões na economia catarinense nos próximos três anos. Até o momento a estiagem já provocou perdas de 10 por cento na lavoura de milho, mais de 30 por cento nas lavouras de batata, além de perdas na soja, feijão, pastagens e produção de leite, entre outros. Para os que utilizam nota do produtor rural as ações são o financiamento do custeio ou capital de giro de agricultores familiares e pescadores com investimentos que devem chegar a um milhão e meio de reais. O limite será de até 30 mil, com cinco anos de prazo para pagamento sem juros.
O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para 417, segundo atualização do governo do Estado nesta segunda-feira. São 38 pessoas a mais em relação ao dia anterior. Contraíram a doença 216mulheres e 201 homens. Há 43 pacientes em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo. O município com número mais alto de casos ainda é Florianópolis, com 99 diagnósticos positivos, seguido de Blumenau, com 52, e Criciúma, com 27. As mortes por Covid-19 chegaram a 11, após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública. Os óbitos ocorreram antes de domingo, mas aguardavam resultado dos exames.
O decreto que está em vigor e que prevê o fechamento de empresas não essências termina nesta terça-feira e o governo deve publicar um novo decreto possivelmente hoje. Na coletiva de ontem o governador foi questionado sobre a liberação do transporte coletivo e volta geral do comércio. CARLOS MOISES foi direto em relação ao transporte: ele disse que a suspensão continua, por pelo menos mais duas semanas. Sobre o comércio, ele não foi tão taxativo, mas deu a entender que o setor vai permanecer fechado. MOISÉS afirmou que pensar na liberação geral do comércio neste momento é prematuro. Ele disse que o grupo econômico está avaliando as liberações de atividades, mas as próximas duas semanas serão decisivas para o controle do coronavírus e o distanciamento social deve ser mantido.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem duas detonações programadas para hoje na BR 282. O primeiro serviço de explosão ocorreu as nove horas da manhã no quilometro 633, nas proximidades da Fazenda Volta Grande. Uma nova detonação com interrupção do transito de veículos vai ocorrer a uma e meia da tarde. Amanhã, a empresa que está executando as obras de recuperação da rodovia vai repetir os serviços nos mesmos horários, as nove da manhã e a uma e meia da tarde. As equipes da empresa e do Dnit estarão no local para sinalização e orientação dos motoristas. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em uma hora.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste segue o atendimento as famílias carentes do município. A informação é da secretária responsável pelo setor, ANDREIA REBELATTO. De acordo com ela, a secretaria não pode parar pois é considerada uma prestadora de um serviço essencial de atendimento a população. Conforme ela, os profissionais do setor seguem os atendimentos tanto via telefone e alguns estão trabalhando via home office.
Muitas entidades estão organizando a arrecadação de cestas básicas e acabam procurando a secretaria de Assistência Social para obter auxilio. A afirmação é da secretária responsável pela pasta, ANDREIA REBELATTO. Segundo ela, nos últimos dias houve um aumento expressivo no número de entidades dos mais diversos segmentos que acabaram entrando em contato com a equipe. Ela destacou que esses grupos acabaram solicitando uma relação das famílias carentes existentes em São Miguel do Oeste para que os donativos fossem entregues. ANDREIA disse que a lista foi repassada e as famílias foram avisadas dessa ação.
Atualmente a secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste possui três mil e 500 famílias referenciadas. O comentário é da secretária responsável pela pasta, ANDREIA REBELATTO. Ela disse que desse total, 600 são atendidas todos os meses e 400 famílias são beneficiadas pelo programa do governo federal Bolsa Família no município. ANDREIA ressaltou que ao todo, a secretaria atende cerca de mil pessoas todos os meses em São Miguel do Oeste.
O município de Descanso confirmou, nesta segunda-feira, o segundo caso de dengue neste ano. A exemplo do primeiro caso, o paciente também foi infectado fora do município. Descanso está com 162 focos do mosquito da dengue. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, EDILENE LORENSKI, o paciente está isolado e recebeu as orientações para o tratamento em casa. Ele será monitorado por meios não presenciais. EDILENE lembra que os sintomas da dengue clássica são febre alta com início súbito, entre 39 a 40 graus, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, além de dor no corpo, náuseas, vômitos e tontura. As pessoas que tiveram esses sintomas devem procurar a unidade de saúde.
O município de São João do Oeste decidiu cancelar a vigésima sexta edição do Festioeste, tradicional Festival da Canção, previsto para os dias 29 e 30 de maio deste ano. Segundo o coordenador do departamento de Indústria, Comércio e Turismo, VANEI RITTER, a decisão foi tomada em razão da pandemia do coronavírus e da estiagem que levou o município a decretar estado de emergência. Em relação à Semana Alemã no mês de julho, RITTER comentou que por enquanto o evento está mantido. Até o momento não foi realizada nenhuma reunião para discutir sobre a realização ou não da Deutsche Woche e o município aguarda as próximas definições. São João do Oeste, seguindo o decreto do governador, também não está recebendo turistas. Somente no mês de abril cerca de oito mil pessoas deixarão de visitar a cidade. A estimativa é de que o município deixará de arrecadar em torno de dois milhões de reais com o turismo neste mês.
A Semana Santa começou neste final de semana com a celebração de Domingo de Ramos. A missa, com transmissão ao vivo pela rádio Peperi, começou as oito e meia da manhã e ocorreu de portas fechadas. Em razão da pandemia do coronavírus, a missa foi celebrada sem a presença de fiéis. Na quinta-feira, dia nove, ocorre a Celebração da Ceia do Senhor a partir das sete horas da noite. Para a sexta-feira Santa, dia 10, está programada a Celebração da Paixão do Senhor a partir das três horas da tarde. No sábado, as oito horas da noite, ocorre a Celebração da Vigília Pascal. No domingo, as oito e meia da manhã, tem a Celebração da Ressurreição do Senhor. Todas as missas serão transmitidas ao vivo pela Rádio Peperi.
O padre CLAIR LOVERA esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que celebrar uma missa com a igreja vazia é uma sensação estranha, ainda mais nesse período e que a comunidade costuma participar mais das celebrações. O padre explicou que a Irejga católica teve quee promover algumas alterações para se adaptar a esse contexto de isolamento social. Por isso, a liturgia e os ritos que marcam as missas foram modificados. O padre CLAIR disse que as pessoas ficaram fisicamente mais distantes da Igreja, mas a quarentena não enfraqueceu a crença e a fé da comunidade. Para o padre, esse é um momento para reforçar a fé na família e no encontro com as pessoas mais próximas.
Durante a semana santa, a Peperi será a única emissora a transmitir as celebrações que serão a portas fechadas. Para o padre CLAIR LOVEURA a presença da rádio leva a mensagem da igreja para toda a comunidade. Ele disse que esse papel da rádio já foi cumprido em outros momentos e se torna ainda mais importante nesse período de coronavirus e isolamento social. PADRE CLAIR disse que a paróquia chegou a pensar em outras formas de transmissão das missas, mas o rádio tem uma força muito grande na comunidade.
O gestor do estacionamento rotativo em São Miguel do Oeste, JUNIOR DE OLIVEIRA, anunciou ontem na Peperi, a volta da cobrança pelas vagas de estacionamento na região central da cidade. De acordo com ele, a retomada dos serviço foi programada para hoje. JUNIOR disse que os monitores voltaram para as ruas seguindo todos os cuidados necessários previstos pelo Governo de Santa Catarina. Ele lembrou que esse período de restrição social também trouxe prejuízos e demissões para o estacionamento digital da cidade. Com a volta da cobrança, JUNIOR explicou que os profissionais que foram desligados podem ser recontratados pela Serbet.
A Acismo se posicionou contra a volta do estacionamento rotativo no centro de São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da associação empresarial, DANIEL DE SOUZA. Ele explicou que a entidade só aceita a volta do rotativo quando a economia for normalizada e as empresas estiveram outra vez de portas abertas. DANIEL citou que o comércio ainda está fechado e não é justo que a Serbet volte a fazer a cobrança do estacionamento rotativo na zona Azul. Em entrevista para a Peperi no começo da manhã de hoje, ele afirmou que a Acismo já buscou contato com o prefeito e solicitou que o município determine que o sistema do estacionamento rotativo continue suspenso.
Depois de anunciar a volta da cobrança das vagas de estacionamento na zona azul, a Serbet confirmou, por volta das dez horas da manhã, que o sistema permanece suspenso. Em nova entrevista para a Peperi, o gestor do rotativo na cidade, JUNIOR DE OLIVEIRA, o prefeito WILSON TREVISAN conversou com os diretores da empresa de Joinville e ficou acertado que o retorno aos trabalhos foi adiado. JUNIOR disse que a empresa vai aguardar o pronunciamento do governador sobre o decreto de emergência e as restrições para as empresas que deve acontecer ainda nesta terça-feira. Ele explicou que o funcionamento da empresa está autorizado pelo governo estadual, mas mesmo, assim, a Serbet vai aguardar para remarcar a data de volta da cobrança na cidade. JUNIOR reforçou que essa questão também será acertada entre a direção da empresa e o prefeito WILSON TREVISAN.
O município de São Miguel do Oeste notificou mais quatro casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes que apresentaram os sintomas da Covid-19 coletaram material para exame em laboratório e estão em isolamento domiciliar. No total, a cidade já registrou 16 casos suspeitos de coronavírus até agora: 12 foram descartados e quatro permanecem em investigação. Além disso, 66 pessoas com sintomas respiratórios permanecem em isolamento domiciliar. 44 moradores que estavam sob monitoramento em casa se recuperaram e receberam alta.
O coordenador da vigilância epidemiológica de São Miguel do Oeste, enfermeiro MARCOS BORTOLZANA deu detalhes sobre a informação de que o município vai comprar dois mil testes rápidos de coronavírus. De acordo com ele, a prefeitura vai adquirir 200 kits em um primeiro momento e as entidades do município vai comprar mais 500. Os outros mil e 300 serão adquiridos de acordo com a necessidade. O objetivo é testar as pessoas que apresenta sintomas respiratórios na cidade. Além disso o município também vai receber kits de testes do governo do estado. BORTALANZA explicou como os testes serão usados no município.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, que gere o Fundo Emergencial do projeto São Miguel em ação, divulgou, na manhã desta terça-feira, o balanço parcial dos valores arrecadados e investidos até o momento. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, os recursos serão destinados ao auxílio de hospitais e à prefeitura no controle e medidas de combate ao Covid-19. Até ontem, o Fundo havia recebido 125 mil e investido 62 mil e 500 reais na aquisição de 500 testes rápidos, que devem ser entregues ao Hospital Regional do Extremo-oeste Terezinha Gaio Basso, Unidade de Pronto Atendimento e Centro de Triagem. Os testes devem chegar até o dia 29 de abril.
O próximo objetivo do Fundo Emergencial do projeto São Miguel em ação é a compra de dois respiradores para o Hospital Regional. A informação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele explicou que os dois aparelhos somam um investimento de 162 mil e 500 reais. Ele disse que ainda é preciso arrecadar mais cem mil reais. DANIEL comentou que tem a certeza que os empresários vão abraçar essa campanha. Para doar, o empresário pode fazer TED e DOC identificados, transferência ou depósito nas seguintes nas contas correntes mantidas pela Acismo no Sicoob e no Sicredi. Outros detalhes sobre as doações podem ser obtidos com os membros da diretoria da Acismo.
O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio na noite de ontem no interior do município de Descanso. O fogo destruiu uma residência de aproximadamente 42 metros quadrados na linha Leste. Na casa morava uma idosa de 89 anos. Ela não ficou ferida. Familiares ligaram para os bombeiros, mas quando a guarnição chegou no local, a casa estava totalmente tomada pelas chamas. Foram gastos aproximadamente quatro mil litros de água no rescaldo. A casa não tinha seguro e a perda foi total.
A Escola São João Batista de La Sale, localizada no bairro Morada do Sol, foi arrombada durante o final de semana. Segundo a direção da unidade, foram levados microondas, forno, batedeira, liquidificador industrial e travessas de vidro. Quase todos os objetos já foram recuperados pela Polícia Militar e um dos autores do furto foi detido. A prisão foi possível graças à identificação de um receptador que estava comprando os objetos furtados. Um liquidificador industrial e um processador de alimentos ainda não foram encontrados. Caso a população receba alguma oferta de venda desses produto a orientação é para que ligue para telefone 190. As imagens do vídeomonitoramento da escola serão analisadas para identificar outros possíveis envolvidos no furto.
Mais um motorista ficou ferido ao sofrer um acidente na chamada “Curva da Morte” da SC 161 em Romelândia. Por volta das quatro e meia da tarde de ontem, o condutor de um caminhão carregado de soja não conseguiu fazer a curva e tombou. O motorista do veículo, que tem placas de Lindoeste no Paraná, sofreu ferimentos. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.