O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A China não registrou morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, algo inédito desde o início da publicação de estatísticas sobre a epidemia do coronavírus em janeiro. O país asiático, onde o novo vírus surgiu no fim de 2019, informou sua primeira morte por Covid-19 no dia 11 de janeiro. Desde então, registrou três mil 331 óbitos. Porém, o número diário de mortes está caindo há semanas e na segunda-feira ocorreu apenas uma morte. Os novos casos de contágio na China continental também têm caído desde março, mas o país enfrenta uma segunda onda de infecções provocada por viajantes que chegam do exterior.
O primeiro-ministro do Japão, SHINZO ABE, declarou nesta terça-feira estado de emergência com duração inicial de um mês para Tóquio e outras seis regiões do país, como forma de combater a aceleração do número de casos de Covid-19. O estado de emergência não permite às autoridades japonesas impor um confinamento estrito como em outros países, mas oferece aos governadores regionais a possibilidade de insistir para que a população permaneça em casa e determinar o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais não essenciais. O governo japonês também anunciou um pacote financeiro que prevê o investimento de 108 trilhões de ienes, cerca de cinco trilhões. O pacote é um dos maiores do mundo para aplacar a crise econômica deflagrada pela pandemia.
A Espanha registrou 743 mortes em 24 horas por Covid-19, uma alta após quatro dias de redução do número, o que elevou a cifra global de vítimas fatais no país desde o início da pandemia a 13 mil 798, de acordo com o balanço divulgado pelo ministério da Saúde nesta terça-feira. O número de casos notificados também registrou uma leve alta e alcançou 140 mil e 500. O país é o segundo mais afetado no planeta pela Covid-19 em número de mortos. Desde a entrada em vigor do estado de emergência, os quase 47 milhões de espanhóis vivem confinados em suas casas. As medidas obrigatórias de confinamento foram prorrogadas até o dia 25 de abril.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de 600 reais. O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais, trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente. Para receber o benefício, a pessoa também deve ter mais de 18 anos de idade; ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e renda mensal até três salários mínimos por família.
O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no ministério, após reunião com o presidente JAIR BOLSONARO e ministros no Palácio do Planalto, que permanecerá no cargo. BOLSONARO havia decidido demitir o ministro, mas voltou atrás depois da reação de ministros do governo, dos presidentes de Senado e Câmara e de parlamentares. O motivo que levou o presidente a cogitar a demissão de MANDETTA foram as divergências públicas de ambos a respeito das estratégias para conter a velocidade do contágio pelo novo coronavírus.
O presidente defende o que chama de "isolamento vertical", ou seja, isolar somente idosos e pessoas com doenças graves, que estão no grupo de risco, a fim de não paralisar a economia. O ministro é a favor do isolamento amplo, adotado por governadores, pelo qual a recomendação é que as pessoas se mantenham em casa. MANDETA disse que vai continuar para enfrentar o inimigo comum que tem nome e sobrenome: Covid-19.
O Ministério da Saúde propõe reduzir parcialmente o isolamento em cidades e estados com metade dos leitos e estrutura de saúde vagos. A medida, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira, passaria a valer na segunda-feira. A partir da próxima semana, portanto, cidades com mais de 50 por cento da capacidade de atendimento médico disponível poderiam passar do Distanciamento Social Ampliado para uma transição ao Distanciamento Social Seletivo. O distanciamento seletivo é feito apenas para algumas pessoas, idosos e pessoas do grupo de risco, com doenças preexistentes. Pessoas mais jovens e sem sintomas de coronavírus podem circular sem problemas. Atualmente, o país pratica o distanciamento ampliado que restringe ao máximo o contato entre as pessoas de qualquer grupo.
A secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira linhas de crédito sem juros ou com juros subsidiados, além da prorrogação do pagamento de parcelas de financiamento rural. O objetivo é amenizar os efeitos da estiagem no Estado. De acordo com o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, a expectativa é de injetar 60 milhões na economia catarinense nos próximos três anos. Até o momento a estiagem já provocou perdas de 10 por cento na lavoura de milho, mais de 30 por cento nas lavouras de batata, além de perdas na soja, feijão, pastagens e produção de leite, entre outros. Para os que utilizam nota do produtor rural as ações são o financiamento do custeio ou capital de giro de agricultores familiares e pescadores com investimentos que devem chegar a um milhão e meio de reais. O limite será de até 30 mil, com cinco anos de prazo para pagamento sem juros.
O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para 417, segundo atualização do governo do Estado nesta segunda-feira. São 38 pessoas a mais em relação ao dia anterior. Contraíram a doença 216mulheres e 201 homens. Há 43 pacientes em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo. O município com número mais alto de casos ainda é Florianópolis, com 99 diagnósticos positivos, seguido de Blumenau, com 52, e Criciúma, com 27. As mortes por Covid-19 chegaram a 11, após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública. Os óbitos ocorreram antes de domingo, mas aguardavam resultado dos exames.
O decreto que está em vigor e que prevê o fechamento de empresas não essências termina nesta terça-feira e o governo deve publicar um novo decreto possivelmente hoje. Na coletiva de ontem o governador foi questionado sobre a liberação do transporte coletivo e volta geral do comércio. CARLOS MOISES foi direto em relação ao transporte: ele disse que a suspensão continua, por pelo menos mais duas semanas. Sobre o comércio, ele não foi tão taxativo, mas deu a entender que o setor vai permanecer fechado. MOISÉS afirmou que pensar na liberação geral do comércio neste momento é prematuro. Ele disse que o grupo econômico está avaliando as liberações de atividades, mas as próximas duas semanas serão decisivas para o controle do coronavírus e o distanciamento social deve ser mantido.
Como repercute no setor dos transportes a luta contra o coronavírus; A Reportagem da Rádio Atalaia busca as informações com os sindicatos, associações e proprietários de coletivos e caminhões.
VLADIMIR CARNEIRO torce para que a doença não chegue no seu município. Ele que tem empresa de transportes rodoviários em Saltinho e leva funcionários ao frigorífico de Maravilha, considera a situação muito negativa também por causa dos prejuízos. Embora os motoristas continuem as viagens, salienta que ônibus que levavam 30 pessoas, hoje estão transportando no máximo 20 para manter distância segura entre os passageiros. Segundo CARNEIRO, essa medida diminuiu 30 por cento nos ganhos, enquanto os gastos continuam os mesmos.
Proprietário da DL Tur está preocupado com a saúde dos funcionários e suas famílias. JOSÉ DARCI LEMOS, informa que utilizam máscara e álcool em gel, além de tomarem muito cuidado com o distanciamento entre passageiros. O número de ônibus foi dobrado, diminuindo pela metade o número dos passageiros por veículo. Pontua que acompanham os ônibus dois carros pequenos em prevenção a eventualidades. LEMOS comunica que essas medidas estão trazendo muito prejuízo para a empresa porque dobraram os gastos.
JOSIEL TELES considera as medidas adotadas pelo governo precipitadas. Na opinião do presidente do Sindicato dos Motoristas de Francisco Beltrão, o Brasil não deveria parar agora, mas sim, se preparar para fazer o isolamento no inverno, época em que o corona vírus deve ser mais forte. Comenta que os motoristas não param, por isso cobram do governo que permita que borracharias, mecânicas e restaurantes em beira de estradas continuem funcionando. Conforme TELES, as paralisações diminuem muito o número de frete, provocando altos prejuízos à classe.
Diocese lança campanha de doações. A informação é do Bispo DOM EDGAR ERTL da Diocese de PalmasFrancisco Beltrão. De acordo com ele, será lançada neste Sábado de Aleluia uma campanha chamada Diocese Solidária. Segundo o religioso, essa ação é uma recomendação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Pede o engajamento de toda Diocese, nessa ação. Conta que foi distribuído a todos os sacerdotes e diáconos uma carta, frisando a oportunidade do dia do Jejum e da Abstinência, a ser vivido nesta Sexta-feira Santa.
Bispo propõe que o clero incentive todos os membros da Igreja a doarem cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal e outros produtos de necessidade. Conforme o Bispo, a entrega das doações deve ser feita nas próprias igrejas matrizes de cada Paróquia, cabendo aos padres providenciar o “caixinha”. A distribuição dos materiais, às famílias necessitadas, deve ser feita em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social, ou organizações católicas.
Campanha Diocese Solidária, deverá durar por tempo indeterminado. Objetivo, conta o Bispo é garantir a subsistência das famílias num cenário pós-epidemia. De acordo com DOM EDGAR ERTL, essa campanha se inspira nas palavras do presidente da CNBB, dom VALMOR DE OLIVEIRA que é arcebispo de Belo Horizonte. “A força da solidariedade vai vencer a pandemia."
Parlamentar comemora prorrogação dos incentivos fiscais para agronegócio. O deputado estadual ALTAIR SILVA, relata que o Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz aprovou a prorrogação do convênio até dezembro. Com a medida, fica garantida a isenção tributária em operações internas e a redução da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS na comercialização interestadual de insumos agropecuários.
Deputados trabalham para Governo não aumentar impostos sobre os defensivos agrícolas. SILVA, lembra que a luta começou ainda no ano passado, e através de uma MP conseguiram jogar a decisão para o final desse mês, e agora, foi prorrogado até dezembro. São mais de quinhentas mil famílias em Santa Catarina que utilizam todos os dias defensivos e outros insumos na sua produção para manter a sustentabilidade das mais de 180 mil propriedades rurais do Estado. A prorrogação vai até 30 de dezembro e reduz a base de cálculo do ICMS em até 30 por cento para fertilizantes e rações e, em até 60 por cento para defensivos agrícolas e sementes.
Expectativa é que os custos de produção dos produtores rurais tenham redução e a competitividade aumente. O deputado ALTAIR SILVA, frisa que isso é importante, pois é um momento em que o agronegócio seguiu trabalhando mesmo diante da pandemia e a crise econômica. O parlamentar destaca que agricultura é a mola propulsora da economia do Estado, é não se pode taxar ainda mais o produtor rural, que está sol a sol, de segunda a segunda, trabalhando e produzindo para que todos possam ter alimento na mesa.
Quem quer se candidatar para as próximas eleições deve consultar o diretório estadual de seu partido. A orientação é de DANIEL CORREIA – Chefe do Cartório Eleitoral de Campo Erê. Com o isolamento social, os cartórios não estão atendendo. Junto ao diretório, o futuro candidato terá todo o suporte jurídico de que precisa para clarear suas dúvidas. Mas tem um detalhe importante: o prazo para estar filiado a um partido terminou sábado. A Justiça Eleitoral só vai analisar caso a caso no momento do registro da candidatura.
Ação pública do Ministério Público pede reforma urgente da SC-305. O Ministério Público de Santa Catarina, comarca de São Lourenço do Oeste, ingressou com uma ação civil pública contra o Governo do Estado de Santa Catarina pedindo a reforma da SC-305 trecho São LourençoCampo Erê, de forma urgente. Na decisão final, a juíza da comarca, CATHERINE RECOUVREUX, julgou procedente os pedidos formulados pelo MPSC. Na decisão, o Poder Judiciário condena o Governo do Estado a reformar a SC-305, de acordo com padrões técnicos, como novo asfalto, sinalização e limpeza nas laterais da via, no prazo de 12 meses.
Governo do Estado deve ainda apresentar estudos técnicos e cronograma de obras em até 90 dias sob pena de multa diária de 10 mil. No dia 13 de março, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, anunciou, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, autorização para o lançamento do edital de licitação, na modalidade de tomada de preços, de seleção de empresa para a elaboração de projeto de engenharia rodoviária, para obras de restauração da rodovia SC-305, trecho entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê.
Custo estimado para elaboração do projeto da SC-305 é de 951 mil, 594 reais e 77 centavos. O anúncio foi feito durante a passagem do governador em São Lourenço do Oeste. Segundo informações do promotor MARCIO VIEIRA, ação teve a contestação e réplica do Estado. Questionado sobre o anúncio do projeto feito pelo governador, o promotor disse não ter conhecimento dessa ação do Governo do Estado. Ação civil pública do MPSC tem como fundamentos o descaso do Governo do Estado com a SC-305, citando, "asfalto velho e desgastado, com buracos incontáveis e grandes de causar espanto".
Fórum repassa verba para municípios da comarca. Numa ação conjunta do Ministério Público com a justiça, foram beneficiados Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso com 56 mil 704 reais e 72 centavos. A promotora DAIANNY PEREIRA informa que todo esse montante, que já foi repassado para as contas de cada prefeitura, é oriundo de ações penais. Ela revela que essa é a primeira vez que o Fórum faz esse tipo de ação, na comarca.
Ministério Público e Justiça escolhem projetos sociais para repassar valores. DAIANNY explica que o critério adotado para definir o valor de cada prefeitura é o número de habitante. Campo Erê é sede e o maior município da comarca, por isso recebeu 27 mil 785 reais. Depois vem Saltinho que levou 11 mil 907 reais. Em terceiro aparece Santa Terezinha do Progresso com 9 mil 640 reais e por último São Bernardino 7 mil 372 reais.
Dinheiro repassado pelo Fórum deve ser usado pelo Fundo Municipal de saúde dos municípios. De acordo com a promotora, os valores precisam ser aplicados para combater o coronavírus, na compra de equipamentos e materiais que vão desde óculos, luvas e máscaras, até aventais. Esse material todo precisa ser enviado a hospitais e num prazo de 4 meses, os administradores tem que prestar contas no fórum. Promotora DAIANNY PEREIRA faz questão de frisar que os quase 57 mil reais já estão na conta das prefeituras.
Veículo que estava em oficina mecânica pega fogo . Por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenco do Oeste atendeu a um incêndio em veículo Ford Pampa que se encontrava em um mecânica na rua Guilherme Hack, em São Lourenço do Oeste. Segundo a corporação, graças a rápida resposta no combate às chamas os danos foram apenas na parte do motor. O restante do veículo permaneceu preservado. Após o combate ás chamas, foi feito o resfriamento para evitar posterior reignição do fogo. Foram utilizados cerca de 250 litros de água durante o procedimento.
Acidente na SC-161 deixa motorista ferido. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas e 40 minutos de ontem, na conhecida curva da morte, em Romelândia. Segundo informações, o condutor de um caminhão carregado de soja, ao fazer a curva, não conseguiu segurar e tombou. Ele teve ferimentos, foi socorrido pelos bombeiros e levado ao hospital. O caminhão tem placas de Lindoeste no Paraná.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.