ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-03-2024 Quinta-feira

-RECEITA FEDERAL DIVULGA PRAZOS E REGRAS PARA O IMPOSTO DE RENDA 2024

-SANTA CATARINA REGISTRA 47 MIL E 200 EMPRESAS ABERTAS EM 2024

-PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS RETOMA ATIVIDADES DA PASTORAL DA FAMÍLIA

-DESCANSO REGISTRA NOVOS CASOS DE DENGUE

-15ª EFACITUS REGISTRA GRANDE PROCURA POR ESTANDES

-MUNICÍPIO AUMENTA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA AO CAESPAPAE CAMINHO DE LUZ

-SH REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL AO DIA DA MULHER NA NOITE DE HOJE

-POLÍCIA CIVIL DE SMO PRENDE DUAS PESSOAS CONDENADAS POR TRÁFICO DE DROGAS

-FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA DE CHAPECÓ É PRESO EM IPORÃ DO OESTE


O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, 25 graus. Umidade relativa do ar 92 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recordes de calor na Terra. O anúncio é de cientistas do observatório europeu Copernicus. O dado considera a temperatura média do ar. Mas além das medições na atmosfera, os cientistas também verificaram recordes no oceano. Desde junho de 2023, o planeta registra um mês mais quente a cada novo período. Ainda de acordo com o observatório, fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 13 virgula 54 graus, o que equivale a zero virgula 81 acima da média de fevereiro de 1991-2020.

NIKKI HALEY, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e pré-candidata à presidência do país pelo Partido Republicano, anunciou nesta quarta-feira que vai deixar a corrida eleitoral. Em pronunciamento ela parabenizou o ex-presidente DONALD TRUMP, mas não chegou a declarar um apoio formal a ele. Ela defendeu a renovação e disse que a política deveria conquistar as pessoas, e não rejeitá-las. Com essa desistência, TRUMP se torna o único pré-candidato republicano e ainda mais próximo de ser confirmado formalmente para concorrer à presidência pela sigla.

Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira nas principais cidades da Colômbia contra as reformas políticas, econômicas e sociais que o presidente GUSTAVO PETRO promove no Congresso, em novas manifestações convocadas pela oposição e que também questiona a deterioração da situação de segurança do país. PETRO, economista de 63 anos que assumiu o primeiro mandato da esquerda da história do país, prometeu implementar ambiciosos programas sociais para reduzir a pobreza e a desigualdade, e também para buscar uma “paz total” que encerre o conflito armado de seis décadas que deixou pelo menos 450 mil pessoas mortas.

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira os prazos, limites e as regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2024, com ano-base 2023. O prazo de entrega inicia dia 15 de março e vai até 31 de maio. Este ano, a expectativa da Receita Federal é receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41 milhões 151 mil 515 declarações. O programa para declaração do Imposto de Renda será liberado para download também a partir do dia 15 de março. Com as novas regras, ficam isentos de apresentar a declaração, os contribuintes que receberam até 24 mil 511 reais no ano passado. O destaque para 2024 é o maior volume de dados que serão disponibilizados na declaração pré-preenchida que deve atingir 75 por cento dos contribuintes.

O ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, pediu mais tempo para análise no julgamento que discute se é crime uma pessoa portar maconha para consumo próprio. Quando TOFFOLI pediu vista, o placar estava em cinco votos a favor de descriminalizar o porte para uso pessoal e três votos contra a descriminalização para uso pessoal. Ainda não há data para retomada dos votos. Antes de reiniciar a sessão desta quarta, o presidente do STF, LUÍS ROBERTO BARROSO, apresentou esclarecimentos sobre o que a Corte está discutindo. Ele afirmou que o tribunal não está analisando a legalização de drogas, nem mesmo a liberação de entorpecentes.

Depois de semanas de negociação, a Câmara dos Deputados iniciou a instalação das comissões permanentes da Casa nesta quarta-feira. O PL, de oposição ao governo, ficou com a presidência do colegiado mais importante da Casa, a CCJ, Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça, que será comandado pela deputada CAROLINE DE TONI de Santa Catarina. O nome da congressista é alvo de críticas de aliados do governo. Depois de eleita na CCJ, DE TONI comentou a rejeição ao seu nome e declarou que as pautas conservadoras devem ser respeitadas no Congresso. Ela negou que haverá “surpresas” na sua condução do cargo e disse que buscará guiar os trabalhos de forma equilibrada em prol da qualidade das propostas aprovadas e não na quantidade.

De janeiro até o dia cinco de março deste ano, já foram abertas 47 mil 293 empresas em Santa Catarina, sendo que 36 mil são MEI, representando 77 por cento do total. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado, vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço. O levantamento apontou ainda que o ano de 2023 fechou com 223 mil 744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96 por cento são empresas de micro e pequeno porte. Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó emergiram como as cidades que mais se destacaram nesse cenário. O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de seis por cento em relação ao ano de 2022.

O secretário-adjunto de saúde, DIOGO DEMARCHI SILVA, informou que apenas 17 e meio por cento do público-alvo, cerca de cinco mil crianças, receberam a vacina contra a dengue em uma semana nos 13 municípios de Santa Catarina que participam da campanha. Com isso, a faixa etária deve ser ampliada no Estado e crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem receber o imunizante. Conforme Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o Estado tem quase 40 mil casos prováveis de dengue nos 156 municípios que estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, 16 mortes foram confirmadas e seis ainda estão sob investigação. A proporção é de 500 casos a cada 100 mil habitantes. Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira na Alesc, o secretário afirmou que o Estado vai pedir recursos federais para a contratação de agentes de combate a endemias.

Com o número de casos de dengue e Covid-19 em alta, 88 vírgula 47 por cento dos leitos de UTI de Santa Catarina estão ocupados. Dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, na manhã desta quinta-feira, dos mil 249 leitos ativos, apenas 147 estavam disponíveis. Só no Oeste do Estado, a taxa de ocupação é de 100 por cento — ou seja, não há vagas para internação de adultos e crianças. Conforme a Secretaria de Saúde, na Grande Florianópolis a ocupação atingiu 93 vírgula 46 por cento, ou seja, dos 214 leitos de UTI ativos, 200 estão ocupados. O mesmo ocorre no Planalto Norte Catarinense, onde apenas 13 leitos estão disponíveis.

Municípios assumem funções dos governos estadual e federal na saúde e mudam foco de investimento. Conforme o Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, atualmente 40 por cento do orçamento do setor é destinado para média e alta complexidade. A função original dos município era de cuidar da atenção básica na saúde e promover encaminhamentos para cuidados especializados. As longas filas e os problemas causados, forçam as prefeituras investirem sempre mais em especializações. O Secretário comenta que o município antecipou encaminhamentos e já garantiu em janeiro contratos e credenciamentos para proporcionar atendimento aos pacientes, em período que normalmente é de férias dos profissionais e restrições de atendimento especializado.

O Secretário da Saúde de São João do Oeste aponta aumento de demanda em fisioterapia e psicologia. Segundo PAULO RECH, foi preciso aumentar a carga horária de profissionais de psicologia visando atender a demanda nas unidades de saúde do município. Já o serviço de fisioterapia contempla ainda atendimento na residência de pacientes, nos casos de acamados e pós cirúrgico, sendo que um profissional realiza o trabalho no perímetro urbano e outro na área rural. RECH cita ainda o serviço de pediatria com atendimento semanal, sempre nas quintas-feiras na unidade de saúde do município. Nos dois primeiros meses do ano já foram mais de 10 mil exames laboratoriais, incluindo ressonância e ultrassom.

PAULO RECH afirma que o comprometimento de 40 por cento do orçamento da saúde em atendimentos de média e alta complexidade, é inevitável diante da demanda que surge. O Secretário da Saúde de São João do Oeste lembra que este é um serviço que seria de responsabilidade do governo estadual. RECH menciona ainda que novos encaminhamentos estão sendo feitos com foco na saúde da mulher e parcerias deverão ser estabelecidas em breve. PAULO RECH observa que o município investe para reduzir filas de espera e garantir melhor qualidade de vida a população com especializações médicas ofertadas em São João do Oeste.

O município de Santa Helena está organizando um evento alusivo ao dia internacional da mulher, comemorado em 8 de março. Conforme a coordenadora de ação social, DIVANE GUERRA, trata-se de uma palestra com o tema “Celebrando a Vida”, ministrada pela palestrante e assistente social, JACINTA IMMICH, de São Miguel do Oeste, além da participação de uma musicista. O evento será realizado na noite de hoje, à partir das 19h30, na área coberta em frente ao Ginásio Municipal. Conforme DIVANE, na oportunidade serão abordados assuntos como o processo de empoderamento e pertencimento das mulheres, autoestima, saúde mental, entusiasmo com o amor próprio, troca de saberes, relações sócio afetivas, além de cantos e danças circulares à vida.

A coordenadora de ação social de Santa Helena frisa que durante a programação, será realizada uma mateada entre as mulheres. O munícipio estará disponibilizando erva e água quente para o preparo do chimarrão. DIVANE GUERRA enaltece que foram arrecadados em torno de setenta brindes nos comércios de Tunápolis, Santa Helena e São Miguel do Oeste, que serão sorteados durante o evento. A programação alusiva ao dia internacional da mulher organizada pelo município, terá encerramento com um delicioso coffe break.

O município de Tunápolis iniciou na última segunda feira, a comercialização de estandes e espaços para a 15ª edição da Efacitus- Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis. O evento será realizado entre os dias 26,27,e 28 de abril. Em entrevista ao RPN 1ª edição da Rede Peperi, a presidente da AEST- Associação empresarial de Santa Helena e Tunápolis LUISE SCHROEDER, enfatizou que a venda dos estandes na parte interna do ginásio municipal, esgotaram nas primeiras horas de segunda feira. Destaca que em virtude de haver uma limitação física, foram mantidos os 47 espaços para expositores na área interna da feira. LUISE enfatiza que na parte externa, foram disponibilizados 67 espaços, sendo que destes, 51 já foram comercializados, restando apenas 16 estandes disponíveis. Conforme o regulamento do município, a venda foi disponibilizada de forma generalizada para empresas locais e de outros municípios.

A presidente da Associação empresarial de Santa Helena e Tunápolis frisa, que os interessados em expor seus produtos durante os três dias de evento, devem entrar em contato através do 3632-1564, para efetuar a comercialização dos estandes que ainda estão disponíveis na área externa do parque de exposições. LUIZE SCHROEDER enaltece que a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis vem mantendo um nível constante de crescimento em relação à organização, qualidade dos produtos expostos, atendimento ao público, e atrações oferecidas aos munícipes e demais visitantes. LUIZE SCHROEDER enaltece que a 15ª edição da Efacitus vai mostrar o que o município de Tunápolis possui de melhor no setor de agricultura, indústria, comércio, prestação de serviços, entretenimento e lazer para todas as idades, além de ser uma grande oportunidade de bons negócios para os expositores e empresas situadas no município.

O município de Descanso registrou novos casos de dengue durante essa semana, e está ampliando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Conforme a enfermeira de Vigilância Epidemiológica do município DÉBORA MAGRINI, foram confirmados quatro novos casos da doença somente nesta semana. Desde o início do ano, sete pacientes confirmaram para a dengue, três aguardam resultado de exames, e 36 tiveram suspeita da doença. DÉBORA salienta que o governo municipal intensificou as ações de prevenção contra a dengue, repassando informações através das equipes da Estratégia de Saúde da Família, agentes comunitários , e agentes de epidemia, que estão realizando visitas às residências, para verificar possíveis locais com focos do mosquito da dengue. DÉBORA orienta à população para que evitem deixar caixas d’água e recipientes abertos, retirem lixos e entulhos de seus terrenos, e demais materiais que acumulem água, e possam ser possíveis locais de proliferação do mosquito.

A enfermeira de Vigilância Epidemiológica de Descanso salienta que nos próximos dias será realizado um novo fumacê, com aplicação do inseticida UVB, em vários pontos da cidade. DÉBORA MAGRINI orienta à população para que não permaneçam próximos dos locais durante a aplicação do fumacê, removam caixas de abelhas para locais seguros, mantenham os animais de estimação protegidos, e tampem recipientes que contenham água ou alimentos. Após a aplicação do inseticida, DEBÓRA lembra da importância de aguardar em torno de 45 minutos para entrar nas residências, manter as portas e janelas abertas, lavar roupas de cama, e higienizar materiais e alimentos. A enfermeira de Vigilância Epidemiológica DÉBORA MAGRINI destaca que a colaboração de todos os moradores é fundamental para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação da dengue. Cita que o município continuará monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para proteger a população.

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste reativou os trabalhos da Pastoral da Família. Conforme o integrante e coordenador, VITOR GIEHL, trata-se de um serviço da igreja, de apoio às famílias, a partir da realidade em que elas se encontram, a fim de estabelecer uma vida digna, relacionamentos saudáveis e formar as novas gerações de acordo com o plano de Deus. Destaca que atualmente a pastoral de Iporã do Oeste conta com cerca de 20 famílias participantes. O primeiro encontro foi realizado na última segunda-feira. GIEHL salienta que durante os encontros são estudados os materiais repassados pela Diocese, além de rodas de conversas que visam abordar os principais problemas enfrentados pelas famílias, com o intuito de buscar soluções para melhorar o convívio familiar.

O integrante da Pastoral da Família lembra que ao todo serão nove encontros realizados durante o ano, além de eventos e programações que estão sendo planejados, alusivos à datas especiais como o dia das mães, dia dos pais, semana da família, entre outros. O trabalho desenvolvido pela pastoral conta com a parceria da Secretaria Paroquial e do Padre, ILTON JOSÉ GOETEMS. VITOR GIEHL lembra que o próximo encontro da Pastoral da Família de Iporã do Oeste está marcado para o dia 01 de abril.

O Município de Iporã do Oeste aumentou o valor do repasse financeiro realizado anualmente para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, mantenedora do CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado Caminho de Luz. De acordo com a diretora, CRISTIANA SCHROEDER, trata-se de uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que depende de várias parcerias para se manter em atividade. Ela cita como exemplos o poder público, as empresas locais e as ações comunitárias realizadas em prol da instituição. CRISTIANA ressalta que nos últimos anos houve um grande avanço e uma melhora significativa nos repasses feitos pela municipalidade, sendo que neste ano, foi aprovado o repasse financeiro de 120 mil reais para custear os atendimentos dos educandos que frequentam o CAESP.

A diretora menciona que atualmente 81 educandos estão matriculados na instituição entre crianças, jovens, adultos e idosos, divididos em diversos programas e turmas. Os programas atendem crianças para estimulação precoce, as quais no contra turno, frequentam a creche ou pré-escola. Esses atendimentos são organizados conforme a necessidade de cada criança e feitos por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, pedagoga, educador físico e assistente social. Conforme a diretora, CRISTIANA SCHOROEDER, nos últimos anos foi observada uma demanda crescente de novas crianças sendo inseridas no programa de estimulação precoce para o desenvolvimento de habilidades em áreas nas quais elas possuem dificuldades. Já no caso dos idosos, ela ressalta que o foco é a qualidade de vida, pois os atendimentos prestados favorecem esse quesito.

CRISTIANA SCHROEDER explica ainda que as crianças da estimulação precoce frequentam o educandário duas vezes por semana, conforme a necessidade e horários organizados pela equipe. Já os adultos e idosos são organizados em turmas e frequentam o local todos os dias, em meio período. O recurso repassado pelo Município será destinado ao pagamento das folhas da equipe multiprofissional e também para outras demandas como a compra de materiais pedagógicos e para manutenção das atividades diárias do CAESP.

Em relação à alimentação fornecida aos educandos, a diretora explica que o cardápio é organizado conforme as doações recebidas e a partir dos alimentos adquiridos por meio de tomada de preço, sempre priorizando o comércio local. Atualmente são atendidos apenas alunos de Iporã do Oeste e por isso, a diretora CRISTIANA SCHROEDER salienta que o valor anual de 120 mil reais repassado pelo Município está sendo investido nos cidadãos locais, evitando desta forma, uma sobrecarga no sistema de saúde, levando em conta os atendimentos multiprofissionais prestados no local, que seriam prestados pela Unidade de Saúde, caso o CAESP não existisse.

Família procura por homem desaparecido à mais de uma semana em SMOeste. Uma família entrou em contato com o Portal Peperi na noite desta quarta-feira, para relatar o desaparecimento de um homem de 49 anos. EDESON VALDIR FERREIRA DE CAMARGO é natural da cidade gaúcha de Barracão, mas residia em Caxias do Sul e segundo um filho da vítima, ele teria vindo para São Miguel do Oeste na semana passada para visitar a namorada. Conforme o jovem, EDESON se relaciona há três anos com uma mulher do município e na semana passada veio para passar algum tempo junto, porém, na sexta-feira, o casal teve uma discussão e o homem saiu para “esfriar a cabeça” e desde então não foi mais localizado. O homem saiu apenas com os documentos pessoais e deixou na casa da namorada o celular, remédios contínuos e todos os demais pertences, sendo visto pela última vez nas proximidades do Trevo de São Miguel do Oeste por volta das 20h da última sexta-feira.

Tanto os filhos da vítima quanto a namorada registraram um Boletim de Ocorrência, porém, o homem não foi mais encontrado. Segundo consta no Boletim de Ocorrência, o homem vestia camiseta branca com estampa, calção de tactel azul mesclado, e chinelo de cor branca. EDESON possui 90 kg, 1,59 de altura e possui cabelos grisalhos. Qualquer informação deve ser repassada ao 190 ou através dos números (54) 9 8153-5268 ou (54) 9 9676-9239.

Um caminhão pegou fogo por volta das 8h desta quarta-feira, na BR-158, em Palmitos. Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local, encontrou o veículo totalmente em chamas. As equipes iniciaram o combate, utilizando 3 mil litros de água nos trabalhos. A parte da frente do caminhão conseguiu ser salva, devido ao rápido atendimento dos bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar o balizamento do trânsito no local.

A Polícia Civil da Comarca de SMOeste prendeu nesta quarta-feira, duas pessoas condenadas por tráfico de drogas. Os mandados de prisão expedidos pela Justiça foram cumpridos na tarde de ontem pela equipe de investigação da Polícia Civil do município. Foram presos um homem de 25 anos e uma mulher de 46 anos, com sentença definitiva por tráfico de drogas com pena de 07 anos e 03 meses de prisão. O crime foi investigado pela Delegacia de Polícia de Descanso no ano de 2017. Nos dois primeiros meses do ano, as equipes da Polícia Civil de São Miguel do Oeste cumpriram, 23 mandados judiciais de prisão. 12 pessoas foram presas pela Divisão de Investigação Criminal e 11 pela Delegacia de Polícia de Comarca. Nos 89 municípios da região oeste, entre o dia 1º de janeiro e 29 de fevereiro, as delegacias de polícia localizaram 183 pessoas com mandados judiciais de prisão. O número representa um crescimento de 48% na comparação com os dois primeiros meses de 2023.

Um homem, de 32 anos, que estava foragido da penitenciária de Chapecó foi localizado e preso em Iporã do Oeste, na noite desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi informada de que ele poderia estar circulando na cidade e iniciou as buscas com auxílio das câmeras de monitoramento. O suspeito foi localizado e abordado pelos policiais, que ao consultar o sistema, identificaram que ele não havia retornado ao presídio após uma saída temporária. O homem cumpre pena pelos crimes de estupro de vulnerável e furto qualificado. Ele foi preso e encaminhado ao presídio de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.