-RECEITA FEDERAL DIVULGA PRAZOS E REGRAS PARA O IMPOSTO DE RENDA 2024
-SANTA CATARINA REGISTRA 47 MIL E 200 EMPRESAS ABERTAS EM 2024
-CURSOS TÉCNICOS PROVOCAM NOVAS CONTRATAÇÕES NAS ESCOLAS
-ITAPIRANGA PROJETA 30 MIL PESSOAS NA EFRAIT
-FEIRA INICIA AMANHÃ COM AMPLO ESPAÇO AGROPECUÁRIO
-DELEGADA RELATA ALTO ÍNDICE DE MEDIDAS PROTETIVAS EM ITAPIRANGA
-FAMÍLIA PROCURA POR HOMEM DESAPARECIDO HÁ UMA SEMANA
-FORAGIDO DO PRESÍDIO DE CHAPECÓ É RECAPTURADO EM IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recordes de calor na Terra. O anúncio é de cientistas do observatório europeu Copernicus. O dado considera a temperatura média do ar. Mas além das medições na atmosfera, os cientistas também verificaram recordes no oceano. Desde junho de 2023, o planeta registra um mês mais quente a cada novo período. Ainda de acordo com o observatório, fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 13 virgula 54 graus, o que equivale a zero virgula 81 acima da média de fevereiro de 1991-2020.
NIKKI HALEY, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e pré-candidata à presidência do país pelo Partido Republicano, anunciou nesta quarta-feira que vai deixar a corrida eleitoral. Em pronunciamento ela parabenizou o ex-presidente DONALD TRUMP, mas não chegou a declarar um apoio formal a ele. Ela defendeu a renovação e disse que a política deveria conquistar as pessoas, e não rejeitá-las. Com essa desistência, TRUMP se torna o único pré-candidato republicano e ainda mais próximo de ser confirmado formalmente para concorrer à presidência pela sigla.
Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira nas principais cidades da Colômbia contra as reformas políticas, econômicas e sociais que o presidente GUSTAVO PETRO promove no Congresso, em novas manifestações convocadas pela oposição e que também questiona a deterioração da situação de segurança do país. PETRO, economista de 63 anos que assumiu o primeiro mandato da esquerda da história do país, prometeu implementar ambiciosos programas sociais para reduzir a pobreza e a desigualdade, e também para buscar uma “paz total” que encerre o conflito armado de seis décadas que deixou pelo menos 450 mil pessoas mortas.
A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira os prazos, limites e as regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2024, com ano-base 2023. O prazo de entrega inicia dia 15 de março e vai até 31 de maio. Este ano, a expectativa da Receita Federal é receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41 milhões 151 mil 515 declarações. O programa para declaração do Imposto de Renda será liberado para download também a partir do dia 15 de março. Com as novas regras, ficam isentos de apresentar a declaração, os contribuintes que receberam até 24 mil 511 reais no ano passado. O destaque para 2024 é o maior volume de dados que serão disponibilizados na declaração pré-preenchida que deve atingir 75 por cento dos contribuintes.
O ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, pediu mais tempo para análise no julgamento que discute se é crime uma pessoa portar maconha para consumo próprio. Quando TOFFOLI pediu vista, o placar estava em cinco votos a favor de descriminalizar o porte para uso pessoal e três votos contra a descriminalização para uso pessoal. Ainda não há data para retomada dos votos. Antes de reiniciar a sessão desta quarta, o presidente do STF, LUÍS ROBERTO BARROSO, apresentou esclarecimentos sobre o que a Corte está discutindo. Ele afirmou que o tribunal não está analisando a legalização de drogas, nem mesmo a liberação de entorpecentes.
Depois de semanas de negociação, a Câmara dos Deputados iniciou a instalação das comissões permanentes da Casa nesta quarta-feira. O PL, de oposição ao governo, ficou com a presidência do colegiado mais importante da Casa, a CCJ, Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça, que será comandado pela deputada CAROLINE DE TONI de Santa Catarina. O nome da congressista é alvo de críticas de aliados do governo. Depois de eleita na CCJ, DE TONI comentou a rejeição ao seu nome e declarou que as pautas conservadoras devem ser respeitadas no Congresso. Ela negou que haverá “surpresas” na sua condução do cargo e disse que buscará guiar os trabalhos de forma equilibrada em prol da qualidade das propostas aprovadas e não na quantidade.
De janeiro até o dia cinco de março deste ano, já foram abertas 47 mil 293 empresas em Santa Catarina, sendo que 36 mil são MEI, representando 77 por cento do total. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado, vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço. O levantamento apontou ainda que o ano de 2023 fechou com 223 mil 744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96 por cento são empresas de micro e pequeno porte. Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó emergiram como as cidades que mais se destacaram nesse cenário. O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de seis por cento em relação ao ano de 2022.
O secretário-adjunto de saúde, DIOGO DEMARCHI SILVA, informou que apenas 17 e meio por cento do público-alvo, cerca de cinco mil crianças, receberam a vacina contra a dengue em uma semana nos 13 municípios de Santa Catarina que participam da campanha. Com isso, a faixa etária deve ser ampliada no Estado e crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem receber o imunizante. Conforme Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o Estado tem quase 40 mil casos prováveis de dengue nos 156 municípios que estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, 16 mortes foram confirmadas e seis ainda estão sob investigação. A proporção é de 500 casos a cada 100 mil habitantes. Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira na Alesc, o secretário afirmou que o Estado vai pedir recursos federais para a contratação de agentes de combate a endemias.
Com o número de casos de dengue e Covid-19 em alta, 88 vírgula 47 por cento dos leitos de UTI de Santa Catarina estão ocupados. Dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, na manhã desta quinta-feira, dos mil 249 leitos ativos, apenas 147 estavam disponíveis. Só no Oeste do Estado, a taxa de ocupação é de 100 por cento — ou seja, não há vagas para internação de adultos e crianças. Conforme a Secretaria de Saúde, na Grande Florianópolis a ocupação atingiu 93 vírgula 46 por cento, ou seja, dos 214 leitos de UTI ativos, 200 estão ocupados. O mesmo ocorre no Planalto Norte Catarinense, onde apenas 13 leitos estão disponíveis.
Cursos técnicos lançam novos desafios para o ensino médio na regional de educação de Itapiranga. Educandários do interior buscam formações que atendam as demandas locais e precisam ampliar quadro de professores. Conforme a Diretora da Escola Santo Antônio, interior de Itapiranga, CARLETE THOMÉ, a novidade neste ano está sendo o Curso Técnico em Agropecuária no primeiro ano do ensino médio. Objetivo é a formação voltada as diversas atividades agropecuárias visando motivar os jovens a seguirem na sucessão familiar e promover o desenvolvimento de empreendimentos rurais. A Diretora explica a necessidade de contratar profissionais técnicos em agropecuária, agrônomos e veterinários para atuarem em disciplinas em laboratórios e aulas práticas.
CARLETE THOMÉ avalia que profissionais e alunos estão motivados com a nova possibilidade de formação. Outra atividade diferenciada é a pedagogia da alternância com turmas do oitavo e nono ano. Neste caso o aluno possui o sistema de tempo escola e tempo comunidade, permanecendo em período integral por três dias da semana na escola e o restante busca a prática na propriedade. Segundo a Diretora da escola de Santo Antônio, é preciso ter atenção com a capacitação da equipe para atender a demanda dos cursos técnicos. CARLETE THOMÉ menciona ainda a parceria com entidades do município para auxiliar os profissionais do educandário.
Na Escola de Sede Capela, interior de Itapiranga, acontece o Curso Técnico em Agropecuária na Escola de Educação Básica São José. As aulas iniciaram também em 19 de fevereiro. Conforme a diretora do educandário, SUELI VON BORSTEL, a concretização da abertura do curso Técnico em Agropecuária fará toda a diferença no meio rural e no desenvolvimento agrícola com uma formação integral. Para a diretora, o curso representa não apenas uma oportunidade de educação, mas sim um impulso para a modernização e desenvolvimento das propriedades rurais locais. SUELI VON BORSTEL destaca que a abertura do curso técnico em agropecuária responde a uma demanda educacional e também atende às necessidades práticas e econômicas da comunidade rural, preparando uma nova geração de profissionais capazes de enfrentar os desafios do campo com conhecimento, habilidade e dedicação.
Para a diretora, atualmente a maioria das propriedades está consolidada, o que levou a coordenação, equipe de ensino e gestores a repensarem o foco do curso para se adaptar à nova realidade local. Ela reforça que o estudante tem um valioso conhecimento prático em sua própria propriedade, e o papel da escola é aprimorar seus conhecimentos teóricos e especialmente fornecer ferramentas para o gerenciamento eficiente dessas propriedades. A prática permite que o conhecimento adquirido em sala de aula seja aplicado na propriedade e também ajuda a resolver um problema crucial que é a escassez de mão de obra no interior.
Regional de saúde fará nova aplicação de fumacê em Itapiranga. A secretaria municipal de Saúde foi notificada pela Gerência Regional de Saúde, que nesta quinta-feira será feita aplicação de fumacê em Itapiranga. O trabalho está previsto a partir das 16 horas e 30 minutos. Servidores da secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica irão participar da ação. É recomendado que as portas e janelas estejam abertas durante a realização do fumacê. Caso as condições climáticas não estiverem favoráveis, a ação será remarcada e será informada uma nova data para a aplicação do produto, medida adotada para realizar o controle das populações de mosquitos Aedes aegypti adultos.
Polícia Civil de Itapiranga realiza ações na Operação Átria. Objetivo é promover medidas de combate a violência doméstica. Itapiranga teve um período lamentável de violência contra mulheres com crime que comoveram a comunidade local e regional. De 2016 a 2020, foram seis feminicídio no município. Agora já são mais de três anos sem este crime. No Brasil, a Lei do Feminicídio entrou em vigor em nove de março de 2015 e o colocou na lista de crimes hediondos, que têm penas mais altas. Conforme a delegada JOELMA ALBERTON, responsável pela delegacia da comarca de Itapiranga, muitas vezes a violência doméstica está ligada ao alcoolismo. A Delegada destaca a importância da Operação Átria, que está em desenvolvimento em Santa Catarina. Além da Polícia Civil, atuam neste trabalho a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Cientifica.
Diversas instituições trabalham unidas, com objetivos comuns na realização de ações e operações integradas de segurança pública. Segundo JOELMA ALBERTON, a Polícia Civil tem papel fundamental no combate a violência contra a mulher, realizando investigação para esclarecimento de crimes. Lembra ainda que a violência geralmente não é um episódio único, nem assume apenas uma forma, pois pode ocorrer de diversas formas, incluindo psicológica e física. A principal lei de proteção das mulheres vítimas de violência é a Lei, conhecida como Lei Maria da Penha e aplicada quando a violência acontece pelo fato de a vítima ser mulher, podendo acontecer em casa, no âmbito da família e em qualquer relação íntima de afeto, independentemente de os dois morarem juntos.
A Delegada JOELMA ALBERTON informa que no ano passado Itapiranga teve 64 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência. Neste ano o índice está ainda mais elevado. Em apenas dois meses já são 21 casos registrados. A delegada considera que o o volume de medidas protetivas é elevado, devido a coragem das mulheres em denunciar e maior facilidade de acesso que as vítimas possuem em buscar ajuda. Já a redução de feminicídios, de acordo com a Delegada JOELMA ALBERTON, é consequência de um conjunto de ações, desde uma campanha educativa, trabalho intenso e rápido dos órgão de segurança pública, ministério publico e judiciário. Outro fator positivo apontado é a rede de atendimento dos municípios.
Conforme o Policial Civil, responsável pela delegacia de Tunápolis, FÁBIO SILVA, o município possui histórico pacifico em relação a crimes violentos. Em relação a medidas protetivas de urgência, Tunápolis teve cinco casos em 2023 e neste ano conta com duas solicitações. SILVA ressalta que desde a criação da lei em 2025, Tunápolis não teve registro de feminicídio. Ele menciona ainda que o município possui baixos índices de violência doméstica, com raros casos de agressões. Segundo o policial, os registros de medidas protetivas ocorrem com mais frequências e alguns casos resultam em prisão por descumprimento desta determinação judiciária. De acordo com FÁBIO SILVA, a delegacia conta com grande número de ocorrências, porém com baixo volume de crimes violentos e isso permite uma resposta rápida. O policial também prioriza atendimento pessoal em casos de vítimas de crimes violentos.
O policial civil com 25 anos de experiência, ROGÉRIO SOEHN, responsável pela delegacia de São João do Oeste relata a situação tranquila no município em relação a crimes violentos. Em 2023 foram sete medidas protetivas a mulheres e apenas uma até o momento em 2024. O baixo índice de crimes violentos possibilidade agilidade de inquéritos formalizados e encaminhados para o judiciário. SOEHN também elogia a agilidade do Ministério Público e Poder Judiciário em dar uma solução aos casos de violência contra as mulheres. Segundo o policial, com 21 anos atuando no município, permite uma situação privilegiada de conhecer bem a realidade local. ROGÉRIO SOEHN menciona diversos aliados com redes de serviços públicos e a Polícia Militar, que possui o dispositivo do Botão do Pânico permitindo maior agilidade no atendimento a vítimas e até prisões.
Com slogan História, Inovação e Negócios começa amanhã a décima primeira Efrait. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga será realizada sexta, sábado e domingo, no Complexo Oktober. É a primeira edição com organização exclusiva da prefeitura e segue como destaque para o agronegócio tendo a exposição de aproximadamente 200 animais e não terá presença de aves e suínos. A programação ainda terá eventos regionais, com pauta no turismo e agricultura. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Presidente da CCO, ALEXANDRE SIQUEIRA, está tudo pronto na questão de estruturas. Hoje serão feitos ajustes na decoração e também conclusão dos trabalhos por parte dos expositores.
ALEXANDRE SIQUEIRA garante que está tudo pronto para realizar a maior feira de todos os tempos. A programação é comemorativa aos 70 anos de emancipação de Itapiranga. Ele chama atenção para o setor agropecuário, com preparação dos animais e obras no parque que iniciaram em outubro do ano passado. Outro fator relevante são parcerias com a Epagri, cooperativas e várias entidades, além de expositores direcionados ao agronegócio. SIQYUEIRA relata ainda que o turismo ganha espaço significativo com eventos locais e regionais. O coordenador da Efrait menciona a estrutura significativa no Complexo Oktober, porém a maior preocupação é com o estacionamento. Já na estimativa de público e de negócios, SIQUEIRA projeta 30 mil pessoas nos três dias do evento e 30 milhões de reais em movimento econômico.
Família procura por homem desaparecido há uma semana em São Miguel do Oeste. Uma família entrou em contato com o Portal Peperi na noite desta quarta-feira, para relatar o desaparecimento de um homem de 49 anos. EDESON VALDIR FERREIRA DE CAMARGO é natural da cidade de Barracão, mas residia em Caxias do Sul e segundo um filho da vítima, ele teria vindo para São Miguel do Oeste na semana passada para visitar a namorada. Conforme o jovem, EDESON se relaciona há três anos com uma mulher do município e na semana passada veio para passar algum tempo junto, porém, na sexta-feira, o casal teve uma discussão e o homem saiu para esfriar a cabeça e desde então não foi mais localizado.
O homem saiu apenas com os documentos pessoais e deixou na casa da namorada o celular, remédios contínuos e todos os demais pertences, sendo visto pela última vez nas proximidades do Trevo de São Miguel do Oeste por volta das 20 horas da última sexta-feira. Tanto os filhos da vítima quanto a namorada registraram um Boletim de Ocorrência, porém, o homem não foi mais encontrado. Segundo consta no Boletim de Ocorrência, o homem vestia camiseta branca com estampa, calção de tactel azul mesclado e chinelo de cor branca.
A Polícia Civil da Comarca de São Miguel do Oeste prendeu nesta quarta-feira, duas pessoas condenadas por tráfico de drogas. Os mandados de prisão expedidos pela Justiça foram cumpridos na tarde de ontem pela equipe de investigação da Polícia Civil do município. Foram presos um homem de 25 anos e uma mulher de 46 anos com sentença definitiva por tráfico de drogas com pena de sete anos e três meses de prisão. O crime foi investigado pela Delegacia de Polícia de Descanso no ano de 2017. Nos dois primeiros meses do ano, as equipes da Polícia Civil de São Miguel do Oeste já cumpriram 23 mandados judiciais de prisão. O número representa um crescimento de 48% na comparação com os dois primeiros meses de 2023.
Um eletricista ficou ferido ao cair de uma escada de aproximadamente três metros de altura enquanto realizava a troca de lâmpadas em uma empresa localizada no Bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. O acidente foi registrado por volta das 16 horas desta quarta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição chegou no local e encontrou a vítima no chão amparada por funcionários da empresa. Ele estava consciente e orientado apresentando lesões na cabeça. Após imobilização o mesmo foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Foragido do presídio de Chapecó é recapturado em Iporã do Oeste. Na noite de ontem, por volta das 20h10, a Polícia Militar foi acionada para intervir na Rua esquina Gaúcha, no centro de Iporã do Oeste, pela presença de um homem foragido caminhando pelas ruas da cidade. Durante diligências, a guarnição localizou o indivíduo, com as características que coincidiam com as fornecidas na denúncia. Após a consulta ao sistema, foi confirmado que o homem, de 32 anos, estava foragido da Penitenciária de Chapecó, onde cumpria pena pelos crimes de Estupro de Vulnerável e Furto Qualificado. Ele foi detido e entregue ao Presídio de São Miguel do Oeste.