-CONGRESSO QUER DISCUTIR REFORMA TRIBUTÁRIA E DESONERAÇÃO DA FOLHA
-SC LANÇA PROGRAMA QUE BUSCA ZERAR FILAS DE CIRURGIAS ELETIVAS
-EDUCAÇÃO ADIA RETORNO DAS AULAS EM COLÉGIO MUNICIPAL
-OITO PROJETOS DE LEIS ABREM O ANO LEGISLATIVO DA CÂMARA
-DEPUTADO DIZ QUE OBRAS EM BRs SÃO PRIORIDADES DA UNIÃO
-IMPLANTAÇÃO DE NOVO ESF GARANTE REPASSE DE MAIS RECURSOS
-CENTRO DE IDOSOS RECEBE INVESTIMENTOS DE QUASE R$ 180 MIL
-EPAGRI ORIENTA ANTECIPAÇÃO DA COLETA DE AMOSTRAS DO SOLO
-ACUSADO DE MATAR JOVEM TEM JURI TRANSFERIDO PARA CHAPECÓ
-MOTORISTA COM SINAIS DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE É PRESO
O tempo na região Extremo-Oeste de Santa Catarina apresenta-se bom com sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
O terremoto que atingiu Turquia e Síria provocou mais de cinco mil mortes, de acordo com um balanço atualizado divulgado nesta terça-feira. As equipes de emergência prosseguem com os trabalhos de busca de sobreviventes nos escombros. Ao menos três mil 419 pessoas morreram na Turquia e mil 602 na Síria, o que eleva o total a cinco mil e 21, de acordo com as autoridades locais e fonte médicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o terremoto pode afetar 23 milhões de pessoas nas duas regiões, incluindo cinco milhões de pessoas vulneráveis.
A Turquia realizou um pedido oficial de ajuda emergencial para a Otan nesta segunda-feira. A reivindicação faz referência a equipes médicas e equipamentos para auxiliar os feridos e na busca dos desaparecidos após um terremoto devastar prédios e provocar destruição no país. Até o momento, mais de três mil e 700 pessoas morreram. A resposta está sendo coordenada pelo Centro Euro-Atlântico de Coordenação de Resposta a Desastres da Otan, sediado na sede da Organização em Bruxelas. Ontem, a China anunciou o envio de uma ajuda de seis milhões e 900 mil dólares, que incluirá equipes especializadas em resgates em áreas urbanas, equipamentos médicos e material de emergência. Até agora, 45 países ofereceram ajuda ao país.
Uma série de deslizamentos na região de Arequipa, sul do Peru, deixou ao menos 15 mortos, 20 feridos e dois desaparecidos nesta segunda-feira. Milhares de pessoas estão desabrigadas, segundo a Direção do Instituto Nacional de Defesa Civil de Arequipa. A preocupação é que o número de mortos aumente nas próximas horas. Os desmoronamentos de lama e pedras começaram no domingo, provocados por chuvas torrenciais. De acordo com o governo local, a atividade de mineração ocorre nas colinas que cercam as cidades atingidas, com trabalhadores escavando em túneis, o que aumenta a gravidade da situação.
O Senado estuda continuar com a permissão para que os parlamentares participem de sessões especiais, debates temáticos e audiências públicas por meio do sistema remoto. Uma minuta sobre o assunto está na pauta de uma reunião da comissão diretora da Casa nesta terça-feira. A intenção é regulamentar a participação remota dos senadores nas sessões e reuniões da Casa, assim como disciplinar a votação por meio do sistema online. O presidente da Casa, RODRIGO PACHECO, considera que alguns debates e audiências podem ser agilizados por meio do sistema remoto, ou seja, sem a obrigação da presença do senador no plenário da casa.
O presidente LULA pediu nesta segunda-feira que os pais vacinem os filhos e disse que o programa Bolsa Família voltará a exigir a vacinação de crianças para a manutenção do benefício. Ele fez a afirmação durante a inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, no Rio de Janeiro. O Bolsa Família deixou de exigir a vacinação de crianças de zero a seis anos quando foi reformulado pelo governo BOLSONARO em 2021 e passou a ser chamado de Auxílio Brasil. As demais condições para a manutenção do benefício, como a frequência escolar e o cumprimento do pré-natal pelas beneficiárias grávidas, também deixaram de ser observados.
A reforma tributária e a regra fiscal que vai substituir o teto de gastos devem ser temas discutidos em uma reunião entre o vice-presidente GERALDO ALCKMIN e a Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira. O grupo é composto por 214 deputados e senadores do Congresso Nacional e tem pressionado contra mudanças defendidas pela equipe econômica do governo de LULA. A expectativa é que ALCKMIN, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, apresente as linhas gerais da proposta de reforma tributária que está sendo construída pelo governo. Nesse sentido, os parlamentares devem cobrar do governo uma posição sobre temas como a desoneração da folha de pagamento e os incentivos para a retomada da reindustrialização do país.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou, na última semana, a ação direta de inconstitucionalidade contra a lei do homeschooling, a conhecida educação domiciliar, que foi aprovada na Alesc em 2021. O Ministério Público foi quem questionou a nova lei na Justiça. Inicialmente, a desembargadora MARIA DO ROCÍO LUZ SANTA RITTA já havia concedido uma liminar para suspender a permissão para que pais pudessem ensinar os filhos em casa no Estado. Desta vez, a decisão foi corroborada por todos os membros do Órgão Especial do TJ-SC, que declararam a lei inconstitucional por unanimidade. No entendimento do tribunal, a competência para a implantação legal do homeschooling é da União. Ou seja, a aprovação deve ocorrer no Congresso Nacional. Com isso, as alterações impostas pela lei aprovada na Assembleia não tem mais validade efetiva.
A Assembleia de Santa Catarina realiza nesta terça-feira a sessão especial para a leitura da Mensagem Anual do Governador. O ato está previsto para as três horas da tarde no Plenário Deputado Osni Régis. Durante a sessão, o governador JORGINHO MELLO vai utilizar a tribuna do Parlamento para expor a situação do Estado e solicitar as providências que julgar necessárias. Ele também deve relembrar sua passagem pela Alesc, onde foi deputado por quatro mandatos. O governador também vai destacar a importância do relacionamento harmônico entre os poderes visando ao desenvolvimento de Santa Catarina. A sessão especial desta tarde marca a abertura dos trabalhos legislativos no ano.
O plano para resolver a fila por operações eletivas em Santa Catarina foi anunciado pelo governo de Santa Catarina nesta segunda-feira. Segundo o Executivo estadual, são 105 mil pacientes aguardando por cirurgias. O estado vai investir 235 milhões de reais para tentar resolver o “enrosco”, expressão usada pelo governador JORGINHO MELLO. O valor inclui 135 milhões do Fundo Estadual de Saúde e Fundo de Hospitais Filantrópicos; 70 milhões do Fundo Nacional de Saúde e mais 30 milhões do fundo municipal. De acordo com a secretária de saúde, CARMEN ZANOTTO, o objetivo é dar início a um grande mutirão que será feito pela secretaria de Saúde junto com os municípios e os hospitais. O desafio, definiu ZANOTTO, é fazer 21 mil cirurgias por mês. Os procedimentos com maior fila de espera são os ortopédicos.
A cooperativa inova o Itaipu Rural Show a cada ano. É o que assegura o presidente, ARNO PANDOLFO. Ele explicou que é por isso que quando termina uma edição e se faz uma avaliação já começa a ser estudada a próxima. A direção já chegou a pensar em fazer a grande exposição a cada 2 anos, mas tem expositor que não aprova a ideia porque a tecnologia se renova com muita rapidez. Outro problema em fazer uma feira bienal desse porte é que poderia se perder o contato e muitos negócios entre expositores e seus clientes. Para o presidente da Cooperativa Regional Itaipu o sucesso da feira que vai acontecer do dia 15 a 18 é garantido porque pela primeira vez tem empresa na fila esperando que alguém desista para ocupar o lugar.
Neste ano, o Itaipu Rural Show vai ter muito mais motivos femininos. Conforme o presidente ARNO PANDOLFO, esse será um diferencial das feiras anteriores. O dirigente destacou que ano passado a empresa cresceu 26 por cento. Tudo é reflexo de um conjunto de fatores como a equipe de colaboradores que se empenha muito. O grupo de associados é excelente e as lideranças e o conselho ganham destaque, emenda o cooperativista. ARNO aguarda uma definição do governo federal para saber os rumos da economia. Na sua opinião, tudo ainda está muito indefinido. Contudo, PANDOLFO acredita num bom ano por causa do agronegócio.
O orçamento para realizar o Itaipu Rural Show não baixa de um milhão e meio de reais. Quem assegura é o tesoureiro do evento ALCIR JACOBY. Ele afirmou que é preciso muito planejamento para que tudo ocorra de forma autossustentável. A exposição precisa ter receita compatível com as despesas, e se não tiver esse controle adequado, se torna algo que não agrega nas finanças da empresa. Com o controle é possível investir na infraestrutura do parque para que o público em cada uma das edições tenha uma nova experiência. Tornar a exposição ainda mais reconhecida também é um dos objetivos de todos que organizam o Itaipu Show que já está na vigésima quarta edição.
Ao menos cinco agências bancárias estarão atendendo no Itaipu Show. A expectativa é para que durante a exposição que acontece do dia 15 até 18 em Pinhalzinho, grandes negócios com os agricultores sejam fechados. O tesoureiro do evento ALCIR JACOBY, comentou que essas instituições vão proporcionar crédito para as pessoas que queiram investir de forma ainda mais fácil, já que estarão participando desse evento. JACOBY destacou que a organização financeira junto ao banco é importante para que o agricultor tenha bons resultados com os financiamentos de curto e longo prazo nos investimentos feitos no complexo do Itaipu Show, um dos maiores eventos do agronegócio do sul do Brasil.
A Epagri em Princesa vai dar sequência aos trabalhos previamente definidos nos encontros de elaboração do plano de trabalho de 2023. A afirmação é do extensionista, LEANDRO HÜBNER. O atendimento local voltou a ser realizado entre final do mês de janeiro e começo de fevereiro deste ano. Segundo ele, uma das primeiras atividades depois das férias é a realização dos testes de qualidade da terra. O período para a coleta de amostras de solo deve começar dentro de alguns dias em Princesa. Depois da coleta, os frascos com as amostras serão encaminhadas pelo escritório a um laboratório de análise. Esta análise de solo é importante para garantir acesso a algumas políticas de custeio – mesmo que os programas sejam lançados apenas na metade do ano. Por outro lado, a antecipação da coleta de amostras possibilita o produtor trabalhar no melhoramento de qualidade do solo, caso seja necessário. A recuperação da terra pode acontecer entre o período de safra e safrinha, ou posterior a isso quando efetuar o manejo de solo para incorporação de calcário.
Os produtores rurais que aderiram ao programa Reconstrói SC no começo do ano passado devem estar atentos ao prazo de quitação da primeira parcela, em Princesa. O extensionista da Epagri LEANDRO HÜBNER, falou que as primeiras parcelas vencem entre este mês de fevereiro e junho deste ano. Os financiamentos realizados junto ao governo de Santa Catarina, sem intermédio de banco, foram realizados em até cinco parcelas com vencimento no ano seguinte. Portanto, os agricultores que possuem este compromisso com o Estado devem buscar a Epagri local para fazer a retirada do boleto e posterior quitação da primeira parcela. O extensionista lembrou que o programa Reconstrói SC foi idealizado pelo governo estadual para amenizar os prejuízos provocados pela estiagem nos dois anos anteriores. Com valores de até 10 mil reais para buscar, os produtores puderam custear insumos para suprir as necessidades primárias da propriedade.
Nos próximos dias, inicia em Palma Sola a reforma do Centro de Convivência dos Idosos. A obra prevê nos banheiros, construção de lavanderia, ampliação da churrasqueira, reforma do telhado e ampliação da estrutura existente. A informação é do secretário de Assistência Social, IVANOR DE MOURA. Essa obra de reforma e ampliação foi um pedido dos idosos que frequentam o clube. Foi captada uma emenda parlamentar 150 mil reais com contrapartida de 29 mil e 800 reais para viabilizar a obra. De acordo com ele, principalmente os banheiros antigos do Centro dos Idosos precisam de reforma, além da troca de piso, serão instalados mictórios. Outro investimento é em relação a acessibilidade, pois principalmente a cancha de bocha não é acessível aos cadeirantes. Também será realizada uma ampliação de 71 metros quadrados nos fundos do prédio. Quando é reunido os idosos da cidade e do interior – cerca de 550 idosos, o espaço acaba ficando pequeno. Também haverá o reboco das paredes e nova pintura.
Outros projetos que a secretaria de Assistência Social de Palma Sola planeja executar este ano são a reforma do Centro de Múltiplo Uso da Linha Brasil, construção de um Centro de Convivência de Idosos do Distrito Cerro Azul e a reforma na sede da assistência social. Segundo o secretário IVANOR DE MOURA, será realizado no final deste mês um projeto da reforma do Centro de Múltiplo Uso da Linha Brasil, com investimento acima de 100 mil reais. Há uma parede que divide o salão e ela será retirada, além de trabalhar na acessibilidade, reforma da cozinha, banheiros e fazer um paisagismo. Para construir o Centro de Idosos de Cerro Azul, o município adquiriu um terreno com mais de 700 metros quadrados, no valor de 55 mil. Atualmente, os 60 idosos desta comunidade se encontram em uma sala de aula do pré-escolar Pequeno Príncipe. Já na secretaria, os banheiros serão reformados, o coberto será trocado e também será construído um estacionamento com coberto. De acordo com IVANOR, o investimento também deve passar dos 100 mil reais.
O posto de saúde de Palma Sola aderiu neste ano a um quarto ESF. Em janeiro do ano passado a secretaria de Saúde enviou ao Ministério da Saúde um pedido para abertura do novo ESF. Com o pedido aceito, foi necessário pensar em como o município seria redividido. A informação é do secretário de Saúde, JULIANO ZANDONÁ. Até então, Palma Sola tinha apenas três ESFs, dividido em três regiões. Com a mudança, ocorreu uma reorganização nas áreas de atuação das agentes de Saúde e nas regiões atendidas por cada médico. Segundo ele, com o mapeamento finalizado, foi possível observar uma diferença grande no número de pessoas atendidas dentro de cada ESF e também no número de pessoas visitadas por cada agente de Saúde. Enquanto algumas atendiam mais de 600 pessoas, outras atendiam apenas 60. A partir disso, baseado nos cadastros feitos pelas agentes de Saúde, o secretário falou que foi levantado o número de pessoas que moram em cada rua de Palma Sola, para conseguir fazer uma divisão um pouco mais assertiva e não socioeconômica.
Com a divisão em quatro áreas de ESFs, as agentes de Saúde que trabalham na cidade de Palma Sola atendem uma média de 450 pessoas e as que trabalham no interior ficaram com uma média de 250 pessoas. Já os médicos, atendem cerca de mil e 400 pessoas. O secretário de Saúde JULIANO ZANDONÁ, falou que um dos médicos atendia a maioria das pessoas de áreas de vulnerabilidade e 300 pessoas a mais do que outros profissionais. O que gerava longas filas em certo departamento e no outro não tinha ninguém para consulta. Agora cada profissional terá um número mais igualitário de pessoas para consultar, podendo melhorar o atendimento. Ele ainda explicou que não foi necessário contratar novos profissionais, apenas remanejar os existentes. Assim foi possível aumentar o empenho de recursos, mesmo não sendo um valor exorbitante, mas suficiente para cobrir os gastos. O novo ESF já está em funcionamento e nos próximos dias os agentes de Saúde estarão cadastrando a população e corrigindo alguns erros de cadastro.
A secretaria de Indústria e Comércio de Guarujá do Sul abriu ontem o período de inscrição para os interessados em expor seus produtores eou serviços na segunda edição da Feceg. A previsão inicial é oferecer 80 estandes aos primeiros que se inscreverem no setor até o dia 28 deste mês. A feira de fato vai ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de Abril. Caso a procura de empreendimentos seja maior que a disponibilidade de vagas, será aberta lista de espera por ordem de inscrição, podendo ser admitido diante de eventual desistência. Será disponibilizado um estande por CNPJ e as vagas para todos os ambientes serão definidas por meio de sorteio. Também haverá espaço para praça de alimentação. Os estandes poderão ser montados com até dois dias de antecedência e contará com vigia para segurança dos equipamentos. As inscrições podem ser feitas junto à secretaria, na sede da prefeitura. O cumprimento desse prazo se faz necessário para garantir as contratações de equipamentos, materiais e serviços em tempo hábil e de acordo com o número de expositores.
Os compromissos na Assembleia de Santa Catarina já começaram e alguns deputados buscam criar um ambiente harmônico para possibilitar os trabalhos na vigésima legislatura. O deputado FABIANO DA LUZ, falou que o governador de Santa Catarina terá algumas dificuldades para trabalhar com os 11 deputados do PL que ocupam a maior bancada na Alesc. Um dos primeiros impasses enfrentados foi em relação à escolha de um nome para a presidência da Casa. Na visão do deputado, poucos parlamentares do partido de JORGINHO MELLO vão conseguir dialogar entre si para defender as ideias do governo. Em razão disso, o governador já busca contato com demais deputados para proporcionar uma “amizade” com diferentes siglas. O deputado lembrou que JORGINHO já sinalizado isso e que busca ainda uma aproximação com o governo Federal, visto que ambos necessitam do desempenho do outro. Uma das pautas importantes é em relação às rodovias federais. FABIANO afirmou que a BR-163 está entre os objetivos da União para concluir a obra.
Logo mais à tarde, a partir das três horas, o governador JORGINHO MELLO, estará na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para uma Sessão Especial de leitura da Mensagem Anual do Governador. A leitura acontece no Plenário Deputado Osni Regis. O deputado FABIANO DA LUZ, falou que JORGINHO usará a tribuna do Parlamento para expor a situação do Estado e expor sobre os planos de trabalhos. O governador também deve falar sobre sua passagem pela Alesc, onde foi deputado por quatro mandatos, e destacar a importância do relacionamento harmônico entre os poderes visando ao desenvolvimento de Santa Catarina. Segundo o parlamentar, também haverá a escolha dos integrantes participantes das comissões que vão avaliar os projetos de leis do Estado. Questionado sobre sua participação futura na mesa diretora, FABIANO falou ser uma ação a ser construído ao longo prazo.
Foram realizadas na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a primeira Sessão Ordinária e também a primeira Extraordinária do mês de fevereiro. A Sessão Ordinária contou com apreciação de oito novos projetos de lei e dois projetos de lei complementar. O vereador GUILHERME FERRARI, apresentou o projeto de lei que torna o Pix uma alternativa para facilitar o adimplemento dos tributos. O projeto de lei complementar foi pelo vereador FERNANDO WILL, e visa alterar um artigo para possibilitar o parcelamento do Imposto sobre a Transmissão Inter-Vivos de Bens Imóveis – ITBI. Logo após o fim da sessão ordinária, foi realizado um encontro extra para aprovação em segunda votação dos projetos apresentados em regime de urgência. Um deles trata sobre a transferência de recursos financeiros na forma de repasses mensais para a delegacia de Polícia. E outro é sobre o transporte dos atletas e comissão técnica do Ypiranga, visando participação no Taça D´Lamb 2023.
A secretaria de Educação de Anchieta adiou o retorno às aulas na creche Proinfância, da rede municipal de ensino. Conforme a secretária de Educação SELMA GIONGO, o adiamento se deu em virtude da empreiteira contratada para serviços de manutenção, na fossa séptica, não ter concluído o serviço em tempo hábil para início do ano letivo devido ao atraso por parte dos fornecedores de materiais. Além disso, durante a manutenção da fossa séptica, acabou se rompendo o encanamento de gás o que gerou mais transtornos. Diante desse cenário não há condições de retorno, pois é prezado pela segurança dos alunos. O retorno das aulas acontecerá na segunda-feira, dia 13 de Fevereiro.
A nutricionista da secretaria de Educação de São José o Cedro está elaborando o cardápio da merenda escolar para o ano letivo. Segundo a nutricionista ZELMA LIMA, o repasse do cardápio acontece de forma mensal e a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações, respeitando eventuais intolerâncias e levando em conta o tempo em que elas estão no educandário. O cardápio contém diversos tipos de proteínas animais, frutas, hortaliças, legumes e produtos lácteos. Boa parte desses alimentos é oriunda da agricultura familiar. Atualmente, o valor repassado pela União a Estados e Municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino: creches um real com sete centavos; pré-escola 53 centavos e fundamental 36 centavos. O município complementa com a contrapartida garantindo a alimentação dos alunos. A nutricionista ainda falou que no ano passado foram aplicados 588 mil e 998 reais em merenda escolar. Desse valor, cerca de 374 mil são de recursos próprios e o restante é oriundo do Pnae.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste em rondas pela Rua Sete de Setembro, no Centro de São Miguel do Oeste, visualizou um veículo transitando com o alerta ligado e o condutor buzinando frequentemente. Foi então realizada a abordagem do veículo e constatada que o condutor estava com odor etílico, fala arrastada e com dificuldades de se manter em pé. Os policiais ofertaram o teste do etilômetro ao condutor o qual realizou, tendo resultado em zero vírgula 69 miligramas por litro de álcool por litro no sangue. Diante do fato, o homem foi algemado, sendo conduzido e entregue na delegacia de Polícia de São Miguel onde foi preso por embriaguez ao volante. O veículo estava sem restrições e foi liberado para um condutor habilitado.
A Justiça aceitou o recurso apresentado pela defesa de LUCAS RODRIGUES, autor confesso pela morte de MAURICEIA ESTRAICH, 22 anos, encontrada carbonizada em um incêndio ocorrido em Descanso no dia 28 de Março 2021, para transferir o júri popular para a cidade de Chapecó. De acordo com os advogados do autor confesso, a defesa ingressou com o pedido de transferência ainda no ano passado e o desembargador LUIZ SCHWEITZER entendeu que, como o episódio foi amplamente noticiado na imprensa local, tendo ocorrido uma manifestação no Município, em que os participantes clamavam por justiça pela morte da jovem, houve comoção geral, circunstância que põe em dúvida a necessária imparcialidade dos jurados e segurança pessoal de LUCAS RODRIGUES. Portanto, o júri dele está marcado para ocorrer no dia 3 de Março deste ano em Chapecó. A sessão de julgamento iniciará oito e meia da manhã e a expectativa é que a sentença seja proferida ainda no mesmo dia.
O pai de MAURICEIA, Dom ERMINDO ESTRAICH, ingressou com recursos contra a troca da comarca. Segundo ele, foi ingresso com outros recursos pedindo justamente que o caso voltasse a ocorrer em Descanso, onde foram os fatos, mas até o momento não obteve êxito. Sua filha, MAURICÉIA de 22 anos foi encontrada morta dentro da residência em que morava com o companheiro, irmão de LUCAS RODRIGUES, autor confesso do crime. O fogo, que teria sido provocado por LUCAS, se alastrou rapidamente na parte de madeira da casa, consumindo-a. No dia do sinistro, o marido da vítima estava na casa de seu pai. LUCAS foi ouvido pela Polícia Civil de Descanso no mesmo dia dos fatos, quando foi preso preventivamente após dar informações desencontradas. Durante as investigações, LUCAS confessou que deu um golpe “mata-leão” em sua cunhada e, após deixar a vítima desacordada, ateou fogo na residência. LUCAS RODRIGUES continua preso no presídio regional de São Miguel do Oeste aguardando o julgamento.