-PAGAMENTO IRREGULAR DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE CHEGAR A 808 MILHÕES
-DIRETORES DE ESCOLAS TERÃO QUE EMITIR RELATÓRIOS DIÁRIOS SOBRE CASOS DE COVID
-REFORMA DA CASA DO AGRICULTOR DEVE CUSTAR CERCA DE 820 MIL REAIS
-SINDICATOS SOLICITAM CRÉDITO EMERGENCIAL DE 40 MIL REAIS PARA AGRICULTORES
-PREFEITURA LANÇA PROCESSO LICITATÓRIO PARA AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS
-ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RETOMAM ÀS AULAS 100 POR CENTO PRESENCIAIS
-CHUVAS AMENIZAM, MAS NÃO SOLUCIONAM O DÉFICIT DE ÁGUA
-CÂMARA DE VEREADORES REALIZA PRIMEIRA SESSÃO HOJE À NOITE
-HOMEM MORRE EM COLISÃO ENTRE MOTO E CARRETA NA BR-163
-JOVEM DA REGIÃO MORRE AFOGADO EM RIO NO INTERIOR
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente francês EMMANUEL MACRON se reúne nesta segunda-feira com o presidente russo VLADIMIR PUTIN. Já o chanceler OLAF SCHOLZ terá um encontro em Washington com o presidente americano JOE BIDEN. O objetivos é tentar reduzir a tensão na crise da Ucrânia. Também nesta segunda-feira, os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, República Tcheca, Eslováquia e Áustria viajarão a Kiev, que no domingo tentou minimizar as previsões americanas de que Moscou intensifica a preparação para uma invasão em grande escala na Ucrânia.
A esquerdista XIOMARA CASTRO, nova presidente de Honduras, que chegou ao poder com a promessa de combater a corrupção, promulgou neste sábado uma lei que exime de diversos crimes funcionários do governo de seu marido, MANUEL ZELAYA, deposto do cargo em um golpe de Estado em 2009. O ex-presidente foi derrubado por uma aliança cívico-militar que questionou a sua aproximação do chavismo da Venezuela. A lei que anistia funcionários do governo do ex-presidente é uma decisão rejeitada pelo recém-nomeado ministro assessor em matéria de Transparência.
O primeiro-ministro do Peru, HÉCTOR VALER, entregou sua renúncia ao presidente PEDRO CASTILLO, apenas três dias após uma renovação da equipe de governo. VALER, um parlamentar conservador, deixou o cargo em meio a uma onda de críticas sobre as alegações de que ele espancou sua filha e sua falecida esposa, segundo relatórios policiais divulgados por vários meios de comunicação locais, algo que ele negou. O presidente CASTILLO, em uma mensagem à nação na sexta-feira, anunciou a recomposição de seu terceiro gabinete pouco mais de seis meses após assumir mandato, mas não mencionou quando seriam divulgados os nomes dos novos ministros.
O juiz Marcus VINÍCIUS REIS BASTOS, da décima segunda Vara Federal do Distrito Federal, rejeitou uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente MICHEL TEMER, o ex-ministro MOREIRA FRANCO e outras seis pessoas, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão é desta sexta-feira e cabe recurso. O caso envolvia as supostas irregularidades investigadas no âmbito da operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato no Rio. Segundo o juiz, a denúncia, "a pretexto de contextualizar os fatos divaga a respeito de condutas que são objeto de outros processos-crimes".
Apenas 18 vírgula oito por cento das crianças de 5 a 11 anos no Brasil receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 até o momento. São pouco mais de tres milhões e 700 mil imunizados até esta segunda de um total de cerca de 20 milhões de crianças nessa faixa etária. Proporcionalmente, os estados que menos vacinaram as crianças até agora são Paraíba com um virgula oito por cento, Pará com um vírgula nove por cento e Mato Grosso com dois por cento. Do outro lado, os estados que mais vacinaram essa faixa etária até o momento são São Paulo com 48 por cento, Distrito Federal com 30 por cento e Rio Grande do Norte com 22 vírgula seis por cento.
A Controladoria-Geral da União encontrou indícios de que o pagamento irregular do Auxílio Emergencial de 300 reais, que vigorou por quatro meses em 2020, pode ter chegado a 808 milhões de reais. Ao mesmo tempo, a CGU identificou famílias que não receberam todas as parcelas a que tinham direito. Em relatório do final do ano passado, o órgão avaliou que um milhão e 800 mil pessoas podem ter recebido as parcelas indevidamente. O número equivale a três vírgula dois por cento do total de 56 milhões e 800 mil beneficiários. O relatório também aponta que 44 milhões relativos a benefícios irregulares foram devolvidos à União.
Nesta segunda-feira, as escolas estaduais de Santa Catarina retomaram as atividades cem por cento presenciais. A expectativa é de que cerca de 500 mil estudantes retornem às unidades espalhadas pelos municípios catarinenses. Segundo as regras definidas pelo estado, os alunos retornam sem a necessidade de distanciamento social e não há exigência de vacinação dos alunos para frequentar as aulas. Além disso, aqueles que tiverem razões médicas para não voltarem presencialmente terão que comprovar com um laudo médico. Também hoje, diversas cidades retomam as aulas nas redes municipais de ensino.
Os diretores das escolas da rede estadual de ensino em Santa Catarina serão os responsáveis pelo monitoramento de casos suspeitos e ativos de Covid-19 entre alunos, professores e demais funcionários de cada unidade. Segundo o secretário de Estado da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, todos os dias, no fim da tarde, os gestores das escolas terão de preencher um formulário integrado ao sistema da Secretaria de Educação. Nesse documento serão colocadas informações atualizadas sobre o coronavírus em cada escola. O secretário disse ainda que, em casos de surto de Covid, a Vigilância Epidemiológica será acionada tanto em escolas da rede pública quanto em unidades da rede privada no Estado.
O Governo do Estado de Santa Catarina encaminhou nesta semana à Assembleia Legislativa a Medida Provisória, que altera a legislação que trata da cobrança do ICMS. A norma foi editada pelo Executivo na última segunda-feira. Conforme a exposição de motivos da matéria, assinada pelo secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o principal objetivo da MP é adaptar a legislação estadual às mudanças previstas na Lei Complementar Federal que regulamentou a cobrança do ICMS nas operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto. Na justificativa, o secretário escreve que as alterações previstas na MP “não representam instituição ou aumento de tributo.”.
A prefeitura do município de Palma Sola, por meio da secretaria de Assistência Social, vai realizar a entrega de 45 novas matrículas às famílias do Distrito de Novo Cerro Azul. O ato oficial está marcado para ocorrer na próxima quinta-feira. A informação é do secretário IVANOR DE MOURA. Segundo ele, a entrega está marcada para ocorrer a partir das 19 horas e 30 minutos no clube da comunidade. O secretário destacou que foram meses de trabalhos para possibilitar a regularização dos terrenos interioranos de Palma Sola. Os moradores da Linha Brasil devem ser os próximos contemplados. Ao todo serão mais de 50 famílias beneficiadas. Ele citou ainda a futura entrega das matrículas do Bairro São Vicente, próximo a divisa com São José do Cedro. MOURA lembrou também que recentemente foi realizada a entrega das matrículas das famílias do Palmares dois. Nas próximas semanas, o Palmares três deve ser contemplada com as regularizações. A estimativa da secretaria, segundo ele, é chegar a 300 matrículas até o final deste ano.
A prefeitura de São José do Cedro, por meio do setor de Urbanismo, realiza o planejamento de trabalhos para serem executados neste ano. Conforme o diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS, a administração autorizou o setor comprar um quantitativo maior de tintas para pinturas de faixas no perímetro urbano. A ideia é seguir com os trabalhos durante os meses do ano, visando a organização e segurança no trânsito. Ele comentou ainda que será feito a aquisição de tachões para serem implantados em algumas ruas visando a diminuição da velocidade dos veículos. O diretor lembrou que este material já foi colocado na rua próximo ao hospital no sentido Bairro Luís ao Centro. VARGAS destacou também que a administração está avaliando a reforma e substituição dos brinquedos do parque infantil ao lado do ginásio Lauté Weber. O diretor lembrou da execução da quadra sintética que também fica próximo ao ginásio municipal.
As chuvas registradas nas últimas semanas em São José do Cedro amenizam, mas não soluciona efetivamente os prejuízos deixados pela estiagem. Conforme o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, levantamentos pluviométricos serão realizados nesta semana para saber se o volume de água dos rios voltou ao normal no município. Ele disse que o Rio das Flores, responsável por abastecer os reservatórios do Semae, não voltou ao nível normal com os registros de chuvas anteriores, mas espera que isso seja resolvido nas previsões próximas. Atualmente o abastecimento da cidade não foi interferido por causa da falta de água. Recentemente foi registrada a falta de fornecimento no Loteamento São Domingos que foi causado por um problema na rede elétrica da bomba, o que provocou o abastecimento. Mas apesar disso, o Semae continua atendendo os moradores da cidade sem nenhuma interferência. E, segundo ele, não há margem para racionamento de água.
Nas comunidades interioranas de São José do Cedro o problema com a falta de água persiste e a secretaria de Obras, juntamente com a Agricultura, continuam atendendo os moradores. Segundo o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, o transporte de água acontece tanto para consumo humano quanto para consumo animal. No interior, a prefeitura tem enfrentado problema por causa dos poços artesianos que acabaram secando devido ao baixo volume de água. O que demandou de uma frota de caminhões maior para o transporte de água. Já na cidade, a ideia é voltar com investimento em perfuração de poços, assim como no interior.
Os sindicatos da agricultura familiar estão solicitando ao governo de Santa Catarina mais 150 milhões de reais para amenizar as perdas causadas pela falta de chuva regular. A informação é do presidente do Sintraf de Guaraciaba MOISÉS LUDWIG. Recentemente o governo estadual liberou 150 milhões para o setor, mas segundo ele o montante é insuficiente frente à estiagem na região. O pedido também envolve recursos para reforçar o programa Reconstrói SC, que pode ser acessado para realizar a recomposição de pastagens, aquisição de sementes e alimentação animal. Além de oferecer condições de pagamento facilitadas e um desconto de 50 por cento no valor financiado. O segundo pedido é para que o governo ofereça condições de refinanciamento de dívidas antigas dos agricultores. Além de conceder até 95% de desconto para os trabalhadores rurais que pagarem as dívidas. O presidente destacou ainda que o setor enfrenta prejuízos com os aumentos de custo de produção e para agravar o cenário as propriedades estão tendo impactos negativos devido a seca.
Crédito emergencial para as famílias agricultura também está pautado nos pedidos feitos pelos sindicatos da região. O presidente do Sintraf de Guaraciaba MOISÉS LUDWIG, disse que é solicitado um crédito de 40 mil reais por família. Ele explicou que este valor poderia ser utilizado no replantio de lavouras ou conforme a necessidade de cada família. O trabalhador rural beneficiado com o montante teria cinco anos para iniciar o pagamento e prazo de dez anos para pagamento. Para o presidente, este montante atenderia às reais necessidades dos agricultores neste período de prejuízos provocados pela estiagem.
Trabalhos de confecção de silagem no município de Palma Sola estão 95 por cento realizados e se encaminha para a finalização dos serviços nas propriedades. Conforme o secretário de Agricultura CLAUDINEI SCHEIN, houve antecipação na plantação e colheita do milho silagem devido ao período enfrentado. Com isso, os trabalhos acabaram acumulando na pasta e foi necessário terceirizar máquinas para atender a demanda, como também utilizar as cinco patrulhas agrícolas de cada microrregião. Apesar disso, na avaliação do secretário foi possível fazer a colheita do milho dentro do período aguardado pelos agricultores. Porém, esta safra registrou queda na qualidade e quantidade do milho. SCHEIN comentou também que no próximo dia 16 a secretaria de Agricultura vai realizar o lançamento do processo de licitação para aquisição de dois distribuidores de calcário. Ele disse ainda que será feita a compra de duas novas retroescavadeiras para utilizar no combate a estiagem na abertura de fontes e bebedouros, como também na limpeza de silos.
Hoje pela manhã ocorreu a volta às aulas 100 por cento presenciais na rede municipal e estadual de ensino. Na rede municipal de São José do Cedro são mais de mil e 500 alunos retornando as escolas. Conforme a diretora do colégio São José ROSIMAR ANGELI, a volta ocorreu dentro do esperou na parte da manhã. Todos os estudantes foram recepcionados na entrada e dirigidos a sala de aula pertencente. Para a primeira pronúncia da direção, ela disse que foi utilizado o sistema de som disponível em cada espaço. Desta maneira, evitando aglomeração de alunos no espaço dividido com os alunos. Na escola São José são mais de 400 alunos que voltam às aulas. ROSIMAR comentou ainda que foram entregues kits de materiais para estudo durante o ano letivo. A diretora destacou que a partir deste mês, os profissionais de educação terão vários obstáculos no aprendizado dos alunos devido aos dois últimos anos de pandemia que limitou na totalidade ou parcialidade a presença dos estudantes nas escolas.
A volta às aulas neste ano também favoreceu positivamente o comércio com linha de materiais escolares em São José do Cedro. Na loja do empresário ACARAÍ ASSMANN, foi registrado um aumento de 60 por cento nas vendas se comparado a anos anteriores. Isso também se deve, segundo o empresário, à segurança da retomada ao presencial. Ele comentou que muitas famílias se programaram para realizar as compras dos itens escolar. Além de oferecer horários flexíveis para atender o maior público possível. ASSMANNN lembrou que no ano passado a pandemia atrapalhou significativamente o comércio devido ao tipo de estudo feito pelas unidades. Em seu comércio, ele destacou que foi trabalhado com várias linhas de materiais escolares, desde os mais acessíveis até os mais valorizados. Nesta segunda-feira, alguns pais ainda foram ao comércio fazer a aquisição dos materiais depois da entrega da lista de itens necessários. ACARAÍ disse ainda que muitas famílias estão investindo em materiais mais caros devido a volta do presencial.
A Câmara de Vereadores de São José do Cedro retoma na noite desta segunda-feira as sessões ordinárias de 2022. Durante o mês de janeiro, nenhuma sessão extraordinária foi necessária. O comentário é do vereador JULIO RUBIN. Na última semana, o executivo encaminhou para o legislativo para apreciação dos vereadores nove projetos de lei. Devido a isso, a prefeitura solicitou ao presidente da Casa a realização das sessões extraordinárias para aprovação dos mesmos. Mas com a retomada dos trabalhos de forma geral, a Câmara terá como um dos maiores desafios a análise do Plano Diretor, que está engavetado a cerca de nove anos. Para o vereador, é de extrema importância o legislativo voltar a debater este planejamento tendo em vista a relevância econômica gerada com os o novo Plano, além de atualizar as normas que atualmente não se encaixam mais. A prefeitura encaminhou durante o ano passado a aprovação de projetos que previam a regularização, sendo que, se houvesse o Plano Diretor atualizado isso não seria necessário.
Ambos os poderes também precisam buscar embasamento de como elaborar o novo Plano Diretor em municípios em que o mesmo já está implantado e gerando impactos positivos. O vereador JULIO RUBIN, comentou que isso não está descartado e o que for bom para São José do Cedro deve ser envolvido no debate. Para ele, é necessário adequar àquilo que não cabe mais ao município do tamanho territorial de Cedro. JULIO disse também que está otimista com o crescimento econômico do município, mas alertou que é necessário estar com os pés no chão.
O município de São José do Cedro estava aguardando o recebimento de um caminhão seis por quatro referente a emenda de equipamentos e maquinários agrícolas, repassado ao município através do deputado Federal RICARDO GUIDI. Segundo a assessoria de Comunicação da prefeitura, o município recebeu um ofício do gabinete da deputada Federal pelo PP e presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, ÂNGELA AMIN, constatando que São José do Cedro não receberá mais o veículo. O pedido de retirada do veículo foi solicitado pelo deputado Federal, RICARDO GUIDI. Sem parecer, a administração lamentou o ocorrido, pois foi enviado todos os documentos e seguidos os trâmites legais para que veículo fosse repassado ao município, sendo de grande valia para os trabalhos.
O Partido Progressistas de São José do Cedro se manifestou contrário à nota divulgada pela prefeitura por meio da assessoria. Conforme o presidente do PP FERNANDO WILL, em contato com a assessoria da deputada ÂNGELA AMIN, negou que o Progressistas tenha emitido uma nota. O presidente destacou que isso causou estranheza para a deputada. Ambas as assessorias, seja do Estado e da União, negaram que a nota saiu do gabinete da deputada do PP. WILL afirmou que a ÂNGELA AMIN entrou em contato para relatar o caso e afirmou que seria antiético a deputada se manifestar a destinação do seu colega de bancada RICARDO GUIDI. FERNANDO afirmou ainda que o partido está cobrando esclarecimentos da prefeitura, além de solicitar a possível nota encaminhada pela deputada. WILL não descartou o pedido de retratação por parte da prefeitura caso o nome da deputada fosse usado indevidamente. O presidente disse ainda que esteve em contato com pessoas internadas do centro administrativo.
Na manhã desta segunda-feira, no gabinete do prefeito de São José do Cedro, foi realizada a entrega do projeto de reforma da antiga sede dos bombeiros. Este espaço vai comportar vários órgãos voltados à agricultura depois de concluídos os serviços, e entre eles a Casa do Agricultor. Conforme o vice-prefeito ELMAR HENTZ, também secretário de Agricultura, disse que esta entrega mostra o início de uma de outras obras aguardadas pela administração e trabalhadores rurais. Conforme ele, este espaço vai possibilitar aos agricultores solucionarem os impasses sem necessitar se deslocar por diversos pontos da cidade em busca do iCasa, Epagri e secretaria de Agricultura. A prefeitura tem previsão de economizar mais de 15 mil reais por mês na sede própria. O secretário disse ainda que o local vai contar com uma jardinagem, como também acessibilidade a todos os moradores. HENTZ destacou que a Casa do Agricultor vai contar com sala de reuniões e feira livre, dentre outros.
A estimativa de investimento na reforma da futura Casa do Agricultor gira em torno de 820 mil reais, o que poderá diminuir com o processo licitatório onde a empresa, responsável pela adequação, será definida. Conforme o vice-prefeito ELMAR HENTZ, os valores são de recursos próprios provenientes do pagamento das taxas de IPTU 2021. Não há uma data firmada para início efetivo das obras, mas a prefeitura realiza agora a elaboração do processo de licitação. Ao todo são mais de 500 metros quadrados de área construída que vai necessitar ser amplamente reformada e adequada conforme as leis vigentes, inclusive de acessibilidade a pessoas com limitações. Ele lembrou ainda que a construção de uma nova estrutura no mesmo local não seria possível devido às normas ambientais, por isso será realizada a adequação.
Motociclista de trilha sofre cortes no pescoço e braços em arame farpado. O acidente foi registrado em São Miguel do Oeste, no último sábado, onde um motociclista de trilha sofreu cortes no pescoço e braços ao se chocar contra uma cerca de arame farpado na Rua José Bernardi, Bairro Progresso em São Miguel. De acordo com a PM, um jovem que passava pelo local viu o motociclista enroscado no arame, e acionou o Corpo de Bombeiros e a polícia. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. A PM realizou os levantamentos e autuações necessárias. A motocicleta foi apreendida ao pátio conveniado.
Jovem morador de São Miguel do Oeste morre afogado na região. Ele foi identificado como JHESS PELISSARI, 25 anos, morreu afogado na tarde de ontem, por volta das 16 horas e 15 minutos, no interior de Bom Jesus. Conforme o Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, a guarnição constatou que a vítima já havia sido retirada da água por populares. A vítima encontrava-se em parada cardiorrespiratória. Os bombeiros iniciaram de imediato as manobras de reanimação, porém sem sucesso. A aeronave da Polícia Civil e a Polícia Cientifica foram acionados para atender a ocorrência. JEHSS é natural de Belmonte, mas residia atualmente em São Miguel do Oeste.
Homem morre ao colidir moto contra carreta na BR-163, em Guarujá do Sul. O motociclista identificado como LEOMAR ENGRAFF, de 26 anos, de São José do Cedro, morreu em um acidente de trânsito tipo colisão traseira contra uma carreta, na BR-163, próximo ao parque industrial dois de Guarujá do Sul. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das 22 horas e cinco minutos de ontem para atender um acidente envolvendo uma moto e uma carreta. Segundo os socorristas, o motociclista foi encontrado sem vida no local do acidente. Foi feito o isolamento do local e acionada a PRF, Polícia Civil e IGP.