ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 07/01/23

-LULA DIZ QUE VAI DEMITIR QUEM SE ENVOLVER EM ATOS ILÍCITOS

-PROJETO VISA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DO SETOR LEITEIRO

-JANEIRO BRANCO ALERTA PARA CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

-BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM PASSAR POR PENTE-FINO

-SETOR DE OBRAS CEDE MAQUINÁRIOS PARA CONFECÇÃO DE SILAGEM

-URBANISMO ELABORA CRONOGRAMA DE TRABALHOS PARA O ANO

-CNH VOLTA A TER 30 DIAS PARA RENOVAÇÃO A PARTIR DESTE MÊS

-CIDASC LANÇA EDITAL PARA 54 VAGAS COM SALÁRIO DE ATÉ R$ 7 MIL

-ASSALTANTE RENDE MOTORISTA DE APLICATIVO E ROUBA CARRO

-MOTOCICLISTA É PRESO POR FAZER MANOBRAS PERIGOSAS

O tempo no Extremo-Oeste é de sol. A previsão é de condições de sol entre nuvens, mas sem possibilidade de chuva. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a primeira semana de 2023 cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Violentos protestos ocorreram no estado de Sinaloa, no México, após a prisão de OVIDIO GUZMÁN LÓPEZ, um filho do narcotraficante JOAQUÍN GUZMÁN, popularmente conhecido por, "EL CHAPO". O líder do Cartel de Sinaloa foi detido quatro dias antes da chegada do presidente americano, JOE BIDEN, ao México, para a Cúpula de Líderes da América do Norte. Reduto do poderoso cartel de drogas, a cidade de Culiacán, no norte do México, foi o epicentro dos confrontos. O governo de Sinaloa afirmou que pelo menos 29 pessoas morreram, incluindo 10 militares e 19 de supostos integrantes dos grupos criminosos que promoveram os distúrbios violentos.

A Rússia afirmou ter iniciado na manhã de ontem o cessar-fogo de 36 horas na Ucrânia anunciado na última quinta-feira. A medida ocorreu devido ao Natal ortodoxo, celebrado entre seis e sete de janeiro por conta do calendário próprio dessa igreja. A trégua é a primeira desde o início da guerra na Ucrânia, há quase um ano. Dessa forma, o cessar-fogo começou às seis e meia da manhã de ontem e deve seguir até às seis horas da tarde de hoje. A trégua é unilateral, ou seja, apenas do lado russo, já que a Ucrânia não acatou o pedido do Kremlin.

Após quatro dias de impasse e na décima quinta rodada, a Câmara dos Estados Unidos elegeu na madrugada de hoje o republicano KEVIN MCCARTHY para presidir o legislativo do país. Ele recebeu 216 e conseguiu a vitória após fazer várias concessões. A Câmara chegou a tentar uma moção para adiar a votação para a próxima segunda-feira, mas não conseguiu, dando início à nova sessão ainda na madrugada. Apoiado pelo ex-presidente do país, DONALD TRUMP, MCCARTHY representa o vigésimo terceiro distrito da Califórnia na Câmara dos Representantes.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD disse nesta sexta-feira que o salário mínimo vai ser pago normalmente. Ele, no entanto, não informou quando o governo pretende editar a medida provisória que fixará o valor em mil, 320 reais que consta no Orçamento Geral da União de 2023. Atualmente, o salário mínimo para este ano está em mil, 302 reais, conforme medida provisória editada em meados de dezembro pelo governo anterior. Esse valor considera apenas a reposição pela inflação, sem ganhos reais para o trabalhador. A publicação de uma nova medida provisória depende de uma avaliação do ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, sobre a suficiência de recursos para bancar o salário mínimo de mil, 320 reais neste ano.

A fala do ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, ocorreu após informações de que a forte liberação de benefícios do INSS no segundo semestre do ano passado pode comprometer a capacidade de o governo bancar o salário mínimo acima da inflação neste ano. O pronunciamento do Ministério do Trabalho e Emprego originalmente estava previsto para ontem, mas foi adiado para a próxima segunda-feira. Apesar de a emenda constitucional da Transição ter assegurado seis vírgula oito milhões de reais para bancar o salário mínimo de mil, 320 reais, a forte liberação de aposentadorias e pensões do INSS nos últimos meses do ano passado pode resultar em um impacto fiscal maior que o previsto. Nesse caso, o governo terá de remanejar dinheiro de todos os ministérios para bancar esse valor.

Na primeira reunião ministerial, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA afirmou nesta sexta-feira que qualquer ministro que se envolver em atos ilícitos será demitido do governo e terá que se pôr à disposição das investigações judiciais. O encontro ministerial ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação de todos os 37 ministros. Entre os objetivos da reunião estava o alinhamento entre os titulares de pastas. Ela também serviu para LULA dar o recado que, para anunciar qualquer medida, é preciso o aval do presidente da República. LULA pediu ainda que os ministros tenham uma relação harmoniosa com o Congresso Nacional.

Florianópolis passou no início da noite desta sexta-feira a ter confirmada uma epidemia de diarreia. Até o momento, já são 587 casos identificados. O novo status do quadro clínico que tem acometido moradores e turistas neste começo de verão foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em geral leves, os casos também têm sido acompanhados de dores abdominais e vômitos. A maioria deles tem sido confirmados na UPA Norte, no bairro Vargem Grande, que já acolheu 487 pacientes. Na última terça-feira ainda, a Vigilância Epidemiológica já havia alertado sobre o aumento vertiginoso do número de casos e disse que o fenômeno é comum nas estações de calor, com crescimento da população na Capital.

A primeira semana de 2023 começou com aumento expressivo da gasolina em Santa Catarina. O valor do litro chegou a mais de seis reais em alguns postos e motivou até mesmo reações do Procon. O reajuste e a confusão ocorreram após o vaivém da medida de congelamento dos impostos federais. Mesmo após a desoneração dos combustíveis, assinada pelo presidente LULA no dia primeiro, o preço não voltará aos patamares de antes no Estado. Isso ocorre pois mesmo com a isenção dos tributos federais, os preços dos combustíveis sofreu outros reajustes nos postos de Santa Catarina. Um deles é a mudança da base de cálculo ICMS, além de outros reajustes que refletiram no preço final dos combustíveis, como por exemplo, o aumento do álcool anidro e do biodiesel em dezembro do ano passado.

Santa Catarina pretende criar formas para fortalecer a cadeia produtiva e incentivar a exportação de leite. A estratégia prevê melhorias em logística, redução dos custos de produção e qualificação de produtores. O plano foi apresentado ao secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, VALDIR COLATTO, nesta semana. Ele disse que o governo dará todo o apoio necessário à cadeia produtiva do leite, envolvendo indústria e produtores para retirar entraves que impedem o setor de crescer. COLATTO afirmou ainda que o governo vai buscar juntamente com o Rio Grande do Sul e o Paraná, colocar o leite na pauta de exportações do Sul do país.

As vendas realizadas em dezembro pelos supermercados de São José do Cedro foram boas e superaram as expectativas do ramo. A gerente JULCINEIA VARNIER, relatou que as vendas dos produtos para ceia de natal e final de ano foram boas para o ramo. Foi notada ainda a busca por produtos para comemoração entre famílias, ficando de fora a bebida alcoólica em parte dos moradores. Muitos acabaram migrando para o espumante. Também foi notado que os consumidores buscaram hortifruti para passar a ceia em família. Embora não estabeleça uma porcentagem de crescimento, ela garantiu que dezembro atendeu e até mesmo superou as expectativas.

Está aberto o período para o alistamento militar de jovens que completam 18 anos de idade em 2023 em Anchieta O alistamento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, localizada na Prefeitura de Anchieta ou pela internet no endereço eletrônico; www.alistamento.eb.mil.br. Para realizar o alistamento na Junta de Serviço Militar, o jovem deve dirigir-se pessoalmente até o local, com os seguintes documentos: Documento Oficial com Fotografia – RG, Carteira de Trabalho ou Profissional, passaporte, carteira de identificação funcional. Cadastro de Pessoa Física – CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Prova de naturalização no caso de brasileiro naturalizado ou por opção. O prazo encerra em 30 de junho.

O Corpo de Bombeiros de Anchieta desenvolveu diversos cursos para a comunidade durante o ano passado. A guarnição, sob o comando de JAIR VEIGA, disponibilizou para a população, dois cursos básicos de emergência. O comandante explicou que essa formação é um requisito para o curso de bombeiro comunitário. Uma turma de CBC foi formada. O comandante destacou que trabalhou em parceria entre a secretaria de Educação de Romelândia, onde 32 alunos de 14 a17 anos, formaram a banda da fanfarra, que conduziu o desfile das guarnições de Anchieta e Romelândia. Em 2022, o prefeito JUAREZ FURTADO, assinou um convênio para destinar um repasse de 25 mil reais à guarnição de Anchieta para viabilizar a compra de uma nova viatura. Também é elaborado um novo programa que tem como objetivo diminuir o tempo de espera às vistorias e alvarás sanitários. Para esse ano, a ideia é melhorar os equipamentos da guarnição.

A Cidasc segue realizando os trabalhos nos postos de fiscalização espalhados por Santa Catarina. Bem como o atendimento no campo. A informação é do presidente JUNIOR KUNZ. Os serviços no setor público retornaram gradativamente ao normal depois do período de final de ano. Ainda neste mês alguns servidores da empresa estão de férias e retornam nas próximas semanas. Em razão disso, boa parte do atendimento administrativo está mais lento neste começo de ano. A troca de governo estadual também exige que a Cidasc alinhe os trabalhos conforme as diretrizes da equipe. Desde quando assumiu o cargo, o presidente destacou que trabalhou em prol da capacitação dos servidores da empresa. KUNZ falou que no próximo dia 10 vai abrir prazo para se inscrever no edital de concurso público. Em março as provas objetivas serão realizadas pela companhia. Em meados deste ano, os aprovados no concurso ingressam na Cidasc. Ao todo são 54 vagas disponíveis, deste técnico Agrícola e engenheiro Agrônomo. Salários podem chegar a sete mil reais.

O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, volta a ser de 30 dias a partir da última segunda, primeiro dia útil de 2023. Esse novo período passa a valer a partir da data de vencimento do documento. O lembrete é do despachante de Guarujá do Sul JOSÉ CESCOM. A prorrogação excepcional dos prazos foi feita logo no início de quarentena, em 2020. Depois, em novembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito regulamentou a medida. Assim, os motoristas poderiam dirigir com a CNH vencida. O cronograma contemplou as carteiras de habilitação com vencimento entre Primeiro de Março de 2020 e 31 de Dezembro de 2022. Com isso, a regularização poderia ser feita em até oito meses após o vencimento. Nesse sentido, os calendários vão coexistir, como, por exemplo, se a CNH venceu em maio de 2022, o motorista tem até 31 de Janeiro de 2023 para renovar. No entanto, se a carteira de habilitação vence neste mês, o motorista tem apenas os 30 dias seguintes à data de vencimento do documento para regularizar sua situação.

Se um motorista está com a carteira vencida e seu prazo de renovação também venceu, ele segue com a possibilidade de renovar o documento, mas se for pego dirigindo será penalizado. Os motoristas que estão com o documento vencido, mas dentro do período de renovação podem dirigir normalmente. Conforme o despachante de Guarujá do Sul JOSÉ CESCOM, o condutor que não regularizar a CNH dentro do prazo correto é penalizado com uma infração gravíssima, com multa de 293 reais com 47 centavos, além de sete pontos no documento. Agora, conforme uma nova lei, aprovada em abril do ano passado, a CNH possui validade de 10 anos para quem tem até 50 anos de idade. Mas os motoristas entre 50 e 69 anos precisam renovar a cada cinco anos. E quem tem 70 anos ou mais deve fazer o procedimento a cada três anos.

O quarto maior produtor de leite do Brasil, Santa Catarina pretende criar mecanismos para fortalecer a cadeia produtiva e incentivar a exportação. A estratégia levantada pela Aliança Láctea Sul Brasileira prevê melhorias em logística, redução dos custos de produção e qualificação de produtores. O plano foi apresentado ao secretário de Estado da Agricultura, esta semana. No encontro, houve o comprometimento do governo em apoiar a cadeia produtiva do leite, envolvendo indústria e produtores para retirar entraves que impedem o setor de crescer. Junto aos Estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, o governo vai buscar colocar o leite na pauta de exportações do Sul do país. A produção de leite envolve diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no Estado. 70 por cento do total produzido vem do grande Oeste. Em 2021, Santa Catarina produziu três bilhões e 100 milhões de litros de leite, respondendo por quase nove por cento da produção nacional.

A intenção da Aliança Láctea é incluir o leite em pó, pó de soro de leite, queijo e manteiga na pauta de exportações da região Sul, ampliando o mercado consumidor e garantindo a continuidade e especialização do setor. Santa Catarina já produz leite de qualidade, com sanidade animal, qualidade e conta com a experiência bem sucedida nas cadeias produtivas de carnes. O leite hoje é o setor com os maiores ganhos marginais a incorporar e pode ter um grande impacto na economia catarinense. As propostas para fortalecimento do setor produtivo na região Sul devem ser apresentadas na próxima reunião do Codesul para o envolvimento dos Estados vizinhos. O setor vive um momento delicado, com a estagnação da produção nacional e a falta de competitividade para buscar o mercado externo. Santa Catarina é responsável por 40 por cento do leite industrial, no entanto, tem apenas 15 por cento dos consumidores. Só o mercado interno não nos permite crescer, precisamos nos voltar para os portos e exportar nossa produção.

O departamento de Urbanismo já elaborou o cronograma de serviços para ser executado dentro deste ano em Guarujá do Sul. Dentre os espaços, destacam-se o Núcleo Municipal de Educação, sistemas de fossas, bueiros e rede pluvial. A informação é do diretor CLEBER KREVER. As obras de ampliação e revitalização do antigo prédio da prefeitura também estão incluídas no cronograma. Bem como, as obras da nova garagem de máquinas de Guarujá do Sul. Quanto ao novo sistema de fossas, ele explicou que os estabelecimentos necessitam se adequar em novas realidades e atender as exigências. As melhorias incluem a construção de novos sistemas. Sobre os demais trabalhos, o diretor falou que mesmo durante o período de férias as escolas recebem a poda de árvores e cortes de gramas, além das últimas lâmpadas de Led incluídas naquele planejamento de tornar Guarujá do Sul 100 por cento Led. O embelezamento da cidade também está incluído neste cronograma do departamento de Urbanismo.

A grande maioria dos agricultores de Guarujá do Sul está optando pela terceirização dos serviços de confecção de silagem por meio das horas-máquinas oferecidas pela prefeitura desde 2018. A informação é do prefeito CLÁUDIO JR. WESCHENFELDER. Uma pequena parte dos agricultores solicitam os serviços da secretaria de Agricultura que disponibiliza atualmente três operadores de máquinas para tal finalidade. A comunidade do Baixo Arara conta com uma patrulha mecanizada para realização dos serviços, tendo a organização do cronograma definidos pelos agricultores. Na avaliação do prefeito, estes modelos de trabalhos garantem aos agricultores liberdade de escolher entre as opções mais convenientes à sua propriedade. Isso ainda garante que o próprio agricultor fiscalize os serviços prestados em sua lavoura. O poder público também busca acompanhar os serviços. WESCHENFELDER ainda falou que isso empoderou o produtor rural.

A secretaria de Obras de São José do Cedro cedeu grande parte dos maquinários para a secretaria de Agricultura. Como o momento é de confecção de silagem, os agricultores estão solicitando aberturas de novas valas, bem como a limpeza. A informação é do secretário LUIZ TREVISOL. Poucas máquinas foram seguradas no setor de obras para dar continuidade aos serviços. Ao menos 15 pedidos foram atendidos durante esta semana e até a próxima deve ser finalizada a parte de abertura de novas valar. Ele ainda falou que parte da equipe da secretaria de Obras está de férias, o que também reduz a quantidade de serviços.

O programa de transferência de renda que voltou a se chamar Bolsa Família passará por um pente-fino. O governo Federal pretende analisar todos os benefícios para saber se há casos de irregularidades. A informação é do assistente Social do Cras de São José do Cedro, EDSON FINGER. No entanto, de primeiro momento, não há prazo para que a revisão seja concluída, mas essa medida já era esperada. A fiscalização do programa Bolsa Família consiste na apuração de recebimento indevido de benefício em razão de o responsável pela família ter prestado informação falsa ou por omitir alguma informação no cadastramento da família, ou na atualização do Cadastro Único. Quando há o recebimento indevido e sendo comprovada a má-fé do beneficiário, o órgão cobra a devolução dos valores recebidos. Atualmente o valor mensal pago é de 600 reais. Caso comprovado irregularidades, a família fica proibida de reingressar no programa por um ano, prazo contado a partir da data em que o ressarcimento foi efetuado.

São José do Cedro conta com 850 pessoas registradas no Cadastro Único do governo Federal. Destas, 350 são beneficiários do Bolsa Família. O assistente Social EDSON FINGER, falou que inicialmente os 62 cadastros unipessoais irão passar pelo pente-fino. Este número de cadastro contendo apenas um beneficiário levantou suspeita por parte dos órgãos, visto que há dois anos não era este montante. O governo sempre passa um “pente-fino” nas contas dos usuários para evitar fraudes. Assim, o pagamento do Bolsa Família tende a chegar apenas às pessoas que se enquadram nas regras do programa social. Por isso, os usuários precisam ficar atentos aos dados cadastrados. Aliás, atualizações automáticas também podem ocorrer, resultando na perda do benefício. Em outras palavras, todos devem se manter atentos aos dados cadastrados, bem como a qualquer mudança que ocorrer na composição, informando-a ao setor.

O poder público de Princesa efetuou a troca no primeiro escalão da administração. Com isso, quem assume a secretaria da Educação é LUCIANE THEISEN, que nos últimos seis anos foi chefe de Gabinete. O cargo até então era ocupado por ANGÉLICA NÓS. A secretaria da Agricultura passou a ser comandada por MARCOS VIVAN, que ocupava o cargo de secretário de Saúde. ELDOR BARTH foi remanejado para a secretaria de Esportes. E quem assumiu a secretaria da Saúde, foi MÔNICA DALSOGLIO. O prefeito, EDILSON VOLKWEIS, garantiu que não ocorrerão outras mudanças no primeiro escalão. No entanto, estão programadas mudanças no segundo escalão, mas sem definições no momento. Quanto a direção das escolas, a escolha passou por processo de “Gestão Democrática”. DANIELLE CEMIN segue na direção do colégio Renascer. A mudança aconteceu na creche Pequenos Anjos onde assumiu ELIZANGELA GIEHL, após a saída de CLÁUDIA DA ROSA.

A campanha Janeiro Branco promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. O alerta é da psicóloga, MICHELLE SÉFFRIN, da secretaria de Saúde de São José do Cedro. Falar sobre este assunto contribui para dar visibilidade ao contexto do cuidado em saúde mental, pois potencializa o acolhimento por parte dos gestores, dos profissionais de saúde, redes de apoio, familiares e da comunidade em que estamos inseridos. Comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular, queda nos níveis de energia e alterações incomuns no apetite. Bem como mudanças repentinas de humor, perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes, raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.

Um acidente registrado próximo das nove da noite de ontem na SC-496, entre Descanso e Belmonte, deixou ao menos duas pessoas feridas. A situação envolveu um Golf, emplacado em Balneário Camboriú, que saiu de pista e caiu em uma ribanceira de 15 metros, parando em meio a uma área de mata, às margens da rodovia. Conforme testemunhas um homem, de 27 anos, foi socorrido com ferimentos leves por profissionais da saúde de Belmonte e levado ao Hospital Regional. Já uma mulher, de 35 anos, também ocupante do carro, foi encontrada por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu de São Miguel do Oeste em meio a uma área de mata, próxima do veículo. Ela apresentava diversos ferimentos pelo corpo e foi encaminhada em estado grave ao Pronto Socorro por uma equipe do Samu. A Polícia Estadual também atendeu a ocorrência e realizou os levantamentos necessários.

A Polícia Militar foi acionada na noite de ontem e atendeu uma ocorrência de assalto envolvendo um motorista de aplicativo em São Miguel do Oeste. De acordo com as informações, o profissional recebeu uma solicitação para transportar um passageiro até o trevo. A corrida teve início no Bairro Sagrado Coração, no entanto, o motorista foi surpreendido por um assaltante, que o rendeu com uma faca. Na altura da Linha Santa Catarina, o autor do assalto assumiu a direção do veículo e fugiu. Equipes da PM de toda a região fazem buscas para localizar o autor e também o veículo roubado. Qualquer informação pode ser repassada para a Polícia Militar através do 190. O carro que foi roubado é um Siena, com placas MKS 5565.

O motociclista de uma moto CG, com placa de São Miguel do Oeste, foi flagrado por policiais realizando manobras perigosas no Bairro Andreatta, no começo da noite de ontem. Os militares que realizavam patrulhamento no local e deram ordem de parada, no entanto, o motociclista, que transportava a esposa na garupa, não acatou e iniciou uma fuga por várias ruas do perímetro urbano e também na BR-163. Após alguns quilômetros, o motociclista desistiu da fuga quando estava na SC-492, na cidade de Barra Bonita, altura da Linha São Judas. Ele foi abordado e identificado. Em conversa com a PM, o rapaz não relatou o motivo da fuga. Durante consulta, os policiais militares constatam que ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação. A moto também apresentava débitos de licenciamento. Por conta dos crimes de trânsito, ele foi preso e conduzido, junto com a esposa, à delegacia de Polícia. A motocicleta foi guinchada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.