ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/01/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

No primeiro aniversário dos eventos que culminaram na invasão do Congresso americano por apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP, o atual presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, alertou hoje sobre os riscos à democracia e fez duras críticas ao antecessor. Em discurso no edifício do Capitólio, sede do Legislativo dos Estados Unidos em Washington, disse que os manifestantes que invadiram o local e as pessoas que os incitaram empunharam "um punhal na garganta" da nação. O presidente criticou TRUMP e o acusou de construir uma "rede de mentiras" sobre o sistema eleitoral.

O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira que o discurso do atual presidente JOE BIDEN pelo primeiro aniversário do ataque ao Capitólio promovido por simpatizantes de TRUMP foi apenas "um teatro político". Em nota, TRUMP disse que BIDEN usou o nome dele para tentar dividir mais ainda a América". O ex-presidente declarou que o discurso do atual presidente teve o objetivo de tirar o foco da população do fato de que BIDEN fracassou totalmente como governante dos Estados Unidos.

O Chile iniciará a administração da quarta dose da vacina contra o coronavírus em pessoas imunodeprimidas na próxima segunda. A partir de sete de fevereiro será a vez dos maiores de 55 anos. O anúncio foi feito pelo presidente SEBASTIÁN PIÑERA. O chefe de Estado confirmou a nova dose da vacinação no momento em que o país registra a cifra mais alta de casos diários de Covid-19 nos últimos seis meses: três mil 134 infectados e 30 mortes em 24 horas. O país será o primeiro da América Latina a oferecer a quarta dose do imunizante.

A tabela progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física, que define as faixas de isenção e de cobrança das diferentes alíquotas sobre os salários, deve completar em 2022 o sétimo ano sem ser atualizada. Isso significa que cada vez mais pessoas foram perdendo a isenção ou passando para faixas em que devem pagar um imposto maior, já que a inflação e os salários seguiram subindo enquanto os recortes de renda ficaram congelados nos valores de 2015, ano da última atualização. Trata-se do período mais longo em que a tabela ficou congelada desde pelo menos 2006, de acordo com dados da Receita Federal. A última revisão aconteceu em abril de 2015.

O Banco Central informou nesta quinta-feira que os saques na caderneta de poupança superaram os depósitos em 35 bilhões 497 milhões em 2021. Ao todo, segundo a instituição, os saques somaram três trilhões 445 bilhões e os depósitos somaram três trilhões 410 bilhões. A saída líquida de recursos em 2021 representa a terceira maior da série histórica do Banco Central, inferior somente às registradas em 2015 e 2016. O resultado negativo em 2021 acontece após a caderneta de poupança ter registrado em 2020 a maior entrada líquida de recursos da série histórica, iniciada em 1995. Em 2020, os depósitos superaram as retiradas em 166 bilhões 310 milhões de reais.

O presidente JAIR BOLSONARO criticou, nesta quinta-feira, a atuação da Anvisa no combate à pandemia da Covid-19 e reclamou de recentes decisões tomadas pela autarquia, como a de autorizar o uso da vacina da PfizerBioNTech no público infantil. Segundo o presidente, a Anvisa “virou outro poder no Brasil”. Durante a transmissão, o presidente duvidou da eficácia da vacina da Pfizer e sugeriu que a Anvisa tentou se eximir de assumir qualquer responsabilidade no caso de que alguma criança apresente reações adversas ao imunizante. BOLSONARO também reclamou da Anvisa por sugerir a suspensão das atividades de cruzeiros marítimos em razão de um surto da Covid-19 nas embarcações atracadas no litoral do país.

O Governo de Santa Catarina nomeou 938 novos servidores efetivos da Educação nesta quinta-feira. Entre os profissionais estão 373 professores, 329 assistentes de educação, 17 novos administradores, 153 orientadores e 66 supervisores escolares. Os profissionais nomeados têm até a data da posse, agendada para três de fevereiro, para realizar os exames admissionais e passar pela avaliação pericial na Junta Médica do Estado. Os novos servidores devem reforçar as escolas a partir da mesma data, quando professores e equipe pedagógica retornam às atividades para o planejamento do ano letivo. Já o início das aulas está marcado para o dia sete de fevereiro, de acordo com o calendário escolar de Santa Catarina para 2022.

Das 53 unidades prisionais de Santa Catarina, 18 estão interditadas. Segundo o levantamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 33 por cento das prisões catarinenses possuíam limitações e não podiam exceder o número de detentos determinado pela Justiça. No total, o Estado possui 19 mil 706 vagas. No entanto, segundo a Secretaria de Administração Prisional, até 23 de dezembro de 2021, 23 mil 819 presos estavam abrigados nas prisões catarinenses. O número corresponde a 20 vírgula oito por cento a mais do que capacidade. Segundo o Secretário de Estado da Justiça, LEANDRO LIMA, existe uma falta de uniformidade nas portarias que fixam um percentual de lotação.

O governador CARLOS MOISÉS vai sancionar o projeto de lei que cria a Política Estadual de Transição Energética Justa, considerada no meio político como a nova política estadual do carvão e aprovada em meio ao pacotaço de fim de ano pela Assembleia Legislativa. Seguindo o parecer da Procuradoria Geral do Estado, no entanto, o governador vetou a maior parte das emendas parlamentares apresentadas durante a tramitação na Alesc, consideradas inconstitucionais. No entendimento da PGE, uma das emendas criava uma excludente de responsabilização ambiental ao isentar de responsabilidade quem adquirir recursos minerais provenientes de atividades irregulares. O texto original, encaminhado pelo governador, estabelecia que a aquisição só pode ocorrer de atividades licenciadas pelo órgão ambiental.

Sinticon ainda sente os reflexos da pandemia. A presidente MARIA DA SILVA salienta que, apesar disso, o Sinticato Dos Trabalhadores na Construção Civil e No Mobiliário não deixou de trabalhar em momento algum, só que, por segurança, não fez visitas a empresas e obras. Mesmo assim o sindicato reforçou apoio aos trabalhadores da região. Já começaram as reuniões com o Central Sindical para definir o piso regional de Santa Catarina. A dirigente observa que esse é o único piso do país negociável entre patrões e empregados.

Comissões representativas dos trabalhadores na construção civil e no mobiliário estão trabalhando as negociações junto a Fiesc. A presidente do Sindicon MARIA DA SILVA informa que duas reuniões já aconteceram e ainda não se chegou a um acordo sobre os salários. Ela acrescenta que a nova central sindical está sendo reestruturada. MARIA torce para o controle total da pandemia para que essa atividade se fortaleça ainda mais.

Campo Erê volta a registrar casos de coronavírus. No momento o município tem 19 casos confirmados para a doença, um número já preocupante de acordo com a secretária de saúde – ROSALVA BOLIGON. Segundo ela, dentre os infectados, somente um ainda não tinha sido vacinado, por ser de menor. Os outros seis já haviam recebido duas doses do imunizante, o que deixa a secretária mais tranquila. Explica que Campo Erê passou mais de 30 dias sem nenhum teste positivo, e que a volta do vírus mostra que ainda é necessário se cuidar, pois o risco da transmissão comunitária é grande.

Período sem casos de coronavírus causou sensação de segurança na população. ROSALVA BOLIGON – secretária de saúde de Campo Erê, acredita que a liberação dos eventos com grande presença de público aconteceu cedo demais. Percebeu que muitas pessoas já haviam parado de se cuidar, nem mesmo utilizando máscara, que continua obrigatório. Para ela, o aumento dos casos agora em janeiro, é herança das festas no fim do ano passado. A secretária lembra que na virada de 2020 para 2021 isso já havia acontecido, e agora se repete. ROSALVA comemora que a nova variante ainda não foi confirmada na região.

Presidente do Sindicato dos Produtores de Campo Erê começa avaliando o ano citando os prejuízos com a cigarrinha do milho. Conforme JULIANE SILVESTRI, apesar da redução, houve uma boa colheita e a tendência agora é haver menos área plantada com o grão. A tecnologia acaba contribuindo muito para a lavoura dar a volta por cima, completa ela. JULIANE está satisfeita com o projeto das mulheres. Em parcerias com Senar e a Faesc, o Sindicato dos produtores Rurais promoveu bons cursos para os associados.

Presidente do Sintraf Marmeleiro lamenta o veto do presidente a lei Assis Carvalho que iria beneficiar agricultores familiares. JOCELAINE COZER destaca que por causa disso, a Federação dos Trabalhadores fez uma mobilização on line, em repúdio a decisão de JAIR BOLSONARO. Ano passado também teve um movimento grande dos agricultores por causa do ITR – Imposto Territorial Rural. Foram 2 meses de muito trabalho, diz ela. O Sintraf Marmeleiro estendeu sua abrangência para Renascença. A Fetraf realizou cursos de dirigentes e colaboradores e de formação. JOCELAINE COZER prevê para o novo ano muito trabalho, inclusive com mutirão da agricultura familiar. Nas comunidades serão deixadas cartilhas para os agricultores responderem alguma perguntas.

2021 começou com desafios e terminou com conquistas em Saltinho. O prefeito EDIMAR DE FREITAS conta que, principalmente a pandemia causou muitas dificuldades no município. A situação começou a se acalmar com a chegada de vacinas contra o vírus, que se provou muito eficiente no decorrer do ano. Como ponto alto de 2021, o prefeito destaca a visita do governador, anunciando cinco milhões, 450 mil reais em recursos para Saltinho. A soma total chegou próxima a 16 milhões de reais recebidos em 2021, segundo EDIMAR, um número histórico para o município. Com a verba foram feitas 16 quadras de asfalto, banheiros para famílias carentes, entre outras melhorias. Também foi possível equipar o departamento agrícola com um novo trator, escavadeira hidráulica, retro, e outros implementos.

Prefeitura de Saltinho projeta 2022 de grandes avanços. De acordo com o prefeito EDIMAR DE FREITAS, com a chegada de tantos recursos, o ano deve ser intenso para obras, tanto na cidade quanto no interior. A estrada que liga o município a Santa Terezinha do Progresso já tem asfalto confirmado, assim como o trecho que dá acesso a comunidade São Donato. O prefeito garante o calçamento para a linha Marafon, proporcionando mais conforto aos moradores, bem como a reabertura de estradas rurais. Os investimentos também chegam à educação, com a ampliação da escola e a construção de uma garagem para ônibus. No setor agrícola, em que o maior problema foi a estiagem, o foco estará na proteção de fontes de água potável.

Cargo de prefeito é transmitido a vice em São Bernardino. A cerimonia de transmissão aconteceu na manhã de hoje, no gabinete do prefeito. No local, DALVIR LUDWIG passou o comando do executivo para o vice-prefeito JAIR XAVIER, agora prefeito em exercício do município. DALVIR vai ficar afastado da prefeitura por 15 dias, em período de férias. Segundo ele, o foco da sua administração tem sido o plano de governo e comemora que a maior parte das promessas feitas na campanha foram cumpridas ainda no primeiro ano de mandato. Para LUDWIG, através de uma gestão com muita seriedade, sua administração está sendo uma transformação para São Bernardino.

JAIR XAVIER assume cargo de prefeito em exercício de São Bernardino. Agora comandando o executivo do município, lembra das dificuldades enfrentadas durante a campanha, e do sonho de administrar valorizando aqueles que mais precisam. Destaca que o trabalho não vai mudar, pois prefeito e vice sempre tomaram as decisões do executivo juntos. Garante que vai dar andamento as obras que já estão acontecendo, também as licitações encaminhadas. JAIR XAVIER adianta que para esse ano o plano é inaugurar duas obras a cada mês.

610 quilos de droga foram apreendidos pela Polícia Militar, ano passado. Os dados são de VILMAR ROSA – comandante da corporação em São Lourenço do Oeste. A maior quantia foi de maconha, êxtase e cocaína. Todo esse material iria render no mercado negro aproximadamente 600 mil reais. Foram tiradas de circulação 26 armas de fogo. 83 furtos foram registrados na Companhia, e executados 19 mandados de prisão, com 143 prisões em flagrante. O militar revela ainda que ocorreram noventa e duas violências domésticas. VILMAR ROSA ressalta que a polícia agiu firme para coibir contrabando e descaminho. No ano que passou foram apreendidas 6 mil e 300 carteiras de cigarro.

Acidentes de transito com morte caem pela metade na região. Quem comemora é o subtenente CRISTIANO VEDANA – comandante da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. Ele explica que esse é o principal objetivo da corporação. O militar atribui essa conquista a um conjunto de valores como fiscalização da polícia rodoviária e a própria conscientização dos motoristas, que está melhorando. Os trechos mais complicados da nossa região são frequentemente mapeados para encontrar as razões dos acidentes, se é descuido do motorista ou defeito na estrada. Quando o problema está na pista o policial comunica ao órgão competente para que faça os reparos.

Recentemente foi feito um estudo na região de Romelândia para saber por que acontecem tantos acidentes com carretas. Conforme o subtenente CRISTIANO VEDANA, da Polícia Militar Rodoviária, posto de São Lourenço do Oeste, está se pensando na colocação de caixas de brita, para servir de escape, nos pontos mais complicados. Tem uma serra em Formosa do Sul onde também costuma ocorrer acidentes com caminhão. VEDANA aproveita para informar que subiu 20 por cento o numero de contrabando e descaminho na região. Descaminho é uma mercadoria transitar, geralmente vinda do Paraguai, sem nota fiscal. Já contrabando é a entrada ilegal de mercadorias, como cigarro.

Jovem de 18 anos capota carro na SC-157. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária o acidente ocorreu por volta das 18 horas e 15 minutos de ontem, em São Lourenço do Oeste. O motorista do veículo, de 18 anos, saiu ileso. O Uno que ele dirigia, emplacado em São Lourenço do Oeste, teve danos de média monta. As possíveis causas do acidente não foram informadas.

Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido. O acidente foi registrada por volta das 19 horas e 20 minutos de ontem, na SC-480, em São Lourenço do Oeste, no trecho a Jupiá. Conforme os bombeiros, um homem de 30 anos foi atendido com possível traumatismo craniano, suspeita de lesão na coluna cervical e ferimentos nas pernas e braços. Ele foi levado até a UPA para receber atendimento médico. A Polícia Militar Rodoviária também prestou apoio no atendimento. As possíveis causas do acidente não foram informadas.

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Campo Erê. O homem de 61 anos deve ficar preso durante 17 anos e seis meses, pelo crime ocorrido em 2013. O mandado foi cumprido na tarde de ontem, no bairro Melo, pela Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de Campo Erê. O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

Em crise de ciúmes, homem atropela esposa e homem que estava ao seu lado. A Polícia Militar registrou uma dupla tentativa de homicídio por volta das 20 horas de ontem, em Marmeleiro. O caso aconteceu no Bairro Soletti, onde o motorista de um Corsa atropelou a própria esposa e um outro homem. Foi repassado à polícia que o motivo do crime teria sido uma crise de ciúmes da esposa com a outra vítima. A mulher sofreu várias fraturas e foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital Regional. O acusado fugiu e ainda não foi localizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.