ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 07/01/2021

-PAZUELLO DIZ NA TV QUE VACINAÇÃO CONTRA COVID COMEÇA NESTE MÊS

-DOAÇÕES DE SANGUE TEM QUEDA DE CERCA DE 20 POR CENTO EM SC

-PRODUTOS REGISTRAM BAIXA NOS PREÇOS NO INICIO DO ANO

-MESMO COM CHUVAS PROPRIEDADES ENFRENTAM DESABASTECIMENTO

-EPAGRI BUSCA RENOVAÇÃO DO CONVÊNIO EM SJCEDRO

-AGROINDUSTRIAS DEVEM LANÇAR MERCADORIAS COM MARCA PRÓPRIA

-EMPRESÁRIOS BUSCAM PARCERIAS COM NOVAS ADMINISTRAÇÕES

-HOMEM RESPONDERÁ POR AMEAÇA E PERTUBAÇÃO DE MULHER DA REGIÃO

-MOTORISTA INVADE PREFERENCIAL E CAUSA COLISÃO

O tempo é está nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Comissão Europeia concedeu, nesta quarta-feira, a aprovação final do uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19. Mais cedo, a Agência Europeia de Medicamentos já havia aprovado o uso. Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina. A expectativa é de que o processo comece na próxima semana. A vacina é a segunda aprovada no bloco que adquiriu 80 milhões de doses e tem a opção de comprar mais 80 milhões.

A polícia da capital americana Washington informou que quatro pessoas morreram durante a invasão de extremistas apoiadores de DONALD TRUMP ao Capitólio, edifício sede do Congresso norte-americano, nesta quarta-feira. Quatorze policiais ficaram feridos. Entre os mortos, está uma mulher apoiadora de TRUMP baleada pela guarnição que faz a segurança do Capitólio. A invasão ocorreu depois do discurso do presidente onde TRUMP voltou a contestar o resultado e voltou a falar em fraude na eleição de novembro.

ATENÇÃO - FIM DE BLOCO

O Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira a vitória do democrata JOE BIDEN nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O presidente eleito tomará posse em 20 de janeiro. A sessão foi interrompida por horas devido à invasão ao Capitólio por extremistas apoiadores de DONALD TRUMP. O vice-presidente MIKE PENCE ratificou a contagem dos votos no Colégio Eleitoral às cinco horas e 44 minutos, horário de Brasília. Depois disso, TRUMP disse que mesmo que discorde totalmente do resultado da eleição haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro.

O número de pedidos de seguro-desemprego aumentou um vírgula nove por cento em 2020. Foram seis milhões 784 mil solicitações do benefício no ano passado, contra seis milhões 655 mil em 2019, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Apesar da alta na comparação anual, o número de pedidos caiu em dezembro pelo terceiro mês consecutivo. O Brasil registrou 425 mil 691 solicitações de seguro-desemprego no último mês de 2000, um recuo de quatro vírgula seis por cento frente a novembro, quando foram feitos 446 mil 372 requerimentos. O número de dezembro foi também o menor de todo o ano de 2000.

O presidente JAIR BOLSONARO acusou fabricantes de seringas de terem aumentado os preços e, por esse motivo, o governo federal suspendeu a compra do material. Ele fez a afirmação nesta quarta-feira em publicação em uma rede social. Na semana passada, o Ministério da Saúde fez um pregão para compra de seringas e agulhas com previsão de compra de um total de 331 milhões de seringas, mas as empresas que participaram garantiram entrega de apenas sete milhões e 900 mil. As empresas reclamaram que o edital encomendava seringas e agulhas como um só produto e que os preços estavam abaixo dos praticados.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou nesta quarta-feira que a vacinação contra a Covid no Brasil começará em janeiro e que o país exportará vacina para países da América Latina. O ministro disse, em pronunciamento na TV, que o governo dispõe de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios, número suficiente para iniciar a vacinação. Segundo PAZUELLO, os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à população. Ele afirmou que se depender do Ministério da Saúde e do presidente BOLSONARO, a vacina será gratuita e não obrigatória.

Em Santa Catarina, houve uma redução de cerca de 15 a 20 por cento nas doações de sangue em 2020. As unidades regionais do Hemosc conseguiram manter os estoques, mas a oscilação no número de doadores diários preocupa. Segundo a coordenadora de captação do Hemosc Chapecó, ELIANA RIBICKI, em 2020, 110 mil 768 bolsas de sangue foram captadas em Santa Catarina. Já em 2019, o número total foi de 120 mil 490 bolsas. Segundo o Ministério da Saúde, a nível nacional, a queda de doações foi de 15 a 20 por cento, a mesma média de Santa Catarina. O sistema de rede do Hemosc conta sete unidades regionais.

Proprietários de veículos com placas que terminam em 1, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a próxima segunda-feira, 11 de janeiro. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, fevereiro e março. O prazo para pagamento do imposto em cota única é primeiro de fevereiro. Em 2021, os catarinenses que possuem automóveis irão pagar cinco vírgula 53 por cento a menos de IPVA do que no ano passado. Além dos automóveis, haverá diminuição no IPVA de quatro virgula 74 por cento para camionetes e utilitários, de dois vírgula zero três para caminhões e de um virgula 75 por cento para motos.

Um anúncio falso para venda de supostas doses da Coronavac, a vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, colocou em alerta o Procon de Santa Catarina. A oferta é feita por uma farmácia virtual, que diz vender as 10 doses por 98 reais. A Coronavac ainda não foi aprovada no Brasil pela Anvisa. Segundo o órgão, o fato é um crime. O Procon SC acionou a Delegacia Geral da Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina, para que investiguem a suposta venda ilegal. O órgão também enviou ofício ao Google pedindo que o anúncio seja retirado do ar.

Início de ano é marcado por preços mais baixos nos mercados. A gerente no setor em SJCedro, ALINE DALLEGRAVE revela que é comum que nos primeiros dias do ano os produtos tenham uma baixa, já que a procura reduz em relação ao final de ano. Ela admite que as festas movimentaram os mercados que tiveram alta nas vendas de diversos itens, principalmente as carnes e chocolates. As bebidas de todos os tipos também foram destaques na saída até as semana passada. Além da grande procura pelas mercadorias o aumento do preço foi atribuído a entressafra que gera desabastecimento de alguns produtos, principalmente aqueles que dependem do clima. ALINE comenta que nesta semana também já é possível perceber que os clientes estão optando pelo horário mais tarde, após as 18 horas, já que muitos voltaram a trabalhar. A previsão é que o movimento maior seja no final de semana quando as pessoas recebem o salário e devido a tendência de normalização. Os agricultores costumam fazer as compras a partir do dia 15 de cada mês.

Inscrições abertas para o grupo de controle ao Tabagismo de Guaraciaba. A Secretaria de Saúde através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família comunicam que estão abertas as inscrições para mais um Grupo direcionado às pessoas que queiram parar de fumar. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, os interessados devem procurar a equipe do NASF, junto ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio, até o dia 15 de janeiro. Ele explica ainda que serão ao todo seis encontros quinzenais, orientados por uma médica, odontólogo, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, além do fornecimento da medicação, caso o paciente necessite. Os encontros têm previsão para iniciarem em fevereiro. Para mais informações ou as inscrições, basta entrar em contato com o NASF, através do telefone 3645-2020, comparecer no Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio, ou alternativa é que o interessado faça a inscrição através do seu ESF.

Procon ainda está analisando as denúncias envolvendo o aumento de preços durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a coordenadora do órgão em Dionísio Cerqueira, SARA ABIGAIL, a equipe de fiscais está verificando a documentação apresentada pelas empresas. Ela citou que o Procon recebeu um volume muito grande de reclamações sobre aumentos abusivos de preços de produtos como álcool em gel e outras mercadorias. O material analisado até agora aponta que a majoração dos preços ocorreu por ação dos fabricantes e outros fornecedores. O comércio apenas repassou os valores que foram reajustados, mantendo a mesma margem de lucro.

Pandemia do coronavírus também aumentou o volume de reclamações envolvendo a compra de produtos pela internet. Segundo a coordenadora do órgão na fronteira, SARA ABIGAIL com o isolamento social, as pessoas passaram a fazer mais compras em sites e outros canais digitais. As principais queixas são de não entrega do produto e mercadoria diferente do anúncio. A coordenadora comentou que muitos detalhes da compra online passam despercebidos e, por isso, os consumidores devem ficar mais atentos e observar alguns aspectos fundamentais para garantir uma boa compra. O Procon também identificou, ao longo do ano passado, um crescimento das denúncias de empréstimos consignados sem autorização de aposentados e pensionistas. Esse problema vem ocorrendo há muito tempo, mas se intensificou em 2020.

Direção de hospital se reunirá com a nova administração para tratar sobre convênios. Conforme a diretora do Hospital São Lucas de Guaraciaba, PAULA CORRÊA, a gestão da entidade entrou em contato com o executivo para manter a relação e buscar a renovação, como novos valores da parceria com a prefeitura. Ela cita ainda que a reunião deve acontecer nos próximos dias. PAULA salienta que nos últimos meses foi incorporado novos serviços no pronto-socorro e contratado novos médicos. Ela comenta que o valor repassado pela administração é de 105 mil reais. Segundo a gestora, com esse recurso são prestados serviços de diagnósticos no pronto-atendimento e assistência para gestantes. A presidente lembra que esses dois convênios são fixos. Segundo PAULA, o Hospital São Lucas conta com um médico exclusivo na emergência e outro para atendimento de plantão. Ela lembra que foram feitas ampliações na ala de raio-x e ultrassom na emergência.

Com busca crescente, hospital investe em grandes quantidades de insumos. Conforme a presidente do Hospital São Lucas de Guaraciaba, PAULA CORRÊA, a alta nos atendimentos se deve pelo momento atual. Segundo ela, a entidade não é referência no atendimento e auxilia o hospital regional. Porém, PAULA afirma que o hospital está com o estoque de insumos abastecido e, que se for necessário, o hospital receberá esses pacientes na emergência e posteriormente encaminhamento para o Hospital Regional. A gestora acredita que nos próximos dias deverá ter um aumento expressivo de casos confirmados de Covid. Para ela, essa crescente é reflexo das festas de final de ano. PAULA lembra ainda, que nos últimos meses foi instalado uma policlínica no hospital com mais de vinte especialidades para atendimento. A diretora afirma que haverá ampliação de novas especialidades na policlínica, já nos próximos meses.

Ainda não choveu o suficiente para sanar o problema no abastecimento de água na maioria das propriedades rurais de Princesa. De acordo com o secretário da Agricultura ELDOR BARTH, apesar das últimas chuvas, a Secretaria de Agricultura tem recebido várias solicitações para abastecimento de água potável e de consumo animal. Diariamente aproximadamente 50 mil litros de água são encaminhados para auxiliar estas propriedades. Ele afirma que as precipitações recentes amenizaram momentaneamente a situação, especialmente das famílias rurais que possuem cisternas, açudes ou bebedouros. PUCA reforça que Princesa permanece em Situação de emergência devido à estiagem prolongada. O secretário reconhece que o aumento no volume já ajudou as plantações de milho, soja, feijão e as pastagens. Mas, lembra que para movimentar rios, açudes, fontes e poços profundos serão necessárias novas e constantes precipitações pluviométricas.

Epagri e prefeitura de SJCedro deve renovar convênio para continuidade dos trabalhos. Segundo o gerente da regional, SIDNEI SIMON, em todo inicio de ano, é renovado o convênio com os gestores do municípios que trata da assistência técnica, extensão rural e programas do governo estadual. Ele lembra que as exigências são distintas em cada município, como Princesa, a parceria é renovada todos os anos no mês de maio. O gerente cita ainda que os convênios são importantes para atender as necessidades da região. Para ele essa cooperação coloca a disposição para cada município, técnicos especializados e veículos como também combustível e manutenções. SIMON comenta que os valores foram acertados conforme correção anual, como para colaboradores. Já no demais, ele diz que permanece dentro da normalidade. O gerente afirma, que todos os municípios do estado firmam esse parceria. O gerente informa que, na região o valor acertado com cada prefeitura é de 40 mil reais anuais, aproximadamente.

Acúmulo de trabalho do ano passado gera maior demanda nos escritórios da Epagri. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, destaca que apesar de alguns servidores estarem em período de férias, os escritórios da Epagri estão com atendimento normal nos municípios. Ele lembra que a Epagri não paralisou as atividades no encerramento do ano. Em 2021 o foco será o trabalho com grupos de mulheres. O gerente enfatiza que o ano começa diferente dos demais, pois os extensionista estão dando continuidade aos projetos de auxílio e elaboração dos laudos do Proagro aos agricultores afetados pela estiagem. Para os agricultores que tiverem a necessidade, lembra que a Epagri ainda disponibiliza de recursos para investimentos em reservatórios de água. O gerente regional comenta que os recursos dos programas governamentais começam a ser liberados dia 14 de janeiro, o que em outros anos só iniciava em março. Para este ano cerca de 400 eventos estão previstos.

Saborense prepara produtos para lançamento em 2021. Conforme o presidente da Associação das Agroindústrias Alimentícias de SC, WOLMIR DE SOUZA, mercadorias já deveriam estar disponíveis nos pequenos e grandes mercados há alguns meses, mas, devido a pandemia isso não foi possível. Porém, de acordo com DE SOUZA, está sendo finalizado um comitê técnico que faz o acompanhamento e a validação dos produtos que são derivados de animais. Segundo ele, o leque de opções deve chegar nas prateleiras dos mercados e supermercados de todo Brasil ainda no primeiro trimestre deste ano. Para o presidente, esse crescimento não trás reconhecimento apenas para a marca, mas sim, da história e cultura do povo catarinense. O empresário comenta ainda, que foi desenvolvido um vídeo institucional da organização com o apoio do Sebrae expondo a história do pequeno agricultor e produtor. DE SOUZA lembra que o atual projeto conta com a parceria de vários frigoríficos da região.

Após dez anos, inspeção sanitária volta a ser subsidiada pelo estado. Conforme o presidente da Associação das agroindústrias, WOLMIR DE SOUZA, são três milhões de reais em recursos que estão disponíveis para ampliação dos trabalhos de inspeção sanitária, pedido antigo dos produtores rurais catarinenses e muita bem recebida pelo setor de alimentos. Segundo ele, os valores serão usados em convênios e credenciamento com associações para a contratação de médicos veterinários, responsáveis por realizar inspeção sanitária nas propriedades de pequenos abatedores e frigoríficos. O presidente destaca ainda, que há mais de dez anos o estado parou de fazer inspeções sanitárias e transferiu para o setor a obrigação da contratação de um profissional, gerando custos extras. DE SOUZA lembra que por ser público precisaria de um agente efetivo e concursado fazendo tal atividade, assim garantindo as condições técnicas sanitárias dos alimentos. O presidente ressalta que uma inspeção particular impede o escoamento da produção. WOLMIR lembra que o Extremo Oeste é referência em vendas em todo o território brasileiro.

Nova diretoria assume a ACISCCDL em SJCedro. Conforme o novo presidente da entidade, DIOGO LOCATELLI, os novos membros foram empossados ainda no mês de dezembro. Ele comenta que já estão sendo trabalhadas em novas ações visando a implantação já nesse ano. Ele cita que a entidade esteve conversando com os novos gestores da comarca para em breve oficializar pedidos. O presidente buscou, junto aos mandatários, entender a necessidade e dificuldades do comércio de cada localidade. DIOGO salienta que não foram feitas novas ações devido a retração nos últimos meses causada pela pandemia. LOCATELLI lembra que os trabalhos oferecidos para as indústrias dos municípios são feitos em conjunto com a diretoria. O presidente salienta que está sendo projetado um “banco de empregos”, onde são arquivados dados de quem busca por emprego, assim auxiliando às empresas na busca de novos trabalhadores. Ele comenta ainda que a intenção é a busca de novas ações para o Natal da Sorte e a Expo Cedro trazendo os anseios de cada administração. DIOGO cita que a entidade gostaria de fazer ações diferenciadas, mas entende que existem situações prioritárias de cada empresa associada.

Diretor regional do Crea participa de reunião na capital catarinense. Conforme o diretor da entidade, o engenheiro agrônomo DOUGLAS PATTEL, está ocorrendo nesta semana o primeiro encontro do ano do órgão em Florianópolis. Ele cita que está sendo feito o acompanhamento dos primeiros trabalhos do novo presidente, o engenheiro civil CARLOS XAVIER. XAVIER estará a frente do Crea-SC até 2023 e entre as principais metas de sua gestão, está a criação da Universidade Corporativa em parceria com as instituições de ensino e as entidades. A Universidade deve contar com cursos de capacitação e qualificação do público interno e dos profissionais registrados. Segundo DOUGLAS a reunião contou com a presença de lideranças, assessores e alguns colaboradores, reafirmando as intenções de fortalecimento do órgão como um todo. O diretor salienta que algumas gerências regionais estão para serem definidos. O estado conta com vinte três conselhos. PATTEL cita que foram realizadas fiscalizações de impacto na agricultura regional. Ele comenta que a região conta com um fiscal civil que faz fiscalizações de construções para maior segurança dos trabalhadores e proprietários.

Entidade busca convênios para incrementar fiscalização na agricultura regional. Conforme o diretor regional do Crea, o engenheiro agrônomo DOUGLAS PATTEL, o órgão estará buscando contato com os novos administradores para apresentar os planos de trabalho que serão desenvolvidas durante o ano. Segundo PATTEL, a intenção é iniciar as visitas a partir de fevereiro. DOUGLAS comenta que esses encontros são de grande importância. Segundo o gestor da entidade é a partir dessas conversas com os prefeitos de cada município, se inicia a realização de inspeção e fiscalização a campo. O profissional cita que existe diretores de diversas modalidades, como engenheiro elétrico e engenheiro florestal com diversificados projetos. O diretor ressalta que a reunião serviu para que seja definido um plano estadual de trabalho. O gestor acrescenta que a vinda do novo presidente para região deve acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano. Para PATTEL as principais metas de sua gestão estão o incremento da fiscalização e busca por convênios com as prefeituras para atuação em conjunto.

Vice-prefeito avalia primeiras ações da nova administração. Conforme o vice-prefeito eleito de Guaraciaba, DOMINGOS MARCON, a sua atuação será em tempo integral na prefeitura. O vice-prefeito salienta que a economia do município é movimentada pela a agricultura, girando em torno de 70 por cento. DOMINGOS lembra que estará sendo divulgando nos próximos dias um cronograma de horário que ele estará disponível e prefeitura, com objetivo de atender os anseios dos munícipes de Guaraciaba. Ele salienta que uma das principais metas do atual executivo se deve com os trabalhos para amenizar os impactos causados pela estiagem. DOMINGOS cita que está visitado cada espaço do município para compreender de perto as necessidades. O vice afirma que o motivo de estar entrando na política se deve ao trabalho que pretende realizar. MARCON cita que está no executivo para trazer novos projetos. Ele salienta que estão sendo feitos os trabalhos interno para organização deste primeiro mandato.

Executivo de Anchieta terá maioria na câmara. Conforme o prefeito reeleito, IVAN CANCI, são cinco vereadores que são situação nesta gestão. O prefeito lembra que buscará diálogo com a bancada de oposição formada por quatro vereadores. IVAN salienta que cada vereador está empenhado para buscar o desenvolvimento de novos projetos em prol dos munícipes. CANSI citou que a sua recondução ao executivo se deve ao trabalho apresentado na legislação passada e reforça o compromisso com o desenvolvimento de Anchieta. O prefeito comenta que foram necessárias algumas alterações no secretariado. Conforme IVAN permanece no cargo o secretário da saúde, MARTINHOS SCANTAMBURLO; na secretaria de agricultura, RAFAEL FERREIRA e na secretaria de educação, JOSEMIR FORGIARINI; continuam também nos respectivo cargo, na secretaria de administração CAMILA BARONIO e na secretaria da fazenda, ARTUR KINETTI Serão dois novos secretários sendo na secretaria de desenvolvimento o vice-prefeito da legislatura passada, VILMAR PIOVESSANI, e na secretaria de infraestrutura, MARIO SIGNOR.


Prefeito não pretende buscar vereadores eleitos para o primeiro escalão. Conforme o prefeito reeleito de Anchieta, IVAN CANCI, se for necessário buscar novos secretários o executivo deve estudar nomes fora da câmara de vereadores da atual administração. IVAN cita que não é intenção do executivo buscar secretários na câmara, porque os legisladores foram eleitos para representar os munícipes no legislativo. O prefeito lembra a boa relação com seu vice na outra legislatura e devido ao comprometimento com o crescimento de Anchieta, escolheu como o novo secretário de desenvolvimento do município. CANCI salienta que os desafios são grandes quando se trata do setor de obras, devido ao orçamento limitado. Segundo o prefeito, a secretaria de infraestrutura contará ainda com o diretor, CLAUDECIR VIEIRA, para continuar os trabalhos nas estradas e no perímetro urbano. IVAN, que é engenheiro agrônomo, cita que o período de estiagem e que as chuvas dos últimos dias não foram suficientes para repor as perdas causadas desde 2019. Segundo o prefeito, o município continua com entrega de águas no interior.

Polícia Civil identifica autor de ameaças e Stalking de Minas Gerais. A Polícia Civil, através da DPCAMI de SMOeste, concluiu investigação que apurava ameaças que uma mulher vinha sofrendo através da internet. A vítima era constantemente constrangida por contatos feitos a partir de perfil falso no facebook e por mensagens enviadas através de e-mail cadastrado em nome de desconhecidos, mediante ameaças. Segundo a Delegada de Polícia da DPCAMI, LISIANE JUNGES, a prática de stalking acontece quando a vítima sofre perseguição obsessiva, de forma reiterada e continuada, causando medo, perturbando sua saúde psicológica e afetando sua privacidade. O autor foi identificado e localizado em uma cidade do interior de Minas Gerais onde, com apoio da Polícia Civil mineira, sendo cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário de SMOeste. Na residência foram apreendidos diversos dispositivos de armazenamento de dados. O autor responderá pela prática do crime de ameaça e pela contravenção penal de perturbação da tranquilidade.


Colisão entre carros é registrada na Willy Barth em SMOeste. A ocorrência foi por volta das 19 horas e 30 minutos, nas proximidades da antiga Cerâmica Wünsch, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, a mulher que conduzia o I30 ao fazer a conversão para esquerda, foi atingida por um Pálio que seguia sentido centro da cidade e que tinha como condutor um rapaz. Também foi levantado, com pessoas que viram a colisão, que a condutora do I30 invadiu a preferencial do Pálio, que por sua vez estava em alta velocidade, pela inexistência de lombada eletrônica no local. Com o impacto, ambos os carros tiveram danos de grande monta e por pouco o Pálio não colidiu em outros veículos que estavam estacionados ao lado da via. Ninguém se feriu. A Peperi também foi abordada no local por pessoas, que comentaram que a alta velocidade é constante ali. Eles cobraram a recolocação de um radar que existia neste trecho, a fim de evitar novos acidentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.