-IBGE APONTA QUE UM EM CADA CINCO JOVENS NO PAÍS NÃO ESTUDA NEM TRABALHA
-PEQUENAS EMPRESAS GERAM 64 POR CENTO DAS VAGAS DE EMPREGO EM SC
-CÂMARA APROVA PROJETO QUE CRIA CONSELHO E FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
-SINDUSCON, ASSENAR E VEREADORES DISCUTEM ALTERAÇÕES DO PLANO DIRETOR
-FAISMO 2024 SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE HOJE A NOITE NO CLUBE COMERCIAL
-CARRETA DESGOVERNADA ATINGE VEÍCULO E COLIDE EM RESIDENCIA NO AGOSTINI
-HOMEM É ATINGIDO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO EM PROPRIEDADE RURAL
O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu predominante nublado com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
A França elevou o nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” nesta terça-feira, após a detecção de novos casos da doença. A medida força as granjas a manterem as aves em local fechado para conter a disseminação do vírus, que é altamente contagioso.
A decisão, tomada pelo Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial desta terça. A influenza aviária, conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente ataca durante o outono e o inverno, e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.
O Tribunal Constitucional do Peru ordenou a libertação do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, de 85 anos, que está cumprindo uma sentença de prisão de 25 anos por abusos de direitos humanos e corrupção, de acordo com um documento judicial publicado nesta terça-feira. O ex-presidente, que esteve no poder durante a década de 1990, recebeu um perdão presidencial em 2017, mas a pressão da Corte Interamericana de Direitos Humanos impediu que ele recuperasse a liberdade. O tribunal determinou a libertação imediata de FUJIMORI do centro de detenção onde ele está preso. Ele foi condenado por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, quando seu governo estava lutando contra os guerrilheiros do Sendero Luminoso.
O presidente da Guiana, IRFAAN ALI, anunciou que o país irá acionar o Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira, após a Venezuela divulgar um novo mapa do país com a incorporação do território de Essequibo. Na terça-feira, o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou uma série de medidas referentes ao tema e propôs uma lei para a criação da província "Guiana Esequiba", anexando o território que pertence à Guiana. IFANN ALI classificou as ações de Maduro como "desrespeito flagrante" a uma decisão da Corte Internacional de Justiça, que decidiu que a Venezuela não poderia tentar anexar o território de Essequibo. Ele citou que a Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo.
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira, o Plano Plurianual proposto pelo governo federal. A previsão é destinar 13 trilhõese 300 bilhões de reais para investimentos públicos entre 2024 e 2027. O texto foi aprovado pelo colegiado de forma simbólica, ou seja, sem a contagem de votos. Segundo a versão do PPA aprovada pelos parlamentares, a área de Previdência Social receberá a maior quantidade de recursos nos próximos anos: aproximadamente quatro trilhões. O programa social Bolsa Família receberá o investimento de 685 bilhões. Além disso, também serão prioridade na alocação de recursos projetos ligados ao Sistema Único de Assistência Social com 473 bilhões; petróleo e biocombustíveis, 472 bilhões; à promoção do trabalho decente com 349 bilhões; e à educação básica com 305 bilhões de reais.
Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta terça-feira, que não há vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma para a qual presta serviços. Os ministros analisaram uma disputa que começou em Minas Gerais, envolvendo um motorista de aplicativo e a empresa Cabify. O Tribunal Regional da terceira Região, no estado, reconheceu o vínculo de emprego entre a empresa e o trabalhador. Por decisão do colegiado, esta decisão foi anulada. O relator do caso, ministro ALEXANDRE DE MORAES, afirmou que os magistrados da Corte, em decisões individuais, já têm decidido outros casos neste mesmo sentido. Mas, agora, a definição foi feita pela primeira vez por um colegiado do Supremo.
Um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos não estudava nem trabalhava em 2022, totalizando 10 milhões e 900 mil indivíduos, ou uma fatia de 22 vírgula três por cento do grupo etário. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais 2023, divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira. Os dados ainda mostraram que, no ano passado, quatro milhões e 700 mil jovens não procuraram emprego nem gostariam de trabalhar. Nesse grupo, estavam dois milhões de mulheres responsáveis por cuidar de parentes ou de trabalhos domésticos. Com a pandemia, a proporção de jovens “nem-nem” saltou de 24 vírgula um por cento em 2019 para 28 por cento em 2020. Desde então, o número registrou duas quedas seguidas até chegar ao patamar de 2022.
A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Alesc aprovou, em reunião na tarde desta terça-feira, o parecer favorável ao Projeto de Lei, do deputado VOLNEI WEBER do MDB, que altera a legislação que trata das faixas de domínio nas rodovias estaduais e nas federais delegadas ao Estado. Com a decisão, a proposta segue para votação em plenário. O projeto estabelece que nas zonas urbanas municipais com adensamento residencial, comercial eou industrial já consolidado, a faixa de domínio passe de 20 metros para dez metros, contados a partir do eixo das rodovias estaduais. Também estabelece que o governador poderá reduzir, por meio de decreto, a metragem da faixa até o limite mínimo de cinco metros, desde que em caráter excepcional e mediante a apresentação de justificativa técnica.
Empresas que se enquadram no Simples Nacional e atuam em cidades que declararam estado de calamidade pública em novembro tiveram o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços prorrogado em relação aos períodos de apuração de novembro, dezembro e janeiro. A autorização deste pagamento foi autorizada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional no último dia primeiro de dezembro, em portaria publicada no Diário Oficial da União. A Secretaria de Estado da Fazenda estima que a medida terá impacto mensal de cerca de 10 milhões de reais para os cofres públicos. Para ser beneficiada, a empresa deve ter o laudo pericial do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil.
Dos 12 mil novos empregos gerados em Santa Catarina em outubro deste ano, sete mil e 700 foram criados por Micro e Pequenas Empresas, o que representa 64 por cento do total, segundo dados do Sebrae levantados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O levantamento reforça o papel importante dos pequenos negócios na economia catarinense. O resultado das micro e pequenas empresas em outubro de 2023 foi 13 por cento maior do que o do mesmo período do ano passado, quando foram geradas seis mil 779 novas vagas. Assim como no saldo geral de empregos em Santa Catarina em outubro, o setor de Servic?os das MPEs liderou o resultado do mês com quatro mil 113 novas vagas, seguido do Come?rcio com dois mil 356), Indu?stria com 645, Construc?a?o Civil com 324 e Agricultura com 252.
Cerca de 35 mil pessoas devem visitar a Expo São João neste final de semana. A projeção é do coordenador da Comissão Central Organizadora, JOEL FOLMANN. A Expo São João inicia nesta sexta-feira e se estende até segunda-feira com quatro dias de feira. Ele disse que o trabalho de organização foi focado em detalhes para atrair público regional, em atrações culturais e musicais, gastronomia e um parque com expositores de vários segmentos. O ingresso ao evento será gratuito. A única cobrança será para o show JOÃO BOSCO e VINICIUS no sábado à noite. FOLMANN disse que a expectativa também é grande para os negócios gerados pela feira, mas ele não citou números. A última edição da Expo São João foi realizada há cinco anos.
A secretaria de Agricultura de Bandeirante vai realizar, na semana que vem, mais uma etapa da campanha “Meu Mundo Mais Limpo... do Campo para Cidade”. O objetivo é fazer a coleta dos resíduos sólidos no campo e na cidade. Para os agricultores, haverá um roteiro de coleta pelas comunidades e para os moradores da área urbana, o ponto de recolhimento dos materiais será o quiosque da praça. Serão recolhidos papel e papelão, plástico, vidro, ferro, alumínio, elétrico e eletrônico, lâmpadas, pilha, baterias, pneus, botas de borracha, lonas e sacarias em geral. Os materiais deverão estar separados por tipo e ensacados, sem resíduos de água, terra e sem sobra de produtos. Não serão recolhidos frascos de remédios, agrotóxicos e de uso veterinário. A coleta será realizada na quarta e quinta da semana que vem.
O Natal Luz de Guaraciaba foi aberto oficialmente nesta segunda-feira. O evento de inauguração da decoração e acendimento das luzes natalinas começou as sete horas da noite na praça municipal em frente a prefeitura, com a chegada do Papai noel, apresentações, venda de lanches e música ao vivo com Djoni Fernandes. A programação de apresentações culturais no mês de dezembro ainda prevê o Centro de Tradições Gaúchas, o Grupo Folclórico Italiano Madonna Del Caravaggio e o Grupo de Cantos Ricordando L'Itália.
A Prefeitura de Paraíso está executando duas obras de infraestrutura, uma na cidade e outra no interior. De acordo com a Administração, a obra de calçamento na Linha Stanga teve seu reinício, abrangendo aproximadamente 150 metros de extensão. Quanto à ponte sobre o Arroio Herval, a Prefeita MARLENE GIACOMINI esclareceu que, embora a conclusão estivesse inicialmente prevista, as fortes chuvas dificultaram a execução dos trabalhos. A próxima etapa envolve a concretagem da pista da ponte, uma tarefa que demanda cuidados especiais, incluindo escoramento dentro do riacho. Ela disse que as atividades serão retomadas assim que as condições climáticas permitirem uma execução segura e eficiente.
A Unoesc firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Rotary Club e Lions Clube São Miguel do Oeste para a promoção de atendimentos nas Clínicas de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, mantidas pela Universidade. O serviço será prestado para pacientes encaminhados pelas entidades, de forma grupal ou individual. Além disso, a Cooperação Técnica prevê o desenvolvimento de campanhas de conscientização, com elaboração de materiais didáticos de temas relevantes para serem apresentados nas escolas e na comunidade. A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, ELIANDRA ROSSI, destaca que a realização de atividades na comunidade possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição, além de beneficiar diretamente a população.
O Ecoponto da Amoesc fez, na última semana, a destinação de mais uma carga de pneus para reciclagem. Dessa vez, a empresa parceira da iniciativa retirou mil e 100 pneus do local, o equivalente a 14 mil quilos. De acordo com a Associação dos Municípios, a recolha destes pneus usados é um reflexo do compromisso crescente da comunidade com a gestão sustentável de resíduos. A entidade cita que essa iniciativa contribui diretamente para a redução de impactos ambientais, já que pneus descartados inadequadamente podem se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças como o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Os pneus levados pela região até o Ecoponto foram recolhidos por uma empresa de Chapecó.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina recebeu, nesta terça-feira, os dirigentes de habitação e a coordenação do Conselho Estadual de Arquitetura. O encontro discutiu o futuro do programa de habitação do conselho e reuniu importantes líderes e profissionais do setor. O evento destacou a importância da colaboração entre os setores de habitação e arquitetura para o desenvolvimento sustentável da região, ressaltando a relevância do encontro para abordar desafios atuais e estabelecer estratégias para o avanço do programa de habitação. Durante a reunião, foram abordados diversos tópicos, incluindo políticas habitacionais, desafios urbanos, inovações arquitetônicas e a integração de tecnologias sustentáveis. O compromisso com a excelência arquitetônica e a inclusão de soluções modernas foram temas centrais das conversas.
A câmara de vereadores realizou, ontem a noite, a primeira sessão ordinária do mês de dezembro. Durante a reunião, foram realizadas três homenagens para entidades do município. O vereador VILMAR BONORA apresentou uma moção de aplauso parabenizando as cinco conselheiras tutelares de São Miguel do Oeste "pelos indispensáveis e relevantes serviços prestados à comunidade. O vereador PAULO DRUMM fez uma moção de aplauso parabenizando as integrantes da Casa da Amizade pelos 55 anos de atividades em prol da comunidade. DRUMM e os vereadores GILMAR BALDISSERA e CRIS ZANATTA apresentaram uma moção de aplauso parabenizando a Ordem dos Advogados do Brasil pela passagem do Dia do Advogado Criminalista, comemorado em 2 de dezembro de 2023.
Os vereadores aprovaram em dois turnos o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A matéria também cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. O projeto trata das atribuições e da composição, organização e funcionamento do Conselho. O Comdipi terá 60 dias, a partir da publicação da lei, para elaborar o Regimento Interno e submetê-lo à edição pelo chefe do Poder Executivo. A norma trata também sobre o Fundo Municipal da Pessoa Idosa que tem a finalidade de facilitar a captação, o repasse e a aplicação dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa do Município. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação ontem à noite e segundo turno hoje pela manhã. A matéria segue ao prefeito para sanção.
Também foi aprovado pelos vereadores o projeto que dispõe sobre a organização integrada da Política, do Conselho, do Fundo e do Sistema Único de Assistência Social do Município de São Miguel do Oeste. De acordo com justificativa do prefeito WILSON TREVISAN, as alterações propostas são necessárias a fim de adequar a legislação local com as normativas nacional e estadual e ainda para contemplar o processo de reestruturação implantado pela gestão no final do primeiro semestre deste ano. A elaboração do projeto, segundo TREVISAN, contou com a realização de amplo debate com profissionais da Política de Assistência Social, sendo fruto de um estudo técnico realizado pela Diretoria de Assistência Social. O projeto foi aprovado por unanimidade em dois turnos e segue ao prefeito para sanção.
Os vereadores PAULO DRUMM, MOACIR FIORINI e CRIS ZANATTA apresentaram uma moção manifestando apoio à iniciativa de reincorporação da comunidade de Linha Pérola ao Município de São Miguel do Oeste. Os vereadores ressaltam que o desmembramento daquela comunidade do Município de Bandeirante para reincorporação a São Miguel do Oeste é uma manifestação que a comunidade tem feito. A moção foi defendida durante a sessão ordinária desta quarta-feira e entregue a moradores da localidade. Segundo os vereadores, a localidade possui mais de 10 moradores e a grande maioria se dirige para São Miguel do Oeste para diversas questões, se tornando mais viável o vínculo com São Miguel do que com Bandeirante. A moção é destinada ao governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, e ao presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL.
O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste, Sinduscon, e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Extremo Oeste, Assenar, realizaram, na manhã desta terça-feira, um encontro com os vereadores do município tratar da reformulação do Plano Diretor. Conforme as entidades, as mudanças propostas apresentam algumas “anomalias técnicas” que podem afetar o desenvolvimento do município. O fato, além de acender uma luz de alerta ao setor técnico, também gerou alguns posicionamentos contrários dos próprios legisladores. Um dos principais pontos da reunião foi a aprovação do projeto que prevê a redução do recuo frontal das residências de quatro para um metro.
A aprovação do projeto de lei e posterior derrubada do veto do prefeito ao recuo frontal mínimo previsto um metro afronta os princípios e regras criadas para edificação urbana, a história do município e desfaz um planejamento de crescimento da cidade. A posição é do Sinduscon e da Assenar. Para os associados, não houve uma análise mais aprofundada dos impactos que essa redução do recuo pode causar no dia-a-dia dos moradores. A partir do encontro de ontem, ficou acertada a realização de um estudo técnico pelo Sinduscon e Assenar com a criação de uma Comissão para tratar dos possíveis ajustes e alterações neste artigo da Lei Complementar que refere-se ao recuo frontal em edificações unifamiliares. Todas essas discussões só serão retomadas após o retorno do recesso do Legislativo, em fevereiro de 2024.
O Sinduscon e Assenar ajuizaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para anular a lei que trata da redução do recuo frontal das residência de quatro para um metro. A informação é do presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL. Ele ressaltou que os vereadores, por vezes, recebem demandas que não chegam aos ouvidos dos técnicos e as levam adiante sem essa avaliação. Neste caso, o Sinduscon e Assenar, farão um estudo para maximizar o acerto nas mudanças dessa e outras leis que vierem a ser propostas. Já para a presidente da Assenar, FRANCIELE JUNGES, disse que a reunião foi positiva, mas deveria ter sido realizada em momento anterior a votação do projeto de Lei, evitando transtornos e interpretações equivocadas. Ela comentou que os vereadores deveriam ter levado em consideração os argumentos técnicos sobre o assunto.
A Faismo 2024 vai ser lançada oficialmente na noite de hoje. O evento está marcado para as sete e meia no clube Comercial. Durante a cerimônia, a Comissão Central Organizadora vai anunciar os detalhes da programação. A previsão é de que a Faismo do ano que vem tenha, pelo menos, um show nacional que deve ser realizado no dia 15 de fevereiro, data de aniversário do município. A Faismo 2024 vai acontecer entre os dias 14 e 18 de fevereiro no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento de lançamento oficial da feira será transmitido ao vivo pela rádio Peperi.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito na tarde de ontem na SC 160. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde em Campo Ere. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor deu uma moto CBX 250 relatou que foi surpreendido por um buraco na pista, perdeu o equilíbrio e caiu. Ele sofreu escoriações nos braços e pernas. Ele foi atendido pela equipe de resgate dos bombeiros e conduzido ao Hospital Santo Antônio em Campo Erê.
Um homem foi preso pela Polícia Militar depois agredir a própria mãe em São Miguel do Oeste. Por volta das 11 horas da manhã de ontem, a PM foi acionada para verificar uma denuncia de que uma senhora cadeirante estava sendo maltratada e perturbada pelo filho na rua Jhon Kennedy, no Bairro São Luiz. A vítima, uma mulher de 79 anos, confirmou que o filho vive embriagado, a maltratando e a perturbando A guarnição localizou o filho da vítima que estava embriagado, alterado e agitado. Os policiais empregaram o uso da força física para contê-lo e algemá-lo. O homem de 43 anos foi preso e entregue na Delegacia de Polícia.
Um caminhão desgovernado atingiu um veiculo e só parou depois de colidir na entrada de uma casa no bairro Agostini. O acidente aconteceu no final da manhã de ontem na rua Jorge Lacerda em frente a Escola Amália Daltoé Agostini. Segundo a Polícia Militar, uma carreta, que estava estacionada, entrou em movimento e desceu a rua. O caminhão atingiu um carro, subiu nas calçadas e só parou depois de colidir em uma residência. Ninguém ficou ferido, restando apenas danos materiais. Os bombeiros realizaram o gerenciamento dos riscos, pois a energia elétrica estava exposta devido a colisão no poste. Após o desligamento da energia pela CELESC, o caminhão foi removido do local.
Um homem foi atingido por um disparo de arma de fogo na tarde de ontem em Guarujá do Sul. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que estava em sua propriedade no interior do município quando sentiu uma ardência no braço direito. Ao verificar o que se tratava, percebeu que era uma perfuração por um projetil. O homem não soube especificar de onde veio o disparo. A vítima foi encaminhada para o hospital regional de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar coletou as informações básicas para a confecção do boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil.