ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-12-2023 Quarta-Feira

-IBGE APONTA QUE UM EM CADA CINCO JOVENS NO PAÍS NÃO ESTUDA NEM TRABALHA

-PEQUENAS EMPRESAS GERAM 64 POR CENTO DAS VAGAS DE EMPREGO EM SC

-CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS PARA A COLHEITA DO FUMO EM IPORÃ DO OESTE

-PALESTRAS E EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS SERÃO DESTAQUES NA QUINTA EXPO SÃO JOÃO

-CONSULTOR EMPRESARIAL COMEMORA AVANÇOS NO PROJETO DA NOVA FERROESTE

-SÃO JOÃO DO OESTE CONCLUI PROJETO SANITARISTA EM PARCERIA COM A CIDASC

-HOMEM É PRESO POR AGREDIR A PRÓPRIA MÃE NA REGIÃO

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE VEÍCULO NO CENTRO DA CIDADE


O tempo apresenta-se nublado. A previsão para as próximas é de céu nublado com pancadas de chuva. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 27 graus. Umidade relativa do ar 84 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.


A França elevou o nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” nesta terça-feira, após a detecção de novos casos da doença. A medida força as granjas a manterem as aves em local fechado para conter a disseminação do vírus, que é altamente contagioso. A decisão, tomada pelo Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial desta terça. A influenza aviária, conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente ataca durante o outono e o inverno, e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.

O Tribunal Constitucional do Peru ordenou a libertação do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, de 85 anos, que está cumprindo uma sentença de prisão de 25 anos por abusos de direitos humanos e corrupção, de acordo com um documento judicial publicado nesta terça-feira. O ex-presidente, que esteve no poder durante a década de 1990, recebeu um perdão presidencial em 2017, mas a pressão da Corte Interamericana de Direitos Humanos impediu que ele recuperasse a liberdade. O tribunal determinou a libertação imediata de FUJIMORI do centro de detenção onde ele está preso. Ele foi condenado por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, quando seu governo estava lutando contra os guerrilheiros do Sendero Luminoso.

O presidente da Guiana, IRFAAN ALI, anunciou que o país irá acionar o Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira, após a Venezuela divulgar um novo mapa do país com a incorporação do território de Essequibo. Na terça-feira, o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou uma série de medidas referentes ao tema e propôs uma lei para a criação da província "Guiana Esequiba", anexando o território que pertence à Guiana. IFANN ALI classificou as ações de Maduro como "desrespeito flagrante" a uma decisão da Corte Internacional de Justiça, que decidiu que a Venezuela não poderia tentar anexar o território de Essequibo. Ele citou que a Força de Defesa da Guiana está em alerta máximo.

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira, o Plano Plurianual proposto pelo governo federal. A previsão é destinar 13 trilhões e 300 bilhões de reais para investimentos públicos entre 2024 e 2027. O texto foi aprovado pelo colegiado de forma simbólica, ou seja, sem a contagem de votos. Segundo a versão do PPA aprovada pelos parlamentares, a área de Previdência Social receberá a maior quantidade de recursos nos próximos anos: aproximadamente quatro trilhões. O programa social Bolsa Família receberá o investimento de 685 bilhões. Além disso, também serão prioridade na alocação de recursos projetos ligados ao Sistema Único de Assistência Social com 473 bilhões); petróleo e biocombustíveis, 472 bilhões; à promoção do trabalho decente com 349 bilhões; e à educação básica com 305 bilhões de reais.

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta terça-feira, que não há vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma para a qual presta serviços. Os ministros analisaram uma disputa que começou em Minas Gerais, envolvendo um motorista de aplicativo e a empresa Cabify. O Tribunal Regional da terceira Região, no estado, reconheceu o vínculo de emprego entre a empresa e o trabalhador. Por decisão do colegiado, esta decisão foi anulada. O relator do caso, ministro ALEXANDRE DE MORAES, afirmou que os magistrados da Corte, em decisões individuais, já têm decidido outros casos neste mesmo sentido. Mas, agora, a definição foi feita pela primeira vez por um colegiado do Supremo.

Um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos não estudava nem trabalhava em 2022, totalizando 10 milhões e 900 mil indivíduos, ou uma fatia de 22 vírgula três por cento do grupo etário. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais 2023, divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira. Os dados ainda mostraram que, no ano passado, quatro milhões e 700 mil jovens não procuraram emprego nem gostariam de trabalhar. Nesse grupo, estavam dois milhões de mulheres responsáveis por cuidar de parentes ou de trabalhos domésticos. Com a pandemia, a proporção de jovens “nem-nem” saltou de 24 vírgula um por cento em 2019 para 28 por cento em 2020. Desde então, o número registrou duas quedas seguidas até chegar ao patamar de 2022.

A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Alesc aprovou, em reunião na tarde desta terça-feira, o parecer favorável ao Projeto de Lei, do deputado VOLNEI WEBER do MDB, que altera a legislação que trata das faixas de domínio nas rodovias estaduais e nas federais delegadas ao Estado. Com a decisão, a proposta segue para votação em plenário. O projeto estabelece que nas zonas urbanas municipais com adensamento residencial, comercial eou industrial já consolidado, a faixa de domínio passe de 20 metros para dez metros, contados a partir do eixo das rodovias estaduais. Também estabelece que o governador poderá reduzir, por meio de decreto, a metragem da faixa até o limite mínimo de cinco metros, desde que em caráter excepcional e mediante a apresentação de justificativa técnica.

Empresas que se enquadram no Simples Nacional e atuam em cidades que declararam estado de calamidade pública em novembro tiveram o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços prorrogado em relação aos períodos de apuração de novembro, dezembro e janeiro. A autorização deste pagamento foi autorizada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional no último dia primeiro de dezembro, em portaria publicada no Diário Oficial da União. A Secretaria de Estado da Fazenda estima que a medida terá impacto mensal de cerca de 10 milhões de reais para os cofres públicos. Para ser beneficiada, a empresa deve ter o laudo pericial do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil.

Dos 12 mil novos empregos gerados em Santa Catarina em outubro deste ano, sete mil e 700 foram criados por Micro e Pequenas Empresas, o que representa 64 por cento do total, segundo dados do Sebrae levantados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O levantamento reforça o papel importante dos pequenos negócios na economia catarinense. O resultado das micro e pequenas empresas em outubro de 2023 foi 13 por cento maior do que o do mesmo período do ano passado, quando foram geradas seis mil 779 novas vagas. Assim como no saldo geral de empregos em Santa Catarina em outubro, o setor de Servic?os das MPEs liderou o resultado do mês com quatro mil 113 novas vagas, seguido do Come?rcio com dois mil 356), Indústria com 645, Construção Civil com 324 e Agricultura com 252.

Estão abertas até nove de janeiro de 2024, as inscrições para cursos técnicos e de Educação de Jovens e Adultos para ingresso no primeiro semestre de 2024 no Instituto Federal de Santa Catarina. São mais de duas mil e 300 vagas em 58 cursos técnicos concomitantes e subsequentes em 17 cidades catarinenses. Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa para participação no processo seletivo. No campus de São Miguel do Oeste são 32 vagas para o curso Técnico subsequente em Eletromecânica. As aulas serão a noite no campus localizado no bairro Jardim Peperi.

Será inaugurado neste sábado, o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira, unidade alfandegaria instalada na fronteira com a Argentina e conexão com os demais países do Mercosul. O empreendimento, que recebeu 50 milhões de reais em investimentos, irá expandir as operações da empresa, alavancar a economia local e impulsionar o comércio exterior brasileiro, ao trazer mais agilidade à cadeia de suprimentos no bloco sul-americano. O empreendimento, construído para atender as demandas do intenso fluxo terrestre de importação e exportação, será o principal ponto de conexão de Santa Catarina com a Argentina e um dos principais hubs de comércio exterior entre o Brasil e o Mercosul. A nova unidade será administrada pela Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil.

O Porto Seco de Dionísio Cerqueira está instalado em um terreno com área total de 175 mil metros quadrados, dos quais 50 mil são destinados a uma Área de Proteção Permanente. Quando atingir a capacidade plena de operação, o porto seco contará com 600 vagas para caminhões, além de um bolsão para outros 100 veículos em espera. A estrutura possui um armazém de dois mil metros quadrados, que conta com 128 metros quadrados de Câmara Fria em três docas para as cargas que necessitam de controle de temperatura. O novo espaço contempla ainda um pátio para cargas perigosas, dois portões de entrada com balanças bidirecionais e outros dois portões de saída.

Consultor e palestrante comemora avanços no projeto da nova “Ferroeste”. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Paraná e visa modernizar e agilizar a conexão entre vários estados, por meio de uma nova ferrovia. De acordo com JOÃO BATISTA SCHNEIDERS, atualmente o projeto está na fase de licenciamento ambiental, para depois avançar para a etapa de licitações. O consultor empresarial destacou que a ferrovia deve beneficiar a região Oeste de Santa Catarina e por isso, também recebeu apoio da Aurora e de suas cooperativas afiliadas, que pretendem ampliar a atuação no Paraná. A ferrovia deve chegar a Chapecó, o que vai facilitar o deslocamento da produção, com redução de custos. SCHNEIDERS frisou que a ferrovia é fundamental para aproximar o polo industrial do Oeste catarinense do mercado consumidor, bem como para dar mais eficiência ao transporte da matéria prima vinda de outras regiões do país.

A nova “Ferroeste” deve começar a ser construída já no ano de 2024. A projeção é do consultor empresarial, JOÃO BATISTA SCHNEIDERS. Ele observou que por se tratar de um grande projeto, as obras devem levar vários anos até serem concluídas. No entanto, ele comemorou a garantia de que as agroindústrias e o agronegócio da região serão valorizados, viabilizando melhores resultados que vão refletir diretamente na qualidade de vida das famílias ligadas à produção agrícola. Ao todo, o traçado do projeto passa por 66 municípios sendo 51 no Paraná, oito em Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina. O novo traçado, com mil 567 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju e Paranaguá, além de criar um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel e entre Chapecó e Cascavel. Quando concluída, a ferrovia será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do país.

A administração de Santa Helena está trabalhando no fechamento das contas de 2023 e na elaboração do cronograma de atividades para 2024. A informação é do Secretário de Administração do município, MARCELO CAMPAGNARO. De acordo com ele, também estão sendo realizadas várias licitações para que não haja interrupção dos serviços prestados à população. Ao mesmo tempo, estão sendo feitas renovações de contratos e outros trâmites burocráticos para viabilizar o funcionamento dos órgãos públicos. O Secretário destacou que a administração mantém um bom saldo positivo e que não devem ser enfrentadas dificuldades para o fechamento das contas do ano de 2023. Para 2024, Santa Helena terá um orçamento de 24 milhões de reais, com expectativa de incrementar outros quatro milhões de reais oriundos do superávit financeiro deste ano.

MARCELO CAMPAGNARO observou que cerca de 60% dos servidores públicos devem tirar férias no mês de janeiro, principalmente aqueles ligados à Secretaria de Educação. Apesar disso, serão mantidas equipes para que não haja interrupção nos serviços prestados aos munícipes. Em relação às fortes chuvas dos últimos meses, o Secretário frisou que o município de Santa Helena ainda não decretou situação de emergência, porém, manter frentes de trabalho focadas em realizar ações paliativos nos pontos em que houve a obstrução de pontes, bueiros e danos nas estradas do interior. CAMPAGNARO mencionou o trabalho à campo feito pela Defesa Civil Municipal para apurar a necessidade de ser decretada situação de emergência, viabilizando desta forma, um auxílio maior aos atingidos pelas recentes intempéries do tempo.

A Secretaria de Educação, em parceria com a CIDASC, encerrou as atividades do Programa Sanitarista Júnior, em São João do Oeste. Conforme o Secretário Educação, CLAUNEI WEBER, o projeto foi realizado no decorrer deste ano e também teve apoio do ICASA. Ele frisou que o projeto contou com material voltado às crianças do quarto ano do ensino fundamental, com foco principal na sanidade dos animais e a na qualidade da produção de alimentos. WEBER destacou que foram ampliados conhecimentos para tornar os alunos parceiros das suas famílias nos ajustes com a sanidade dos animais, visto que São João do Oeste possui grande produção agropecuária. O Secretário de Educação fez uma avaliação positiva do projeto desenvolvido neste ano e projetou a continuidade em 2024. Mencionou ainda o empenho dos professores e das famílias de São João do Oeste para que fosse alcançado uma excelente resultado.

As chuvas volumosas dos últimos meses causaram vários transtornos aos agricultores da região e seguem causando dificuldades para quem precisa colher a produção ou fazer o plantio das lavouras. Dentre as culturas prejudicadas está o fumo, atualmente em fase de colheita para secagem nos galpões. O fumicultor de Iporã do Oeste, GENOIR DAL ORSOLETTA, trabalha há vários anos com o plantio de fumo e destacou que neste ano está sendo enfrentada uma situação atípica com chuvas em excesso e quedas de granizo, que causaram perdas nas lavouras e também nos galpões. Ele explicou que o fumo em ponto de colheita é cortado e permanece nas lavouras até que murche, não podendo pegar chuva nesse intervalo.

GENOIR DAL ORSOLETTA observou que as chuvas registradas na região tem atrapalhado a colheita, já que não ocorrem muitos períodos de sol para que o fumo possa murchar na lavoura antes de ser levado para os galpões. O fumicultor destacou que neste ano foi plantada uma quantidade maior de fumo em sua propriedade, diante da expectativa de uma boa safra e com melhor rentabilidade. Foram cerca de 120 mil pés de fumo plantados em uma área que gira em torno de oito hectares. O cultivo conta com o trabalho de cinco pessoas da família. DAL ORSOLETTA frisou que o produto colhido na primeira etapa já está no ponto para ser classificado e enfardado para a venda, cuja compra deve começar no dia 20 de dezembro, por parte das empresas fumageiras. Apesar das dificuldades com as condições desfavoráveis do tempo, o produtor avaliou que o fumo segue sendo uma atividade rentável para as propriedade agrícolas.

Os organizadores da quinta Expo São João estão ultimando os preparativos para o grande evento que inicia nesta sexta-feira e segue até a próxima segunda, em São João do Oeste. Uma das áreas de destaque será o agronegócio, que está finalizando os preparativos para receber os animais em uma moderna estrutura. Conforme o Secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, o espaço foi projetado para que a exposição ocorra com qualquer tempo e também para garantir o bem-estar dos animais e expositores. Ele observou que apesar das chuvas terem atrapalhado a preparação do parque, foi possível dar um bom encaminhamento para que não ocorressem transtornos de última hora. RECH salientou que a Expo São João vai evidenciar a excelência genética do rebanho local, conquistada graças ao trabalho de melhoramento genético desenvolvido há vários anos.

Além de bovinos, a feira também terá exposição de suínos, caprinos, ovinos e equinos, demonstrando o trabalho das propriedades rurais em diferentes áreas, mas com foco na pecuária leiteira. O Secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, destacou que o desfile de julgamento dos animais e premiação dos classificados será no sábado, a partir das 13h, servindo como incentivo aos agricultores que investem no melhoramento genético. RECH enalteceu o grande interesse dos produtores locais em participar do evento neste ano e demonstrar o seu trabalho aos visitantes de várias regiões. O Secretário de Agricultura de São João do Oeste lembrou que a feira também terá palestras voltadas ao agronegócio na segunda-feira, com foco na qualidade do leite e nas experiências sobre a proteção do solo e recuperação da fertilidade, com expectativa de reunir um grande público.

Polícia Rodoviária Federal orienta motoristas sobre cuidados ao dirigir nas rodovias da região. O objetivo é evitar acidentes de trânsito neste período de final de ano e tendo em vista as péssimas condições das rodovias federais que cortam a região Extremo Oeste de Santa Catarina. A Polícia Rodoviária Federal alerta aos condutores que redobrem a atenção e dirijam o veículo com cuidado. De acordo com o Chefe do Posto da PRF em Guaraciaba, JAIRO MEYER, os motoristas devem reduzir a velocidade, manter o distanciamento entre os veículos bem como manter os pneus sempre calibrados e a mecânica em dia. Ele destaca que o período de férias está chegando e o fluxo de veículos deve aumentar consideravelmente, e como muitos trechos das rodovias estão em conduções precárias, a PRF está atenta com relação a fiscalização, pois a intenção não é multar o cidadão, mas sim prevenir acidentes e riscos a vida dos usuários das rodovias.

Um caminhão desgovernado atingiu um veículo e colidiu em uma residência em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 11h40 da manhã de ontem, no bairro Agostini, em frente à uma escola. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi uma colisão de uma carreta, com placas de São Miguel do Oeste, em uma residência. A informação é que o veículo estava estacionado e que o motorista tinha acabado de entrar em casa, quando minutos depois, o caminhão desandou e desgovernado atingiu um carro, subiu nas calçadas e só parou depois de colidir em uma casa. Houve apenas danos materiais. Os bombeiros realizaram o gerenciamento dos riscos e como a energia elétrica estava exposta devido a colisão no poste, foi isolado e sinalizado o local. Após o desligamento da rede pela CELESC, o locou ficou aos cuidados da Polícia Militar, que registrou um Boletim de Ocorrência.

Um homem foi preso por agredir a própria mãe em São Miguel do Oeste. Foi por volta das 11h da manhã de ontem, durante averiguação de uma denúncia de que uma senhora cadeirante era maltratada e perturbada pelo seu filho. No local informado, os policiais militares conversaram com a vítima, uma mulher de 79 anos. Ela relatou que seu filho vive embriagado, a maltrata, perturba, não lhe dá atenção e não a ajuda quando necessário. Ela relatou que no início da manhã havia pedido ajuda para ir ao banheiro e que o filho empurrou a cadeira de rodas com brutalidade, quase a fazendo cair e causando um ferimento em uma das suas mãos. O autor dos fatos foi encontrado embriagado, alterado, agitado e com fala desconexa. Ele não colaborou com os policiais, sendo necessário o uso da força física para contê-lo e algemá-lo. O homem, de 43 anos, foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Um carro foi atingido por um princípio de incêndio no centro de Iporã do Oeste, por volta das cinco e meia da tarde de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo que atingia um Gol 1000, com placas de Iporã do Oeste. O carro transitava de São Miguel do Oeste para a linha São Luiz, no interior do município, quando apresentou problemas mecânicos e pegou fogo na Avenida Gustavo Fetter, nas proximidades da Escola Estadual Padre Vendelino Seidel. Populares das empresas próximas usaram extintores de incêndio para combater o fogo até a chegada dos Bombeiros. A guarnição fez o corte do cabo da bateria e resfriamento da parte do motor, o único local atingido pelo fogo. Conforme o Corpo de Bombeiros, a atuação dos populares foi de suma importância para que o fogo não se propagasse. O motorista era o único ocupante do carro e não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.