-SENADO PRETENDE FINALIZAÇÃO VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NESTA SEMANA
-CELESC ABRA PROGRAMA ESPECIAL DE NEGOCIAÇÃO DÍVIDAS DE CLIENTES
-MUNICÍPIO FAZ NESTA SEMANA ÚLTIMA COLETA DE RESÍDUOS NO MEIO RURAL DO ANO
-PRIMEIRA ETAPA DA VOTAÇÃO DO DESTAQUE EMPRESARIAL TERMINA AMANHÃ
-PAVILHÃO DA MERCOINDUSTRIAL SERÁ PARCIALMENTE FECHADO PARA A FAISMO 2024
-POLÍCIA CIVIL DIVULGA DETALHES DO ASSASSINATO DE MULHER NA REGIÃO
-HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
VLADIMIR PUTIN decidiu concorrer às eleições presidenciais de março, uma medida que o manterá no poder até pelo menos 2030. PUTIN, que recebeu a presidência de BORIS YELTSIN no último dia de 1999, já serviu como presidente por mais tempo do que qualquer outro governante russo desde JOSEF STALIN. O presidente russo está com 71 anos. As fontes, que falaram à Reuters sob condição de anonimato devido à sensibilidade da política do Kremlin, disseram que a notícia da decisão de PUTIN havia chegado e que os conselheiros estavam agora se preparando para a campanha e para a reeleição do presidente.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou neste domingo que não está "pronto" para iniciar conversações com a Rússia, a menos que Moscou retire suas tropas das áreas ocupadas. ZELENSKY mencionou relatos de que altos funcionários europeus e americanos falaram com seu governo sobre o início de negociações para encerrar a guerra, depois de um comandante ucraniano dizer que o conflito está estagnado. O presidente da ucrania reconheceu que o conflito, iniciado em fevereiro de 2022, após a ofensiva das tropas russas, está em um momento "difícil", mas negou que esteja em um impasse.
Os chefes de 18 agências das Nações Unidas e grandes organizações de ajuda emitiram uma rara declaração conjunta no domingo, apelando a um “cessar-fogo humanitário imediato” em Israel e nos territórios palestinianos. Os signatários qualificaram o ataque de 7 de outubro do Hamas em Israel, que matou mais de mil e 400 pessoas e deslocou dezenas de milhares, de “horrível” e também disseram que o assassinato de civis na Faixa de Gaza foi um “ultraje”. Mais de nove mil e 700 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses em Gaza desde o início do conflito, segundo as autoridades de saúde palestinas em Ramallah, utilizando dados extraídos de fontes médicas do território controlado pelo Hamas.
Os economistas do mercado financeiro elevaram marginalmente a expectativa de inflação em 2024, ao mesmo tempo em que mantiveram a projeção para este ano. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para o ano de 2023, a projeção de inflação permaneceu em quatro vírgula 63 por cento.Para 2024, a estimativa de inflação subiu de três e 90 para três virgula 91 por centona última semana. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro manteve a projeção de crescimento em dois virgula 89 por cento.
O turismo nacional acumulou um faturamento de mais de 121 bilhões de reais entre janeiro e agosto deste ano, cerca de 12 bilhões a mais do que no mesmo período de 2022. O número foi divulgado pelo Ministério do Turismo com base em dados de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.A pesquisa da Fecomércio ainda projeta que o turismo nacional deverá ter um crescimento de 11 e meio por cento em 2023 em relação ao ano passado, o que demonstra a recuperação do setor após a pandemia de Covid-19. Segundo a FecomercioSP, a explicação se deve ao maior investimento dos brasileiros em viagens, o que tende a manter o setor aquecido nos próximos meses, principalmente neste fim do ano. A volta da agenda do mercado de turismo corporativo, com feiras e eventos, também é um dos motores que alavancam os números.
O Senado terá uma semana decisiva em relação à reforma tributária. O cronograma acordado entre líderes e articuladores do tema prevê aprovação do texto na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira, seguindo em caráter de urgência para que o plenário delibere e vote a proposta até a quinta. Buscando apoio massivo, o relator da matéria, senador EDUARDO BRAGA incorporou cerca de 250 das 700 sugestões de emendas recebidas e alinhou o parecer final com a equipe econômica, que aposta na ampla aprovação, apesar de já prever a necessidade de aumentar em meio ponto percentual a alíquota-padrão que é a soma do Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS, para estados e municípios, com a Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS, da União.
O primeiro dia do Enem, neste domingo, teve 26 vírgula quatro por cento de abstenção em Santa Catarina, um pouco abaixo da taxa nacional, que ficou em 28 vírgula um por cento. Diferente de 2021, o Estado não teve o menor índice do Sul do país, que neste ano ficou com o Rio Grande do Sul, com 25 virgula seis. No primeiro dia, os inscritos tiveram de fazer uma redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, além de responderem a questões de linguagens e ciências humanas. Santa Catarina tem 91 mil 261 inscritos para fazer o Enem em 2023, sendo que 62 por cento são mulheres e mais da metade, 47 mil pessoas, entre 17 e 18 anos.
O novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador ALTAMIRO DE OLIVEIRA, assume o cargo com o compromisso de instalar no Estado as primeiras varas de garantias do país. A pioneira será a Comarca de Rio do Sul, e terá abrangência sobre outras oito comarcas – Ascurra, Ibirama, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Oeste, Taió e Trombudo Central. Com isto, a primeira Vara de Garantias atenderá uma área correspondente a 350 mil habitantes. A próxima a ser instalada será em Balneário Camboriú. O juiz de garantias tem a função de decidir sobre prisões preventivas e quebras de sigilo nas etapas de investigação, antes do início da fase processual. Em agosto, por 10 votos a 1, o STF estabeleceu que a instituição do juiz de garantias é obrigatória, mas cabe aos estados e à União definir em que formato será feita a implementação.
Clientes ativos e inativos em dívida com a Celesc terão uma oportunidade única de negociação a partir da próxima semana, quando a companhia inicia o programa Celesc Conta em Dia. De 6 de novembro a 31 de dezembro, em todas as lojas físicas de atendimento da Celesc, serão oferecidas oportunidades para regularização de débitos de maneira acessível e facilitada, em condições mais benéficas que no restante do ano. No decorrer do programa, serão apresentadas condições como o parcelamento dos débitos vencidos, ajuizados eou não ajuizados, mediante pagamento de entrada de no mínimo 10 por cento e o saldo restante em até 24 parcelas. Os clientes terão isenção da cobrança de multa por inadimplência e juros pretéritos.
Começou hoje a última etapa da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural deste ano. O roteiro vai até sexta-feira. A ação é uma iniciativa das secretarias de Agricultura, Obras e Saúde, em parceria com a Epagri e Associação de Coletores de Materiais Recicláveis. Assim como nos anos anteriores, os moradores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro, a fim de possibilitar o descarte correto dos itens a serem reciclados. Nesta semana, estão sendo recolhidos plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos, como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.
O roteiro da última coleta de materiais recicláveis do ano no interior começou hoje em seis comunidades. O caminhão da prefeitura já passou pelas linhas Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Amanhã, segundo dia da coleta, a recolha será nas linhas Parda, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Santa Ana, Campo Sales, Pérola, Três Barras e Fátima. Os materiais coletados são encaminhados para a Acomar que faz a separação e reaproveitamento com a reciclagem. Normalmente, a associação consegue aproveitar quase a totalidade dos materiais. Até sexta-feira a coleta vai passar por todas as comunidades do interior.
O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão a respeito do projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que aumenta a pena para crimes como furto, roubo e latrocínio. O debate discutiu até que ponto o endurecimento da lei penal resulta em uma sociedade com menos crimes e quais os caminhos para reduzir a criminalidade. O programa reuniu o Delegado SANDRO ZANCANARO, o professor do Curso de Direito da UNOESC - Campus de SMO e Pinhalzinho, MARCOS AFONSO JOHNER e o advogado LUIS PICHETI. As fotos e o áudio do Peperi estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O aumento das penas de alguns crimes pode significar um combate a criminalidade, mas por si só isso não garante uma redução dos delitos. A observação é do delegado SANDRO ZANCANARO. Ele citou um dos autores mais renomados do Direito Penal CESARE BACARIA para afirmar que não é o tamanho da pena que vai assustar o criminoso, mas sim a certeza da punição. Na visão do delegado, o que ainda se vê é muita impunidade e isso estimular o criminoso a agir. Ele disse que em Santa Catarina, 80 por cento dos casos de homicídio são resolvidos, mas no Brasil esse índice cai para 37 por cento. ZANCANARO citou que falta estrutura e policiais para prender e investigar e isso explica, em parte, a baixa punidade no país. Outro problema, de acordo com ele, é a complexidade da lei que, muitas vezes, impede a ação dos órgãos de segurança e protege demais os criminosos.
O simples aumento das penas não tende a resolver o problema da criminalidade. O comentário é do professor do Curso de Direito da UNOESC - Campus de SMO e Pinhalzinho, MARCOS AFONSO JOHNER. Ele disse que o movimento do legislador de somente aumentar o tempo de prisão para os crimes pode gerar outros problemas se esse não for o melhor diagnóstico para enfrentar o aumento da criminalidade. O professor afirmou que é preciso ampliar a discussão sobre esse tema com a sociedade para apontar os mecanismos mais efetivos para enfrentar o problema da violência. Ele entende que deve haver a punição para quem comete delitos, mas o simples aumento da pena pode ser apenas uma medida paliativa para um assunto que é muito complexo e tem uma série de fatores que precisam ser melhorados, como por exemplo, os sistemas prisionais e processuais.
O advogado LUIS PICHETI também afirmou no debate de sábado que não é o tempo de cárcere que vai diminuir a criminalidade, mas sim, a efetiva aplicação da lei penal. Ele disse que existem outros crimes mais graves, como a pedofilia, que devem ter penas mais severas do que os delitos que estão no projeto de lei com aumento de prisão, como o furto. Ele disse que é a favor de penas mais duras, mas somente isso não vai resolver. PICHETTi comentou que a legislação processual é “nutela” na medida em que protege demais os direitos do criminoso e, muitas vezes, deixa em segundo plano o direito da vítima que já foi violado. Ele defendeu uma legislação mais “raiz” que permita o trabalho da polícia e dos órgãos na busca de provas para identificar e punir efetivamente os agressores.
O Departamento Municipal de Trânsito confirmou, no final da manhã de hoje, que o semáforo localizado na esquina entre as ruas Waldemar Ramgrab e Itaberaba está passando por manutenção. O equipamento sofreu uma descarga elétrica que causou avarias em sua estrutura interna. Por conta disso, o equipamento não está funcionando neste começo de semana. Em nota, a Secretaria pediu a compreensão de todos e solicita aos condutores de veículos que redobrem os cuidados ao utilizar esta via enquanto o conjunto semafórico estiver fora de operação. Assim que os reparos forem concluídos, o funcionamento será restabelecido.
A OAB subseção de São Miguel do Oeste e a Unoesc vão realizar nesta semana uma palestra sobre Advocacia criminal e o estado democrático de direito. O evento vai reunir o desembargador JORGE HENRIQUE SCHAEFER MARTINS e o professor JACINTO NELSON DE MIRANDA COUTINHO da Universidade Federal do Paraná. O evento está marcado para quarta-feira às sete horas da noite no Centro Cultural da Unoesc. A palestra é aberta para acadêmicos do curso de Direito e profissionais da área como advogados e professores.
Os dados do censo demográfico de 2020 sobre sexo e idade revelam que São Miguel do Oeste teve um aumento da participação de idosos na população total. A informação é do coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. De acordo com ele, a população com idade acima de 60 anos, que era de 12 por cento em 2010, passou para quase 18 por cento no censo de 2020. Por outro lado, o percentual de habitantes com idade entre 10 e 14 caiu de sete virgula 71 por cento para cinco vírgula 45. Já o percentual de moradores com idade entre 15 e 19 anos caiu de oito vírgula 63 para cinco virgula 48 por cento.
O envelhecimento da população apontado pelo censo demográfico do IBGE também ocorreu nos municípios do extremo-oeste. O comentário é do coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele explicou que esse movimento é mais intenso nas pequenas cidades, com menor índice de industrialização e urbanização. RADTKE disse que em cidades como São João do Oeste, Descanso e Romelândia, o total de moradores com idade acima de 65 supera a faixa da população com idade entre zero e 14 anos. Ele destacou ainda que essas informações são importantes para a definição das ações, programas e outras políticas públicas por parte dos municípios e estados.
Termina amanhã a primeira fase da votação do Destaque Empresarial de 2023. Os empresários associados da Acismo tem esta terça-feira para participar da escolha. Eles receberam um email da associação empresarial com o acesso e as senhas para a votação. De acordo com o coordenador do evento, FABRÍCIO PALOSCHI, a escolha é via sistema pela internet. Cada empresa tem direito a um voto. Nessa fase, serão escolhidos três empresários por categoria. Os segmentos em disputa são indústria, comercio e serviço de pequeno, medeio e grande. Desse modo, serão definidos, até o final do mês, três finalistas em cada categoria. De acordo com PALOSCHI, os 27 empresários mais votados seguem para a segunda etapa da escolha.
A segunda fase do Destaque Empresarial será uma nova votação, durante o mês de novembro, entre os finalistas. De acordo com o coordenador do prêmio, FABRÍCIO PALOSCHI, os empresários vão votar, pela segunda vez, para escolher apenas um em cada categoria. Os mais votados serão o destaque empresarial de 2023. A cerimônia de premiação será no dia primeiro de dezembro no clube comercial. Além dos nove vencedores, mais uma vez, a Acismo vai premiar o destaque dos destaques, ou seja, o empresário que receber o maior número de votos entre os vencedores. PALOSCHI explicou que neste ano, o grande destaque vai receber o troféu Hélio Wassun, uma homenagem ao primeiro presidente da Acismo.
A administração de São Miguel do Oeste vai investir cerca de um milhão e 200 mil reais em melhorias do parque de exposições Rineu Gransotto para a Faismo 2024. A informação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. De acordo com ela, os detalhes das ações no parque foram definidas em vistoria realizada na semana passada pelo prefeito WILSON TREVISAN e por secretários do município. INDIANARA disse que uma das principais será o fechamento parcial do pavilhão da Mercoindustrial. O objetivo é construir uma parede lateral e outra nos fundos do espaço. Além disso, o município vai instalar uma subestação de energia e renovararede interna de eletricidade do pavilhão principal do parque Rineu Gransotto.
O município também vai duplicar a área de estacionamento para visitantes e expositores para a Faismo de fevereiro do ano que vem. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT, a administração adquiriu mais uma área do lado do parque e agora precisar estruturar o local para estacionamento, inclusive com iluminação. Outro investimento no parque será com estruturas fixas no espaço destinado a exposição de animais. INDIANARA também confirmou que outra ação será a ampliação do espaço entre a praça de alimentação e o palco de shows. O objetivo é dar mais espaço para o publico e permitir a instalação de um palco maior para as atrações da Faismo 2024.
Durante o Peperi Rádio Repórter deste sábado, a secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT, também atualizou as informações sobre as áreas industriais do município. De acordo com ela, o município ainda tem um lote disponível na área industrial da Linha Emboaba que deve ir para licitação nas próximas semanas. Ela também comentou que a área industrial da Linha Aparecida deve ser entregue com infraestrutura e seguir o mesmo padrão da Linha Emboaba. INDIANARA citou que a procura de empresas para se instalar no município é constante e a cidade pode receber novos investimentos empresariais.
Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na ultima sexta-feira em Maravilha. Durante rondas pelo bairro União, uma guarnição da Polícia Militar desconfiou da atitude de uma homem que estava caminhando com uma mochila pela rua. O homem foi abordado e durante a revista pessoal foram encontradas uma balança de precisão e duas porções de entorpecente prontas para comercialização. O homem de 18 anos confirmou que iria fazer a venda da droga. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia de Maravilha.
Os Bombeiros de Guaraciaba e São Miguel do Oeste e Guaraciaba fizeram uma operação de resgate que não é muito comum na tarde deste sábado. Por volta das cinco e meia, uma embarcação ficou presa em tronco de árvore nas proximidades da ponte do rio das Antas na Linha Pomba Branca, no interior de Barra Bonita. Os três ocupantes do barco foram resgatados pelos bombeiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Os ocupantes da embarcação relataram que ficaram à deriva minutos depois de começar um passeio pelo rio. O motor desligou e o barco foi levado pela força da correnteza. Eles perderam o controle do barco que acabou encalhando em um tronco de árvore. Os bombeiros foram chamados e socorreram os ocupantes com apoio de uma segunda embarcação. Durante a operação foram utilizados cabos de salvamento em altura e equipamentos de salvamento aquático para retiradas das vítimas.
Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na tarde deste domingo na SC 496. O acidente aconteceu por volta das duas horas na Linha Famoso em Descanso. O acidente envolveu duas motos, uma Bros e uma BMW XR. Uma adolescente que estava de carona na motocicleta Bros sofreu escoriações. O homem que estava conduzindo a Bros, estava consciente e orientado, não apresentava nenhum ferimento. O condutor da BMW XR sofreu ferimentos no braço. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste esteve no local e realizou todos os procedimentos. Todos os envolvidos foram encaminhados para o hospital.
A Polícia Civil divulgou, durante o final de semana, detalhes sobre o assassinato de uma mulher ocorrido na sexta-feira em Maravilha. Segundo a PC, autor e vítima eram vizinhos. Eles moravam na mesma casa, que era dividida ao meio nas proximidades da via marginal à BR 282. A mulher morava no local com a filha de seis anos de idade. A menina presenciou a m?e sendo agredida e pediu por socorro na rua. Quando a polícia e o socorro médico chegaram, a mulher já estava morta. Por volta das dez horas da noite de sexta, o homem foi até o local e desferiu aparentemente uma única facada logo acima da cintura da vítima. Ainda não foi confirmada a efetiva motivação do delito, mas testemunhas afirmaram que existiam desavenças entre autor e vítima. O autor foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar e autuado pelo delegado de polícia plantonista por homicídio qualificado. A princípio, NÃO se trata de feminicídio. A vítima tinha 49 anos de idade e o suspeito tem 54 anos.