-SENADOR PROTOCOLA MAIS UMA PEC PARA FIXAR MANDATOS DOS MINISTROS DO STF
-SANTA CATARINA LIDERA CRESCIMENTO DE SETE SETORES INDUSTRIAIS DO PAÍS
-LANÇADO EDITAL DE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA VAGAS DO CONSELHO TUTELAR
-CAMPANHA NOTA PREMIADA CONTEMPLA MAIS CINCO PESSOAS EM IPORÃ DO OESTE
-DEFESA CIVIL MANTÉM ALERTA COM PREVISÃO DE FORTES CHUVAS NO FIM DE SEMANA
-PREFEITO DE DESCANSO REASSUME PODER EXECUTIVO APÓS PERÍODO DE FÉRIAS
-HOMEM É PRESO POR NÃO PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE TRÊS POR TRÁFICO E APREENDE ESTUFAS DE MACONHA
O tempo apresenta-se instável com chuva fraca em alguns pontos. A previsão para as próximas e para o final de semana é de chuva volumosa na região. A temperatura mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 20 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A ativista iraniana NARGES MOHAMMADI venceu o Prêmio Nobel da Paz 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira. Atualmente presa, MOHAMMADI, que é engenheira e também já escreveu em jornais de vanguarda, vem liderando a luta das mulheres no Irã contra a opressão imposta pelo atual regime, uma revolução que começou com a morte da MAHSA AMINI que foi presa por "uso incorreto" do véu. Dois dias depois, sob custódia policial, MAHSA foi internada em estado grave, com lesões na cabeça, e morreu no hospital. A morte desencadeou um dos maiores movimentos contra o regime do Irã, acusado de oprimir mulheres.
A administração do presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse, nesta quinta-feira, que ampliará o muro na fronteira com o México para impedir o cruzamento de fluxos recordes de migrantes vindos do país vizinho. O anúncio é uma mudança de política que traz a marca de uma das principais iniciativas defendidas pelo ex-presidente DONALD TRUMP. Ontem, BIDEN voltou a afirmar que não acredita que os muros em fronteiras funcionem, mesmo com o governo confirmando que revogará 26 leis para construir mais barreiras no Vale do Rio Grande, na fronteira com o México, em meio ao aumento da pressão política sobre a imigração.
As autoridades venezuelanas emitiram um mandado de prisão contra JUAN GUAIDÓ, ex-líder da oposição e ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. De acordo com a procuradoria-geral do país, GUAIDÁ “utilizou recursos” da petrolífera estatal PDVSA “para se financiar, pagar despesas pessoais e forçou a PDVSA a aceitar os seus termos de refinanciamento”. O mandado de detenção será pelos crimes de traição à pátria, usurpação de funções, lucro ou desvio de dinheiro, valores mobiliários ou bens públicos, branqueamento de capitais e associação. Em uma rede social, GUAIDÓ reagiu às acusações do Ministério Público e classificou-as como “mentiras” para “perseguir física e moralmente a oposição venezuelana”.
O senador FLÁVIO ARNS do PSB do Paraná protocolou a PEC 51 que atribui mandato de quinze anos e exigência de idade mínima de 50 anos aos ministros do Supremo Tribunal Federal. A proposta veda a recondução e promove ainda modificações no processo de escolha dos membros dos tribunais superiores. Durante a realização da Sessão em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal de 1988, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou que o fato de o Congresso debater temas sobre o Judiciário não significa que exista uma crise entre os poderes. Além da PEC 51, outra proposta de emenda constitucional tramita no congresso fixando o mandato dos ministros do STF em oito anos. PACHECO sustentou que o debate sobre mandatos fixos de ministros do STF não é uma “irracionalidade” e é adotado em outros países.
O Supremo Tribunal Federal vai começou a julgar, nesta sexta-feira, mais sete ações penais contra acusados de atos de 8 de janeiro, quando foram invadidas e depredadas sedes dos Três Poderes. O ministro ALEXANDRE DE MORAES foi o primeiro a votar pela condenação dos acusados com punições que variam de 14 a 17 anos de prisão, além do pagamento de 30 milhões de reais por danos morais coletivos. As denúncias da Procuradoria-Geral da República são analisadas no plenário virtual, formato de julgamento em que os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do Supremo. A Corte já analisou seis ações penais, nas quais os réus foram condenados a punições que variam de 12 a 17 anos de prisão.
As retiradas nas cadernetas de poupança superaram os depósitos em 86 bilhões 120 milhões de reais de janeiro a setembro deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Banco Central. Apesar de alta, a evasão de recursos da poupança teve queda na comparação com mesmo período do ano passado – quando 91 bilhões deixaram a modalidade de investimentos. Somente no mês de setembro, o Banco Central informou que os saques da poupança, acima do volume de depósitos, somaram cinco bilhões 830 milhões de reais. Com a saída de recursos da poupança no mês passado, o estoque dos valores depositados, ou seja, o volume total aplicado, registrou queda para 968 bilhões em setembro.
Santa Catarina é líder nacional na indústria de confecção do vestuário; embarcações; eletrodomésticos; geradores, transformadores e motores elétricos; atividades de acabamentos em fios, tecidos e têxteis; fabricação de tecidos de malha; e desdobramento de madeira. Os dados divulgados em julho deste ano são referentes ao Valor Bruto da Produção industrial, da Pesquisa Industrial Anual do IBGE2021, e foram analisados pelo Observatório FIESC. A indústria de confecção do vestuário, por exemplo, cresceu em quatro vírgula seis pontos percentuais sua participação nacional de 2020 a 2021, passando de 26 para 31 por cento. De modo geral, a indústria de transformação de Santa Catarina também aumentou sua importância na capacidade produtiva nacional, passando da sexta para a quinta posição no Brasil, com participação de seis vírgula seis por cento.
O Corpo Militar de Bombeiros de Santa Catarina atendeu mais de 400 ocorrências relacionadas às chuvas dessa semana que afetaram 60 municípios e resultaram em uma morte e uma pessoa ferida. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. A preocupação aumenta, já que há alertas para um volume ainda maior de precipitação entre hoje e domingo em todo o Estado. Entre as 60 cidades com ocorrências, as mais afetadas foram: Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, com alagamentos e retirada de pessoas ilhadas. 17 municípios decretaram situação de emergência. As chuvas causaram ainda a morte de um homem que se afogou após tentar passar de bicicleta por uma área alagada na tarde dessa quarta-feira em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí.
Santa Catarina fechou setembro com a melhor arrecadação do ano pelo governo estadual. O resultado chegou a três bilhões e 900 milhões de reais, com crescimento real de nove vírgula dois por cento frente ao mesmo mês de 2022, considerando o desconto da inflação acumulada do IPCA. O crescimento nominal, sem descontar a inflação, alcançou 14 por cento também frente a setembro do ano passado. As informações são da Secretaria de Estado da Fazenda. Em setembro, os grupos setoriais que mais contribuíram para o crescimento da arrecadação no estado foram os combustíveis, com alta nominal de 49 por cento, metalmecânico com 34 e grandes redes de varejo com alta de 22 vírgula oito por cento.
O nível do Rio Uruguai chegou a oito metros e 70 centímetros acima do normal por volta das 11 horas de ontem e depois começou a baixar. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga e a Defesa Civil continuam o monitoramento da cheia, com informações de hora em hora. Às 11 horas de hoje, o nível estava sete metros e 18 acima do normal, uma redução de 06 centímetros na última hora. Ainda há água sobre a ponte no entroncamento Beira Rio – Arroio Jaboticaba, em Sede Capela. A preocupação, no entanto, é da previsão de chuvas intensas novamente a partir desta sexta-feira. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, o período entre sexta e domingo será marcado por risco de enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. Estão previstos elevados acumulados de chuva em um curto período de tempo. A Barca Aliança, que faz a travessia de Itapiranga a Barra do Guarita, está com a travessia normal até o momento.
A travessia da barca no Rio Uruguai segue interrompida em Mondaí. A empresa Navegação Porto Feliz, que faz a travessia entre os municípios de Mondaí e Vicente Dutra, interrompeu os trabalhos ainda na noite de quarta-feira. Ontem o trabalho também não foi realizado e nesta sexta-feira continua interrompido, devido ao alto nível de água e a forte correnteza. A travessia de pedestres com a lancha também não está sendo realizada. O sócio proprietário, GUILHERME PISETTA, destacou que como a previsão é de muita chuva para o final de semana, ainda não existe estimativa de quando o trabalho de navegação será retomado. A rota alternativa para os usuários é a ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-158, entre Palmitos e Iraí, ou com a barca entre Itapiranga e Barra do Guarita, que segue operando normalmente.
A previsão de fortes chuvas neste final de semana deixa a Defesa Civil de Mondaí em alerta. Conforme o coordenador do órgão no município, JULIANO DE OLIVEIRA, o acompanhamento da situação do Rio Uruguai é constante para minimizar possíveis impactos aos moradores ribeirinhos. Ele observou que ocorreram chuvas intensas com até 220 milímetros em poucas horas em vários municípios acima da Usina Foz do Chapecó, que é a responsável pelo controle do nível de água abaixo do reservatório. Com isso, foi aumentada a vertente de água da Usina, o que provocou a elevação rápida do Rio até o pico de oito metros e meio acima do normal na manhã de ontem. DE OLIVEIRA destacou que esse nível já provocou alguns problemas no município com interrupção do tráfego em algumas estradas, devido ao represamento de água. Como o nível do Rio já está elevado, a preocupação aumenta diante do cenário de intensa precipitação nas próximas horas.
A Defesa Civil de Mondaí possui equipe de prontidão para prestar resposta rápida à população em caso de necessidade. A afirmação é do coordenador do órgão no município, JULIANO DE OLIVEIRA. Ele destacou em entrevista para a Rádio Oeste, que foram realizadas reuniões com a coordenação regional e estadual para definir medidas de contingência. DE OLIVEIRA destacou que existem lonas, máquinas e uma equipe preparada para executar ações rápidas, caso as previsões se confirmem. Citou que caso ocorra nova elevação do nível do Rio Uruguai, será feito contato com os moradores ribeirinhos que residem nas cotas de risco para inundações. O coordenador da Defesa Civil de Mondaí observou que está mantida a previsão de chuva volumosa e por isso, a população deve se manter informada dos avisos e alertas pelos meios de comunicação e canais oficiais da Defesa Civil.
São João do Oeste confirma programação do Tempo de Natal. Evento é coordenado pela Associação Comercial e Industrial. Este ano a programação foi alterada, em virtude da realização da Expo São João. Os eventos do Tempo de Natal projetam presença de grande público local e atraindo turistas de outras cidades. Conforme a Coordenadora do Programação Tempo de Natal, ANELISE KAUFMANN, o primeiro destaque será no dia 25 de novembro com o tradicional Festival dos Pinheiros, na Rua Santa Cruz. No mesmo dia, no centro da cidade terá o acionamento das luzes de Natal, na praça. No período de oito a 11 de dezembro as atenções estarão voltadas para a quinta Expo São João. ANELISE chama atenção para o dia 17 de dezembro com o Desfile de Natal envolvendo escolas, empresas e outras entidades para proporcionar maior envolvimento da comunidade.
ANELISE KAUFMANN elogia o envolvimento do comércio e entidades de São João do Oeste da programação tempo de Natal. Ela destaca que no dia 23 terá o esperado Show de Patinação do Clube Rosas do Sul. Será feita uma retrospectiva de 30 anos de atividades do grupo com espetáculo que vai proporcionar uma viagem no tempo. Na véspera de Natal ocorre a missa na praça em um ambiente festivo e de confraternização. ANELISE KAUFMANN informa ainda que as programações de aniversário do município, no dia 12 de dezembro e da virada de ano, ainda não foram definidas.
A Secretaria de Educação de São João do Oeste vai realizar mais uma edição da Feira do Livro na próxima semana, no Clube Aliança. Será entre segunda e quarta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Na segunda e terça-feira também terá atendimento à noite, das 18 às 22h. A novidade deste ano é a participação de escritores que publicaram obras relacionadas aos Municípios da região da Ameosc. O Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destacou que a Feira vai disponibilizar uma grande quantidade de livros de vários gêneros e faixas etárias para venda, a preços acessíveis. Ele salientou que será uma ótima oportunidade de interação entre escritores, leitores e toda a comunidade. WEBER observou ainda que a Secretaria de Educação elaborou um cronograma para que todos os alunos do município tenham a oportunidade de visitar a Feira do Livro na próxima semana.
A Feira do Livro de São João do Oeste, além de educativa, também será um importante momento cultural. A afirmação é do Secretário de Educação do Município, CLAUNEI WEBER. De acordo com ele, na segunda-feira, durante o dia, terá várias apresentações dos alunos das escolinhas de música e durante a noite será feita uma homenagem pelo Instituto Histórico Geográfico de Chapecó, com entrega de comenda ao reitor do Centro Universitário Uceff, LEANDRO SORGATTO. Terá ainda uma apresentação com o professor, DOUGLAS FRANZEN, juntamente com as escritoras, sobre os livros que contam a história das igrejas da região. Já na noite da próxima terça-feira será promovida uma atividade cultural com a Banda Municipal, que fará a animação da Feira do Livro com boa música, além da venda de lanches e bebidas pela Associação Clube Aliança.
A Campanha Nota Premiada sorteou mais cinco ganhadores na manhã de hoje, em Iporã do Oeste. Os sortudos irão receber a premiação em dinheiro no valor de 200 reais cada, da Prefeitura de Iporã do Oeste. Os ganhadores de hoje foram: Lourdes Maria Petry, Elio Funk, Mercedes Raimann, Maria Correa e João Melz. A Administração Municipal parabenizou os ganhadores, bem como a todas as pessoas que continuam valorizando o comércio, através das compras locais. Os sorteados já podem procurar a Prefeitura para encaminhar o recebimento dos valores. O próximo sorteio está marcado para o dia 03 de novembro, às 11h, na Prefeitura.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iporã do Oeste abriu as inscrições para a escolha suplementar dos membros para atuarem no Conselho Tutelar do Município. O Edital foi lançado e publicado no Portal do Município nesta quinta-feira. As inscrições para o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Iporã do Oeste poderão ser efetuadas pelo site da AMEOSC, no link “Concursos Públicos”, ou presencialmente na Prefeitura, no período de 09 a 20 de outubro. Estão abertas três vagas para membro do Conselho Tutelar, em mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028. Os três candidatos que obtiverem maior número de votos na Eleição Suplementar assumirão o cargo de membro titular do Conselho Tutelar. Todos os demais serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é realizado conforme em várias etapas. Inicialmente ocorre as inscrições para registro das candidaturas, depois é feita a capacitação e aplicação de prova de conhecimentos específicos, ambos de caráter eliminatório, apresentação dos candidatos habilitados em sessão pública aberta para toda comunidade, seguida de votação direta dos eleitores do Município de Iporã do Oeste, cujo domicílio eleitoral tenha sido fixado dentro do prazo de 90 dias anteriores ao pleito. Entre os requisitos para assumir a vaga é preciso ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residência no Município e conclusão do Ensino Médio. O horário de trabalho do Conselheiro Tutelar é das 7h45 às 11h45min e das 13h15 às 17h15. A jornada extra, em sobreaviso, é remunerada ou compensada, conforme disposto em Lei Municipal.
A Secretaria de Educação e Cultura de Tunápolis vai realizar a décima primeira edição da Semana de Incentivo à Leitura e a Cultura. Conforme o diretor de cultura do município, ELIMAR FRIZON, será entre os dias cinco e 14 de novembro, com intensa programação. Ele destacou que no domingo de abertura, bem como na segunda e terça-feira, será realizada a feira do livro, artesanato e apresentações culturais, no ginásio municipal. Na quarta-feira, dia oito, terá mateada na Rua Coberta, promovida pela Associação Folclórica Alemã, com apresentações culturais. Na quinta-feira, terá Festival de Danças em parceria com a Escola Padre Balduíno Rambo no ginásio municipal e na sexta-feira, dia 10, será realizado o Festival da Canção com duas novas categorias.
ELIMAR FRIZON destacou que o Momento Educare será no sábado em frente a Secretaria de Educação e que no domingo, terá o tradicional Stammtisch, com confraternização entre os munícipes. O encerramento será na terça-feira, 14 de novembro, com a décima quinta festa do músico e a primeira festa da cultura. O diretor de cultura de Tunápolis, ELIMAR FRIZON, lembrou que os artesãos do município interessados em expor seus produtos para venda nos dias de evento da Semana de Incentivo à Leitura e a Cultura poderão se inscrever até o dia 20 de outubro, junto a Secretaria de Educação e Cultura de Tunápolis.
O prefeito de Descanso retornou ao comando do Executivo Municipal nesta quarta-feira, após tirar férias pelo período de 15 dias. Conforme SADI BONAMIGO, os trabalhos em todas as Secretarias seguiram ocorrendo dentro do previsto e sob comando do vice-prefeito, NEI BRUGNEROTTO. No período, o vice também viajou para Florianópolis, onde dialogou com representantes estaduais em busca de recursos para serem investidos no Município. BONAMIGO destacou que o ano de 2023 está sendo marcado pela realização de obras em todas as regiões da cidade e interior. As principais ações apontadas por ele são a mudança total na infraestrutura do distrito de Itajubá, a construção da creche com berçário para atender as crianças da cidade, pavimentação da Rua Humberto de Campos que liga a cidade à SC-496 e ainda as obras de melhorias no bairro Antônio Rech. O prefeito lembrou que o bairro Antônio Rech foi construído na década de 1990 e nunca tinha recebido a devida atenção da administração pública.
Agora o local já conta com iluminação de Led, asfalto e ginásio novo e em breve também contará com uma pracinha, que está em fase de licitação. SADI BONAMIGO frisou que o foco da administração é melhorar a qualidade de vida da população e para isso, são feitos investimentos constantes na infraestrutura urbana e melhorias nas comunidades do interior, em parceria com as entidades. Em relação a área industrial, o prefeito de Descanso citou que os trâmites de readequação dos espaços estão bem encaminhados e que em breve será feita a inauguração do primeiro pórtico no local. Para a reta final do ano, SADI BONAMIGO destacou que será dada atenção para o fechamento das contas públicas sem adoção de turno único e também para a programação de aniversário de emancipação de Descanso, que será celebrado no dia 15 de dezembro, com show de talentos locais, feirinha e brinquedos para as crianças. Sobre o cenário político para as eleições do ano que vem, SADI BONAMIGO destacou que vê uma excelente oportunidade de dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado no município de Descanso.
Uma mulher, de 28 anos, morreu em um acidente envolvendo a moto que conduzia, um carro Hyundai I30, com placas de São Miguel do Oeste e uma Carreta Scania, na manhã desta quinta-feira, entre Nova Erechim e Nova Itaberaba, nas proximidades da ponte sobre o Rio Chapecó, na BR-282. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, a vítima já estava sem vida. Os condutores do carro e da carreta não se feriram. A cena foi deixada aos cuidados da PRF e da Polícia Científica.
Um homem foi preso por não pagar pensão alimentícia em Mondaí. O mandado de prisão, expedido pelo Poder Judiciário da Comarca, foi cumprido pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira, no interior do município. O homem preso deve cerca de dois mil e 600 reais em pensão alimentícia. Segundo divulgado pela Polícia Civil, a dívida por alimentos é a única forma de prisão civil permitida pela legislação, como forma de pressão para que o devedor realize o pagamento das parcelas. O homem ficará preso e à disposição da Justiça até que cumpra com o dever de pagar os débitos aos seus familiares.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 11 quilos 830 gramas de maconha em um ônibus na noite desta quinta-feira, na BR 163, em Guaraciaba. Um passageiro do coletivo foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Por volta das 21 horas e 30 minutos, as equipes da PRF abordaram o ônibus da empresa Unesul que fazia a linha Foz do Iguaçu a Caxias do Sul e realizaram uma fiscalização com o cão policial K9. O cão sinalizou a presença de drogas em uma mala, que estava no bagageiro do ônibus. Após a abertura da bagagem, os policiais encontraram 17 tabletes de maconha.
Em seguida, os policiais realizaram buscas no interior do ônibus e localizaram o passageiro e proprietário da bagagem. Durante a entrevista, o homem mostrou nervosismo e certa resistência na entrega da documentação. Ele estava na poltrona indicada em sua passagem, assim como as etiquetas das bagagens de mão e do bagageiro. No decorrer das atividades policiais foram apreendidos os tabletes de maconha, totalizando quase 12 quilos. Diante das informações obtidas, foi constatada ocorrência de tráfico de drogas. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar efetuou a prisão de uma mulher e seus dois filhos por envolvimento com tráfico de drogas, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 18 horas desta quinta-feira, no Bairro Estrela. A ação policial teve início quando as guarnições, durante rondas de rotina, abordaram um usuário que estava com uma quantidade considerável de entorpecentes. Esse usuário cooperou com as autoridades e revelou a fonte da droga. Seguindo as informações fornecidas por ele, as guarnições se dirigiram ao local indicado e flagraram outros indivíduos envolvidos na venda de entorpecentes.
Durante buscas na residência, a Polícia Militar encontrou uma grande quantidade de maconha já fracionada e pronta para venda. Também foram encontrados materiais utilizados para embalar e fracionar drogas, dinheiro, celulares, anotações relacionadas ao tráfico e duas estufas preparadas para o cultivo de plantas de maconha. Além disso, sementes da droga também foram encontradas. Diante das evidências, a mulher e seus dois filhos foram presos por tráfico de drogas, enquanto um adolescente e outro homem foram conduzidos à delegacia como testemunhas dos fatos.