-CÂMARA DEVE VOTAR PROJETO QUE CRIMINALIZA ERROS DE PESQUISAS ELEITORAIS
-CONSUMIDOR DEVE GASTAR MAIS COM O PRESENTE DO DIA DAS CRIANÇAS DESTE ANO
-PROPAGANDA ELEITORAL DO SEGUNDO TURNO COMEÇAR AMANHÃ
-TUNÁPOLIS PROJETA NOVOS PROGRAMAS DE INCENTIVO A PRODUÇÃO
-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ AMPLO ROTEIRO DE EVENTOS PARA O NATAL
-VICE-PREFEITO RELATA ETAPAS DE PROJETO DE MAIS DE 20 MILHÕES DE REAIS
-MULHER CAI EM DOIS GOLPES NA VENDA DE UMA TELEVISÃO
-OPERAÇÃO APURA POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Um ex-policial abriu fogo em uma creche no nordeste da Tailândia e matou 34 pessoas, entre elas seu próprio filho e outras 21 crianças, nesta quinta-feira. Entre as vítimas, havia crianças de 2 anos. Segundo a polícia, o assassino chegou à creche por volta da hora do almoço. Agitado, ele atropelou algumas pessoas. Depois, parou o carro e buscou pelo filho. Ao não achá-lo, disparou então contra outras crianças e funcionários da escola, entre eles uma professora grávida de oito meses. Depois, voltou para casa e matou a mulher e o filho, ainda de acordo com a polícia tailandesa, e se suicidou. O homem é um ex-policial que havia sido dispensado de suas funções por envolvimento com drogas.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, assinou um decreto nesta quarta-feira ordenando que o governo russo assuma o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, e torne-a "propriedade federal". Trata-se da maior usina nuclear da Europa e está controlada por tropas russas, mas tem sido operada até agora por funcionários ucranianos. Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente pelo bombardeio que danificou partes da usina, e a Agência Internacional de Energia Atômica pediu o estabelecimento de uma zona de proteção ao redor do local para reduzir o risco de um acidente potencialmente catastrófico.
A presença de uma pessoa nomeada pelo líder da oposição da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, como o representante da Venezuela na Organização dos Estados Americanos está sendo questionada por 11 países que integram a entidade. O secretário-geral, LUIS ALMAGRO, falou sobre essa articulação nesta quarta-feira. O tema está em discussão na reunião dos países-membros da OEA em Lima, no Peru. Os países que questionam a presença do delegado indicado por GUAIDÓ são os seguintes: México, Bolívia Bahamas, Barbados, Belize, Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidade e Tobago.
O Tribunal de Contas da União não registrou nenhum dado incorreto no processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente, realizado em 560 boletins de urna. A informação é do ministro e presidente em exercício, BRUNO DANTAS. A auditoria foi iniciada no domingo, dia do primeiro turno das eleições, e concluída no início da segunda-feira. Segundo Dantas, o resultado da fiscalização "evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro". Inicialmente, o tribunal iria checar 540 boletins de urna, mas 20 boletins foram colhidos a mais pelos auditores nos estados.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA afirmou nesta quarta-feira que pretende pautar o projeto que criminaliza erros de institutos de pesquisas eleitorais na semana que vem, se o texto for apresentado oficialmente nos próximos dias. O projeto está sendo articulado pelo líder do governo na Câmara, RICARDO BARROS, após os resultados do primeiro turno das eleições gerais. O projeto ainda não foi protocolado oficialmente no sistema da Câmara, mas BARROS pretende registrá-lo até esta quinta. O deputado explicou que a ideia é possibilitar a responsabilização de integrantes da diretoria de institutos e das empresas contratantes, além do técnico responsável pela pesquisa, como o estatístico, no caso de erros e resultados extremamente divergentes dos oficiais.
O setor calçadista brasileiro já exportou mais de janeiro a setembro de 2022 do que em todo o ano passado. Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados apontam que, entre janeiro e setembro, as exportações do setor somaram 107 milhões de pares, que geraram 990 milhões de dólares. O resultado é superior em relação ao mesmo período do ano passado tanto em volume, com alta de 25 por cento, quanto em receita, com alta de 60 por cento. Em todo 2021, as exportações geraram 900 milhões de dólares. Em setembro, segundo a Abicalçados, a receita aumentou 42 por cento em relação ao mês correspondente do ano passado.
O deputado MOACIR SOPELSA do MDB reassumiu a Presidência da Assembleia Legislativa, após permanecer quase um mês no exercício do cargo de governador do Estado. Ele fez um balanço de sua passagem pelo Poder Executivo. No período em que esteve no Executivo, SOPELSA encaminhou projetos de lei para a Assembleia. Entre as propostas aprovadas e sancionadas por ele, o deputado destaca o Programa Vale-Leite, que possibilitará a distribuição gratuita de um litro de leite por semana para estudantes de baixa renda matriculados no ensino fundamental da rede pública. A medida vai beneficiar mais de 80 mil alunos a partir de 2023.
Os líderes das bancadas partidárias e dos blocos parlamentares do Legislativo catarinense têm hoje para fazer a indicação dos membros que vão compor a comissão parlamentar de inquérito relacionada à interrupção da gravidez de uma menina de 11 anos, em junho passado. Se as indicações não forem feitas nesse prazo, deve ocorrer um sorteio dos nomes dos deputados que vão compor a CPI do Aborto. A mesa diretora da casa também informou que seguiu a recomendação da Procuradoria Jurídica da Alesc pelo arquivamento de um pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS, apresentado no mês passado. Segundo a representação, MOISÉS teria cometido crime de responsabilidade no caso do uso de avião ambulância do Corpo de Bombeiros, pela falta de leitos de UTI no primeiro semestre deste ano, entre outros argumentos.
O consumidor de Santa Catarina pretende gastar um valor 20 por cento mais alto com os presentes de Dia das Crianças neste ano em comparação a 2021. A média dos gastos deve ser de 236 reais, segundo a pesquisa da Fecomércio, divulgada nesta quarta-feira. Na data, que é considerada a terceira melhor para o varejo - atrás do Natal e Dia das Mães -, os dados apontam que, em Santa Catarina, 79 vírgula seis por cento das pessoas entrevistadas devem comprar os produtos à vista. Segundo a Fecomércio, a diminuição do pagamento a prazo pode estar relacionada ao maior endividamento das famílias catarinenses, que atingiu 52 por cento em agosto de 2022, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência feita pela entidade. Sobre a preferência quanto aos produtos, maior parte dos consumidores deve comprar brinquedos, seguido por itens de vestuário e calçados.
A propaganda eleitoral obrigatória gratuita referente ao segundo turno das eleições deste ano vai começar amanhã nas emissoras de rádio e TV de todo o Brasil. Nas rádios, a propaganda será a partir das sete horas da manhã e ao meio-dia, sendo cada horário com duração de 20 minutos. Já nas emissoras de Televisão a propaganda será exibida a partir da uma e 10 da tarde e também às oito e 40 da noite. Ao todo, neste segundo turno, o horário político terá 40 minutos, sendo 20 minutos pela manhã e outros 20 minutos ao meio-dia de segunda à sábado nas emissoras de rádio. Na comparação com o primeiro turno, são 10 minutos a menos diariamente na programação das emissoras de rádio de Santa Catarina.
Além dos dois horários políticos, haverá ainda 50 minutos de inserções diárias nas emissoras de rádio referente ao segundo turno das eleições deste ano. Nesta etapa, esse tempo será dividido, sendo metade para governador e outra metade para presidente. No horário político cada um dos quatro candidatos terá cinco minutos para apresentar suas propostas. O primeiro será o candidato LULA, seguido por BOLSONARO. Logo após será a vez de JORGINHO e finalizando com DÉCIO. Esse esquema vai ocorrer em forma de rodízio, alternando dessa forma entre os candidatos e sempre com os candidatos à presidência da república por primeiro.
Com o início do horário político, as emissoras de rádio vão sofrer alterações em suas programações. Dessa forma, o Rede Peperi Notícias Primeira Edição vai começar às sete horas e 20 minutos, se estendendo até às oito horas da manhã. Já o Globo em Foco também vai sofrer alterações, começando às 12 horas e 20 minutos, porém, seguindo com seu formato e duração normal. A propaganda política que vai começar amanhã seguirá até o dia 28 deste mês, totalizando três semanas. Ao todo, durante a semana o espaço destinado exclusivamente para os candidatos será de uma hora e meia. Já nos finais de semana o espaço ocupado nas emissoras será de 50 minutos.
Censo do IBGE é prorrogado por dificuldades na contratação de recenseadores. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prorrogou o prazo de coleta dos dados do Censo Demográfico 2022. Conforme o coordenador de área do IBGE no Extremo Oeste, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR, o prazo terminaria no dia 31 de outubro, mas foi prorrogado para o início de dezembro, diante das dificuldades enfrentadas principalmente para contratação de recenseadores. Ele atribui a dificuldade ao fato de que em algumas regiões do país existem menos pessoas em busca de trabalho, bem como aos jovens que estão optando por dar continuidade aos estudos, sem entrar no mercado de trabalho.
CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR avalia que esses fatores tiveram um grande impacto em Santa Catarina. O coordenador de área lembra que o IBGE abriu mais de 140 vagas de recenseador somente no Extremo Oeste, porém, apenas 70 pessoas foram contratadas para atuarem nos municípios da região. Apesar do baixo número de funcionários, RADTKE salienta que a agência regional do IBGE com sede em São Miguel do Oeste está em primeiro lugar no ranking de coleta de dados em Santa Catarina. O coordenador ressalta que em alguns municípios, mais de 80 por cento das pessoas já foram recenseadas. Após a finalização da coleta dos dados, será feita a supervisão do trabalho realizado.
O candidato a governador pelo PL, JORGINHO MELLO, venceu a eleição em 11 dos 19 municípios da Ameosc. Ele foi o mais votado em São Miguel do Oeste, Descanso, Santa Helena, Tunápolis, Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, São José do Cedro, Belmonte, Guarujá do Sul e Mondaí. DÉCIO LIMA venceu a disputa para governador em cinco cidades: Bandeirante, Anchieta, Paraíso, Dionísio Cerqueira e Palma Sola. CARLOS MOISÉS venceu o pleito para o governo em Guaraciaba e Princesa. Em uma cidade houve empate: DÉCIO LIMA e CARLOS MOISÉS tiveram a mesma votação: 404 votos.
Nos 19 municípios da Ameosc, o candidato JORGINHO MELO do PL fez 34 mil 559 votos. JORGINHO fez cerca de 10 mil votos a mais do que o candidato do PT, DECIO LIMA, que totalizou 24 mil 538. O município com maior diferença de JORGINHO para DÉCIO LIMA foi em São João do Oeste, onde o candidato do PL fez 39 vírgula 20 por cento dos votos contra 11 vírgula 28 por cento da votação de DÉCIO, ou seja, mil 598 a 460 pró JORGINHO. Em São João, DÉCIO ficou em terceiro, atrás de MOISES. A menor vantagem ocorreu em Santa Helena. JORGINHO fez 45 votos a mais que DÉCIO: 482 votos a 437. Em termos percentuais, 26 virgula 88 para o candidato do PL e 24 vírgula 37 para o candidato do PT.
A maior vantagem de DÉCIO LIMA sobre JORGINHO MELLO ocorreu na cidade de Paraíso. O petista fez 935 votos, o equivalente a 34 vírgula 48 por cento enquanto que o candidato do PL somou 582 votos, 21 vírgula 45 por cento. A menor diferença a favor do petista foi registrada em Palma Sola. DÉCIO LIMA fez mil 385 votos, 33 vírgula 83 por cento e JORGINHO MELLO somou mil 330 o que representa 32 vírgula 49 por cento. A diferença foi de apenas 55 votos. CARLOS MOISÉS foi o vencedor em Guaraciaba com dois mil 351 votos, com DÉCIO LIMA em segunda com dois mil e 30 e JORGINHO MELLO ficou em terceiro com mil 605 votos. /
A Secretaria da Agricultura de Tunápolis projeta encerramento de programas de incentivo à produção. Município desenvolve várias ações em prol dos agricultores e também já elabora novas formas de apoiar a produção agrícola. Alguns programas necessitam de prestação de contas e por isso estão sendo finalizados. A Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, DIRCELEI ARENHARDT cita o Bônus Rural, com mais de 600 mil reais investidos. A liberação dos recursos é relativo ao movimento econômico do ano anterior da propriedade agrícola, sendo necessário a emissão de nota fiscal. Já o Mais Pecuária visa o atendimento da demanda por veterinário, com base na quantidade de animais registrados na propriedade. A Secretaria disponibilizoumais de 200 mil reais. Nestes dois casos é preciso planejamento dos produtores para respeitarem os prazos estabelecidos.
A Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, relata ainda o Programa Mais Serviços que teve disponibilidade de valor superior a 80 mil reais. De acordo com DIRCELEI ARENHARDT, também está em vigor o subsidio para construção de estruturas agropecuárias, melhoramento genético e certificação de propriedades livre de Brucelose e Tuberculose. A Secretária cita uma demanda muito grande no setor agrícola e o esforço do poder público em atender os pedidos. DIRCELEI lembra que em algumas situações ocorreu o credenciamento de empresas. Um exemplo é o Programa Mais Serviços, que empresas terceirizadas e credenciadas atenderam os pedidos dos produtores rurais. Neste caso as máquinas dos municípios tiveram destinação para manutenção de estradas.
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Tunápolis já prepara o incremento de novos programas para 2023. Segundo DIRCELEI ARENHARDT também será dado atenção especial para a realização de cursos, capacitações em diferentes atividades rurais. Ela também aponta como prioridade projetos com envolvimento das escolas, em trabalho com alunos do ensino fundamental. Ações que também contam com a parceria da Epagri. DIRCELEI explica que nestes casos o foco será no meio ambiente, com a correta separação do lixo, reaproveitamento de material orgânico e plantio de árvores. Neste ano teve a distribuição de mais de cinco mil mudas de árvores produzidas no viveiro municipal.
São João do Oeste terá vários eventos no Projeto Tempo de Natal. A programação é desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial. Serão diversos eventos culturais durante os meses de outubro, novembro e dezembro. A Coordenadora da programação Tempo de Natal de São João do Oeste, ANELISE KAUFMANN, informa que o roteiro inicia em 12 de outubro com cinema ao ar livre. Será na sede do Ipiranga, com início às 20 horas e 30 minutos, com ingresso espontâneo. A Coordenadora destaca ainda a expectativa em realizar o evento sem restrições para a presença do público e com filme de classificação livre. ANELISE chama atenção que o Tempo de Natal sempre tem importantes parcerias e envolvimento da comunidade no período que antecede o fim do ano.
O cinema ao ar livre é o pontapé inicial para as festividades de Natal em São João do Oeste. ANELISE KAUFMANN salienta que o município terá um roteiro é bastante amplo também em novembro e especialmente durante o mês de dezembro. A Coordenadora da programação Tempo de Natal de São João do Oeste, destaca o Festival dos Pinheiros, que consiste no enfeite de pinheiros pelas empresas para ornamentação da rua Santa Cruz, no centro da cidade. Segundo ANELISE KAUFMANN, ainda terá o acendimento da luzes de Natal, show de patinação do Grupo Rosas do Sul, noite cultural, teatro e o grande Show da Orquestra Clave de Sol.
Projeto de 20 milhões de reais começa ser implantado em São João do Oeste. Meta é acabar com problema de falta de água e proporcionar condições para maior desenvolvimento local. O vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH informa que o município ainda busca mais recursos dos governos estadual e federal. 12 milhões de reais já estão garantidos para investimento no segundo projeto de abastecimento de água na cidade e interior. Cinco milhões foram liberados pelo governo estadual e até sete milhões de reais a prefeitura poderá pegar em forma de empréstimo bancário. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, na sessão da semana passada. RASCH diz que o Legislativo entendeu e autorizou o município pegar empréstimo para importante investimento em busca de sanar um problema histórico em São João do Oeste, a falta de água.
O vice-prefeito reconhece que não será possível concluir as três etapas previstas neste mandato e confia que o próximo prefeito dará sequência. Segundo RUDI RASCH, a meta é concluir duas etapas com captação de águia no Rio Uruguai, construção de uma Estação de Tratamento na comunidade de Macuco, além de toda a rede de distribuição até a cidade, interligando os sistemas de abastecimento. De acordo com RUDI RASCH o investimento é extremamente elevado para os padrões do município, porém não é possível admitir que falte água para o consumo humano e vários empreendimentos rurais e comerciais.
Uma operação para apurar possíveis irregularidades em postos de combustíveis foi realizada nesta terça-feira na cidade de Palmitos. Conforme o delegado, LUCAS ALMEIDA, a operação teve início após denúncia de que um posto da cidade estava vendendo gasolina adulterada. Dos oito postos verificados, um deles apresentou irregularidade em umas das bombas, segundo a Polícia Civil. O estabelecimento foi notificado pelo Imetro e recebeu um prazo para a regularização. As autoridades verificaram a regularidade fiscal dos postos, a qualidade dos combustíveis, o funcionamento do mecanismo das bombas e também a qualidade dos alimentos vendidos nas conveniências. A ação mobilizou a Secretaria da Fazenda, a ANP- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o Imetro - Instituto de Metrologia de Santa Catarina.
Nesta quarta-feira a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de estelionato, em São Miguel do Oeste. A solicitante relatou que no dia dois de outubro fez uma publicação de venda de um televisor em um grupo de compra e venda do Facebook. No mesmo dia uma mulher a chamou e disse que o cunhado dela tinha interesse em comprar a TV e acabaram fechando o negócio. O comprador disse a vítima que teria realizado um TED, pois o PIX, estaria bloqueado. O homem mandou um carro de aplicativo pegar a televisão, sendo que a vendedora entregou. A vítima conferiu o extrato bancário, mas o valor de mil e 100 reais, não havia entrado na conta. A vítima fez a proposta de pegar o televisor de volta. O comprador aceitou, mas pediu um PIX no valor de 196 reais para as despesas do transporte. A mulher pagou e somente após percebeu ser um golpe. Ela não recebeu nenhum valor e tampouco o aparelho televisor de volta.
Uma passageira sofreu ferimentos leves em saída de pista seguida de capotamento na BR-163, nesta manhã, em Guarujá do Sul. Os socorristas foram acionados às 7 horas e 30 minutos para se deslocarem até nas proximidades do trevo de acesso à cidade. De acordo com os bombeiros de São José do Cedro, a passageira de 25 anos foi levada ao hospital por populares, mas sem ferimentos graves. Já o condutor do Fox, também de 25 anos, estava no local do acidente sem ferimentos aparentes. Os bombeiros efetuaram o controle do trânsito até a retirada do veículo.