ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-10-2021 Quarta-Feira

-CÂMARA DISCUTE ICMS COM BASE EM VALOR MÉDIO DOS COMBUSTÍVEIS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

-DETRAN ARQUIVA 20 MIL PROCESSOS DE SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR EM SC

-MUNICÍPIO VAI APLICAR MAIS DE 500 DOSES CONTRA COVID NESTA SEMANA

-SECRETÁRIO DESTACA TRANSPARÊNCIA NO SETOR DA SAÚDE

-ESCOLA ESTADUAL VAI RECEBER NOVOS COMPUTADORES E CURSOS PARA ESTUDANTES

-ESTÁ EM ANDAMENTO HOJE A QUARTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE

-BRIGA EM VELÓRIO DENTRO DE IGREJA MOBILIZA POLÍCIA MILITAR

-CRIANÇAS SÃO ENCONTRADAS ABANDONADAS EM APARTAMENTO; PAIS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22graus. A mínima das últimas horas foi de 15graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49centavos. O euro está valendo seis reais e 34centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Mais de cinco bilhões de pessoas poderão ter dificuldade de acesso à água até 2050. A advertência é da Organização Meteorológica Mundial. Em 2018, já havia três bilhões e 600 milhões de pessoas sem acesso suficiente à água por pelo menos um mês, informou o novo relatório desta agência da ONU. A OMM relata que, nos últimos 20 anos, o armazenamento de água no solo diminuiu um centímetro a cada ano, levando-se em consideração a superfície, o subsolo e a umidade do solo, assim como gelo e neve. As maiores perdas estão ocorrendo na Antártica e na Groenlândia.


Mais de 216 mil menores de idade foram vítimas de abusos sexuais na França cometidos por padres e religiosos da Igreja Católica desde 1950. O dado está um relatório divulgado nesta terça-feira. Esse número sobe para 330 mil se considerados os laicos que trabalharam nas instituições católicas, segundo o levantamento feito pela Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja. A comissão que investigou os abusos durou dois anos e meio. Após a publicação do relatório, o presidente da Conferência Episcopal da França pediu desculpas aos menores vítimas de agressões sexuais.


Cerca de 24 por cento dos haitianos que chegam aos Estados Unidos pela fronteira mexicana partiram do Brasil. A informação é da Organização Internacional para a Imigração, um dos braços da Organização das Nações Unidas. O número de haitianos que tentam atravessar a fronteira entre o México e os Estados Unidos aumentou no mês de setembro: estima-se que cerca de 14 mil tenham ido para a cidade de Del Rio, no Texas, que é separada de Ciudad Acuña pelo Rio Grande. Saindo do Brasil, os haitianos atravessam para o Peru seguem por Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, México e, finalmente, tentam entrar nos Estados Unidos.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto principal do projeto de lei que flexibiliza a lei de improbidade administrativa e passa a exigir a comprovação de dolo para a condenação de agentes públicos. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em junho, mas voltou para análise dos deputados porque foi modificado pelo Senado. Por isso, na votação desta terça, os deputados analisaram somente as mudanças feitas pelos senadores. Além da exigência de comprovação do dolo para a condenação de agentes públicos, o projeto prevê que os servidores públicos que tomarem decisões com base na interpretação de leis e jurisprudências também não poderão ser condenados por improbidade. O texto ainda determina que só será cabível ação por improbidade se houver dano efetivo ao patrimônio público.


O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA propôs a lideranças partidárias que a cobrança do ICMS sobre os combustíveis leve em consideração o valor médio do produto nos dois anos anteriores. Hoje, o tributo, cobrado pelos estados, tem como base o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores. LIRA afirmou ontem que as mudanças na cobrança do ICMS permitirá a redução do preço da gasolina em oito por cento, do etanol em sete por cento e do diesel em três vírgula sete por cento. A proposta, que segundo Lira será votada na quarta-feira da semana que vem, leva em consideração o valor médio dos combustíveis nos dois anos anteriores.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta terça-feira, uma lei que permite ao governo federal indicar como fonte de custeio para ampliar o Auxílio Brasil ainda em 2021 a taxação de lucros e dividendos, incluída na reforma do Imposto de Renda. A nova legislação sancionada nesta terça-feira altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 e autoriza o governo a contar com projetos que ainda estão em tramitação no Congresso para compensar gastos extras com programas de transferência de renda em 2021. A lei sancionada ainda permite um remanejamento interno de recursos no Ministério da Cidadania para permitir o lançamento do Auxílio Brasil ampliado ainda em 2021.


O Detran catarinense informou que arquivou mais de 20 mil processos pendentes de suspensão do direito de dirigir em 2021. Segundo o órgão, isso ocorreu devido às alterações do Código de Trânsito Brasileiro. Os casos arquivados são de motoristas que não se enquadravam na nova pontuação com as mudanças no CTB. Ou seja, os processos instaurados que estavam em andamento pelo somatório de 20 até 29 pontos que não constavam, entre as infrações, duas gravíssimas e os processos instaurados pelo somatório de 30 até 39 pontos que não possuíam, entre as infrações, uma gravíssima. Por outro lado, os processos instaurados pelo somatório de 40 ou mais pontos, não foram arquivados.


Pelo menos 394 policiais militares de Santa Catarina se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19. O número corresponde a cerca de quatro por cento do efetivo total do Estado, que é de 10 mil 117 servidores. Já na Polícia Civil, houve 52 agentes, 12 escrivães, um psicólogo e três delegados que se recusaram a receber a imunização, o que resulta em um total de 68 pessoas. A PM informou em nota que faz um trabalho de conscientização sobre vacinação com os policiais, e que esse trabalho ocorreria "da mesma forma que é realizado em todos os demais órgãos do governo". A Polícia Civil também disse ter adotado ações para destacar a importância da imunização e também criou uma comissão para acompanhar a propagação da Covid-19 na instituição.


Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira, o Projeto de Lei, de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO, que impede o governo estadual de decretar o fechamento de estabelecimentos comerciais durante qualquer pandemia, sem reunião prévia com representantes dos empregadores e empregadores do setor. A matéria passará por votação da Redação Final antes de seguir para análise do Poder Executivo. O PL estabelece que a reunião deverá ser realizada com no mínimo 48 horas de antecedência de qualquer determinação de fechamento. A autora do PL afirmou que a proposta, embora simples, terá impacto relevante na economia catarinense, principalmente entre os pequenos e micro empresários. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina também se declarou favorável à aprovação do projeto.


-MORRE PROFESSOR E EX-VEREADOR DE ITAPIRANGA, PAULINO EIDT

-MUNICÍPIO VAI APLICAR MAIS DE 500 DOSES CONTRA COVID NESTA SEMANA

-SECRETÁRIO DESTACA TRANSPARÊNCIA NO SETOR DA SAÚDE

-ESCOLA ESTADUAL VAI RECEBER NOVOS COMPUTADORES E CURSOS PARA ESTUDANTES

-ESTÁ EM ANDAMENTO HOJE A QUARTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE


A troca na presidência do Conseleite não vai provocar nenhuma mudança na condução dos trabalhos da entidade. A afirmação é do novo presidente do conselho, VALTER BRANDALISE. Ele foi eleito na semana passada para substituir o produtor rural JOSÉ DE ARAUJO. BRANDALISE explicou que existe um rodízio na presidência do Conseleite entre os representantes dos produtores e das indústrias. Ele também é o presidente do Sindileite, sindicato das indústrias de laticínios e derivados do estado de Santa Catarina. Ele citou que existe um bom entendimento entre as duas partes envolvidas na cadeia do leite e, por isso, a troca no comando não deve alterar os rumos dos trabalhos. O mandato de BRANDALISE vai até outubro do ano que vem.


O novo presidente do Sindileite, VALTER BRANDALISE, afirmou que o mercado, de uma forma geral, segue os valores do litro de leite que devem ser pagos ao produtor definidos pelo conselho. De acordo com ele, o Conselho se reúne mensalmente para discutir os valores do produto em Santa Catarina. BRANDALISE ressaltou que as decisões do Conseleite são bem aceitas, mas questões de mercado, como aumento ou queda da demanda, procura e disputa dos produtores pelas indústrias, podem levar a valores diferentes. Na reunião da semana passada, o conselho divulgou os valores para o mês de outubro: leite padrão passa para um real e 79 centavos, o valor do litro de leite acima do padrão foi para dois reais e 21 centavos e o valor abaixo do padrão é de um real e 66 centavos.


Em média, os valores do litro de leite pago ao produtor tiveram alta de três por cento no último encontro do Conseleite. Segundo o presidente da entidade, VALTER BRANDALISE, o reajuste é importante para os produtores e ficou dentro das possibilidades da indústria. Uma das principais preocupações da entidade neste momento é com o impacto da inflação na cadeia produtiva. BRANDALISE citou que produzir leite está cada vez mais caro, tanto para os produtores quanto para a indústria.


Morre professor e ex-vereador de Itapiranga, PAULINO EIDT. Aos 58 anos, ele lutava contra um câncer no estômago e faleceu às 21 horas desta terça-feira, no Hospital de São Miguel do Oeste. Com um vasto currículo, EIDT foi licenciado em Estudos Sociais pela Unijuí, Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação nas Ciências Área de Geografia pela Unijuí e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, atuando na graduação e no Programa de Mestrado em Educação da instituição até 2017. Atuou desde 1984 no Ensino Fundamental e Médio em Escolas Públicas. No Ensino Superior, exerceu docência de 1998 a 2017 e atuou nos componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Geografia e História Regional, Antropologia Cultural, Antropologia Jurídica, Sociologia e Teoria Política.


Além das pesquisas desenvolvidas, PAULINO EIDT ainda publicou três obras completas: “Porto Novo da Escola Paroquial ao Projeto de Nucleação: Uma Identidade em Crise", "Os Sinos se dobram por Alfredo" e "Porto Novo: do Reino Religioso ao Poder do Mercado". O professor também comandou o Centro de Educação de Jovens e Adultos de 2015 a 2019, quando se aposentou do magistério estadual. EIDT ainda foi vereador em Itapiranga por seis anos e renunciou durante o segundo mandato, por não concordar com os confrontos que ocorriam entre os colegas. Ele também foi presidente do Legislativo de Itapiranga em 2010. O corpo de PAULINO EIDT está sendo velado no salão comunitário de Linha Santa Fé Alta, com posterior sepultamento às 17 horas no cemitério local.


Iporã do Oeste vai aplicar nesta semana mais de 500 doses contra Covid-19. Conforme a responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, na próxima sexta-feira serão vacinados todos os idosos acima de 70 anos, que realizaram a segunda dose nos dias três e 17 de abril, num total de 550 pessoas. A responsável pela sala de vacinas afirma que o número de pessoas que recusaram a vacina no município é inferior a cinquenta. Ela comenta ainda sobre o mutirão realizado no último sábado, quando foram aplicadas mil e quarenta doses. Aqueles que faltaram no mutirão deverão aguardar a repescagem. KARIN BLATT avalia que a campanha de vacinação obteve resultados muito positivos e o pessoal compareceu para tomar a segunda dose. A faixa etária alcançada pelo mutirão foi extensa, com foco em pessoas de 18 a 35 anos.


Na última semana também foram disponibilizadas doses para pessoas que ainda não haviam sido imunizadas, ou seja, que não queriam tomar a vacina, mas mudaram de ideia e procuraram a equipe de Saúde. Em Iporã do Oeste, mais de sete mil vacinas da primeira dose contra Covid-19 já foram aplicadas, enquanto que da segunda dose, o contingente de pessoas imunizadas já chega próximo a sete mil. Quanto à terceira dose, que é a chamada vacina de reforço, a faixa etária dos noventa anos já foi atendida, com 78 doses aplicadas.


Após nove meses de trabalhos da nova administração municipal, o secretário de Saúde de Santa Helena, CARLOS MELLO, avalia o ano como atípico. Além de chegar próximo a 70 casos de dengue, o município também contabilizou neste ano 450 casos de Covid-19. A situação da pandemia estabilizou agora, devido à vacinação, e o município espera dar continuidade para a Saúde efetivamente voltar ao normal. O secretário ressalta que a administração sempre faz um levantamento das atividades no final do mês e demonstra satisfação com o trabalho produzido. MELLO pontua que existe uma transparência muito grande na Secretaria e apresenta alguns números, pois considera importante para a população saber. A unidade de saúde de Santa Helena realiza mais de 40 consultas diárias e contabiliza em torno de 800 mensais, sem contar o plantão em Tunápolis, por meio de convênio.


Conforme o secretário de Saúde, toda consulta gera uma demanda de exames e procura de remédios disponíveis na farmácia, na qual existem em torno de mil atendimentos mensais. Os números dão conta de que praticamente metade da população tira algum tipo de medicamento na unidade, por mês. CARLOS MELLO enfatiza que também existem vários credenciamentos. Uma novidade nesse sentido é a ginecologia em geral, para todas as mulheres. Já em relação às demandas, o secretário menciona a necessidade de recursos para cirurgias, inclusive a administração já solicitou ajuda aos vereadores, para que tragam emendas que possam atender cirurgias de ombro e joelho, por exemplo. MELLO lembra que essa ajuda seria importante, pois o município não pode tirar dinheiro da atenção básica para aplicar em ações de média e alta complexidade, o que poderia resultar em improbidade administrativa e processo futuro.


A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, vai receber novos computadores e cursos para os estudantes. Conforme o diretor PEDRO VALDIR GAUER, a escola não tem a informação da quantidade de computadores que irão chegar, mas a expectativa é de pelo menos 20 máquinas novas. GAUER salienta que dois cursos profissionalizantes terão início assim que o laboratório de informática for restabelecido. Os cursos disponibilizados aos estudantes do ensino médio serão de Assistente Financeiro e Instalador Predial de Eletricista. O diretor da Escola Vendelino Seidel frisa que o laboratório de informática que chegará nos próximos dias será a ferramenta decisiva para a realização desses cursos.


O diretor da Escola Padre Vendelino Seidel explica que os cursos terão duração 160 horas e serão realizados em parceria com a Associação Empresarial. Quanto aos critérios e inscrições, GAUER afirma que virão mais informações para serem divulgadas. PEDRO GAUER enfatiza ainda o investimento realizado em um telescópio que vai colocar o aluno diante de uma prática real, ou seja, para eles poderem observar os astros, estrelas e os planetas. Além dos investimentos em microscópios, produtos e reagentes, uma balança digital também foi adquirida para complementar o laboratório de ciências da escola.


Iporã do Oeste está realizando hoje a quarta Conferência Municipal da Educação, que é um dos preparativos para a Conferência Nacional (CONAE), a qual está prevista para novembro do ano que vem. A secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, explica que essa programação acontece em quatro etapas. Na municipal, por exemplo, serão eleitos delegados que vão levar as propostas levantadas para a CONAE regional, seguindo para a estadual e por fim a nacional. Sobre a etapa municipal, a secretária de Educação de Iporã do Oeste reitera que a CONAE reúne profissionais da educação, representantes de entidades e da sociedade, para discutir o documento referência que foi elaborado pelo Fórum Nacional de Educação. Esse documento vai definir novas metas, estratégias e diretrizes para o Plano Nacional de Educação a ser definido para o decênio de 2024 a 2034.


No caso de Iporã do Oeste são abordadas mais de 270 estratégias definidas pelo município. NEUSA enfatiza que é um trabalho demorado e que exige cruzamento de vários dados, desde o Censo Escolar, questões de natalidade, aprovações em séries, atendimentos e matrículas. Um dos temas da conferência que começou no início da manhã de hoje e segue até o final da tarde é o Plano Municipal de Educação. A secretária NEUSA BEILKE lembra que esse plano já foi elaborado e transformado em lei em 2015, e está em vigência até 2025. No Plano Municipal encontram-se as diretrizes, metas e estratégias que a educação municipal, seja no âmbito das escolas da rede municipal, estadual ou filantrópicas, que precisam ser seguidas e respeitadas para que se avance nos índices de educação e na qualidade de serviços oferecidos aos estudantes. O tema para a CONAE 2022 é “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da educação brasileira”. Conforme a secretária de Educação iporãoestina, essa discussão do documento possui 13 eixos maiores, que são subdivididos em subeixos.


A conferência desta quarta-feira, com participação de 250 pessoas em espaço que atende aos protocolos da Covid, iniciou com uma pequena apresentação cultural, seguida da avaliação do Plano Municipal de Educação e palestra com o conferencista ELISTON PANZENHAGEN, que é Mestre em Educação. Ele também organizou a discussão dos eixos, subdivididos em grupos que vão se reunir nas escolas do município, para então fazer apontamentos e dar sugestões sobre as partes do Plano Nacional de Educação que poderiam ser incrementadas em Iporã do Oeste. Segundo o coordenador ELISTON PANZENHAGEN, a Conferência Nacional da Educação acontece geralmente de quatro em quatro anos, em todo país, e a partir dessas conferências surgem os planos nacionais e decenais de educação.


O coordenador da Conferência Municipal da Educação em Iporã do Oeste, ELISTON PANZENHAGEN, avalia que o último Plano Nacional da Educação, que iniciou em 2014 e vai até 2024, é considerado ambicioso, pois muitas metas foram elencadas, mas poucas realizadas dentro do prazo. PANZENHAGEN cita estatísticas que apontam que 85 a 90 por cento das metas não foram cumpridas no prazo em nível nacional. Por outro lado, o conferencista ressalta a importância de colocar todas as propostas no papel. Segundo ELISTON PANZENHAGEN, por mais difícil que seja alcançar a utopia, ela leva a sociedade para uma educação de qualidade.


-BRIGA EM VELÓRIO DENTRO DE IGREJA MOBILIZA POLÍCIA MILITAR

-CRIANÇAS SÃO ENCONTRADAS ABANDONADAS EM APARTAMENTO; PAIS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS


O Corpo de Bombeiros de Itapiranga combateu incêndio em residência na Linha Santa Fé Alta, interior do município, por volta das 17 horas de ontem. O fogo estava concentrado em um quarto dos fundos e se alastrou para a cozinha e outro quarto. Inicialmente a guarnição desligou a energia elétrica e em seguida controlou as chamas, com posterior rescaldo. Na residência estavam duas pessoas quando o fogo começou, inclusive uma delas acamada. Elas foram retiradas da edificação com ajuda de vizinhos e não sofreram ferimentos. Parte da estrutura da casa ficou comprometida com o incêndio. Não há informações sobre a origem do sinistro.


Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido por volta das 13h desta terça-feira, em SMO. A Polícia Militar, em rondas pela Rua Alberico Azevedo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, abordou um homem e em consulta ao sistema constatou que havia mandado de prisão em desfavor dele, por tráfico de drogas. Ele foi preso e conduzido à Unidade Prisional Avançada.


Uma briga entre dois homens ocorrida durante um velório no centro de SMO mobilizou a Polícia Militar, por volta das 14h de ontem. O fato ocorreu na travessa São Pedro, no centro da cidade, dentro de uma igreja. Após discussão, dois homens se agrediram, resultando em lesões num deles. Ambos manifestaram interesse em representar criminalmente contra o outro, motivo pelo qual foram expedidas as guias de exame de corpo de delito. As partes foram compromissadas a comparecer à audiência criminal no fórum da comarca de São Miguel do Oeste.


Um casal foi preso por tráfico de drogas e abandono de crianças em Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar foi acionada por um morador de um apartamento vizinho. Ele relatou que uma criança estava chorando há cerca de duas horas sem parar, sem que algum adulto respondesse aos chamados na porta do apartamento. A guarnição dialogou com os vizinhos, todos informando que havia criança chorando dentro do apartamento há muito tempo. Os policiais arrombaram a porta e encontraram duas crianças pequenas, sozinhas, uma de um ano e 11 meses e outra de três anos em total desespero, na escuridão. Na janela da cozinha do apartamento foram encontrados três potes contendo 25 plantas de maconha. Foi solicitado apoio policial e também solicitada a presença do conselho tutelar.


Durante os procedimentos, apareceram no local a mãe das crianças, uma jovem de 20 anos e companheiro dela, um jovem de 23 anos. Eles afirmaram que estavam no mercado. O homem já possui passagens pela polícia e afirmou ser usuário de drogas. Além disso, alegou que as plantas encontradas são efetivamente pés de maconha, que ele mesmo plantou. Durante as buscas, a polícia localizou ainda uma balaclava e uma arma de brinquedo, um simulacro, que juntamente com os pés de maconhaforam apreendidas. As crianças foram entregues aos cuidados do conselho tutelar. O casal foi preso e encaminhado ao plantão da delegacia. Eles foram liberados após o pagamento de fiança.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.