ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 06 10 2020

-INFLAÇÃO PARA FAMILIAS DE BAIXA RENDA CRESCE QUASE 1% EM SETEMBRO

-ESTADO VAI COMPRAR 30 MILHÕES EM INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA ESCOLAS

-MAIS UM MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGENCIA EM RAZÃO DA ESTIAGEM

-PREFEITOS VÃO AUMENTAR COBRANÇA PARA RETOMADA DAS OBRAS NA BR 163

-AMEOSC DECIDE QUE MUNICÍPIOS NÃO VÃO RETOMAR AULAS PRESENCIAIS NESTE ANO

-ACUSADOS DE ASSALTO EM SUPERMERCADOS SÃO CONDENADOS A 16 ANOS DE CADEIA

-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO COM COCAÍNA EM CASA NOTURNA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Nove pessoas morreram em razão das enchentes que devastaram vilas no sudeste da França e noroeste da Itália, de acordo com um balanço publicado nesta segunda-feira. Chuvas fortes atingiram a região na sexta-feira. Além das mortes, elas também destruíram casas e estradas. Em 24 horas, choveu mais de 630 milímetros, mais do que metade da chuva de um ano inteiro, em média. Na França, mais de mil bombeiros foram convocados e as escolas ainda estão fechadas.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, deixou o Centro Médico Militar nesta segunda-feira após receber alta de seu tratamento para Covid-19. Usando máscara, ele saiu caminhando pela porta da frente e fez um sinal de positivo. Já na Casa Branca, TRUMP publicou um vídeo em que diz que "se sente melhor do que há 20 anos".Ele também pediu para retomar as atividades normais e que gostaria de participar do próximo debate presidencial contra JOE BIDEN, marcado para 15 de outubro. O candidato democrata à Casa Branca afirmou que o republicano deve ensinar os americanos que 'máscaras importam e salvam vidas'.

O desemprego na Argentina alcançou 13 vírgula um por cento da população ativa no segundo trimestre. A taxa é a maior dos últimos 15 anos, em meio ao momento mais restritivo do confinamento contra a pandemia da Covid-19. O desempregou aumentou em dois vírgula sete pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2020 e dois e meio se comparado ao segundo trimestre do ano passado. O estudo engloba o período mais difícil para a atividade econômica na Argentina.

A inflação sentida pela população de baixa renda aumentou em setembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 – que mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre um e dois salários e meio – ficou em zero vírgula 89 por cento no mês passado, contra zero vírgula 55 em agosto. Com o resultado, o indicador acumula alta de três vírgula 13 por cento no ano e quatro vírgula 54 por cento nos últimos 12 meses.

A Confederação Nacional da Indústria informou nesta terça-feira que o faturamento de agosto do setor ultrapassou o patamar verificado no início do ano, antes do início da pandemia da Covid-19. Segundo o relatório "Indicadores Industriais", publicado pela entidade, a utilização da capacidade instalada, que aponta quanto do parque industrial vem sendo utilizado, “está praticamente de volta ao período anterior à crise”. O faturamento real da indústria aumentou dois vírgula três por cento em agosto na comparação com julho e três vírgula seis em relação ao mesmo mês de 2019.

Indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo presidente JAIR BOLSONARO, KASSIO NUNES MARQUES tem procurado senadores para apresentar seu perfil e buscar apoio para a sabatina no Senado que vai analisar seu currículo. Nesta segunda-feira, ele conversou com o líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES e nesta semana vai procurar senadores de oposição, como KÁTIA ABREU. A expectativa do governo é que ele tenha uma votação quase unânime no plenário do Senado e que a sabatina ocorra o mais rápido possível. O governo trabalha com a data do dia 21 de outubro.

O Governo estadual autorizou a Secretaria de Educação a gastar 30 milhões e 900 mil reais na compra de instrumentos musicais para escolas da rede estadual. A aquisição levará em conta os projetos apresentados pelas escolas da rede. A intenção é atender a reivindicação das escolas e atualizar os instrumentos de bandas e fanfarras, que não são trocados há mais de 10 anos. Para receber os instrumentos, cada diretor precisa apresentar um projeto pedagógico. A Secretaria também informou que tem a intenção de “contratar profissionais que tenham capacidade para conduzir os projetos musicais nas escolas no próximo ano, após o fim da pandemia de Covid-19”.

O governo catarinense encaminhou à Assembleia o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021 com um bilhão e 600 milhões de reais de déficit. A LOA foi entregue dia 29 de setembro e está na Comissão de Finanças e Tributação. Ela precisa ser aprovada pelos deputados até 21 de dezembro, no início do recesso parlamentar. A receita prevista é de 30 bilhões e meio. A despesa é de 32 bilhões 143 milhões. O documento, que tramita na Alesc detalha todas as receitas e as despesas do estado para o exercício financeiro do ano que vem. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o governo já trabalha para reduzir essa diferença.

A volta às aulas em Santa Catarina tem um novo indicativo de data. A previsão de retorno com atividades presenciais é em 19 de outubro nas áreas de risco moderado ou alto para coronavírus, segundo a Secretaria de Educação. A Secretaria de Saúde, no entanto, ainda não confirmou a informação. A tendência é de que uma portaria, com definição de regras e datas, seja publicada no fim da tarde desta terça-feira. Segundo a Secretaria de Educação, os professores da rede estadual já receberam o cronograma e as orientações necessárias para o retorno presencial. Em 13 de outubro os educadores devem estar nas escolas, a fim de colocar em prática o treinamento recebido. Na semana seguinte, em 19 de outubro, será a vez dos estudantes de forma escalonada e para aulas de recuperação apenas.

Termina nesta sexta-feira o prazo para doações para a campanha do brinquedo promovida pela Polícia Militar. O objetivo da iniciativa é arrecadar brinquedos novos e usados em bom estado de conservação que serão repassados para entidades que trabalham na área da infância e juventude. Em São Miguel do Oeste as doações devem ser feitas no quartel do décimo primeiro batalhão. A PM reforçou o alerta para que a comunidade: os brinquedos devem ser higienizados, as pessoas devem ir para o quartel com mascaras de proteção e evitar aglomerações na hora de fazer a doação.

O núcleo de mercados da Acismo realizou, na última semana, um evento voltado aos empresários do setor. O Workshop Prevenção de Perdas foi ministrado pelo empresário e vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY. Ele falou da importância da prevenção de perdas, destino dos resíduos em açougues, padaria e outras questões práticas que envolvem a redução dos custos em supermercados. O workshop integra outros eventos do Empreender Competitivo em execução nos Núcleos Empresarias da Acismo.

A campanha de vacinação contra poliomielite deve imunizar mais de 10 mil crianças no Extremo Oeste. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, DILA POSSATTI, o público alvo são crianças de um ano até cinco incompletos que precisam tomar a “gotinha” contra a doença. Ela explicou que a campanha foi retomada neste ano porque existem dois países com casos ativos da doença que gera sequelas graves. DILA comentou que os pais devem levar os filhos menores até os postos de saúde e fazer vacina. A campanha vai até o dia 30 deste mês com destaque para o dia D no sábado do dia 17 de outubro.

Além da campanha contra a poliomielite, a multivacinação tem como foco a atualização de outras vacinas em adolescentes menos de 15 anos. De acordo com a enfermeira DILA POSSATI, a gerencia regional de saúde identificou um aumento da resistência das pessoas em relação as vacinas nos últimos dois anos. Ela comentou que a cobertura vacinal que chegava a cem por cento agora está menor. Segundo DILA, as vacinas são cientificamente comprovadas e seguras para as pessoas que não devem temer os med.

O município de Barra Bonita está em situação de emergência devido à falta de chuva. O decreto foi assinado ainda na semana passada pelo prefeito MOACIR PIROCA. De acordo com ele, a decisão segue a recomendação da Defesa Civil do município. Segundo PIROCA, ao menos três comunidades estão recebendo água da prefeitura: Alto São José, Cruz e Souza e Três Irmãos. Além disso, vários agricultores já buscaram a secretaria de Agricultura para pedir auxílio no abastecimento de água para o consumo animal. O prefeito disse que a estiagem provocou uma diminuição drástica nos bebedouros nas propriedades rurais. Um levantamento feito entre Epagri, Defesa Civil e Administração apontou que as maiores perdas da estiagem estão no interior. As pastagens e a safra de verão foram as mais afetadas.

O objetivo do decreto da situação de emergência devido à estiagem em Barra Bonita é auxiliar a população da forma mais rápida possível. O comentário é do prefeito MOACIR PIROCA. Ele explicou que com o decreto assinado, a prefeitura vai poder realizar ações para amenizar os prejuízos causados pela falta de água sem efetuar nenhuma cobrança dos moradores. O decreto está em vigor desde a última sexta-feira. Ele pediu ainda que a população economize água e em casos extremos busque atendimento na prefeitura e nas secretarias de Agricultura e Obras.

A estiagem que atinge os municípios da região extremo-oeste foi uma das pautas da assembleia geral dos prefeitos da Ameosc. Os prefeitos se reuniram ontem e avaliaram as perdas e ações para enfrentar a falta de chuvas. O presidente da entidade, PLINIO DE CASTRO, disse que a seca está provocando muitos prejuízos na agropecuária, especialmente nas lavouras de milho plantadas recentemente. Além disso, a falta de água para os animais já é grande. Entre as ações das prefeituras estão a abertura de bebedouros e transporte de água para as famílias. A recomendação da Ameosc é que os municípios façam o levantamento das perdas e, dentro do possível, decretem situação de emergência a exemplo de Barra Bonita e São Miguel do Oeste.

Outro assunto debatido pelos prefeitos da Ameosc nesta segunda-feira foi a demora para iniciar as obras de revitalização da BR- 163, trecho de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. De acordo com o presidente da entidade, PLINIO DE CASTRO, as perspectivas não são boas, levando em consideração que entre projeto e execução estão previstos apenas 17 milhões reais e o orçamento total é de 210 milhões de reais. Segundo CASTRO, o projeto está em discussão em Brasília em razão de uma diferença de um centímetro de asfalto no documento. Durante a assembleia de ontem, os prefeitos definiram por intensificar os contatos junto ao Governo Federal para agilizar a aprovação do projeto técnico e iniciar as obras imediatamente.

A taxa de ocupação de leitos da UTI com pacientes da Covid aumentou neste começo de semana. De acordo com o boletim divulgado ontem pelo Hospital Regional 10 pacientes estão na unidade, o que representa uma ocupação de 55 por cento. Na enfermaria, são 10 leitos ocupados com taxa de 62 por cento. Em São Miguel do Oeste, o número de pessoas com o vírus ativo está em queda. Ontem, eram 44 pacientes em isolamento domiciliar com essa condição. Nesta segunda, o município teve mais quatro casos confirmados e 32 recuperados. No total, 696 pessoas foram confirmadas com a doença, das quais 650 já se recuperaram.

Os municípios da Ameosc não devem retomar as aulas presenciais neste ano. A decisão foi tomada ontem durante assembleia que contou com a participação dos prefeitos e secretários de educação. Eles avaliaram a nova classificação de risco do extremo-oeste que passou da bandeira amarela para a laranja. A região que estava como alto risco de contágio passou para grave risco e isso tem consequências em diversos setores como a educação. Prefeitos e secretários decidiram, por unanimidade, por não retomar as aulas presenciais, mesmo que a região retorne para o risco alto ou bandeira amarela. Nas aulas de reforço, a região vai seguir o critério do Estado.

Com a decisão de não voltar com as aulas presenciais neste ano, os municípios da Ameosc já começam a preparação para o ano letivo de 2021. A afirmação é da secretária de educação de Mondaí e coordenadora do colegiado da Ameosc, SANDRA CALLAI SCHUH. Ela disse que as secretarias municipais passam a se preocupar com as matriculas, rematrículas e contratação de ACTS para o próximo ano letivo. Ela também citou que 2021terá adaptações pedagógicas importantes. SANDRA comentou que as escolas terão que retomar conteúdo desse ano já que o avanço não foi o mesmo que seria em um ano letivo normal.

O Sinte realizou assembleia on line com professores do Extremo Oeste sobre a volta ou não das aulas presenciais. De acordo com o coordenador regional do sindicato dos trabalhadores na educação, SÉRGIO PAGNO foram cerca de três horas de debates sobre o tema e outras questões da educação. A volta das aulas é um tema que divide opiniões e o sindicato defende um debate mais intenso e definições com base na segurança de toda comunidade escolar. Segundo PAGNO, as regras devem ser definidas por critérios sanitários e não econômicos. SÉRGIO defende ainda uma participação efetiva da sociedade nesse debate.

O Quadro Ponto e contraponto do Boa Tarde Peperi vai abordar a importância dos debates para a campanha eleitoral deste ano. A edição desta terça-feira vai ouvir a opinião dos eleitores e dos coordenadores das três candidaturas a prefeito do município. Vamos repercutir como o debate do próximo sábado pode impactar na corrida pela prefeitura. O Boa Tarde Peperi vai conversar hoje com JUAREZ DA SILVA, coordenador da campanha de ADILSON PANDOLFO, GILSON SCHAICH, coordenador da campanha de JOÃO GRANDO e ALENCAR BARBIERI, coordenador da campanha de WILSON TREVISAN. O quadro Ponto e contraponto inicia por volta das três e 20.

A Polícia Civil prendeu uma mulher condenada por tráfico de drogas em Romelândia nesta segunda-feira. O mandado judicial foi cumprido ontem à tarde. A mulher, de 26 anos, foi condenada pelo juízo da comarca de Descanso por dois crimes: tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ela não ofereceu resistência à prisão e foi encaminhada a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Os três homens presos por assalto em um supermercado da cidade foram condenados na última sexta-feira a penas que chegam a 16 anos de prisão. O crime aconteceu no mês de abril quando dois homens renderam um dos responsáveis pela empresa e roubaram um malote com dinheiro. A Polícia Civil investigou o caso, identificou os dois autores e um terceiro envolvido que tentou atrapalhar o inquérito. Eles foram presos e julgados na semana passada. Os dois executores do roubo foram condenados a mais de 16 anos de prisão, cada um. O terceiro suspeito foi condenado a três anos de prisão. Eles podem recorrer da decisão.

Um homem foi preso por tráfico de drogas na madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. Por volta de uma e meia, uma guarnição da PM desconfiou de um homem que tentou se esconder em uma boate quando avistou a viatura. Os policias localizaram o homem dentro de um quarto. Ele não tinha nada de ilícito, mas no pátio da casa, ao lado da janela, foram encontradas oito petecas de cocaína. No carro do suspeito, a PM localizou sacolas plásticas idênticas as que foram utilizadas para embalar a cocaína. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira uma apreensão de drogas na BR 163. A ocorrência foi na sexta-feira, as dez da noite. A equipe da PRF abordou um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu, Paraná, a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O veículo foi parado e vistoriado no posto de fiscalização de Guaraciaba. Os policiais encontraram, atrás da última poltrona, uma mochila contendo maconha. No bagageiro foi localizada uma mala com mais tabletes de maconha, iguais ao da mochila. Ao todo, forma apreendidos sete quilos da droga. O passageiro responsável pelas bagagens foi preso e encaminhado para a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

Uma colisão entre uma moto e uma carreta matou uma mulher na manhã desta segunda-feira em Caibi. O acidente aconteceu por volta das dez e 45 na BR 158 e envolveu uma carreta Iveco, placas de Frederico Westphalen, e uma motocicleta Yamaha Y250, placas de Palmitos. A condutora da moto, uma mulher de 25 anos, morreu na hora. Segundo o corpo de bombeiros de Palmitos, a mulher teve múltiplas fraturas e amputação da perna esquerda. A vítima foi identificada como TAINARA TEIXEIRA DA ROSA, moradora de Palmitos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.