-INFLAÇÃO PARA FAMILIAS DE BAIXA RENDA CRESCE QUASE 1% EM SETEMBRO
-ESTADO VAI COMPRAR 30 MILHÕES EM INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA ESCOLAS
-MUNICÍPIOS RESTRINGEM EVENTOS APÓS NOVOS CASOS DE COVID-19
-ESCOLA DESENVOLVE PROJETO DE LITERATURA EM AÇÃO
-PEQUENOS NEGÓCIOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIOR PARTE DA ECONOMIA
-ESTIAGEM ELEVA CUSTO DE PRODUÇÃO DE LEITE
-PRF APREENDE SETE KG DE MACONHA COM PASSAGEIRO DE ÔNIBUS
-MULHER MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRETA E MOTO NA BR 158
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Nove pessoas morreram em razão das enchentes que devastaram vilas no sudeste da França e noroeste da Itália, de acordo com um balanço publicado nesta segunda-feira. Chuvas fortes atingiram a região na sexta-feira. Além das mortes, elas também destruíram casas e estradas. Em 24 horas, choveu mais de 630 milímetros, mais do que metade da chuva de um ano inteiro, em média. Na França, mais de mil bombeiros foram convocados e as escolas ainda estão fechadas.
O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, deixou o Centro Médico Militar nesta segunda-feira após receber alta de seu tratamento para Covid-19. Usando máscara, ele saiu caminhando pela porta da frente e fez um sinal de positivo. Já na Casa Branca, TRUMP publicou um vídeo em que diz que "se sente melhor do que há 20 anos". Ele também pediu para retomar as atividades normais e que gostaria de participar do próximo debate presidencial contra JOE BIDEN, marcado para 15 de outubro. O candidato democrata à Casa Branca afirmou que o republicano deve ensinar os americanos que 'máscaras importam e salvam vidas'.
O desemprego na Argentina alcançou 13 vírgula um por cento da população ativa no segundo trimestre. A taxa é a maior dos últimos 15 anos, em meio ao momento mais restritivo do confinamento contra a pandemia da Covid-19. O desempregou aumentou em dois vírgula sete pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2020 e dois e meio se comparado ao segundo trimestre do ano passado. O estudo engloba o período mais difícil para a atividade econômica na Argentina.
A inflação sentida pela população de baixa renda aumentou em setembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 – que mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre um e dois salários e meio – ficou em zero vírgula 89 por cento no mês passado, contra zero vírgula 55 em agosto. Com o resultado, o indicador acumula alta de três vírgula 13 por cento no ano e quatro vírgula 54 por cento nos últimos 12 meses.
A Confederação Nacional da Indústria informou nesta terça-feira que o faturamento de agosto do setor ultrapassou o patamar verificado no início do ano, antes do início da pandemia da Covid-19. Segundo o relatório "Indicadores Industriais", publicado pela entidade, a utilização da capacidade instalada, que aponta quanto do parque industrial vem sendo utilizado, “está praticamente de volta ao período anterior à crise”. O faturamento real da indústria aumentou dois vírgula três por cento em agosto na comparação com julho e três vírgula seis em relação ao mesmo mês de 2019.
Indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo presidente JAIR BOLSONARO, KASSIO NUNES MARQUES tem procurado senadores para apresentar seu perfil e buscar apoio para a sabatina no Senado que vai analisar seu currículo. Nesta segunda-feira, ele conversou com o líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES e nesta semana vai procurar senadores de oposição, como KÁTIA ABREU. A expectativa do governo é que ele tenha uma votação quase unânime no plenário do Senado e que a sabatina ocorra o mais rápido possível. O governo trabalha com a data do dia 21 de outubro.
O Governo estadual autorizou a Secretaria de Educação a gastar 30 milhões e 900 mil reais na compra de instrumentos musicais para escolas da rede estadual. A aquisição levará em conta os projetos apresentados pelas escolas da rede estadual. A intenção é atender a reivindicação das escolas e atualizar os instrumentos de bandas e fanfarras, que não são trocados há mais de 10 anos. Para receber os instrumentos, cada diretor precisa apresentar um projeto pedagógico. A Secretaria também informou que tem a intenção de “contratar profissionais que tenham capacidade para conduzir os projetos musicais nas escolas no próximo ano, após o fim da pandemia de Covid-19”.
O governo catarinense encaminhou à Assembleia o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021 com um bilhão e 600 milhões de reais de déficit. A LOA foi entregue dia 29 de setembro e está na Comissão de Finanças e Tributação. Ela precisa ser aprovada pelos deputados até 21 de dezembro, no início do recesso parlamentar. A receita prevista é de 30 bilhões e meio. A despesa é de 32 bilhões 143 milhões. O documento, que tramita na Alesc detalha todas as receitas e as despesas do estado para o exercício financeiro do ano que vem. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o governo já trabalha para reduzir essa diferença.
A volta às aulas em Santa Catarina tem um novo indicativo de data. A previsão de retorno com atividades presenciais é em 19 de outubro nas áreas de risco moderado ou alto para coronavírus, segundo a Secretaria de Educação. A Secretaria de Saúde, no entanto, ainda não confirmou a informação. A tendência é de que uma portaria, com definição de regras e datas, seja publicada no fim da tarde desta terça-feira. Segundo a Secretaria de Educação, os professores da rede estadual já receberam o cronograma e as orientações necessárias para o retorno presencial. Em 13 de outubro os educadores devem estar nas escolas, a fim de colocar em prática o treinamento recebido. Na semana seguinte, em 19 de outubro, será a vez dos estudantes de forma escalonada e para aulas de recuperação apenas.
Prefeitos da Ameosc descartam possível retorno das aulas presenciais em 2020. Os prefeitos e secretários de Educação dos 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste, se reuniram nesta segunda-feira por videoconferência. Durante a reunião, os prefeitos atualizaram os dados da matriz de risco para Covid-19 na região. O mapa de risco foi publicado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, Coes, no dia 28 de setembro, bem como, os novos critérios que compõem a atualização. O Extremo Oeste passou da faixa amarela ou parâmetro alto para faixa laranja ou parâmetro grave. Por unanimidade, os prefeitos decidiram pelo provável não retorno das aulas presenciais em 2020, mesmo que a região retorne no mapa de risco alto ou amarelo. Nas aulas de reforço será seguido o critério do Estado, auxiliando os municípios no transporte escolar e gradativamente as aulas de reforço, conforme portaria estadual.
Também ficou definido que não é permitida a realização de eventos sociais e som ao vivo em clubes, bares e restaurantes. Ainda durante a assembleia, os prefeitos lamentaram a morosidade de inicio das obras de revitalização da BR 163, trecho de SMOeste a Dionísio Cerqueira. Entre projeto e execução estão previstos 17 milhões, mas o projeto total é de 210 milhões de reais. O projeto está em discussão no Ministério dos Transportes e DNIT, em função da diferença de um centímetro de asfalto no documento. Os prefeitos definiram por intensificar contatos com o Governo Federal para agilizar a aprovação do projeto e início das obras, que já tem inclusive a empresa vencedora do processo licitatório. Nos assuntos gerais, foi abordado ainda que após audiências em Brasília, aguarda-se para os próximos 60 dias, a liberação dos recursos para pagamento dos equipamentos licitados para a efetivação da usina de asfalto da região.
Associação de Artesanato de Tunápolis prioriza venda de produtos manuais. Conforme a presidente da associação, JANICE BERWANGER, a entidade atua por meio da venda dos artesanatos confeccionados pelos sócios, entre eles, produtos em madeira como utensílios de cozinha, e também produtos em barbante, pintura em tecido e crochê. Hoje são cerca de 20 sócios. JANICE comenta que interessados em participar da associação devem procurar a diretoria, sendo que será feita uma avaliação pelos demais sócios, priorizando a venda de produtos feitos de forma manual. Os sócios contribuem com uma mensalidade, além de percentagem sobre o produto que fica para manutenção da associação. A sede da entidade é própria, na Avenida Cerro Largo, com atuação no município há cerca de 20 anos. O atendimento é feito pelos próprios sócios, e além do artesanato, no local ocorre também à venda de panificados, durante todo o dia.
Pequenos negócios são responsáveis pela maior parte da economia. Neste dia cindo de outubro é lembrado o Dia Nacional da micro e pequena empresa. De acordo com o gerente regional do SEBRAE, UDO TRENNEHPOHL, as micro e pequenas empresas são responsáveis por praticamente 99% dos negócios que existem no Brasil, e tem uma representatividade social grande, pois mais de 50% dos salários são oriundos destes negócios. O gerente comenta que além dos estabelecimentos na cidade, também são considerados como pequenos prestadores de serviços os agricultores que tem papel importante no desenvolvimento e na economia dos municípios. UDO cita que hoje são mais de dez milhões de micro empreendedores individuais no Brasil, através de uma política pública instituída há cerca de dez anos. Ele considera que não tivesse sido criada uma lei específica para o MEI, estes empresários estariam atuando na informalidade.
A maioria dos pequenos negócios, conforme o gerente regional do SEBRAE, dependendo das oportunidades de mercado e da forma como os estabelecimentos são constituídos, acabam se transformando em grandes empresas. UDO TRENNEHPOHL defenda que sejam criadas leis específicas e políticas públicas para atender as micro e pequenas empresas, pois considerando sua condição financeira, se houver muita burocracia estas empresas acabam não investindo. O gerente cita que hoje uma das dificuldades é o acesso ao crédito, que acaba onerando demais as pequenas empresas. Ele lembra que considerando que cada MEI contrate ao menos um funcionário, são muitos empregos que estas empresas geram em todo o país.
Médico orienta sobre causas e tratamento das varizes. Segundo o cirurgião vascular, ALEX DORNELLES, as varizes são veias dilatadas que perderam a sua função, e a região mais comum de serem encontradas são as pernas. Ele afirma que as varizes se apresentam em cerca de 20 a 30% das pessoas. O cirurgião vascular esclarece que a principal causa é genética, mas também, a relação com os hormônios femininos, por isso varizes são mais comuns em mulheres. Outro fator que favorece o aparecimento das varizes é o número de gestações, sendo que quanto mais vezes a mulher tiver filhos maior a probabilidade de desenvolver varizes. DORNELLES comenta que quanto mais idade a pessoa tem, mais as veias se enfraquecem e maior a chance do aparecimento das varizes. Trabalhos em posições muito prolongadas, como muito tempo em pé ou sentado, também são fatores que influenciam, além ainda da obesidade.
Em relação ao tratamento, o cirurgião vascular cita a cirurgia convencional para retirada das varizes, além das cirurgias mais modernas a laser ou rádio freqüência. O médico ALEX DORNELLES destaca também o tratamento com espuma, guiada por ultrassom. A medicação, na forma de espuma, é injetada dentro da variz, sendo assim possível fechar o canal, evitando a circulação de sangue. Conforme o cirurgião vascular, se não for feito tratamento o número e o tamanho das varizes vai aumentar, e somente o procedimento cirúrgico é eficaz em fazê-las desaparecer. O risco, segundo o médico, é a formação de feridas, que são úlceras de difícil cicatrização, além de possíveis acidentes que podem ocorrer com objetos que perfuram as varizes. Há ainda o risco de inflamação, que pode avançar para trombose venosa profunda. /
Escola de Santo Antônio desenvolve Projeto de Literatura em Ação. Meta é melhorar a expressão dos estudantes. Trabalho integra o Novo Ensino Médio há três anos. Iniciativa surgiu em 2018 diante da constatação de dificuldade dos alunos em se expressar. Conforme a professora de português, SUELI MICHELS, são disponibilizadas várias obras literárias com apresentações nas áreas de linguagem com diferentes formas incluindo teatro e monólogo. O cenário é montado de acordo com a obra literária e os alunos usam roupas características com o tema./São apresentações de aproximadamente 15 minutos com rodizio entre os grupos de alunos . A professora SUELI MICHELS diz que os estudantes também podem envolver a família./Ela cita que é grande a expectativa para apresentação dos alunos.
Estiagem eleva custo de produção de leite e causa preocupação com falta de água no interior. Falta de chuva afeta o desenvolvimento das pastagens e exige maior uso de silagem causando redução mais rápida que o normal dos silos nas propriedades agrícolas. Conforme o extensionista da Epagri, agrônomo MARCELO ROHDEN, outubro, historicamente é o mês de maior volume de chuva. A estiagem gera uma situação nova e preocupante. Ele cita que nas pastagens anuais encerrou o ciclo de culturas de inverno e o novo cultivo não cresce. Pastagens perenes também apresentam baixo desenvolvimento. O agrônomo salienta que nestes casos ocorre maior uso de silagem, feno e pré-secado aumentando o custo e reduzindo o estoque que alimentação. ROHDEN avalia que o ideal é manter estoque de silagem até janeiro ou fevereiro para que a nossa safra já possa ser utilizada para alimentação do gado. Com o consumo maior existe o risco de faltar silagem.
Outra situação que preocupa é com lavoura de milho com desenvolvimento abaixo do ideal. O extensionista da Epagri destaca que as plantas sofrem com a falta de humidade afetando a produtividade. Segundo MARCELO ROHDEN é prudente avaliar até a possibilidade de reduzir o plantel, pois é preciso tomar decisões para evitar situações mais críticas. De acordo com MARCELO ROHDEN, o período de baixo volume de chuva pode se estender por mais tempo, exigindo o máximo de cuidado com disponibilidade de água. O agrônomo alerta inclusive para risco de um colapso com falta de água, fato que preocupa por ser o insumo responsável por 70% do processo produtivo. Segundo ROHDEN, não é o momento de limpeza de açudes para novo alojamento de peixes . O ideal é priorizar a água dos reservatórios naturais para consumo dos animais.
Agrônomo diz que é preciso ter cuidado com a rede pública de água. Sistema não suporta consumo na escala de abastecimento de granjas. Município possui cinco estações de tratamento com rede disponível em todas as propriedades. O extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN lembra que é um sistema projetado para o consumo humano e para eventuais casos para destinação aos animais. A grande demanda de granjas de aves e suínos vai além da capacidade de captação, tratamento e distribuição da rede pública podendo causar falta de água para o consumo humano. O agrônomo salienta que a agropecuária é a base da economia do município e necessita de grande volume de água. Conforme ROHDEN, a crise hídrica fragiliza o sistema de abastecimento da rede pública e torna as cisternas e reservatórios naturais essenciais para garantir o abastecimento.
PRF apreende sete kg de maconha com passageiro de ônibus na BR163. A ocorrência foi registrada na sexta-feira, por volta das 22 horas e informada ontem pelos policiais rodoviários federais. A PRF realizava fiscalização de combate ao crime na BR 163, em Guaraciaba, e abordou um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu, Paraná, a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Os policiais encontraram, atrás da última poltrona, uma mochila contendo maconha. Nenhum passageiro se identificou como proprietário da droga. Então, os policiais continuaram a fiscalização e, dentro de uma mala que estava no bagageiro inferior, encontraram mais tabletes de maconha, iguais ao da mochila. Pela etiqueta da bagagem os PRFs conseguiram identificar o passageiro dono da droga, o qual confessou o crime. Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Colisão na SC 496 deixa motociclista com ferimentos leves. O acidente ocorreu por volta das seis horas e 45 minutos da manhã de hoje, na SC 496 em Descanso. A colisão traseira envolveu a motocicleta Honda CG 125 emplacada em Santa Helena, conduzido por um homem de 23 anos, e o caminhão Iveco Ectector emplacado em Descanso, conduzido por um homem de 59 anos. O motociclista sofreu ferimentos considerados leves. Os danos na motocicleta e o no caminhão foram de pequena monta.
Motorista desacata policiais durante abordagem de veículo com débitos. Nesta segunda-feira, por volta das dez horas, a Polícia Militar, durante fiscalização próximo a delegacia regional de SMOeste, abordou um Variant. Em consulta ao sistema foi constatado que o carro estava com débitos de licenciamento. O motorista foi informado que o veículo seria removido ao pátio de apreensões. Durante os procedimentos o condutor desacatou os policiais. Ele dizia que os policiais não tinham o que fazer para estarem abordando uma Variant. O condutor tirou a chave da ignição e disse que não iria entregar, querendo afrontar a guarnição. Além disso, se negou a apresentar os equipamentos obrigatórios do veículo para o relatório. O motorista acabou preso por desacato a funcionário público e desobediência, pois inicialmente não aceitou assinar o Termo Circunstanciado. O veículo foi recolhido e o condutor foi liberado depois de assinar o termo.
PM realiza prisão por tráfico e apreende drogas, celulares, dinheiro e carro do autor. Na madrugada de hoje, a Polícia Militar em rondas, viu um homem dentro de uma boate, as margens da BR 282, em SMOeste. O homem, assim que viu a viatura, começou a olhar pelo vidro da porta, avisou os outros que ali estavam e tentou se esconder. Na entrada da boate uma mulher indicou aos policias qual era o cômodo que o homem estava e qual era o seu veículo. Em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado. Já no quarto, no lado de fora da janela que estava aberta, foi encontrado um invólucro de plástico, oito petecas de cocaína, que o homem que estava no quarto negou ser dele. Em busca no seu carro, foram localizadas sacolas plásticas idênticas as que foram utilizadas para embalar a cocaína. O homem foi preso por tráfico de drogas. Além das 10 gramas de cocaína, foram apreendidos dois celulares, sacolas plásticas, 738 reais em dinheiro e o veículo do autor.
Polícia prende mulher condenada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Civil de Anchieta e Romelândia cumpriu na tarde desta segunda-feira, um mandado de prisão por sentença definitiva, expedido pela comarca de Descanso. A prisão foi de uma mulher de 26 anos, condenada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os procedimentos legais, a condenada foi encaminhada a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil esclarece que mesmo diante do atual cenário de pandemia, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais.
Autores de roubo a mercado são condenados a mais de 35 anos de prisão. Em abril deste ano, após roubo a um supermercado da região central de São Miguel do Oeste, a Polícia Civil, por meio da DIC Fron de SMOeste, realizou trabalho investigativo que resultou na prisão e indiciamento de três pessoas envolvidas no crime, sendo duas delas as executoras. Após investigação, os policiais civis da DIC identificaram que os dois principais suspeitos estavam na cena do crime e foram os responsáveis pelo roubo. Além disso, também foi indiciado outro homem que tentava conturbar a instrução do Inquérito. A investigação foi acatada pelo Ministério Público e os criminosos foram denunciados. Ao final do processo criminal, os dois foram condenados a mais de 16 anos de prisão, cada um. Além do terceiro envolvido que também foi condenado a três anos de prisão. A decisão da pena foi divulgada na última sexta-feira.
Dois bovinos morrem eletrocutados após caminhão derrubar poste da rede elétrica no interior de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das três horas e 30 minutos da madrugada desta terça-feira, na estrada geral de Linha Aparecida. Segundo apurado pela reportagem da Rádio Oeste no local, um caminhão leiteiro carregado, emplacado em Iporã do Oeste, perdeu o controle, saiu da estrada, colidiu contra um poste de energia elétrica e uma cerca. Próximo ao local da colisão, em uma área de pastagem, havia 45 vacas, e com a queda do poste, duas morreram eletrocutadas. O veículo parou próximo a uma residência. O motorista, um rapaz de 22 anos, não se feriu. A carga de leite foi transferida durante a manhã para outro veículo.
Mulher morre em colisão frontal entre carreta e moto na BR 158. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira, por volta das 10 horas e 45 minutos, na BR 158, em Caibi. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a colisão envolveu uma carreta Iveco Stralis, placas de Frederico Westphalen, e uma motocicleta Yamaha Y250, placas de Palmitos. Devido ao impacto, a condutora da moto, uma mulher de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo bombeiros de Palmitos, a mulher teve múltiplas fraturas e amputação da perna esquerda. A vítima foi identificada como TAINARA TEIXEIRA DA ROSA, e segundo informações, seria moradora de Palmitos.