-INFLAÇÃO PARA FAMILIAS DE BAIXA RENDA CRESCE QUASE 1% EM SETEMBRO
-ESTADO VAI COMPRAR 30 MILHÕES EM INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA ESCOLAS
-COMISSÃO INICIA VENDA DE FICHAS PARA O FESTIVAL DO PASTEL
-APRESENTAÇÕES DO TERNO DE REIS DEVEM SER ADIADAS NESTA TEMPORADA
-SINTE REALIZA ASSEMBLEIA COM PROFESSORES DO EXTREMO OESTE
-EVENTOS SOCIAIS E SOM AO VIVO NÃO SÃO MAIS PERMITIDOS NA REGIÃO
-SJCEDRO REGISTRA PELO MENOS 14 NOVOS CASOS DE COVID 19
-PREFEITURA INGRESSA COM AÇÃO CONTRA OBRA DA CELESC
-MOTORISTA FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE CARRETA
-BOVINOS MORREM ELETROCUTADOS APÓS CAMINHÃO COLIDIR EM REDE ELÉTRICA
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Nove pessoas morreram em razão das enchentes que devastaram vilas no sudeste da França e noroeste da Itália, de acordo com um balanço publicado nesta segunda-feira. Chuvas fortes atingiram a região na sexta-feira. Além das mortes, elas também destruíram casas e estradas. Em 24 horas, choveu mais de 630 milímetros, mais do que metade da chuva de um ano inteiro, em média. Na França, mais de mil bombeiros foram convocados e as escolas ainda estão fechadas.
O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, deixou o Centro Médico Militar nesta segunda-feira após receber alta de seu tratamento para Covid-19. Usando máscara, ele saiu caminhando pela porta da frente e fez um sinal de positivo. Já na Casa Branca, TRUMP publicou um vídeo em que diz que "se sente melhor do que há 20 anos". Ele também pediu para retomar as atividades normais e que gostaria de participar do próximo debate presidencial contra JOE BIDEN, marcado para 15 de outubro. O candidato democrata à Casa Branca afirmou que o republicano deve ensinar os americanos que 'máscaras importam e salvam vidas'.
O desemprego na Argentina alcançou 13 vírgula um por cento da população ativa no segundo trimestre. A taxa é a maior dos últimos 15 anos, em meio ao momento mais restritivo do confinamento contra a pandemia da Covid-19. O desempregou aumentou em dois vírgula sete pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2020 e dois e meio se comparado ao segundo trimestre do ano passado. O estudo engloba o período mais difícil para a atividade econômica na Argentina.
A inflação sentida pela população de baixa renda aumentou em setembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 – que mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre um e dois salários e meio – ficou em zero vírgula 89 por cento no mês passado, contra zero vírgula 55 em agosto. Com o resultado, o indicador acumula alta de três vírgula 13 por cento no ano e quatro vírgula 54 por cento nos últimos 12 meses.
A Confederação Nacional da Indústria informou nesta terça-feira que o faturamento de agosto do setor ultrapassou o patamar verificado no início do ano, antes do início da pandemia da Covid-19. Segundo o relatório "Indicadores Industriais", publicado pela entidade, a utilização da capacidade instalada, que aponta quanto do parque industrial vem sendo utilizado, “está praticamente de volta ao período anterior à crise”. O faturamento real da indústria aumentou dois vírgula três por cento em agosto na comparação com julho e três vírgula seis em relação ao mesmo mês de 2019.
Indicado ao Supremo Tribunal Federal pelo presidente JAIR BOLSONARO, KASSIO NUNES MARQUES tem procurado senadores para apresentar seu perfil e buscar apoio para a sabatina no Senado que vai analisar seu currículo. Nesta segunda-feira, ele conversou com o líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES e nesta semana vai procurar senadores de oposição, como KÁTIA ABREU. A expectativa do governo é que ele tenha uma votação quase unânime no plenário do Senado e que a sabatina ocorra o mais rápido possível. O governo trabalha com a data do dia 21 de outubro.
O Governo estadual autorizou a Secretaria de Educação a gastar 30 milhões e 900 mil reais na compra de instrumentos musicais para escolas da rede estadual. A aquisição levará em conta os projetos apresentados pelas escolas da rede estadual. A intenção é atender a reivindicação das escolas e atualizar os instrumentos de bandas e fanfarras, que não são trocados há mais de 10 anos. Para receber os instrumentos, cada diretor precisa apresentar um projeto pedagógico. A Secretaria também informou que tem a intenção de “contratar profissionais que tenham capacidade para conduzir os projetos musicais nas escolas no próximo ano, após o fim da pandemia de Covid-19”.
O governo catarinense encaminhou à Assembleia o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021 com um bilhão e 600 milhões de reais de déficit. A LOA foi entregue dia 29 de setembro e está na Comissão de Finanças e Tributação. Ela precisa ser aprovada pelos deputados até 21 de dezembro, no início do recesso parlamentar. A receita prevista é de 30 bilhões e meio. A despesa é de 32 bilhões 143 milhões. O documento, que tramita na Alesc detalha todas as receitas e as despesas do estado para o exercício financeiro do ano que vem. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o governo já trabalha para reduzir essa diferença.
A volta às aulas em Santa Catarina tem um novo indicativo de data. A previsão de retorno com atividades presenciais é em 19 de outubro nas áreas de risco moderado ou alto para coronavírus, segundo a Secretaria de Educação. A Secretaria de Saúde, no entanto, ainda não confirmou a informação. A tendência é de que uma portaria, com definição de regras e datas, seja publicada no fim da tarde desta terça-feira. Segundo a Secretaria de Educação, os professores da rede estadual já receberam o cronograma e as orientações necessárias para o retorno presencial. Em 13 de outubro os educadores devem estar nas escolas, a fim de colocar em prática o treinamento recebido. Na semana seguinte, em 19 de outubro, será a vez dos estudantes de forma escalonada e para aulas de recuperação apenas.
Comissão inicia venda de fichas para o festival do pastel. A presidente do Lions Clube Renascer de SJCedro, SALETE KLAUS explica que o evento foi confirmado para este sábado das 10 até as 22 horas. O núcleo das mulheres cooperativistas vai ajudar no evento. As fichas já foram impressas e estão sendo vendidas no valor de oito reais com os integrantes do clube. Há seis sabores sendo carne de gado, pizza, legumes, chocolate, divino, além de banana e doce de leite. A estimativa, conforme SALETE, é comercializar a mesma quantidade do ano passado, cerca de 5.700 unidades. Os lucros serão para ajudar na campanha de uma criança da região e outra parte para renovação do estoque de aparelhos ortopédicos.
Apresentações do Terno de Reis devem ser adiadas nesta temporada. O integrante do grupo de músicos de SJCedro, ETELVINO FESTA, lembra que há cerca de 15 anos o terno realiza apresentações nas missas, eventos e principalmente nas festas de final de ano. No entanto, a pandemia gerou dificuldades para que ocorressem os ensaios entre os dez integrantes que a cada edição renovam o repertório de canções. Ele lembra ainda que as apresentações reúnem muitas pessoas e a orientação é justamente oposta, de evitar aglomerações. FESTA afirma que entre outubro e novembro eram abertas inscrições para os moradores interessados em receber o grupo, mas, nesse ano não será possível devido as restrições. A média é 20 apresentações por temporada em residências, festas de famílias, além de comunidade de SJCedro, Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e Guaraciaba. Ele espera que no próximo ano a situação esteja normalizada.
Sinte realiza assembleia on line com professores do Extremo Oeste. O coordenador do sindicato dos trabalhadores na educação, SÉRGIO PAGNO informa que foram cerca de três horas de debates sobre os interesses da categoria e igualmente sobre as atividades educacionais. Lembra que a discussão sobre volta ou não das aulas presenciais é um tema que gera preocupação e que divide opiniões. Ele enfatiza que o sindicato defende que haja debates e definições priorizando a segurança de toda comunidade escolar. Conforme ele, as regras precisam ter critérios sanitários e não econômicos. SÉRGIO defende ainda uma participação efetiva da sociedade. Ele ressalta que há mais de 60 mil professores e dois milhões de alunos na rede estadual que também ficariam em alto risco de contágio. PAGNO ressalta que a expectativa é que o retorno ocorra quando houver vacina. Na pauta houve ainda discussões sobre ampliação da educação gratuita em todos os níveis, além de pressão para que aconteça a revogação da emenda que congela os investimentos em educação nos próximos anos.
Redes municipais definem não voltar às aulas neste ano. A informação é da secretária da educação em Palma Sola, ROSA LARA. Ela revela que ontem ocorreu uma reunião entre os representantes da Ameosc para um novo debate sobre o cenário. A secretária comenta que os prefeitos e gestores participantes decidiram que as aulas presenciais voltarão apenas ano que vem e que os campeonatos esportivos municipais de todas modalidades estão cancelados até o final do ano. De acordo com ela, os atletas das escolinhas estavam de programando para um retorno e por isso haverá uma análise em nível local sobre a retomada ou não das atividades. ROSA salienta que cada município tem um comitê com representantes de vários segmentos e que ajudam a nortear as definições com base em dados locais. Ela destaca que a vontade é voltar as aulas, porém, é preciso analisar a realidade. Lembrou que em vários países onde a pandemia se encaminhava para o final houve ressurgimento de muitos casos a exemplo dos Estados Unidos.
Prefeitos da Ameosc descartam possível retorno das aulas presenciais em 2020. Os prefeitos e secretários de Educação dos 19 municípios da Associação se reuniram nesta segunda-feira por videoconferência. Durante a reunião, os prefeitos atualizaram os dados da matriz de risco para Covid-19 na região. O mapa de risco foi publicado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, Coes, no dia 28 de setembro, bem como, os novos critérios que compõem a atualização. O Extremo Oeste passou da faixa amarela ou parâmetro alto para faixa laranja ou parâmetro grave. Por unanimidade, os prefeitos decidiram pelo provável não retorno mesmo que a região retorne no “mapa amarelo”. Nas aulas de reforço será seguido o critério do Estado, auxiliando os municípios no transporte escolar e gradativamente as aulas de reforço, conforme portaria estadual.
Realização de eventos sociais e som ao vivo não são mais permitidos no Extremo Oeste. A deliberação foi feita pelos prefeitos da Ameosc a partir do questionamento do prefeito JORGE WELTER, de Itapiranga, sobre os eventos sociais em função de a região estar no parâmetro grave, cor laranja no Mapa de Risco Potencial para Covid-19. Diante da pergunta 'deliberou-se, conforme preconiza a portaria do Estado, que não é permitida a realização de eventos sociais e som ao vivo em clubes, bares e restaurantes. Ainda durante a assembleia, os prefeitos lamentaram a morosidade de inicio das obras de revitalização da BR 163, trecho de SMOeste a Dionísio Cerqueira. Entre projeto e execução estão previstos 17 milhões, mas o projeto total é de 210 milhões de reais. Os prefeitos definiram por intensificar contatos com o Governo Federal para agilizar a aprovação. Foi abordado ainda sobre a efetivação da usina de asfalto da região que depende da liberação de recursos.
Casos de hepatite tem aumento na região. De acordo com a coordenadora do ambulatório de IST-Aids e Hepatites Virais, JULIANA PINHEIRO, há uma epidemia concentrada de Hepatite B no Extremo Oeste. Os pacientes são monitorados pelo ambulatório que fornece exames, consultas e medicamentos. Ela informa que não há uma causa exata que explique esse alto índice de contaminados. A hepatite é uma doença silenciosa com consequências graves para a saúde das pessoas. JULIANA PINHEIRO revela que a testagem é fundamental para a identificação precoce dos casos. Ela comentou que a doença é assintomática e ataca, principalmente, o fígado. A enfermeira destacou que as pessoas devem fazer o exame pelo menos uma vez por ano, além de tomar pelo menos três doses de vacina contra hepatite B. Todas a unidades de saúde tem teste rápido.
Secretaria de Saúde de Guarujá do Sul desenvolve campanha de vacinação. Segundo a secretária, FRANCIANE BASEGGIO, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta começam nesta segunda-feira. Ela explica que as crianças menores de cinco anos vão receber a dose da vacina em forma de ‘gotinha', contra a poliomielite. Já a atualização da caderneta de vacinação será feita para crianças até adolescentes de 15 anos. As campanhas se estenderão até o dia 30 de outubro, sendo que no sábado, dia 17, será realizado atendimento em horário especial. FRANCIANE comenta que a campanha atinge todas as crianças, porém, para as menores de um ano será seguido o cronograma da carteira de vacinação.
Após duas semanas sem casos SJCedro registra 14 confirmações da Covid 19. Foram feitos 12 testes em SJCedro, três no hospital de SMOeste onde há pessoas do município internadas e outro teste hoje, somando 14 pacientes com a doença. A secretária da saúde, IDENE PAULI lamentou os números que voltaram a ser registrados e que geram um alerta para população. Ela percebeu que a flexibilização de algumas atividades gerou relaxamento nas medidas de prevenção, o que pode gerar gerado os novos casos de contaminações pelo vírus. Também houve festas. A secretária lembra que em setembro foram poucos casos e a média era de duas a quatro pessoas em isolamento. Na semana passada aumentou o número de pessoas com sintomas gripais. O protocolo prevê alguns dias em isolamento para em seguida ser feito o teste. Três moradores de SJCedro estão internados no hospital regional na enfermaria. Não há ninguém na UTI. Nesta manhã foram coletados mais sete testes enviados ao Lacen de pessoas próximas aos casos confirmados.
Medidas de prevenção visam também manter o comércio em funcionamento. A secretária da saúde, IDENE PAULI entende que vários segmentos que estavam tendo prejuízos pelo período longo fechado voltaram a ter movimento. Conforme ela, o pedido é que todos cumpram as regras quando a capacidade máxima, as medidas de distanciamentos entre as mesas e cadeiras e também uso de máscaras de proteção quando possível. Também citou o uso do álcool em gel após alimentação, pagamento das despesas, manuseios de materiais, entre outras ações quando há compartilhamento de objetos. A secretária ressalta que os consumidores é que precisam manter os cuidados individuais e com seus familiares. IDENE comenta que devido a aglomeração em estabelecimentos foram recebidas várias denúncias pelo setor. A vigilância vai retomar as fiscalizações e endurecer as cobranças das leis e decretos.
Falta de chuvas afeta plantio e desenvolvimento das pastagens de verão. Conforme o produtor em SJCedro, DIEGO BANFI, o pasto do inverno está terminando e não está sendo possível semear as espécies para alimentação do rebanho nos próximos meses de calor. Ele comenta que a situação é difícil para quem não trabalha com pastagem permanentes. Nestes casos é necessário comprar ração e feno para complementar. O produtor citou que em alguns casos os produtores estão se desfazendo de animais para investir o dinheiro recebido em alimento para os demais. Ele acredita que a redução no plantel possa ser alternativa para que as famílias enfrentem o período e permaneçam na atividade leiteira. BANFI afirma que o tempo necessário para desenvolvimento do pasto gira em torno de um mês e por isso mesmo que haja chuva agora para o plantio é preciso esperar.
Casan de Guarujá do Sul recebe ampliação do floco decantador da estação de tratamento. Conforme o gerente, EDEVALDO LIMBERGUER está ocorrendo à ligação do equipamento ao filtro visando aumentar o volume de água tratada. O serviço será feito hoje e não deve interferir no abastecimento. Ele explica que serão dois decantadores juntos que servem para separar a água limpa das partículas de terra e outras sujeiras que poderiam contaminar o produto. O gerente destaca que com essa melhoria a previsão é ter água suficiente para o consumo durante o verão. A produção atual é de 34 mil litros d’água por hora. Com o novo equipamento o aumento será para 50 mil litros, podendo ainda ser aumentado ao longo dos anos. O gerente lembra que ainda estão ocorrendo obras de infraestrutura no centro de Guarujá do Sul que podem afetar o abastecimento na semana que vem. No local, próximo ao escritório da Casan, existem quatro redes d’água e está sendo feito calçamento. A equipe deverá trabalhar junto com a empreiteira.
Prefeitura ingressa com ação contra obra da Celesc em SJCedro. O assessor jurídico, MARCO KREUSCH esclareceu que a equipe de fiscalização do município passou pela Rua João Busatto, no acesso para gruta, e constatou a obra visando ampliação da rede. No local houve abertura de buracos e fixação de alguns postes. A administração encaminhou um pedido de informações para Celesc sobre a linha de traçado, impactos da obra e cronograma de execução. O advogado esclarece que a obra rompeu canos do sistema de água do Semae, gerando prejuízos aos cofres públicos e aos consumidores. Ele afirma que após a resposta encaminhada pela empresa justiçando que havia amparo junto a Aneel a companhia retomou a obra. A procuradoria municipal então ingressou com o pedido de suspensão. O juiz LUCAS FORNEROLI deferiu uma liminar para que a Celesc pare as obras e estabeleceu multa de mil reais para cada buraco aberto ou poste colocado no trecho. A Celesc recebeu a notificação e então parou novamente o trabalho.
Prefeitura não concorda com a passagem da rede de energia de alta tensão por dentro da cidade. Segundo o assessor jurídico, MARCO KREUSCH, a equipe não encontrou motivos e justificativas para que o traçado seja no perímetro urbano. Como não houve aprovação por da engenharia não se sabe o motivo da escolha por estas ruas. Ele ressalta que essa autorização é necessária para todos os moradores, empresários, e do mesmo modo para concessionárias públicas. O projeto prevê implantação de 130 postes no total. A liminar visa impedir que isso ocorra até que se apresente a comprovação de viabilidade. Ele destaca que a Celesc não chegou a justificar o porquê passar por ruas de bairros e centro ao invés de fazer a ligação via BR-163. MARCO comenta que os moradores também ficaram insatisfeitos porque não sabiam destas intervenções. O município pretende pedir danos materiais sobre os estragos, suspensão definitiva da obra e a retirada dos postes já instalados no bairro São Cristóvão. A Celesc foi procurada pela Rádio Cedro e se manifestará nesta semana.
Motociclista fica ferido em acidente em Anchieta. O fato aconteceu por volta das três horas da madrugada de ontem na rua Buenos Aires. De acordo com a Polícia Militar, o condutor de uma moto perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em um poste. Ele sofreu ferimentos graves e foi encaminhado para o Hospital da cidade. Diante da gravidade dos ferimentos, a vítima foi transferida para o Hospital Terezinha Gaio Basso.
Homem embriagado agride e ameaça esposa que teve bebê há menos de um mês. A violência doméstica ocorreu na linha Liso Alto, interior de Guaraciaba por volta de 20 horas e 40 minutos. A Polícia Militar foi acionada pela mulher, que relatou que seu companheiro estava bêbado, teria ofendido verbalmente e agredido ela com tapas no rosto. A vítima afirmou que o homem ainda a ameaçou de morte e queria tirar o filho do casal, um bebê com menos de 30 dias de vida, à força de dentro de casa. A mulher revelou que sempre que o agressor bebe acaba por lhe bater e amaçar, inclusive, enquanto estava grávida. O homem foi preso por violência doméstica e enquadrado na Lei Maria da Penha.
Polícia prende mulher condenada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Civil de Anchieta e Romelândia cumpriu na tarde desta segunda-feira, um mandado de prisão por sentença definitiva, expedido pela comarca de Descanso. A prisão foi de uma mulher de 26 anos, condenada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os procedimentos legais, a condenada foi encaminhada a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Autores de roubo a mercado são condenados a mais de 35 anos de prisão. Em abril deste ano, após roubo a um supermercado da região central de São Miguel do Oeste, a Polícia Civil, por meio da DIC Fron de SMOeste, realizou trabalho investigativo que resultou na prisão e indiciamento de três pessoas envolvidas no crime, sendo duas delas as executoras. Após investigação, os policiais civis da DIC identificaram que os dois principais suspeitos estavam na cena do crime e foram os responsáveis pelo roubo. Além disso, também foi indiciado outro homem que tentava conturbar a instrução do Inquérito. A investigação foi acatada pelo Ministério Público e os criminosos foram denunciados. Ao final do processo criminal, os dois foram condenados a mais de 16 anos de prisão, cada um. Além do terceiro envolvido que também foi condenado a três anos de prisão. A decisão da pena foi divulgada na última sexta-feira.
Carreta carregada de cavaco tomba na SC 305. Uma carreta com placas de EstaçãoRS, carregada de cavacos de madeira, tombou na manhã desta terça feira no trecho entre Campo Erê e o trevo da SC 161, sentido Anchieta – Palma Sola. O motorista do veículo que pertence a uma empresa de Anchieta perdeu o controle da direção em uma curva e tombou. Ele ficou ferido e foi levado para atendimento médico por populares que passavam pela rodovia. A carga ficou esparramada em cima e na margem da via. Uma carregadeira já faz o serviço de remoção dos cavacos para que o caminhão possa ser removido do local. A polícia rodoviária estadual de São Lourenço do Oeste atendeu outros três acidentes hoje e também foi acionada para levantamento desta ocorrência
Dois bovinos morrem eletrocutados após caminhão derrubar poste da rede elétrica no interior de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das três horas e 30 minutos da madrugada desta terça-feira, na estrada geral de Linha Aparecida. Segundo apurado pela reportagem da Rádio Oeste no local, um caminhão leiteiro carregado, emplacado em Iporã do Oeste, perdeu o controle, saiu da estrada, colidiu contra um poste de energia elétrica e uma cerca. Próximo ao local da colisão, em uma área de pastagem, havia 45 vacas, e com a queda do poste, duas morreram eletrocutadas. O veículo parou próximo a uma residência. O motorista, um rapaz de 22 anos, não se feriu. A carga de leite foi transferida durante a manhã para outro veículo.