ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta - feira 06 09 2023

-PASSAGEM DE CICLONE DEIXA 27 MORTOS E 4 MIL DESABRIGADOS NO RS

-GOVERNADOR ASSINA 29 NOVOS PROJETOS DOS PROGRAMAS PRODEC E PRÓ-EMPREGO

-CELESC VAI COBRAR DE MOTORISTAS PREJUÍZOS CAUSADOS POR COLISÃO EM POSTES

-SECRETARIA DE CULTURA ESPERA MAIS DE CINCO MIL PESSOAS NO DESFILE MILITAR

-VEREADOR DIZ QUE CONSEG VAI CONTRIBUIR PARA AUMENTAR SEGURANÇA NAS ESCOLAS

-PRF COMEÇA HOJE OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA NAS RODOVIAS FEDERAIS DA REGIÃO

-CASA DE MADEIRA É PARCIALMENTE DESTRUÍDA EM INCÊNDIO NO EXTREMO-OESTE

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 98 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

A Coreia do Norte vai enfrentar consequências se fornecer à Rússia armamento para a guerra contra a Ucrânia. A afirmação é do assessor de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, JAKE SULLIVAN. Ele afirmou que os norte-coreanos vão pagar um preço "na comunidade internacional". O governo dos Estados Unids tem dito que a Coreia do Norte quer vender armas à Rússia para a guerra na Ucrânia. De acordo com reportagens de jornais norte-americanos, o líder norte-coreano, KIM JONG-UN, vai se encontrar com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN para discutir esse assunto nos próximos dias.

O Reino Unido vai declarar o grupo paramilitar russo Wagner como uma "organização terrorista", informou nesta quarta-feira o ministro britânico da Defesa, GRANT SHAPPS.As novas medidas contra o grupo Wagner serão apresentadas ao parlamento. Após a aprovação do projeto, ser membro da organização ou apoiá-la será ilegal. Os bens da organização podem ser considerados ativos decorrentes de ações terroristas e confiscados. O ministro afirmou que as operações do grupo na Ucrânia, no Oriente Médio e na África "são uma ameaça à segurança mundial". Em julho, o Reino Unido anunciou sanções contra 13 indivíduos e empresas que afirmou terem ligações com o grupo russo na África, acusando-o de crimes como assassinatos e tortura.

O Ministério do Interior de Cuba afirmou ter descoberto uma rede de tráfico humano - operada a partir da Rússia - para recrutar mercenários cubanos. O objetivo seria levá-los para lutar na guerra na Ucrânia. As autoridades cubanas disseram que estão trabalhando para desmontar essa rede e que os alvos seriam cidadãos cubanos que moram na Rússia e também em Cuba. Já foram instaurados processos penais contra as pessoas envolvidas nessas atividades. Uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores afirma que Cuba tem uma posição histórica firme e clara contra a ação de mercenários.

No Orçamento de 2024, as áreas contempladas pelo governo federal com maior aumento de verba, na comparação com o Orçamento enviado no ano passado para o Congresso, foram assistência social, transportes, saúde e educação. Alguns ministérios ficaram com menos verba em relação ao ano passado, como a Fazenda, Agricultura e Desenvolvimento Regional. Em alguns casos, os ministérios envolvidos explicaram que isso está relacionado com mudanças no formato das pastas. A proposta do Orçamento foi enviada na semana passada ao Congresso Nacional e não consideram emendas parlamentares.O Ministério da Saúde teve aumento de 16 bilhões 790 milhões em seus gastos livres na proposta de orçamento para 2024, para 37 bilhões em 2024. O Ministério dos Transportes teve alta de nove bilhões e 800 milhões para 17 bilhões 110 milhões no ano que vem.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que propõe a criação de um limite aos juros rotativos do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual é de 445 vírgula sete por cento. O projeto, de autoria do deputado ELMAR NASCIMENTO do União da Bahia e relatado por ALENCAR SANTANA do PT de São Paulo segue para votação no Senado. A proposta em discussão na Câmara estabelece um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para que as emissoras de cartão de crédito apresentem uma proposta de regulamentação, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional. É nessa proposta de regulamentação que será definido o teto.

Mais seis mortes causadas pela chuva no Rio Grande do Sul foram confirmadas pela Defesa Civil do estado nesta quarta-feira. Todas aconteceram em Roca Sales, na Região dos Vales. Com isso, o número total de vítimas fatais da passagem do ciclone pelo estado chega a 27. Em entrevista na noite de terça, o governador EDUARDO LEITE confirmou que se trata da pior tragédia natural do estado. Foram 15 óbitos apenas no município de Muçum, na Região Central do estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos ao vistoriar uma casa nesta terça-feira. Outras 12 mortes foram confirmadas entre segunda e a manhã de hoje em cidades do Norte do estado e do Vale do Taquari. As chuvas provocaram enchentes, afetaram 66 cidades e deixaram quase três mil desalojados e mil 650 desabrigados.

O governador JORGINHO MELLO assinou, nesta terça feira, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, a inclusão de 29 novos projetos para os programas Prodec e Pró-Emprego.Somados os contratos assinados em junho, os programas totalizam seis bilhões e 900 milhões desde o começo do ano e vai trazer oito mil e cem novas oportunidades de trabalho à população. Os investimentos propostos pelas empresas participantes alcançam quase 830 milhões, com cerca de dois mil e 500 empregos diretos e indiretos no Estado. Os incentivos estaduais vão da postergação do ICMS à desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços.

A confirmação de um caso da variante EG.5, novo subtipo do coronavírus, em um paciente de Santa Catarina faz a secretaria estadual da Saúde reforçar o alerta para a vacinação contra a Covid no Estado. O primeiro caso da variante no estado foi confirmado na noite de segunda-feira. Trata-se de um homem de 37 anos, morador de Biguaçu e sem histórico de viagem. Em razão do registro, o Estado reforçou o alerta de que a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Segundo a assessoria da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ainda não há estudos sobre a relação desta nova variante com as vacinas disponíveis atualmente, mas, de acordo com a Dive, os imunizantes contribuem para que os casos não evoluam para a forma grave da doença.

Quase sete mil notas falsas de real foram apreendidas circulando em Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2023. Dados do Banco Central do Brasil colocam o estado na sétima colocação entre as unidades da federação com maior número de cédulas recolhidas. A soma das notas falsas recolhidas pela polícia ou entregue por parte de comerciantes é de 710 mil 556 reais, a maior parte delas de 50, 100 e 200 reais. Apesar dos valores mais altos chamarem a atenção dos criminosos, em Santa Catarina, foram apreendidas oito cédulas falsas de dois reais. Quem receber uma nota falsa deve procurar a Polícia Militar ou a Polícia Federal. Colocar em circulação, adquirir ou guardar nota falsa é crime, conforme o artigo 289 do Código Penal, e pode dar de três a 12 anos de prisão, além de multa.

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Educação e Cultura de Descanso realizou atividades alusivas a campanha do Agosto Lilás, uma iniciativa de conscientização e combate à violência contra as mulheres. Durante esse período, a equipe psicossocial da Secretaria de Educação e Cultura, composta por psicólogo e assistente social trabalharam com os profissionais da educação das escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi criar espaços para diálogos e reflexões sobre o combate à violência contra a mulher. O tema foi discutido em atividades formativas que abordaram a apropriação dos saberes, a identificação do ciclo e dos tipos de violência, bem como o fortalecimento pessoal para o enfrentamento de possíveis situações de violência, além de intervenção e aconselhamento a terceiros.

A administração de Paraíso está recebendo sugestões dos moradores para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do orçamento geral do município para o ano que vem. A prefeitura criou quatro canais para que a população indique obras, investimentos e pedidos para o município. As indicações deve ser feitas até o dia 20 de setembro. Em nota, o município informou que o objetivo é coletar informações sobre os anseios da população sobre ações a serem desenvolvidas pela administração. A participação pode ocorrer via ouvidoria pelo site da prefeitura, pelo email [email protected], pelo telefone 3627 0090 ou presencialmente no Departamento de Controle Interno e Ouvidoria.

A Associação de Pais e Amigos do Autista de São Miguel do Oeste e a Unoesc firmaram um Termo de Cooperação Técnica para a promoção de atividades de atendimento de pacientes que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo. A partir deste mês, a Universidade inicia a oferta de vagas para atendimento nas Clínicas da área de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, além de assessorias e orientações sobre temas como orientação contábil e administrativa; orientação jurídica; orientação nutricional e farmacológica. A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, ELIANDRA ROSSI, reforçou que um dos papéis da Unoesc, enquanto Universidade Comunitária, é melhorar a qualidade de vida da população e o termo assinado com a associação dos autista tem esse objetivo.

O convênio com a Unoesc chega em boa hora e vai favorecer muitas famílias que, às vezes, não têm condições para pagar pelos serviços. A afirmação é da presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista, FRANCELE RASCHE. Ela explicou que a entidade antede muitas pessoas que precisam de intervenção terapêutica para os filhos e nem sempre o setor público consegue atender a essa demanda. FRANCELE disse que os profissionais e estudantes da universidade vão dar esse suporte e suprir essas necessidades. Os atendimentos serão realizados por agendamento nas Clínicas da área de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia e nos espaços de orientação de acordo com o curso e a demanda das famílias.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste realizou na terça-feira atividades de planejamento, conselhos de classe, reuniões pedagógicas e formações envolvendo os profissionais da rede municipal. As atividades aconteceram nas unidades escolares e nos auditórios da Unoesc e da Cultura, conforme previsto no calendário anual da Secretaria de Educação. O cronograma envolveu cerca de 20 professores da disciplina de Arte, na formação sobre Musicalização, com o professor do Aprende Brasil, RAFAEL PAWLINA. Outros 170 profissionais de creche tiveram formação com a professora TAMIRES RODRIGUES, sobre “Campos de Experiência na Educação Infantil: O brincar e interagir como princípio da prática pedagógica”. Segundo a secretária SISSE VELOZO, a formação e planejamento para os professores surge como caminho para alcançar um dos principais objetivos da escola, que é aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

A administração de Barra Bonita está contabilizando os prejuízos causados pelo temporal que atingiu o município na última segunda-feira. Os fortes ventos afetaram cerca de 15 propriedades, deixando um rastro de destruição em algumas delas. Os principais danos causados pelo temporal incluíram destelhamentos em residências, quedas de postes de energia elétrica, queda de árvores e o destelhamento parcial da escola na Linha Águas do Araçá. A equipe da Defesa Civil, em conjunto com outros órgãos de resposta a desastres, prestou auxílio às famílias afetadas. O órgão também está trabalhando para avaliar os prejuízos em todas as propriedades atingidas e prestar assistência às famílias conforme a necessidade. O município ainda não decidiu se vai decretar situação de emergência em razão dos estragos causados pelo temporal.

A Celesc relatou problemas com vendavais na região do Extremo-Oeste Catarinense no começo desta semana com prejuízos na rede de eletricidade. Segundo o Gerente Regional, SANDRO VALMORBIDA, ocorreram muitos estragos como a queda de postes, cabos da rede arrebentados e transformadores queimados em toda a região. Ele destacou que o principal município atingido foi Dionísio Cerqueira, onde houve a queda de um regulador de tensão. Na subestação de São Lourenço do Oeste, houve a queda de uma estrutura de alta tensão de 138 quilowatts que deixou o município e suas extensões sem eletricidade na tarde e noite de segunda-feira. Cinco equipes foram mobilizadas para os serviços de suporte e reestabelecimento dos serviços nos municípios afetados. O prejuízo no sistema da Celesc ainda não foi contabilizado.

As diversas colisões em postes que ocorrem com frequência na Avenida Willy Barth causam prejuízos expressivos e são de responsabilidade dos motoristavas. A afirmação é do gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. De acordo com ele, o último episódio ocorreu na noite de sábado, quando um caminhão colidiu em um poste, causando prejuízos consideráveis e deixando quase cinco mil unidades consumidoras sem energia elétrica. Ele lembrou que na oportunidade, quatro mil 720 unidades foram afetadas. SANDRO VALMORBIDA explicou que, nesses casos, os danos no sistema elétrico são de grande proporção e dessa forma, a Celesc realiza uma cobrança de indenização de danos no sistema elétrico, onde um Boletim de Ocorrência é confeccionado e fotos são anexadas. Ele pontuou que esse trabalho é fundamental para que a cobrança dos prejuízos seja feita para o causador do acidente.

Os consumidores que tiveram algum tipo de prejuízo por conta da interrupção no fornecimento de energia provocado por acidentes de transito também podem solicitar ressarcimento de eventuais danos. O gerente da Celesc, SANDRO VALMORBIDA citou que após o período de 30 dias, a cobrança é encaminhada para quem causou o acidente e tentativas de negociações são iniciadas, sendo que, caso não seja possível, a questão ocorre via justiça. O gerente não soube informar um valor médio de cada situação, porém, garantiu que o montante é expressivo, podendo ser maior ainda caso algum dano seja registrado por parte dos consumidores. Ele explicou que os moradores que tiveram danos em razão dos acidentes devem procurar a Celesc para receber mais informações.

O governo de Santa Catarina está preocupado com o aumento da população imigrante, principalmente no extremo-oeste do estado. A afirmação é da gerente de políticas para igualdade racial e imigrantes do governo do estado, REGINA SUENEZ. Ela disse que o ingresso de imigrantes tem impactos nos serviços públicos e muitas cidades não estão preparadas para suportar os efeitos desse quadro. REGINA disse que Santa Catarina recebeu 106 mil imigrantes de acordo com os dados do sistema de migração da Polícia Federal. 18 mil vieram para a região. Ela citou que esse dado é subnotificado e que o número real deve ser muito maior. Na semana passada, o governo do estado promoveu um seminário com orientações sobre o atendimento à população imigrante na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste.

O atendimento do imigrante que chega aos municípios catarinenses deve ocorrer de modo articulado. O comentário é da gerente de políticas para igualdade racial e imigrantes do governo do estado, REGINA SUENEZ. Ela admitiu que os município estão ficando com praticamente toda a responsabilidade para enfrentar esse quadro e que tanto o Estado quanto o governo federal devem se envolver mais no atendimento dos imigrantes. REGINA disse que o governo está construindo uma relação no sentido de articular melhor as ações. Na semana passada, durante o encontro que aconteceu na câmara de vereadores, os municípios da Ameosc e da Amerios reivindicaram o repasse de recursos, especialmente do governo federal, para o atendimento das demandas dos imigrantres.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira, o Projeto de Lei que institui o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar no município. A finalidade é estabelecer políticas de aprimoramento da segurança nas escolas das redes de ensino. O texto traz a composição do conselho, listando as entidades e órgãos públicos que indicarão seus titulares e suplentes.. Também traz as competências do Comseg Escolar. O projeto é de autoria do vereador NINI SCHARNOSKI. A matéria ainda precisa passar pela segunda votação, prevista para amanhã à noite, antes de ser enviada para a sanção do prefeito WILSON TREVISAN. O Conselho terá 20 vagas para entidades públicas e da sociedade ligadas a educação, segurança pública e saúde.

O projeto aprovado pelos vereadores também estabelece que a organização e funcionamento do Comseg Escolar serão regulamentados através de Regimento Interno, que deverá ser elaborado e aprovado em até 60 dias a contar da vigência da lei. O Conselho de Segurança Escolar não terá caráter deliberativo, ou seja, as questões discutidas e aprovadas pelo órgão serão sugeridas para as escolas e para a secretaria municipal de educação. Entre as atribuições do conselho estão planejar, sugerir e fiscalizar protocolos visando a adoção de medidas preventivas e corretivas relevantes à segurança na Educação além de sugerir e fiscalizar ações para preparação de servidores da rede de ensino sobre a conduta a ser adotada por ocasião das ações elencadas nos protocolos de segurança.

O vereador NINI SCHARNOSKI esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira que o conselho vai ter um papel importante para pensar e discutir medidas para aumentar a segurança na escolas. Ele citou que essa preocupação aumentou especialmente com o caso de Blumenau, onde um homem invadiu uma escola e matou quatro crianças. NINI disse hoje que o município poderia ter feito mais para aumentar a segurança nas creches e escolas da cidade. Na visão do vereadora há muita carência de ações nessa área.

A semana da Pátria de 2023 termina nesta quinta-feira com o tradicional desfile de Sete de Setembro. A programação iniciou na sexta-feira passada com a condução do fogo simbólico até a Praça Walnir Bottaro Daniel, acendimento da pira, hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional e hora cívica. Diversas entidades, instituições, órgãos públicos, clubes de serviço, escolas e a comunidade em geral estão envolvidos na programação. Nos últimos dias, elas participaram dashoras cívicas e guarda do fogo simbólico na praça. Amanhã, a principal atração da Semana da Pátria será o Desfile Militar programado para as nove horas da manhã na rua Duque de Caxias. O evento será transmitido ao vivo pela rádio Peperi 99 vírgula nove.

O desfile de Sete de Setembro programado para esta quinta-feira terá a participação de entidades militares e da escola Civico Militar do bairro São Gotardo. O evento vai contar com a participação da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Cientifica, Casep e Décimo Quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado, além dos alunos da escola Jaldyr. De acordo com o comandante do regimento de cavalaria mecanizado, coronel ANDRÉ ALBUQUERQUE, o Exército vai levar 250 militares e 30 viaturas para o desfile, entre elas as viaturas blindadas de combate como Guarani e Cascavel. ALBUQUERQUE afirmou que essa é uma data muito importante para os militares e que esse é um momento para refletir a respeito da contribuição de casa pessoa para o desenvolvimento do país. Ele também disse que o Exercito vai participar dos desfiles da pátria de outras cidades da região.

Mais de cinco mil pessoas devem participar do desfile militar desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. A projeção é do Secretário de Cultura, MOACIR TOMAZEL. Ele disse que o público deste ano deve superar a marca do desfile do ano passado. TOMAZEL citou que a previsão é de que o desfile tenha duração de cerca de duas horas. A programação prevê ainda a Feijoada da Independência no salão Paroquial. O encerramento da Semana da Pátria está previsto para as 18 horas com o arriamento das bandeiras na última hora cívica da programação.

A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da meia noite de hoje a Operação Independência 2023. A mobilização termina no final da noite de domingo, dia 10 de setembro. O efetivo ordinário deve ser reforçado nos próximos dias. A prioridade da fiscalização serão aquelas condutas que podem levar a acidentes graves e a aumentar as lesões nas vítimas, como ultrapassagens em local proibido, excesso de velocidade, celular ao volante, embriaguez e o não uso do cinto de segurança ou cadeirinha pelas crianças. Na região extremo-oeste, a atuação da PRF vai se concentrar nos trechos de maior fluxo de veículos e riscos de acidentes nas BRs 282, 163 e 158.

Uma casa foi parcialmente destruída em um incêndio na madrugada de ontem em Campo Ere. O fato aconteceu por volta das quatro horas no bairro São Francisco. Os bombeiros foram chamados para combater o fogo que iniciou na parte da cozinha de uma casa de madeira. A equipe fez o resfriamento externo e proteção das residências vizinhas. Aproximadamente 90 por cento da casa foi preservada. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente pelos bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.