-PASSAGEM DE CICLONE DEIXA 27 MORTOS E 4 MIL DESABRIGADOS NO RS
-GOVERNADOR ASSINA 29 NOVOS PROJETOS DOS PROGRAMAS PRODEC E PRÓ-EMPREGO
-INICIA AMANHÃ UMA DAS MAIORES FEIRAS DA REGIÃO, A 10ª FAIC DE IPORÃ DO OESTE
-SAÚDE ORIENTA SOBRE OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCURAR ATENDIMENTO
-PROJETO REGULAMENTA A COLOCAÇÃO DE PLACAS EM OBRAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO
-NATAL FANTÁSTICO VAI SORTEAR MAIS DE 50 MIL EM PRÊMIOS NESTE ANO EM MONDAÍ
-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE HOMICÍDIO OCORRIDO EM BAR NA REGIÃO
-HOMEM É INVESTIGADO POR DIVULGAR CONTEÚDO ÍNTIMO DA EX-COMPANHEIRA
O tempo é de sol entre algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens na região. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 98 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A Coreia do Norte vai enfrentar consequências se fornecer à Rússia armamento para a guerra contra a Ucrânia. A afirmação é do assessor de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, JAKE SULLIVAN. Ele afirmou que os norte-coreanos vão pagar um preço "na comunidade internacional". O governo dos Estados Unids tem dito que a Coreia do Norte quer vender armas à Rússia para a guerra na Ucrânia. De acordo com reportagens de jornais norte-americanos, o líder norte-coreano, KIM JONG-UN, vai se encontrar com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN para discutir esse assunto nos próximos dias.
O Reino Unido vai declarar o grupo paramilitar russo Wagner como uma "organização terrorista", informou nesta quarta-feira o ministro britânico da Defesa, GRANT SHAPPS. As novas medidas contra o grupo Wagner serão apresentadas ao parlamento. Após a aprovação do projeto, ser membro da organização ou apoiá-la será ilegal. Os bens da organização podem ser considerados ativos decorrentes de ações terroristas e confiscados. O ministro afirmou que as operações do grupo na Ucrânia, no Oriente Médio e na África "são uma ameaça à segurança mundial". Em julho, o Reino Unido anunciou sanções contra 13 indivíduos e empresas que afirmou terem ligações com o grupo russo na África, acusando-o de crimes como assassinatos e tortura.
O Ministério do Interior de Cuba afirmou ter descoberto uma rede de tráfico humano - operada a partir da Rússia - para recrutar mercenários cubanos. O objetivo seria levá-los para lutar na guerra na Ucrânia. As autoridades cubanas disseram que estão trabalhando para desmontar essa rede e que os alvos seriam cidadãos cubanos que moram na Rússia e também em Cuba. Já foram instaurados processos penais contra as pessoas envolvidas nessas atividades. Uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores afirma que Cuba tem uma posição histórica firme e clara contra a ação de mercenários.
No Orçamento de 2024, as áreas contempladas pelo governo federal com maior aumento de verba, na comparação com o Orçamento enviado no ano passado para o Congresso, foram assistência social, transportes, saúde e educação. Alguns ministérios ficaram com menos verba em relação ao ano passado, como a Fazenda, Agricultura e Desenvolvimento Regional. Em alguns casos, os ministérios envolvidos explicaram que isso está relacionado com mudanças no formato das pastas. A proposta do Orçamento foi enviada na semana passada ao Congresso Nacional e não consideram emendas parlamentares. O Ministério da Saúde teve aumento de 16 bilhões 790 milhões em seus gastos livres na proposta de orçamento para 2024, para 37 bilhões em 2024. O Ministério dos Transportes teve alta de nove bilhões e 800 milhões para 17 bilhões 110 milhões no ano que vem.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que propõe a criação de um limite aos juros rotativos do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual é de 445 vírgula sete por cento. O projeto, de autoria do deputado ELMAR NASCIMENTO do União da Bahia e relatado por ALENCAR SANTANA do PT de São Paulo segue para votação no Senado. A proposta em discussão na Câmara estabelece um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para que as emissoras de cartão de crédito apresentem uma proposta de regulamentação, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional. É nessa proposta de regulamentação que será definido o teto.
Mais seis mortes causadas pela chuva no Rio Grande do Sul foram confirmadas pela Defesa Civil do estado nesta quarta-feira. Todas aconteceram em Roca Sales, na Região dos Vales. Com isso, o número total de vítimas fatais da passagem do ciclone pelo estado chega a 27. Em entrevista na noite de terça, o governador EDUARDO LEITE confirmou que se trata da pior tragédia natural do estado. Foram 15 óbitos apenas no município de Muçum, na Região Central do estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos ao vistoriar uma casa nesta terça-feira. Outras 12 mortes foram confirmadas entre segunda e a manhã de hoje em cidades do Norte do estado e do Vale do Taquari. As chuvas provocaram enchentes, afetaram 66 cidades e deixaram quase três mil desalojados e mil 650 desabrigados.
O governador JORGINHO MELLO assinou, nesta terça feira, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, a inclusão de 29 novos projetos para os programas Prodec e Pró-Emprego. Somados os contratos assinados em junho, os programas totalizam seis bilhões e 900 milhões desde o começo do ano e vai trazer oito mil e cem novas oportunidades de trabalho à população. Os investimentos propostos pelas empresas participantes alcançam quase 830 milhões, com cerca de dois mil e 500 empregos diretos e indiretos no Estado. Os incentivos estaduais vão da postergação do ICMS à desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços.
A confirmação de um caso da variante EG.5, novo subtipo do coronavírus, em um paciente de Santa Catarina faz a secretaria estadual da Saúde reforçar o alerta para a vacinação contra a Covid no Estado. O primeiro caso da variante no estado foi confirmado na noite de segunda-feira. Trata-se de um homem de 37 anos, morador de Biguaçu e sem histórico de viagem. Em razão do registro, o Estado reforçou o alerta de que a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Segundo a assessoria da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ainda não há estudos sobre a relação desta nova variante com as vacinas disponíveis atualmente, mas, de acordo com a Dive, os imunizantes contribuem para que os casos não evoluam para a forma grave da doença.
Quase sete mil notas falsas de real foram apreendidas circulando em Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2023. Dados do Banco Central do Brasil colocam o estado na sétima colocação entre as unidades da federação com maior número de cédulas recolhidas. A soma das notas falsas recolhidas pela polícia ou entregue por parte de comerciantes é de 710 mil 556 reais, a maior parte delas de 50, 100 e 200 reais. Apesar dos valores mais altos chamarem a atenção dos criminosos, em Santa Catarina, foram apreendidas oito cédulas falsas de dois reais. Quem receber uma nota falsa deve procurar a Polícia Militar ou a Polícia Federal. Colocar em circulação, adquirir ou guardar nota falsa é crime, conforme o artigo 289 do Código Penal, e pode dar de três a 12 anos de prisão, além de multa.
A redução da janela de plantio da soja pode inviabilizar a safrinha em Santa Catarina. O zoneamento do plantio entrou em debate após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciar recentemente, uma portaria reduzindo a janela de plantio para 100 dias. Conforme o técnico de cereais da Cooperativa A1, LEANDRO DELAVY, a portaria fixou o início do plantio no dia 21 de setembro, se estendendo até 29 de dezembro. O técnico observou que na comparação com a safra anterior, houve redução de aproximadamente 40 dias na janela de plantio, o que praticamente inviabiliza a safrinha de soja em Santa Catarina e nos estados vizinhos. DELAVY explicou que o vazio sugerido pelo MAPA levou em conta o aumento da incidência de doenças nas culturas de soja devido à falta de controle das plantas baixas, que acabam servindo de hospedeiro para diversos fungos, principalmente da ferrugem asiática.
O zoneamento do plantio de soja fez com que várias entidades protocolassem pedidos de revogação da portaria do Ministério da Agricultura. Conforme o técnico de cereais da Cooperativa A1, LEANDRO DELAVY, o que está sendo reivindicado é que o prazo para o plantio seja estendido pelo menos até o dia 10 de fevereiro. A preocupação é que muitos agricultores não consigam concluir o plantio dentro do prazo fixado até 29 de dezembro, o que pode trazer sérias consequências econômicas. Em relação ao aumento considerável das áreas de soja plantadas na região, o técnico observou que isso se deve ao fato dos agricultores estarem usando a soja como uma cultura de rotação, já que no cedo geralmente é feito o plantio de milho ou trigo. Outra motivação apontada por ele é a alta incidência de cigarrinhas nas lavouras de milho, que dificultaram o manejo nas últimas safras, principalmente do produto destinado para grãos.
A Escola de Educação Básica São Lourenço de Iporã do Oeste está realizando hoje, atividades especiais alusivas ao Dia da Independência do Brasil. Conforme o diretor do educandário, WAGNER FERRARI, apesar de serem mais enxutas neste ano para permitir que os alunos e familiares participem da Feira FAIC, as atividades tem o objetivo de lembrar a importância de termos liberdade e sermos independentes. Ele destacou em entrevista para a Rádio Oeste que na manhã desta quarta-feira, foi realizado um ato cívico pelos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Já na tarde de hoje, a partir das 13h15, o ato cívico será apresentado pelos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. FERRARI ressaltou que os alunos prepararam apresentações alusivas à Semana da Pátria, contemplando a diversidade e a grandeza do Brasil. Conforme o diretor, além dos alunos, a comunidade escolar também foi convidada para participar.
A Fanfarra Municipal de Iporã do Oeste está realizando apresentações nas escolas municipais, alusivas à Semana da Pátria. Conforme o instrutor, JÚLIO MEOTTI, os educandários onde já foram feitas apresentações na última sexta-feira e no início desta semana são o Pré-Escolar Os Peixinhos, EMEI Criança Feliz, Escola Padre Vendelino Seidel e no CIER, de Linha Esperança. MEOTTI salienta que por conta da Feira Agropecuária Industrial e Comercial – a FAIC 2023, que vai iniciar amanhã, no feriado da Independência do Brasil, neste ano não haverá desfile cívico na cidade. No entanto, a fanfarra fará uma alvorada cívica neste dia 7 de setembro, às 06h30 da manhã, para marcar o Dia da Independência. Logo após, os integrantes vão se deslocar para Belmonte para animar o desfile cívico que será realizado naquela cidade.
Deu entrada na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste nesta semana, um Projeto de Lei que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no município. A proposta é de autoria do vereador, MICHEL NEDEL BARTH, e está em análise na casa, devendo ir a votação nas próximas sessões. Na justifica, o vereador citou que o Projeto tem o objetivo de incrementar níveis de transparência administrativa, permitindo à população o conhecimento e a vigilância sobre as obras municipais realizadas com dinheiro público, de forma nítida e objetiva. Conforme o vereador proponente, trata-se de um recurso de comunicação pública que abre espaço para a atuação da sociedade, elevando o interesse e a participação dos munícipes nas ações do governo.
O Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste prevê que todas as obras públicas realizadas com recursos do município deverão conter placa informativa com os dados referentes à realização da obra. Dentre eles, deve haver obrigatoriamente a data de início e término, dados das empresas executoras, número do contrato administrativo ou procedimento licitatório, valor contratado e valores agregados no decorrer da realização da obra, contato telefônico da fiscalização, endereço para vista integral do processo de licitação ou retirada de cópia do contrato, nome completo, número de inscrição no CREA e número da Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela obra, além da dotação orçamentária discriminando a origem dos recursos e a Secretaria gestora dos valores.
As placas informativas também deverão seguir um padrão e obedecer às cores da bandeira do município. O Projeto em tramitação na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste estabelece ainda que será obrigatória a colocação de placa de obra pública paralisada após 30 dias, contendo de forma resumida, a exposição dos motivos de sua interrupção. Também deverá estar disponível o telefone do órgão público responsável pela obra e o prazo de paralização. A placa padronizada deverá ser colocada em local visível e de fácil acesso aos cidadãos, em dimensões de no mínimo um metro quadrado. Será vedada a menção de nomes, símbolos ou imagens que possam caracterizar a promoção pessoal de autoridades. Caso aprovado pelos parlamentares nas próximas sessões, o projeto seguirá para sanção e promulgação do prefeito municipal.
Inicia amanhã, uma das maiores feiras da região, a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste. A Comissão Central Organizadora estima receber nos quatro dias de feira, um público superior a 30 mil visitantes. Uma das maiores estruturas da feira está disposta no parque de exposições, onde serão encontrados mais de 160 expositores de diversos setores como o comércio, prestação de serviços, indústria, gastronomia, turismo e agronegócio. A visitação à exposição será gratuita, assim como a entrada nos shows de quinta, sexta e domingo. Os ingressos para o show do sábado, 09 de setembro, podem ser adquiridos através do site minhabalada.com ou nos pontos de venda: em Itapiranga – no Mercado do Giba, em Iporã do Oeste – no Hora Certa, em Mondaí – no Posto Schuh e em São João do Oeste – na Loja Toque Sensual. Para a área bistrô o ingresso custa 50 reais e 30 reais para a arena. A Rádio Oeste fará a cobertura completa da Feira.
A Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mondaí realizou na última semana, uma Assembleia Geral Ordinária para discutir os detalhes da décima edição da Campanha Natal Fantástico. Conforme o presidente da entidade, LEANDRO FIGLESKI, os associados definiram a forma da campanha, as datas de início da distribuição das cartelas, datas dos sorteios e os prêmios que serão sorteados entre os clientes do comércio local aderente da campanha. Ele destaca que neste ano, a novidade será o sorteio de um vale compras de 300 reais por cada empresa participante entre os dias 20 e 30 de dezembro. Já no dia 31 de dezembro, será feito o sorteio final de 15 prêmios durante o show da virada.
LEANDRO FIGLESKI ressalta que a Campanha Natal Fantástico promovida pela ACIM-CDL tem o objetivo de aumentar as vendas do comércio associado na reta final do ano, fortalecendo também o movimento econômico do município e retribuindo a confiança depositada pelos clientes nas empresas locais durante todo o ano. No total, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mondaí salienta que em 2023 serão distribuídos entre 50 e 60 mil reais em prêmios na Campanha Natal Fantástico, que chega a sua décima edição.
A Unidade de Saúde de Iporã do Oeste está orientando a população sobre a necessidade de apresentar alguns documentos ao procurar o serviço de saúde. Conforme o enfermeiro e coordenador, PAULO MASSING, é necessário que o paciente tenha consigo pelo menos o cartão do SUS, para que possa ser feito o encaminhamento aos setores internos. Em relação ao encaminhamento para realização de exames no hospital ou fora do domicílio, MASSING chama atenção que é essencial a apresentação da carteira de identidade e de um comprovante de residência. Por isso, o coordenador enaltece que o paciente deve carregar sempre consigo toda a documentação necessária, evitando desta forma, retornos desnecessários até a Unidade de Saúde para o encaminhamento de exames e procedimentos.
PAULO MASSING ressalta que há algum tempo, a Unidade de Saúde passou a utilizar o SISREG – Sistema de Regulação do Ministério da Saúde, pelo qual é possível fazer a organização e o encaminhamento do fluxo de atendimentos para diversas especialidades. O enfermeiro e coordenador explica que o sistema forma uma fila de espera seguindo ordem cronológica e obedecendo alguns critérios de prioridade e urgência, com base na avaliação clínica do paciente e em fatores epidemiológicos. Na avaliação dele, a implantação da nova tecnologia favoreceu a organização dos serviços e o fluxo de atendimentos diários na Unidade de Saúde, obedecendo vários critérios de equidade. MASSING pontua que quanto mais informações forem inseridas no sistema, mais fácil será a avaliação do paciente por parte do responsável pela regulação, o que pode garantir o encaminhamento necessário com mais celeridade.
Sobre o quadro profissional da Unidade de Saúde, o coordenador PAULO MASSING salienta que recentemente houve o ingresso de uma nova médica na área 01 do ESF e com isso, todos os processos estão fluindo normalmente. Nesta semana, em função do feriado de 7 de setembro, não terá atendimento nesta quinta-feira. Na sexta-feira, dia 8, o atendimento na Unidade de Saúde será somente pela manhã, das 07h30 às 11h30. Nos demais dias e horários, casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Nossa Senhora das Mercês.
A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quinta-feira em todo o Brasil, a Operação Independência 2023. A mobilização termina no domingo, às 23h59. No período, o efetivo ordinário será reforçado com policiais da área administrativa, de grupos especiais como o Comando de Operações Especiais, Grupo de Motociclismo Regional e com policiais convocados para trabalhar no período de folga. A prioridade da fiscalização serão as condutas que podem levar a acidentes graves e aumentar as lesões nas vítimas, como ultrapassagens em local proibido, excesso de velocidade, uso do celular ao volante, embriaguez e o não uso do cinto de segurança ou cadeirinha pelas crianças. Não haverá nenhuma restrição ao tráfego de veículos com dimensões excedentes nas rodovias federais de pista simples.
A Polícia Rodoviária Federal lembra que, em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo ainda possa rodar com segurança, o envolvido tem a obrigação de liberar a via. Ele também pode optar por fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a Declaração de Acidente de Trânsito. Conforme a PRF, o documento tem valor legal e é reconhecido por outros órgãos e seguradoras.
Um acidente de trânsito deixou um homem ferido na BR-282, em Cunha Porã. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, com apoio do SAMU de Maravilha, por volta das 20h45 desta terça-feira, no interior do município. Foi uma colisão frontal envolvendo um carro Fiat Strada e um caminhão. Ao chegar no local, as equipes de resgate atenderam um homem, de 40 anos, que era motorista da Strada. Ele apresentava diversos ferimentos pelo corpo e foi encaminhado ao Hospital São José de Maravilha para avalição. O motorista do caminhão, um homem de idade não revelada, não se feriu no acidente. A Polícia Rodoviária Federal esteve presente no local para realizar os levantamentos.
A Polícia Civil de Maravilha, com apoio da Delegacia de Romelândia e da Polícia Militar, deflagrou ontem uma operação policial visando dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão, oriundo de um procedimento que tramita na Delegacia de Maravilha. As investigações dão conta de que o suspeito teria divulgado conteúdo íntimo da ex-companheira sem sua permissão, culminando no seu constrangimento público por meio das redes sociais, além de outros prejuízos. Durante as buscas, foi apreendido o celular utilizado para a prática do delito e também foram encontradas, em posse irregular do suspeito, um rifle, 11 munições não deflagradas, um carregador e dois cartuchos de pólvora. O homem foi conduzido até a Delegacia para prisão em flagrante pelo crime contra o sistema nacional de armas. As investigações prosseguem para o esclarecimento das práticas delituosas.
A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem, o autor do homicídio ocorrido em Modelo na noite do último domingo. O homem de 28 anos foi preso preventivamente, prestou interrogatório e confessou o crime. Segundo apurado, por volta das 20h de domingo, ele chegou em um bar já de posse de uma faca e decidido a matar a vítima, seu sobrinho, outro homem de 28 anos. Sem dizer palavra, o executor se dirigiu à vítima e passou a golpeá-la com arma branca, sem permitir defesa, causando-lhe pelo menos dez ferimentos graves, que culminaram em sua morte no local. A motivação do crime foram ameaças proferidas pela vítima contra ele e seus familiares, bem como o fato do morto ter ateado fogo na casa da mãe do autor no ano passado, após discussão familiar. Além da casa ser destruída, o cão da família acabou morrendo carbonizado. A vítima possuía registros criminais e havia cumprido pena neste ano. O preso foi ouvido e encaminhado à unidade prisional.