ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 06 09 2021

-EMBARGO DA CHINA À CARNE BRASILEIRA PODE CAUSAR QUEDA DE PREÇOS NO MERCADO

-PROJETO PARCELA ICMS EM ATÉ 10 ANOS PARA EMPRESAS AFETADAS PELA PANDEMIA

-REGIÃO VOLTA PARA A BANDEIRA AMARELA NO MAPA DE RISCO DO CORONAVÍRUS

-MUNICÍPIO LIBERA VACINAS PARA QUEM AINDA NÃO TOMOU A PRIMEIRA DOSE

-EPAGRI PROJETA AUMENTO DE PRODUÇÃO NA PRÓXIMA SAFRA DE MILHO

-HOMEM VAI PESCAR COM O FILHO NO RIO URUGUAI E ACABA BALEADO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Os oficiais das forças especiais que capturaram o presidente da Guiné, ALPHA CONDÉ, e proclamaram a dissolução das instituições neste domingo. Eles também anunciaram um toque de recolher em todo o país "até segunda ordem". Em comunicado lido em rede de televisão nacional na noite de ontem, os militares também anunciaram a substituição de governadores e prefeitos regionais por militares. Os oficiais também convocaram os ministros cessantes e presidentes das instituições para uma reunião nesta segunda-feira na capital Conacri.

O Talibã anunciou nesta segunda-feira que assumiu o controle total do Vale de Panjshir, a última área do Afeganistão que ainda era mantida por forças da resistência. Imagens nas redes sociais mostraram membros do grupo extremista em frente ao portão do complexo do governo da província. O porta-voz do talibã isse ainda que um novo governo afegão seria anunciado em breve, mas não especificou quando. A Frente de Resistência Nacional nega a tomada da província, diz que continuará lutando e que mantém "posições estratégicas" no local.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, afirmou neste domingo que "dois modelos de país" se enfrentarão nas cruciais eleições legislativas de meio de mandato, cujo primeiro capítulo serão as primárias abertas e simultâneas em 12 de setembro. Ele disse que os argentinos estão diante de dois modelos de país claramente opostos que olham para os problemas das pessoas de uma maneira diferente e que entender a dimensão dessa diferença é fundamental para construir o futuro. Na nota intitulada "O dia 100", FERNÁNDEZ destacou que desde que assumiu o governo em 10 de dezembro de 2019 teve apenas "99 dias de normalidade sanitária".

O governo federal avalia que a suspensão de importação de carne bovina brasileira pela China, em decorrência da confirmação de dois casos atípicos da doença conhecida como vaca louca, pode levar a um curto choque, de um ou dois meses, em que a ampliação da oferta no mercado interno pode fazer os preços caírem para o consumidor. Desde a última quarta-feira o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento investiga casos suspeitos da doença da vaca louca no Brasil. Neste sábado, a pasta confirmou dois casos da doença em frigoríficos de Belo Horizonte e de Nova Canaã do Norte no Mato Grosso e, em cumprimento a um protocolo sanitário, as exportações de carne bovina brasileira para a China estão suspensas.

O presidente JAIR BOLSONARO acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira para que a Corte fixe prazo de 120 dias para que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar que estabelece uma alíquota única para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis. BOLSONARO enviou ao Congresso Nacional, em fevereiro de 2020, um projeto que prevê o ICMS unificado em todo país para combustíveis. Atualmente, os estados definem as alíquotas. Segundo o governo, esse método gera cobrança dobrada e influenciada por câmbio e inflação. O governo federal defendeu que o tribunal dê prazo para o Congresso legislar sobre o assunto dada a "relevância" da matéria.

Passados dois meses após a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, mais de sete milhões e 300 mil beneficiários do INSS ainda não realizaram o procedimento. Segundo o órgão, desde o ano passado, 28 milhões e 700 mil aposentados e pensionistas de um total de 36 milhões já comprovaram que estão vivos para continuar recebendo a aposentadoria, pensão ou auxílios. A prova de vida deve ser feita todos os anos para evitar fraudes nos benefícios nas agências bancárias e do INSS. Basta ir à agência bancária portando um documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco no qual tem conta. A comprovação pode ser realizada também por biometria facial nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" para quem já foi cadastrado.

O Governo de Santa Catarina anunciou que pretende realizar mutirão de cirurgias eletivas para zerar a fila de espera por procedimentos. A informação foi confirmada ao deputado estadual VICENTE CAROPRESO, do PSDB, pelo Secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI. O deputado calcula que pelo menos cem mil pessoas estão na fila a espera de procedimentos. O Secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI abordou o assunto durante o ato de entrega de pacote de projetos do Executivo na Assembleia Legislativa na última semana. A iniciativa está em estágio de elaboração dentro do dentro do governo. A ideia inicial da secretaria de saúde é realizar um grande mutirão de cirurgias eletivas com hospitais filantrópicos e clínicas médicas, que teria início ainda este ano e término nos primeiros meses do ano que vem.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina distribuiu neste sábado, mais 151 mil e 600 doses da vacina contra a Covid-19 para 129 municípios catarinenses que solicitaram doses adicionais para completar a aplicação da primeira dose na população adulta com 18 anos ou mais. As doses foram encaminhadas para as regiões de Chapecó e São Miguel do Oeste pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Neste momento, Santa Catarina está com uma cobertura de 86 vírgula 57 por cento da vacinação com a primeira dose na população adulta. Para a vacinação dos adolescentes com idade entre 12 e 17 e a aplicação da dose de reforço nos idosos acima de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão, o estado de Santa Catarina aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. A previsão é que as doses comecem a ser enviadas ao estado a partir do dia 15 de setembro.

As empresas de transporte de passageiros e de cargas e às pertencentes aos demais setores impactados pelos decretos de restrição de atividades em função da pandemia da Covid-19 terão direito de parcelar suas dívidas de ICMS em até 120 meses. A proposta íntegra o pacote de projetos entregues pelo governo estadual à Assembleia Legislativa na última semana. O texto do projeto 330, que entrou em tramitação na quinta-feira, também altera pontos de três leis de natureza tributárias. Entre essas mudanças, está uma nova forma de cálculo da multa pelo pagamento do ICMS em atraso. No caso do parcelamento, poderão ser pagos em até 10 anos débitos de ICMS. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o parcelamento deve beneficiar principalmente as empresas do setor de transporte.

As emissoras afiliadas a Rede Peperi Comunicação estão lançando uma nova campanha de valorização do rádio. A iniciativa destaca a importância do rádio para as comunidades. O rádio, que ainda é o melhor meio de comunicação, conta histórias, move pessoas e produtos. O áudio conecta pessoas, empresas e comunidades e a forma mais direta e eficaz de comunicação. A campanha que já está no ar reforça como o rádio está presente o dia a dia das pessoas e como ele é importante para informar, mobilizar e vender produtos.

O pacto federativo foi o tema do Peperi Debates deste sábado. O programa do final de semana discutiu a divisão dos recursos públicos entre a União, os Estados e os Municípios. O debate também olhou para a arrecadação tributária e o uso desse valores entre os entes da federação. O Peperi Debates contou com a participação do prefeito de Anchieta e vice-presidente da Ameosc, IVAN CANCI, do vereador do PSD de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM e do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Os municípios precisam de regras permanentes que garantam mais recursos para o atendimento da população e não repasses de auxílios financeiros em momentos de dificuldade. A observação é do prefeito de Anchieta e vice-presidente da Ameosc, IVAN CANCI. Ele disse que o modelo de distribuição dos recursos é o mesmo há mais de 30 anos, com algumas melhorias, como os aumentos do índice do Fundo de Participação dos Municípios em 2007 e 2014. Apesar disso, de acordo com CANCI, o dinheiro ainda está muito concentrado em Brasilia. Na visão do prefeito, a definição de uma nova forma de pacto federativo, com mais recursos para os municípios, é fundamental para o desenvolvimento do país. Ele também criticou a forma de repasses via emendas parlamentar ou proximidade política com o governo. CANCI citou que o dinheiro deveria ser repassado de acordo com a necessidade dos municípios e não conforme a articulação política de quem está no poder.

Um dos grandes problemas que envolve a divisão dos recursos entre União, Estados e Municípios é a concentração dos valores em Brasília. O comentário é do vereador PAULO DRUMM. Além disso, a União cria novos programas e serviços, mas quem assume a responsabilidade por custear as ações são as prefeituras. Um exemplo disso é o programa de agentes comunitários de saúde. O vereador do PSD defendeu a adoção de um novo modelo, como é nos Estados Unidos, onde os Estados seriam independentes e ficariam com os tributos arrecadados, sem a concentração dos valores no governo central. Ele disse que Santa Catarina, por exemplo, arrecada e gera muitas riquezas, mas apenas uma parte desses valores retornam para o estado. O vereador também citou a necessidade de reduzir o tamanho dos governos e diminuir a folha de pagamento dos servidores que consome recursos que poderiam ser usados diretamente no atendimento das demandas da população.

A carga tributária vem aumentado sistematicamente e a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos público não cresce na mesma proporção. A análise é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, existe uma voracidade muito grande do governo em arrecadar e a população é quem paga essa conta cada vez maior. O empresário criticou o modelo atual do pacto federativo que concentra recursos no governo federal e repassa um valor menor para os estados e municípios. KIST defendeu a descentralização dos recursos porque isso facilitaria, inclusive, a fiscalização sobre a aplicação dos valores. Ele também entende que além de rediscutir a distribuição dos recursos públicos é preciso avaliar o papel e a função do Estado na sociedade atual, definindo prioridades para aumentar a eficiência dos serviços públicos.

A manifestação cívica programada para o feriado de Sete de Setembro em São Miguel do Oeste deve contar com moradores de praticamente todos os 19 municípios pertencentes à Ameosc. De acordo com um dos coordenadores do evento, VICTÓROIO BOLFE, pessoas da região de Maravilha também já confirmaram presença no ato. Ele afirmou que a concentração será na praça Walnir Bottaro Daniel a partir das duas horas da tarde. BOLFE explicou que haverá a presença de um carro de som no local para execução de hinos e palavras de ordem. Por volta das três horas da tarde, começa a carreata que seguir do centro em direção ao trevo da BR-282 e retorno para a praça pela Avenida Willy Barth. O objetivo é defender a liberdade de expressão, enaltecer os valores do civismo e exigir o voto impresso, auditável e o saneamento das instituições.

A procura pelo programa troca-troca de milho surpreendeu a Epagri neste ano. A afirmação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que praticamente todas as cotas destinadas para a região foram usadas. Ao todo, foram distribuídas cerca de 27 sacas para o plantio das lavouras de milho. Os escritórios locais da Epagri tem apenas 400 sacas disponíveis. Ele disse que a empresa está analisando a possibilidade de conseguir novas cotas para a região, mas isso depende de um acerto entre a secretaria de Agricultura e a Federação das Cooperativas. SIMON destacou que é pouco provável que ocorra um aumento das cotas para este ano.

De acordo com o gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON, o plantio de milho já começou em alguns municípios da região de Itapiranga. Como houve um aumento da procura pelo troca-troca neste ano, a projeção é que ocorra um aumento da área plantada com a cultura. Esse crescimento, segundo SIMON, tem dois motivos: a importância e dimensão da produção de leite, já que o milho é usado para a alimentação dos animais, e o aumento do preço da saca de milho grão. Ele disse que 75 por cento da área plantadasejam destinados para a produção de silagem e 25 por cento para milho grão. Além disso, a busca por sementes de mais qualidade para o plantio deve resultar no aumento da produtividade por hectare.

O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, também destacou que a região ainda sofre com a sequência de pouca chuva. A estiagem, de acordo com ele, já dura cerca de dois anos. SIMON explicou que desde 2019, um período de seca vem logo depois do outro, sem tempo para que as chuvas recuperem as perdas nas lavouras. O principal problema na visão do gerente da Epagri é a falta de chuvas no período da primavera, especialmente no mês de setembro.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste dará prosseguimento à vacinação contra a covid, nesta semana, com a aplicação de primeiras doses para o público adulto que, por alguma razão, ainda não tenha se vacinado. Na quarta-feira, estarão disponíveis 70 doses para os trabalhadores de indústrias. Na quinta-feira, serão mais 850 doses para todas as pessoas com idade de 18 anos acima que ainda não receberam a primeira dose. O horário de atendimento, tanto na quarta quanto na quinta-feira, será das oito da manhã as quatro da tarde na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. O início da vacinação do público adolescente ainda não tem data definida.

A semana começa com apenas 12 pessoas com o vírus ativo do coronavírus em São Miguel do Oeste. Duas estão internadas e 10 estão em isolamento domiciliar. No final de semana, cinco entraram para a lista de recuperados. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o número de pessoas internadas com a Covid-19 segue em queda. Na UTI, são sete pacientes com taxa de ocupação de 28 por cento. Na enfermaria, a ocupação é de 25 por cento com quatro pessoas internadas.

O extremo-oeste voltou para a bandeira amarela na nova matriz de risco potencial para a Covid divulgada neste final de semana pelo governo do estado. De acordo com a publicação, a região voltou a ser classificada como alto risco de contágio para a doença. Apenas duas regiões, Nordeste e Planalto Norte, estão classificadas com o risco gravíssimo na cor vermelha para a Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave e dez, risco potencial alto. A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção.

Um acidente na BR 470, envolvendo o ônibus de São Miguel do Oeste em Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul, terminou com uma morte na tarde deste domingo. A colisão frontal foi entre uma Saveiro placas do Rio Grande do Sul e um ônibus de turismo aqui do município. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o ônibus seguia em direção a Gramado e acabou colidindo frontalmente com uma Saveiro. O motorista do ônibus ficou preso nas ferragens e foi encaminhado a um hospital da região serrana. O estado de saúde dele é estável. O motorista da Saveiro morreu no local. Os passageiros do ônibus saíram ilesos.

Um motorista de caminhão ficou ferido em um acidente neste final de semana na BR 158. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de um caminhão perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou. O acidente aconteceu por volta das nove horas da manhã de sábado em Cunha Porã. O motorista foi atendido pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. De acordo com os socorristas, o condutor do caminhão apresentava escoriações na perna esquerda e queixava-se de dores na cervical. Ele foi atendido e encaminhado ao Hospital São José de Maravilha.

Uma colisão frontal envolvendo um caminhão e um Corsa deixou uma pessoa gravemente ferida neste final de semana na SC 283. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde de sábado em Mondaí. O motorista do Corsa, um homem de 34 anos, sofreu hemorragia na face e suspeita de fraturas de mandíbula e na perna. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi retirada pelo porta malas do veículo, já que as portas estavam presas em razão dos danos causados no carro. O homem foi levado para o hopistal.

Quatro ocupantes de um carro abordado pela Polícia Militar de Guaraciaba foram detidos por suspeita de tráficos de drogas. O fato aconteceu ainda na noite de sexta-feira. A PM recebeu uma denúncia de que o grupo teria ido buscar drogas em Chapecó para revender no município. A guarnição tentou abordar o carro no trevo da cidade, mas o motorista tentou escapar. Durante a fuga, os ocupantes do Golf jogaram as drogas pela janela. No local onde os objetos foram arremessados, a guarnição

localizou duas buchas de cocaína. O carro foi abordado logo depois e os quatro ocupantes foram levados para a delegacia de polícia.

Um homem foi baleado na perna neste final de semana em Mondaí. O homem, atingido pelo disparo, foi levado para o Hospital da cidade e contou aos policiais militares que estava pescando com o filho no rio Uruguai na tarde de ontem quando um homem se aproximou e perguntou porque eles estavam no local. Em determinado momento, o suspeito se exaltou e efetuou um disparo com uma arma de fogo que atingiu a perna do homem. A PM fez buscas, mas não localizou o suspeito.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na BR-282 na noite de ontem. O condutor de uma moto Kawasaki perdeu o controle da direção, saiu da pista e sofreu uma queda por volta das sete horas da noite na linha Gramadinho, proximidades da unidade de tratamento de água da Casan. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista que sofreu fratura em uma das pernas e escoriações generalizadas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional.

Um homem de 61 anos foi ferido com golpes de facão na cabeça neste final de semana em São Lourenço do Oeste. O fato aconteceu na noite de sábado na Linha Santa Inês, interior do município. Segundo a Polícia Militar, o suspeito é o filho da vítima, um homem de 33 anos. Uma guarnição esteve na casa onde eles moram e encontrou o local revirado, com vários objetos quebrados. O facão utilizado nas agressões foi apreendido pela polícia e o caso agora será investigado pela Polícia Civil. O idoso de 61 anos foi levado para a UPA 24 horas e transferido, ainda no sábado, para a UTI de Pato Branco no Paraná.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.