ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/09/2021

-EMBARGO DA CHINA À CARNE BRASILEIRA PODE CAUSAR QUEDA DE PREÇOS NO MERCADO

-PROJETO PARCELA ICMS EM ATÉ 10 ANOS PARA EMPRESAS AFETADAS PELA PANDEMIA

-DECISÃO ENTRE PREFEITOS É DISTINTA E TRÊS MUNICÍPIOS DECRETAM PONTO FACULTATIVO

-SAÚDE ALTERA DATA PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE CONTRA A COVID

-FARMÁCIA BÁSICA REGISTRA ATRASO NA ENTREGA DE MEDICAMENTOS

-VEREADOR APRESENTA REQUERIMENTO PARA ASFALTAMENTO DE RUAS

-ADMINISTRAÇÃO AVALIA INSTALAR MAIS DE 2.600 LÂMPADAS DE LED

-REGIONAIS DA EPAGRI SE REÚNEM PARA TRAÇAR AÇÕES NA AGRICULTURA

-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES CONSOME DEZ HECTARES DE MATA

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA NA BR 282

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Os oficiais das forças especiais que capturaram o presidente da Guiné, ALPHA CONDÉ, e proclamaram a dissolução das instituições neste domingo. Eles também anunciaram um toque de recolher em todo o país "até segunda ordem". Em comunicado lido em rede de televisão nacional na noite de ontem, os militares também anunciaram a substituição de governadores e prefeitos regionais por militares. Os oficiais também convocaram os ministros cessantes e presidentes das instituições para uma reunião nesta segunda-feira na capital Conacri.

O Talibã anunciou nesta segunda-feira que assumiu o controle total do Vale de Panjshir, a última área do Afeganistão que ainda era mantida por forças da resistência. Imagens nas redes sociais mostraram membros do grupo extremista em frente ao portão do complexo do governo da província. O porta-voz do talibã isse ainda que um novo governo afegão seria anunciado em breve, mas não especificou quando. A Frente de Resistência Nacional nega a tomada da província, diz que continuará lutando e que mantém "posições estratégicas" no local.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, afirmou neste domingo que "dois modelos de país" se enfrentarão nas cruciais eleições legislativas de meio de mandato, cujo primeiro capítulo serão as primárias abertas e simultâneas em 12 de setembro. Ele disse que os argentinos estão diante de dois modelos de país claramente opostos que olham para os problemas das pessoas de uma maneira diferente e que entender a dimensão dessa diferença é fundamental para construir o futuro. Na nota intitulada "O dia 100", FERNÁNDEZ destacou que desde que assumiu o governo em 10 de dezembro de 2019 teve apenas "99 dias de normalidade sanitária".

O governo federal avalia que a suspensão de importação de carne bovina brasileira pela China, em decorrência da confirmação de dois casos atípicos da doença conhecida como vaca louca, pode levar a um curto choque, de um ou dois meses, em que a ampliação da oferta no mercado interno pode fazer os preços caírem para o consumidor. Desde a última quarta-feira o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento investiga casos suspeitos da doença da vaca louca no Brasil. Neste sábado, a pasta confirmou dois casos da doença em frigoríficos de Belo Horizonte e de Nova Canaã do Norte no Mato Grosso e, em cumprimento a um protocolo sanitário, as exportações de carne bovina brasileira para a China estão suspensas.

O presidente JAIR BOLSONARO acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira para que a Corte fixe prazo de 120 dias para que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar que estabelece uma alíquota única para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis. BOLSONARO enviou ao Congresso Nacional, em fevereiro de 2020, um projeto que prevê o ICMS unificado em todo país para combustíveis. Atualmente, os estados definem as alíquotas. Segundo o governo, esse método gera cobrança dobrada e influenciada por câmbio e inflação. O governo federal defendeu que o tribunal dê prazo para o Congresso legislar sobre o assunto dada a "relevância" da matéria.

Passados dois meses após a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, mais de sete milhões e 300 mil beneficiários do INSS ainda não realizaram o procedimento. Segundo o órgão, desde o ano passado, 28 milhões e 700 mil aposentados e pensionistas de um total de 36 milhões já comprovaram que estão vivos para continuar recebendo a aposentadoria, pensão ou auxílios. A prova de vida deve ser feita todos os anos para evitar fraudes nos benefícios nas agências bancárias e do INSS. Basta ir à agência bancária portando um documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco no qual tem conta. A comprovação pode ser realizada também por biometria facial nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" para quem já foi cadastrado.

O Governo de Santa Catarina anunciou que pretende realizar mutirão de cirurgias eletivas para zerar a fila de espera por procedimentos. A informação foi confirmada ao deputado estadual VICENTE CAROPRESO, do PSDB, pelo Secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI. O deputado calcula que pelo menos cem mil pessoas estão na fila a espera de procedimentos. O Secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI abordou o assunto durante o ato de entrega de pacote de projetos do Executivo na Assembleia Legislativa na última semana. A iniciativa está em estágio de elaboração dentro do dentro do governo. A ideia inicial da secretaria de saúde é realizar um grande mutirão de cirurgias eletivas com hospitais filantrópicos e clínicas médicas, que teria início ainda este ano e término nos primeiros meses do ano que vem.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina distribuiu neste sábado, mais 151 mil e 600 doses da vacina contra a Covid-19 para 129 municípios catarinenses que solicitaram doses adicionais para completar a aplicação da primeira dose na população adulta com 18 anos ou mais. As doses foram encaminhadas para as regiões de Chapecó e São Miguel do Oeste pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Neste momento, Santa Catarina está com uma cobertura de 86 vírgula 57 por cento da vacinação com a primeira dose na população adulta. Para a vacinação dos adolescentes com idade entre 12 e 17 e a aplicação da dose de reforço nos idosos acima de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão, o estado de Santa Catarina aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. A previsão é que as doses comecem a ser enviadas ao estado a partir do dia 15 de setembro.

As empresas de transporte de passageiros e de cargas e às pertencentes aos demais setores impactados pelos decretos de restrição de atividades em função da pandemia da Covid-19 terão direito de parcelar suas dívidas de ICMS em até 120 meses. A proposta íntegra o pacote de projetos entregues pelo governo estadual à Assembleia Legislativa na última semana. O texto do projeto 330, que entrou em tramitação na quinta-feira, também altera pontos de três leis de natureza tributárias. Entre essas mudanças, está uma nova forma de cálculo da multa pelo pagamento do ICMS em atraso. No caso do parcelamento, poderão ser pagos em até 10 anos débitos de ICMS. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o parcelamento deve beneficiar principalmente as empresas do setor de transporte.

As emissoras afiliadas a Rede Peperi Comunicação estão lançando uma nova campanha de valorização do rádio. A iniciativa destaca a importância do rádio para as comunidades. O rádio, que ainda é o melhor meio de comunicação, conta histórias, move pessoas e produtos. O áudio conecta pessoas, empresas e comunidades e a forma mais direta e eficaz de comunicação. A campanha que já está no ar reforça como o rádio está presente no dia a dia das pessoas e como ele é importante para informar, mobilizar e vender produtos.

A decisão para o ponto facultativo não foi unânime entre os prefeitos da região. Apenas na comarca de SJCedro foram adotadas três distintas decisões para esta segunda-feira. As prefeituras de Guaraciaba e Princesa são as únicas que seguem com o atendimento normal no setor público. Em Guarujá do Sul, a administração decidiu trabalhar pela manhã e segue com o atendimento normal até as 13 horas. Na parte da tarde todas as repartições públicas em Guarujá estarão fechadas e todos os atendimentos emergenciais na saúde podem ser buscados no hospital. Já em Anchieta, Palma Sola e SJCedro decretaram ponto facultativo em todos setores públicos. Retornando ao atendimento normal na quarta-feira.

A secretaria de Saúde de Guaraciaba informou que nesta semana a vacinação contra a Covid será na quarta e sexta-feira. A campanha ocorre durante todo o dia, das 8 às 11 horas e das 13 e 30 às 16 horas, junto ao Centro de Convivência dos Idosos. A informação é da secretária de Saúde DAIANE DORIGON. Conforme ela, as vacinas estão disponíveis tanto para a primeira dose para quem tem 18 anos ou mais e para a segunda dose marcada para a realização nesta semana. As pessoas que realizaram a vacinação da AstraZeneca já podem comparecer nesta semana para a vacinação de forma antecipada. Até o final da tarde da última sexta-feira, em Guaraciaba já haviam sido realizadas nove mil e 73 vacinação com a primeira dose. E quatro mil 728 vacinas equivalente a segunda dose aplicadas, um montante de mais de 52 por cento. DAIANE disse ainda que a secretaria está aguardando a destinação de doses da Pfizer para aplicar nos adolescentes.

A secretaria de Saúde Guarujá do Sul ainda enfrenta atrasos na entrega de medicamentos para a farmácia básica. A situação melhorou nos últimos meses, principalmente referente a falta de remédios que durante o agravamento da pandemia foi registrado. O comentário é da secretária de Saúde, FRANCIANE BASEGGIO. Segundo ela, apenas um medicamento para dores estomacais está registrando falta na unidade em Guarujá. A secretária explicou que o motivo se deve a falta de empresas cotarem o remédio para o município. Mesmo com vários processos licitatórios não foi possível encontrar uma farmacêutica. Ela disse que a principal justificativa é a indisponibilidade da matéria prima para produção do remédio. FRANCIANE destacou ainda que as empresas relataram que não deve haver entrega destes medicamentos neste ano. Ela disse que a farmácia básica conta com mais de 170 tipos de medicamentos.

Além do atraso na entrega de medicamentos, a secretaria enfrentou problemas com lotes e que precisaram ser devolvidos para a empresa farmacêutica. A secretária de Saúde, FRANCIANE BASEGGIO destacou que houve a demora na substituição dos remédios, prejudicando ainda mais o atendimento ao público. Ela disse que muitos lotes são programados para entregar até 15 dias após o pedido, porém, na grande maioria o tempo cede e chega a 25 dias. FRANCIANE comentou ainda que a secretaria buscou as formas possíveis para atender a população de Guarujá do Sul o mais rápido possível. Mas ela destacou que a situação está se normalizando apesar destes problemas pontuais.

A Rede Peperi abordou, na última semana, os problemas que envolvem o trecho da SC 161 conhecido como curva da morte na Romelândia. O trecho já foi palco de vários acidentes, na semana passada. Na terça-feira à noite e na quarta à tarde, dois caminhões saíram da pista e tombaram. Na terça, o motorista ficou ferido. Na quarta, três pessoas que estavam recolhendo a carga de milho que caiu do primeiro acidente foram atropeladas por uma carreta. Duas ficaram feridas e uma morreu na hora. Para o prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO, a situação da SC 161 é extremamente preocupante. Ele disse que o trecho é um dos mais perigosos da região. O prefeito afirmou que é preciso aumentar a segurança na via com a instalação de lombadas eletrônicas. FURTADO, inclusive, já fez o pedido formal ao governo do estado para a implantação dos equipamentos o mais rápido possível.

O fato apontado por moradores que motoristas trafegam pela contramão para evitar a lombada física na rodovia foi confirmado pela Polícia Rodoviária Estadual. O comandante da PMRv, DEIBER HAEFLIGER, comentou que há cerca de três anos houve um investimento em placas de sinalização e redutores de velocidade, como taxas e lombadas na rodovia. O problema, segundo ele, é que nem todos os motoristas respeitam as normas de trânsito. Ele comentou que a questão é de responsabilidade de todos, especialmente dos motoristas. O policial anunciou que já pediu uma reunião com a regional do Deinfra para discutir novas medidas para ampliar a segurança na rodovia.

Na última semana, os gerentes regionais da Epagri no Oeste de Santa Catarina estiveram reunidos em Chapecó para traçar ações para o setor agrícola nos municípios. Dentre os assuntos abordados, foi discutido sobre troca-troca de sementes de milho e kits forrageiras. Quem detalhou isso foi gerente regional da Epagri em São Miguel, SIDINEI SIMON. Ele disse que o órgão está passando por um momento de planejamento para os próximos meses, sendo que recentemente foi finalizado o plano plurianual da Epagri. O gerente destacou que as regionais envolvidas reúnem cerca de 80 por cento do volume de recursos aplicados em resiliência hídrica do estado. Isso significa um número expressivo para a região. Por isso, o encontro foi marcado por debates para os trabalhos que devem ser seguidos pelas regionais envolvidas na reunião. SIMON também destacou que é necessário realizar novos encontros do tipo visando estes aprimoramentos da Epagri regional.

A situação da estiagem também foi abordada e debatida pelos gerentes regionais da Epagri. A falta regular de chuva deve entrar para o terceiro ano consecutivos de estiagem prolongada. A informação é do gerente regional da Epagri em São Miguel, SIDINEI SIMON. Segundo ele, as previsões meteorológicas para este mês não são animadoras com mais um período com chuva abaixo da média. O gerente destacou que esta situação é bastante preocupante, inclusive ao abastecimento de água para a população. SIMON disse que a Epagri está disponibilizando os profissionais para atender os agricultores que registrarem perdas nas propriedades devido a falta de chuva. Portanto, ele destacou a importância de instalações de cisternas e sistemas de captação de água da chuva.

A administração de Guaraciaba entregou nesta manhã as matrículas do Loteamento Linck. Ao todo, seis novas matrículas regularizadas foram entregues aos proprietários dos lotes. A informação é do prefeito, VANDECIR DORIGON. Conforme ele, o loteamento é localizado próximo ao Salão Paroquial. O prefeito disse que essa Regularização Fundiária foi realizada através da Modalidade REURB, e que todo o processo aconteceu de forma administrativa. O chefe do executivo mencionou que esse trabalho teve início em 2019 com as medições. DORIGON também explicou que essa regularização e com a entrega das matrículas, faz com que os moradores deixem de ser apenas ocupantes do local e tornam-se efetivamente donos de seus terrenos. Agora, a rua de acesso ao loteamento passa a ser de domínio público e poderá receber infraestrutura por parte da administração.

O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON disse que será encaminhado ao Legislativo um Projeto de Lei para denominar a Rua como Valentin José Link. Esse é o sexto loteamento regularizado nos últimos anos, sendo que foram regularizados loteamentos Teixeira, Vera Cruz, Bairro Turra e o Loteamento Cadore. Com regularização dos loteamentos Lolatto e Link foram 83 lotes regularizados e entregue as matrículas. Estão encaminhados para regularização os Loteamentos Büttner, Maggioni, Ludwig, Zilli e Pelle. O Loteamento Via Anchieta aguarda a confecção das matrículas pelo Cartório do Registro de Imóveis. Ao todo são 191 lotes regularizados ou em processo de regularização.

A administração de SJCedro esteve visitando o município de Tapera no Rio Grande do Sul para avaliar a aplicação de lâmpadas de LED. O município possui um número habitacional semelhante a de SJCedro, onde lá foram substituídas mais de mil e 700 lâmpadas. Os detalhes são do diretor de Administração, CLEONEI EICH. Segundo ele, a visita ocorreu na última a noite para verificar a iluminação do município gaúcho. O diretor comentou que também estiveram conversando com o prefeito da cidade para saber os trâmites enfrentados pela administração na contratação de uma empresa especializada. Em SJCedro são mais de dois mil 600 pontos de iluminação espalhados pelo município. A economia de energia esperada pode chegar a 60 por cento. EICH destacou que a prefeitura pretende acelerar a substituição das lâmpadas convencionais por LED, visando a economia. Ele disse ainda que o município não realizou a renovação do contrato para a manutenção com objetivo de trocar as luminárias.

O diretor de Administração, CLEONEI EICH comentou que as atuais lâmpadas convencionais apresentam seguidamente problemas. Ele explicou que isso gera um custo alto para prefeitura e a intenção é economizar recursos públicos. O diretor disse que muitas vezes as luminárias substituídas apresentam falhas uma semana após a instalação. Já houve registro de problemas no dia seguinte da troca da lâmpada. Apenas neste ano mais de 300 lâmpadas foram mapeadas com falhas em SJCedro.

Na sessão do legislativo de Guarujá do Sul os vereadores estiveram avaliando projetos de origem do executivo. Conforme a vereadora, ROBERTA LERMEN, esteve no programa do legislativo na Rádio Cedro. Ela disse que na última sessão foram apresentados dois projetos vindos da prefeitura. Ambos foram para análise das comissões e análise dos vereadores acontece nesta quinta-feira. A vereadora comentou que um dos projetos se trata de um termo de cooperação entre a prefeitura e fundação Unoesc, em São Miguel. ROBERTA destacou que este termo não envolve destinação de recursos financeiros e o objetivo é a promoção de atividades de extensão para encaminhar pacientes do município a clínica de fisioterapia. A intenção é ofertar vagas de atendimento para fisioterapia, cardiorrespiratória, neurofuncional para adultos e crianças, dentre outros. Ela informou ainda que foi apresentado a LDO para análise da comissão. Houve também a aprovação em segunda votação do projeto de lei que envolve o parque industrial próximo a BR 163.

No programa da Câmara de Vereadores de Princesa do último sábado, o líder de governo, LEANDRO SCHEIN lembrou que neste mês o município de Princesa completa mais um ano de emancipação. Ele disse que o município está em pleno desenvolvimento com investimentos importantes. Em destaque estão as obras do ginásio e da praça municipal com investimentos que ultrapassam um milhão de reais. O vereador também esteve relatando os trabalhos da última sessão realizada pelo legislativo. SCHEIN destacou o projeto 23 que dispõe de pagamentos de despesas por meio de adiantamento para os motoristas da prefeitura que realizam longas viagens. O objetivo, conforme ele, é garantir recursos através de um cartão para pagamento de combustíveis e manutenção de veículos do município. Projeto esse já aprovado em duas votações. LEANDRO informou que o presidente, SILMAR FRACO, se afastou da Câmara por 30 dias. Quem assume a cadeira de presidente é o vice, CLAUDINEI MORSCH. A próxima sessão ocorre hoje a partir das 18 horas.

No programa Enfoque Legislativo de SJCedro, a Rádio Cedro conversou com o vereador, PEDRO ADEMAR, que relatou a última sessão na Câmara de Vereadores. Ele destacou o requerimento para asfaltamento da Rua Irmã Ludovica devido aos problemas de nível que corriqueiramente recebe reclamações dos moradores. O vereador comentou que esteve conversando com o prefeito para realizar a colocação da camada asfáltica no local. PEDRO disse ainda que a administração irá realizar a pavimentação asfáltica nos próximos meses. O vereador também informou que a Rua Jacob Stam também poderá receber asfaltamento. Ele disse que esses trabalhos acabam beneficiando os moradores e embelezando a cidade. PEDRO lembrou que a regional está realizando a abertura da usina de asfalto que trará menor custo de gastos. Além de beneficiar mais ruas com baixo investimento de recursos. A sessão desta segunda-feira foi transferida para acontecer nesta quarta, às 18 horas.

A Polícia Militar atendeu ocorrência de tráfico de drogas em Guaraciaba na noite de sexta-feira, por volta das 20 horas e 30 minutos. De posse das informações de que um veículo Golf havia deslocado a outra cidade para adquirir drogas e que posteriormente seria revendida no município, a guarnição realizou rondas nos acessos à Guaraciaba. Nas proximidades do trevo a PM visualizou o carro e iniciou o acompanhamento, no intuito de proceder a abordagem, utilizando os sinais sonoros e luminosos da viatura. Neste momento, um dos ocupantes passou a arremessar objetos para fora do veículo. Realizada a abordagem, os policiais militares identificaram os quatro ocupantes e efetuaram a busca pessoal e veicular. Já no local onde os objetos foram arremessados, a guarnição localizou duas buchas de cocaína. Diante dos fatos e das informações, os policiais militares deram voz de prisão aos autores.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na BR 282, na Linha Gramadinho, interior de São Miguel. A saída de pista aconteceu por volta das 19 horas de ontem nas proximidades da unidade de tratamento de água da Casan. De acordo com as informações, o homem fazia sentido Paraíso-São Miguel quando perdeu o controle da Motocicleta Kawasaki, saindo da pista e caindo ao lado da rodovia. O Corpo de Bombeiros atendeu o homem com suspeita de fratura em uma das pernas, além de escoriações. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para os levantamentos necessários.

Um incêndio de grandes proporções mobilizou a equipe de 16 bombeiros militares e comunitários para combater incêndio em uma propriedade na Linha Presidente Vargas, em Dionísio Cerqueira. A ocorrência teve início por volta das 13 e 30, e se estendeu até as 22 horas sábado. Em um primeiro momento duas guarnições atenderam ao incêndio de uma plantação de pinus. Ao chegar foi constatado um incêndio de grandes proporções em áreas distintas. Imediatamente foi iniciado o combate às chamas com a utilização de batedores, abafadores, soprador e bomba costal, também realizado o combate direto por meio de aceiro mecânico e aceiro químico. Segundo o proprietário, que estava realizando a limpeza de uma parte do terreno pela manhã e quando retornou pela tarde o fogo havia se alastrado e atingido o outro lado da estrada e áreas adjacentes. Ao todo foram gastos aproximadamente oito mil litros de água. A área total é de aproximadamente 30 hectares, dos quais pelo menos dez foram atingidos pelo fogo. Foi ainda protegida a área de mata nativa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.