ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 06/08/22

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Aviões israelenses atacaram a Faixa de Gaza, e palestinos dispararam foguetes contra Israel neste sábado. Na sexta-feira, uma operação israelense contra o grupo militante Jihad Islâmica pôs fim a mais de um ano de relativa calma entre os dois. Israel matou um dos líderes do grupo em um ataque aéreo surpresa durante o dia, e os palestinos responderam com disparos de foguetes. Neste sábado, Israel disse que atingiu militantes da Jihad Islâmica que se preparavam para lançar foguetes. Outros bombardeios atingiram três casas, disseram testemunhas.

A Anistia Internacional reafirmou na sexta-feira o conteúdo de seu relatório que diz que a Ucrânia põe em risco a vida de civis ao instalar bases militares em escolas e hospitais, mesmo depois de críticas do governo ucraniano. Segundo a secretária geral da ONG, AGNES CALLAMARD, a Anistia "mantém plenamente as conclusões". A ONG divulgou nessa semana que essas práticas violam o direito internacional humanitário. Pouco depois, o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, acusou a Anistia Internacional de apologia ao "Estado terrorista" da Rússia.

LIZ TRUSS, candidata favorita para ser a próxima primeira-ministra do Reino Unido, disse nesta sexta-feira que reformará a economia e manterá os impostos baixos ao reconhecer que um "inverno difícil" aguarda o país. Ela afirmou que a coisa mais importante é fazer a economia funcionar para evitar uma recessão. Ministra das Relações Exteriores, TRUSS enfrenta o ex-ministro das Finanças RISHI SUNAK para conquistar os votos de 200 mil membros do Partido Conservador que, até 5 de setembro, escolherão um substituto para BORIS JOHNSON, forçado a renunciar após uma série de escândalos.

A seguir:

-WILSON FERREIRA JÚNIOR É ELEITO PRESIDENTE DA

ELETROBRAS.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projeta um impacto de 16 bilhões e 300 milhões de reais no comércio com o aumento do Auxílio Brasil de 400 para 600 reais e os benefícios a caminhoneiros e taxistas, que começam a ser pagos a partir da terça-feira. A previsão é que os setores de hiper, super e minimercados, de combustíveis e lubrificantes e as lojas de tecidos, vestuário e calçados sejam os mais beneficiados. Os auxílios fazem parte da PEC dos Benefícios Sociais, promulgada em julho pelo Congresso Nacional. A medida autoriza o governo federal a gastar 41 bilhões para conceder benefícios sociais apenas até o fim do ano.

WILSON FERREIRA JÚNIOR foi eleito nesta sexta-feira presidente da Eletrobras. O executivo já comandou a empresa entre 2016 e 2021. Sua posse deve ocorrer até 20 de setembro de 2022, informou a companhia por meio de fato relevante. RODRIGO LIMP NASCIMENTO, que acumulava o cargo de presidente e interinamente de diretor de regulação e relações institucionais, foi eleito como diretor de regulação e relações institucionais, devendo tomar posse até 20 de setembro de 2022. Antes da decisão, acionistas da elétrica aprovaram em assembleia-geral extraordinária os novos integrantes do conselho de administração da companhia.

A Caixa Econômica Federal vai iniciar neste sábado o retorno às contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos valores do saque extraordinário que foram creditados automaticamente em conta digital do Caixa Tem, mas não foram movimentados pelos titulares. Cerca de nove bilhões e 200 milhões retornarão para as contas do FGTS, devidamente corrigidos, em cumprimento à Lei 14 mil e 75, segundo o banco público. A Caixa ressalta que, em todo o calendário de pagamento, foram liberados cerca de 30 bilhões de reais para aproximadamente 43 milhões e 700 mil trabalhadores com direito ao saque. Os pagamentos foram liberados até 15 de junho.

A seguir:

-LUCRO DA CELESC AUMENTA 33 POR CENTO NO PRIMEIRO

SEMESTRE DESTE ANO.

Santa Catarina atingiu a marca de 90 mortes por dengue em 2022, número que é pelo menos 12 vezes maior do que os sete óbitos registrados pela doença no Estado em 2021. Além das mortes, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira, entre os dias dois de janeiro e três de agosto deste ano, 52 mil 621 focos do mosquito Aedes aegypti foram notificados no Estado. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde mostra ainda que 133 municípios catarinenses foram considerados infestados pelo mosquito da dengue. No mesmo período do ano passado, esse número era 15 vírgula seis por cento menor. 72 cidades estão em situação de epidemia.

Santa Catarina está sem crianças na fila por um leito de UTI há três dias. Entretanto, quatro regiões estão com 100 por cento de ocupação para atendimento intensivo neonatal ou pediátrico mesmo com a implementação de novos leitos e a diminuição da taxa de ocupação hospitalar no Estado. Esta é a primeira semana em que a lotação no atendimento de urgência neonatal em todo o Estado diminuiu desde o começo da crise na saúde para atendimento intensivo de crianças, e está com a ocupação total abaixo de 90 por cento. Oito novos leitos para recém nascidos foram ativados pelo governo do Estado para ganhar fôlego nos hospitais nos últimos sete dias. O Hospital Oase, em Timbó, recebeu três novos leitos de UTI e o Hospital Regional de Araranguá, cinco.

O Grupo Celesc fechou o segundo trimestre do ano com lucro líquido de 68 milhões e 200 mil reais, o que representa crescimento de 12 vírgula três por cento frente ao mesmo período de 2021, quando lucrou 60 milhões e 700 mil reais. A receita líquida da companhia alcançou no período dois bilhões 320 milhões de reais, queda de dois vírgula três por cento frente ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre, o Grupo Celesc alcançou lucro líquido de 289 milhões, 33 e meio por cento superior ao do mesmo período de 2021. Os dados integram o balanço do Grupo Celesc, divulgado após o fechamento do mercado nesta sexta-feira.

- A SEGUIR:

-NEM PAGANDO O GOVERNO CONSEGUE EVITAR EVASÃO

ESCOLAR.

-VAI COMEÇAR NA SEGUNDA-FEIRA CAMPANHA NACIONAL

DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE PARA CRIANÇAS

MENORES DE CINCO ANOS EM PALMA SOLA.

Nem pagando o governo consegue evitar evasão escolar. Conforme SANDRA FURLAN – Coordenadora Regional de Educação da Rede Estadual para o Noroeste Catarinense, o Bolsa Estudante foi criado para evitar que alunos abandonem a escola e trazer de volta os que desistiram. Os estudantes estão recebendo como incentivo para frequentar as aulas, 11 parcelas de 568 reais cada uma. Mas é fundamental participar pelo menos 75 por cento das aulas e levar uma conta de banco na escola, pela qual será depositado mensalmente o dinheiro. SANDRA garante que todos aqueles que estão freqüentando as aulas, direitinho, e apresentaram uma conta bancária, estão recebendo o dinheiro, desde fevereiro.

Mesmo que o aluno regularizou sua situação somente agora, vai receber os 568 reais atrasados todo mês, desde fevereiro. O problema é que muitos não estão comparecendo ou não estão sendo encontrados. SANDRA FURLAN – Coordenadora Regional de Educação faz um apelo as famílias, para que mandem seus filhos a escola e criem uma conta no banco para receber as 11 parcelas do governo. Mas tem um detalhe: se em 3 meses o estudante não tiver sua situação regularizada, perde o Bolsa Estudante por completo, inclusive não terá direito de receber os valores nos anos seguintes. Só na regional de São Lourenço do Oeste, que tem 7 municípios, 50 estudantes não estão retornando as escolas.

De todos os municípios da Regional Estadual de Educação, Campo Erê é o campeão em evasão escolar. Diante disso, a coordenação vai pedir o empenho dos diretores das escolas para que façam novo levantamento para identificar quais são os alunos que não estão voltando as salas de aula. A regional quer saber também quais são os motivos para as desistências. SANDRA lembra que a conta corrente para o estudante receber a bolsa tem que estar em nome da mãe. Mais tarde quando o aluno completar 18 anos, passa a conta em seu próprio nome. Acredita-se que a pandemia pode ser uma das causas de desmotivação daqueles que pararam de estudar.

O trecho da rua que liga o Bairro Xavantes e o Ginásio de Esportes de Anchieta deve receber a camada asfáltica dentro de alguns dias. Este mesmo trecho já recebeu os serviços de limpeza, drenagem e instalação dos encanamentos. A afirmação é do vice-prefeito EDGAR BENETTI. As obras no local sofreram uma paralisação em virtude das chuvas alguns meses atrás. Frente aos problemas em várias localidades do município, foi necessário empenhar as máquinas da secretaria de Obras na limpeza dos entulhos. Mas os recursos para essa pavimentação já foram entregues à administração ainda em meados de junho.

Alguns trabalhos foram retomados no trecho com intenção de iniciar a colocação da camada asfáltica nos próximos dias. Em virtude de todo esse cenário que atrapalhou a execução das obras, é necessário ter paciência quanto às obras em Anchieta. O vice-prefeito relatou que algumas pessoas acabam cobrando a municipalidade quanto aos trabalhos parados. Porém, não procuram entender os cenários adversos enfrentados.

Outras ruas da área urbana de Anchieta vão receber intervenções nas próximas semanas com a conclusão de alguns trabalhos. O vice-prefeito EDGAR BENETTI, citou o trecho da Avenida Brasil e também do Bairro Cohab que depois do término no Bairro Xavantes vai começar a trabalhar em ambos os trechos. Ele acredita que nesse local a execução dos serviços não devem demorar devido a infraestrutura do trecho. O local já conta com drenagem pluvial e calçamento com pedras irregulares.

O vice-prefeito também lembrou da conclusão do calçamento no Bairro Cantu, na Rua Osmar Cesca e parte da São Paulo Alto. A administração de Anchieta está buscando a pavimentação de mais um trecho na comunidade da Café Filho. A intervenção de aproximadamente 300 metros já está sendo viabilizada pelo poder público. O vice-prefeito aproveitou para relatar sobre as obras com uso dos rejeitos de asfalto dados pelo DNIT ao município. A ideia é colocar em determinadas comunidades para diminuir os problemas melhorando o tráfego.


O crescimento da região Extremo-Oeste traz consigo a preocupação quanto à segurança pública dos moradores. Os investimentos como o novo porto seco em Dionísio Cerqueira e a projeção da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita estão entre as preocupações. A declaração é do coronel, JAILSON FRANZEN, comandante do nono comando Regional da Polícia Militar com sede em São Miguel do Oeste. O comandante explicou que essas importantes obras para a região vão impactar no fluxo de pessoas e cargas de alto valor pelas rodovias do Extremo-Oeste.

Todo esse incremento gera alteração no movimento econômico, o que acaba, inevitavelmente, atraindo criminosos para a região. Apesar da PM ser responsável pelas ocorrências locais, o comandante afirmou que os policiais militares não podem deixar de atuar como polícia intensiva em área de fronteira. Com isso, desde 2007, quando foi criado o novo comando, o coronel destacou que está sendo acompanhado o crescimento da região.

A região Extremo-Oeste deve contar com a entrada de mais 38 policiais militares nos próximos meses. Isso representa que cada unidade da PM das 35 existentes deve receber ao mínimo um novo integrante. O comandante JAILSON FRANZEN, destacou que a Polícia Militar enfrenta com a falta de soldados nos efetivos da regional há muito tempo. O coronel lembrou que alguns anos atrás era comum ter concursos públicos todos os anos para novos policiais.

Esse cenário mudou de alguns anos pra cá em todo o Estado catarinense e até mesmo em todo o Brasil. Por isso, as unidades estão tentando se adaptar com o efetivo atual. O comandante destacou que dificilmente haverá ingresso de novos soldados como ocorria no passado. Em virtude disso, a Polícia Militar está buscando investir em tecnologia para aumentar a sensação de segurança pública, a exemplo, da instalação de câmeras de videomonitoramento.

- A SEGUIR:

-CIDASC E POLÍCIA CIVIL APREENDEM BOVINOS E FECHAM

ABATEDOURO CLANDESTINO.

-SUSPEITO DE FRAUDES EM SÃO LOURENÇO DO OESTE É

PRESO.

Cidasc e Polícia Civil apreendem bovinos e fecham abatedouro clandestino. Uma operação conjunta da Cidasc e da Polícia Civil, por meio do CAOAGRO – Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio, foi deflagrada a Operação “BOI NOS AIRES”, na quarta, quinta, e ontem, com o objetivo de reprimir o ingresso irregular de bovinos no território catarinense. Como também combater o abate clandestino de animais. Durante a operação 30 propriedades rurais foram fiscalizadas no Extremo-Oeste e também dez barreiras móveis de fiscalização de trânsito agropecuário foram realizadas.

Operação ocorreu em vários municípios da região. Foi em Dionísio Cerqueira, Descanso, Belmonte, Guarujá do Sul, Princesa Itapiranga, São José do Cedro, Barra Bonita, Guaraciaba, Palma Sola e Iporã do Oeste. Foram apreendidos 24 bovinos em situação irregular, um abatedouro clandestino foi fechado, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Ainda, foram apreendidos pescados, milho a granel, couro bovino e óleo diesel sem comprovação de origem, bem como aplicadas diversas sanções administrativas. Para o médico Veterinário MATEUS GIRARDELLO, coordenador da operação e responsável pela Cidasc de São José do Cedro, o trânsito irregular de animais e seus produtos se configura numa das mais perigosas maneiras de disseminação de doenças que podem colocar em risco a sanidade dos rebanhos catarinenses.

Suspeito de fraudes em São Lourenço do Oeste é preso. Uma ação conjunta entre as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Santa Catarina, juntamente com a Polícia Militar de Marmeleiro, resultou na prisão de um homem suspeito da prática de diversas fraudes ocorridas em São Lourenço do Oeste. O homem, de 57 anos, estava sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira (DPCo-Fron) de São Lourenço do Oeste por fraudes praticadas na cidade neste mês. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário por supostamente integrar organização criminosa voltada para a prática de fraude na modalidade de "golpe do cartão clonado".

Após intensa troca de informações, o suspeito, embora morador do estado de São Paulo, foi localizado por equipe da Polícia Militar de Marmeleiro, onde foi preso. Conforme a polícia, esta já é a quinta prisão de pessoa suspeita de integrar organização criminosa voltada para este delito, com atuação na cidade de São Lourenço do Oeste. "As diligências da Polícia Civil apontaram, ainda, que o grupo vinha atuando em pelo menos mais outras oito cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná", disse a polícia em nota. As investigações prosseguem sob sigilo.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.