-COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA REJEITA PEC DO VOTO IMPRESSO
-GOVERNO QUER COMEÇAR A PAGAR NOVO PISO PARA PROFESSORES NESTE MÊS
-FEIRA LIVRE OFERECE MAIOR VARIEDADE DE PRODUTOS NO INVERNO
-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS FARÁ MARMITA BENEFICENTE NESTE SÁBADO
-IPORÃ DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO ESTUDANTE
-SJO VAI VENDER SEIS TERRENOS NA MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA
-JOVEM FOGE DE HOSPITAL E ESTÁ DESAPARECIDO
-NERVOSISMO E EMOÇÃO MARCAM PRIMEIRA AUDIÊNCIA SOBRE CHACINA EM SAUDADES
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os Bombeiros da Grécia, ajudados na manhã desta sexta-feira por colegas franceses, estão combatendo um grande incêndio de 30 quilômetros ao norte de Atenas. Cinco pessoas ficaram feridas e cinco cidades da região foram esvaziadas. Mais de mil e 200 hectares foram queimaram desde terça-feira. 57 dos 99 incêndios registrados no dia de ontem ainda não estavam totalmente controlados. Além disso, rodovias na região foram fechadas. Pelo menos 450 bombeiros gregos estão envolvidos no combate às chamas.
O governo da Venezuela e a oposição vão negociar uma saída para a crise política do país a partir do dia 13 de agosto, no México, segundo a agência Reuters. O diálogo será mediado por atores internacionais e terá o apoio da Noruega, que intermediou uma tentativa anterior de negociação em 2019. O presidente NICOLÁS MADURO disse que está disposto a negociar com a oposição e indicou que a agenda deveria se concentrar na suspensão das sanções norte-americanas, que têm como objetivo pressioná-lo a deixar o poder. O líder da oposição, JUAN GUAIDÓ, afirmou que quer usar as negociações para obter garantias de eleições livres e justas.
As pessoas vacinadas no Chile com duas doses da vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, receberão uma "dose de reforço" ou terceira dose das vacinas AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech para reforçar sua imunização. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo presidente SEBASTIÁN PIÑERA. As autoridades de saúde detalharam que o processo começará com os adultos maiores de 55 anos que se vacinaram com duas doses da CoronaVac, a mais usada no país. Eles receberão uma terceira injeção da vacina AstraZeneca. Em seguida, serão incorporados ao calendário de reforço de vacinação os menores de 55 anos.
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira, a votação da medida provisória criada para desburocratizar o ambiente de negócios e o texto segue agora para sanção presidencial. Os deputados retomaram a versão que já tinha sido aprovada pela Casa, depois do Senado ter alterado a proposta ontem. O texto trata da facilitação para abertura de empresas, passando pela proteção de acionistas minoritários, facilitação do comércio exterior e desburocratização empresarial, entre outros temas. Uma das inovações é a emissão automática de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. O Ministério da Economia afirmou que o texto tem o potencial de aumentar o PIB brasileiro de quatro vírgula três para oito e meio por cento a longo prazo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 286 votos 173, o texto-base do projeto de lei que abre caminho para a venda dos Correios. Com o aval do Congresso, o governo planeja fazer o leilão da estatal no primeiro semestre de 2022, e se desfazer de cem por cento da empresa. Para isso, a proposta ainda precisa ser deliberada pelo Senado. Os dez destaques apresentados pela oposição que pretendiam alterar o texto do projeto foram rejeitados pelo plenário da Câmara.O governo afirma que há uma incerteza quanto à autossuficiência e capacidade de investimentos futuros por parte dos Correios e por isso é preciso fazer a privatização da estatal. O governo diz que são necessários investimentos da ordem de dois bilhões de reais ao ano na empresa.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso rejeitou nesta quinta-feira, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS do PSL do Paraná. O deputado JUNIOR MANO do PL cearense foi designado novo relator. Como o parecer de FILIPE BARROS foi rejeitado, caberá a JUNIOR MANO elaborar um relatório em sentido contrário ou seja, pelo arquivamento da PEC. A votação está prevista para esta sexta. Apesar de o texto ter sido rejeitado na comissão especial, a proposta ainda continua sendo discutida na Câmara. Para valer nas eleições de 2022, qualquer mudança nas regras eleitorais tem de ser aprovada até outubro.
As chuvas registradas durante o mês de julho em Santa Catarina ficaram abaixo da média esperada para o período em todas as regiões. É o que aponta a edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado publicada nesta semana. Em consequência, aumentou o número de municípios em situação de atenção em relação à estiagem e aos impactos nos serviços de abastecimento urbano. Dos 279 municípios que responderam ao levantamento, 96 estão em estado de atenção, dois em alerta e três em nível crítico. Outros 178 municípios estão em situação de normalidade. Em todo o estado, praticamente não choveu em julho. No Litoral Norte a ausência de precipitação variou entre 24 e 26 dias e na maior parte de Santa Catarina foram até 28 dias sem chuva durante o mês.
Santa Catarina vai adotar uma nova carteira de identidade que terá o Cadastro de Pessoas Físicas como numeração única. O documento busca unificar outros registros civis como o RG e poderá servir de modelo para o país. Segundo o Instituto Geral de Perícias, que desenvolve a novidade, a intenção é eliminar as 27 numerações diferentes de RG que são possíveis em cada um dos estados. Além disso, a numeração única com base no CPF permitirá a consulta a outros documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, PIS/Pasep, certificado militar e outros. Na prática, o documento será como a carteira de identidade emitida atualmente, mas com o uso do CPF como numeração única, valendo também como RG. O documento ainda deve ser lançado ainda este ano.
O governo de Santa Catarina pretende começar a pagar o novo salário mínimo dos professores ainda em agosto. A intenção é pagar as primeiras parcelas do reajuste ainda na folha deste mês. O novo piso será de cinco mil reais. Na semana que vem o projeto deve passar por parte das comissões permanentes da Assembleia Legislativa, mas a votação ficará ainda mais para frente. O Executivo pretende pagar em agosto duas parcelas: a do próprio mês e também de fevereiro, já que a ideia é fazer o aumento retroativo. Depois, em setembro, será feito o depósito do aumento do respectivo mês e também de março. Assim será nos próximos meses até que o retroativo seja finalizado. Mesmo com a lei federal 173 que impede concessão de aumentos salariais para todas as categorias de servidores, o governo de entende que podem fazer a mudança no patamar dos profissionais da educação.
-FEIRA LIVRE OFERECE MAIOR VARIEDADE DE PRODUTOS NO INVERNO
-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS FARÁ MARMITA BENEFICENTE NESTE SÁBADO
-IPORÃ DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO ESTUDANTE
-SJO VAI VENDER SEIS TERRENOS NA MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA
Na manhã desta sexta-feira foi realizado na prefeitura de Iporã do Oeste o sorteio mensal da campanha Nota Premiada. Foram sorteados cinco prêmios de 200 reais cada. Os ganhadores foram: LEONICE VOM POSTEL WOLF, FRANCIELE MILENA JANTSCH, BIANCA FUCHS JANTSCH, ILSE MARIA HANAUER e LILIANE LAGUNA KOCHHANN. Os contemplados devem procurar a prefeitura para encaminhar o recebimento do prêmio. O sorteio é realizado mensalmente, na primeira sexta-feira do mês, às 11h, e tem por objetivo estimular a aquisição de produtos e serviços no comércio local. Os cupons devem estar corretamente preenchidos, com todas as informações solicitadas.
O quartel do Corpo de Bombeiros de Mondaí adquiriu novos equipamentos para auxiliar no desempenho das atividades. Os materiais serão utilizados para a proteção dos profissionais e são os seguintes: três equipamentos de respiração autônoma; quatro máscaras Full Face, com filtro de carvão ativado; quatro capacetes, seis pares de luvas, quatro pares de botas e quatro balaclavas para combate a incêndios; dois conjuntos de proteção de incêndios florestais; quatro conjuntos de proteção individual (calça e jaqueta), e seis capas de chuva. Conforme o Sargento do Corpo de Bombeiros de Mondaí, OLDAIR SCHMITZ, em um mês e meio de atuação da corporação no município já foram adquiridos diversos materiais para o melhor atendimento à comunidade. O comandante ressalta que foram investidos cerca de 70 mil reais na aquisição desses equipamentos, sendo que houve uma doação de 15 mil 696 reais da Indústria de Móveis Henn e o mesmo valor pela Câmara de Vereadores de Mondaí.
O engenheiro agrônomo da Epagri de Santa Helena, MARCIANO FROZZI, destaca o projeto para solucionar problemas de abastecimento de água, em conjunto com o estado. Segundo ele, vários planejamentos e encaminhamentos estão sendo realizados a partir de um programa do governo de SC, para resolver problemas de deficiência e qualidade da água. O programa também permite financiamento de filtros e estações de tratamento. Por meio dele, muitas famílias e propriedades agrícolas com problemas de falta e qualidade de água nessa estiagem estão sendo atendidas. A expectativa da Epagri, segundo FROZZI, é construir cisternas, tubulações, bombeamento, e tudo que engloba reserva de água para os agricultores, por meio do encaminhamento de projetos, documentação, análise e enquadramento da situação de cada família.
FROZZI salienta que é muito importante apresentar bloco de produtor, modelo 15, com todas as notas e contra-notas emitidas. Agricultores interessados em participar do programa devem se dirigir ao escritório da Epagri, onde será esclarecido melhor sobre o funcionamento. Conforme o engenheiro agrônomo, nesse programa, em cada unidade em que houver investimento, há necessidade de fazer reserva condizente com a demanda de água para no mínimo 100 dias. MARCIANO FROZZI reconhece que talvez não se resolva a situação de todas as propriedades ainda nesse ano, mas a Epagri pretende fazer com que todas estejam mais sustentáveis em questão de água armazenada e na qualidade. Alguns produtores, segundo FROZZI, estão evoluindo mais e procurando sistemas de tratamento e filtragem de água, algo que a Epagri também orienta fazer.
Tunápolis debate projeto para agilizar incentivos para empresas. As demoradas etapas burocráticas estão sendo combatidas em Tunápolis com ações voltadas a benefícios de empresas com maior agilidade. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, a prefeitura possui vários programas de incentivo, porém nem sempre os empresários conseguem ter acesso, devido aos trâmites que exigem ampla documentação. O assunto já foi debatido com os vereadores e o projeto do executivo deve ser votado na próxima semana visando a desburocratização. O secretário explica que a meta é reduzir a necessidade de documento e complicações para pequenas contribuições com serviços e materiais por parte do município. EIDT informa que 12 empresas já foram contempladas e novos auxílios devem ser prestados em breve.
Município cumpriu importante etapa para contemplar uma empresa com novo pavilhão. A concessão foi realizada no ano passado para disponibilizar um pavilhão, porém foram necessários ajustes de encaminhamentos da empresa e o poder público para a edificação de mil metros quadrados. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT informa que está sendo encaminhada instalação de mais duas empresas que já solicitaram pavilhões nas áreas industriais do município. O secretário considera que o município está fazendo sua parte para a geração de emprego. EIDT lembra que Tunápolis tem baixo índice de desemprego, praticamente zero, porém a meta é atrair empresas e criar um ciclo maior de pessoas e investimentos com benefícios ao município.
A Associação dos Hortifrutigrangeiros de Iporã do Oeste convida a população para comparecer à feira da cidade, localizada no galpão colonial da prefeitura, em frente ao escritório da CASAN. Conforme o presidente da associação, JOSÉ LIBRELOTTO, no inverno a produção é maior, porém a procura também é menor, por isso pede para as pessoas irem à feira para conhecer a variedade disponibilizada, principalmente nas quartas-feiras, quando o movimento é mais baixo. Já no verão ocorre o inverso, pois a produção é menor, para uma procura mais significativa. LIBRELOTTO salienta que a feira de Iporã do Oeste já existe há 18 anos e sempre enfrentou altos e baixos. Ele comenta que as geadas não atingiram diretamente a produção de hortaliças, e que faz parte da natureza. A expectativa é de que no verão as dificuldades não sejam as mesmas do ano passado, quando os produtores sofreram com a falta de chuvas.
JOSÉ LIBRELOTTO mora há 12 quilômetros da cidade e relata que é preciso grande dedicação para a atividade, pois exige deslocamento e o produto precisa ser bom para obter renda. Ressalta que todos os produtos são de qualidade, sem uso de agrotóxico. Em 18 anos de feira, o presidente da Associação dos Hortifrutigrangeiros de Iporã do Oeste enaltece que o local sempre ofertou produtos saudáveis para as famílias se alimentarem. Segundo LIBRELOTTO, se os integrantes da associação não fossem pessoas que realmente gostam de trabalhar na atividade, já teriam desistido, porém eles fazem questão de que o produto vá à mesa do consumidor. Hoje a Associação dos Hortifrutigrangeiros se mantém com seis associados, e segundo o presidente, todos se ajudam para ofertar os produtos, como uma família. Ressalta que novos integrantes serão bem-vindos. Os horários de atendimento na feira livre são na quarta-feira, das 5h às 6h30, e no sábado, das 8h30 às 11h.
Os colaboradores da Associação Hospitalar de Tunápolis convidam para a marmita beneficente em prol do próprio hospital, que será neste sábado. A entrega da marmita, em forma de drive-thru, é no Lar dos Idosos de Tunápolis e de Santa Helena, das 11h15 às 12h30. Fichas estão à venda em Tunápolis, na Cooper A1, no Mercado Veneza, Sicoob e na Top 10. Em Santa Helena na Cooper A1 e no Mercado Encanto, e também com os funcionários do hospital. De acordo com a enfermeira da Associação Hospitalar, ANDRÉIA SCHOR, esta será a quinta edição do almoço em prol do hospital, que terá o seguinte cardápio: galeto assado, maionese de mandioca e arroz à grega. ANDRÉIA comenta que a população ajudou bastante na compra de fichas, e quem ainda quiser adquirir a sua, há disponível principalmente na farmácia do hospital.
O valor da ficha é 18 reais, um preço bem em conta, para a população ajudar o hospital, como já fizeram nos anos anteriores. A enfermeira ANDRÉIA SCHOR lembra que o valor arrecadado será revertido ao hospital e utilizado em melhorias na instituição, para cada vez atender melhor a população que necessita desse espaço. O objetivo, segundo ANDRÉIA, é melhorar os quartos clínicos do hospital, com instalação de climatizadores, já que no verão é muito quente e no inverno muito frio para os pacientes internados.
O período de inscrições para o Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudo, da prefeitura de Iporã do Oeste, iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 20 de agosto. Conforme o secretário de Planejamento e Gestão, WILSON MALLMANN, os estudantes devem acessar o site da prefeitura para consultar o edital e também providenciar a documentação, que deverá ser entregue na recepção da prefeitura, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h. Estudantes que se enquadram na bolsa são os de ensino técnico profissionalizante, de nível médio ou superior. Neste ano o programa foi ampliado e também contempla alunos das modalidades semipresencial e remota.
Referente ao primeiro semestre, em razão da pandemia da Covid-19, o estudante ficou dispensado do serviço voluntário. Para o segundo semestre a situação ainda será avaliada. A ideia do município é que haja uma contrapartida por parte do estudante, por meio da prestação de horas de serviço voluntário, conforme os valores que cada um receber. Segundo MALMANN, os valores foram definidos por decreto e serão proporcionais ao número de dias que o estudante precisa declarar na ficha de inscrição, para deslocamento e frequência na instituição, exceto se ainda houver situações em que o aluno esteja matriculado em curso presencial ou semipresencial, em que as aulas ainda sejam realizadas de forma remota. A estimativa do município é beneficiar entre 85 a 90 alunos, com investimento de aproximadamente 45 mil a 50 mil reais nessa etapa.
São João do Oeste vai vender seis terrenos de propriedade do município, na modalidade de concorrência pública. De acordo com o prefeito GENÉSIO ANTON, a venda vai se consumar no dia 27 de agosto, portanto daqui há três semanas. Desses terrenos, três estão localizados na cidade, dois na comunidade de Cristo Rei e um em Beato Roque, onde está instalada a Feira Permanente. O prefeito de SJO comenta que a administração gostaria de fazer leilão desses terrenos, porém não é possível devido à lei de licitações, 8.666, que impede de vender imóveis do município através de leilão. A única exceção para fazer leilão seria se o município tivesse recebido algum desses terrenos em dívida, decorrente de cessão de uso, o que não é o caso. Por este motivo, a venda dos terrenos será realizada pela modalidade de concorrência pública, por meio de envio de envelope com os lances. Quem der o melhor lance vai ficar com os terrenos colocados à disposição.
GENÉSIO ANTON enfatiza que já existe grande procura por parte de munícipes e investidores de fora. A expectativa é de que haja uma concorrência boa para os valores subirem. O prefeito avalia que dificilmente vai dobrar o valor do preço estipulado, como foi no caso do leilão de veículos inservíveis realizado na última sexta-feira, mas o município vai continuar trabalhando dentro dos limites da lei. Conforme ANTON, quem tiver interesse pode entrar em contato com o Setor de Compras da prefeitura para participar da compra e venda dos terrenos. SJO criou uma lei que determina que os recursos oriundos de todas as vendas de imóveis sejam utilizados em captação, reserva e distribuição de água, portanto serão aplicados nesse sentido.
O prefeito de SJO destaca ainda o resultado do leilão de bens inservíveis realizado na última sexta-feira. O valor inicial era de 303 mil reais, porém um Corsa Sedan, valendo 19 mil, não foi vendido. Já os demais bens disponibilizados no leilão, com lance inicial de 284 mil, foram arrematados por mais do que dobro do valor e renderam 650 mil e 600 reais aos cofres do município. GENÉSIO ANTON cita, entre os bens leiloados, um ônibus que pertencia ao Fundo Municipal da Educação, vendido por 90 mil reais, e uma ambulância, arrematada por 80 mil reais, cujo recurso vai para o Fundo Municipal da Saúde. Daqui há dez dias a Secretaria de Educação de SJO vai abrir licitação para compra de seis veículos novos, destinados para a prefeitura como um todo. A licitação será na modalidade de registro de preços. Segundo ANTON, esses veículos terão baixo custo de manutenção, diferente dos bens leiloados, que demandavam uma manutenção fora da curva aceitável.
-JOVEM FOGE DE HOSPITAL E ESTÁ DESAPARECIDO
-NERVOSISMO E EMOÇÃO MARCAM PRIMEIRA AUDIÊNCIA SOBRE CHACINA EM SAUDADES
A família de GABRIEL KOMMERS, de 24 anos, de Linha Laranjeira, interior de Itapiranga, registrou um boletim de ocorrência por volta das 17 horas desta quinta-feira, sobre o desaparecimento do jovem. Esta é a segunda vez em 15 dias que o rapaz desaparece. No dia 21 de julho o rapaz saiu de casa e foi localizado horas depois por populares caminhando em Vista Gaúcha/Rio Grande do Sul. Segundo informações, familiares levaram o jovem até o Hospital de Itapiranga nesta quinta-feira, para uma consulta, quando em um momento de descuido o rapaz fugiu. Ele estaria usando uma camiseta preta com mangas brancas, uma calça jeans e óculos. GABRIEL KOMMERS sofre de Esquizofrenia e é Autista. Ainda não há nenhuma informação de onde o jovem possa estar. Qualquer detalhe sobre o paradeiro dele pode ser informado à polícia, através do 190 ou pelo 34725075.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu por volta das 21h desta quinta-feira um homem, por direção perigosa. Ele “empinou” uma motocicleta na Rua Barão do Triunfo, próximo ao cruzamento com a Rua Almirante Tamandaré. No local havia cerca de 100 pessoas, tanto nas calçadas como também ao lado da via, e atravessando as faixas de pedestres, causando risco ainda maior de acidente. A guarnição da PM efetuou a abordagem e deu voz de prisão ao condutor. Após notificações cabíveis, a moto foi entregue para condutor habilitado.
A primeira audiência de julgamento sobre o ataque à creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, aconteceu nesta quinta-feira. Ela foi realizada em Pinhalzinho, onde seis vítimas e nove testemunhas contaram suas versões do ocorrido. Já o autor da chacina, FABIANO KIPPER MAI, será ouvido no próximo dia 24 de agosto, após o Poder Judiciário ouvir seis vítimas e 23 testemunhas da acusação. O acusado do ataque falará via internet, da sala do Presídio Regional de Chapecó, onde está mantido desde a data do crime. Vítimas e testemunhas devem participar, preferencialmente, de maneira presencial em suas oitivas. O agressor foi denunciado por 19 crimes de homicídio, entre consumados e tentados. Na manhã do dia quatro de maio deste ano, ele entrou numa creche no município de Saudades e golpeou fatalmente duas professoras e três bebês com uma espada ninja. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida e se recupera junto aos familiares.
Na audiência de ontem, as seis vítimas foram as primeiras a falar. Uma por vez, cada uma contou o que viveu naquele dia. Os depoimentos duraram cerca de duas horas e meia. Na sequência, foram ouvidas sete testemunhas. Outras duas desistiram de participar. A audiência terminou por volta das 18h. Como planejado, apenas o depoente, a assessora jurídica e um estagiário ficaram na sala. Juiz, promotor e advogado participaram via internet, de seus locais de trabalho.