De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os Bombeiros da Grécia, ajudados na manhã desta sexta-feira por colegas franceses, estão combatendo um grande incêndio de 30 quilômetros ao norte de Atenas. Cinco pessoas ficaram feridas e cinco cidades da região foram esvaziadas. Mais de mil e 200 hectares foram queimaram desde terça-feira. 57 dos 99 incêndios registrados no dia de ontem ainda não estavam totalmente controlados. Além disso, rodovias na região foram fechadas. Pelo menos 450 bombeiros gregos estão envolvidos no combate às chamas.
O governo da Venezuela e a oposição vão negociar uma saída para a crise política do país a partir do dia 13 de agosto, no México, segundo a agência Reuters. O diálogo será mediado por atores internacionais e terá o apoio da Noruega, que intermediou uma tentativa anterior de negociação em 2019. O presidente NICOLÁS MADURO disse que está disposto a negociar com a oposição e indicou que a agenda deveria se concentrar na suspensão das sanções norte-americanas, que têm como objetivo pressioná-lo a deixar o poder. O líder da oposição, JUAN GUAIDÓ, afirmou que quer usar as negociações para obter garantias de eleições livres e justas.
As pessoas vacinadas no Chile com duas doses da vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, receberão uma "dose de reforço" ou terceira dose das vacinas AstraZeneca ou PfizerBioNTech para reforçar sua imunização. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo presidente SEBASTIÁN PIÑERA. As autoridades de saúde detalharam que o processo começará com os adultos maiores de 55 anos que se vacinaram com duas doses da CoronaVac, a mais usada no país. Eles receberão uma terceira injeção da vacina AstraZeneca. Em seguida, serão incorporados ao calendário de reforço de vacinação os menores de 55 anos.
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira, a votação da medida provisória criada para desburocratizar o ambiente de negócios e o texto segue agora para sanção presidencial. Os deputados retomaram a versão que já tinha sido aprovada pela Casa, depois do Senado ter alterado a proposta ontem. O texto trata da facilitação para abertura de empresas, passando pela proteção de acionistas minoritários, facilitação do comércio exterior e desburocratização empresarial, entre outros temas. Uma das inovações é a emissão automática de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. O Ministério da Economia afirmou que o texto tem o potencial de aumentar o PIB brasileiro de quatro vírgula três para oito e meio por cento a longo prazo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 286 votos 173, o texto-base do projeto de lei que abre caminho para a venda dos Correios. Com o aval do Congresso, o governo planeja fazer o leilão da estatal no primeiro semestre de 2022, e se desfazer de cem por cento da empresa. Para isso, a proposta ainda precisa ser deliberada pelo Senado. Os dez destaques apresentados pela oposição que pretendiam alterar o texto do projeto foram rejeitados pelo plenário da Câmara.O governo afirma que há uma incerteza quanto à autossuficiência e capacidade de investimentos futuros por parte dos Correios e por isso é preciso fazer a privatização da estatal. O governo diz que são necessários investimentos da ordem de dois bilhões de reais ao ano na empresa.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso rejeitou nesta quinta-feira, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado FILIPE BARROS do PSL do Paraná. O deputado JUNIOR MANO do PL cearense foi designado novo relator. Como o parecer de FILIPE BARROS foi rejeitado, caberá a JUNIOR MANO elaborar um relatório em sentido contrário ou seja, pelo arquivamento da PEC. A votação está prevista para esta sexta. Apesar de o texto ter sido rejeitado na comissão especial, a proposta ainda continua sendo discutida na Câmara. Para valer nas eleições de 2022, qualquer mudança nas regras eleitorais tem de ser aprovada até outubro.
As chuvas registradas durante o mês de julho em Santa Catarina ficaram abaixo da média esperada para o período em todas as regiões. É o que aponta a edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado publicada nesta semana. Em consequência, aumentou o número de municípios em situação de atenção em relação à estiagem e aos impactos nos serviços de abastecimento urbano. Dos 279 municípios que responderam ao levantamento, 96 estão em estado de atenção, dois em alerta e três em nível crítico. Outros 178 municípios estão em situação de normalidade. Em todo o estado, praticamente não choveu em julho. No Litoral Norte a ausência de precipitação variou entre 24 e 26 dias e na maior parte de Santa Catarina foram até 28 dias sem chuva durante o mês.
Santa Catarina vai adotar uma nova carteira de identidade que terá o Cadastro de Pessoas Físicas como numeração única. O documento busca unificar outros registros civis como o RG e poderá servir de modelo para o país. Segundo o Instituto Geral de Perícias, que desenvolve a novidade, a intenção é eliminar as 27 numerações diferentes de RG que são possíveis em cada um dos estados. Além disso, a numeração única com base no CPF permitirá a consulta a outros documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, PISPasep, certificado militar e outros. Na prática, o documento será como a carteira de identidade emitida atualmente, mas com o uso do CPF como numeração única, valendo também como RG. O documento ainda deve ser lançado ainda este ano.
O governo de Santa Catarina pretende começar a pagar o novo salário mínimo dos professores ainda em agosto. A intenção é pagar as primeiras parcelas do reajuste ainda na folha deste mês. O novo piso será de cinco mil reais. Na semana que vem o projeto deve passar por parte das comissões permanentes da Assembleia Legislativa, mas a votação ficará ainda mais para frente. O Executivo pretende pagar em agosto duas parcelas: a do próprio mês e também de fevereiro, já que a ideia é fazer o aumento retroativo. Depois, em setembro, será feito o depósito do aumento do respectivo mês e também de março. Assim será nos próximos meses até que o retroativo seja finalizado. Mesmo com a lei federal 173 que impede concessão de aumentos salariais para todas as categorias de servidores, o governo de entende que podem fazer a mudança no patamar dos profissionais da educação.
Retorno às aulas na Apae foi um momento de muita satisfação para professores, alunos e funcionários. A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - ELAINE MENEGUS, destaca principalmente a alegria que percebeu em todos ao voltarem para as aulas presenciais após o recesso. O período de 15 dias sem atividades com alunos, no caso dos professores, teve a primeira semana voltada à capacitação como cursos e preparações, e a segunda, reservada para descanso, para que os profissionais voltassem renovados no segundo semestre.
Agosto é o mês do excepcional. Os integrantes da Apae tiveram uma volta especial, como conta a diretora ELAINE MENEGUS. Os professores prepararam uma recepção aos alunos, motivando para o retorno das aulas. Além do mês dedicado as pessoas atendidas pela Apae, entre os dias 21 e 28, é celebrada a semana do excepcional. Em comemoração a isso, já estão sendo organizadas músicas e atividades diferenciadas, para comemorar a data. A diretora fala ainda sobre as oficinas, já que muitas foram canceladas devido a Covid-19, mas agora estão sendo preparadas para voltar, tudo para que os alunos se sintam bem e acolhidos na Apae.
Câmara de Vereadores de Saltinho não faz recesso na metade do ano. O presidente da casa legislativa no município - BRAULIO CASAGRANDE, conta que os vereadores fazem uma pausa nas sessões ordinárias somente no final do ano, de 15 de dezembro até o final de janeiro. Na opinião dele, isso é positivo para o avanço do município, que foi definido ainda na criação do regimento da câmara de vereadores. Mesmo que sessões extraordinárias possam ser convocadas durante o período, elas tem um custo para serem organizadas, diferente do que acontece no restante do ano.
Saltinho realizou ontem a primeira sessão ordinária de agosto. Toda quinta-feira, às 18 horas os vereadores se reúnem na casa legislativa. O presidente BRAULIO CASAGRANDE, fala que infelizmente não será possível contar com muitas pessoas acompanhando presencialmente, devido às regras de segurança impostas pela a pandemia. Somente 30 por cento dos lugares na câmara podem ser ocupados, com regras de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. O presidente torce para que a pandemia se encerre logo, e a população possa voltar a sua vida normalmente, inclusive acompanhando de perto o trabalho dos vereadores.
Prefeito de São Lourenço do Oeste passou os 3 primeiros dias da semana em Florianópolis. RAFAEL CALEFFI percorreu gabinetes de deputados e se reuniu com o secretário estadual de administração. Com ele tratou da liberação de um terreno para construir a sede do CIS-AMOSC – Consórcio Intermunicipal de Saúde. O prefeito não tem dúvida da importância do órgão para toda nossa região, porque servirá para agilizar os ambulatórios para atender a população, com consultas e exames. A sede vai evitar. Entre outras coisas, muitos deslocamentos dos pacientes.
RAFAEL CALEFFI aproveitou sua viagem a capital do Estado para se reunir com secretário da saúde ANDRÉ MELO. Com ele tratou das cirurgias eletivas, aquelas que precisam ser feitas, mas não tem urgência. É que na pandemia, muitos procedimentos desse tipo tiveram que ser suspensos, como é o caso de operações de vesícula, hérnia e para retirada de pedras nos rins. CALEFFI pediu ao Governo do Estado a doação do terreno do IFSC. A intenção, em seguida, é gestionar em Brasília a transformação do Instituto Federal de Santa Catarina em universidade, para atender mais de 2 mil estudantes do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.
Prefeitura de Campo Erê organiza mapeamento do cemitério municipal. De acordo com a chefe do executivo - ROZANE MOREIRA, o governo municipal sentiu a necessidade de iniciar um trabalho de organização no cemitério, proporcionando um local mais limpo e bem planejado. A prefeitura contratou uma empresa para fazer o georreferenciamento do local, mapeando e identificando os túmulos. ROZANE informa que a longo prazo, o desejo é fazer um ossuário no centro do cemitério, para armazenar ossos que estejam em túmulos abandonados. Porém, para isso é necessário que estejam todos identificados, caso a família volte a procurar os restos mortais do ente querido.
Prefeitura de Campo Erê busca informações sobre túmulos sem identificação. A prefeita ROZANE MOREIRA pede às famílias que não desejam colocar placa no túmulo, que compareçam no cemitério no dia 21, agora de agosto. Naquela data, funcionários da empresa contratada para o mapeamento estarão no local anotando e localizando as lápides. A prefeita explica que a organização do cemitério vai ser dividida em quadras, com todos os túmulos numerados. Assim, quando algum parente distante deseja visitar, será fácil encontrar o local em que seu familiar foi enterrado.
Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica mapear e organizar o cemitério. Com o passar do tempo vai aumentando o número de sepulturas, dificultando a identificação de túmulos antigos e terminando o espaço livre. Por isso, a prefeita de Campo Erê ROZANE MOREIRA considera um investimento muito importante para conservar a história do município. Outra obra planejada é a construção de uma capela mortuária social, que seja pública. A chefe do executivo deseja ampliar também o estacionamento, a distribuição de lixeiras e o acesso a água no local, e tudo isso começa com o mapeamento.
Obras são necessárias enquanto ainda há espaço disponível no cemitério de Campo Erê. ROZANE MOREIRA salienta que as reformas são urgentes, enquanto ainda é possível a organização. Na visão dela, a partir da organização e retirada de ossos, será liberado bastante espaço no cemitério, prolongando o tempo em que é necessária a ampliação. ROZANE acredita que logo será necessário fazer sepulturas verticais para economizar ainda mais área. Para deixar o espaço mais bonito e organizado, o principal é que cada família se sinta responsável por cuidar do túmulo de seus entes falecidos.
Mulher que estava desaparecida é encontrada em área de reflorestamento. FRANCISCA WEBER havia sumido na madrugada de quarta-feira, da casa onde mora na Linha São Pedro, em Marmeleiro, foi encontrada por volta das 14 horas de ontem. Familiares contaram que foram vizinhos que localizaram a mulher na mata de eucaliptos, a cerca de três quilômetros de onde mora. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi chamado e estava ajudando nas buscas. Os socorristas fizeram os primeiros atendimentos no local e em seguida ela foi levada ao hospital de Marmeleiro.
Polícia Militar prende foragido no Alto São Mateus. Após receber informações no final da noite de ontem, de que um foragido da Penitenciária de Campos Novos estaria escondido na divisa entre Marmeleiro e Campo Erê, policiais militares dos dois municípios fizeram buscas e localizaram o homem de 43 anos. Ao ser abordado ele apresentou documentação falsa, mas acabou confessando seu verdadeiro nome e disse ser foragido. Contra ele haviam dois mandados de prisão. O homem foi entregue no DEPEN em Francisco Beltrão, onde fica a disposição da Justiça de Santa Catarina.
Motorista é preso por embriaguez após sofrer acidente. Na madrugada de hoje, um homem de 38 anos foi detido em flagrante por dirigir embriagado. O caso aconteceu na SC-305, em Campo Erê. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o Gol que saiu da pista era emplacado em Santa Terezinha do Progresso. O motorista foi levado para à delegacia de Campo Erê.
Colisão entre carro e moto deixa condutor ferido. Por volta das 14 horas e 25 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, se deslocou até a Rua Tiradentes Bairro São Francisco, para atender a um acidente de trânsito, envolvendo carro e moto. Foi uma colisão lateral entre um Gol, dirigido por uma mulher e uma moto Honda Titan, conduzido por um homem. A motorista do carro não sofreu ferimentos, já o condutor da motocicleta foi encontrado sentado na rodovia, com escoriações nos braços e lesão no joelho. Após avaliação e imobilização, os socorristas, conduziram a vítima até a UPA 24 horas. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar.
Acusado de matar detento dentro de presídio é condenado a 13 anos de prisão. Em júri popular realizado ontem na Comarca de Francisco Beltrão, o réu FELIPE SOARES FERRAIS, acusado de matar JANDIR RIBEIRO, foi condenado a 13 anos de reclusão em regime inicial fechado. O julgamento começou às nove e meia da manhã e terminou às 21 horas e 30 minutos, quando ele recebeu a sentença final. O crime ocorreu volta das três horasda madrugada de 19 de abril de 2019, num cubículo na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde estavam presos o acusado FELIPE, JOÃO PAULO MENDES e a VÍTIMA JANDIR RIBEIRO.
JOÃO PAULO e FELIPE mataram JANDIR com golpes de estoque, e assumiram o crime alegando que haviam sido agredidos por ele. Depois, JOÃO PAULO foi encontrado morto por enforcamento também no presidio. FELIPE SOARES FERRAIS, que já cumpria pena por outros crimes, agora vai cumprir também por essa condenação. Após o término do julgamento ele foi encaminhado novamente ao presídio.