ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 06 08 2020

-TCU SUSPEITA DE FRAUDE EM 130 MIL ACORDOS DE REDUÇÃO OU SUSPENSÃO DA JORNADA

-TRAMITAÇÃO DO IMPEACHMENT DE MOISES É SUSPENSA PELA JUSTIÇA

-VICE-PREFEITO CONFIRMA DE PP ESTÁ FORA DO GOVERNO MUNICIPAL

-REGIÃO MUDA DE BANDEIRA E PASSA A TER GRAVE RISCO DE CONTÁGIO DA COVID-19

-AMEOSC DECIDE SUSPENDER TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS ATÉ SETEMBRO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE TRAFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-CAMINHÃO PASSA POR CIMA DE MOTO, MAS MOTOCICLISTA TEM APENAS FERIMENTOS LEVES

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O ministério da Saúde do Líbano atualizou nesta quinta-feira o balanço de vítimas da explosão que devastou a zona portuária de Beirute: mais de 137 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas. Dezenas seguem desaparecidas, de acordo com o porta-voz RIDA MOUSSAOUI. A tragédia de terça-feira, provocada segundo as autoridades por um incêndio em um depósito que armazenava uma grande quantidade de nitrato de amônio no porto da capital libanesa, deixou quase 300 mil desabrigados, segundo a France Presse. O material com potencial explosivo estava armazenado há seis anos sem a segurança necessária. Na quarta-feira, responsáveis pela autoridade portuária desde 2014 foram colocadas em prisão domiciliar.

O principal silo de armazenamento de grãos do Líbano foi destruído na explosão registrada na terça-feira, o que deixou o país com menos de um mês em reservas de grãos, embora ainda haja farinha suficiente para evitar uma crise. A informação é do ministro da economia. Um dia depois da devastadora explosão no porto de Beirute, o ministro RAOUL NEHME disse à Reuters que o país precisa de reservas para ao menos três meses para garantir a segurança alimentar e que estava olhando outras áreas para armazenamento. O distrito portuário de Beirute foi destruído pela explosão, o que desativou o principal ponto de entrada para importações que alimentam uma nação com mais de seis milhões de pessoas.

O candidato à Casa Branca JOE BIDEN não irá pessoalmente aceitar sua indicação na convenção democrata de Milwaukee, Wisconsin, "a fim de proteger a saúde pública" em meio à pandemia de Covid-19. BIDEN fará seu discurso para formalizar sua candidatura em Delaware, onde mora. A hora e o local serão anunciados "mais tarde". Essa decisão, a primeira da história, tornará a convenção totalmente virtual. As convenções dos partidos costumam marcar o início oficial da campanha eleitoral, quando milhares de pessoas vão assistir aos discursos dos candidatos e de seus apoiadores, transmitidos ao vivo pelos principais canais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira de dois vírgula 25 por cento para dois por cento. Esse foi o nono corte seguido na Selic. A decisão foi unânime. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A redução na Selic seguiu a expectativa de analistas do mercado financeiro. Para eles, essa decisão encerra o ciclo de cortes iniciado em agosto de 2019. Segundo o Copom, eventuais ajustes futuros no estímulo monetário dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que estende o auxílio emergencial de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tiverem recebido o benefício. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para sanção presidencial. O pagamento estava previsto no projeto aprovado pelo Congresso Nacional que deu origem à lei do auxílio emergencial. O trecho, no entanto, foi vetado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelo novo texto aprovado pelo Congresso, os agricultores familiares deverão receber cinco parcelas de 600 reais. O projeto também prevê outras medidas como uma linha de crédito com taxa de juros de um por cento ao ano; prazo de vencimento mínimo de 10 anos e com cinco de carência e limite de financiamento de 10 mil por beneficiário

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União identificou a possibilidade de fraude no pagamento de mais de 130 mil acordos do Programa de Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e Renda. O programa permite a suspensão ou redução da jornada de trabalho com uma compensação emergencial paga ao trabalhador pelo governo federal. Segundo o ministro BRUNO DANTAS, relator do processo, essas possíveis irregularidades podem ter levado ao pagamento indevido de mais de 151 milhões em benefícios. Entre as possíveis irregularidades apontadas pela auditoria, está a identificação de 90 mil requerimentos duplicados feitos para o mesmo CPF na mesma empresa, o que pode representar o pagamento indevido de 108 milhões de reais.

Durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira, o Governo do Estado apresentou um aplicativo para acompanhamento das emendas impositivas. A ferramenta está disponível em um link permanente no site da Fazenda. Neste biênio, o governo catarinense tem a previsão de repassar mais de 491 milhões em emendas parlamentares, sendo que 243 milhões são referentes a 2019 e 248 milhões são deste ano. A ferramenta permite que toda a população catarinense acompanhe datas e quais municípios estão recebendo os pagamentos.

A Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense, é uma das quatro universidades brasileiras que estão à frente, no país, de um estudo colaborativo internacional para coletar dados sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde mental das pessoas. A pesquisa envolve mais de 200 cientistas de 35 países. A pesquisa pretende ser o maior diagnóstico de saúde mental do mundo. O objetivo é entender o que pode melhorar os efeitos negativos sobre o bem-estar físico e mental, mas também desenvolver estratégias preventivas que possam acontecer em pandemias futuras. Com o estudo, os gestores públicos podem pensar em políticas e investimentos no setor. Por enquanto, pouco mais de dois mil brasileiros responderam às perguntas, e a meta é chegar a 30 mil.

Está suspensa a tramitação do processo de impeachment aberto pela Assembleia Legislativa contra o governador CARLOS MOISÉS, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário da Administração JORGE TASCA. Em decisão liminar, o desembargador LUIZ CÉZAR MEDEIROS atendeu ao pedido da defesa do governador, que questiona o rito do processo definido pela mesa diretora da Alesc. O governador entrou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça nesta quarta-feira questionando o ato da mesa que regulamentou o processo de impeachment por entender que ele diverge da lei federal de 1950 que regulamenta o instrumento. Segundo o advogado do governador, MARCOS PROBST, a Alesc suprimiu as fases do processo que permitem a ampla defesa, ao permitir que o afastamento dos acusados dos cargos seja realizados já na votação da admissibilidade do processo. MEDEIROS suspendeu a tramitação do processo de impeachment até o julgamento do final do mandado de segurança apresentado por MOISÉS.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai ficar de portas fechadas até a semana que vem. A entidade está passando por reformas na sede que fica no centro da cidade. Por isso, a rede suspendeu o atendimento das mulheres e os exames preventivos previstos para esta semana. O retorno dos serviços vai ocorrer a partir de terça-feira, dia 11 de agosto. Para fazer a coleta de material para o exame preventivo é preciso apresentar os documentos pessoais como RG, CPF e Cartão do SUS. Todos os serviços prestados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer são gratuitos.

O líder do governo, CLAUDIO BARP, esteve no Peperi Entrevista de hoje e fez uma avaliação positiva dos projetos aprovados nesta semana pela câmara de vereadores. Ele citou que as matérias que tratam do remanejamento de recursos vão permitir investimentos importantes, com a ampliação do posto de saúde do centro. O projeto mais importante aprovado nesta semana, segundo BARP, é o que autoriza a prefeitura a contrair um novo empréstimo de 15 milhões de reais. A matéria passou em segundo turno com a maioria de votos e três abstenções. BARP citou que o projeto vai resultar em uma economia de três milhões de reais, já que o novo empréstimo será usado para quitar outro financiamento e vai ter um juro menor.

O Cedup Getúlio Vargas segue com as atividades em meio à pandemia da Covid-19. A informação é do diretor do colégio agrícola de São Miguel do Oeste, WILSON WRONSKI. Conforme ele, desde a suspensão das atividades ocorridas no mês de março várias foram as dificuldades encontradas para manter em funcionamento o a unidade. Segundo ele, o principal entrave foi relativo a escola fazenda que exige trabalho manual diário e acabou sofrendo drasticamente com o isolamento social imposto pelos órgãos de Saúde.

A escola fazenda presente no Cedup Getúlio Vargas produz alimentos diversos, além de manter á disposição dos estudantes uma quantidade de animais. A afirmação é do diretor da unidade em São Miguel do Oeste, WILSON WRONSKI. Ele destacou que apesar das adaptações realizadas é inevitável não falar em prejuízos tanto em relação ao aprendizado dos alunos quanto na produção que era desenvolvida no colégio agrícola. De acordo com o diretor, mesmo com o trabalho sendo realizado via internet, será difícil recuperar o tempo perdido com os alunos.

Os professores estão em contato praticamente que diário com os alunos da instituição. O comentário é do diretor do Cedup Getúlio Vargas, WILSON WRONSKI. Ele disse ao todo, são 23 disciplinas trabalhadas contando com as do ensino médio e do ensino técnico. Ele revelou que a instituição atende 254 alunos de 33 municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Ele ressaltou que desse total, apenas cinco alunos estão trabalhando com o material impresso, sendo que o restante segue as atividades via on-line. WILSON WRONSKI salientou que a maioria dos estudantes é dos municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Guaraciaba e Iporã do Oeste.

Com a pandemia do coronavírus, a Epagri teve que se adaptar a novas formas de atender os agricultores. Uma das estratégias mais utilizadas tem sido as capacitações online. De acordo com a extensionista de Descanso, FLAVIA DE OLIVEIRA, os escritórios locais estão desenvolvendo atividades como capacitações, cursos e palestras pela internet. Além disso, os técnicos estão usando outras ferramentas, como o whatsApp para distribuir material informativo para os produtores. Os profissionais da empresa gravam orientações em áudio e vídeo e encaminham para as famílias. Além disso, a Epagri também usa essas ferramentas para a troca de informações e experiências entre os profissionais da empresa.

O retorno das atividades desenvolvidas à distância pela Epagri na região tem sido muito positivo. A observação é da extensionista de Descanso, FLAVIA DE OLIVEIRA. Ela esteve no RPN primeira edição de ontem e comentou que os agricultores estão acessando os conteúdos e aproveitando as informações para aplicar no dia-a-dia da propriedade. FLAVIA comentou que essa é uma situação nova e um desafio para todos. A extensionista da Epagri comentou que a efetividade das atividades à distancia depende muito da qualidade da internet no campo e este ainda é um problema em muitas comunidades rurais. Mesmo assim, os agricultores, via de regra, conseguem participar das atividades remotas promovidas pela empresa de assistência e extensão rural do governo.

Muitas comunidades rurais ainda não tem acesso a sinal de celular e muito menos de internet. A afirmação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele disse que este é um velho problema que a federação vem denunciando há muito tempo aos governos estadual e municipal. Para DRESCH, essa questão só será resolvida com a intervenção do poder público. O coordenador da Fetral Sul, JANDIR SELZLER também tem a mesma opinião. Ele disse que a internet é indispensável para o agricultor e é preciso investimento público para garantir um serviço de qualidade no campo. Ele citou que a situação atual é deficitária e muitos agricultores precisam vir para a cidade para participar de cursos e qualificações a distância porque o acesso a internet nas propriedades é muito limitado.

O Partido Progressista está fora do governo municipal em São Miguel do Oeste. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo vice-prefeito ALFREDO SPIER. Recentemente, o presidente da sigla, GILMAR BALDISSERA, anunciou que a coligação entre PP e PSD não deve se repetir na eleição deste ano. Na oportunidade, ele também disse que a permanência do PP nos espaços do governo municipal ficaria a critério de cada servidor e que o compromisso do partido iria até o final deste mandato em 31 de dezembro. No Peperi Entrevista de ontem o vice-prefeito ALFREDO SPIER disse que o PP está fora do governo e que a permanência dos secretários de Saúde, Urbanismo e Assistência Social nos cargos é uma decisão pessoal e não do partido.

O vice-prefeito ALFREDO SPIER não está mais prestando expediente na prefeitura desde que o houve a confirmação de que a coligação entre PP e PSD não se repetiria no pleito deste ano. No Peperi Entrevista de ontem, SPIER disse que passou a trabalhar de casa em razão da pandemia do coronavírus e que pretende voltar a atender na prefeitura em breve. O vice-prefeito ocupou as secretarias da Fazenda e de Administração e Finanças nos anos de 2017 e 2018. Ele disse que, “estranhamente”, foi convidado pelo executivo a deixar essas funções e desde 2019 não ocupa mais nenhum cargo na administração, além da função eletiva de vice-prefeito. SPIER citou que mesmo com a saída do PP do governo, vai exercer o papel de vice-prefeito e continuar trabalhando para atender as demandas da população.

Mesmo com o desentendimento e o fim da aliança PP-PSD, o vice-prefeito ALFREDO SPIER pretende manter um relacionamento dentro da normalidade. Ele afirmou durante o Peperi Entrevista de ontem que vai continuar atendendo as pessoas e empresas e encaminhar as demandas apresentadas para a avaliação do poder executivo. SPIER disse que apesar da saída do PP do governo, ele não vai declinar do cargo para o qual foi eleito. O vice-prefeito do progressista ressaltou que está à disposição e aberto ao diálogo. SPIER disse ainda que não tem nenhum problema com o prefeito WILSON TREVISAN e que vai continuar trabalhando de forma democrática dentro das atribuições do cargo.

Mais 17 pessoas, 11 mulheres e seis homens, testaram positivo para covid-19 nesta quarta-feira. Ao todo, 308 pessoas foram confirmadas com a doença até o momento no município. Desse total, 219 estão recuperadas e 89 continuam com o vírus ativo. A única pessoa que estava em internação hospitalar, evoluiu para o isolamento domiciliar no dia de hoje. Além do paciente de São Miguel do Oeste, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais duas altas hospitalares de pacientes de Barracão e de Romelândia. A ocupação é de sete pacientes confirmados na UTI, o que dá uma taxa de 38 por cento. Na enfermaria, são dois positivos e um suspeito com 18 por cento dos leitos ocupados.

A classificação de risco de transmissão do coronavírus no extremo-oeste mudou nesta semana. A região, que até então tinha avaliação de alto risco de contágio, foi reclassificada para risco grave. Ou seja, o extremo-oeste passou da segunda para a terceira faixa. Isso significa que a situação da região se agravou na última semana. Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de oito indicadores em quatro dimensões de prioridade de atuação local, que são Isolamento Social Investigação, testagem e isolamento de casos, Reorganização de fluxos assistenciais e Ampliação de leitos. O extremo-oeste era a única região do estado que estava com alto risco de contágio.

Os integrantes da Comissão de Intergestores Regionais da Ameosc se reuniram nesta quarta-feira para uma nova discussão sobre a pandemia do coronavírus e seus reflexos na região. A reunião foi coordenada pela secretária de Saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO e contou com a participação dos prefeitos da região. Um dos principais temas do encontro foi a mudança da classificação de risco de contágio do extremo-oeset que passou de “risco alto” para “risco grave”. DEBORA disse que a alteração se deve ao crescimento dos casos e da testagem de pacientes. Ela comentou que o fato da região entrar para a lista de locais com risco grave de contaminação é preocupante, mas já era esperado.

A região já se antecipou e adotou medidas mais restritivas ainda na semana passada, quando o extremo-oeste ainda estava com alto risco de contágio. De acordo com a secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado de secretários de Saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO, os prefeitos adotaram novas ações no sentido de impedir a aglomeração de pessoas e reduzir o risco de novos casos de Covid-19. Na reunião de ontem, os secretários de saúde e os prefeitos da Ameosc também debateram a situação do transporte coletivo de passageiros intermunicipal e interestadual. As regiões categorizadas em “gravíssimas” suspenderam o transporte coletivo de passageiros. A Ameosc também definiu que a partir de agora os municípios do extremo-oeste vão suspender todo o transporte coletivo municipal e intermunicipal até o dia sete de setembro por precaução.

A secretaria estadual de saúde credenciou mais 30 leitos de retaguarda em pequenos hospitais da região. A informação é do prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO. De acordo com ele, o governo atendeu o pedido da região e credenciou mais leitos para desafogar o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A secretaria credenciou 10 leitos no Hospital de Guarujá, 10 em Descanso e mais 10 no Hospital de Iporã do Oeste. CASTRO disse que a situação melhorou bastante. A Ameosc ainda aguarda o credenciamento de leitos de retaguarda no Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, cumpriu, na manhã desta quarta-feira, cinco mandados judiciais que resultaram na prisão de três pessoas em Cunha Porã. A ação é um desdobramento da “Operação Raio” deflagrada pela Polícia Civil em julho deste ano quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Na oportunidade foi preso em flagrante o líder do grupo por tráfico de drogas. Nesta quarta-feira os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva de integrantes da associação criminosa identificada e desmantelada pela Polícia Civil de Cunha Porã. Ao todo, quatro pessoas estão presas em decorrência da investigação que identificou e responsabilizou 10 pessoas por estarem associadas ao tráfico de drogas no município.

A Polícia Militar de Guaraciaba apreendeu nesta semana uma motocicleta com seis mil reais em multas vencidas. A guarnição estava em policiamento ostensivo quando abordou uma motocicleta que possuía débitos de licenciamento desde 2015. O condutor disse que havia acabado de comprar a moto por mil e 500 reais. Durante a abordagem, foram emitidas novas multas por licenciamento vencido, lacre rompido e descarga livre. A moto foi removida para o pátio conveniado.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na BR 282. A colisão aconteceu por volta das quatro horas da tarde na rodovia que liga São Miguel do Oeste a Maravilha. Um homem de 53 anos, que conduzia uma HondaBiz, com placa de Maravilha, perdeu o controle, caiu na pista e colidiu frontalmente contra um caminhão Mercedes Benz, com placas de São José do Cedro O caminhão passou por cima da moto que ficou totalmente destruída. Apesar do susto, o motociclista teve apenas ferimentos leves, como escoriações nos braços. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez o atendimento no local, mas a vítima recusou a condução ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.