-TCU SUSPEITA DE FRAUDE EM 130 MIL ACORDOS DE REDUÇÃO OU SUSPENSÃO DA JORNADA
-TRAMITAÇÃO DO IMPEACHMENT DE MOISES É SUSPENSA PELA JUSTIÇA
-CEJA MANTÉM CONVÊNIO COM O INTITUTO FEDERAL
-LIBERAÇÃO DE OBRAS EM ÁREAS DE APP MUDA CENÁRIO DA CIDADE
-SUINOCULTURA REPRESENTA 50% DA ECONOMIA DE TUNÁPOLIS
-PREFEITO RELATA DIFICULDADE EM OBTER RECURSOS PARA OBRAS
-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS
-CARRETA PASSA POR CIMA DE MOTO E PILOTO FICA LEVEMENTE FERIDO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O ministério da Saúde do Líbano atualizou nesta quinta-feira o balanço de vítimas da explosão que devastou a zona portuária de Beirute: mais de 137 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas. Dezenas seguem desaparecidas, de acordo com o porta-voz RIDA MOUSSAOUI. A tragédia de terça-feira, provocada segundo as autoridades por um incêndio em um depósito que armazenava uma grande quantidade de nitrato de amônio no porto da capital libanesa, deixou quase 300 mil desabrigados, segundo a France Presse. O material com potencial explosivo estava armazenado há seis anos sem a segurança necessária. Na quarta-feira, responsáveis pela autoridade portuária desde 2014 foram colocadas em prisão domiciliar.
O principal silo de armazenamento de grãos do Líbano foi destruído na explosão registrada na terça-feira, o que deixou o país com menos de um mês em reservas de grãos, embora ainda haja farinha suficiente para evitar uma crise. A informação é do ministro da economia. Um dia depois da devastadora explosão no porto de Beirute, o ministro RAOUL NEHME disse à Reuters que o país precisa de reservas para ao menos três meses para garantir a segurança alimentar e que estava olhando outras áreas para armazenamento. O distrito portuário de Beirute foi destruído pela explosão, o que desativou o principal ponto de entrada para importações que alimentam uma nação com mais de seis milhões de pessoas.
O candidato à Casa Branca JOE BIDEN não irá pessoalmente aceitar sua indicação na convenção democrata de Milwaukee, Wisconsin, "a fim de proteger a saúde pública" em meio à pandemia de Covid-19. BIDEN fará seu discurso para formalizar sua candidatura em Delaware, onde mora. A hora e o local serão anunciados "mais tarde". Essa decisão, a primeira da história, tornará a convenção totalmente virtual. As convenções dos partidos costumam marcar o início oficial da campanha eleitoral, quando milhares de pessoas vão assistir aos discursos dos candidatos e de seus apoiadores, transmitidos ao vivo pelos principais canais.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira de dois vírgula 25 por cento para dois por cento. Esse foi o nono corte seguido na Selic. A decisão foi unânime. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A redução na Selic seguiu a expectativa de analistas do mercado financeiro. Para eles, essa decisão encerra o ciclo de cortes iniciado em agosto de 2019. Segundo o Copom, eventuais ajustes futuros no estímulo monetário dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que estende o auxílio emergencial de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tiverem recebido o benefício. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para sanção presidencial. O pagamento estava previsto no projeto aprovado pelo Congresso Nacional que deu origem à lei do auxílio emergencial. O trecho, no entanto, foi vetado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelo novo texto aprovado pelo Congresso, os agricultores familiares deverão receber cinco parcelas de 600 reais. O projeto também prevê outras medidas como uma linha de crédito com taxa de juros de um por cento ao ano; prazo de vencimento mínimo de 10 anos e com cinco de carência e limite de financiamento de 10 mil por beneficiário
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União identificou a possibilidade de fraude no pagamento de mais de 130 mil acordos do Programa de Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e Renda. O programa permite a suspensão ou redução da jornada de trabalho com uma compensação emergencial paga ao trabalhador pelo governo federal. Segundo o ministro BRUNO DANTAS, relator do processo, essas possíveis irregularidades podem ter levado ao pagamento indevido de mais de 151 milhões em benefícios. Entre as possíveis irregularidades apontadas pela auditoria, está a identificação de 90 mil requerimentos duplicados feitos para o mesmo CPF na mesma empresa, o que pode representar o pagamento indevido de 108 milhões de reais.
Durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira, o Governo do Estado apresentou um aplicativo para acompanhamento das emendas impositivas. A ferramenta está disponível em um link permanente no site da Fazenda. Neste biênio, o governo catarinense tem a previsão de repassar mais de 491 milhões em emendas parlamentares, sendo que 243 milhões são referentes a 2019 e 248 milhões são deste ano. A ferramenta permite que toda a população catarinense acompanhe datas e quais municípios estão recebendo os pagamentos.
A Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense, é uma das quatro universidades brasileiras que estão à frente, no país, de um estudo colaborativo internacional para coletar dados sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde mental das pessoas. A pesquisa envolve mais de 200 cientistas de 35 países. A pesquisa pretende ser o maior diagnóstico de saúde mental do mundo. O objetivo é entender o que pode melhorar os efeitos negativos sobre o bem-estar físico e mental, mas também desenvolver estratégias preventivas que possam acontecer em pandemias futuras. Com o estudo, os gestores públicos podem pensar em políticas e investimentos no setor. Por enquanto, pouco mais de dois mil brasileiros responderam às perguntas, e a meta é chegar a 30 mil.
Está suspensa a tramitação do processo de impeachment aberto pela Assembleia Legislativa contra o governador CARLOS MOISÉS, a vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário da Administração JORGE TASCA. Em decisão liminar, o desembargador LUIZ CÉZAR MEDEIROS atendeu ao pedido da defesa do governador, que questiona o rito do processo definido pela mesa diretora da Alesc. O governador entrou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça nesta quarta-feira questionando o ato da mesa que regulamentou o processo de impeachment por entender que ele diverge da lei federal de 1950 que regulamenta o instrumento. Segundo o advogado do governador, MARCOS PROBST, a Alesc suprimiu as fases do processo que permitem a ampla defesa, ao permitir que o afastamento dos acusados dos cargos seja realizados já na votação da admissibilidade do processo. MEDEIROS suspendeu a tramitação do processo de impeachment até o julgamento do final do mandado de segurança apresentado por MOISÉS.
Sindicato e ICASA alteram horário de atendimento. O Sindicato dos Produtores Rurais segue o decreto municipal de atendimento em turno único. Conforme o presidente WALDEMAR SCHROEDER, o horário de funcionamento do foi alterado hoje e prossegue até o dia 14 de agosto das sete horas às 13 horas. O trabalho restrito faz parte das medidas de enfrentamento à pandemia. SCHROEDER destaca que o Sindicatos dos Produtores Rurais mantém projetos em sua área de atuação nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste em parceria com o SENAR. Devido a pandemia várias capacitações foram afetadas.
Liberação de obras em abrangência de APP muda cenário da cidade de Itapiranga. Por mais de seis anos o município foi impedido de liberar alvarás de construção em distância de até 500 metros do Rio Uruguai. Em 2018 a proibição, devido ação do Ministério Público Federal, foi derrubada e as obras retornaram. De acordo com o diretor de Engenharia, Projetos e Convênios de Itapiranga, DOUGLAS THIEL, no primeiro semestre de 2018, ainda com restrições para obras em áreas de Preservação Permanente, foram emitidos 58 alvarás. Em 2020 ocorreu um grande salto na emissão de alvará de construção com liberação de 99 obras. O diretor chama atenção para o maior número de construções nas avenidas Beira Rio e Uruguai e ainda no centro da cidade.
Diretor avalia que novas obras em Itapiranga influenciam na economia do município. Construção civil registra aumento na prestação de serviços, além do aquecimento nas vendas de material de construção. DOUGLAS THIEL chama atenção que construções antigas estão sendo substituídas por novas edificações residenciais e comerciais. Empresários que aguardavam por ampliações de suas atividades ou construções de novas salas comerciais, tiveram oportunidade para realizar investimentos. O diretor de Engenharia, Projetos e Convênios da prefeitura também aponta como positivo a realização de pequenas reformas, ampliações e melhorias em residências. Segundo THIEL a cidade evolui com a liberdade de construções em diferentes áreas.
Setor de Urbanismo de Tunápolis orienta sobre alteração na recolha do lixo em comunidades do município. Conforme VOLMIR LAWISCH, secretário de Indústria e Comércio e responsável pelo setor de Urbanismo, o serviço de coleta do lixo orgânico e reciclável é feito por empresa licitada, abrangendo a cidade e comunidades do interior. LAWISCH lembra que no interior a recolha é somente do lixo reciclável. O secretário cita que devido ao aumento na demanda haverá uma alteração na recolha feita nas comunidades de São Sebastião, Sete Tombos, linha Peperi, Bonita, Raigão Alto e Raigão Baixo, Linha Felipe Schmidt, Canaleta e São Jorge. LAWISCH destaca que a coleta que era feita na primeira terça-feira do mês somente pela parte da tarde, passa a ser realizada no mesmo período e dia do mês, mas já iniciando pela parte da manhã.
O município de Tunápolis também disponibiliza uma vez ao mês, na última sexta-feira do mês, a recolha de vidro. VOLMIR LAWISCH destaca que as embalagens de vidro devem ser trazidas para recolha nas lixeiras da cidade. O secretário de Indústria e Comércio e responsável pelo setor de Urbanismo ressalta que para outros produtos, como embalagens de agrotóxicos, o destino correto deve ser dado pelas empresas que fazem a venda. LAWISCH avalia que a conscientização quanto à destinação correta de todos os tipos de resíduos está cada vez maior, devido a preocupação com o meio ambiente, bem como, a organização e limpeza das propriedades.
São João do Oeste investe em novos espaços de paisagismo e lazer. A responsável pelo setor de Urbanismo, FABIANA WELCHEN, explica que na entrada para linha Pauli, em Beato Roque, foi implantada a segunda parada de ônibus, uma casinha no estilo germânico, e também ocorreu o paisagismo com plantas e flores do viveiro. FABIANA cita que no trevo de acesso ao município foi feito o alargamento da curva, para melhorar a visibilidade, e paisagismo com plantas ornamentais e gramado. A responsável pelo setor destaca que também está sendo implantada uma nova praça, com o nome de Novo Horizonte, na rua São Sebastião, parte alta da cidade. A praça terá campinho de futebol, parquinho infantil, espaço para lazer e descanso, além de paisagismo. FABIANA comenta que já foi construído um murro, feito o cercamento com os postes e o próximo passo é a colocação da tela para instalação dos bancos e do parquinho.
Em 2020 a suinocultura deve representar mais de 50 por cento de todo o movimento econômico de Tunápolis. A atividade ganha força a cada ano com grandes granjas. O agronegócio representa mais de 90 por cento do movimento econômico do município. O secretário de Agricultura, PEDRO BAUMGRATZ projeta crescimento de 20 por cento da suinocultura neste ano, superando 50 por cento do movimento econômico do município. Conforme dados da Ameosc, Tunápolis teve 280 milhões de reais de movimento econômico em 2019. Foram 244 milhões provenientes do setor agropecuário. O secretário chama atenção para o avanço na produção de leitões que gera grande movimentação financeira. BAUMGRATZ chama atenção para consequências desta grande concentração de animais. O consumo de água está entre as preocupações exigindo sistemas com grande volume de armazenamento.
Produção de dejetos exige medidas para evitar poluição. O secretário de Agricultura de Tunápolis diz que esta é uma das consequências da produção em larga escala. O agrônomo, PEDRO BAUMGRATZ demonstra preocupação com o uso inadequado e alerta para a importância da destinação correta na aplicação em lavouras. Ele diz que é preciso ter cuidado para não exagerar no volume de dejetos. Observa que tudo evolui, gera novos gastos, exige adaptações e investimentos. O secretário de Agricultura alerta que o município também necessita agir com estradas em condições de atender a demanda. PEDRO BAUMGRATZ chama atenção que são usados caminhões quatro eixos e até carretas para o transporte de grande volume visando reduzir custos no deslocamento de rações e animais. A prefeitura também mantém serviço de acesso a propriedade e terraplenagem para novas construções.
CEJA ajusta métodos para atender demanda dos alunos. Educação de jovens e adultos também enfrenta desafio do momento no ensino não presencial. A diretora LAERTE STÜLP diz que o público alvo é diferenciado e pesquisa apontou que 97 por cento dos alunos não possuí notebook e local adequado para estudar. Direção e professores do CEJA buscaram alternativas para repassar os conteúdos utilizando plataforma de acesso pelo celular, além de grupos do WhatsApp. LAERTE cita ainda formação dos professores para facilitar acesso dos alunos com explicações simples e objetivas. A diretora também chama atenção para outra particularidade com alunos que são pais de estudantes do ensino regular e precisam compartilhar celular nas atividades escolares. Apesar das dificuldades, a diretora faz avaliação positiva . Os conteúdos são repassados por vídeo aula e também com explicações dos professores durante os horários de aula.
CEJA mantém parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. IFSC campus de São Miguel do Oeste já manifestou interesse em formação de novas turmas. A diretora do CEJA, LAERTE STÜLP lembra que no momento os cursos profissionalizantes ocorrem na escola de Cristo Rei, São João do Oeste e gestão e linha Esperança, em Iporã do Oeste. Conforme a diretora, em Cristo Rei o curso é de Gestão em Produção de Alimentos. Já em linha Esperança a formação profissional é na área de agropecuária. LAERTE STÜLP afirma que a parceria está mantida e com interesse do CEJA e do Instituto Federal na formação de novas turmas. A diretora salienta que as matrículas estão abertas para o segundo semestre. Além da sede em Itapiranga, o CEJA possui unidades em Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste.
Tunápolis confirma novos investimentos em infraestrutura. Maior desafio está na liberação de emendas parlamentares de deputados federais e senadores. O prefeito RENATO PAULATA relata investimento mais tímidos neste ano. Ele justifica que vários fatores influenciaram na lentidão de recursos, principalmente do governo federal. O vice-prefeito AQUILES BAMBERG está em Brasília para garantir liberação de recursos aguardados a bastante tempo. Hoje ocorrem novas audiências no Ministério de Esporte e Turismo. A prioridade está na conclusão do Centro Multiuso, na comunidade de Pitangueira. O prefeito deixa claro a dificuldade na liberação de recursos federais citando a contrapartida do município de valor superior a 400 mil reais. De emenda parlamentar serão 222 mil reais. Objetivo é entregar a ordem de serviço ainda nesta semana. PAULATA garante que as obras iniciadas devem ser concluídas até o fim do ano.
Município realiza investimentos em pavimentações de ruas. O prefeito de Tunápolis cita como conquista desta semana a licitação para pavimentação asfáltica de duas ruas. De acordo com RENATO PAULATA serão pavimentadas as ruas Jacó Eidt e 25 de Junho, no condomínio residencial Oto Bieger. O município recebeu emenda parlamentar de 100 mil reais do senador JORGINHO MELLO e dará contrapartida para totalizar o investimento de 145 mil reais para a realização da obra. RENATO PAULATA, considera que os recursos do governo do estado possibilitam aplicação rápida e com bom aproveitamento. Informa ainda que Tunápolis terá mais 100 mil reais destinado pelo deputado MARCOS VIEIRA, para pavimentação asfáltica. O projeto está em fase de conclusão e deve ser anunciado nas próximas semanas.
Pró-Empresa Emergencial injeta mais de 600 mil reais nas empresas de Tunápolis. Prefeitura paga o juro como forma de auxílio aos empresários. O prefeito RENATO PAULATA salienta que foi atendido um pedido da Associação Empresarial devido os problemas causados pela pandemia. A procura foi grande e já atinge 600 mil reais liberados por instituições financeiras. O prefeito lembra que os recursos são para custeio de diversas despesas e investimentos, incluindo pagamento de folha de pagamento. PAULATA considera que desta forma a prefeitura está auxiliando na manutenção de empregos e geração de renda . O prefeito também chama atenção que estão mantidos os programas Pró-Empresa normal e de Energia Eficiente que permite a modernização das empresas instaladas no município.
Mais de dez veículos são autuados pela Polícia Militar durante operação de trânsito em Iporã do Oeste. A operação foi realizada na tarde desta quarta-feira, pelas guarnições da PM local, com apoio das guarnições de Policiamento com Motos, do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste. As abordagens de trânsito foram realizadas no centro da cidade. Cerca de 100 veículos foram abordados, sendo 13 autuados por infrações de trânsito. Segundo a PM, todas as irregularidades foram sanadas no local, sendo os veículos e condutores liberados.
Polícia Militar de Guaraciaba apreende motos com seis mil em multas. Ainda no começo desta semana guarnição estava em policiamento ostensivo quando abordou uma motocicleta e em consulta ao sistema, o veículo possuía débitos de licenciamento desde 2015, que junto com as multas somava aproximadamente seis mil reais. O condutor disse que havia acabado de comprar a moto por mil e 500 reais. Questionado pela polícia se ele sabia dos débitos da moto em questão, disse saber que seria "bruxa”. Após expedidas as autuações cabíveis, por licenciamento vencido, lacre rompido e descarga livre, a moto foi removida para o pátio conveniado. Já na terça-feira em abordagem veicular, mais um veículo foi flagrado com licenciamento vencido desde 2015 em Guaraciaba, sendo que o condutor não possuía CNH e o veículo estava em mau estado de conservação, com os pneus lisos. O veículo foi recolhido ao pátio e foram lavradas as notificações pertinentes.
Ônibus pega fogo enquanto motorista retornava de viagem na SC 283. O ônibus com placas de Saudades ficou bastante danificado após pegar fogo no momento em que o motorista retornava de uma viagem no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada no início da manhã desta quinta-feira, em Caibi, na SC 283. O Corpo de Bombeiros de Palmitos foi acionado para controlar as chamas por volta das cinco horas e 30 minutos. A guarnição informou que o coletivo era ocupado apenas pelo motorista, que retornava de viagem e estava sem passageiros. A equipe relatou ainda que o homem não se feriu. As causas do incêndio não foram informadas.
Três pessoas são presas em Cunha Porã por tráfico de drogas. A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, cumpriu, na manhã desta quarta-feira, cinco mandados judiciais que resultaram na prisão de três pessoas. A ação é um desdobramento da “Operação Raio” deflagrada pela Polícia Civil em julho deste ano quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Na oportunidade foi preso em flagrante o líder do grupo por tráfico de drogas. Nesta quarta-feira os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva de integrantes da associação criminosa identificada e desmantelada pela Polícia Civil de Cunha Porã. Ao todo, quatro pessoas estão presas em decorrência da investigação que identificou e responsabilizou 10 pessoas por estarem associadas ao tráfico de drogas no município.
Carreta passa por cima de moto e motociclista fica levemente ferido. O acidente aconteceu por volta das 16 horas desta quarta-feira, na BR 282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O homem de 53 anos, que conduzia a Honda Biz placa de Maravilha, relatou que perdeu o controle, caiu na pista e colidiu frontalmente contra um caminhão Mercedes Benz, com placas de São José do Cedro, que seguia sentido SMOeste. A vítima disse ainda que provavelmente um buraco tenha feito ele perder o controle e que depois não se lembra de mais nada, apenas que caiu na pista. O motorista da carreta disse que apesar do sol estar atrapalhando a visibilidade, conseguiu evitar que o caminhão passasse sobre o homem, mas não conseguiu evitar o impacto contra a moto, que ficou destruída. Apesar do susto, o motociclista teve apenas ferimentos leves, como escoriações nos braços. Bombeiros e PRF fizeram o atendimento.