- INSS VAI PASSAR “PENTE-FINO” EM CERCA DE 800 MIL BENEFÍCIOS EM AGOSTO
-MAURO DE NADAL ASSUME GOVERNO DE SC POR 15 DIAS A PARTIR DE AMANHÃ
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A temperatura mínima nas últimas horas foi de nove graus. A máxima pode chegar a 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo cinco reais e 93 centavos. O peso está cotado em 0,0061 centavos.
MASOUD PEZESHKIAN foi eleito o novo presidente do Irã de acordo com o anúncio de autoridades do país na madrugada deste sábado. Ele disputava o segundo turno contra o diplomata ultraconservador SAEED JALILI. Considerado moderado e reformista, PEZESHKIAN assumirá o comando do Irã após a morte do presidente EBRAHIM RAISI, que sofreu um acidente de helicóptero em maio. A votação chegou a ser prorrogada três vezes, antes de ser encerrada. Ainda assim, a eleição registrou baixa participação, com cerca de 50 por cento de comparecimento. Segundo os dados oficiais, PEZESHKIAN teve 53 por cento dos votos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, admitiu em entrevista à rede americana ABC que não estava bem preparado para o debate presidencial com DONALD TRUMP. O democrata também alegou que estava doente e se culpou pelo "episódio ruim". A entrevista, a primeira após o debate presidencial, foi ao ar na noite desta sexta-feira e é considerada decisiva entre os democratas para que BIDEN continue na disputa eleitoral. Nos bastidores, cresce a pressão entre apoiadores e doadores para a desistência da candidatura. BIDEN afirmou que só desistiria da candidatura a reeleição se Deus mandasse.
A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira. A informação foi divulgada pelo presidente do país, LUIS ARCE, na rede social X, ex-Twitter, após ele promulgar uma lei aprovada pelo Congresso boliviano. A norma foi aprovada em 14 de junho pela Câmara de Deputados do país e sancionada pelo Senado boliviano na última quarta-feira. Após ser promulgada, a lei entrará em vigor em 30 dias. De acordo com LUIS ARCE, que participará da cúpula do Mercosul no domingo, no Paraguai, disse que a incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e converte o país em um eixo articulador na região.
O governo brasileiro fará um “pente-fino” em cerca de 800 mil benefícios previdenciários temporários. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI. Um exemplo é o auxílio por incapacidade temporária, o auxílio-doença. A ação deve acontecer a partir de agosto deste ano. Este tipo de revisão deve acontecer a cada dois anos, de acordo com LUPI, mas os benefícios temporários não eram analisados desde 2019. O objetivo é checar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo. Além disso, o ministro pontuou também que nem todos os beneficiários serão chamados para perícia presencial. Alguns casos poderão ser resolvidos apenas com o cruzamento de dados cadastrais.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO quer apresentar e votar o texto do projeto de lei da dívida dos estados na próxima semana. A previsão é que o texto proponha uma taxa de juros adotada no aditivo contratual equivalente à variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acrescido de quatro por cento ao ano, condicionados à permanência no Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados junto à União até a da quitação total das dívidas calculadas. O estado que realizar a redução em no mínimo 20 por cento da dívida apurada por meio de ativos poderá ter taxa de juros de IPCA acrescido de dois por cento ao ano no aditivo contratual.
Em meio às negociações sobre a regulamentação da reforma tributária, a bancada ruralista da Câmara pressiona pela isenção total dos tributos sobre carnes e outras proteínas animais. O texto enviado pelo governo ao Congresso em março deste ano prevê a criação de uma cesta básica nacional com itens totalmente isentos de tributos. Na proposta original, alimentos como carne bovina, suína, ovina, caprina contavam apenas com uma alíquota reduzida de 60 por cento. Em nota divulgada na sexta-feira, a Frente Parlamentar da Agropecuária firmou posição sobre o assunto e afirmou que a isenção de carnes será benéfica para “toda a sociedade”.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, FÁBIO PINTO, apresentou as linhas gerais do Programa de Estímulo a Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais do estado em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa - Condefesa nesta sexta-feira. O programa, que está com edital aberto no valor de seis milhões, é voltado para empresas de todos os portes que atendam as 33 áreas de interesse da Base Industrial da Defesa, identificadas pela Portaria mil 112, do Ministério da Defesa. De acordo com o presidente da Fapesc, serão beneficiados projetos de até 500 mil reais.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, vai assumir o governo do Estado neste domingo. A cerimônia ocorre a partir das oito horas da noite de amanhã na Casa d’Agronômica. A troca de comando no Executivo se dá em função da viagem do governador JORGINHO MELLO a Portugal, e da vice-governadora MARILISA BOEHM ao Uruguai. Essa será a segunda vez em que MAURO DE NADAL será governador interino. A primeira aconteceu em novembro de 2021, substituindo o então governador CARLOS MOISÉS que na ocasião viajou aos Emirados Árabes. Ele permanece no cargo até o dia 14 de julho.
A Polícia Federal enviará de Brasília uma equipe de segurança de dignitários para o apoio à equipe de segurança do presidente argentino, JAVIER MILEI, que participa de um congresso conservador em Balneário Camboriú no fim de semana. Também serão empregados no esquema de segurança policiais de pronta intervenção, que atuam em Santa Catarina. JAVIER MILEI deve pousar no Aeroporto de Navegantes às nove horas da noite de hoje, mas existe a possibilidade do voo ser transferido para a Base Aérea de Florianópolis. No domingo, MILEI almoçará com o ex-presidente JAIR BOLSONARO, o governador JORGINHO MELLO, o prefeito de Balneário Camboriú, FABRÍCIO OLIVEIRA e o deputado federal EDUARDO BOLSONARO. A palestra de MILEI no congresso está marcada para as quatro da tarde de amanhã no Expocentro Balneário Camboriú.
O terapeuta familiar, SERGIO RIBEIRO, vai lançar, no mês que vem o livro "Criando Pais Assertivos". A obra aborda a paternidade de uma forma diferente, destacando a importância de construir relações sólidas e confiantes com os filhos nos tempos modernos. O livro, que se diferencia dos inúmeros títulos voltados para a criação de filhos e traz insights sobre como os próprios filhos ajudam a moldar os pais. "Criando Pais Assertivos" é resultado da experiência pessoal de RIBEIRO como pai, refletindo as vivências e desafios na criação dos filhos. Dividido em 16 capítulos, o livro explora desde a formação do casal e a gravidez até a infância e adolescência dos filhos, abordando questões como a introdução da tecnologia, o desenvolvimento de confiança e a qualidade do tempo dedicado às crianças.
O livro não é um manual rígido, mas uma coletânea de reflexões e estratégias baseadas nas próprias dificuldades e acertos. A explicação é do terapeuta familiar SÉRGIO RIBEIRO. O autor também aborda a evolução dos papéis parentais, destacando a importância da participação ativa dos pais na vida emocional dos filhos. O evento de lançamento está programado para às cinco horas da tarde no Clube Comercial de São Miguel do Oeste do dia 22 de agosto. Os interessados poderão participar de um bate-papo com o autor e adquirir exemplares autografados de "Criando Pais Assertivos". RIBEIRO esteve no Peperi Rádio Repórter de hoje e falou sobre a produção do livro e os principais aspectos da obra.
O Peperi Debates deste sábado fez uma avaliaçaõ do Plano Safra anunciado nesta semana pelo governo federal. Para a agricultura familiar, ao todo, serão 85 bilhões e 700 milhões de reais, um crescimento de 10 por cento na comparação com a safra anterior. O valor para o Pronaf será de 76 bilhões, seis virgula dois por cento maior do que o da safra passada. para a agricultura empresarial serão 400 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10 por cento em relação à safra anterior. O programa desta manhã recebeu o o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. As fotos e o audio do Peperi Debates estão no portal da Peperi na internet.
Os sindicatos dos produtores rurais e a Federação da Agricultura esperavam um pouco mais do Plano Safra anunciado nesta semana pelo governo federal. A avaliação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, algumas questões não foram contempladas adequada no plano, como por exemplo, a garantia de preços mínimos e o seguro agrícola. Falta definir, segundo o sindicalista, quais são as taxas que serao cobradas no seguro, quem vai acessar e quais as diferenças entre as regiões. TEIXEIRA disse que os juros do Pronaf tambem deveriam menores. Ele citou ainda que os juros para a agricultura empresarial ficaram altos demais, chegando a 12 por cento. A preocupação é de que muitos agricultores que nao se enquadram no Pronaf na região vão ficar fora do programa e vão pagar juros acima da taxa Selic para produzir.
O valor de 85 bilhões para a agricultura familiar ficou dentro da expectativa da Fetaesc, mas os juros do Pronaf para o plano safra ainda estão altos. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. Ele defendeu, no debate desta manhã, o Pronaf para a produção de alimetnos deveria ter juro zero. Na visão de WATHER isso beneficiria toda a sociedade. Ele também afirmou que o Plano safra deveria ser regionalizado porque as realidades e as demandas são diferentes pelo país. Outra questão que faltou no Plano safra, segundo o sindicalista,foi o aumetno do enquadramento do Pronaf. Hoje, o limite de renda para acessar o Programa é de 500 mil reais por ano. O pedido da Fetaesc foi para a ampliação da renda para 800 mil reais. Ele citou que o limite atual impede que muitos produtores da região acessem os juros diferenciados no Pronaf.
A Diretoria de Polícia da Fronteira divulgou, nesta sexta-feira, os dados de criminalidade de 2024 na região Oeste. Nos 89 municípios da região foram efetuadas 593 prisões por meio de mandados, um aumento de um e meio por cento em comparação com os primeiros sete meses de 2023. A Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste foi a quinta da região com maior número de prisões neste ano com 35 detenções. Já a DIC cumpriu 18 mandados judiciais de prisão. De acordo com o relatório, ao todo, a Polícia Civil realizou um total de 53 prisões até o dia 30 de junho em São Miguel do Oeste.
Os homicídios na região oeste e extremo-oeste tiveram uma queda de 10 por cento, com 35 casos até 30 de junho. No mesmo período do ano passado foram 39 assassinatos. Entre 2021 e 2024, a média de resolução de mortes violentas com autoria identificada foi de 91 por cento. Em 2024, a apreensão de armas de fogo também foi expressiva, com 110 armas retiradas das ruas na região oeste. Em nota, a Polícia Civil destacou que desde 2021, essa medida tem sido crucial para a redução de mortes violentas e outros crimes graves.
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, com o apoio da Associação dos Municípios do Extremo Oeste, vai realizará na próxima terça-feira a vigésima quarta edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento acontecerá no auditório da Unoesc e contará com uma série de palestras e oficinas temáticas. De acordo com o TCE, o Ciclo de Estudos é um esforço conjunto de todas as áreas do tribunal e de instituições parceiras. Este evento segue o caráter orientativo da Corte de Contas, conforme estabelecido em seu Planejamento Estratégico. Trata-se de um espaço educativo que promove o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos para orientar os servidores da prefeituras da região.
O encontro da próxima terça-feira organizado pelo Tribunal de Contas do Estado proporcionará uma oportunidade única para servidores públicos, gestores municipais e demais interessados de toda a região discutirem e aprofundarem conhecimentos sobre o controle e a gestão dos recursos públicos. A informação é do Tribunal de Conta do Estado. De acordo com o órgão, as oficinas temáticas vão abordar temas da gestão Integrada de resíduos sólidos como planejamento para o alcance da sustentabilidade econômico-financeira dos serviços, regularidade e eficiência na gestão de créditos fiscais, defesa civil, desastres naturais, saúde mental e violência nas escolas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.servicos.tce.sc.gov.br.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo vai promover, daqui a pouco, o Dia C de Cooperar na Praça Walmir Bottaro Daniel. O Dia C de Cooperar vai trazer uma série de atividades e atrações para a comunidade, incluindo brinquedos infláveis, pipoca, jogos interativos, oficinas, apresentações artísticas e culturais, além de brincadeiras e músicas, garantindo diversão para todas as idades. O evento de hoje vai reunir cerca de 10 cooperativas e aproximadamente 15 entidades parceiras. De acordo com a coordenadora do Dia C de Cooperar, ELIZANDRA CELERI, o principal objetivo da atividade é fortalecer os valores do cooperativismo e estimular a solidariedade entre as pessoas na comunidade.
A programação do Dia C de Cooperar começa com o protocolo de abertura que está previsto para a uma e meia da tarde na praça Walnir Botaro Daniel. Em seguida vai ocorrer uma atividade física de alongamento com a equipe da Secretaria de Saúde. A partir das duas horas começam as apresentações culturais com os grupos Ítalo Germanico, APAS, APAE, Ballet e Oficina de Violão. As três e meia da tarde começa a edição especial do Palco Aberto. Segundo a coordenadora do evento, ELIZANDRA CELERI, o Dia C de Cooperar também vai receber equipamentos eletrônicos que não são mais usados pela população. Ela explicou que são dois objetivos: dar o destino correto para os materiais e reaproveitar os equipamentos para quem precisa.
Um ciclista sofreu ferimentos graves em uma colisão com um carro na tarde desta sexta-feira na Linha Laranjeira, interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde. Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima estava consciente e orientada, mas apresentava hematomas, inchaço, sangramento na face, dificuldade na fala e alterações dentárias. O ciclista também relatou dor no punho direito. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e conduziram o ciclista ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.
Um homem de 47 anos sofreu ferimentos leves em uma saída de pista de motocicleta na noite desta sexta-feira na SC-305. O acidente aconteceu por volta das sete e meia nas proximidades da estação de tratamento da Casan em Campo Erê. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu uma motocicleta Honda CG160. A vítima estava consciente e orientada, caída às margens da rodovia, queixando-se de dores na coluna e na perna direita. O homem foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Santo Antônio.
Uma mulher foi encaminhada ao Hospital Regional após ficar com uma das mãos presas em uma máquina de um frigorífico ontem à tarde. O acidente de trabalho aconteceu por volta das cinco e meia na Linha Cruzinhas, interior de São Miguel do Oeste. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, a mão da vítima já havia sido removida da máquina. Ela recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros ao hospital.
Um homem foi morto a facadas na madrugada deste sábado em Mondaí. O crime aconteceu por volta da uma hora na Avenida Porto Feliz, no Bairro Antas. A Polícia Militar foi acionada e encontrou um homem caído na rua. Havia vestígios de sangue pela calçada até uma residência próxima do local do fato. O homem foi morto a golpes de faca. A PM arrombou a porta da residência para fazer a averiguação já o autor ou outras vítimas poderiam estar no local. Ninguém foi localizado. A vítima estava com várias perfurações de faca no peito. Diante do fato a Polícia Militar acionou a Polícia Civil, IGP e IML. O caso será investigado pela Polícia Civil.