-CONGRESSO DERRUBA VETOS CONTRA LEIS DE AUXILIO E INCENTIVO A CULTURA
-MAIS DE 35 POR CENTO DAS CIDADES DE SC ESTÃO EM ESTADO DE ALERTA PARA COVID
-PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE INSTALAÇÃO DE CLÍNICA NEONATAL NO REGIONAL
-PREFEITURA DEFINE FESTIVIDADES ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO
-SECRETARIA DE COMÉRCIO PROMOVE DIA D DE COMPRAS NESTE MÊS
-ATUALIZAÇÃO DE METAS DO SANEAMENTO BÁSICO TERMINA EM DEZEMBRO
-RECURSOS DO PLANO SAFRA PODEM NÃO COBRIR CUSTOS DE PRODUÇÃO
-69 PRODUTORES SÃO BENEFICIADOS COM OS PROGRAMAS DA AGRICULTURA
-PM RECUPERA BICICLETA FURTADA DE RESIDÊNCIA NO BAIRRO SÃO LUIZ
-COLISÃO CONTRA ÔNIBUS DEIXA ADOLESCENTE COM FERIMENTOS
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O furacão Bonnie, de categoria Um e que deixou três mortos na América Central, chegou nesta segunda-feira às costas do sudeste do México gerando intensas chuvas. A informação é do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos e da autoridade de meteorologia local. Além de uma intensificação das chuvas no Pacífico mexicano, o NHC previu um fortalecimento do ciclone em meados desta semana, segundo o comunicado. Bonnie é o terceiro furacão da temporada 2022 no Pacífico mexicano. O México sofre todo ano o embate de ciclones tropicais tanto em sua costa pacífica como atlântica, geralmente entre maio e novembro.
As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta terça-feira que o número de mortos no ataque a tiros em Highland, na região de Chicago, subiu para sete. Outras 46 pessoas também ficaram feridas durante o atentado que aconteceu em um desfile de 4 de Julho, dia no qual é celebrado a independência do país. O suposto autor do massacre, ROBERT CRIMO, de 22 anos, foi preso na noite da última segunda-feira quando dirigia por uma estrada ainda na região de Chicago. No carro dele foi encontrado mais um rifle, além das outras armas posteriormente localizadas na casa do suspeito. Investigadores acreditam que ROBERT tenha disparado, ao menos, 70 vezes contra o público que assistia ao desfile.
O presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, aceitou nesta terça-feira a renúncia do ministro da Economia, SIMÓN CUEVA, e outros três membros do gabinete após os protestos contra o alto custo de vida no país, que deixaram seis mortos, anunciou o governo. O texto informou que também renunciaram os titulares das pastas de Saúde, XIMENA GARZÓN, de Transporte e Obras Públicas, MARCELO CABRERA, e da Educação Superior, ALEJANDRO RIBADENEIRA, sem mencionar os motivos. Um porta-voz da pasta de Economia afirmou que a saída de CUEVA se deve a uma "decisão própria", que foi tomada há "alguns meses".
O 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira. Brasília é a primeira cidade do país a contar com a versão "pura" da tecnologia, que oferece mais velocidade. Até então, estava disponível somente o 5G DSS, versão mais limitada que é uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede. A Agência Nacional de Telecomunicações diz que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda etapa, mas ainda não há uma data definida. O prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro de 2022. Inicialmente, as capitais receberiam a nova geração de internet móvel até 31 de julho, mas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Anatel estender o prazo para setembro. A previsão é de o 5G chegará a todas as cidades no Brasil até dezembro de 2029.
O Congresso Nacional derrubou os vetos de JAIR BOLSONARO à Lei Aldir Blanc 2 e à Lei Paulo Gustavo nesta terça-feira após adiamentos da votação e pressão da classe artística pela aprovação dos auxílios ao setor cultural. A Lei Aldir Blanc 2 prevê repasses anuais de três bilhões de reais da União para estados e municípios, por um período de cinco anos, começando em 2023. Ela é inspirada na lei aprovada pelo Congresso em 2020 que garantiu recursos para o setor durante a pandemia, momento em que os espaços culturais fecharam completamente. Já a Lei Paulo Gustavo tem caráter emergencial e destina três bilhões 860 milhões para estados e municípios ajudarem o setor cultural a se recuperar da crise causada pela pandemia desde 2020. Da verba, dois bilhões 790 milhões seriam voltados à área audiovisual, enquanto um bilhão iria para ações emergenciais.
A Câmara dos Deputados fará uma audiência pública nesta quarta-feira sobre o Projeto de Lei que prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O debate será promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor. A proposta, de autoria do deputado DAVID SOARES do União de São Paulo obriga os estabelecimentos bancários a oferecerem atendimento ao público aos sábados, das nove da manhã as duas da tarde e aos domingos entre nove da manhã e uma da tarde. De acordo com o parlamentar, as agências ficam abertas por pouco tempo e no mesmo horário de trabalho das pessoas, que, com isso, não conseguem ir ao banco. O projeto de lei é alvo de críticas do Sindicato dos Bancários.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a demanda por voos domésticos no Brasil teve queda de dois em meio por cento, mas em Florianópolis o movimento é de recuperação do cenário pré-pandêmico. De acordo com o Floripa Airport, o aeroporto da capital recuperou 80 por cento do movimento na média entre os primeiros meses do ano, de janeiro a junho de 2022, se comparado ao mesmo período de 2019. Para julho, o Aeroporto Internacional de Florianópolis prevê uma recuperação de 90 por cento no movimento de voos, quando comparado ao mesmo período de 2019.
Um projeto de lei protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa propõe estender o prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores para até 12 meses. Além disso, a proposta abre a possibilidade de aprovar, por decreto, um período ainda maior de parcelamento, em até 24 vezes. O projeto está nas comissões, sem previsão de quando serão votado no plenário. Atualmente, o parcelamento pode ser feito em até três vezes. O estado já tem uma lei que prevê o pagamento do IPVA em até 12 vezes com cartão de crédito. No entanto, a lei não está em vigor porque carece de regulamentação.
Santa Catarina está com 38 por cento das cidades em estado de alerta para Covid-19, segundo dados da Matriz de Alerta Epidemiológico do Estado. Dos 295 municípios, 115 registram risco médio e precisam tomar os devidos cuidados para que a situação não se intensifique. Em todo o Estado, 86 cidades registram bandeira verde e 96 estão com situação agravada e com alto risco de contaminação. O Oeste é a região que apresenta menos risco. As bandeiras são determinadas por número de casos e internações causadas por doenças respiratórias, incluindo Covid, e cobertura vacinal. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o mapa serve para que os moradores tomem decisões corretas sobre as medidas de prevenção contra a Covid, a partir dos níveis de alerta nas cidades catarinenses.
O departamento de Urbanismo de São José do Cedro está dando continuidade na instalação de lâmpadas de LED. Recentemente a Rua Santos Dumont, principal via do Promorar, recebeu esse novo modelo. Conforme o diretor EVANDRO DE VARGAS, o trecho até a creche Pingo de Gente foi toda contemplada. A empresa responsável deve estar hoje na localidade de finalização dos serviços. O diretor salientou que a substituição de lâmpadas também chegou na praça da Igreja Matriz. As demais praças devem ser contempladas com as novas instalações. Ele ainda comentou que o departamento busca reaproveitar as lâmpadas convencionais em pontos que ainda precisam de manutenção. O intuito é continuar seguindo o cronograma.
Os motoristas que trafegam pelas estradas rurais de Guarujá do Sul e de Princesa precisam redobrar a atenção quanto ao desvio do fluxo pelas comunidades rurais. A empreiteira promoveu uma alteração no tráfego e os veículos que vem de Dionísio Cerqueira precisam passar pelas comunidades da Linha Caravaggio, pertencente a Guarujá, e pelas áreas rurais de Princesa como Vila Rica e Vista Alta. Depois de transitar pelas vias rurais o fluxo é jogado para a rodovia estadual entre São José do Cedro e Princesa saindo no trevo próximo ao elevado na BR-163. O pedido feito é para que os motoristas transitem em baixa velocidade por haver a presença de equipamentos agrícolas pelas estradas gerais. Ao todo são 16 quilômetros de trânsito pelas comunidades. Para quem transita no sentido São José do Cedro a Dionísio Cerqueira deve acessar a entrada sentido a Linha Pessegueiro, antes da conhecida curva da morte e trafegar por aproximadamente cinco quilômetros até voltar para a BR-163 em Guarujá do Sul.
A prefeitura de Anchieta está apoiando a quarta edição da exposição de carros antigos promovido pelo grupo. A exposição acontece neste final de semana começando logo após ao meio dia de sábado o passeio pela rota dos cascos. De acordo com o organizador ANDERSON CAVASIN, durante esse roteiro será possível contemplar a paisagem e tirar fotografias. No final da tarde acontece um café colonial em uma propriedade rural e às 20 horas e 30 minutos haverá um show na central do município. Já no domingo pela manhã começa com um café com recepção e encontro dos veículos a partir das nove horas. O almoço será num restaurante nas proximidades da praça. Durante todo este dia haverá brinquedos infláveis e algodão doce para as crianças presentes no evento. Além de dois balões que serão usados para voo no domingo. A expectativa é receber 300 veículos na exposição e mais de mil pessoas devem participar do evento no sábado à noite e no domingo em torno de mil e 500. A Apae, colégios e entidades promovem a venda de alimentos.
A prefeitura de Guarujá do Sul, através da secretaria de Indústria e Comércio, vai promover nos dias 22 e 23 de julho a segunda edição do Dia D do comércio local. Estes dois dias fazem parte da programação alusiva ao aniversário de emancipação político-administrativa de Guarujá celebrada no próximo dia 25. Os detalhes são do secretário FABRÍCIO WAGNER. Neste mês, o município faz 61 anos. Conforme o secretário, esta campanha visa incentivar os comerciantes a facilitarem preços e condições de pagamento com objetivo de atrair o consumidor. Desta forma, despachando o estoque de produtos, aquecendo a economia e o cliente economizando. Entre as promoções, o secretário citou queima de estoques e sorteios para os compradores. Moradores da região também podem participar. A primeira edição foi realizada no ano passado onde houve uma boa adesão por parte dos clientes locais e regionais. O intuito é trazer o clima de final de ano para o mês de julho.
Cada estabelecimento será responsável por planejar a sua estratégia para atrair os consumidores nestes dois dias de vendas. O secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER, explicou que devido a isso não foi traçado nenhuma meta percentual para atingir. Mas ele espera que as vendas sejam tão boas quanto foram relatadas na primeira edição do Dia D promovida em julho passado. O secretário também lembrou que a compra feita no município faz com que a economia local aqueça e reverta isso em investimentos na saúde, educação e infraestrutura. As datas promocionais ocorrem numa sexta e sábado com horário de atendimento diferenciado à tarde do dia 23 até às 17 horas.
A programação das festividades do aniversário do município de Guarujá do Sul conta com outros eventos durante todo este mês. A primeira delas foi o arrasta pé que aconteceu nos colégios no último dia dois. De acordo com o secretário de Administração JULIO DELLA FLORA, são vários eventos que acontecem no decorrer dos demais dias até o 25 de julho quando o município completa 61 anos de emancipação político-administrativa. O secretário comentou que no dia 23 está marcada a quinta edição do gaitaço na Linha Maidana. Todos os talentos locais podem participar, basta apenas entrar em contato com a prefeitura. No dia 24 ocorre a Festa do Colono e do Motorista. No dia seguinte acontecerá o tradicional loto pé da Apae e ao meio dia será servido presencialmente a feijoada no CTG Aconchego Gaúcho, como também o corte do bolo. A partir das 14 horas haverá um matiné. A programação está marcada para encerrar no dia 28 com um arraial dos idosos. O secretário destacou que as festividades buscam englobar todos os setores.
O Plano de Saneamento Básico de Palma Sola está sendo reformulado depois que houve uma legislação que atualizasse as metas do saneamento. Conforme a engenheira Ambiental VITÓRIA DE LEON, esta atualização prevê sobre novas metas de cada município quanto ao abastecimento da população e saneamento básico. O governo Federal impôs que 99 por cento da população precisam estar recebendo água tratada até 2033 e 90 por cento do esgotamento sanitário para cidadãos da cidade e do interior. A Agência Reguladora também acompanha este trabalho. O prazo para esta atualização das metas termina em dezembro deste ano. Entre 2023 e 2033 será necessário implantar as metas. Para a engenheira Ambiental esse estudo e implantação vão ser em médio e longo prazo. Outra preocupação está nos gastos deste novo plano. A prefeitura de Palma Sola envolve diversos setores para debater este assunto.
São José do Cedro registrou saldo positivo de novas vagas de empregos formais no mês de maio, conforme aponta o Ministério do Trabalho e Previdência. O mês de julho está no processo de balanceamento de dados. Conforme o Ministério, o município teve 128 admissões e 123 desligamentos gerando um saldo positivo de cinco novas carteiras assinadas. O setor de serviços foi responsável pelo resultado positivo no mês. Seguido de indústria, construção civil e comércio. O setor agropecuário em maio mais demitiu do que contratou. O balanço apontou que o setor não teve pessoas contratadas, mas desligamentos de duas que estavam trabalhando. Desta forma, o saldo ficou dois negativo. Apesar do saldo positivo, esse foi o segundo pior resultado se comparado aos meses anteriores. O pior mês foi fevereiro, onde São José do Cedro teve saldo negativo tendo mais desligamentos do que admissões. O melhor mês foi abril quando o município registrou 68 contratados a mais do que desligados. Já janeiro com 26 e março com 13 novas carteiras assinadas.
A Câmara de Vereadores de Guaraciaba votou em regime de urgência dois projetos de lei vindos do executivo que tratavam sobre dotação orçamentária. Conforme o presidente PEDRO TREVISOL, os projetos tratam de valores acima de 500 mil reais para pagamento de um rolo compactador que já está disponível no parque de máquinas. Ele explicou que este equipamento seria pago com recursos provenientes de financiamento, mas a Caixa Econômica não liberou os valores por ser período eleitoral. Contudo, o presidente afirmou que o pedido foi feito antes deste período. E no entendimento da Câmara não haveria problemas. Mas enquanto isso se resolve por meios jurídicos, ele comentou que a prefeitura necessitava pagar a máquina tendo em vista o prazo já em andamento. Por isso, o prefeito encaminhou os projetos solicitando o remanejamento dos valores provenientes do leilão para pagamento do rolo compactador. TREVISOL salientou que esta legislatura está sendo uma das melhores com o entendimento de crescimento de Guaraciaba.
O objetivo do “Dia do Desapego Consciente” é promover uma correta destinação ofertando uma forma de reutilização dos materiais recicláveis em São José do Cedro. O projeto de lei prevendo isso deu entrada na sessão da última segunda-feira. Conforme a vereador MÁRCIA DEMOSSI, autora do projeto, é de conhecimento de muitos o descarte de recicláveis com materiais não reaproveitáveis. Além de muitos entulhos jogados nas ruas e avenidas que podem acarretar no entupimento dos bueiros. Ela explicou que, caso aprovado e sancionado pelo prefeito, o Dia do Desapego Consciente aconteceria a cada três meses em locais especificados pela municipalidade divulgados previamente em campanhas publicitárias para descarte irregular. Alguns dos materiais poderão até ser reutilizados pelas outras pessoas como móveis, utensílios domésticos, sobra de materiais de construção que possam ser reaproveitados, roupas de cama e outros. A ideia surgiu após notar descartes no Lajeado Cedro. A vereadora salientou que o texto passa agora pela comissão.
O Hospital Regional de São Miguel do Oeste já deveria contar com uma clínica neonatal para atender os pacientes da região Extremo-Oeste. Isso evitaria deslocamentos para centros maiores como Chapecó e Lages. A declaração é do vereador, ENIO CAROSSI, presidente da Câmara de São José do Cedro. Durante a sessão da última segunda-feira, o presidente, em nome de ambas as bancadas, fez uma moção de apelo para encaminhar ao governo do Estado e para a secretaria de Saúde de Santa Catarina visando solicitar este investimento no Regional. Para o presidente, o hospital já possui uma estrutura que comporta esta ampliação, faltando apenas os equipamentos. Por isso, o serviço já deveria estar sendo ofertado a muito tempo em São Miguel. O vereador salientou que este é um movimento de outras Câmaras pela região visando pressionar o governo quanto essa implantação. O presidente ainda destacou que a cobrança seguirá até que o Estado atenda o pedido da grande maioria. Ele acredita que o pedido será atendido.
O hospital de São José do Cedro recebeu duas toneladas de alimentos arrecadados na campanha do Dia C de Cooperar. A entrega dos kits foi realizada na tarde de ontem na unidade. Conforme a diretora MÔNICA CANTON, essa foi uma maiores doações que o hospital recebeu até então. Ela disse que, das necessidades repassadas às cooperativas envolvidas, todos os itens arrecadados possuem uma boa quantidade. Além dos mil reais coletados nos pontos de coleta pela cidade. Para a diretora, isso mostra que a população segue reconhecendo a necessidade do hospital e continua promovendo doações. O gerente da Cresol, RENAN KONDO, representando as cooperativas Sicredi e Sicoob, relatou que esta ação de arrecadação ocorre durante quase um mês todo. Para o gerente, essa é a essência das cooperativas que apoiam as entidades onde está instalada.
O Cras de São José do Cedro encerrou ontem o cronograma voltado ao mês do meio ambiente realizado durante junho. Conforme a coordenadora MANUELA COZER, o fechamento do cronograma aconteceu num camping localizado na Linha Jataí em parceria com a Epagri. Houve uma caminhada e feito a recolha de lixos na localidade, além de debater sobre o meio ambiente e a importância do descarte correto dos materiais. Esta proposta foi colocada pela Epagri devido a um rio que existe no local, como também uma trilha para caminhada. Ao todo 70 crianças estiveram participando. A coordenadora também afirmou que hoje começou alguns trabalhos voltados ao aniversário de São José do Cedro. Segundo ela, as crianças estão confeccionando maquetes. Durante este mês haverá um bate-papo com os pioneiros do município.
69 produtores rurais de Anchieta serão beneficiados com os programas da secretaria de Agricultura referente ao mês de junho. Está disponível para consulta pública a relação dos agricultores que serão beneficiados pelo Programa de Incentivo Direito e pelo Programa Infraestrutura Produtiva. Nesta relação constam os agricultores que fizeram seu pedido entre o dia primeiro a 30 de junho, efetuaram a renovação do Bloco de Produtor Rural no prazo estabelecido e atenderam todos os demais requisitos exigidos pelo Programa. Por meio do Programa de Incentivo Direto serão beneficiados 37 agricultores totalizando 30 mil 644 reais. Já o Programa Infraestrutura Produtiva, o PROINFRA, vai beneficiar 32 totalizando o valor de dez mil reais. A lista está disponível para consulta pública na secretaria de Agricultura.
O valor do Plano Safra 20222023, anunciado pelo Ministério da Agricultura, é razoavelmente bom para plantio, mas não cobrirá as despesas da produção. O setor não possui uma garantia quanto ao montante disponibilizado justamente por causa do custo de produção. A declaração é do presidente do Sintraf, ARNÉLIO NADIN, que abrange São José do Cedro e Princesa. Segundo o presidente, há uma disparidade muito grande entre o preço da soja e do adubo, por exemplo. A saca de soja está sendo vendida a 180 reais e uma bolsa de adubo a mais de 295 reais. Com esta diferença, o presidente destacou que os agricultores precisam buscar os recursos nas cooperativas para que não aconteça a situação similar daquela registrada em 2021 quando faltou verba. Os valores liberados tendem a auxiliar os produtores, mas a expectativa é de que a safra seja boa evitando financiamento. Desta forma, haverá recursos próprios para investir e cobrir as despesas das atividades. Para ele, também é necessário planejamento antes de investir na propriedade.
Outro fator bastante preocupante, além do alto custo de produção, é com a previsão de mais uma estiagem atingir a região Extremo-Oeste. Para o presidente ARNÉLIO NADIN, os agricultores não merecem mais um ano de seca. Caso ocorrer, este seria o quarto ano de estiagem. O presidente salientou que os trabalhadores rurais fazem os serviços de sol a sol e não mereciam mais este problema. Ele também comentou sobre os impactos negativos que a alta do diesel, principal combustível usado na agricultura, tem gerado em toda a cadeia agrícola. Além do cenário mundial como a alta do dólar que influencia o mercado nacional. O Brasil também acaba dependendo de outros países. NADIN salientou que os municípios da região dependem do setor, sendo que a economia dessas localidades é movimentada pela atividade.
Uma bicicleta foi encontrada na noite de ontem na Rua Sargento Clóvis Goulart, Bairro São Luís, em São Miguel do Oeste encostada num poste de energia elétrica. O fato aconteceu ontem à noite às 23 horas. Segundo a Polícia Militar, uma mulher notou a presença da bike em frente a sua casa quando acionou a PM. Enquanto os policiais confeccionavam o boletim de ocorrência, um informação chegou aos PMs sobre o furto de uma bicicleta com características similares aquela encontrada no São Luiz. Por isso, a Polícia Militar se deslocou até o endereço do proprietário onde foi relatado pela mãe do dono que o seu filho havia sentido a falta da bike. Ela ainda relatou que o menino chegou em casa às 22 e 45 e notou que a bicicleta não estava no local. A bicicleta foi recolhida para procedimentos.
Uma colisão entre ônibus e bicicleta seguida de atropelamento deixou um adolescente de 16 anos com ferimentos pelo corpo na tarde desta terça-feira, 05, em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta do meio-dia e 30 no cruzamento das ruas Hermínio Conte e Luiz Bissoto, no Centro. O menor foi socorrido pelos bombeiros e levado ao hospital da cidade para avaliação médica. A Polícia Militar esteve presente para levantamentos.