-PREÇO DO DIESEL, GASOLINA E GÁS DE COZINHA SOFREM REAJUSTE A PARTIR DE HOJE
-ESTOQUE DE SANGUE EM SANTA CATARINA ATINGE MELHOR NÍVEL NA PANDEMIA
-REGISTRO DE NOVOS CASOS DE COVID SEGUE EM QUEDA NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS
-NENHUMA DOSE VENCIDA FOI APLICADA PELA SECRETARIA DE SAÚDE
-MUNICÍPIO INVESTIRÁ CERCA DE 300 MIL EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
-RECEITA FEDERAL ESTÁ COM NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
-OBRAS REGULARIZADAS DEVEM RECEBER SELO MUNICIPAL DE VISTORIA
-PREFEITURA ALERTA SOBRE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO
-CARGA DE VINHO AVALIADA EM 13 MIL REAIS É APREENDIDA NA SC 163
-PM DEVE ABRIR INVESTIGAÇÃO PARA APURAR SOBRE ARMA DE FOGO EM BANHEIRO
O tempo na região Extremo-Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é que o sol predomine em todo o dia. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo seis reais e seis centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
O PAPA FRANCISCO se recupera bem de uma cirurgia em que uma parte de seu intestino foi removido. O Vaticano divulgou um comunicado nesta terça-feira em que afirma que ele descansou bem durante a noite e que, pela manhã, tomou café da manhã, leu jornais e se levantou para caminhar. Os exames de acompanhamento de rotina são bons, de acordo com o comunicado do Vaticano. O papa tem 84 anos e deve permanecer no hospital durante sete dias.
A semana de apenas quatro dias de trabalho é considerada pelos pesquisadores um sucesso gigantesco na Islândia. Os testes de uma jornada menor, nos quais os trabalhadores recebiam o mesmo valor por menos horas, ocorreram entre 2015 e 2019. A produtividade permaneceu a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho, segundo os pesquisadores. Uma série de outros testes parecidos estão sendo executados em todo o mundo, incluindo na Espanha e pela Unilever na Nova Zelândia.
Um avião com 28 pessoas a bordo caiu nesta terça-feira, na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, quando se preparava para pousar. O turboélice bimotor Antonov An-26 voava de Petropavlovsk-Kamchatsky, capital da região, para Palana, uma vila no norte de Kamchatka, quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo. Havia 22 passageiros e seis tripulantes na aeronave. A prefeita da vila de Palana, OLGA MOKHIREVA, está entre os passageiros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das pessoas a bordo do avião. A imprensa local diz que os destroços do avião foram encontrados a três vírgula oito quilômetros da vila de Palana, perto do mar.
Seis estados brasileiros ainda têm menos de 10 por cento de sua população imunizada com as duas doses ou dose única de vacina contra a Covid. São eles, Acre, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia e Amapá. Dessa lista, o Acre aparece com o maior número de imunizados, nove vírgula 91 por cento, enquanto o Amapá é o último com oito vírgula 36 por cento. Em comparação, Mato Grosso do Sul é o estado com mais imunizados, com 22 vírgula 11 por cento. Os dados foram divulgados ontem à noite pelo consórcio de veículos de imprensa.
O governo federal anunciou nesta segunda-feira a prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses. O benefício acabaria em julho e, com a prorrogação, também será pago em agosto, setembro e outubro. O decreto de prorrogação foi assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Cidadania, JOÃO ROMA. O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" de hoje. O Ministério da Cidadania informou que serão mantidos os valores pagos atualmente, sendo que pessoas que moram sozinhas receberão 150 reais por mês. Já mulheres chefes de família vão receber 375 reais por mês e os demais beneficiários vão receber 250 reais por mês. O calendário completo de pagamento ainda precisa ser divulgado pela Caixa Econômica Federal, responsável por fazer os depósitos.
A Petrobras informou nesta segunda-feira que vai reajustar o preço dos combustíveis a partir hoje. É o primeiro aumento realizado na gestão do general JOAQUIM SILVA E LUNA. Os preços médios da venda de gasolina e diesel da Petrobras para as distribuidoras passarão a ser de dois reais e 69 centavos e dois reais e 81 centavos por litro. O reajuste médio é de seis vírgula três por cento e três vírgula sete por cento respectivamente. A estatal também anunciou que o preço médio de venda de gás liquefeito de petróleo para as distribuidoras passará a ser de três reais e 60 centavos, um aumento de seis por cento por quilo.
Com 87 vírgula nove por cento dos leitos de UTIs ocupados, Santa Catarina atingiu nesta segunda-feira o menor índice de ocupação desde o dia 17 de fevereiro. Nas sete regiões do Estado, duas estão com números abaixo dos 90 por cento, sendo o Oeste com 89 vírgula cinco e a Grande Florianópolis com 67 vírgula oito por cento. Já o destaque negativo é para o Meio-Oeste e Serra que aparecem com 93 por cento de ocupação. Outro quesito que também vem apresentando queda nos últimos dias é a fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina.
Santa Catarina registrou os menores índices de criminalidade da série histórica neste primeiro semestre de 2021. No período, o Estado apresentou queda de 14 por cento em roubos, sete vírgula três por cento em furtos e 21 por cento em homicídios. Foram 723 roubos, três mil 452 furtos e 83 homicídios a menos na comparação com o mesmo período de 2020. Esse é o menor patamar de roubo e furto desde 2010 e de homicídios desde 2008. Os números fazem parte do boletim mensal divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e refletem o investimento na área feito pelo governo CARLOS MOISÉS. Foram destinados 343 milhões de reais à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia.
Desde o início da pandemia, Santa Catarina não tinha um placar da doação de sangue tão bom quanto agora. Dos oito tipos saguíneos, sete estão com estoque em "adequado". A única tipagem com tendência reduzida é a de O negativo, que geralmente é a mais difícil de repor por causa da doação universal. Conforme o Hemosc, o trabalho agora é de manutenção, ou seja, as doações não devem parar. O Hemosc lembrou ainda que desde a última semana a idade máxima para doação de medula óssea passou de 55 para 35 anos.
A administração de Guarujá do Sul entregou uma nova ordem de serviço para execução de obra de pavimentação asfáltica do perímetro urbano do município. Neste momento a rua contemplada será a Otávio Diehl no Bairro Sulina. A intervenção desta obra irá contemplar todo o trajeto da rua que ainda carece de pavimentação asfáltica e a obras acontecerão no decorrer do mês de julho. De acordo com Gestora de Convênios, VERIDIANA BARTH, o montante total do investimento irá ultrapassar os 300 mil reais. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar, no valor de 240 mil, somada a uma contrapartida do município no valor 60 mil reais, cujos recursos são oriundos de sobras do exercício passado.
A Campanha Dia C de Cooperar arrecada cerca de mil e 600 quilos de alimentos em Guaraciaba. A administração, juntamente com os parceiros Sicoob, Sicredi, Cresol, CDL, LIONS Clube e LEO Clube promoveram durante o último mês, a Campanha Dia C de Cooperar. A Campanha visava arrecadar alimentos não perecíveis, e teve como pontos de coleta todas as cooperativas parcerias.No último sábado representante das entidades realizaram a entrega dos quase mil e 600 quilos de alimentos não perecíveis que foram arrecadados. Os beneficiados serão famílias em situação de vulnerabilidade social atendida através da secretaria de Assistência Social e também a APAE Sonho Meu.
A prefeitura de Guaraciaba tem recebido diversas denúncias de descarte de lixos em terrenos baldios. A informação é do diretor de Urbanismo, RAFAEL DOS SANTOS. Conforme o servidor, diversos entulhos como lata, vidros, materiais de construção dentre outros entulhos são encontrados nos lotes na cidade. Ele explicou que em Guaraciaba a recolha do lixo é gratuita, sendo que o mesmo é feito pelo setor. O diretor solicitou para que a população não faça o descarte dos entulhos de forma incorreta. Mas que deixem em um espaço em frente a residência e comunique a prefeitura para realizar a recolha. Em Guaraciaba, a recolha é feita semanalmente pelos servidores. Além disso, recentemente a equipe de Urbanismo iniciou a limpeza no loteamento Pôr Sol. Ainda a limpeza de pontos que passaram por reformas, como troca de encanamentos.
A Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira alterou o horário de funcionamento. De primeiro momento, apenas este mês de julho terá esta mudança visando avaliar a aceitação do novo horário. Quem garante isso é o delegado da Alfândega, MARK TOLLEMACHE. Conforme o delegado, este novo fluxo deve trazer grandes benefícios, sendo que o objetivo é melhorar o desempenho. Segundo ele, em agosto a Receita aguarda uma significativa movimentação de veículos, sendo que a intenção é de implantar o novo horário de forma permanente. Desde de ontem, a unidade tem funcionado das 7 e 30 às 18 horas. Além de buscar melhorar o fluxo, a mudança visa evitar a extensão do horário e adentrar a noite sobrecarregando a equipe, que também é enxuta. TOLLEMACHE comentou que essa alteração deve otimizar a movimentação de veículos. A equipe tem buscado avaliar quais são os gargalos que tem atrapalhado os serviços.
O delegado da Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE disse que estes procedimentos integram diversos processos de melhoria. Ele lembrou que o grande obstáculo da Alfândega é com o espaço destinado para estacionamento de caminhões. Sendo que não há possibilidade de ampliação devido a residências e área de preservação ambiental permanente próximo do local. A única forma de resolver este impasse foi realizar a manutenção do horário visando evitar que o motorista precise pernoitar no local, assim atrapalhando o fluxo. A decisão para alteração foi tomada juntamente com os despachantes do município.
A relação da ALESC com o governador CARLOS MOISÉS mudou totalmente desde o começo deste ano. A afirmação é do deputado estadual e presidente do legislativo catarinense, MAURO DE NADAL. Segundo ele, outra ação importante é a união dos deputados da região na busca de recursos. DE NADAL destacou que as rodovias são o principal gargalo do Extremo-Oeste. Ele lembrou que pela primeira vez na história, o governo estadual vai aplicar recursos em uma rodovia federal, a BR 163 que liga São Miguel e Dionísio Cerqueira. Ele atribuiu esse fato como sendo fruto dos trabalhos dos deputados na busca de recursos para a região. Os investimentos por parte do governo estadual também vão ocorrer nas rodovias estaduais da região Extremo-Oeste. MAURO citou a SC 163 entre São Miguel e Itapiranga que estava em processo de federalização, porém, o governo federal anunciou não possuir recursos para assumir essa responsabilidade. Diante disso, ele lembrou que o governo estadual fará um trabalho de recuperação.
As demais rodovias estaduais da região estão recebendo licitação para elaboração do projeto de engenharia para posteriormente ocorrer a licitação das obras. O comentário é do deputado estadual e presidente da ALESC, MAURO DE NADAL. Ele disse que a ideia é que esse trabalho ocorra até o final do mandato do governador CARLOS MOISÉS. Ele citou a SC 160 entre São Carlos e Campo Erê e a SC 305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. DE NADAL garantiu que essas rodovias irão receber melhorias significativas até o final de 2022.
O CONDER Gestão Ambiental registrou um volume expressivo de trabalho nos primeiros seis meses deste ano. A informação é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele destacou os números satisfatórios do primeiro semestre de 2021. De acordo com ele, na comparação com o mesmo período do ano passado, a média mensal de solicitações passou de 86 para 146 procedimentos. Conforme WESCHENFELDER, nos primeiros seis meses de 2020 foram 515 solicitações, contra 876 neste ano. A diferença representa um incremento de 70 por cento. Os números positivos indicam uma dinâmica econômica no Extremo-Oeste. WESCHENFELDER citou que os setores que mais solicitam as licenças ambientais são as de atividades não constantes, seguido pelas análises e implantação de energia solar, demanda totalmente nova na região, granjas de suínos, construção de sistemas de reservatórios de água e processos ligados a avicultura.
O CONDER Gestão Ambiental possui uma equipe totalmente eficiente e apta para atender a demanda existente nos municípios de abrangência. A afirmação é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele destacou que são sete profissionais, sendo um estagiário, cinco técnicos de nível superior e o coordenador do programa. Ele lembrou que o tempo resposta também melhorou na comparação com o ano passado, passando de 52 dias para 21 dias. WESCHENFELDER ressaltou que em 2020 o tempo total era de 78 dias, já neste ano a média é de 32 dias. Mesmo com o aumento na demanda de serviço, o CONDER Gestão Ambiental está conseguindo diminuir o tempo de conclusão dos procedimentos. CLAUDIO disse que isso ocorre devido ao empenho da equipe. Ele alertou que isso representa maior agilidade e não maior facilidade.
As obras de construção em SJCedro passaram a contar com um novo selo de regularização. No município, a prefeitura decidiu iniciar a identificação de edificações regulares com o setor público. Quem não tiver o tal selo, significa que não possui liberação da prefeitura, e consequentemente é uma obra irregular. A informação é do fiscal de Obras do município, CASSIANO SCHNEIDER. O fiscal explicou que nos últimos dias, os servidores estão colocando um selo nas obras que estão em andamento. Ele explicou que algumas obras têm a autorização da prefeitura, porém, ao executarem acabam alterando a edificação. Para estes, no momento de retirar a o Habite-se os profissionais farão uma fiscalização e não estará de acordo com o solicitado pelo proprietário. Desta forma não tendo a autorização do setor público. SCHNEIDER disse que o no selo irá contar o número do alvará, o ano vigente e a validade. O fiscal destacou que existem diversas obras no municípios, apenas neste ano foram emitidas 100 alvarás, sendo este o mesmo número de selos colados.
No final deste mês, o SINTRAF em SJCedro irá realizar um seminário para capacitação dos agricultores. A intenção é realizar em uma comunidade a ser definida pela entidade. A informação é do presidente do Sindicato, ARNÉLIO NADIN. De acordo com o presidente, já existem algumas pessoas pré-agendadas para participar do encontro que deve ocorrer no próximo dia 23. Ele destacou que a entidade pretende realizar a palestra em um ambiente maior para possibilitar o envolvimento de mais pessoas, como também garantir o distanciamento social dentre outras regras. NADIN destacou que os jovens agricultores já convidados, e os que estão interessados, devem participar da capacitação. O objetivo é demonstrar os novos rumos do setor agrícola, incentivar o produtor e garantir a sucessão familiar.
Sobre o anúncio do Plano Safra 2021-2022, o presidente do SINTRAF em SJCedro, ARNÉLIO NADIN comentou que não ficou contente com o aumento na taxa de juros. Porém, o presidente disse que aqueles que analisarem antes de investir, com certeza terão bons resultados. Ele destacou que muitos agricultores possuem altas dívidas devido a expectativa de vendas que acabou não se confirmando. Mas da mesma maneira, NADIN comentou que os produtores devem buscar os recursos do Plano Safra.
Mesmo com a liberação do governo estadual que passou a permitir shows, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração pelos proprietários. Conforme o agente sanitarista da Vigilância em SJCedro, MARCOS BAGNARA, no estabelecimento as pessoas não podem estar de pé, sendo que é preciso permanecer sentado e a dois metros de distância entre as mesas. O agente destacou que os empresários conhecem as regras e devem segui-las. Além disso, ele citou que os restaurantes e lanchonetes que promovem shows com música ao vivo, podem permitir no máximo duas pessoas da banda se apresentarem. BAGNARA explicou que o frio também ajuda na propagação da Covid-19, sendo que grande maioria dos espaços de festas são fechados.
Nas últimas semanas, os registros de novos casos da Covid-19 têm apresentado uma queda bastante significativa. Contudo, nem todos os municípios estão seguindo esse mesmo dado. Na região de SJCedro, dos seis municípios cinco tem tido êxito no combate a pandemia, consequentemente refletindo na quantidade de pessoas infectadas. As secretarias de Saúde realizaram ontem a divulgação de mais um informativo atualizado. Segundo os dados, Guaraciaba confirma 43 casos ativos. Em Anchieta a queda é expressiva, sendo apenas nove pessoas em recuperação. Guarujá do Sul também segue esta tendência e oito pessoas estão com coronavírus ativo. Palma Sola possui 28 munícipes com a doença. Em SJCedro, 35 cedrenses estão em recuperação e também devem seguir os protocolos da saúde. O único município que vem registrando uma alta expressiva é Princesa. Há 14 dias, em 21 de junho, Princesa registrava 21 casos ativos. Ontem, quando foi feita a última atualização, 48 pessoas em recuperação. Isso significa uma alta aproximada de 125 por cento.
Na última semana, vieram à tona dados divulgados de supostas aplicações de vacinas contra a Covid-19 vencidas. Alguns municípios da região como Campo Erê, Maravilha e SJCedro estariam aplicando doses da AstraZeneca vencidas. Mas conforme a secretária de Saúde de SJCedro, JUCELI SOLDÁ, para o município, a pesquisa feita por uma Universidade, acusava que haviam sido aplicadas duas doses vencidas. Contudo, ela explicou que não há lógica sobre o fato devido a quantidade de doses que possuem cada frasco. Segundo a secretária, cada frasco possui ou cinco ou seis ou dez doses, o que não seria possível apenas duas de um frasco estar vencido. JUCELI destacou que a população pode ficar tranquila referente às campanhas de vacinação porque todas estão sendo aplicadas dentro do prazo legal. Ela comentou ainda que não há possibilidade de deixar vencer os imunizantes. Se caso isso ocorra, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 define que quem tomou imunizante vencido precisa tomar nova dose pelo menos 28 dias depois de ter recebido a que foi administrada equivocadamente.
Os imunizantes da AstraZeneca e Pfizer tem validade de seis meses. Se mantida sob refrigeração adequada, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca-Fiocruz pode ser utilizada até 48 horas após o frasco ter sido aberto. Conforme o Monitor da Vacina, SJCedro recebeu aproximadamente nove mil doses. Deste total aplicou cerca de seis mil e 400 doses referente a primeira injeção. Sobre a segunda, o município aplicou uma quantidade aproximada de duas mil.
Ontem a noite, foi realizada na Câmara de Vereadores a primeira sessão ordinária do mês julho. A reunião contou com apreciação de dois novos Projetos de Lei, oriundos do poder executivo. Também foi apresentada pela bancada de oposição a justificativa à proposta de emenda à Lei Orgânica que tem como finalidade revogar a votação secreta. Ainda, foi apreciado em primeira votação um projeto de autoria do vereador FERNANDO WILL, que dispõe sobre a publicação da lista das pessoas vacinadas contra a Covid-19 no portal da transparência do município. Já a vereadora MÁRCIA DEMOSSI indicou ao presidente da Casa, para que seja formada uma Comissão com os Vereadores para ser realizada análise criteriosa do Plano Diretor. Também foi indicada pela bancada governista, através do líder, GUILHERME FERRARI, para que seja enviado ofício ao DNIT para que o trevo que dá acesso a Anchieta possa receber melhorias urgentes.
Os vereadores cedrenses também aprovaram, em segunda votação, cinco projetos. Dentre eles, o orçamento da reforma e ampliação do Colégio Cebem e da creche Nossa Senhora Aparecida. Já de autoria da vereadora, MÁRCIA DEMOSSI, que dispõe sobre a reserva de dez por cento das vagas destinadas para estagiário aos portadores de deficiência nos órgãos da administração pública também foi aprovada. Quatro projetos seguem em análise, dois em comissões e outros dois na Casa Legislativa. Sendo, dois deles na Comissão de Justiça e Redação. A próxima sessão acontece na segunda-feira às 18 horas. As reuniões estão abertas para a participação do público.
Polícia Rodoviária apreende carga de vinho avaliada em 13 mil reais em caminhão. O fato ocorreu por volta das 15 e 10 de ontem na SC 163, em Iporã do Oeste. Durante operação em frente ao posto rodoviário, a Polícia Militar abordou caminhão trator, do município de São João do Oeste, conduzida por um homem de 31 anos. Após a parada e vistoria, a PMRv constatou que ele transportava 72 garrafas de vinho, no valor aproximado de 13 mil, mercadoria oriunda de descaminho. A mercadoria foi apreendida e entregue para a Receita Federal. O veículo e o condutor foram liberados.
Um morador de São Miguel encontrou na última quarta-feira, dia 30, em um banheiro de um Posto de Combustível em Porto União, uma pistola .40 da Taurus da PMSC. Para a Rede Peperi, o homem relatou que estava indo para região de Concórdia buscar as filhas, quando por volta das 20 e 30 decidiu parar no posto fazer um lanche e também ir ao banheiro. Neste momento ele encontrou no chão a arma de fogo. Ele contou que imediatamente, recolheu a arma e voltou para o carro e escondeu a pistola, onde ficou com ela até retornar para São Miguel na última sexta. Sobre devolver a pistola, ele disse que ligou para o seu advogado o qual o orientou ligar para a PM ou devolver a arma diretamente no batalhão, e foi o que ele fez. A devolução ocorreu ontem. O morador também realizou o registro em boletim de ocorrência. A arma será restituída ao batalhão de Porto União. Um procedimento deverá ser aberto para investigar como a pistola foi parar no banheiro do posto de combustível.