-CAIXA LIBERA PARCELA DE MIL REAIS DO FGTS PARA NASCIDOS EM FEVEIREIRO
-ENTIDADES EMPRESARIAIS PEDEM POSTERGAÇÃO DO ICMS APÓS PASSAGEM DE CICLONE
-EPAGRI ORIENTA SOBRE POVOAMENTO DE PEIXES NO INVERNO
-NOVO PLANO SAFRA FACILITA COMPRA DE TERRA
-NUTRICIONISTA RELATA ALIMENTOS INDICADOS PARA O CONSUMO NO INVERNO
-COLÉGIO SAFA CONQUISTA TERCEIRO LUGAR NO ESTADO EM NOTAS DO ENEM
-POLÍCIA MILITAR DE ITAPIRANGA REGISTRA BRIGA DE FACÃO NA CIDADE
-PELA QUARTA VEZ GRUPO É DETIDO PELA PM POR TRÁFICO DE DROGAS
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo da Holanda pretende retirar das carteiras de identidade emitidas no país a menção sobre o gênero do portador a partir de 2024 ou 2025. Ou seja, documentos do tipo não dirão mais se o portador se enquadra no sexo masculino ou feminino, informou a imprensa holandesa no sábado. De acordo com o ministério para Emancipação, a medida permite que pessoas "que não se sintam completamente masculinas ou femininas" fiquem à vontade com as novas cédulas de identidade. Na visão do governo, a menção era desnecessária.
O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, anunciou neste domingo que vai submeter sua proposta para eliminar a imunidade parlamentar a um referendo em 2021, após o Congresso recusar a reforma. O presidente anunciou que a consulta popular ocorrerá durante as eleições gerais de 2021, quando os peruanos elegerão o novo presidente, congressistas e parlamentares. O presidente lamentou que o Congresso não tenha conseguido aprovar a reforma constitucional em uma sessão virtual no sábado. Eram necessários 87 votos para acabar com a imunidade parlamentar, mas a proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou neste domingo um pacote de ajuda no valor de um bilhão e 500 milhões de dólares para a classe média, fortemente afetada pela crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus. As medidas concentram-se quase que exclusivamente na oferta e ampliação de créditos em condições preferenciais garantidas pelo Estado. A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. O pacote prevê empréstimos de até três mil e 200 dólares, divididos em quatro parcelas, com uma taxa de juros igual a zero e um prazo de pagamento de quatro anos, além do adiamento da quitação de dividendos com garantia estatal.
O secretário de Educação do Paraná, RENATO FEDER, publicou mensagem neste domingo na qual afirma ter recusado convite do presidente JAIR BOLSONARO para ser o novo ministro da Educação. Ele era um dos cotados para o MEC quando o ex-ministro ABRAHAM WEINTRAUB deixou o governo, no fim de junho. Mas Bolsonaro acabou escolhendo o professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI, que saiu do governo antes mesmo de tomar posse, em razão da descoberta de informações falsas em seu currículo. BOLSONARO estuda outros nomes para assumir a pasta.
A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para de trabalhadores nascidos em fevereiro. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Também hoje a Caixa libera os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote. Nesta segunda-feira, poderão sacar o dinheiro os nascidos em janeiro, um total de 400 mil trabalhadores.
O Ministério da Saúde completou neste sábado 50 dias sem um titular no cargo. A vaga é ocupada interinamente pelo general EDUARDO PAZUELLO. Por enquanto, não há nenhum informação oficial no Planalto sobre um nome para assumir o ministério que tem entre suas missões enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O País é o segundo com maior número de mortes e casos do novo coronavírus no mundo. É a primeira vez desde 1953 que o ministério fica tanto tempo sem um titular. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o ministro interino "assumiu o compromisso" de garantir "efetividade de ações" contra a Covid e que a pasta trabalha com corpo técnico qualificado, mantendo a "normalidade das atividades".
O governo de Santa Catarina atualizou na tarde deste domingo o boletim com os números do novo coronavírus no Estado. De acordo com o balanço, desde o começo da pandemia, o estado contabiliza 32 mil 969 casos confirmados e 393 mortes pela doença. Desse total, 26 mil 887 estão recuperados. Dos 295 municípios catarinenses, 93 por cento deles, ou seja, 276 municípios já registram ao menos um caso da Covid-19. Chapecó, segue no topo com o maior número de casos. A cidade do Oeste de SC, contabiliza dois mil 619 casos confirmados.
Em apoio aos municípios atingidos pelo ciclone bomba, registrado na última semana, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, está realizando a entrega de itens de assistência humanitária em todo território catarinense. Até o momento foi liberado para os municípios65 mil 470 telhas, quatro 670 cumeeiras, pregos, parafusos, kits de higiene pessoal, cestas básicas, além de colchões de casal e de solteiro. Até o momento, a Celesc restabeleceu 98 por cento do sistema elétrico de Santa Catarina, após a passagem do “ciclone bomba”, na última terça-feira. 300 equipes compostas por mil e 300 trabalhadores trabalharam na manutenção da rede atingida pelo temporal.
As entidades empresariais de Santa Catarina encaminharam um pedido ao governo do Estado para que sejam tomadas medidas econômicas como forma de aliviar os efeitos após a passagem de um ciclone, que destruiu cidades, deixou ao menos 10 mortes e comprometeu serviços básicos, como energia elétrica. O pedido foi feito por meio do Conselho das Federações Empresariais, que reúne entidades como Fiesc, Fecomércio, Faesc, Facisc e FCDL. No oficio enviado ao governador, as federações citam que “este infortúnio agrava ainda mais a crise do Covid-19, que impôs uma perda de quase meio milhão de empregos formais e uma quebradeira generalizada de empresas. Entre os pedidos está a postergação do pagamento do ICMS no estado.
Epagri orienta sobre povoamento de peixes no inverno para evitar mortalidade. O extensionista da Epagri e responsável pela área da piscicultura na regional de SMOeste, ELIAS KOVALSKI, comenta que algumas espécies de peixes são mais sensíveis a temperatura da água no inverno. Ele cita como exemplo as espécies da tilápia, uma das mais produzidas na região, e espécies de peixes nativos adquiridos da bacia amazônica do Norte do Brasil, como pintado e cachara. O extensionista ressalta que estas espécies não possuem adaptação as baixas temperaturas de nossa região, por serem naturais de regiões mais quentes. Ele diz que o risco maior é perder o peixe, por causa do frio, quando já estiver pronto para o abate.
O extensionista responsável pela área da piscicultura na regional de SMOeste afirma que para evitar a mortalidade de peixes nesta época, a recomendação é que não seja feito o povoamento na entrada do inverno, especialmente destas espécies mais sensíveis, em função do metabolismo dos peixes diminuir e o crescimento acaba sendo muito baixo. A orientação é povoar espécies como carpa, pacu, ket fish, dourado e traíra, que se adaptam mais facilmente ao frio. ELIAS KOVALSKI enfatiza que a partir de setembro o risco de mortalidade já diminui bastante, quando é orientado fazer o início do povoamento.
Igreja Assembleia de Deus de Itapiranga desenvolve ações sociais em período de pandemia. Conforme o pastor DARIO NICOLETTI, a atuação também engloba o município de Tunápolis. Ele destaca que a Assembleia de Deus procura ter atuação marcante em comunidades mais carentes. Salienta que a pandemia gerou várias dificuldades, porém elogia a responsabilidade das pessoas que adotam as medidas de prevenção evitando contágio pelo novo Coronavírus. O pastor NICOLETTI diz que entre os projetos sociais estão aulas de música que estão sendo mantidas no período de isolamento social e com projeção de ampliação após a pandemia. O pastor também anuncia como novidade o projeto para oferecer cursos teológicos em Itapiranga.
Pastor da Igreja Assembleia de Deus aponta necessidade de maior auxilio a pessoas carentes de Itapiranga. DARIO NICOLETTI cita ainda o empenho da Igreja na atuação na parte social atendendo famílias menos favorecidas. Para o pastor, esta é uma área que ainda precisa melhorar com maior auxilio na doação de roupas, calçados e alimentos para proporcionar melhor qualidade de vida. Ele ressalta que Itapiranga tem dificuldades em comunidades da cidade e interior com pessoas em vulnerabilidade. DARIO NICOLETTI diz que é preciso levar uma mensagem de otimismo neste momento de dificuldade e servir a Deus por amor e não ter aproximação ao Divino apenas por medos que as pessoas possuem.
Emissões de ARTs diminuem devido à pandemia em SC. A afirmação é do diretor do Crea, DOUGLAS PATEL. Ele explica que o CREA emitiu um relatório dos últimos três meses demonstrando a diminuição de ARTs, Anotação de Responsabilidade Técnicas. Menciona que as ARTs demonstram a economia dos municípios e que nesse período constata-se a estagnação do mercado. Ele fala que no mês de março a queda foi de nove por cento, abril de 38 por cento e maio 19 por cento em relação a 2019 no mesmo período. PATEL explica que o mês de junho já demonstra retomada da economia com superávit de sete por cento a mais que o mesmo período de 2019. Comenta que esse aumento se da em decorrência do aumento de obras, principalmente as públicas.
Projeto de Lei visa isentar o ICMS de produtos durante a pandemia O deputado estadual ALTAIR SILVA protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um Projeto de Lei, que isenta do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre o ICMS, à comercialização de própolis, extrato de própolis e geleia real durante a pandemia. A proposição tem o objetivo de reduzir os custos e incentivar o consumo destes produtos que trazem benefícios à imunidade das pessoas contra a Covid-19. Pesquisas científicas atestam, a eficácia do própolis, do extrato de própolis e da geleia real, principalmente, como antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antivirais e imunorreguladores. Segundo o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, IVANIR CELLA, a cada dia que passa, esses produtos têm sua eficiência comprovada no fortalecimento do sistema imunológico e por consequência, maior resistência da população contra doenças.
Novo Plano Safra traz novidades positivas para facilitar compra de terra pelos agricultores. Sindicalistas elogiaram o novo enquadramento e a redução dos juros que foram definidos para o programa Crédito Rural, anúncio feito junto com o lançamento do Plano Safra 2020/2021 no mês passado. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí, FLÁVIO ZANG, durante certo período nenhuma nova proposta havia sido encaminhada pelo Crédito Fundiário para compra de terra, porque da forma como o programa estava estruturado dificultava o investimento pelos agricultores. O presidente explica que junto com o Plano Safra foram lançados os recursos para compra de terra pelos agricultores. Ele cita que houve alterações nas regras e no enquadramento para o financiamento.
A renda que era de até 30 mil, com o novo enquadramento do Crédito Fundiário passou para 40 mil por ano. FLÁVIO ZANG cita que antes o agricultor podia ter um capital de até 50 mil para se enquadrar, e agora este valor aumentou para 80 mil. Os juros reduziram para 2,5% ao ano. ZANG diz que o produtor estava com dificuldade de se enquadrar porque a renda exigida era muito baixa. Ele avalia que a redução dos juros também vai facilitar o acesso ao programa pelos produtores. O presidente considera que o programa traz várias vantagens, a exemplo dos filhos de agricultores que saíram, mas querem voltar para o interior, sedo possível também a compra de terra entre herdeiros. Ele lembra que enquanto o sindicato aguarda a liberação para início dos projetos, já está sendo feita a coleta de informações e documentação com os agricultores que se capacitaram para ter acesso ao Crédito Fundiário, sendo esta uma das exigências para compra de terra pelo programa.
Alimentação no inverno exige cuidados especiais. Alimentos adequados influenciam na qualidade de vida neste período do ano. A nutricionista itapiranguense MICHELLY BONHEN, diz que são necessários alguns cuidados especiais com a alimentação durante o inverno. Segundo ela, com o frio a sensação de fome é maior. A explicação é metabólica, pois o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e com isso exige maior volume de alimentos. A nutricionista salienta que é importante evitar alimentos ricos em calorias e que resultam em aumento de peso das pessoas. De acordo com MICHELLY, no verão as necessidades são diferentes com foco na hidratação e por isso alguns alimentos são específicos para cada época do ano. Nos dias frios a nutricionista recomenda consumo de chás e relata que vários são de fácil acesso e preparo bem prático. A nutricionista aponta como exemplos cascas de abacaxi ou de laranja.
Outras recomendação é para o aproveitamento de legumes e verduras nas sopas. Entre os produtos fáceis de serem encontrados nesta época do ano estão brócolis, couve-flor, chuchu e cenoura. MICHELLY BOHNEN também alerta para evitar o exagero no consumo de pão por ser um alimento que sacia a fome por curto período. A nutricionista dá uma dica para que tem tradição no consumo de carnes em churrasco e enfrenta dificuldade para digestão. O uso de abacaxi junto com a carne ajuda na digestão. Alecrim como tempero da carne também contribui na digestão. Salienta ainda que o gengibre frio é digestivo, no chá quente ajuda aquecer o corpo. MICHELLY BOHNEN diz que é preciso evitar alimentos gelados, devendo consumir frutas em temperaturas ambientes ou até aquecidas. Sempre que possível evitar as frituras, caso necessário o recomendado é utilizar banha, manteiga ou azeite de oliva.
Colégio SAFA de Itapiranga conquista terceiro lugar de melhores notas do ENEM. O resultado foi divulgado na semana passada e aponta o colégio dos irmãos da Sagrada Família de Itapiranga como destaque em redação, questões objetivas e matemática. Conforme o diretor do colégio, irmão VALCIR RIZZARDO, é uma conquista que deve orgulhar o município de Itapiranga por ter qualidade na educação. Ele salienta que a Educação enfrenta dificuldades e o colégio SAFA consegue resultados expressivos com trabalho de muita dedicação. O diretor aponta três fatores determinantes para as notas de destaque no Exame Nacional de Ensino Médio; o empenho dos alunos em todas as atividades escolares, o trabalho sério dos professores com acompanhamento da direção e o envolvimento das famílias. Para RIZZARDO, estes fatores são essenciais para a qualidade do ensino e o sucesso no aprendizado dos alunos.
Colégio SAFA já possui histórico de premiação por boas notas. O irmão VALCIR RIZZARDO explica que o terceiro lugar geral foi obtivo com as somatórias das notas de matemática com o segundo lugar, redação que o SAFA obteve a quinta colocação e questões objetivas com o décimo lugar. De acordo com o diretora, a somatória das notas colocou o educandário de Itapiranga no terceiro lugar entre as escolas de Santa Catarina. RIZZARDO lembra que o SAFA já alcançou o primeiro lugarno ranking do ENEM em 2013, no item redação. O diretor lembra que o Ministério da Educação também divulgou o ranking nacional que aponta o SAFA na posição 392 entre quase 20 mil escolas avaliadas no Brasil. Para o diretor, é uma façanha obter estas colocações com pouco investimento e competindo contra escolas que possuem mensalidades em valor elevado e alto investimento em toda a estrutura que envolve a educação.
Colégio Sagrada Família prioriza a formação acadêmica e a formação humana. Segundo o irmão VALCIR RIZZARDO isso é fundamental para o sucesso na educação. O diretor do SAFA também destaca o investimento feito em tecnologias para os alunos terem acesso a diferentes meios na busca do aprendizado. O irmão cita ainda que o colégio deveria ter um reconhecimento maior pelos resultados apresentados. Salienta que em 2020 teve um pequeno acréscimo no número de estudantes, porém espera adesão ainda maior. RIZZARDO destaca os desafios neste ano atípico com pandemia e aulas a distância sem mudar o objetivo de qualidade no ensino. O diretor do Colégio Sagrada Família afirma que as exigências geram bons resultados. Irmão VALCIR RIZZARDO destaca ainda que o momento é de gratidão pelo empenho dos alunos.
Polícia Militar de Itapiranga registra briga de facão na cidade. A briga ocorreu por volta da meia noite de sábado, Rua São José, próximo ao hospital. Conforme relatório da PM, a guarnição foi acionada pela conter uma briga envolvendo várias pessoas. Um homem estaria armado com um facão. No local os policiais encontraram apena sum homem de 37 anos, com leves ferimentos na cabeça. Ele foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Sagrada Família. A vítima relatou aos policiais que estava bebendo com amigos e não soube explicar os motivos de ter sido agredido com um facão.
Polícia flagra festa junina com mais de 120 pessoas. A Polícia Militar de Pinhalzinho flagrou uma festa junina, na noite de sábado, em uma casa de shows, às margens da BR 282. Mais de 120 pessoas estavam presentes no evento clandestino descumprindo as determinações do decreto vigente para conter a evolução da Covid-19. Alguns participantes estavam dançando sem respeitar o distanciamento social e outros não usavam máscara. Por estes motivos a festa foi encerrada e o estabelecimento foi notificado, tendo que regularizar a situação para reabrir e funcionar como um bar. Se for constatado novas infrações, o estabelecimento será interditado.
Colisão deixa motociclista gravemente ferido. O acidente aconteceu por volta das 13 horas e 20 minutos de sábado, no cruzamento das ruas Felipe Silvestre com a Alfredo Tischer, bairro Morada do Sol em São Miguel do Oeste. Segundo o condutor do Fiesta com placa de SMOeste, o homem que conduzia a moto, uma Honda CG invadiu sua preferencial, ocasionando a colisão. Com o impacto, a vítima teve um ferimento grave em uma das pernas e escoriações pelo corpo. Após a imobilização, o Corpo de Bombeiros fez a condução ao Hospital Regional. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar, que controlou o trânsito e fez os levantamentos necessários.
Jovem sofre ferimentos graves em colisão entre carro e moto. Uma colisão lateral envolvendo um Corsa de São João do Oeste e uma motoneta Honda Biz, deixou uma jovem ferida. O acidente aconteceu por volta das19 horas e 30 minutos deste domingo na Rua Santos Dumont proximidades da Stalar Materiais de construção, em São Miguel do Oeste. De acordo com a condutora do carro, a colisão ocorreu quando ela foi entrar na rotária não viu a jovem. Com o impacto a condutora da motocicleta sofreu ferimentos considerados graves. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional. A PM lavrou o boletim de ocorrência.
Pela quarta vez em menos de um mês, grupo é detido pela PM por tráfico de drogas. A prisão por tráfico, associação para o tráfico e aliciamento de menores ocorreu na Vila Basso, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o local é conhecido por ser ponto de tráfico. Neste domingo, em rondas os PMs encontraram novamente o grupo no local com seis buchas de cocaína e dois cigarros de maconha. Os envolvidos foram encaminhados á delegacia de São Miguel do Oeste. Omesmo grupo foi detido com 798 comprimidos de ecstasy, cocaína e maconha no mês passado, durante uma abordagem. Na oportunidade eles forampresos, liberados pela Polícia Civil por falta de provas.
Mesmo ferido, jovem foge após se envolver em acidente. A ocorrência foi registrada na noite de sábado, no cruzamento das ruas 15 de Novembro com a Adolfo Konder, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado com o condutor do Astra de SMOeste, ele sinalizou para entrar na Adolfo Konder, quando o jovem que conduzia uma moto Yamaha XTZ com placa de Maravilha invadiu a preferencial e colidiu na lateral do seu carro. Com o impacto, a vítima desmaiou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e quando chegou no local, o homem, mesmo ferido, levantou e saiu correndo, deixando para trás alguns pertences e também a documentação pessoal. A Polícia Militar foi acionada e faz buscas para localizar o envolvido que fugiu.
Com informações de cadastro do auxílio emergencial, polícia localiza e prende condenado por estupro. Na sexta-feira policiais da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Chapecó localizaram e prenderam um homem de 48 anos, no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. Ele estava foragido da Justiça de Palmitos desde maio de 2019, onde foi condenado por sentença definitiva pelo crime de estupro de vulnerável. O crime foi praticado ainda em 2011 em Palmitos, tendo como vítimas duas enteadas do autor. Segundo a Polícia Civil, recentemente o homem se cadastrou no Programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal, em razão da pandemia, informação que foi fundamental para sua localização. No momento da prisão, após usar nome falso, ele ainda resistiu e tentou fugir, mas foi contido e imobilizado pelos policiais. O condenado foi encaminhado àPenitenciária Agrícola de Chapecó, onde deverá cumprir pena.
Mulher pede ajuda a polícia em Iporã do Oeste após ser agredida por várias horas pelo companheiro. A ocorrência foi atendida neste domingo, pela Polícia Militar com apoio da Polícia Militar Rodoviária. De acordo com o sargento da PM, comandante MILTON WOLF, a vítima estava transitando de carro, acompanhada do seu companheiro, quando parou o veículo no posto da Polícia Militar Rodoviária para buscar ajuda devido ás agressões que estava sofrendo. A mulher relatou que estava sofrendo agressões desde antes do meio dia de domingo até por volta das 18 horas, e que não conseguiu pedir ajuda antes porque o agressor havia confiscado seu celular. Ela apresentava muitos hematomas nas pernas. O agressor foi preso, e além de lesão corporal, vai responder também pelo crime de tortura. Diante dos fortes indícios de tortura não foi arbitrada fiança.
O sargento MILTON WOLF lembra que a PM de Iporã do Oeste também irá aderir à campanha nacional de combate a violência contra a mulher, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ, com o apoio das farmácias. Por meio desta campanha, a mulher que não consegue solicitar auxílio pelo telefone, ou a outro órgão, quando estiver sendo vítima de violência, se dirige a uma farmácia, e com um sinal de um X vermelho na palma da mão, mostra o desenho a algum atendente como forma de pedir socorro. A partir disso, o funcionário aciona a Polícia Militar. Nós próximos dias a PM fará contato com os responsáveis das farmácias do município, para desenvolver a campanha e repassar mais informações.